Haki da Observação

Capítulo #919

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tranquilo?

Chegamos a mais um super HDO lotadaaaaaço de informações e referências pra vocês curtirem aqui na OPEX!

Peço perdão pelo leve atraso, os spoilers do #920 já até saíram (embora deveriam ter saído amanhã, mas ok…), mas é que a vida às vezes aperta! hehe

Dito isso, sem mais enrolação, curtam o HDO porque esse eu gostei demais de traduzir, já que tem umas informações fantásticas nele!

BEN!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch & Ferluriana

Créditos: The Library of Ohara


Essa história de capa FINALMENTE acaba ao mostrar os outros quatro membros da frota. Novamente, não tem muito que se falar aqui, mas vamos passar um pouco pelas bandeiras deles: A bandeira dos piratas do Ideo tem o formato de seus ombros, com três ossos cruzados embaixo, sendo uma referência ao seu nome anterior, a “Aliança Marcial Triplo X“. A do Leo é uma noz, em homenagem ao Norland e ao Usoland. A do Hajrudin é a primeira vez que vemos, mas é semelhante àquela usada pelos Gigantes Guerreiros Piratas originais. Finalmente, a do Orlumbus é uma caveira com ossos cruzados saindo de um ovo, sendo uma referência à metáfora do Ovo de Colombo, que normalmente é associada ao explorador. Ela é seguida ainda por “4tamaria“, sendo uma piada à Santa Maria, a referência que serviu de base para sua frota.

Na semana que vem, contanto que não seja uma color spread, teremos novamente capas oriundas de pedidos de fãs!

Mais uma vez temos uma confirmação de como o Kibidango funciona, sendo que a única que tem comando sobre a Speed é a O-Tama. A Speed está disposta a servir a O-Tama e apenas ela, ignorando completamente o Luffy.

Nesse painel, perto da Speed e da O-Tama, nós vemos o Luffy, a O-Kiku, o Zoro e o Law, mas também vemos uma figura a mais. Muito provavelmente é apenas a O-Tsuru, já que estamos logo ao lado da loja dela, como indicado pelas placas de dango (だんご) e oshiruko (おしるこ).

Embora o Zoro tenha pedido para ver a Nidai Kitetsu, Luffy ignora ele novamente e o Zoro logo desiste no próximo painel.

O Luffy menciona que a O-Tama nunca usou o Kibidango no Komacchiyo. Embora ela tenha usado no Hihimaru para que ele carregasse o Luffy, parece que o Komacchiyo é um cão leal a ela independente de seus poderes de Akuma no Mi, já que ele segue também o Luffy por ele ter a ajudado. Bom garoto.

Enfim, os cidadãos de Okobore podem finalmente saciar sua fome. Dá pra sentir o quanto esse painel irradia felicidade!

O Luffy fica meio surpreso no começo, mas dá pra ver que no fim ele fica feliz por ter feito o que fez. Eu vejo isso como uma real evolução no personagem do Luffy, já que ele tá tomando sua posição de líder mais a sério. Ele não é mais o anti-herói que não quer dividir a carne, ele está aprendendo a ser responsável ao ajudar os outros. Ele sempre teve um coração gentil, mas parece que agora ele está levando tudo um pouco mais a sério.

Enquanto isso, o Law age como se não apreciasse isso realmente, mas ao que parece, pelo fato dele corar, lá no fundo ele tem um grande coração.

O Zoro logo desconfia de que algo está errado com a O-Kiku. Como fica claro, ela está muito preocupada com eles indo direto para o Castelo Oden, já que ela não sabe do retorno do Kin’emon.

Cortamos para a Capital das Flores, e estamos em uma sala de aula! Se não me falha a memória, tecnicamente essa é a primeira vez em toda a obra que nós vemos uma sala de aula tradicional. Embora haja algumas menções aqui e ali sobre escolas tradicionais, é bom vermos uma diretamente pela primeira vez. Na realidade, as escolas como conhecemos hoje em dia só passaram a existir no Japão depois de 1800, mas antes disso haviam as terakoya (寺子屋), ou escolas-templo, que durante a era Edo ensinavam a ler e escrever.

Temos várias mesas espalhadas pela classe, com cada criança tendo pincéis e tinta para escrever em papel. Como em escolas tradicionais japonesas, as mesas são minúsculas e os estudantes sentam no chão, em um tatame. A professora senta em uma mesa mais larga, em direção oposta às crianças, com uma espécie de tela dobrável atrás dela que serve para mostrar uma série de notas, servindo essencialmente como um substituto para um quadro negro.

Os papéis no fundo da tela mostram (うなぎ) e (ょうかん), que significam respectivamente “enguia” e um tipo de doce japonês, provavelmente sendo apenas palavras que estão sendo ensinadas às crianças.

Nossa, esse é um design bem bacana pra uma professora qualqu– MEU DEUS DEIXA PRA LÁ, RETIRO O QUE EU DISSE, CANCELA, CANCELA!

Mas, falando sério, o design da professora também está fortemente enraizado na cultura japonesa. Ela é muito provavelmente baseada em uma yokai, as famosas criaturas do folclore japonês. Senta que lá vem história!

A professora é muito provavelmente baseada nas Rokurokubi (ろくろ首), criaturas com pescoços enormes e cabeças que se movem independentemente. É dito que, durante o dia, elas assumem a aparência de uma mulher comum, enquanto à noite suas cabeças saem de seus corpos enquanto elas dormem, andando livremente por aí. Todas elas já foram humanas, mas se transformaram nessa criatura por conta de seus pecados ou dos pecados daqueles próximos.

É possível que, assim como os yokai Ashinaga e Tenaga serviram de inspiração para a tribo das pernas longas e dos braços longos, as Rokurokubi inspiraram a tribo dos Pescoços de Cobra. Essa professora em particular, porém, não parece ser uma pescoço de cobra tradicional. Aparentemente ela é uma usuária de Smile, com seu poder vindo de uma fruta artificial, como vemos pela sua boca de cobra e a língua bifurcada.

Dito isso, não vemos nenhum chifre preto nela, então será que essa seria uma variação legítima da Hebi Hebi no Mi?

Enquanto as crianças se alegram pelo Orochi, uma delas parece imitá-lo ao segurar duas réguas como se fossem espadas. Curiosamente, embora eles indiquem que qualquer coisa de fora é ruim, as réguas que as crianças usam claramente são de influência estrangeira.

Aliás, isso nos leva à uma questão: Será que o Orochi é um usuário de Nitouryuu? Será que sua Akuma no Mi (vamos ser honestos, a essa altura é muito provável que ele possua uma) de alguma forma combina com seu estilo de luta?

Então, eu sei que vocês já devem ter percebido mas, isso aqui é basicamente… Propaganda. Afinal, as mais vulneráveis são sempre as crianças, já que os valores que carregarão por toda a vida são baseados em grande parte na educação que tiveram durante sua infância. Muitos governos ao longo da história se apoiaram nessa tática barata, já que lavagem cerebral em crianças é uma forma fácil de espalhar suas crenças sem ter que de fato prová-las. Há muitos casos de escolas reais sendo criadas com o único propósito de espalhar propaganda. Aqui o Oda nos mostra algo similar, já que o Orochi conseguiu controle total sobre Wano, ele simplesmente expulsa e abandona qualquer um que discorde dele, enquanto mantém por perto aqueles que o seguem cegamente.

INEMURI KYOUSHIROU

Um novo personagem! Nós finalmente vemos um dos mais poderosos subordinados do Orochi, Inemuri Kyoushirou. Ele é o fornecedor da Família Orochi (será que é uma dica de que o Orochi tem familiares, como um filho?) e parece ser um lutador também, carregando uma katana com um guarda-mão quadrado. Seu nome de família “居眠り” (Inemuri) significa sonolento, que provavelmente é uma referência ao fato dele viver meio bêbado. Seu nome “狂死郎” (Kyoushirou), porém, é apenas um nome comum no Japão.

Similar ao caso da O-Tsuru, seu design é claramente baseado em antigas pinturas Ukiyo-e, com faces longas e mandíbulas grandes. Todavia, ele parece ter um estilo de cabelo meio exagerado, já que a parte frontal de seu coque se estende muito à frente, formando uma espécie de pompadour.

Kyoushirou fala da maldição da esposa do Oden. O fato dela saber tudo isso indica que o salto no tempo provavelmente foi causado por ela mesma (ou alguém próximo, tipo o próprio Oden), possivelmente através dos poderes de uma Akuma no Mi ou algo do gênero. Curiosamente, ela menciona o surgimento de um amanhecer, o que imediatamente nos lembra o amanhecer que os Minks tanto falam, mas nesse caso eu sinto que é mais uma referência ao sentido literal da palavra. Porém, é possível que os dois estejam realmente relacionados, especialmente porque o clan Kouzuki está diretamente ligado ao Grande Reino.

Curiosamente, ele também menciona que nove samurais aparecerão para derrotar o Orochi em uma noite de luar, o que provavelmente é um enorme foreshadow do Oda, o que indica que a batalha ocorrerá durante a noite e com nove samurais envolvidos de alguma forma. Tecnicamente nós temos o Kin’emon, Kanjurou, Raizou e a O-Kiku, mas além deles quem seriam os outros cinco? Será que dá pra incluir o Luffy, o Zoro, o Law e alguém mais?

Na real, as crianças mencionam os nove bainhas vermelhas que, muito provavelmente, eram os samurais subordinados do Oden, incluindo a turminha do Kin’emon. Porém, nós sabemos que apenas quatro deles (se incluirmos a O-Kiku) e o Momonosuke de fato chegaram ao presente, então, como eu disse antes, será que esses outros seriam compensados pelo Luffy, Zoro e o Law, ou será que veremos cada um dos reais subordinados do Oden? Ou será que é um outro grupo completamente diferente? Ninguém sabe, mas é seguro assumir que essa profecia de uma forma ou de outra se tornará realidade.

Aliás, o simbolismo da lua é de enorme relevância nesse caso, já que o nome da família Kouzuki em japonês, 光月, inclui o kanji de lua (月) e o kanji de luz (光). Os dois kanjis, juntos, formam a palavra luar (月光), embora no caso da família Kouzuki eles estejam invertidos. O Oda ligou isso tudo à maldição de uma forma bem inteligente. Em outras palavras, quando a esposa do Oden fala das nove sombras que serão lançadas pelo luar, ela está de certa forma dizendo que elas fazem parte do clã Kouzuki.

A personagem dançando ao fundo é, claro, nada mais nada menos que nossa querida O-Robi. Como parte da refeição deles, ela está dançando para entretê-los, embora eles estejam bem distraídos ao falarem sobre o Oden. Ter uma gueixa dançando para você enquanto você come era (e ainda é!) algo incrivelmente caro, e era algo normalmente reservado apenas para pessoas muito ricas ou influentes. Sendo um dos guerreiros mais confiáveis do Orochi, não é nenhuma surpresa que o Kyoushirou possa bancar isso sem nem mesmo prestar atenção na dança. Dito isso, a Robin claramente está prestando atenção na conversa. Aliás, ela parece estar lentamente melhorando como gueixa para uma hora chegar no Orochi.

Dá pra ver a senhorinha do capítulo 909 tocando o Shamisen!

Uou! Que painel fantástico! O Oda nos introduz ao local com esse magnífico painel, finalmente nos mostrando a montanha em detalhes. Vemos parte da base do castelo, já que castelos japoneses eram usualmente construídos sobre plataformas elevadas feitas de rocha. Julgando pelo tamanho, trata-se de um castelo impressionantemente grande, embora, claro, a maior parte dele tenha sido destruída pelo fogo e tomada pela natureza. A floresta se estende até para além do castelo, tomando parte da montanha.

O-Kiku foge deles, pulando para fora do Komacchiyo. Isso é, mais pra frente, explicado pelo fato dela ser uma subordinada também, sendo que nesse momento ela foi tomada pelo pesar ao ver as ruínas do castelo.

E enquanto o Zoro se perdeu pelo caminho (pelo amor de deus, Oda), o Law também saiu do Komacchiyo, embora tenha sido visto no último painel. O fato dele ter se movido tão rápido até as lápides pode indicar que ele usou o Shambles.

Parece que, atrás das lápides principais, aquelas dedicadas aos outros subordinados parecem estar ilegíveis. No total podemos ver 11 lápides, então será que elas incluiriam as da esposa do Oden, do Momo e dos nove bainhas vermelhas? O mais interessante, porém, é o fato de que, mesmo com o nome da esposa do Oden sendo ainda mantido em segredo, parece ter uma outra lápide atrás dessas com o telhadinho dedicado apenas à família Kouzuki. Será que… Ainda tem um QUARTO membro da família Kouzuki que não temos conhecimento ainda de quem é?! Claramente não é um ancestral, já que todas as lápides parecem ter sido erguidas no período da morte do Oden, então… De quem é essa lápide?!

Kin’emon está vivo e bem! Sim, o Oda deu uma boa trollada em nós, ao botar o Law falando como se o Kin’emon fosse um fantasma, mas na realidade é apenas um caso meio brutal de diarreia causado pela água contaminada. Ah, Oda… Nunca mude.

Bem, isso parece confirmar que eles não estão mortos realmente, e sim que eles apenas viajaram no tempo e nunca de fato morreram. Porém, os “Fantasmas de Wano” ainda pode se referir a eles. Talvez seja apenas um termo usado pelo fato deles retornarem do nada, quase como que saindo de seus túmulos, para assombrar o Orochi e cumprir a profecia da esposa do Oden.

Aliás, em sua apresentação, em vez da onomatopeia de “Ben!” (べん), atrás deles, Kin’emon tem um “便!“. Se lê exatamente igual a onomatopeia que o Oda tem usado recentemente, sendo assim um “ben!” também, mas esse kanji na realidade tem o significado de “merda” ou “fezes“. É, eu tô falando sério.

O-Kiku imediatamente reconhece o Kin’emon, chamando ele de Kin-sama. Ela está surpreendentemente feliz ao reencontrá-lo, então será que eles tinham uma forte ligação no passado? Mas, sim, aqui é onde finalmente temos a revelação de que de fato ela é uma subordinada do Oden. Isso foi, no passado, alvo de um foreshadow do Oda e eu já estava pensando há algum tempo nessa possibilidade. O motivo disso é graças a afirmação da O-Tsuru de que a O-Kiku teria chegado há pouco mais de um mês, com sua origem sendo desconhecida. Parece familiar, não é?

Oh… Ok… Então… Devemos apenas aceitar isso? Bem, parece que o Momonosuke já chegou em Wano. Se você se lembra corretamente, ele ficou para trás, em Zou, para entender sua ligação com a Zunisha e disse que iria para Wano depois, junto do resto dos Minks. Porém, parece que ele já chegou em Wano, o que indica que possivelmente a Zunisha deve estar por perto, atenta para quando o ataque começar.

Ele também parecem meio ansioso para mostrar ao Luffy seu treinamento. Como é dito por ele antes, ele se sente mal por ser muito novo e ser incapaz de vingar seu próprio pai, então ele está tentando ao máximo compensar tudo isso.

O resto do grupo também está de volta! Foi bem fácil, no fim. Sanji fica puto com o Luffy, reclamando que procuraram até no fundo do mar atrás dele, já que ele foi sugado pelo redemoinho junto do polvo. Usando o blue walk, temos um bom motivo pra ele não estar vestindo camisa. Eu me pergunto o que aconteceu com o Luffy depois de ter caído na água…

Aliás, é a mesma camisa de antes, mas enfim: A camisa da Carrot diz “ninjin“, que significa “cenoura“.

O Chopper pula no Luffy enquanto a Carrot taca-lhe um enorme Garchuu, enquanto o safado do Momonosuke pula nos peitos da Nami.

Porém, a Nami menciona que acharam o Vivre Card do Luffy no fundo do mar. Será que isso significa que o Vivre Card que o Luffy diz ter perdido era, na verdade, aquele que o Sabo fez para ele, em vez do do Kin’emon? Eu achei isso no começo, mas aí pensei que seria um erro, mas parece que eu estava certo o tempo todo. Bem, sei lá. Hehe

Pera… Como é? Esse é claramente o mesmo roubo que o Batman falou, mas então isso significa que ele é o Shutenmaru? Ou será que os roubos não são os mesmos e o Shutenmaru é um ladrão completamente novo? Eu sempre assumi que o roubo era o mesmo, mas podem ser diferentes…

O interior do castelo é, realmente, aquela sala mostrada no capítulo 909. O Oda replicou aquela cena nos mínimos detalhes, até mesmo com o Kin’emon aparecendo na exata mesma posição do capítulo 909.

Aliás, tem alguns detalhes aqui: A O-Kiku está servindo comida ao Chopper, que está comendo tudo com muita vontade, enquanto o Sanji dá em cima da samurai. Enquanto isso, o Brook está tentando impedir o Momonosuke de se aproveitar ainda mais da Nami, enquanto o Luffy ri de tudo isso.

Não dá pra discordar do Luffy aqui. Primeiro o Kin’emon escondeu que era um samurai, depois o motivo de serem perseguidos, depois a identidade do Momonosuke, então o que aconteceu com o Oden, e agora que eles são viajantes do tempo? Caramba, é muito segredo.

O Kin’emon deixa bem claro que apenas eles cinco viajaram no tempo, sendo assim o herdeiro Momonosuke e mais quatro dos subordinados do Oden (a não ser que a gente especule que a O-Kiku é, na realidade, a mãe do Momonosuke… O que é uma teoria louca em um nível completamente novo que eu não quero me meter), o que significa que muito provavelmente os outros morreram durante o incêndio.

Vamos falar da O-Kiku por um momento, rapidinho. E quanto ao seu relacionamento com o Lark? Parece que, considerando que sua história agora é bem diferente, o Oda deve ter só pego a personagem e recriado do zero, tornando-a canon mas com uma história completamente diferente.

Siiiiim!!! Parece que minhas suspeitas se confirmaram! Realmente parece ter acontecido algum tipo de salto no tempo, as evidências até aqui eram grandes demais. Porém, essa página de fato confirma que eles apenas foram “arremessados” para 20 anos no futuro, e não morreram e foram transformados em fantasma ou algo assim. Temos samurais viajantes no tempo em One Piece!

Como mencionado anteriormente, há muitas evidências que apontavam pra isso, mas eu falei demais já sobre isso então vou resumir tudo aqui:

O-Tsuru disse que o castelo foi queimado há 20 anos.

Durante o flashback da morte do Oden nós vemos os subordinados do Kaidou botando fogo no castelo.

Momonosuke menciona ter conhecido o bando do Roger quando criança, o que aconteceu há mais de 20 anos quando o Momo tinha mais ou menos três anos de idade.

Momonosuke foi tratado como um adulto várias vezes pelo Oda, embora seja apenas uma criança.

Kin’emon acreditava que o Zoro tinha roubado a Shusui, embora ele não seja nem de longe velho o suficiente pra ter feito isso. Isso se dá ou por uma confusão dele ou por, naquele momento, não saber que tinham viajado no tempo.

Que outros segredos esses samurais viajantes no tempo guardam para nós? Bem, saberemos em breve!


Como será a viagem no tempo em One Piece?

Ver Resultado

null

GREAT SCOTT!

Mais um HDO repleto de informações, referências (ben!) e muito conhecimento! Valeu Artur!

Ah, queria reforçar que esse HDO foi lançado originalmente antes dos spoilers do capítulo #920, então há coisas que saíram no spoiler que confirmam suspeitas que o Artur apresentou nesse HDO. O cara é fera mesmo!

E quanto à enquete… Bem, já temos certeza da viagem no tempo em One Piece, a questão aqui é como isso vai acontecer. Há quem diga que para evitar paradoxos e problemas de lógica, o Oda vai permitir apenas uma viagem ao FUTURO, evitando assim qualquer problema de, por exemplo, reviverem o Ace ou alguém engravidar a própria mãe. Eu, particularmente, caio pra esse lado de que só teremos viagem no tempo para o futuro mesmo e é isso aí. Uma parte da fanbase, porém, acredita que não só teremos viagens para o passado como o Luffy irá conhecer o Roger lá em Laftel, ou alguma coisa do gênero, como uma viagem ao século perdido ou até mesmo ao período dos ROCKS. Enfim, são muitas possibilidades! Dito isso, fica aqui meu questionamento para vocês, queridos leitores do HDO, quanto ao que vocês preferem que aconteça daqui pra frente: Viagem só para o futuro, viagem para o futuro e o passado OU nenhuma viagem no tempo mais, chega disso, já deu.

Ah, e um obrigado a todo mundo que comentou no último HDO. Eu pedi vários comentários e vocês não decepcionaram, fiquei feliz demais com isso! Vamos nos esforçar pra lotar de comentários esse aqui também, beleza?

E depois de muito texto e muito conhecimento, vamos ficando por aqui e voltamos em breve com mais um HDO!
Abraço e vamos conversar aí embaixo!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)