Haki da Observação

Capítulo #924

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoal! Tranquilo?

Chegamos a mais um Haki da Observação, dessa vez saindo “cedo”, já na segunda!

Esse capítulo terminou explodindo nossas cabeças, com uma possível união do Kid e do Luffy contra o Kaidou, além de uma figura misteriosa aparecendo na cela ao lado… O que será que o Artur pescou de referências nisso tudo?!

Corram para ler que esse HDO tá SUUUUUPEEEER!

MAS OPA, AVISO IMPORTANTE!

Só até amanhã!

Antes de cair de cabeça nesse HDO, gostaria que você, caro leitor, nos desse um tempinho para conhecer outro material fantástico que nós da OPEX conhecemos: O NihonGo Premium, a melhor e mais divertida forma de aprender japonês, do básico ao avançado!

Pois é, o NihonGo é um curso 100% online feito pelo Ricardo Cruz, que vocês já conhecem aqui da OPEX. Foi ele quem fez essa fantástica versão de We Are, música escolhida por VOCÊS em votação aqui no site. Além de criar essas versões fantásticas de músicas nostálgicas de animes, o Ricardo também trabalha na área de tradução de mangás (Naruto, Bleach…) e jornalismo há mais de 20 anos, além de ser membro da lendária JAM Project, a maior banda japonesa de Anime Songs! Pois é, o cara levou o Brasil pra indústria musical japonesa!

O Ricardo falou com a gente sobre a turma que tá saindo agora, com inscrições até o dia 13 desse mês, é só ATÉ AMANHÃ, e ao vermos o conteúdo do curso e a forma como ele ensina seus alunos (sempre usando mangás, animes, músicas, tokusatsus e muito da cultura pop japonesa como referência, inclusive One Piece!), nós tivemos a certeza de que devíamos falar do NihonGo Premium pra vocês, especialmente para os leitores do HDO.

Quem tá aqui, lendo uma bíblia toda semana sobre o capítulo de One Piece, tem muito interesse na cultura japonesa e nas referências que o Oda deixa, né? E, bem, não tem melhor forma de aprender sobre o Japão do que estudando sua língua, tanto para absorver a cultura daquele país maravilhoso quanto para poder, cada vez mais, consumir conteúdo direto da fonte, da forma mais fiel possível.

Que tal dar uma chance pro NihonGo Premium? É a melhor e mais divertida forma de aprender japonês, a gente garante!


 

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: PripaMr. Caio e Brazilian Cara
Diagramação: Baruch e Mr. Caio

Créditos: The Library of Ohara


Começando do começo, temos o título do capítulo: “Ha”. Como você deve se lembrar, este arco começou tal qual uma peça kabuki, com uma mulher tocando o shamisen enquanto as cortinas do teatro kabuki se abriam para revelar Wano. A maior parte dessas peças são divididas em cinco atos: jo, ha, ha, ha e kyu. Tal separação é conhecida como o conceito de jo-ha-kyu (序破急), o qual é aplicado outras artes além do kabuki. O jo é uma lenta introdução que nos apresenta os personagens e o contexto da peça, enquanto os três has são o desenrolar da história, acontecendo em sequência, tendo o kyu como uma breve conclusão. Neste caso, os últimos capítulos que lemos são o jo do arco de Wano.

Este capítulo se chamar “Ha” pode ser a maneira do Oda de dizer que as coisas estão se acelerando, que estamos chegando na parte mais importante do arco, já que os próximos devem ser os três ha. É possível que, por conta disso, Wano tenha cinco arcos, sendo que, mesmo eles obviamente não tendo a mesma quantia de capítulos, se os colocássemos juntos, teríamos 75 capítulos de duração (que é o motivo de eu não achar que os arcos serão igualmente longos, já que seria menor do que o arco de WCI). Além disso, neste caso, também é um trocadilho que ocorre no capítulo. Franky, Robin e Usopp dizem “Ha?!” em uníssono ao reagirem à derrota de Luffy.

No pedido de capa de hoje, temos o Sentoumaru cortando madeira para um casal de ursos idosos. Que generoso de sua parte! A razão desta escolha pode ter sido o fato de a inspiração por trás de Sentoumaru ser o Kintaro, um herói da cultura japonesa que mencionei alguns capítulos atrás. Kintaro era comumente representado com um masakari, um grande machado, o qual foi transferido para o design do Sentoumaru. No entanto, neste caso, ele é grande demais para cortar os pequenos troncos, o que faz Sentoumaru usar dois machados menores para acertar a madeira em rápida sucessão.

Os subordinados de Kaidou se referem a sua arma como um kanabou (金棒), antiga arma japonesa usada por samurais, a qual também foi associada, em seu folclore, com a arma padrão dos onis, nos quais Kaidou foi fortemente inspirado, não sendo, portanto, uma escolha surpreendente.

Espera… Quê?!! QUÊ?!!! Nós vamos simplesmente entregar a origem do kairouseki assim, sem mais nem menos? Depois de tantos capítulos da história?!

Bom… Como um breve prefácio, o kairouseki (海楼石), ou pedra marinha (seastone, em inglês), é um minério feito de água do mar condensada, o qual tem o mesmo efeito dela quando em contato com usuários de akuma no mi. Assim sendo, expõe-se que o kairouseki é água que foi misturada com um composto conhecido como Pyrobloin, um elemento encontrado em explosões magmáticas. Quando este entra em contato com a água, cria a substância conhecida como kairouseki, supostamente tão dura quanto diamante.

Dito isso, da maneira como é descrito aqui, acho que o kairouseki poderia ser desenvolvido em qualquer lugar do mundo (a menos que seja criado a partir de um vulcão específico em Wano, o que eu acharia estranho), mas somente em Wano foi feito propriamente. Isso significa que, assim como o Japão, Wano é uma região com um número alto de formações vulcânicas. Considerando que, em sua maioria, são os membros da Marinha que usam itens de kairouseki (com a exceção de alguns criminosos que os adquiriram por meio ilícitos), é possível que eles tenham alguns artesãos de Wano sob sua proteção. Isto também não é nada de novo, sendo que já sabíamos que os membros do clã Kouzuki foram os pedreiros criadores dos Poneglyphs. Deste modo, existem diversas especulações, há um certo tempo, sobre como os Poneglyphs podem ser feitos de kairouseki, já que são quase indestrutíveis, o que foi questionado quando personagens interagiram com eles sem se sentirem enfraquecidos.

Mesmo depois de tomar a maior surra, a força de vontade do Luffy permanece forte e encara o Kaidou. Isto mostra o quão poderoso é seu haki, ainda ativo mesmo após ser atingido diretamente por um yonkou.

Shutenmaru revela casualmente que o Oden tinha o Haki do Rei, o que não é um choque tão grande considerando o quão forte diziam que ele era. Neste caso, no entanto, o Shutenmaru se refere a ele como um “jutsu” que o Oden tinha, uma vez que Wano não deve estar familiarizada com o conceito de Haki, devido ao seu isolamento do mundo exterior.

O Kaidou também menciona sem cerimônia que o Kid possui o Haki do Rei, algo que, novamente, não é chocante. Ele então diz que “não precisamos de tantos conquistadores”, embora não esteja claro se ele se referia ao próprio bando ou como um todo. É possível ou não que o Jack, Queen e King tenham todos o Haki do Rei, já que não houve menção do Cracker e da Smoothie o possuírem.

A esta altura, depois de tudo o que ele fez, parece mesmo que o Hawkins está do lado do Kaidou. Da forma como ele colocou a vida dos Chapéus de Palha em risco direto e permitiu que capturassem o Luffy, é improvável que ele se torne um aliado, pelo menos no momento.

É revelado o nome de um personagem secundário, um cidadão de Okobore chamado Gorobei.

O Kin’emon está usando um hokkamuri, um pano tradicionalmente associado a ladrões na cultura japonesa e um disfarce típico. De certa forma, isso pode ser comparado à máscara preta que ladrões estereotipados na cultura ocidental usam sobre os olhos, para esconder suas identidades. Isso segue o tema do Kin’emon, inspirado na Kitsune.

Surpreendendo ninguém, é revelado que Shutenmaru é Ashura Douji. Mais nada a declarar.

Temos outra boa visão da montanha, mostrando a trilha que leva ao castelo e também um pequeno vale de bonsais encontrado além do portão. Isso teria alguma relação com a fazenda paraíso, ou é apenas um detalhe no meio?

A última vez que vimos a O-Kiku, ela estava descendo a montanha com o Kin’emon, mas ela voltou para ver como estava a situação dos outros – percebido pelo alívio dela ao ver que estavam bem depois daquela rajada.

Enquanto o buraco feito pela Shinobu foi ficando mais fundo, o Chopper entrou no Guard Point para deixar todos subirem nele.

Então, a Shinobu (Shino-chan para a O-Kiku) tem o poder da Juku Juku no Mi, um fruto Paramecia que permite a ela “amadurecer”, ou avançar o tempo, de qualquer coisa com a qual entre em contato. Graças a isso, ela fez o chão afundar tão rápido que o grupo pôde escapar da rajada, essencialmente fazendo ele “amadurecer” até perder toda a consistência.

Neste caso, “juku” vem de “jukutsu” (熟す), “amadurecimento” em japonês.

Chocando ninguém (fora o Caras, que traduziu essa parte), a O-Tama sobreviveu por um fio, e teve a sorte de ser encontrada pelo Inuarashi. Esse quadro também dá uma boa perspectiva do tamanho dele; em cenas anteriores, foi mostrado que ele tem pelo menos 4 ou 5 metros de altura.

Parece que, como parte do seu isolacionismo, Wano possui a sua própria imprensa, com toda a informação manipulada pela propaganda do governo (assim como na escola vista capítulos atrás).

Essa cara da Robin, além de histérica, tem um significado mais profundo. O Oda já havia mencionado que o tempo que ela foi passando com os Chapéus de Palha teve o efeito de torna-la mais expressiva. Contrariamente ao seu passado, a Robin não esconde mais o que sente, mostrando tudo claramente pelo rosto.

O sapo na cabeça do Usopp notou o artigo no jornal junto com ele.

Também dá para ver um sujeito atrás dele, tentando pegar um jornal.

Sem qualquer preocupação, o Zoro pegou uma carona de barco de volta para a Capital das Flores, perdendo totalmente a ação e essencialmente voltando para o lugar onde começou no arco. Ele aparece aqui reclamando que a comida dele está ardendo, já que ele está comendo um sushi com wasabi, um tempero infame por ser tão picante.

Finalmente, estamos vendo de perto as fábricas nas colinas! Elas foram construídas diretamente nas montanhas, provavelmente com blocos tirados das mesmas, já que vemos grandes partes lapidadas manualmente. As edificações são velhas e decadentes, já que o bando do Kaidou não deu muita consideração às condições de habitação dos trabalhadores. Também vemos que as diferentes colinas estão ligadas por pontes.

Como esses lugares são essencialmente campos de concentração, faz sentido eles serem construídos em locais tão altos, assim garantindo que só seja possível sair através de vias oficiais.

Essas instalações estão construídas em uma região de Wano chamada Udon, referência óbvia ao prato japonês com o mesmo nome.

Mas o detalhe mais importante é o fato de que um dia inteiro passou. E estava na hora! Todos os eventos do arco até o momento ocorreram no mesmo dia, que também foi o primeiro dia do Conselho Mundial. Isso significa que a Reverie está no seu segundo dia.

Temos uma rápida visão do trabalho no interior da fábrica, aonde máquinas são usadas para produzir as armas que o Kaidou vende no submundo (um negócio que era principalmente controlado pelo Doflamingo). Com Wano tendo um histórico de maçonaria, eu não ficaria surpreso se o Ferro Sakê fosse oriundo de Wano.

Um homem montado em um cavalo (que está usando óculos) chega, trazendo o Luffy preso ao cavalo. Atrás deles há dois homens, um deles carregando uma bandeira escrito “ルフィ 太郎” (Luffytaro)

Um dos homens do Kaidou diz que imaginavam que o Luffy seria do tamanho de um dos Astros Principais, ou de uma Calamidade. Isso significa que, além do Jack ser alto como é, talvez a Queen e o King também sejam monstruosamente altos.

Então, vamos falar do homem da cela. Sendo claro, esse NÃO É o Kid, é uma pessoa completamente diferente. É alguém que ainda não conhecemos, sendo que os capangas foram instruídos a darem para ele apenas peixes envenenados e sem espinhas. Agora, a parte das espinhas pode ser explicada pela forma como ele atingiu um capanga ao cuspir uma espinha nele, mas e a parte do peixe envenenado? Quem diabos seria esse cara? Seria ele o Kawamatsu ou o Denjirou? Ou talvez um novo personagem? Ou o Moriah?!

A silhueta do misterioso homem.

Vemos mais um gifter. Esse tem chifres ridiculamente grandes, quase como um besouro.

Com a forma como o Luffy está posicionado aqui, parece que eles estão em celas adjacentes, não na mesma.

O Kid é visto com ferimentos em todo o seu corpo. Duvido muito que sejam as mesmas de quando o Kaidou deu um coro nele, já que essas parecem recentes. Isso significa que ele provavelmente sofre tortura com frequência, se recusando a jurar lealdade ao Kaidou.

Deveria ser notado, porém, que essa é uma cela diferente daquela em que vimos o Kid lá no capítulo #824. Aquela parecia estar em Onigashima, então é provável que ele tenha sido transferido para cá depois do Kaidou ter conversado com ele lá em Onigashima.

E no fechar das cortinas, tanto o Luffy quanto o Kid percebem quem está na cela ao lado, dizendo “ah, você é o…”

Antes de terminarmos, eu gostaria de mencionar algo: Nesse painel que vimos o Kid, nós não vemos seu enorme braço robótico. Será que amputaram ele, diminuindo assim sua chance de fuga? Ou será que está apenas escondido pela capa?

E enquanto a dama toca o Shamisen, as cortinas se fecham para o primeiro ato de Wano! Se for como uma peça Kabuki, como eu disse antes, então talvez tenhamos outros quatro atos. Será que isso significa que… Sabe… Temos uma chance de ver o Reverie de novo? Por favoooor?

E com isso, terminamos aqui o Haki da Observação da semana!


Quem é o personagem misterioso na cela ao lado?

Ver Resultado

Chega de HDO e fiquem com esse gif do Luffy Shishio. Eu vi o que cê fez aí hein Oda, tenta disfarçar não, safado…

Como sempre, aquele agradecimento de coração ao querido Artur, que disponibiliza esse conteúdo toda semana para nós, fãs de One Piece, podermos nos deliciar com as referências escondidas deixadas pelo Oda.

Dito isso, vamos à enquete da semana, que não poderia ser diferente. Afinal, quem é o carinha da cela ao lado?!

Olhando os comentários da fanbase, tanto brasileira quanto gringa, esse cara definitivamente foi o centro das atenções nesse capítulo. Tem gente dizendo que é o Arlong, já que falaram que ele parece um tubarão, tem gente falando que ele é o Crocodile, afinal ele seria um crocodilo também, tem gente falando que é só um personagem novo, tem gente falando que é o Moriah… Olha, a lista é infinita e a galera tá chutando até o que não devia.

Como eu sempre tomo o lado do pessoal que diz que o Moriah morreu e prefiro o Arlong onde está (no esquecimento), minha aposta aqui é que conheceremos um novo Bainha Vermelha e, tirando isso do bolso sem qualquer base nenhuma, ainda aposto que é o Kawamatsu. E digo mais, o cara tá preso lá, sem deixar seu espírito se quebrar, há pelo menos 10 anos. Dos bainhas vermelhas, esse cara será o principal e o que mais contribuirá pra derrota do Kaidou. Ele vai ser equivalente em poder ao Zoro com 35%.

“Mas Caio, de onde tu tá tirando isso?” Eu sei lá, tô só chutando porque é de graça, e porque vai ser divertido descobrir, daqui a duas semanas, que eu errei completamente!

Ah, e antes de ir e deixar vocês comentando aí embaixo sobre essa figura misteriosa, até porque eu tô louco pra saber o que vocês acham, só queria agradecer a todo mundo que comentou nos últimos HDOs! Foi uma semana puxada com TRÊS publicações em TRÊS dias seguidos, mas valeu muito a pena e o feedback de vocês nos encheu de força pra seguir com o HDO, firme e forte!

Dito isso, abração pra vocês e continuem comentando porque tá todo mundo da staff ansioso pra ver o que vocês acham!

Falou e até o próximo HDO!

P.S. Sério gente, deem uma olhada no curso de japonês que a OPEX está divulgando. O trabalho do Ricardo Cruz e da equipe do NihonGo Premium é fantástico! Vale a pena e é só até amanhã. Corram lá e deem uma olhada!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)