INTRODUÇÃO
“Nenhum terremoto registrado na história se compara com o que foi sentido naquele dia. Causou uma destruição incalculável em todo o mundo. O epicentro não pôde ser determinado, então a importância desse evento geológico foi ignorada. Talvez não haja relação, mas um reino conhecido como Lulusia foi apagado do mapa somente seis dias antes. Os terremotos resultantes aumentaram o nível do mar em aproximadamente 1 metro. Ao redor do mundo, muitos litorais e ilhas desapareceram!”
No capítulo 1089, as repercussões do apagamento de Lulusia – sentidas em todo o mundo – foram mostradas aos leitores. A fala do narrador sobre o Incidente deixa claro o poder tremendo que o Governo Mundial tem nas mãos. Além dela, a enorme cratera vista no oceano é absolutamente intimidadora. Enviados do governo no local reportam que nenhuma porção de terra de Lulusia pode ser vista. No lugar do país, encontra-se uma cachoeira circular.
RESPOSTAS
Os dizeres do narrador transcritos no começo do texto e o painel que mostra o local onde antes estava o reino de Lulusia podem nos trazer algumas respostas. Discutiremos a seguir dois pontos principais relacionados a esses elementos.
O primeiro ponto diz respeito à enorme cachoeira circular no mar. 700 capítulos atrás vimos uma idêntica em um dos arcos mais marcantes da obra: Enies Lobby. A semelhança dificilmente será mera coincidência e ela nos dá informações importantes do passado do mundo de One Piece.
A Ilha Judiciária do governo, Enies Lobby, está localizada acima de uma grande cratera similar à mostrada neste capítulo. Em outras palavras, outrora existiu um país neste local que foi apagado pela mesma arma usada em Lulusia e a cachoeira é o resultado da obliteração.
No capítulo atual é dito que os terremotos resultantes do uso da Mother Flame causaram grande destruição ao redor do mundo. Litorais e ilhas desapareceram e o nível do mar aumentou 1 metro. Ainda no pré-timeskip, conhecemos duas ilhas que também sofriam com fenômenos naturais similares e ameaçadores.
Water 7 é ameaçada pela Aqua Laguna, uma tempestade anual acompanhada de maré alta e formação de ondas violentas. A Cidade das Águas, que já teve a parte mais baixa tomada pelo mar, enfrenta o risco de afundar completamente como consequência dos fenômenos naturais que a assolam. Long Ring Long Land é outro local afetado pela alta e baixa das marés. Considerando que as duas ilhas estão próximas uma da outra e de Enies Lobby, esses eventos podem ser um efeito residual da obliteração do país que ocupava o lugar da Ilha Judiciária no passado!
O segundo ponto relaciona-se ao tempo: no painel da cachoeira de Lulusia, o mar está revolto, chuva e ventos fortes são observados no céu acima da cratera recém-formada. Se esta alteração for resultado direto do apagamento de Lulusia, a possibilidade de Uranus ter sido a responsável se torna ainda mais alta. Afinal, Uranus – uma arma ancestral – leva o nome do deus grego do céu. Além disso, um poder destrutivo dessa escala se encaixa perfeitamente com a descrição de uma arma ancestral. Nesse caso, o que chamam de “Mother Flame” seria apenas a fonte de energia usada em Uranus e não a arma em si.
UMA NOVA PERGUNTA
Apesar de poder explicar os fenômenos de Water 7 e Long Ring Long Land, o capítulo também trouxe uma nova pergunta: que ilha foi obliterada no lugar onde hoje está Enies Lobby? Ao longo da obra, soubemos de alguns locais que foram apagados da história. Entre eles estão Ohara, God Valley e o próprio Grande Reino.
God Valley foi apagada há apenas 38 anos e, portanto, não pode ter sido a ilha que anteriormente ocupava o lugar de Enies Lobby. Vale lembrar que no capítulo 426 é dito que a Ilha Judiciária é protegida pelo governo há 800 anos. No capítulo 384, também descobrimos que Oimo e Kashii guardam o local há 50 anos, ou seja, as datas não batem.
Além disso, neste capítulo é dito pelo narrador que não existem registros de eventos geológicos como os provocados pela obliteração de Lulusia. Isso quer dizer que o apagamento do país que gerou a cachoeira abaixo de Enies Lobby ocorreu durante o Século Perdido, ou seja, quaisquer documentos sobre o evento foram destruídos!
O GOVERNO MUNDIAL E AS ARMAS ANCESTRAIS
Agora que definimos que as obliterações de Lulusia e do local em que hoje está Enies Lobby foram feitas pela mesma arma – provavelmente Uranus – e que o incidente responsável pela cachoeira abaixo da Ilha Judiciária só pode ter ocorrido durante o Século Perdido, podemos traçar algumas hipóteses.
Sabemos que durante o Século Perdido houve uma guerra entre o Grande Reino e uma aliança de 20 outros reinos que, mais tarde, se tornariam o Governo Mundial. Sabemos também que as armas ancestrais são criações do Grande Reino, já que elas e suas respectivas localizações são citadas nos poneglyphs feitos por ele. Em Water 7, porém, vemos o Governo Mundial insistentemente tentando obter a planta de Pluton e em Ohara vemos os Gorosei mencionando as armas para Clover.
Se o governo não é capaz de ler os poneglyphs, como sabem da existência das armas ancestrais e de seu poder destrutivo? A resposta é simples: a aliança dos 20 reinos tomou ciência deste poder durante o Século em Branco. Desde então, as armas antigas se tornaram objeto de desejo do Governo Mundial para fins bélicos, mesmo que a finalidade original delas provavelmente não fosse esta.
Podemos afirmar com certa segurança, inclusive, que eles tiveram sucesso em obter pelo menos uma: Uranus, que foi usada no apagamento de Lulusia. Uranus possivelmente é o dito “tesouro de Mary Geoise” e a falta de uma fonte de energia adequada a havia tornado inutilizável, até a Mother Flame ser criada por Vegapunk.
Se considerarmos que o propósito original das armas ancestrais não era aniquilação – algo que vimos no arco da Ilha dos Tritões com Poseidon e Noah – se torna altamente improvável que o Grande Reino tenha usado Uranus para obliterar a ilha onde hoje está Enies Lobby. Sendo assim, podemos supor que alguém ligado ao atual Governo Mundial se apossou de Uranus 800 anos atrás e a usou, provavelmente Imu.
Wano pode ter se fechado para proteger Pluton, já que os Kouzuki eram aliados de Joy Boy e o Governo Mundial já tinha conseguido uma arma ancestral.
O SEGREDO POR TRÁS DA CACHOEIRA DE ENIES LOBBY
Até aqui, três pontos foram definidos:
1- A arma responsável pelo apagamento de Lulusia foi Uranus;
2- A ilha cujo apagamento deu origem à cachoeira de Enies Lobby também foi apagada por Uranus, mas durante o Século Perdido;
3- Imu tomou Uranus do Grande Reino e foi o responsável pelo seu uso no local onde hoje está a Ilha Judiciária.
Apesar de esses pontos nos levarem a pensar que a ilha apagada pode ter sido o próprio Grande Reino, alguns fatores enfraquecem a ideia. O principal deles é a existência de Laugh Tale, uma ilha que aparenta ser um pedaço do reino de outrora e que está localizada no fim da Grand Line, como dito no capítulo 105. Em adição a este fato, a chegada à Laugh Tale é referida como marco final da circum-navegação de Roger e geograficamente este fato perderia o sentido se Laugh Tale estivesse embaixo de Enies Lobby – que fica na metade do Paraíso! (Capítulo 967)
Mas se não foi o Grande Reino a ilha apagada, qual o segredo por trás da cachoeira de Enies Lobby?
No capítulo 388, durante a invasão dos Chapéus de Palha à Ilha Judiciária, Kokoro diz que uma invasão como aquela não ocorria na ilha há séculos. Conforme dito no capítulo 426, Enies Lobby não foi invadida nos últimos 800 anos, portanto, a fala de Kokoro deve se referir a um evento ocorrido no Século Perdido.
O segredo por trás da cachoeira de Enies Lobby é que o evento que culminou na sua formação pode ter sido a invasão referida por Kokoro. O apagamento da ilha pode ter sido o desencadeador da Grande Guerra e o pontapé inicial da queda do Grande Reino.
Com o objetivo de recuperar Uranus (a arma ancestral roubada por Imu), o Grande Reino teria orquestrado uma invasão ao território da família Nerona. Nessa ocasião, a guerra ainda estaria restrita a estes dois reinos.
Em resposta a esta invasão, Imu – que certamente se importava mais em manter Uranus do que preservar vidas inocentes – teria usado a arma ancestral para obliterar a própria ilha, originando a cachoeira abaixo de Enies Lobby. Além de frustrar a invasão e manter Uranus, tal plano teria uma outra vantagem: Imu poderia atribuir a autoria da destruição ao Grande Reino.
O Grande Reino era de fato o criador das armas ancestrais e detentor de uma tecnologia extremamente avançada. Ele passaria a ser visto, então, como uma enorme ameaça à paz e à estabilidade mundial. Afinal de contas, os demais reinos que sabiam sobre a guerra entre o Grande Reino e o Reino dos Nerona dificilmente acreditariam que Imu destruiria sua própria ilha. A partir da acusação feita por Imu, famílias originalmente boas, como os Nefertari, se juntariam em uma aliança para erradicar a ameaça mundial que o Grande Reino representava.
Neste mesmo momento, provavelmente se iniciaram os boatos que circulam até os dias de hoje: as Armas Ancestrais são armas de destruição em massa e o objetivo do Grande Reino era usá-las para destruir o mundo. Essa manipulação de informações que na época colocou o Grande Reino como vilão condiz perfeitamente com as manipulações do Governo Mundial que vemos hoje.
Além dela, a destruição de uma ilha própria e atribuição de culpa a terceiros por conveniência também é algo que vimos o governo fazer recentemente. Justamente no arco de Enies Lobby, a Ilha Judiciária é destruída por um Buster Call e a culpa é atribuída aos Chapéus de Palha! As jornadas de Luffy e Joy Boy têm semelhanças em vários pontos e este pode ser mais um deles.
Será que a guerra de 800 anos atrás foi iniciada a partir de uma grande manipulação de informações? Me contem o que acharam da teoria!
Recomendamos
Haki das Rainhas 1091 - Sentomaru
Alô, Nakamas, Bru aqui! Aproveitaram bastante o Live Action de One Piece? Espero que sim. Nosso querido mangaká também está aproveitando o lançamento tão aguardado da série e por este motivo não teremos capítulo novo esta semana. Para matar...
Mangá 1091 - Sentomaru
Semana lendária de mangá e estreia de Live-Action! Bem-vindos ao mundo One Piece,a sua alegria semanal!!! #ONEPIECE1091 E por favor, deem uma moralzinha e sigam o Instagram do...
Barba Negra, Garp e o Incidente de God Valley (TEORIA)
O capítulo 1080 chegou para os fãs como uma bomba! Além da exibição da força lendária de Garp, peças importantes estão sendo movimentadas no xadrez político de One Piece....
(Teoria) A Ilha do Começo e do Fim: Laugh Tale
“Meu tesouro? Se quiserem, podem pegá-lo! Procurem-no! Eu deixei tudo naquele lugar.” — Gol D. Roger O lendário tesouro One Piece, impulsionador do surgimento...
A Vontade Herdada - Análise
Alô, galera, Bru aqui! Esse é meu primeiríssimo post direto no site e eu não poderia estar mais feliz. Para matar nossa saudade de One Piece nesta longa pausa do mangá, trago...
Haki das Rainhas - Capítulo 1092
Há muito tempo em One Piece, Rayleigh alegou que tudo acontece por uma razão no mundo. O capítulo 1092 veio para provar isto; tudo está intrinsecamente conectado. As história...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)