Haki da Observação

Capítulo #923

Por COMENTÁRIOS

FINALMENTE! O terceiro HDO da semana tá aí! Ah, que cansaço…

Mas então, chegamos no tão falado capítulo #923! R.I.P. Luffy, R.I.P. One Piece e até o Two Piece, pessoal!

Mas falando sério, tem muita informação nesse capítulo, com um golpe novo do Kaidou carregado de referências, e tudo foi pego pelo nosso querido Artur, que nunca fraqueja no Haki!

Dito isso, vamos direto para o Haki da Obser

OPA, CALMA AÍ! AVISO IMPORTANTE!

Antes de cair de cabeça nesse HDO, gostaria que você, caro leitor, nos desse um tempinho para conhecer outro material fantástico que nós da OPEX conhecemos: O NihonGo Premium, a melhor e mais divertida forma de aprender japonês, do básico ao avançado!

Pois é, o NihonGo é um curso 100% online feito pelo Ricardo Cruz, que vocês já conhecem aqui da OPEX. Foi ele quem fez essa fantástica versão de We Are, música escolhida por VOCÊS em votação aqui no site. Além de criar essas versões fantásticas de músicas nostálgicas de animes, o Ricardo também trabalha na área de tradução de mangás (Naruto, Bleach…) e jornalismo há mais de 20 anos, além de ser membro da lendária JAM Project, a maior banda japonesa de Anime Songs! Pois é, o cara levou o Brasil pra indústria musical japonesa!

O Ricardo falou com a gente sobre a turma que tá saindo agora, com inscrições até o dia 13 desse mês, só mais uma semaninha, e ao vermos o conteúdo do curso e a forma como ele ensina seus alunos (sempre usando mangás, animes, músicas, tokusatsus e muito da cultura pop japonesa como referência, inclusive One Piece!), nós tivemos a certeza de que devíamos falar do NihonGo Premium pra vocês, especialmente para os leitores do HDO.

Quem tá aqui, lendo uma bíblia toda semana sobre o capítulo de One Piece, tem muito interesse na cultura japonesa e nas referências que o Oda deixa, né? E, bem, não tem melhor forma de aprender sobre o Japão do que estudando sua língua, tanto para absorver a cultura daquele país maravilhoso quanto para poder, cada vez mais, consumir conteúdo direto da fonte, da forma mais fiel possível.

Que tal dar uma chance pro NihonGo Premium? É a melhor e mais divertida forma de aprender japonês, a gente garante!

Vou deixar um vídeo aqui do Ricardo falando mais do curso e de como ele nasceu, vejam aí!

https://youtu.be/gokYviI22K8


E então, AGORA SIM, direto para o Haki da Observação do capítulo #923!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Pripa e Mr. Caio
Diagramação: Baruch e Mr. Caio

Créditos: The Library of Ohara


O pedido de capa dessa semana se passa durante a infância do Luffy lá no Monte Colubo, com o Ace e o Sabo, enquanto competem em uma batalha de besouros. Isso é algo bem comum no Japão, com as crianças pegando besouros no mato e colocando-os para “lutar um com o outro” (embora pareça mais que eles estão se empurrando, como no sumô). Cada um na imagem tem um besouro diferente. Sabo tem um besouro Hercules, o Ace tem um Atlas e o Luffy tem um Miyama (o que é estranho, pois foi uma escolha diferente do pedido original). Luffy está comemorando que seu besouro está vencendo, enquanto os besouros do Sabo e do Ace estão caindo do ringue, enquanto os dois chutam e beliscam o Luffy pra compensar.

Na camisa do Ace temos o Kanji “王者“, que significa “campeão“, o que nesse contexto indica que ele seria o campeão das lutas de besouros. Na camisa do Luffy temos “warenai“, que nesse contexto quer dizer que ele irá superar algo, derrubar algo.

Uma luta de besouros real. Curioso, né?

O soco do Luffy manda o Kaidou direto pro chão, mostrando novamente algumas gotas de sangue. Além disso, o tamanho do Luffy aqui também nos dá uma nova ideia quanto ao tamanho do próprio Kaidou.

Entre os Piratas Feras que vemos aqui, alguns deles estão com chifres, o que significa que ao menos alguns deles são Gifters.

Enquanto o Kaidou colapsa no chão, dá pra ver alguns dos subordinados fugindo. O mais interessante é o ninja, que faz um jutsu pra conseguir fugir.

Como alguns de nós imaginávamos, o Borobreath funciona mais ou menos como um raio laser e não como uma bola de fogo tradicional, já que o buraco que deixou na vegetação é precisamente redondo.

Pera aí, um dos homens do Shutenmaru está montado em um shiba gigante?! Sim, ele está sim! O Shiba Inu é uma das raças de cachorros japoneses mais tradicional (embora agora já estejam espalhados pelo mundo). Similar a outras criaturas de Wano, aparentemente temos versões gigantes de shibas também!

Infelizmente, logo antes de chegar na floresta de bamboo, ela teve o azar de encontrar o Kaidou. Embora o encontro da Speed faça bastante sentido na história, me pergunto porque ela não tentou levar a O-Tama até o destino com o resto de suas forças em vez de apenas voltar correndo para Bakura, mesmo que fosse para contar ao Luffy.

Ah não, a O-Tama está morta! Sim, sim, com a forma como foi mostrado, não é surpresa imaginar que veremos ela viva mais pra frente (o Oda evita matar crianças, como fez com a Sugar por exemplo), mas é inegável que a forma como o Oda desenhou esses painéis deixa espaço para imaginarmos uma cena terrível.

Os subordinados do Kaidou começam a cercar o Luffy, mas com a forma com que ele está agindo eles ficam receosos se devem chegar perto ou não.

No instante que o Kadou começa levantar a cabeça, os subordinados já saem em desespero enquanto o Luffy se mantém impassível.

Ainda assim, eles não foram capazes de fugir do ataque, sendo obliterados completamente.

Essa cena é um acontecimento bem marcante! Com ela, o Luffy já declarou para todos os quatro Yonkous originais que ele é o homem que se tornará o Rei dos Piratas!

Enquanto o Kaidou explode tudo com seu raio laser, o Luffy pode ser visto desviando no cantinho do painel, como indicado pelo balão de desvio e pelas linhas de movimento.

Sendo atirado em uma linha reta, o ataque do Kaidou deixa os prédios a sua frente completamente destruídos.

Enquanto pulava, o Luffy levou a Speed junto com ele. Por estar fraca, é provável que o ataque do Kaidou seria fatal. Já que ela ajudou a O-Tama, ele decidiu salvar a vida dela.

Vemos mais um gifter, esse com asas nas costas, o que significa que ele tem algum tipo de fruta de pássaro ou coisa assim.

Bem, com o Luffy acertando o Kaidou desse jeito e mostrando novamente gotas de sangue como antes, eu acho justo assumir que esta é a forma mais fraca do Kaidou. Similar a como o Jack parece mais fraco na sua forma mamute, já que ele é grande e pesado demais para ser realmente útil numa luta, parece que essa lógica se aplica também à forma dragão do Kaidou.

Na versão original, é dito que o Kaidou “retornou à sua forma humana” (人型に戻つ た), com “戻” significando “retornar”. Isso deixa meio implícito que sua forma original é a humana. Dito isso, como a fala vem de um mero subordinado, isso não necessariamente descarta as teorias do Kaidou ser originalmente um dragão. Teremos que esperar pra ver.

O Kong Organ do Luffy não causa muito problema ao Kaidou, o que não é lá muito surpreendente, já que quase não teve efeito nos soldados biscoito do Cracker.

Mas hey, estamos ignorando a parte mais fundamental disso tudo! Podemos, finalmente, calcular o real tamanho do Kaidou! Finalmente!

Bem, é mais fácil dizer do que fazer, já que não temos um painel perfeito para comparar perfeitamente o tamanho dele com o de alguém já conhecido, mas podemos ao menos estimar.

Na forma Boundman, o Luffy tem aproximadamente 2 metros de altura. Comparando então com o Kaidou, isso o deixaria pelo menos com a altura do Katakuri, talvez até um pouco mais. Quando ele apareceu pela primeira vez eu calculei que o Kaidou teria mais ou menos uns 6 metros de altura, o que aparentemente bate com o que temos aqui.

Outra grande revelação são… As pernas de Kaidou! Pois é, ainda não tínhamos visto suas pernas no mangá, com muitos especulando o quão grande elas poderiam ser. Dito isso, o mistério já havia sido relevado há muito tempo, uma vez que o anime trouxe uma renderização mostrando que… É, o Kaidou definitivamente pulou o dia de malhar as pernas.

(Renderização oficial da equipe do anime)

Falando nisso, vemos que o Luffy só acionou o Gear Fourth na parte superior de seu corpo, já que suas pernas se mantêm normais, o que mostra que isto não é um Boundman completo. No entanto, vemos as pernas com haki posteriormente no capítulo, então, é possível que só tenha sido um erro do Oda.

Aliás, mesmo que vejamos algumas marcas negras, parece que o Kaidou está tomando todos os golpes sem usar o haki de armamento, como esperado de seu corpo incrivelmente rígido, semelhante ao da Big Mom.

Dentre os subordinados que estão assistindo, há um com design deveras interessante, com metade da sua cara pintada de preto. Poderia esse ser um dos subordinados da Speed?

Antes do Luffy ser atingido, ele parece ter uma reação ao golpe. Sendo assim, talvez seja apenas uma reação ao Kaidou preparando seu ataque, mas também é possível ser uma visão do futuro, com Luffy percebendo como está prestes a ser derrotado. Contudo, é difícil de dizer, então deixarei vocês decidirem!

Bom, tá aí.

One Piece acabou, galera, obrigado pelo seu apoio durante todos esses anos!

Falando sério agora, tem muita coisa pra se comentar aqui. Primeiro, o ataque: É escrito como “雷鳴八卦” (“Raimei Hakke”). Os dois primeiros kanji, 雷鳴, significam trovão ou, mais especificamente, um único e potente trovão. Os outros dois kanji, 八卦, se referem aos oito símbolos divinos do Taoísmo, os quais representam os fundamentos da realidade. Também são conhecidos como os oito trigramas. Assim como imaginei que seria, os ataques do Kaidou vêm de elementos divinos das culturas orientais, um tanto adequado para um ser com um poder tão grande que pode ser considerado divino.

Segundo, o efeito causado no Luffy. Kaidou acerta um poderoso ataque em seu peito, fazendo-o cair imediatamente. Tal golpe o força a desativar o Gear Fourth, já que não consegue mantê-lo, e voltar ao normal. É uma situação bem similar à quando ele enfrentou a Big Mom e se sentiu enfraquecido.

Se vale de algo, graficamente, a cena lembra muito quando o Luffy recebeu o golpe final do Katakuri, já que assim que teve seu Gear Fourth interrompido à força, ele desmaiou da mesma maneira, recuperando-se após dez minutos.

Luffy após enfrentar a Big Mom.

Luffy após ser atingido pelo Kata.

Como já mencionei, esta cena é assustadoramente semelhante à derrota do Luffy pelas mãos do Crocodile. Durante a luta, nenhum dos golpes do Luffy surtiam efeito nele que, quando resolveu levar a sério, empalou-o de modo terrível, como se não fosse nada.

Em um arco como Wano, uma cena dessas é de extrema importância. É necessário colocar o Kaidou como essa muralha gigantesca e intransponível, de modo que o Luffy precisará realmente se esforçar para ultrapassá-lo. Mesmo com toda a força que adquiriu, ele ainda está longe de ser capaz de enfrentar o Kaidou de igual para igual e, mais importante de tudo, eu espero que aprenda uma lição com isso, usando essa experiência para planejar as coisas com mais cuidado na próxima vez. É, acho que esse arco vai durar um bom tempo…

Mas, espera… Talvez exista outra razão para a derrota do Luffy… É claro, como pude ser tão cego? O palito de dango!!!


Como o Luffy irá superar o Kaidou?

Ver Resultado

É isso pessoas!

Obrigado a quem leu o HDO até aqui e, especialmente, pra quem comentou os dois HDOs anteriores lançados essa semana, pois sei que eram de mangás passados e ainda assim teve quem leu e comentou com carinho. Vocês são demais!

E claro, a enquete da semana! Afinal, como diabos o Luffy vai sair dessa? Ou melhor, como ele vai conseguir poder suficiente para derrotar essa muralha gigantesca que é o Kaidou?

Ao que tudo indica, o Kaidou vai ser o pior e mais forte adversário que o Luffy já enfrentou, o que leva uma parcela gigantesca da fanbase a acreditar que o Luffy precisará mostrar uma evolução incrível nos próximos capítulos antes de irmos para a luta final da saga, ou então não temos qualquer possibilidade do Chapéu de Palha derrotar a criatura mais forte do mundo. A questão aqui é como isso irá acontecer.

Alguns especulam que o Luffy mostrará o tão esperado Gear Fifth, enquanto outros apostam num despertar da Gomu Gomu. Temos ainda, claro, a opção “ruim” de vermos apenas um grande exemplo de protagonismo, com o Luffy tirando força do nada e derrotando o Kaidou no Gear Fourth comum mesmo (que até aqui mal arranhou o bêbado Kaidou).

Eu acredito que, como temos duas semanas antes do período marcado para a operação em Onigashima, provavelmente teremos alguns dias de intenso treinamento do Luffy, que agora está de orgulho ferido por ter sido derrotado tão facilmente. O resultado disso, bem… Não sei, aí é com o Oda, mas não descarto vermos um Gear Fifth, ou ao menos uma nova forma do Gear Fourth, com o Luffy explorando uma possível fraqueza do Kaidou, já que ele pode ter observado algo nessa luta inicial.

E vocês, que acham que vai acontecer daqui pra frente? Gear Fifth, Gear Fourth melhorado, despertar ou apenas protagonismo?
Deixem suas opiniões nos comentários, vamos conversando!

E é isso, semana que vem estamos de volta!

Abração, pessoal!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)