Haki das Rainhas - Capítulo 1078

Limite de Fuga

Por COMENTÁRIOS

O ‘Incidente de Egg Head‘ causará um choque inimaginável no mundo inteiro. York revelou-se como a traidora de Vegapunk e sua ambição é tão grande quanto a sua gula. Bora para a análise completa do #ONEPIECE1078!

? Este Haki das Rainhas conta com a escrita de Bru, a montagem de Nanax e a supervisão de Malu. Boa leitura a todos.

 

S U M Á R I O

→ #ONEPIECE1078
  • Limite de Fuga

O loop de Ohara

  • Chapéus de Palha VS  Seraphins

Grupo do Usopp e Grupo da Robin

Grupo da Nami

Grupo do Luffy

  • O Incidente de Egg Head

Um Choque Inimaginável

  • O Futuro do Gênio

A Morte de Vegapunk?

  • A Traidora

O Satélite do Desejo

LIMITE DE FUGA

O   L O O P   D E  O H A R A ?

A permanência em Egg Head se torna cada vez mais perigosa conforme o tempo passa e o plot se aproxima do clímax. Diante da iminente calamidade, Sentomaru tenta evacuar os residentes enquanto relembra a tragédia de Ohara – ilha que esteve em situação similar anos antes.

Para delimitar o nível de perigo que a ilha de Vegapunk enfrenta no momento, a Ilha da Arqueologia foi usada como parâmetro: o Governo Mundial enxerga Egg Head como uma ameaça ainda maior que Ohara e isso se deve a dois fatores. Conforme dito por Vegapunk no capítulo 1066, ele continuou as pesquisas sobre os Poneglyphs e seu conhecimento atual extrapola o dos arqueologistas assassinados. Além disso, Egg Head é o berço das criações bélicas do governo e muitas delas – incluindo os Seraphins – têm uma hierarquia de comando onde Vegapunk é superado apenas pelos Gorosei.

A situação é alarmante para o governo, já que estão lidando, em várias esferas, com a capacidade do homem mais inteligente do mundo. Conseguimos perceber o nível de seriedade quando um dos Gorosei é deslocado para conter a ameaça – algo inédito até aqui. O incidente de Egg Head, que envolve até o momento uma força 2x maior que a mobilizada na Guerra de Marineford, entrará para a história e discutiremos os possíveis desdobramentos dele mais adiante!

CHAPÉUS DE PALHA VS SERAPHINS

GRUPO DO USOPP & GRUPO DA ROBIN

No prédio C, vemos Franky com aproximadamente ¾ do corpo inutilizado e Usopp e Lilith totalmente petrificados. Pythagoras, ao tentar confrontar S-Snake, é destruído.

A situação para os Chapéus de Palha – que precisam tentar escapar da ilha rapidamente – fica ainda mais complexa com membros petrificados. Conforme explicado por Boa Hancock no capítulo 1059, apenas quem lança o poder da Mero Mero no Mi é capaz de revertê-lo. Em outras palavras, os Chapéus de Palha precisarão convencer S-Snake a desfazer a petrificação antes da chegada de Saturn – ocupante do topo da hierarquia de comando dos Seraphins. O tempo definitivamente não está a favor dos nossos piratas!

Enquanto isso, Robin, Chopper e Atlas se encaminham para o laboratório abandonado onde Stella está preso. Até o presente momento, esta é a relação dos Satélites e Chapéus de Palha em seus respectivos grupos e rotas:

GRUPO DA NAMI

No terceiro andar do prédio A, Brook na forma de espectro decide procurar por Vegapunk enquanto Nami segura Edison praticamente destruído. Sanji, que veio socorrer a navegadora no capítulo passado, é acertado com um soco direto de S-Shark e não leva nenhum dano.

No 1077, pudemos observar uma mudança no cozinheiro dos Chapéus de Palha que permanece neste capítulo: a sobrancelha aparente de Sanji inverteu, ficando como a de seus irmãos. Conforme vimos em Onigashima, Sanji despertou os genes modificados da Germa, o que lhe conferiu várias habilidades. Dentre elas está a resistência anormal que o possibilitou sair ileso do soco direto do Seraphim de Jinbe neste capítulo.

A inversão da sobrancelha do cozinheiro durante um momento específico nos leva a cogitar a possibilidade dessas novas habilidades não estarem “ativadas” o tempo todo. É possível que os genes modificados sejam ativados e desativados de acordo com um fator desencadeante.

Outra observação relevante sobre este ponto é a mudança na personalidade de Sanji, que se tornou subitamente mais frio, cruel e sombrio enquanto proferia ameaças a S-Shark no capítulo passado. A própria representação gráfica do personagem no painel deixou-o com uma aparência sinistra. Ao que tudo indica, o plot do despertar dos genes e a ameaça aos sentimentos e identidade do cozinheiro ainda não acabou.

GRUPO DO LUFFY

No quarto andar do prédio A, outra batalha prossegue. O grupo de Luffy, composto por ele, Zoro, Lucci e Kaku, enfrenta S-Hawk e S-Shark – que não demonstraram sofrer danos dos ataques do capítulo 1076.

No capítulo passado, o sangue Lunariano dos Seraphins foi exposto como o motivo de sua resistência incomum. A partir desta informação, a estratégia de batalha foi definida: para serem efetivos, os ataques deveriam ser desferidos quando as chamas nas costas das crianças estivessem apagadas. No capítulo atual, vemos o grupo de Luffy tentando se adaptar a essas condições.

Até aqui, sabemos que fazem parte da composição dos Seraphins o sangue Lunariano – que confere alta resistência – e o Green Blood, responsável por conferir poderes das Akuma no Mis. Se analisarmos as lutas na ilha, porém, conseguimos perceber que enquanto as crianças clones usavam seus poderes de frutas (através do Green Blood), as chamas de suas costas estavam apagadas. É possível que eles não sejam capazes de usar os dois recursos ao mesmo tempo e a percepção disso pode ser a chave para derrotá-los!

O INCIDENTE DE EGG HEAD

UM CHOQUE INIMAGINÁVEL

As próximas páginas do capítulo narram detalhes do dia anterior ao que viria a ser conhecido como “O Incidente de Egg Head”. O clima de guerra instaurado enquanto vemos membros dos mais diversos escalões da Marinha se assemelha bastante ao da guerra em Marineford e, assim como na Guerra dos Melhores, a presença de Luffy não era esperada.

O nome escolhido para o que viria a acontecer à ilha de Vegapunk ter sido “O Incidente de Egg Head” é curioso, uma vez que nomes similares já apareceram na obra: O Incidente de God Valley (cap. 957) e o Incidente de Ohara (cap. 344). Em ambos os casos, a ilha em questão foi apagada. O caso de Lulusia provavelmente também receberá um nome parecido.

Em Egg Head se encontra o material de pesquisa de Vegapunk, além do próprio Punk Records – detentor de todo o conhecimento do cientista gênio. Considerando o tamanho da ameaça que esses elementos representam ao governo e a escolha do nome para o que acometerá a ilha, temos evidências fortes de que o destino de Egg Head é ser obliterada e apagada da história.

Diante desse cenário preocupante, as opções dos nossos piratas e de Vegapunk ficam cada vez mais reduzidas. A força esmagadora da Marinha que se desloca até Egg Head é praticamente impossível de ser superada pelo pequeno número de Chapéus de Palha e aliados. Este grande desequilíbrio numérico nos leva a cogitar a intervenção de um terceiro fator.

A primeira possibilidade de intervenção foi levantada no Haki das Rainhas do capítulo 1076. No final de Dressrosa, é dito que a frota dos Chapéus de Palha teria um papel determinante em um certo incidente do futuro. Será que os 5600 aliados de Luffy chegarão e transformarão a situação de Egg Head em uma grande guerra? Por mais perigoso e difícil que seja, essa é uma possibilidade que pode permitir que os Chapéus de Palha escapem com vida.

A segunda possibilidade envolve o Exército Revolucionário e também foi levantada recentemente em um HDR. No capítulo 1064, vemos Shaka ligando para Dragon e dizendo que irá morrer. Ainda não sabemos sobre a profundidade do relacionamento de Shaka com Dragon, tampouco a extensão de seu envolvimento com as atividades do Exército Revolucionário. O que temos como fato é que Dragon e seus companheiros foram postos em alerta e sabem que algo está acontecendo em Egg Head.

Levando em conta a declaração de Ivankov sobre estarem na iminência da batalha, a situação de Sabo e Kuma, além da ameaça atual ao maior cientista do mundo, é improvável que o Exército Revolucionário não se mova. Vale ressaltar que, apesar da força militar mobilizada, um Gorosei nunca antes foi visto fora de Mary Geoise e esteve tão vulnerável como Saturn está. Esta pode ser uma chance única para Dragon!

No caso de um terceiro fator não estar envolvido, resta-nos ainda uma última opção: um acordo entre Luffy e a Marinha. Por mais improvável e amargo que seja, o cenário se complica mais a cada minuto para os Chapéus de Palha e é possível que Luffy negocie pela liberdade e segurança de seus companheiros em troca de se entregar. A própria petrificação de Usopp e Franky pode pesar numa possível negociação, já que o poder de Saturn sobre S-Snake pode se tornar determinante para revertê-la.

Qual será a manchete sobre o Incidente de Egg Head que abalará o mundo?

“Yonkou Luffy do Chapéu de Palha acompanhado de sua frota de 5600 piratas entra em batalha com as forças da Marinha e sequestra Vegapunk!”

“Exército Revolucionário se une ao yonkou Luffy do Chapéu de Palha em batalha contra a Marinha e um Gorosei é sequestrado!”

“Yonkou Luffy do Chapéu de Palha é capturado pela Marinha!”

Façam suas apostas! ?

O FUTURO DO GÊNIO

A MORTE DE VEGAPUNK?

O cientista gênio se encontra atualmente com um grande alvo nas costas. Dada sua enorme importância e nível de ameaça, é seguro assumir que este alvo irá existir enquanto Vegapunk estiver vivo.

Com as chances de sobreviver limitadas, a chegada do Exército Revolucionário em Egg Head é possivelmente a melhor opção para Vegapunk! Agora que o cientista foi declarado traidor e entrou na mira do Governo Mundial, ele precisará se juntar a figuras fortes que possam protegê-lo daqui em diante. O precedente para a união do cientista e Dragon já existe e foi estabelecido em dois momentos:

1- na revelação de que a relação dos dois perdura até os dias atuais; 2- no flashback de Ohara, quando vemos que Vegapunk e Dragon têm ideias alinhadas. A união do maior cientista do mundo e o maior inimigo do Governo Mundial certamente abalaria os mares!

Numa perspectiva menos otimista do futuro do gênio, precisamos considerar que, além da enorme dificuldade que as forças da Marinha irão impor para impedir sua fuga, ainda existe outra dificuldade tão grande quanto: o Punk Records. O topo da ilha, que abriga o enorme cérebro de Vegapunk, precisará ser movido ou será destruído. Por mais que não possamos determinar com certeza os efeitos da destruição do Punk Records no corpo de Stella e os demais satélites, sabemos que no mínimo todo o conhecimento de Vegapunk está em risco.
Por mais cruel que seja, é preciso considerar a possibilidade de Vegapunk realmente ser morto no conflito e concretizar a fala de Shaka para Dragon. Será que o acontecimento que chocará o mundo relacionado ao Incidente de Egg Head é a morte de Vegapunk? Contem nos comentários o que acham!

A TRAIDORA

As últimas páginas do capítulo são dedicadas à revelação da traidora de Egg Head: York.

O   S A T É L I T E   D O   D E S E J O

York é a satélite que representa o desejo de Vegapunk. Seu kanji ⌋ além de desejo também significa ganância. Esse detalhe é determinante na compreensão da personagem, sua motivação e seu objetivo final.

Conforme dito pela garota, seus objetivos são dois: ser a única Vegapunk e se tornar um Tenryuubito. O plano de York começou há 3 meses quando vazou para o Governo Mundial a informação de que Vegapunk pesquisava os Poneglyphs. Desde então, ela vem sendo cuidadosa e meticulosa para não ser descoberta.

Dois pontos do plano de York merecem ser destacados. O primeiro é a captura dos agentes da Cypher Pol que chegavam à ilha, fazendo a culpa recair em Vegapunk e culminando no deslocamento de um Gorosei até Egg Head. Ainda não sabemos se York contava com a ida de Saturn à ilha mas, considerando seu objetivo de se tornar um Dragão Celestial, é possível que a presença do Gorosei tenha sido planejada. Afinal, York sabia da gravidade da informação que havia vazado para o governo e também sabia que os únicos que poderiam sobrepor o comando de Vegapunk em todos os recursos bélicos de Egg Head seriam os Gorosei.

O segundo ponto que merece destaque é a relação de York com o Punk Records. De acordo com o que sabemos, os Satélites de Vegapunk se conectavam ao Punk Records uma vez ao dia para registrar e sincronizar suas experiências e conhecimentos adquiridos. Se York vem executando o plano há 3 meses sem que nenhum dos outros Punks tivesse conhecimento, ela precisou encontrar uma forma de burlar a sincronização de dados no Punk Records.

Outra possibilidade é que a Satélite sequer fizesse parte das sincronizações. Como sabemos, York era a responsável por suprir as necessidades fisiológicas dos outros Satélites. Dessa forma, é bem possível que ela fosse desconsiderada na sincronização com o Punk Records, já que suas funções e experiências diárias eram simples em comparação com as dos outros Punks. Essa possibilidade abre margem para debatermos a motivação da traição de York.

Vegapunk desde suas primeiras menções se mostra alguém com desejos grandiosos. Em Egg Head, suas invenções e a revelação de seu sonho são um demonstrativo perfeito disso. York, sendo a satélite que representa e concentra a ambição do cientista, naturalmente se sentiria insatisfeita tendo sua existência reduzida a “servir” os demais satélites. Mais que isso, ela provavelmente ficava aborrecida por não poder alimentar e concretizar seus desejos.

Conforme discutimos antes, é possível que York não se conectasse ao Punk Records. Essa negligência por parte de Stella e dos outros Punks presumivelmente se estendia além do Punk Records e se aplicava a toda a existência da garota. Em outras palavras, York provavelmente era subestimada, o que gerou seu descontentamento com os Vegapunks e também a abertura para que executasse seu plano sem ser descoberta.

Resta-nos descobrir agora se a ganância da Satélite renderá os frutos por ela esperados. Apesar de estar colaborando com o Governo Mundial, Dragões Celestiais nascem Dragões Celestiais, não se tornam. É uma herança sanguínea de seres que se enxergam como deuses por descenderem dos “criadores” do mundo. O título é visto por eles como sagrado e por estes motivos o desejo de York dificilmente será acatado.

Por fim, uma reflexão acerca desse desejo perturbador de York merece ser feita. A satélite é a personificação de uma característica que compõe Vegapunk. Isso não significa que o cientista deseje ser um Dragão Celestial, mas reflete sua ambição grandiosa – talvez até representada através do tamanho físico de York.

Quando todas as características que compõem a personalidade de Vegapunk estão juntas em uma só pessoa, o cientista é capaz de julgá-las e dosá-las, estabelecendo um equilíbrio. Uma vez separadas, no entanto, esse equilíbrio é rompido e cada uma dessas características personificadas pode se desenvolver sem a intervenção de um opositor.

Vegapunk é um gênio responsável por criações inimagináveis no mundo de One Piece. Uma de suas falhas, no entanto, parece ser subestimar características humanas e instintos primitivos em suas invenções, conforme apontado no capítulo 1061. O caso de York é aparentemente mais um desses!

O arco de Egg Head se aproxima do fim e vários elementos grandiosos estão em jogo. A imprevisibilidade da conclusão do plot acompanhada da certeza de grandes repercussões torna tudo mais interessante. Uma coisa é certa: Doflamingo não ficará entediado em Impel Down.

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)