Haki da Observação

Capítulo #920

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoal! Tranquilo?

Essa semana tem mangá, então, como já virou tradição aqui na OPEX, temos também o HDO servindo de esquenta!

Deixo aqui também o agradecimento de sempre ao Artur, que novamente nos presenteou com esse material riquíssimo, e agradeço também você, leitor, que está sempre conosco nessa! Vocês são demais. <3

E sem enrolações, corram pra ler que o dessa semana tá um pouquinho maior que o normal!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch e Mr. Caio

Créditos: The Library of Ohara


Depois daquela enorme história de capa, finalmente voltamos para as capas que nascem de pedidos de fãs! Normalmente são cerca de 20 a 25 capas desse estilo (30 no máximo), então espere uma nova história de capa depois de mais ou menos esse número de capítulos.

Enfim, o pedido de capa dessa semana é bem direto, mas também muito bem humorado. Parece que o Zoro e o Sanji caíram no sono um ao lado do outro, tendo lutado antes ou tendo se batido durante o sono, já que ambos parecem ter machucados no rosto. Ambos levantam as mãos em vitória, sonhando com a possibilidade de ganhar do outro. Do lado do Sanji, seu sonho é ver o Zoro atirado no chão com sua espada em pedaços, com a Nami o parabenizando pela vitória. Do lado do Zoro, ele imagina que enfiou o Sanji de cara no chão do Sunny enquanto o Chopper parabeniza ele.

Temos uma visão melhor dos restos do Castelo Oden, sendo mais a base de rocha e algumas partes cobertas por árvores. Abaixo dá pra ver uma porta, que era usada pra acessar o interior da plataforma de rocha e para subir para o castelo.

Finalmente temos uma visão do próprio Oden! Ele parece um homem de meia-idade vestindo um kimono, mas o detalhe mais importante aqui é seu chapéu, parecendo muito aqueles tradicionais de mestres cuca (ou talvez esse “chapéu” seja apenas uma extensão do seu cabelo). Com um clássico bigode italiano, me pergunto se o Oda não estaria tentando dar a ele um ar meio de chefe de cozinha, já que a comida e o combate a fome parece ter sido um tema importante durante sua vida.

Aliás, sua espada parece ter um guarda-mão no formato de flor.

GASTRONOMIA: ODEN

Então, acho que já posso falar o que é um “oden” realmente. Oden (おでん) é um prato japonês que consiste em vários ingredientes, cozidos, postos dentro de uma tigela. Tem ovos, daikon (cenoura branca), peixe empanado, tudo cozido em um tipo de caldo chamado Dashi. Claro que há muitas variações, com uma vasta variedade de ingredientes que vai desde o mais simplista e barato até algumas receitas específicas feitas apenas com ingredientes cuidadosamente selecionados de alta qualidade e custo. Oden pode quase que ser um tipo próprio de culinária, já que há inúmeras formas de preparo e muitos restaurantes especializados em Oden lá no Japão.

Durante o flashback da execução dele, lá no capítulo #818, o Orochi pergunta qual o sentido de um oden, senão ser fervido. Isso é porque o Oden foi cozinhado vivo, em referência à natureza de seu nome.

GASTRONOMIA: SUKIYAKI

Sukiyaki (鋤焼) é, sem surpresa, mais um prato tradicional da culinária japonesa. É feito de carne fatiada, com vegetais cozidos e vários outros ingredientes, servido em um pote com caldo igual ao oden (não me surpreende serem pai e filho!). É comum deixar ele fervendo lentamente na mesa em que será consumido, algo que é bem padrão no Japão mas raro em outras partes do mundo. Sukiyaki também é bem comum durante as Bonenkai, que são festividades realizadas no período próximo ao fim do ano.

Kin’emon diz que o Oden normalmente se mete em brigas violentas, o que pode parecer meio estranho pra um personagem dito como benevolente. Mas se lembrar bem do que o Kanjurou falou lá atrás, em Zou, o Oden na verdade sempre foi meio rebelde, indo sempre contra as regras e fazendo o que acreditava ser o certo, similar ao Luffy de certa forma.

Aliás, em uma nota menos importante, o Kin’emon menciona a Capital das Flores lá atrás, o que significa que ela era parte de Wano mesmo antes do Orochi tomar o poder.

Essa situação, embora obviamente exagerada, não é lá muito diferente de como o Japão era. Veja bem, depois de vários conflitos enormes terminarem no Japão, o país entrou em uma grande era de paz. Isso significa que muitos samurais viraram Ronins, e muitos se tornaram ladrões por não terem nenhum trabalho para fazer. Dito isso, eram casos mais isolados e não essa enorme cena de luta que vemos nesse capítulo.

O Oden lutou com alguém chamado de Ashura Douji, o mais poderoso dos brutamontes de Wano. Na cultura japonesa (e cuidado para não confundir com o Ashura muçulmano), Ashura (阿修羅) são criaturas com seis braços e três cabeças, semi-deuses de personalidades malignas que só buscam a destruição. Talvez você já conheça isso devido ao ataque de Kyutouryuu do Zoro. Já o “Douji“, significa literalmente “cria do demônio” e é encontrado no nome de vários demônios como o Ibaraki-Douji. Ou seja, os dois nomes do Ashura Douji indicam alguém de comportamento violento, semelhante ao de um demônio.

Oden transformou os ladrões em trabalhadores; dá até pra ver os mesmos personagens aparecendo nos dois quadros, como o cara grandão ali.

E ei! É a primeira vez que vemos o Castelo Oden erguido!

Para a surpresa de absolutamente ninguém, o Zoro se perdeu e foi para muito longe do grupo, mas, como sempre, ele culpa os outros e não a si mesmo, embora o Komacchiyo esteja com o resto do pessoal lá no castelo. Ele guarda a espada, já que ele acaba de matar o tigre que tentava atacá-lo.

E, cara, eu só posso dizer… Wow. Pode ser um painel pequeno, mas os locais em Wano são lindos, mesmo em um ambiente acabado por fábricas como esse aqui. Pode ser coisa minha, mas esse rio cortando pela lateral, a ponte tradicional e aquela estrutura de torre rochosa, é simplesmente incrível.

O Zoro vê um cais e decide abordar um barco. Sério, pra onde diabos ele vai? A próxima vez que veremos ele, ele vai ter casualmente caminhado até Onigashima e casualmente encontrará o Kaidou pelas ruas.

O Inuarashi está aqui! Como pensado, já que o Momo está aqui, então o cachorro tinha que estar por perto. Ele provavelmente, errr… “Estacionou” a Zunisha em algum lugar próximo, já que ele é visto com apenas cinco de seus homens, sendo três deles os três mosqueteiros. Ele está vestindo a mesma roupa que apareceu lá em Zou, embora dessa vez esteja também com um amigasa. Outra coisa, é bom saber que suas feridas estão finalmente curadas!

Mais uma vez nós vemos a montanha alta ao fundo. Esse painel parece indicar que ela pode estar bem próxima do mar, embora possa ser apenas a perspectiva nos enganando.

Sanji está chocado com o Kin’emon falando sobre o relacionamento do Oden com o Roger e o Barba Branca, já que ele era o único que não estava lá quando, em Zou, o Inuarashi e o Nekomamushi falaram do passado do Oden, pois ele já estava a caminho de Whole Cake. Sendo assim, é legal ver que o Oda manteve a consistência botando esse tipo de detalhe.

Enquanto o Kin’emon conta sua história, Law fica de fora com o Shachi, Penguin, Bepo e Komacchiyo, já que ele já ouviu essa história em detalhes antes, assim como o Zoro.

No início nós assumimos que o Oden morreu no incêndio do castelo, já que o Kin’emon disse que ele teria “dado sua vida para salvar a dos seus subordinados”, mas acho que pelo jeito ele só falou isso de forma figurativa.

Quase todo mundo na sala, tirando o Luffy e o Sanji, chora ao ouvir a história. Até mesmo alguém como a Nami, que é mais difícil de se emocionar que o Chopper ou o Brook.

Certo, esse pedaço de informação é bem importante, já que envolve a linha de tempo. Primeiramente, assumimos que o Inuarashi e o Nekomamushi retornaram para Zou antes do Oden chegar a Laftel, já que eles disseram que não puderam acompanhá-lo na sua jornada pela ilha. Pensei inicialmente que isso se daria pelo retorno à Zou e suas birras, mas não está claro que é esse o caso. Basicamente, o que essa fala diz é que por outro motivo qualquer o Nekomamushi e o Inuarashi não puderam acompanhá-lo em Laftel, mas que eles se juntaram a ele novamente depois de seu retorno à Wano. Foi apenas depois da morte do Oden que a rixa dos dois se iniciou, provavelmente pela morte de seu mestre, um culpando o outro (lembre-se da fala do Momo lá em Zou, que dizia que os dois estavam brigando por conta de seu pai). Sendo assim, eles devem ter escapado por pouco e chegado à Zou, mais ou menos 20 anos atrás.

Isso também significa que o Momonosuke nasceu há 28 anos, em 1496.

Como uma informação extra, a Carrot diz que quando o Inuarashi e o Nekomamushi retornaram ela nem tinha nascido ainda, o que significa que nossa coelhinha querida deve ter menos de 19 anos, mais ou menos o que esperávamos mesmo.

Opa, opa! Tem muita informação pra ser tirada desse painel, então vamos com calma, uma por uma:

Primeiramente, temos uma visão melhor do castelo: a construção central não é tão larga (mas cuidado para não ser enganado, a perspectiva faz tudo parecer menor), com muitas plataformas tendo escadas que levam ao castelo, tudo decorado por um belo jardim.

Agora, o Kaidou! Dá pra ver que ele, na real, tá parecendo mais novo mesmo: Seu bigode é menor e ele não tem nenhuma barba. Ele já tinha sua tatuagem, mas curiosamente a cicatriz no seu lado direito sumiu completamente, o que significa que ele ainda não a tinha. No flashback do Momo lá em Zou nós vimos o Kaidou com uma barba, mas talvez isso tenha sido só um errinho do Oda, pois ele provavelmente ainda não tinha pensado na mudança de design.

E então… Meu deus… Seriam essas… AS TRÊS CALAMIDADES?! Sim, parece que realmente essas sombras podem ser o Jack,Queen e o King!

Começando da esquerda, o primeiro parece ser claramente o Jack. O tamanho dos chifres, a capa e o cabelo são exatamente os mesmos, tendo até o mesmo corte de cabelo e as tranças, parecendo apenas mais novo do que agora.

 

A próxima é a imagem de uma pessoa muito imponente, com uma máscara com pontas igual àquela do Pica e com cabelo caindo por trás da cabeça. É difícil dizer se seria a Queen ou o King, já que poderia ser qualquer um deles, mas eu diria que é a Queen, levando em consideração a próxima calamidade.

Finalmente, aqui temos a terceira calamidade, que parece, bem… Um cara careca com um bigodão e um sorrido largo? Sim, é um design meio estranho para alguém que deveria ser um dos personagens mais fortes da série, mas eu diria que não é a Queen pelo seu design mais masculino, a não ser que o King seja o cara da máscara do Pica e esse seja apenas mais um subordinado, mas eu acharia isso muito estranho.

Aliás, o que seriam esses… Espinhos atrás deles? Seriam algum tipo de lanças? Seriam relacionadas ao poder de alguém? O que poderiam ser?

E, finalmente, temos os subordinados do Oden ali. Da direita para esquerda temos: O-Kiku, Kanjurou, Kin’emon, Raizou e… Hein? Quem diabos é esse? Sim, parece que é um quinto subordinado do Oden que ainda não tínhamos visto. Ele também aparece mais pra frente, em uma cena com a Toki, mas assim como ela e sua filha ele não viajou no tempo. Por que isso? A única coisa que conseguimos tirar dessa imagem é que ele é meio grande, talvez tanto quanto o Raizou (mesmo sendo o mais baixo deles) e veste um kimono e um chapéu amigasa. Temos assim cinco subordinados (de um total de 11 lápides, sendo quatro delas da família Kouzuki), então de quem são as outras duas lápides? Inuarashi e Nekomamushi, talvez?

KOUZUKI HIYORI

Então, primeiramente, a Hiyori. Vimos uma quarta lápide Kouzuki no último capítulo (também visível neste capítulo), que claramente é a lápide da Hiyori. Deixando claro que isso não indica de forma alguma se a Hiyori está viva ou morta, já que a lápide do Momonosuke também está lá. Ela parece ter um corte de cabelo curto tradicional do Japão e parece tão ou até mais nova que o Momonosuke.

O nome “Hiyori” é basicamente a palavra japonesa para “clima”, mas se isso tem alguma coisa a ver com sua personagem ainda não sabemos. Assim como sua mãe e o outro subordinado, ela não viajou no tempo, então o que teria acontecido com ela? Com certeza ela terá um papel importante na história, mas aparentemente ela não viajou no tempo, então me pergunto se ela sobreviveu até agora de alguma maneira.

KOUZUKI TOKI

E, claro, o maior mistério de todos: Kouzuki Toki. Seu design parece relativamente simples, com um cabelo longo e liso, similar ao da O-Kiku. É interessante, porém, o fato de que é dito que ela veio de muito no passado, o que, conhecendo o Oda, deve ser uma indicação de que ela existia até mesmo lá atrás no Século Perdido! Nós sempre assumimos que o Momo podia controlar a Zunisha por ser filho do seu pai, mas e se isso não for por ele ser o descendente escolhido da família Kouzuki, mas sim por ser filho de um daqueles que originalmente exilaram a Zunisha? Se for realmente verdade que a Toki viu mais de 1000 anos, imagine quantos segredos ela pode ter! Da origem do Grande Reino, a Grande Guerra no Século Perdido, e até mesmo a Era do Roger! Não apenas isso, mas ela talvez tenha a Akuma no Mi mais antiga de toda a série, o que significa que as frutas devem existir desde antes do Grande Reino, como muitos de nós achávamos. Tantos mistérios ao redor da Toki, e tão poucos detalhes!

Ah, e claro, é óbvio que o Oda nomeou ela como “Toki“, a palavra em japonês para tempo.

Pelos poderes da Toki Toki no Mi (uma paramecia, ao que tudo indica), ela pulou para frente no tempo, vez após vez, até chegar nessa época (e ela ainda parece jovem). Ela diz que esse é o seu fim, ou o ponto final de sua jornada, o que nos leva à questão: O que impedia ela de pular mais pra frente no tempo outra vez? Bem, temos duas possibilidades: Uma possível limitação, que impedia ela própria de viajar no tempo. A outra possibilidade é uma dica do próprio diálogo, com o “Lorde Oden…“. Isso pode ser uma dica de que o motivo dela não poder mais viajar no tempo é porque ela perdeu o homem por quem se apaixonou, não conseguindo assim continuar a viver sem ele. De fato, será que o título do mangá fala do amor dela pelo Oden?

Toki então decide enviá-los para o futuro, embora eu me pergunte por que exatamente 20 anos. Seria uma limitação da fruta? E por que enviar tão a frente no tempo, deixando o povo de Wano sofrendo por tantos anos? Tem ainda uma outra questão: O motivo dela não poder viajar no tempo pode ser um dos motivos anteriormente citados, mas e os outros subordinados? E a Hiyori? Por que não enviá-la também?

A viagem no tempo é demonstrada através de um raio de luz. O grupo cai no chão (como indicado pelo balão de impacto), possivelmente por estarem em um local mais alto do que o que existe atualmente na mesma posição geográfica.

O grupo percebe a viagem no tempo ao olharem para a paisagem à sua frente: A parte de trás de Bakura, com nada além de uma terra desolada e altas chaminés saindo das fábricas nas montanhas, uma visão quase distópica se comparada ao país de Wano que eles conheciam.

Kin’emon também explica, em detalhes, a construção das fábricas, e como os habitantes foram usados de escravos, sem serem sequer alimentados direito. Perceba o contraste entre eles e os membros do bando do Kaidou que os controlam, que são gordos e redondos, o que mostra quanta comida eles tem acesso, enquanto os escravos são esqueléticos.

Do outro lado da página temos a Capital das Flores, com aqueles que seguem cegamente o Orochi também parecendo bem saciados, rindo sem se preocupar com a situação devastadora do país do qual fazem parte.

Somos apresentados a mais um personagem, um subordinado do Oden chamado Jibu’emon. Jibu é um nome comum no Japão, normalmente com o significado de “ministro“. Já o “emon” também é uma forma comum de finalizar nomes, similar ao Kin’emon, sendo um nome usado normalmente para aqueles que agem como guardas.

Aliás, outro fato que eu gostaria de falar sobre: a questão deles saberem que viajaram no tempo. Primeiramente eu achei que eles não tinham percebido, mas suas ações ainda fazem sentido mesmo que tivessem noção. Por exemplo, o Kin’emon achando que o Zoro foi quem originalmente roubou a Shusui pode ter sido apenas um lapso de julgamento já que ele provavelmente não tinha se acostumado com estar 20 anos a frente no tempo, o que encaixa com o que eu havia dito originalmente.

Já quanto ao Nekomamushi falando de terem se passado apenas alguns meses desde a morte do Oden… Bem, na realidade faz muito sentido, já que ele poderia estar falando apenas em relação ao tempo vivido pelo Momonosuke desde a morte de seu pai, sendo assim apenas o ponto de vista do Momo. Se o Raizou explicou pra ele a viagem no tempo, então faz bastante sentido ele ter falado aquela frase sob a perspectiva do Momonosuke.

Jibu’emon também meio que confirma que os subordinados são os tais nove bainhas vermelhas, já que ele estava procurando pelos seus restos. Isso significa que os cinco subordinados que vimos no flashback (assumindo que ele não viajou no tempo nem nada assim), não morreram no incêndio (já que seus restos não estão lá), o que significa que talvez tenham fugido de alguma outra forma (talvez com a Hiyori?)

E hey, reconhece ele? É o mesmo cara da orelha de antes, apenas um pouco mais velho.

Os subordinados do Oden usam uma marca da lua em seus calcanhares (algo bem idiota, em minha opinião, considerando que o Orochi está perseguindo eles). Isso se dá porque, como mencionei antes, Kouzuki é “luz do luar” escrito de trás pra frente em japonês. Tenho certeza que a introdução dessa marca pelo Oda terá um impacto no futuro, talvez para identificar um traidor ou algo assim, então mantenha isso em mente.

Aliás, eu queria tirar um tempo pra notar um detalhe pequeno mas fascinante: Nesse painel podemos ver alguns pássaros típicos da região de Wano. Agora, se você prestar atenção, eles são muito similares em design àqueles que o Kanjurou desenhava como pássaro de fuga lá em Dressrosa. O motivo, claro, é que ele estava desenhando igual os pássaros que via em Wano. Quanta atenção a detalhes o Oda tem!

Nós já tínhamos visto todos esses acontecimentos antes, mas é bom ter um resumo assim. Eles afundaram próximos à Zou, com o Raizou quase sobrevivendo e os outros chegando em Dressrosa. Depois disso, o Jack usou o Vivre Card de alguém para chegar em Zou (um detalhe omitido aqui, mas que foi mencionado anteriormente) para pilhar o país e tentar capturar o Raizou. Enquanto isso, em Dressrosa, Doflamingo foi ordenado por Kaidou para que capturasse eles, mas o Momonosuke acabou sequestrado por acidente pelos homens do Caesar, enquanto o Kin’emon deu o seu melhor para resgatá-lo, deixando o Kanjurou para trás.

Assim como o Kyoushirou disse, os homens do Orochi acreditam que eles são fantasmas, o que, exatamente como expliquei da última vez, é o motivo deles serem chamados de “Fantasmas de Wano“, até mesmo pelo Law. Isso também explica o Holdem chamando o clã Kouzuki de “um clã de fantasmas malignos”. Porém, parece que o Kaidou não acredita exatamente nisso, já que o Jack tinha total conhecimento de estar atrás do Raizou e o Kanjurou até mesmo disse que o motivo do Kaidou perseguir eles era por querer conhecer o que o Oden sabia da História Verdadeira, achando que ele poderia ter passado seus conhecimentos para os seus subordinados (embora eles digam que não é o caso).

Alguém responde a O-Kiku com um pedido de desculpas, com o Sanji ficando irritado com isso. Talvez seja o Kin’emon, já que ele estaria saindo do diálogo original, com o Sanji se irritando com a relação próxima entre os dois, pois ele até agora há pouco estava flertando com ela.

Errr… Não ser exposto… Tem certeza que você consegue isso, Luffy?

Pois é…

Mas que impressionante conjunto de aliados! Tem muitos personagens aqui: Na fila de cima, da esquerda para a direita, temos o Nekomamushi, Carrot, Sicilian, Wanda, Bepo, Law, Robin, Brook, Sanji, Luffy, Chopper, Nami, Zoro, Usopp e Franky. Embaixo temos o quinto subordinado, Raizou, O-Kiku, o cara da orelha, Momonosuke, Kanjurou e Kin’emon!

Me pergunto sobre qual comandante eles se referem aqui… Podemos assumir que é o Kaidou, mas possivelmente o Orochi pode estar de visita devido ao festival, o que significa que talvez eles estejam se referindo ao Shogun (especialmente graças à profecia da Toki).

Calma, calma, calma! Tem tanto detalhe só nesse painel, caramba! Por onde começar… Bem, primeiro, vamos falar de tempo: Duas semanas. Se você não se lembra, isso seria uma semana depois do Reverie acabar (estamos, tecnicamente, apenas no primeiro dia do Reverie, então temos mais seis dias), o que significa que podemos voltar para Mariejois bem antes da derrota do Kaidou! O pior caso, porém, é a possibilidade do Oda pular o Reverie completamente e só voltar a isso quando tudo acabar (Oda, é melhor não tentar fazer graça aqui!)

Segundo, o festival do fogo. Há alguns vários festivais do fogo diferentes no Japão, sendo que todos eles consistem em acender um enorme fogo de várias formas peculiares, normalmente por motivos culturais ou religiosos. Dessa vez nós provavelmente veremos algo similar, com um grande fogo sendo aceso de alguma forma.

Na imagem ao lado temos o Festival do Fogo de Nozawa Onsen, um dos mais conhecidos do Japão.

Terceiro, como a tradução sugere, há uma possibilidade da invasão aqui ser uma referência ao ataque dos 47 Ronins, quando um grupo de 47 samurais vingaram a morte de seu mestre, um Daimyo do Japão. Pode ser que haja uma conexão aqui, sendo o Oden um Daimyo também, mas ainda é cedo pra apontar qualquer coisa.

Mas o mais importante… Onigashima! Essa é a terra que vimos vez após vez, aonde o Kaidou reside, sendo uma ilha de inverno com uma enorme estrutura chifruda. Isso confirma que Wano provavelmente é formado por várias ilhas (embora Onigashima possa ser uma região completamente separada de Wano mas ainda considerada aliada), igual ao Japão, sendo que Onigashima provavelmente seria Hokkaido, levando em consideração o clima de inverno (dá pra assumir que fica próximo de Wano devido ao formato das nuvens no fundo). Além disso tudo, tem ainda a enorme caveira que marca a entrada para a ilha que, de fato, pode ser a tal estrutura de chifres que nós víamos por todos esses anos! O formato não é exatamente o mesmo, porém, então ou o Oda mudou um pouquinho o design com o tempo ou pode ser uma outra estrutura completamente diferente da ilha.

Agora, é claro que essa ilha também guarda uma referência própria, sendo um dos locais principais da jornada do Momotaro. O objetivo central da jornada do Momotaro é chegar na ilha Onigashima para matar o maligno Oni (demônio), enquanto nesse caso temos o paralelo do Momonosuke ir até Onigashima para matar o maligno Kaidou (já que o Kaidou é fortemente inspirado em um demônio), embora nesse caso ele tenha a ajuda de muitos outros.

Colocando em perspectiva, Onigashima foi mostrada pela primeira vez lá no capítulo #793. Isso foi em Julho de 2015! Finalmente nós veremos a casa do Yonkou!

A imagem ao lado foi tirada do capítulo #824.

E com isso o palco está montado! A Guerra de Wano acontecerá em duas semanas, na ilha Onigashima! O fato de acontecer durante a noite é uma referência à profecia da Toki, que dizia que nove samurais se oporiam ao Orochi em uma noite de luar, o que também encaixa com os Minks podendo usar a forma Sulong (sendo esse o motivo principal do Kin’emon e dos outros terem planejado pra tudo acontecer numa noite).

Law, o homem que planejou a queda de Kaidou desde o começo, Momonosuke, o verdadeiro herdeiro da família Kouzuki desejando a derrota do maligno Kaidou, Luffytaro, o herói que derrotará o Yonkou e ficará ainda mais perto de se tornar o Rei dos Piratas, e Inuarashi, o leal vassalo de Oden que liderará o exército dos Minks.

Esses quatro se reunirão para derrubar um dos quatro imperadores! Kaidou!


A Toki veio ou não do Século Perdido?

Ver Resultado

Não dá, falando tanto de viagem no tempo eu só consigo lembrar de Chrono Trigger e da Epoch… Mas enfim, acabou o HDO!

E aí, o que acharam? O Artur novamente nos trouxe muito conteúdo bacana, né?

Bem, quanto a enquete dessa semana, tem mistério não. Vamos direto ao ponto e falar sobre a ligação da Toki com o tão misterioso Século Perdido! Será que ela realmente esteve envolvida nessa história? Será que foi por isso que ela começou a viajar no tempo, pra escapar da caçada de quem queria fazer uma “queima de arquivos”? Ou pior, será que ela guarda informações que foram reveladas pra Hiyori, que ainda vai aparecer (já adulta) e contar MUITO do Século Perdido e de como o universo de One Piece chegou ao ponto que chegou? Ou estaria eu apenas viajando loucamente e na real a Toki não tem papel tão importante na história, tendo avançado apenas algumas vezes no futuro e não sendo assim tão velha?

Bem, vou deixar vocês discutirem tudo isso aí embaixo. Comentem o que vocês acham, deixem suas teorias, porque depois do HDO ser publicado cabe apenas a vocês melhorarem ele! =)

Abração, pessoal! Comentem bastante!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)