A Vontade Herdada - Análise

Por COMENTÁRIOS

Alô, galera, Bru aqui! Esse é meu primeiríssimo post direto no site e eu não poderia estar mais feliz. Para matar nossa saudade de One Piece nesta longa pausa do mangá, trago uma análise de um dos temas mais importantes da história: a vontade herdada. Espero que gostem!

INTRODUÇÃO

A ideia de os desejos de uma pessoa já falecida serem passados a outra é comum em várias histórias em diferentes mídias. Reencarnação, laços sanguíneos, naturalidade e vários outros são exemplos de métodos usados nessas obras para estabelecer a ponte entre pessoas falecidas e as que herdam seus desejos. Este recurso tem indiscutivelmente um grande potencial de enriquecer narrativas e emocionar quem as consome, não à toa é tão recorrente. Em One Piece, essa ideia é apresentada através da vontade herdada.

A primeira menção que temos da vontade herdada em One Piece é em uma frase de Roger no capítulo 100:

“Existem três coisas que não podem ser interrompidas: o sonho dos homens, o fluxo do tempo e a vontade herdada, enquanto as pessoas continuarem buscando o sentido da liberdade tudo isso jamais deixará de existir.” – Gol D. Roger

Já as primeiras demonstrações práticas com que temos contato ocorrem no arco de Drum: o sonho de Hiluluk de curar os corações da ilha com flores de cerejeira é herdado e realizado. Dalton, inspirado por Hiluluk, também se torna herdeiro da vontade do antigo rei da ilha (Cap. 145). A partir daí, o conceito de vontade herdada se repete com vários outros personagens em diferentes circunstâncias e se torna um ponto central na obra.

DEFINIÇÃO

Mas o que é, afinal, a vontade herdada?

É recorrente a interpretação do conceito de forma literal a partir do nome, à primeira vista, autoexplicativo. A vontade herdada, no entanto, é muito mais do que um conceito engessado de um sonho de alguém sendo passado para uma outra pessoa; ela engloba não só sonhos, mas também crenças, ideais e características.

Outro ponto que também não é engessado é o endereçamento dessa vontade ou determinação: uma única pessoa pode ser herdeira da vontade de mais de uma pessoa e várias pessoas podem ser herdeiras da vontade de uma única pessoa! Exemplos dessas situações estão no próprio protagonista, na Robin, nos Bainhas Vermelhas e outros personagens que discutiremos adiante.

Mais um ponto inovador que difere One Piece de outras obras com conceito similar é que, para Oda, a vontade/determinação herdada acontece de forma natural, seja entre pessoas que se conheceram ou entre pessoas que nunca se viram. Ela não é limitada a reencarnação, laço afetivo ou sanguíneo, por exemplo. A ideia do autor é que pessoas separadas por milhares de quilômetros ou milhares de anos, sem qualquer relação, podem se conectar através de um sonho, uma vontade ou um ideal em comum. Assim sendo, enquanto as pessoas sonharem ou desejarem algo, a vontade herdada existirá.

OS EXEMPLOS AO LONGO DA OBRA

São vários os exemplos da vontade herdada em One Piece. Cada um deles é marcante, único, emocionante e expande o conceito, que inicialmente pode parecer simples. Além dos casos de Hiluluk e Dalton, ainda no pré-timeskip conhecemos Iceburg que se revela um herdeiro da vontade de Tom de cuidar de Water 7. O caso deles é fruto de amor, gratidão e admiração.

Mais adiante, em Enies Lobby, nos deparamos com a história de Robin e ela é nosso primeiro exemplo de como a vontade herdada é flexível: Robin herdou a vontade dos cientistas de sua ilha. Uma única pessoa se tornou herdeira da determinação de várias e através dela um povo é mantido vivo. “Ohara vive!” (Cap 433). É lindo como todas aquelas pessoas que lutaram pelo futuro das próximas gerações são imortalizadas através da Robin!

Na Ilha dos Homens-Peixe, mais adiante, temos outros belos exemplos da vontade herdada que também servirão para enriquecer o conceito. O primeiro é o caso de Fukaboshi, Manboshi, Ryuboshi e Shirahoshi como herdeiros da vontade de sua mãe, Otohime. A herança deles engloba a esfera do sonho, já que eles herdaram o sonho de Otohime de levar a Ilha dos Homens-Peixe para a superfície, e também a esfera dos ideais: os 4 irmãos, afinal, seguiram o ideal da rainha de não nutrir ódio. Por meio do sonho e do ideal herdados, Otohime vive.

O segundo caso é o de Jinbe. É curioso como Jinbe herdou a vontade de duas pessoas, mesmo que elas de certa forma se opusessem. Fisher Tiger e Otohime tiveram suas determinações herdadas pelo ex-Shichibukai e esse é um exemplo de como o conceito da vontade herdada pode ser complexo.

Mais perto dos capítulos atuais, temos Carrot herdando a vontade de Pedro e, em Wano, a figura de Oden sendo tão importante e atrelada à determinação herdada que seria determinante no futuro do país e do mundo. A morte de Oden deixou vários herdeiros, dentre eles os Bainhas Vermelhas, Shinobu, Momonosuke e Yamato. Toda a luta de Wano transcorre intrinsecamente ligada à vontade de Oden. Diversas vezes durante o plot, especialmente no anime, é evidenciada a presença de Oden por meio daqueles que lutam por ele! Foram muitos os herdeiros de Oden e através deles ele vive, exatamente como disse quando estava prestes a morrer. “Minha alma viverá para sempre!” (Cap. 972)

Com todos esses exemplos, que se apresentam de formas tão variadas, torna-se mais fácil compreender a grandiosidade e a beleza da vontade herdada.

LUFFY E A VONTADE HERDADA

Como personagem principal, Luffy naturalmente tem uma relação especial com a concepção de vontade herdada. Ele é, canonicamente, herdeiro da vontade de no mínimo duas pessoas e cada uma dessas relações acrescenta algo ao conceito.

Luffy e Roger

A primeira – e mais clara – pessoa de quem Luffy herdou a vontade é Roger. As similaridades entre o antigo e o futuro Rei dos Piratas são apontadas em diversos momentos da série, seja por Shanks, por Rayleigh ou Yamato. A crença de Luffy de que o Rei dos Piratas é o homem mais livre do mundo vai de encontro com a de Roger. Não só isso, os dois compartilham de um mesmo sonho final que ainda desconhecemos.

A herança de Roger em Luffy é indiscutível e é um grande exemplo da conexão entre duas pessoas que não se conheceram, que não tinham relação de sangue, encarnação ou qualquer outra coisa além de um sonho e uma crença em comum. Roger vive através de um menino “aleatório” que naturalmente sonha o mesmo que ele sonhou! (Caps. 506, 507 e 1000)

Estabelecer essa conexão entre os dois foi marcante, especialmente em Sabaody, já que através dela passamos a ver Roger com olhos diferentes. O Rei dos Piratas deixa de ser apenas uma figura imponente e inalcançável para se tornar uma pessoa que já sonhou o mesmo que um garoto de 17 anos. Roger, tendo sua vontade herdada por Luffy, se aproxima dos leitores e é humanizado.

Luffy e Ace

A segunda pessoa de quem Luffy é herdeiro é bem menos óbvia: Ace. Sabemos que Sabo se torna herdeiro da vontade de Ace e um link claro é estabelecido entre os dois depois que Sabo come a Mera Mera no Mi. A herança de Ace em Sabo, contudo, vai muito além dessa obviedade e se liga a Luffy, conforme discutiremos adiante.

O fato é que por Sabo ser o “herdeiro mais óbvio” de Ace, Luffy passa despercebido como o outro herdeiro, muitas vezes devido a uma visão engessada da vontade herdada. Nosso protagonista como um dos herdeiros do Punhos de Fogo, no entanto, é canônico e foi apontado na história algumas vezes.

A primeira – e a principal delas – ocorre durante o flashback dos irmãos. Naquele momento, tomamos conhecimento de que Ace, Sabo e Luffy compartilham de um mesmo sonho que lapidaram juntos quando crianças: serem os homens mais livres do mundo. Apesar de eventualmente os três tomarem caminhos diferentes, eles continuam carregando consigo o laço firmado com o brinde de sakê e esse sonho.

Conforme falado antes, o sonho de Luffy desde que o conhecemos é ser o Rei dos Piratas e a definição dele de Rei dos Piratas é justamente ser o homem mais livre do mundo, que é o sonho de Ace e Sabo também! Dessa forma, fica fácil enxergar como os três irmãos são herdeiros da vontade um do outro por meio desse sonho compartilhado.

Além desse ponto principal debatido acima, dois outros se somam à demonstração da herança de Ace em Luffy. Ainda que mais simples, são detalhes enriquecedores na escrita da relação dos dois.

O primeiro deles ocorre também no flashback da infância dos irmãos. Após a perda de Sabo, Ace diz a Luffy que eles precisam viver sem arrependimentos e Luffy concorda. Sabemos que esse era um dos principais ideais de Ace e ele foi transmitido a Luffy ainda criança! Esse é mais um detalhe que nosso protagonista herdou do irmão.

O último ponto de conexão entre os dois é apresentado a nós em Wano. Quando conhecemos O-tama, descobrimos que ela conheceu Ace e que ele havia prometido que faria de Wano um país em que ela poderia comer o quanto quisesse. Conforme a progressão da história e o laço firmado entre Luffy e a garotinha, esse também se torna um objetivo do protagonista. Nesse momento, Luffy passa a compartilhar de um desejo do irmão e mais de uma vez O-tama enxerga Ace nele.

Embora a vontade herdada no caso de Ace e Luffy seja menos evidente e até questionada, ela é mencionada em algumas situações durante a história. Sabo, por exemplo, diz à memória de Ace em Dressrosa: “Nós (ele e Luffy) vamos herdar sua vontade!” (Cap. 731). Marco em Onigashima também se refere a Luffy como um dos herdeiros de seu antigo companheiro.

A análise desse caso em especial é um belo demonstrativo do que foi falado no início do texto: a vontade herdada é muito mais do que enxergamos à primeira vista. Ela pode ser discreta, se esconder em detalhes, pode ligar duas ou mais pessoas e pode intensificar laços.

Luffy e Shanks

O Ruivo segue sendo ao mesmo tempo uma peça chave e um grande mistério no universo de One Piece. Luffy indiscutivelmente herdou muito de Shanks, como seu desejo por aventuras, sua vontade de ser pirata, seu amor por música e festas e o chapéu de palha. Chapéu este, inclusive, que se especula ser um representante da vontade herdada por ter pertencido a Roger e por ter possível ligação com Joy Boy. Se considerarmos os pontos acima, não seria absurdo vermos Luffy como um futuro herdeiro da vontade de Shanks. Vale recordar, inclusive, que Shanks diz que Luffy o lembrava de si mesmo quando criança.

A partir dessa análise, um questionamento pode ser criado. Se considerarmos que a passagem do chapéu de palha para Shanks significava que Roger o via como um herdeiro de sua vontade, podemos supor que o mesmo se aplica a Luffy. Será que, naquele momento, Shanks enxergou Luffy mais próximo da vontade de seu ex-capitão do que ele mesmo?

Luffy e Joy Boy

Para finalizar, também podemos ligar nosso piratinha que estica a Joy Boy. Até agora não sabemos tanto sobre essa figura lendária, mas temos links suficientes entre ela e Luffy para enxergarmos nosso protagonista como um herdeiro da sua vontade. Outros personagens marcantes como Noland e Roger também podem ter conexão direta com Joy Boy.

O caso de Luffy, Joy Boy e talvez Roger é possivelmente a ilustração mais interessante da vontade herdada: sonhos e ideais transmitidos entre pessoas através de séculos. Como dito anteriormente, é uma conexão que burla o tempo e o espaço e que não precisa de uma ponte óbvia como uma reencarnação ou descendência, apenas sonhos e uma busca pela liberdade em comum!

CONCLUSÃO

A vontade herdada é um conceito que vem sendo cuidadosamente construído por Oda do começo da história até os dias atuais. Sua dimensão, complexidade e beleza seguem aumentando conforme a história progride e pararmos para analisar o significado e impacto da ideia dentro da história nos permite compreender melhor o tipo de obra e de autor que consumimos.

As belas e numerosas histórias demonstrativas do conceito são tão emocionantes, dentre várias razões, por conversarem diretamente com a vida real. O que podemos entender da vontade herdada de Eiichiro Oda é que através dela pessoas que já partiram são mantidas vivas. Enquanto houver alguém que carregue algo das pessoas que se foram consigo, elas viverão. Seja através de um sonho, de uma vontade, de um ideal, ou de uma característica. Sejam as pessoas envolvidas unidas por um laço sanguíneo, afetivo ou mesmo pessoas que nunca se conheceram. Sejam pessoas que conviveram ou que estão separadas por 800 anos, elas ainda se conectarão por uma vontade/determinação em comum.

A vontade herdada não pode ser parada ou subestimada, ela existe desde o início dos tempos e continuará a existir enquanto pessoas existirem. 

Curtiram? Contem para nós nos comentários seus exemplos favoritos da vontade herdada em One Piece!

O tema foi discutido também no OPEXCast #199, não deixem de conferir.

OPEXCast#199

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)