Haki da Observação

Capítulo #904

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas!

No embalo para o mangá #905, vamos recapitular, com o Haki da Observação ligado no 100%, tudo o que aconteceu no espetacular capítulo #904!

Que época maravilhosa pra se acompanhar One Piece, né? Tanta coisa acontecendo, tantas informações! Reverie, Revolucionários, 1.5bi, GokousChapéus de Palha indo para Wano enfrentar um outro Yonkou… A expectativa é tamanha que deixa todo mundo na ponta dos pés!

Ah, e obrigado a todos que dedicaram um tempinho pra comentar no Haki da Observação #903, foram mais de 100 comentários e lemos cada um deles com um sorriso no rosto. Valeu!

Deixando de enrolação, curtam o Haki da Observação do capítulo #904!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch

Créditos: The Library of Ohara

Orlumbus trabalhar para um rei é algo que realmente se encaixa com sua inspiração original. O Colombo real também era subordinado de um monarca, o rei espanhol Fernando II de Aragón e sua esposa, a rainha Isabel I de Castilla, que foi quem custeou a expedição, então faz sentido o Orlumbus também ter um rei que é responsável por custear suas expedições.

Aliás, eu me pergunto se “Reino Standing” é o verdadeiro nome do reino mesmo. Será que é um tipo de trocadilho ou piada do Oda?

Nas águas de Momoiro, tem um Rei dos Mares okama, caçando um peixe. Até os animais da ilha Momoiro são okamas!

Como mencionado no post “Arco do Reverie – Tudo o que você precisa saber“, essa cena teve um foreshadow há bastante tempo. No Capítulo 827, nós vimos a Ivankov arrumando essa mesma mesa, dizendo que eram os preparativos para um certo evento. Fazia bastante sentido ser a reunião do Exército Revolucionário, então é interessante que isso tenha sido confirmado agora.

Nem o design mudou! Dá pra ver no mesmo lugar o mesmo vaso de flores que a Ivankov tinha posto no centro da mesa!

O número de cadeiras também bate com o número de líderes dos Revolucionários: Uma para o Dragon, uma para a Ivankov, uma para o/a Inazuma, uma para a Koala, uma para o Sabo e quatro para os comandantes.

Aliás, SIM, Inazuma está lá! É a primeira vez que vimos ele/a desde o timeskip. Foram 311 capítulos, ou seja, são 8 anos na espera!

Quanto à Koala, ela está vestindo uma braçadeira com um “K” que não vestia antes, uma referência bem óbvia ao seu nome.

Ela também parece estar usando duas almofadas extras na cadeira. Como sabemos, a Koala é bem baixinha, tendo só 1.60m de altura, como dito no SBS do Vol. 77.

Como a mesa foi feita especificamente para a Ivankov, que é enorme, e para o Dragon, que também é alto, a Koala acabou precisando de almofadas pra conseguir sentar direito, a ponto de nem aparecer as pernas dele embaixo da mesa.

Sinceramente, é preciso muita atenção do Oda pra chegar num nível de detalhes desses.

E se olhar direito, parece que o/a Inazuma também tá sentado/a em cima de uma almofada extra.

Outro detalhe legal é que as cadeiras também seguem o padrão da Ilha Momoiro de adicionar corações a tudo.

Temos aqui uma confirmação oficial de que a Germa foi expulsa do Reverie pelo Governo Mundial, mesmo que o casamento não tenha se concretizado.

Sabendo-se que os comandantes estão realmente atrasados, faz bastante sentido que quem já tenha chegado decida começar a planejar a operação mesmo sem eles. Isso passa um senso de pressa, o que significa que eles não planejam realizar algo ao fim do Reverie, mas sim durante ele.

AÍ SIM! Isso sim é empolgante! Sabemos que o Exército Revolucionário tem enfrentado ao Governo Mundial desde sempre, mas os detalhes nunca foram explícitos de fato. O tipo de mundo que eles querem construir, o que eles planejam fazer quando o GM cair; essas informações seguem desconhecidas. Mas esse capítulo ao menos indica que a briga deles é principalmente com os Tenryuubito e com o Governo Mundial por extensão, por eles aceitarem os atos dos Tenryuubito (já que, no final, os Tenryuubito é que mandam realmente no Governo Mundial, tendo poderes superiores até aos dos Gorousei).

Essa declaração também soa bastante pessoal para o Sabo, dado o seu passado. Oda até comentou que a razão do Sabo crescer sua franja era pra esconder sua cicatriz, já que ele não se orgulha dela.

Esse momento também bate com o que o Doflamingo declarou, quando disse que os Tenryuubito seriam arrancados de seus tronos muito em breve.

Finalmente vimos o reino de Ilusia/Lulusia/Rulusia/Rurusia/Irusia, ou seja lá como o Oda quer chamar esse reino agora, depois de impressionantes 761 capítulos desde que seu rei foi primeiramente apresentado! Vamos a uma análise arquitetônica detalhada, porque sim!

A arquitetura de Ilusia aparenta ser fortemente baseada na arquitetura russa: As torres retangulares com topos piramidais, os padrões distintos, os formatos dos prédios, eles todos seguem bastante a arquitetura russa. Faz bastante sentido quando se considera o nome… Reino Rurussia! É a palavra “Rússia” só que com dois “Ru“! (O nome em japonês é pronunciado como Rurushia, o que encaixa com a pronuncia do nome da Rússia em várias línguas)

Isso parece seguir um tema bem recorrente, já que Ivankov e o reino de Kamabakka também são baseados na Rússia. O castelo do reino é uma clara referência à Catedral de São Basílio, uma das construções mais famosas da Rússia, só que com os domos sendo substituídos por enormes corações.

Isso também encaixa na vestimenta da população, sendo bastante similar às roupas tradicionais dos povos de classe baixa.

Com as pessoas perguntando dos marinheiros, dá pra ver o navio deles afundando, reconhecível pela inconfundível bandeira. Também é possível vê-lo na vista panorâmica de antes.

Já deu pra perceber que o Oda tá 100% de ZUERA com esses nomes com “barba“, né?

Então, sobre o Barba Rosa (ou Momohige em japonês, que soa ainda mais bobo), é seguro assumir que seu cabelo e barba são rosas. Também é possível ver isso em seu cinto, pois “Momo” vem de Momoiro, a palavra japonesa para “rosa”.

Ainda há mais referências, dessa vez em seu navio, que possui pêssegos por todos os lugares. Isso é porque Momoiro é derivado de momo, que significa literalmente “cor de pêssego”. Enquanto no ocidente associamos pêssegos com uma cor mais alaranjada, no Japão eles são ligados a cor rosa, por isso estão por todo canto do navio. Também sinto que há algum tipo de conexão com o galo no chapéu dele, mas eu não posso apostar nisso.

Calma aí… Essa é… Essa é a Moda?! Sim, a garota da história de capas do Ace! Aquela que pediu pra ele entregar uma carta numa base da marinha depois dele salvar sua vida. Como ela cresceu!

Na época da história de capas a Moda já vivia sozinha, então ela provavelmente só parecia muito mais nova do que era, mas cara… E pensar que a Moda é de Ilusia/Rurussia!

Faz sentido ela ser de Ilusia/Rurussia, já que o traje dela combina com o dos outros civis, embora não tenhamos visto ela originalmente no reino. Oda disse no Databook Green que originalmente planejava dar um ar mais velho a ela, então é legal perceber que finalmente vimos ela dessa forma.

Se ainda restar alguma dúvida sobre essa ser de fato a Moda, dá pra notar que a saia dela ainda tem os mesmos padrões da época que a vimos primeiramente, então é bem óbvio que essa é realmente a Moda.

E também há uma piadinha malandra com o nome dela, já que Moda em japonês contém a onomatopeia Moo, o que combina com ela ser uma fazendeira que cuida de vaquinhas leiteiras.

Isso foi mencionado antes, o Tributo Celestial que todos os reinos precisam pagar aos Tenryuubito (e o porquê deles serem tão ricos). Oda parece estar realmente tentando provar um ponto com esse capítulo, declarando que a cidade é absurdamente pobre por conta dos Tenryuubito, mostrando o motivo do Exército Revolucionário ter declarado guerra contra eles.

Muitos momentos em que os Revolucionários apareceram em One Piece serviram como referência a algum tipo de revolução na vida real. Por exemplo, quando o Sabo derrotou o Vice-Almirante Bastille, foi literalmente uma piada com “um revolucionário derrubou a Bastilha“, uma referência direta à Tomada da Bastilha, um dos momentos mais emblemáticos da Revolução Francesa.

No post especial do Arco de Reverie, também foram mencionadas as conexões com o castelo de Mariejoa, que na vida real também foi tomado durante a Revolução Francesa, servindo também de dica quanto a uma possível invasão dos Revolucionários no Reverie.

No caso desse capítulo, a referência é bem óbvia: Enquanto na vida real tivemos a Revolução Russa, aqui tivemos a Revolução Rurussa!

Então esses são os quatro comandantes dos Revolucionários! Um para cada um dos quatro Blue. East Blue, West Blue, North Blue e South Blue, cobrindo cada região do mundo.

Obviamente eles são os mesmos que foram mencionados no capítulo 803, embora por algum motivo eu esperasse que fossem bem mais, não apenas quatro. Enfim, há bastante o que falar sobre cada um deles (sério, muita coisa), então vamos começar!

Comandante do Exército Leste - MORLEY

Morley aparenta ser – e até é chamado de – um gigante, sendo várias vezes maior que os piratas. Ele também parece ser um okama, já que ele usa “atashi” (a forma feminina de “eu” em japonês) quando refere a si mesmo. Ele quase não veste roupa, portando apenas uma saia que é parecida com aquelas escocesas. Ele tem uma face bem larga, com barbas e bigodes longos, com a boca e as bochechas rechonchudas. O óculos em seu chapéu é similar ao do Sabo, algo que também vemos nos outros comandantes. Ele parece ter sido desenhado como um minerador de profundezas, levando em conta seu chapéu de minerador e sua mochila. Parece indicar um tema mais tradicional para anões que, assim como os gigantes de One Piece, também são oriundos da mitologia nórdica, sendo associados quase sempre nas ficções com mineração. Morley também vive dizendo “Heave-ho” no original, que pode ser uma referência aos sete anões da Disney, que cantavam “Heigh Ho“.

Aliás, Morley parece ter uma estranha marca no braço.

Morley aparenta ser o cara que vimos no capítulo #801, junto dos Revolucionários. O design dele mudou um pouco desde então, mas ainda dá pra ver que era ele: O capacete, os óculos, os lábios e o bigode… Ele definitivamente parece bem menos intimidador agora!

Morley parece ser obcecado pela ideia de que as pessoas estão olhando de forma inapropriada para ele, exatamente como uma mulher tímida, já que é um okama (até acentua isso usando o “atashi”, fazendo ele soar ainda mais como uma mulher).

Tirando isso, é óbvio que todos olham pra ele por conta de seu design absurdo e seu corpo gigantesco.

Sua risada também é única, sendo “Fuhahahaha”.

Akuma no Mi:

Como descrito pelos Piratas Barba Rosa, Morley parece ter a fruta da manipulação da terra, que eles dizem ser “parecida com barro” (talvez a Kure Kure no mi? Como “Clay” em inglês).

É semelhante com a forma como a Isshi Isshi no Mi (a fruta do Pica) podia manipular as pedras, ou como a Sui Sui no Mi do Señor Pink permitia a ele nadar em superfícies sólidas.

Essa parece tornar capaz de manipular qualquer superfície como se fosse argila, similar a como a fruta do/a Inazuma permite a ele/a cortar o chão como se fosse papel.

Mesmo usando seu tridente, a fruta parece ser dele mesmo, já que Morley manipula o chão com suas próprias mãos.

Uma curiosidade, e isso aqui é importante, é que provavelmente foi ele quem criou o Nível 5.5 de Impel Down, já que o Ivankov declarou que um usuário de uma fruta de criação de túneis foi quem criou o nível secreto, há muitos anos, embora ele não estivesse mais preso, o que significa que ele podia ter escapado. Isso faria bastante sentido com o Morley, levando em conta sua ligação com o Exército Revolucionário.

Morley também é o primeiro gigante a possuir os poderes de uma akuma no mi, ao menos em material canônico.

ETIMOLOGIA

Morley: Provavelmente é uma piada com a palavra “toupeira“, que em japonês soa como Mori ou Moru, considerando sua habilidade de cavar.

O trocadilho ainda se estende com ele usando um tridente, já que tridente também é “Mori” em japonês.

Além disso, quando ele salta do chão, a onomatopeia “mori mori” é usada, que significa “subir“.

Comandante do Exército Oeste - BELO BETTY

Belo Betty é uma mulher muito esbelta, com uma roupa bastante “reveladora”, a ponto de estar completamente nua embaixo de sua jaqueta, exceto por uma simples gravata. Sua parte de baixo também é bastante reveladora, mostrando muito de seus quadris e boa parte de sua cintura.

A roupa dela é bem similar àquelas vestidas pelos outros membros do Exército Revolucionário, com a jaqueta e os óculos, assim como o chapéu similar ao do Sabo, sendo o dela muito mais parecido que o do Morley, embora possua um padrão meio torcido, seguindo o padrão de seus óculos. Aparentemente é uma fumante inveterada. Dado o poder de sua Akuma no Mi, sua arma é uma bandeira.

De fato, quando a Moda cai sobre a Betty, dá pra ver pela onomatopeia de aperto que ela, bem… Agarrou com as mãos nuas no peito dela. Não tem nem o que adicionar, eu não consigo lembrar de um mangá introduzindo um personagem através de um aperto de peito. Só One Piece.

Inspiração na vida real:

Quanto à inspiração, Belo Betty parece ser inspirada no cantor Belo. É uma referência clara, devido ao charme e à sensualidade de ambos e……

Mentira, aqui é o Caio zoando a tradução. De volta ao conteúdo original!

Inspiração na vida real (agora é sério):

Quanto à inspiração, Belo Betty parece ter sido baseada em Marianne (ou Marie Anne), uma personagem simbólica criada durante a Revolução Francesa como a personificação da Liberdade, liderando o avanço dos cidadãos em revolta contra a monarquia corrupta.

Isso, obviamente, se encaixa muito bem com a Betty, já que ela é uma mulher revolucionária que lidera o povo ao balançar sua bandeira. Mas não para por aí, na retratação mais famosa de Marianne, a pintura “Liberdade Guiando o Povo“, o busto de Marianne está exposto, que é exatamente o motivo pelo qual a Betty aparece quase sem roupas, por pouco não mostrando seus seios. É a cara do Oda reinterpretar uma pintura clássica dessa forma.

INFORMAÇÃO EXTRA:

Lá no meu twitter, um dos leitores da OPEX me apontou algo curioso sobre a Belo Betty. Como julguei como algo interessante, achei justo adicionar ao post original do Artur.

Além da referência direta à pintura Liberdade Guiando o Povo, o Oda pode ter usado a Madonna como inspiração, pela imagem que podemos ver ao lado.

Obrigado ao Andre Catapan que deu essa dica matadora, espero que você se cure logo de sua fobia de ETs e sereias!

Akuma no Mi: Kobu Kobu no Mi

Essa é bem direta: A Kobu Kobu no mi, ou Fruta do Incentivo, permite ao usuário acordar os poderes latentes de dentro de alguém, levando-os à batalha. Essa fruta é incrivelmente adequada a uma comandante revolucionária, já que os Revolucionários estão aí exatamente para dar poder ao povo. Pelo que é dito, parece que a Betty precisa balançar uma bandeira para que o seu poder funcione.

ETIMOLOGIA

Betty: O nome é derivado da famosa revolucionária Betty Zane, uma heroína da Guerra da Independência dos Estados Unidos. Como Marianne, o nome também pode ser uma combinação, como Elizabeth (Eli Betty).

Kobu: Kobu é a palavra japonesa para encorajamento. Incentivo também pode ser usado, que soa como uma tradução melhor nesse caso.

Comandante do Exército Sul - LINDBERGH

Lindbergh parece ser um mink, mais precisamente do tipo gato, um inventor louco com muitas bugigangas que utiliza em batalha. Sua veste é similar a dos outros revolucionários, lembrando especialmente o Sabo por conta do chapéu, que parece ter óculos presos sob ele para que o Lindbergh use.

Lindbergh carrega uma enorme mochila a jato nas costas, que impulsiona ele para cima ao emanar grandes lufadas de ar. Parece bastante complexo em design, mostrando também um medidor de pressão.

Lindbergh parece ser bastante hiperativo, ansioso pra usar suas invenções como um cientista louco. Ele também parece não conseguir manter seus pés no chão, saltando com sua mochila a jato mesmo quando deveria ficar parado. Foi chamado de “Lind” pela Betty.

Poderes de Luta:

Lindbergh parece ser o único dos quatro que não possui uma Akuma no Mi, tendo seus inventos como seu poder. Ele usa a mochila a jato para se mover por aí, enquanto usa uma arma para atirar raios de gelo que congelam alguém completamente com um mero toque, próximo de como funciona a habilidade do Kuzan.

Cool Shooter: Lindbergh atira nos inimigos com uma arma que solta raios de gelo.

Etimologia

Lindbergh: Seu nome é baseado no inventor americano Charles Lindbergh, que também foi um famoso aviador, algo que pode ter servido de referência para o fato do Lindbergh de One Piece não parar no chão em momento algum, voando o tempo todo com sua mochila a jato.

Lindbergh também participou da Segunda Guerra Mundial, embora não tenha sido realmente um revolucionário.

COMANDANTE DO EXÉRCITO NORTE - KARASU

Karasu é uma figura bem misteriosa, “diferente” nem começa a descrevê-lo. Ele é um homem alto, careca e coberto pelo que parecem ser penas negras que cobrem seu torso e pernas, aparentemente originadas de sua habilidade.

Seus olhos são como os de um corvo, assim como seu bico de metal. Ele é bastante silencioso, quase sempre apenas murmurando pra si mesmo, o que pode ser uma referência à cultura popular de que corvos ficam conspirando entre si, já que sua linguagem é bastante avançada e portanto são capazes de passar informações de um para o outro.

Ele também parece perder a calma bem fácil, o que pode ser uma outra referência a como os corvos são facilmente provocados e se tornam agressivos a humanos.

Nós já vimos o Karasu algumas vezes, na verdade. A mais clara foi durante o capítulo #794, onde vimos o Karasu escoltando do topo de um morro, com seus corvos, o Sabo. Sabo conversou com o Karasu na época, o que deixou muitos de nós com a sensação de que ele poderia ser um comandante do Exército Revolucionária.

Porém, a primeira vez que vimos ele foi, na verdade, no capítulo 593 (311 capítulos atrás! São 8 anos!), quando um corvo entregou um jornal para um membro dos Revolucionários, que mais tarde entregou ele para a Robin, lá em Tequila Wolf. Depois de tanto tempo, finalmente vimos ele realmente!

INSPIRAÇÃO DA VIDA REAL:

Karasu parece ter seu design inspirado na roupa dos médicos da peste, que vestiam máscaras de bicos negros parecidos com os de corvos, enquanto tratavam os pacientes. A ponta era usada, na verdade, para colocar uma série de ervas medicinais que evitavam riscos de contaminação, mas a roupa acabou caindo no folclore como uma imagem maligna.

Esse design é bastante popular em animes e mangás, e já vimos vários personagens com a mesma referência.(Cof cof Chisaki Cof Cof…)

AKUMA NO MI:

Sua Akuma no Mi, embora seja relativamente simples em seu conceito, é bastante confusa de se caracterizar. Embora ela se materialize como um bando de corvos, evidentemente não é uma Zoan, já que estes não são nem corvos reais, tratando-se apenas de figuras completamente negras que compõem seu corpo e que ele pode mover livremente na forma de corvos.

Nesse ponto, perceba como os corvos se formam de partes do corpo do Karasu, suas pernas se desfazem enquanto os corvos são materializados.

Parece, então, ser uma Paramecia (ou talvez uma Logia?!), com propriedades similares à da Kage Kage no Mi, permitindo que o usuário transforme seu corpo em uma substância sólida e completamente negra. Essa substância talvez possa assumir qualquer forma, sendo que ele às modela como corvos apenas para manter o seu tema.

ETIMOLOGIA

Karasu: Aqui não tem mistério, Karasu é a palavra japonesa para corvo.

Quando o Morley declara “você ainda está me olhando”, ele olha diretamente para o leitor, possivelmente caracterizando uma quebra da quarta barreira.

A bandeira da Betty finalmente nos mostra o símbolo dos Revolucionários, então vamos olhar mais de perto:

O símbolo é um dragão, uma óbvia referência ao líder. É similar ao símbolo que vimos na capa de um dos cadernos de anotações do Oda, onde um dragão era representado. Esse caderno é, provavelmente, onde estavam guardados os designs de todos esses personagens.

Será que todas essas referências a dragões apontam algo realmente? Será que o Dragon realmente tem algum poder dracônico?

Também vemos que o Morley tem um péssimo gosto para meias.

Por outro lado, Lindbergh está portando algum tipo de rifle longo ou arma de cabo longo, como uma lança ou alabarda.

Dentre os cidadãos revoltosos, há até uma senhorinha segurando um pedaço de madeira para lutar contra os piratas. Essa habilidade realmente acorda a capacidade latente de QUALQUER um!

A Moda, sozinha, consegue poder suficiente pra acabar com o Barba Rosa.

Os poucos Piratas Barba Rosa que conseguiram sobreviver escaparam em seu navio, deixando o capitão para trás. Lealdade é isso aí, né?

Esse é um raro caso em que vemos em One Piece esse anúncio de fim de capítulo em uma página diferente da última. Não vemos uma dessas há bastante tempo!

Essa fala do narrador é uma referência a como a Koala descreveu eles no capítulo #803.

Parece que o Karasu só consegue se comunicar através de um alto-falante em sua máscara. Será que é uma limitação em decorrência de seu poder de Akuma no Mi? Ou será que ele tem algum tipo de deficiência?

Temos outra indicação precisa de passagem de tempo, com o Reverie começando em dois dias. Se assumirmos que isso está acontecendo no mesmo dia que as notícias se espalharam (já que o Ivankov também acaba de saber das notícias), que tem que ser o mesmo dia que os Chapéus de Palha escaparam de Totto Land (já que o Chopper ainda não trocou de roupa e tanto Sanji como Luffy ainda estão com curativos), esse seria então o quinto dia do arco de Whole Cake, sendo que o Reverie aconteceria no oitavo dia.

Tentando analisar de forma precisa, a linha do tempo de Whole Cake até aqui seria:

  • Dia 1:
    • Chapéus de Palha se encontram com a Purin
  • Dia 2:
    • Chapéus de Palha chegam à Whole Cake
    • Começo da luta Luffy vs Cracker
  • Dia 3:
    • Fim da luta Luffy vs Cracker
    • Acontecimentos pré-Festa do Chá
  • Dia 4:
    • Reunião com o Bege, definição dos planos de ataque
    • Começa a Festa do Chá
    • Começa Luffy vs Katakuri
  • Dia 5:
    • Katakuri é derrotado
    • Chapéus de Palha fogem de Whole Cake
    • Publicação da nova recompensa do Luffy
    • PRESENTE

 

Qual seu Comandante Revolucionário favorito?

Ver Resultado

E chega de Haki da Observação por essa semana! Mais uma vez, obrigado ao Artur por ter criado o conteúdo original e por permitir a localização do mesmo. Sigam ele, o cara é demais!

Obrigado também a todo mundo que comentou no HDO da semana passada, seja adicionando informação, corrigindo algum erro que passou na revisão, agradecendo ou simplesmente pedindo que a gente continue com esse conteúdo. Nós adoramos ler os comentários e passar por lá pra conversar com vocês, discutindo teorias e fazendo brincadeiras!

São vocês, e só vocês, que nos mantém no pique pra continuar com esse projeto!

Ah, e uma última coisa: Obrigado por quem votou na enquete da última semana! Dessa vez, queremos saber qual dos Comandantes dos Revolucionários é o favorito da fanbase! Comentem também o porquê de seus votos, viu?

Até o próximo Haki da Observação e deixem suas opiniões nos comentários!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)