Haki das Rainhas

Capítulo 1092

Por COMENTÁRIOS

muito tempo em One Piece, Rayleigh alegou que tudo acontece por uma razão no mundo. O capítulo 1092 veio para provar isto; tudo está intrinsecamente conectado. As histórias, os personagens, a linha do tempo —  estamos lidando com acontecimentos lineares neste momento. 

Kuma, o Gigante de Ferro Ancestral e Joy Boy: como estão interligados? Descubra conosco!

#ONEPIECE1092 Pauta Secreta 1092: A REVANCHE DE SABAODY

PEDIDO DE CAPA

Um break nas informações para falarmos sobre este fofo pedido de capa: as rêmoras são peixes que possuem a primeira barbatana dorsal transformada numa ventosa, com a qual se fixam a outros animais como tubarões ou tartarugas. Desta forma, elas podem viajar grandes distâncias. Lembre-se que Jinbe é um tritão tubarão-baleia! 💙🦈🐋

MERAS MARIONETES

Estamos presenciando o Incidente Violento de Kuma, o Tirano, na Terra Sagrada.

Kuma subiu ao topo da Red Line e invadiu Mary Geoise — este é um claro paralelo ao Gigante de Ferro Ancestral, que fez o mesmo há 200 anos. Coincidentemente, Oda também traz este personagem à tona no fim deste capítulo. Enquanto o Gigante de Ferro ficou sem energia e acabou desativado antes que pudesse causar qualquer dano à Terra Sagrada, o que parou Kuma, na verdade, foi a chegada do Almirante de Frota, Sakazuki.

Notem como esta é a primeira vez que Akainu deixa o Quartel-General da Marinha após muito tempo.

Ademais, Egghead foi um arco capaz de mobilizar três das grandes figuras atuais da Marinha: o Vice-Almirante Garp, o Almirante Kizaru e o Almirante de Frota Sakazuki. 

Monkey D. Garp, por sua vez, enfrentou Aokiji. Monkey D. Luffy está enfrentando, neste exato momento, Kizaru. Será que veremos Monkey D. Dragon, num futuro próximo, enfrentando Akainu? Bem, o principal objetivo dos Revolucionários é justamente destruir o que os Nobre Mundiais, Tenryuubitos, representam. Akainu está na linha de frente para protegê-los. Os Revolucionários, a propósito, foram os responsáveis pela ruindade ao abastecimento de comida em Mary Geoise. Deixar os Tenryuubitos terem um pouco de noção da existência do termo ‘fome’ foi uma tacada irônica e genial. 

O último painel da página 5 mostra que Sazakuki atacou Kuma da mesma forma que fez com Barba Branca na Guerra dos Melhores em Marineford, mirando sua lava mortal em um dos lados da cabeça, destruindo-o completamente.

A fala de Akainu  “parece que ainda tem sangue correndo dentro de você”  é quase como um balão expositivo. Kuma, de alguma forma, ainda é o Kuma. Ele está lutando contra si mesmo — contra sua inumanidade — para chegar a algum lugar. Para fazer algo, cumprir algo. Se Kuma estivesse totalmente inconsciente, sendo apenas uma máquina, ele não teria se movimentado no capítulo 1067. No fim, nós apenas não sabemos quem ele é de verdade e do que (ou de quem) está atrás.

No entanto, há uma outra ideia intrigante que pode mudar a nossa concepção sobre o estado atual do personagem.

💡 Em primeira análise, tudo parece apontar para que o destino de Kuma seja Egghead.

Lembrem-se que Kuma começou a se movimentar um capítulo após Luffy mandar o Gigante de Ferro Ancestral se mover (1066). Já no final do capítulo atual, descobrimos uma curiosa ligação entre Joy Boy e o Gigante de Ferro.

Uma teoria da autora Bru amarra alguns fios soltos: e se a consciência de Kuma tiver sido trocada com a do Gigante de Ferro? De acordo com o que temos, o ‘Tirano’ ofereceu-se para virar uma arma do governo. Por sua vez, Kuma tem a habilidade de materializar coisas abstratas (sentimentos, emoções, sensações, lembranças) e o Vegapunk já tinha mostrado interesse nessa habilidade. Kuma pode ter usado os poderes da Niku Niku no Mi pra remover a consciência do Gigante de Ferro e logo fazendo o mesmo com a própria consciência. As “bolhas”, portanto, foram invertidas: a do Gigante de Ferro colocada no corpo do Kuma e a do Kuma no corpo do Gigante de Ferro. Por isso, Kuma recebeu as ordens de Luffy no lugar do robô e trilhou o mesmo caminho que ele à Terra Sagrada. Visto que o Gigante de Ferro despertou no final do capítulo, ainda temos a oportunidade de ver se quem está dentro dele é, de fato, Kuma. O que acham dessa teoria?

 

As breves lembranças de Sakazuki procedem o acontecimento do capítulo 595, após Bonney ser capturada por Teach (Barba Negra). Através delas, é possivel concluir que Sakazuki possui certa intimidade com Kuma e Bonney, visto que ele estava plenamente ciente do laço ‘pai e filha’ deles e também sabia da escolha de Kuma em perder a própria consciência. 

Uma cena muito forte encerrou o bloco de Mary Geosie neste capítulo. Enquanto Tenryuubitos cobram Akainu por ter permitido Kuma partir e duvidam de sua capacidade como Almirante de Frota, o semblante que descansa em seu rosto é amargo. O que ele diz em primeiro momento a respeito de Kuma, pode, na verdade, ser um monólogo sobre si mesmo:

“A vontade e o coração… a marionete que perdeu tudo.” 

Ele está preso em uma posição que talvez não combine com a sua tão sonhada justiça absoluta. Um mero cão do Governo Mundial e, talvez, a maior das marionetes. 

DA VELOCIDADE DA LUZ

Como explicitado no HdR anterior, Kizaru, quando começou a lutar com Luffy, não estava mais arrastando suas frases — como sempre faz a fim de representar o ‘tédio’ que está sentindo. No entanto, o 1º painel do confronto entre ambos neste capítulo mostra que Kizaru voltou com sua mania de sempre, sentindo-se mais no controle da situação. 

Kizaru reafirma para Luffy que conhece o Vegapunk há muito tempo e não queria matá-lo. Sabemos disto por causa do flashback de Sentomaru no capítulo 1091, no qual descobrimos sobre o vínculo dos três. Outro detalhe que pesou sobre os ombros de Kizaru foi quando ele destruiu o Vegaforce One e imediatamente lembrou de Vegapunk declarando com orgulho o sucesso de seu projeto. Além disso, quando desvia do ataque da Bonney, Kizaru ainda pede à jovem para que não o faça machucar mais conhecidos. Apesar de treinado para situações como essa, toda esta carga emocional deve desequilibrar um pouco da balança de Borsalino.

Primeiro, Akainu descontente com seu atual destino. Depois, Kizaru obrigado, por seu próprio dever, a matar seus amigos. Pergunto-me até onde isso irá.

HAKI DAS RAINHAS 1091

Kizaru conhecer Bonney e afirmar que ela está crescida é, no mínimo, instigante. Sendo familiarizado com Vegapunk e Sentomaru é normal que também seja familiarizado com Bonney e Kuma. Toda esta conexão torna a dinâmica de Kuma, Sentomaru e Kizaru em Sabaody ainda mais fascinante em retrospecto.

Bonney tenta atacar Kizaru com um ataque chamado “TOSHITSUKI”, que se lê com o kanji para “impulso mortal”, mas é um trocadilho com a expressão japonesa “toshitsuki”, que se refere à passagem do tempo ao longo dos anos. Na OPEX, traduzimos como “Punhada Cronológica” — uma referência clara à Akuma no Mi de Bonney.

✍️ A forma como Oda nos mostra a velocidade de Kizaru neste capítulo é incrívelKizaru se esquivou do ataque de Bonney, apareceu atrás dela, chutou-a para o Frontier Dome e, no painel seguinte, Franky tenta acertá-lo com o Radical Beam (porque o Franky estava mirando um LASER num cara feito de LUZ?), mas já é tarde demais. Tudo acontece num piscar de olhos, e Kizaru ainda assim aparece justamente à frente da última pessoa que ele deveria encontrar neste momento: Vegapunk.

Abaixo, uma das melhores cenas que o Gear 5 nos proporcionou. Parece que Luffy está prestes a falar “mamãe disse que é a minha vez de brincar com o Almirante!”, os olhos saltados de Vegapunk confirmando o efeito que Nika tem sobre o ambiente — deixando tudo um pouco cartoonizado — e Kizaru, o grande Kizaru, suando frio enquanto é pego pelo gigante Luffy. Que cena!

A FONTE DE ENERGIA DO GIGANTE DE FERRO

De fato, o que despertou o Gigante de Ferro foram os Tambores da Libertação — da mesma forma que chamaram a atenção de Zunesha em Wano. Agora, por que ele não despertou quando Luffy lutava contra Lucci? Pode ter sido pela proximidade. Como mencionado por Luffy, ele foi jogado lá para baixo por Kizaru e teve que passar pelo Frontier Dome duas vezes. Assim, Luffy em sua forma Gear 5 pode ter ficado próximo o suficiente do Gigante de Ferro para fazê-lo ouvir seus batimentos cardíacos, despertando-o.

Há um ponto de discórdia, entretanto: os Tambores da Libertação podem ser somente uma espécie de gatilho para o despertar do Gigante de Ferro, ao invés da sua completa fonte de energia. Por exemplo, faz muito sentido que a energia que alimente o robô — a mesma energia ilimitada que Vegapunk citou — seja o sol e os Tambores da Libertação sejam apenas o que o chamam para voltar à consciência.

O Gigante de Ferro vem do Século Perdido, certo? Com ele reagindo ativamente aos Tambores da Libertação, já imaginaram que este ritmo pode estar ligado diretamente à fonte de energia utilizada no Grande Reino Antigo? 

Vamos analisar Laugh Tale, que aparentemente é um pedaço de ilha remanescente do Grande Reino Antigo no qual o Joy Boy anterior escondeu seu lendário tesouro, o One Piece. O próprio tesouro, no caso, pode depender de uma ativação como essa — que só ocorreria quando Luffy, o atual Joy Boy com os poderes de Nika, despertasse sua Akuma no Mi. Por isso, Shanks finalmente entrou na corrida ao One Piece após ver o novo cartaz de procurado do Luffy, que estava em sua forma ‘Nika’. Por isso, Roger quando chegou em Laugh Tale apenas riu. No caso do Rei dos Piratas, ele não poderia ‘acessar’ completamente o tesouro, pois dependia da Nika Nika no Mi. E Shanks talvez soubesse deste detalhe, já que ele roubara a fruta do Governo Mundial. Rayleigh em Sabaody afirma aos Chapéus de Palha que eles, os Piratas Roger, chegaram cedo demais.

Só que agora, com os poderes de Luffy totalmente despertados, o momento é perfeito. 

No entanto, podemos concluir que, quando o Gigante de Ferro acordou há 200 anos, ele não foi acordado pelos batimentos cardíacos de Joy Boy, já que os Gorousei mencionaram que a Akuma no Mi ‘Nika’ não despertou nos últimos 800 anos.

Uma teoria ousada do Artur, da Livraria de Ohara, explica a origem dos Tambores da Libertação. Saquem só:

“O que são exatamente os tambores da libertação? Sabemos que são música, a música de uma festa, como Oda indicou no painel da festa da fogueira em Skypiea, mas será que são de uma música que já conhecemos…? Bem, se prestarmos atenção ao ritmo dos Tambores da Libertação em japonês, ⌈ Don do to to ⌋, você pode perceber que ele tem um padrão rítmico muito semelhante ao ⌈ Yo ho ho ho ⌋, o ritmo de Bink’s no Sake. Mas claro, você pode apenas dizer que é apenas uma coincidência, mas uma vez que você começa a pensar sobre isso, realmente não é. Porque, afinal, por que mais Luffy começaria a cantar letras literais de Binks no Sake quando transformado em Gear 5, palavra por palavra?

Porque Joy Boy é, sem dúvida, ligado ao próprio Bink’s no Sake, afinal até a letra da música menciona o conto de riso de Joy Boy (Laugh Tale), provando que tudo isso de alguma forma se une.”

O que Bink’s no Sake pode nos contar sobre o fim de One Piece?

Por fim, ele conclui:

“Então, em outras palavras, se os Tambores da Libertação são o ritmo de Bink’s no Sake, o ritmo de Joy Boy encarnado, então as implicações de ele ser capaz de alimentar o Gigante de Ferro podem ser enormes. Talvez tenha reagido como Zunesha reagiu à aparição de seu líder, mas e se talvez o ritmo em si seja o que está alimentando o Gigante de Ferro? Isso pode significar que a fonte de energia do Grande Reino Antigo… era nada menos que o ‘Saquê de Binks’? E se a minha ideia de que Bink’s no Sake poderia ser o One Piece pudesse ser potencialmente verdadeira… então, de repente, a ideia de One Piece ajudar a conectar o mundo inteiro em prosperidade não seria apenas simbolicamente falando, mas talvez muito literalmente.

Curtiram a teoria do Artur? O que vocês pensam sobre toda esta ligação entre os Tambores da Libertação e o Gigante de Ferro? Enchemos vocês de teorias, agora é a hora da revanche! Contem-as nos comentários 🏴‍☠ 

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)