Haki das Rainhas

Capítulo 1033

Por COMENTÁRIOS

Yo, nakamas! Como vocês estão?

Eu sou a Nanax, cuja alma foi levada aos céus após este desenvolvimento do Zoro, e estou aqui para falar sobre o Capítulo 1033 de One Piece. Sim, roubei o Haki das Rainhas esta semana. Vão ter que me aguentar, ein! Mas não se preocupem, a mestra Malu volta e meia irá invadir a análise para deixar alguns pensamentos dela. E vocês façam o mesmo ━ deixem seus comentários discordando ou concordando com o que foi colocado aqui, exponham suas opiniões e teorias.

Bem, abandonem seus nomes e sabedoria: vamos zarpar em direção à primeira página com as espadas já desembainhadas!

Oi gente! O HDR da Nanax mal começou e eu (Malu aqui huhu) já vim invadir o espaço! MUAHAHA Mas é só pra falar rapidamente dessa capa linda! Alias, toda vez que eu aparecer aqui no texto da minha linda Nanax, que for eu escrevendo, vou colocar dois | X | entre os textos para vocês saberem que sou eu hihi.

O Oda é um safado mesmo ein, bem no capítulo do Zoro, que tem um flashback inédito dele, depois de praticamente 24 anos, com a Kuina sendo lembrada, ele vai lá e coloca a Tashigi na capa! hahahaha

Só os fanfiqueiros on. (Eu não acredito nessa teoria não tá galera, mas que foi engraçado foi).

Bem, a Tashigi está ali brincando com alguns pinguins, atuando como o monstro da brincadeira, enquanto eles são os heróis! Muito fofura! E enquanto isso o Smoker ali sentado, com a mesma marra de sempre, e detalhe fofíssimo para o pinguim olhando mega assustado pra ele! Muito fofo!

| X | Começamos o Capítulo de onde o Zoro parou no capítulo passado, com a Enma sugando a sua energia, o seu Haki, sem permissão. Interessante já ver nesse começo como se dá a relação da espada com o portador, que vai ser desenvolvida por todo o capítulo. Nesse começo é como se estivesse acontecendo uma relação de competitividade na cabeça do Zoro. Como se a Enma estivesse de fato roubando seu Haki e ele estivesse perdendo para a espada.

Mais adiante vamos falar mais disso, mas a relação com a espada, como explicado por Kozaburo, se da de maneira diferente disso, é uma relação de colaboração.

| X | Vendo esse problema que o Zoro está passando com sua espada, King aproveita o momento de fragilidade para atacar. Ele acelera em direção ao espadachim e, para a surpresa de todos, para abruptamente em sua frente!

O Zoro se assusta, mas já pensa rápido e faz um ataque direto no abdômen do King. Que… o faz explodir! Que doidera né, porque é como se o seu corpo fosse um explosivo. O King aparentemente parou daquele maneira exatamente pensando nisso.

O King é absolutamente versátil em luta, e só deixa a gente mais intrigado pra saber mais sobre os Lunarianos (?) ahaha. E pra falar mais sobre isso, passo a palavra de volta para a Nanax! hehe | X |

Sanji VS Queen

Bem, vimos que o Hell Memories do Sanji foi, literalmente, um inferno para o Queen. O braquiossauro está lutando contra Sanji e, ao mesmo tempo, prestando atenção na luta de King. A despreocupação dele preocupa-me.

Vamos aos palpites: pode ser que o Den Den Mushi que o Sanji colocou na roupa de Zoro, como vimos no Capítulo 1031, ainda servirá. Talvez o Sanji conseguirá arrancar algumas informações do King e, desta forma, Zoro conseguirá descobrir sobre o ponto fraco dos Lunarians. Isto também teria um certo efeito cômico, já que o Queen, além de perder a própria batalha, iria sabotar a do King. No entanto, podemos ver um caminho mais nobre e de maior peso: o Zoro derrotando o King sem este auxílio e qualquer outro auxílio, descobrindo por si próprio o ponto fraco do seu inimigo ou até mesmo forçando um ponto fraco no King, o que seria incrivelmente épico.

De qualquer forma, é fato que descobriremos mais sobre a tribo Lunária ━ seja através do Queen contando ao Sanji (temos que levar em conta a importância do cozinheiro em saber mais sobre esta tribo, caso ele realmente tenha os genes de um Lunária), seja através do próprio King revelando-nos. Lembrando que estas falas soltas do Queen foram, apesar de tudo, a forma que o Oda escolheu para situar os leitores de tal enredo; é uma forma dele introduzir o mistério, provocar a curiosidade sobre o que preparou para King.

Enfim, Queen e Who’s Who são ótimos fofoqueiros, sou eternamente grata a eles. Descobrimos nesta luta de entrada que os Lunarians são uma raça que pode sobreviver em qualquer condição na natureza e que, antigamente, eles eram chamados de deuses por conta disso.

Queen: Você sabe, os Lunarians eram chamados de deuses e acabaram sendo extintos…

Sanji: Nossa, como eles foram extintos?

Queen: PeRgUnTa pRo KiNg, uÉ

Este foi basicamente o diálogo entre eles. Por que o Queen é assim?

⏳ THEORY TIME!

Os Lunarians, como dito por Queen, são capazes de sobreviver em qualquer condição na natureza, de forma que eles não se extinguiram por causas naturais.

Armas Ancestrais são resquícios do Século Perdido que, até certo ponto, faz sentido terem pertencido ao Reino Antigo. No entanto, e se a única Arma Ancestral a qual desconhecemos tanto a localização quanto a habilidade foi usada contra os Lunarians?

Uranus, introduzida no Capítulo 650, certamente possui poder o suficiente para acabar com a existência de qualquer coisa no mundo, até mesmo uma tribo altamente resistente e adaptável. Ademais, Uranus e Lunária possuem uma etimologia em comum: ambas as palavras apontam para algo relacionado ao céu; Lunária possivelmente remete-se à Lua (além do par de asas, é por isso está sendo especulado pelos fãs que os Lunarians vêm da Lua, da mesma forma que os Skypieans, Birkans e Shandians) e Uranus remete-se à divindade greco-romana Urano, a personificação do próprio céu.

No Capítulo 1023, Barba Branca conta ao Marco, num curto flashback, que havia uma terra em cima da Red Line que era chamada de Terra dos Deuses há muito tempo atrás.

Talvez este “muito tempo atrás” do Barba Branca signifique, na verdade, durante o Século Perdido. Como a terra que reside agora em cima da Red Line é Mary Geosie, dá-se a entender, em primeira instância, que 19 dos 20 reinos responsáveis pela fundação do Governo Mundial, tenham sido os responsáveis por exterminar quase toda a tribo Lunária.

Isto dá-se pelo contexto da supremacia Tenryuubita que, por ganância e ambição malévola, aniquilou aqueles que se mostravam um risco à liderança total dos Tenryuubitosveja bem, onde antes existia uma Terra dos Deuses, hoje só há a Terra Sagrada (Mary Geosie).

Seguindo este raciocínio, os remanescentes dos Lunarians, que de fato costumavam a existir, em algum momento estabeleceram-se por conta própria ou foram levados como escravos pelos Tenryuubitos para God Valley ━ o Vale de Deus.

Eu sei, é loucura. Porém, há detalhes interessantes! King possui 47 anos, de acordo com o Vivre Card de Wano (set, 21). Na época do Incidente de God Valley, King possuía apenas 9 anos, justamente a idade que o Oda costuma aproveitar para desenvolver flashbacks. Ademais, King possui pais Lunarians, o que implica no fato dele não ser o único sobrevivente da raça há pelo menos 47 anos atrás.

  • Descobrimos no Capítulo 957 que o Incidente de God Valley remete-se ao confronto entre os Piratas Rocks contra Garp e Roger, que protegiam os Tenryuubitos e os seus escravos. O motivo disso tudo ainda não sabemos. Sengoku ressalta-nos que God Valley era uma ilha que o Governo Mundial queria esconder e, ainda mais, sumiu completamente do mapa há 38 anos atrás, logo após este confronto.
  • Sabemos que o Kaido é muito interessado na história do Século Perdido, assim como Rocks D. Xebec também era. De acordo com Sengoku, Xebec possuía a ambição de se tornar o Rei do Mundo e que, graças a isso, ele se envolveu em muitos “tabus” deste mundo. Barba Branca, aquele que trouxe a informação da Terra dos Deuses à tona no mangá de One Piece através das memórias de Marco, estava lá da mesma forma que Kaido e Big Mom, que demonstrou interesse em King no Capítulo 951 e parecia saber claramente sobre os Lunarians. De todos, porque logo estes três personagens possuem um conhecimento deliberado sobre a tribo?

Malu aqui rapidinho! | X | Queria trazer uma teoria, que tá mais pra fanfic haha que eu até falei na gravação do Pauta:

E SE o momento que o Kaido foi capturado e sofreu experimentos foi exatamente após o incidente de God Valley, este que aconteceu 38 anos no passado? Pensando no que a Nanax falou, sobre os remanescentes dos Lunarians estarem ali, e se o King também foi capturado, ainda criança? Sabemos também sobre o MADS, onde o Vegapunk e o Judge trabalharam juntos e descobriram o fator de linhagem. Ficamos sabendo através de Yonji que o MADS acabou 24 anos atrás quando o Governo Mundial decidiu que era muito perigosa a pesquisa deles, MAS não sabemos exatamente quando começou.

No Capítulo 1017, o Queen dá a entender que também esteve ali com eles no MADS, mas da maneira que ele fala isso, também pode ser que ele era um experimento e não um cientista parceiro. Talvez o interesse dele por ciência tenha crescido após o contato com os dois. E dá pra ver que a relação dele com Vegapunk e Judge é muito mais de , distanciada, do que de parceiro.

Sendo assim, o Kaido, o Queen e o King podem ter vivido isso no mesmo momento e conseguiram se libertar juntos, posteriormente iniciando os Piratas das Feras, através da liderança de Kaido. É dito no flashback de Oden, no Capítulo 962, que os remanescentes do bando de Xebec começaram a juntar sua tripulação 33 anos no passado. Essas datas não são muito boas pra teoria, pensando nisso e no MADS, mas também não estraga muito vai.

Bom, sabemos que o Momonosuke tem a linhagem do Kaido, por conta da fruta artificial feita pelo Vegapunk. E agora temos a teoria de que é possível o Sanji ter em seu DNA, a linhagem Lunária, inserida por Judge. E SE esse DNA for exatamente do King? Enfim… hahah essa é minha teoria/fanfic! O que vocês acham? É maluquice demais? Vamos voltar pra Nanax hehe | X | 

Para falar a verdade, este foi mais um rascunho de pensamentos do que uma teoria concretizada. Mesmo que não esteja 100% correto, podemos aproveitar algumas ideias e gerar novas.

Qual teoria você tem sobre os Lunarians?

Vemos que o Queen no final da primeira página já está se preparando para errar o Black Coffee mais uma vez. Na forma híbrida do Braquiossauro, Black Coffee é uma técnica que consiste em um raio laser saindo da boca de Queen; na forma completa do Braquiossauro, o raio laser pode sair tanto da boca, do braço mecânico ou das garras de Queen. E, para quem não sabe, ele errou este ataque TRÊS vezes tentando acertá-lo em alguém ━ Sanji desviou o Black Coffee ao preparar o Diable Jamble, Marco impediu a técnica quando Queen estava prestes a atacar Hyogoro das Flores e Chopper, na forma do Monster Point, também conseguiu desviar do raio laser descomunal.

King VS Zoro

Pelo visto, o King possui um dispositivo explosivo implantado diretamente em seu corpo. A Calamidade continua sem mostrar qualquer ponto fraco até agora. Felizmente, Zoro cobriu-se com o Haki do Armamento bem a tempo e este foi o movimento que salvou sua vida. King está ILESO na frente do espadachim, apesar de ter se explodido. Vamos lá, existem muitas possíveis explicações sobre como funciona a resistência imutável de King e, na verdade, hoje trouxemos duas interessantes:

    1. | X | Através de algumas associações acabei fazendo uma suposição, partindo do pressuposto de que os Lunarians também são da lua. Quando passamos por Skypiea vimos que alguns dos Birkans (ou é só o Enel?), os Skypieans e os Shandians (me lembro da Aisa) possuem um Haki da Observação avançado naturalmente, o mantra como eles chamam. Seria isso uma característica dos povos da lua? Pensando nisso, seria possível os Lunarians possuírem um Haki do Armamento avançado naturalmente também? É uma ideia. | X |
    2. Uma opção viável é que o King possa ter a habilidade de absorver os danos aleatórios da batalha e os converter em chamas, golpes próprios e explosões. A propósito, o fogo nas costas de King pode até ser o seu fator de cura. [Isso lembra o Marco inclusive].

O Ittoryu Iai: Shishi Sonson é uma técnica derivada do Ittoryu (estilo 1 espada) na qual o Zoro passa a lâmina no seu oponente de maneira extremamente rápida, tanto que só é possível vê-lo desembainhando a espada e, depois de efetuar o ataque, guardando-na novamente. O Ittoryu Iai: Shi Shishi Sonson, realizado neste capítulo, é apenas a versão mais poderosa desta técnica. De fato, é um dos ataques mais fortes do Zoro. Foi usado para cortar a cabeça do dragão de Punk Hazard (capítulo 650) e derrubar o Apoo na Guerra de Wano (capítulo 997); é um ataque muito forte dele. Mas, infelizmente, não fez efeito algum no King. Inclusive, a reação do corte deve ter sido somente um atrito fortíssimo, já que o Oda fez questão de não desenhar sangue saindo do King. Outro detalhe interessante é que a pose do Zoro após o Shishi Sonson está diferente das demais vezes que ele executou este ataque ━ parece que foi desenhado desta maneira para demonstrar a exaustão do personagem.

| X | Após o contra ataque de King com Tempura Udon, ao mesmo tempo em que Enma está instável nas mãos de Zoro, ele é atingido e jogado nas pedras, praticamente para fora de Onigashima. Nesse movimento, as espadas escapam de sua mão e ele faz de tudo para salvá-las, inclusive arriscando a própria vida!

A primeira espada que Zoro consegue alcançar é a Sandai Kitetsu, a espada “amaldiçoada” que ele consegue em Loguetown. É exatamente salvando as suas espadas que Zoro começa a ter flashes de memória.

Inclusive, o King não consegue entender o porque dele estar arriscando a própria vida para salvar espadas. Mas logo depois que King fala isso e chuta o Zoro com tudo, é que ele salva a Wado Ichimonji, a espada mais afetiva que ele tem. | X |

A Epifania de Roronoa Zoro

uma conexão escondida entre 1000 capítulos

Epifania é um sentimento que expressa uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. É o sentimento perfeito para descrever o que Zoro sentiu neste capítulo.

Quem foi Shimotsuki Kozaburo?

É o membro da família Shimotsuki responsável por forjar as, ambas Meito, espadas Enma, empunhada por Oden e Zoro, e Wado Ichimonji, empunhada por Kuina e Zoro. Justamente por este fator que o Zoro teve tamanha facilidade em se acostumar com Enma; ele já havia maestria em manusear outra espada do ferreiro de Enma.

No mangá, Kozaburo foi citado pela primeira vez no capítulo 955 por Tenguyama Hitetsu ━ é dito que ele partiu ilegalmente de Wano há aproximadamente 50 anos. No SBS do volume 96, Oda deixa claro que toda a conexão entre o país de Wano e a Vila Shimotsuki do East Blue, trazida à tona neste capítulo, começou justamente com Kozaburo.

Conforme o que foi mostrado neste capítulo, Zoro conectou todas as informações e conseguiu descobrir que o mesmo ferreiro que havia feito duas de suas espadas era, na verdade, o avô de Kuina (se já não soubéssemos disso, é fato que o plot twist neste capítulo seria surpreendente). A surpresa do espadachim no momento atual é que ele não sabia que o velho rabugento da praia era o mesmo sujeito que o Hitetsu tanto descrevia como o grande ferreiro de Wano.

Shimotsuki Kozaburo reaparece nas memórias de Roronoa Zoro principalmente pela função narrativa dele entender como funciona a Enma e para nós, os leitores sedentos, conhecermos um pouco mais do passado do espadachim. Inclusive, a lacuna gigantesca entre o primeiro e o segundo flashback do Zoro é surpreendente (estamos falando do capítulo 5, lançado em 25 de agosto de 1997, e do capítulo 1033, lançado em 29 de novembro de 2021).

Toda esta conexão inacreditável começou há treze anos atrás na Vila Shimotsuki, no East Blue. Zoro tinha apenas 8 anos de idade quando encontrou Shimotsuki Kozaburo na praia, por onde sempre estava pescando. Foi este o velho que lhe ensinou sobre a palavra “Sunnachi” (o kanji significa literalmente “Abandone seu nome e sua sabedoria”; Zoro comentou dele no capítulo 955.

Nas páginas 11 e 12 temos dois detalhes perspicazes que podem ter passado despercebidos:

  • Quando Shimotsuki Kozaburo fala a palavra “Sunnachi”, o Oda a escreve em Katakana ━ o que simboliza que Kozaburo era um estrangeiro, já que o silabário Katakana da língua japonesa é usado somente para escrever palavras estrangeiras. No entanto, quando é o Momonosuke pronunciando “Sunnachi” no capítulo 955, Oda opta por escrever em Hiragana, já que o menino está na terra de origem desta palavra.
  • Note que há árvores de Wano desenhadas perto de Kozaburo ━ elas eram principalmente proeminentes antes do Shogunato de Orochi, quando Wano ainda era uma terra próspera e rica. Estes detalhes foram deixados por Oda para reafirmar a origem do velho pescador.

Uma curiosidade engraçada é que até o capítulo 1033 costumávamos lidar apenas com a silhueta de Kozaburo, revelada no volume do SBS citado anteriormente. Ele parecia com Ryuuma e Ushimaru, certo? Pois é, mas o Oda nos revelou que Shimotsuki Kozaburo possui uma aparência literalmente idêntica à versão humana (personificação) da Wado Ichimonji, mostrada no volume 92 do SBS. Tal pai, tal filho?

O Zoro não deveria chamar as sobrancelhas do Sanji de esquisitas se ele já viu as do Kozaburo.

✍️ Caramba, é o que eu ouvi mesmo?! Temos um palpite audacioso do mestre Baruch por aqui: seguindo as aparências homogêneas da espada e do seu criador, o Tenguyama Hitetsu, cujo rosto ainda é um mistério, é igual à personificação da Sandai Kitetsu. Você viu primeiro na OPEX.

Voltando ao contexto principal, é importante ressaltar o quão incrível é como o Oda constrói os diálogos sobre espadas e espadachins em One Piece. Ele consegue transmitir o peso real deste estilo de vida. Na página 13 do capítulo 1033, vemos o discurso de Kozaburo sobre um tópico muito tratado na obra, mesmo que disfarçadamente.

“Todas as espadas têm suas únicas personalidades e os espadachins são aqueles que domam a natureza selvagem da espada e a subjugam à sua vontade. Espadas perigosas são amaldiçoadas? Que papo furado, elas são Meitos! Se um fraco vier a temer uma lâmina amaldiçoada e lhe der esse nome, isso seria uma grande honra.”

As espadas possuem suas próprias personalidades. Cabe somente ao espadachim que as porta saber lidar com isso para domá-las. Elas possuem um senso de dever que precisa ser cumprido, que é o de ser perigosa; capaz de ferir letalmente e matar. Portanto, espadachins fracos que temem as espadas famosas acabaram apelidando-as de lâminas amaldiçoadas ━ por exemplo, como aconteceu com a linha das Kitetsu (Shodai, Nidai e Sandai).

Repare que esta pose do pequeno Zoro, na imagem abaixo, lembra bastante o estilo “Oden Nitoryu”. Será que veremos algum ataque do espadachim neste estilo?

Capítulo 97Ippon-Matsu fala sobre a maldição das Kitetsu

Paralelamente, pego-me pensando sobre a personalidade da Wado Ichimonji. De todas as espadas atuais do Zoro, apesar de ser definitivamente a mais importante para o personagem, ela é pouco explorada no sentido narrativo. Sem dúvidas, esta lâmina está relacionada com o espírito de luta da Kuina. A Wado Ichimonji terá os seus momentos de destaque especialmente no duelo entre Zoro e Mihawk, onde o desejo de Zoro entrará em um enorme contraste com o de Kuina ━ ambos lutando pelo título de melhor espadachim do mundo e conquistando-o, fazendo assim com que a Wado Ichimonji enfim cumpra o seu dever. Já imaginaram o quão emocionante será?

Uma conexão que notei lendo a nota de tradução da página 9 é que Wado Ichimonji significa “Estrada Reta da Harmonia”. Wa no Kuni, como o Japão antigamente costumava a ser chamado, significa “País da Harmonia” (o no separado, ao invés de Wano junto, funciona como uma partícula de atribuição de característica). Tudo sempre esteve conectado.

É como se a Wado Ichimonji estivesse sempre apontando para o lar de seu criador: Wano.

A propósito, as espadas de verdade que o Zoro ganhou de Kozaburo neste capítulo são as mesmas espadas que ele usou para duelar contra Kuina no capítulo 5. É inacreditável porque, anteriormente, nós ainda não sabíamos como diabos o Zoro tinha arranjado aquele par de espadas verdadeiras. A mente do Oda é insana!

✍️ Vamos novamente aos palpites: Será que a Raiu de Shilliew (ou Shiryu, chame como quiser) da Chuva foi criada também por Shimotsuki Kozaburo? Vimos Shilliew limpando a sua nodachi (um tipo de katana) no capítulo 803, o mesmo no qual ele foi revelado como Capitão da Segunda Capitania da Tripulação do Yonkou Barba Negra; esta nodachi é qualificada como uma lâmina Meito.

Logo, o breve flashback de Zoro encerra-se com chave de ouro na página 15 com Kozaburo falando sobre a sua melhor criação: o Rei do Submundo, Enma. Lembre-se que no mito nipo-budista, Enma Dai Oh é literalmente o Rei do Submundo. E é bem aqui que o Zoro tem a sua epifania, o momento no qual ele consegue conectar tudo em sua mente.

Antes de irmos para o clímax do capítulo, gostaria de citar alguns paralelos e inversões deveras interessantes que esta luta entre King e Zoro vem construindo através dos mangás semanais com a luta de Daz Bones, vulgo Mr. 1, e Zoro.

  • Para começar, em ambas os confrontos, o Zoro deve encontrar uma maneira de ferir seu oponente aparentemente invulnerável ━ só que desta vez, ele não possui direção clara ou pista alguma sobre como ferir King, ao contrário de Mr. 1, o qual ele sabia que precisava desenvolver a habilidade de cortar o aço;
  • O Mr. 1 diz ao Zoro que não há ninguém como ele e, embora isso num certo ponto seja verdade em prol das Akumas no Mi serem únicas no mundo de One Piece, é literalmente incontestável para King, já que ele é último lunarian (até onde sabemos, é claro);
  • Zoro usa três ataques com a mesma nomeação em ambos os oponentes, apenas usando-os nas versões mais fortes contra King:

Oni GiriRengoku Oni Giri
Tora GariUL Tora Gari
Shishi SonsonShi Shishi Sonson

Shishi Sonson foi o movimento decisivo que ele usa no Mr. 1, embora falhe miseravelmente em afetar o King.

  • Finalmente, e talvez a maior inversão é que, em ambas as lutas, Zoro tem um importante flashback ━ com Shimotsuki Koushirou ao lutar contra o Mr. 1, e com o pai de Koushirou, Shimotsuki Kozaburo, ao lutar contra o King. A propósito, Zoro aprende com Koushirou sobre a importância de compreender a vontade do espadachim, enquanto aprende com Kozaburo sobre a importância de compreender a vontade da espada.

O contra-ataque de Roronoa Zoro

Realmente o som do Shamisen do capítulo passado servia para representar um contra-ataque, da mesma forma que serviu para introduzir o contra-ataque de Kozuki Oden ao Kaido no capítulo 970.

Finalmente, Zoro raciocinou um ponto-chave: ele estava, até o momento, prendendo; regulando a sua força, não liberando-a. Para controlar Enma, não era necessário controlar o seu Haki e sim deixá-lo fluir. Alimentá-la. A Enma é uma espada que funciona deste modo; com seu potencial máximo ao absorver o Haki do seu usuário.

Com isso, para manejá-la em uma batalha, é preciso lutar com o Haki sendo absorvido ao invés de puxá-lo de volta da lâmina. No entanto, quem seria capaz de possuir tamanha força, tamanho espírito de luta? Se Zoro for forte o suficiente para aguentar a absorção do seu Haki ━ como Oden aguentou ━, ele conseguirá dominar definitivamente esta espada. E ele conseguiu. Como é bom ser fã deste personagem.

Zoro, ao se levantar frente ao King de forma épica e decidida, afirma que as espadas não possuem intenções malignas; afinal elas são honestas. Isto pode ser traduzido como um “desde o início, Enma sempre esteve tentando me ajudar, não roubar o meu poder e me fazer ceder à sua fome maligna de Haki”. Ademais, devemos repensar sobre o conceito de dominar espadas.

Acredito que esta dominação venha a partir da aproximação entre o portador e a lâmina ao mesmo tempo que há uma relação de obrigação de dever (algo como cada um faz a sua parte). O que quero dizer é que Zoro passou a compartilhar o seu Haki com Enma, dando-lhe mais poder, para que ela possa lhe dar ataques mais fortes. Nada mais do que uma ajuda mútua. Desta forma, é como se a espada se tornasse uma extensão do corpo do espadachim ━ na verdade, esta é a definição perfeita para o que aconteceu neste capítulo.

E cara, ainda bem que o Zoro recobrou a consciência! Ele sempre foi um espadachim que soube lidar com as espadas de personalidade mais perigosas: a Sandai Kitetsu é dita como amaldiçoada pelos fracos, a Enma é conhecida por ser uma incontrolável sugadora de Haki. Da mesma forma que desafiou a maldição da Sandai Kitetsu para ficar com ela, Zoro está dando à Enma exatamente o que ela quer: todo o fluxo do seu Haki. Este é muito mais o estilo dele (mais ofensivo e ousado ao mesmo tempo que é parceiro), é bem mais cabível do que vê-lo retendo suas forças para tentar controlá-la.

Ele é forte o suficiente para isso.

Kozaburo: “Meitos observam humanos… elas esperam procurando por um espadachim que se iguale a elas!”

Ippon-Matsu: “Diz-se que uma espada escolhe seu dono.”

Zoro: “Então você está aqui para me escolher e está me colocando à prova!”

Que cena, meus amigos! O arrepio é certo. Da mesma forma que o Chapéu de Palha chegou ao Luffy, as espadas do Zoro são a sua vontade herdada ━ do clã Shimotsuki e especialmente da Kuina. Algo que ficou bem claro depois deste capítulo também foi sobre a relação entre a Enma e o Zoro, a qual estava um pouco mal colocada (como assim o Zoro era alguém perfeito para herdar as espadas de Kozuki Oden?). Logo, a relação entre ambos faz bem mais sentido visto que está sendo construída há muito mais tempo através de Shimotsuki Kozaburo.

Este não é um conteúdo inventado por Oda. A filosofia das espadas; o caminho de um espadachim é algo que existiu e é retratado até os tempos atuais em nossa história. No Japão Feudal, na era que percorreu os anos entre 1100 e 1867, existiram homens que personificaram a honra e glorificaram a tradição. Eles eram chamados de samurais. Considerada a alma do samurai, a katana retratava a força, a coragem e a disciplina do homem que a carregava. Para além do seu sentido material, como instrumento de guerra, a espada era encarada como filosofia de vida. Em função dessas virtudes, era dito que as espadas mais poderosas escolhiam o seu portador. Elas procuravam um portador forte e honrado o bastante para empunhá-las.

As Meitos em One Piece são como a Excalibur: nas histórias do Ciclo Arturiano da Matéria da Bretanha, ela que escolheu o Rei Artur.

A Ascensão do Haki do Rei Adormecido

Apesar de não ser nenhuma novidade, é bom ser finalmente confirmado: Zoro possui o Haki do Rei. E que introdução legítima fenomenal. Com alguns membros dos Piratas das Feras indo em sua direção, ele questiona-se sobre o que fazer e logo chega à conclusão de que daria à Enma o que ela queria isto sendo a quantidade de Haki que ela precisava para causar um estrago; deixá-lo mais forte. Em seguida, os inimigos caem inconscientes no chão.

Enfim, Zoro entendeu como lidar com a Enma. Esta espada está o ajudando a pôr para fora o seu Haki do Rei adormecido ━ por exemplo, o que aconteceu no capítulo 1033 é a versão mais completa do pequeno resquício que vimos no capítulo 1010, com Zoro ferindo Kaido com Haki do Rei sem ao menos saber o que havia feito direito. O problema para King agora é que Roronoa está usufruindo do seu Haki do Rei de forma CONSCIENTE e com muito, mas muito, mais determinação. Antes não tivesse debochado dele no início do capítulo, ein?

Assim como Shanks durante o seu encontro com Barba Branca, o espírito de Zoro está mais forte do que nunca. Ele foi capaz de deixar os Piratas das Feras inconscientes enquanto expelem esta saliva espumosa apenas por sua mera presença. Se repararmos um pouco mais, podemos ver as famosas faíscas negras do Haki do Rei espalhadas pelo lugar. Este é o poder da incapacitação do Zoro.

A partir de uma visão mais técnica, Zoro está liberando o seu Haki do Rei para ser drenado diretamente para as TRÊS espadas ━ não só a Enma mas como também a Sandai Kitetsu e a Wado Ichimonji ━ enquanto as infunde com o Haki do Armamento ao mesmo tempo. Parece ser o tal do “Haki do Rei Avançado”. Por isso que vemos novamente as faíscas negras, só que em volta das lâminas. O Haki do Rei de Zoro tem tudo para ser um dos mais fortes de One Piece.

Percebi que há muitos fãs indignados com esta aparição surpreendente do Haki do Rei do Zoro, justamente pelo processo gigantesco que o Luffy teve de enfrentar para conseguir usá-lo deliberadamente. No entanto, ao meu ver, Luffy não possui uma espada sugadora de Haki. Desde muito tempo, vemos pequenos indícios de Haki do Rei dentro do Zoro, tanto na prática (a intimidação e a dominação da vontade dos outros) quanto na teoria (as qualidades de um Rei). O processo de usá-lo foi bem mais fácil para o Zoro graças à Enma, pois ela o ajudou nisso. E veja bem, não é também como se o Zoro tivesse dominado completamente esta habilidade. Ainda o veremos aprendendo e tendo certas dificuldades a manuseando. É tudo questão de paciência.

Mas vale a pena ressaltar que o que é impossível, o Zoro torna inacreditável palavras de uma fã 💚

Luffy, Zoro & Kuina

A motivação por trás das Promessas

Para encerrar este capítulo com chave de ouro, Zoro trás à tona a sua fonte de poder: a motivação por trás das promessas que fez. Ele refere-se a Luffy e à Kuina; à promessa de nunca mais perder e à promessa de se tornar o maior espadachim do mundo. É incrível como esta é, literalmente afirmando, a raiz do personagem. Esta última fala possui um peso emocional tão forte que chega a ser indescritível, além de vermos pela primeira vez o Luffy e a Kuina eclodindo juntos em um discurso de Zoro.

É um sentimento nostálgico, um resgate de personalidade e, o mais importante, é o que fará Zoro vencer esta luta ━ não é o Haki do Rei Avançado e nem a Enma, estes são apenas meios. É o que o fez levantar, após tamanho desespero e perdição nos capítulos anteriores. Zoro vê Luffy e Kuina como um porto seguro e isto é lindo; puro. Ele sempre se lembrará de um dos dois quando precisar de mais força, pois as promessas que fez a ambos são o que o motiva a continuar seguindo em frente. Esta é a filosofia do personagem.

E enquanto isso acontecer, o Zoro sempre vencerá.

Quão arrepiados vocês ficaram com o Haki do Rei do Zoro?

Ver Resultado

Enfim, chegamos ao fim. Peço desculpas por ter escrito um conteúdo tão grande, é que… é o Zoro, né ━ ele merece!

Eu e a Malu agradecemos por você ter lido até aqui, esperamos que esta análise tenha agradado a todos. Meus agradecimentos também à toda a equipe da OPEX, que torna o Haki das Rainhas um projeto possível e sempre agrega com as melhores informações. Que continuemos analisando os capítulos de One Piece semana após semana, com o mesmo esforço de sempre <3

Até a próxima, nakamas!

@namxsj


Pauta Secreta 1033 - Flashback do Zoro!!!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)