Dr. Vegapunk

Tudo o que sabemos sobre ele!

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tudo bom?

Então, hoje trago para vocês mais um conteúdo riquíssimo que nós da OPEX traduzimos para vocês, trazendo com exclusividade para o idioma das terras tupiniquins!

Trata-se de um post do Artur, lá do The Library of Ohara, sobre o Dr. Vegapunk e o que sabemos dele até o mangá atual, o capítulo #904. Esse post foi originalmente lançado lá no TLO, em formato de vídeo. Por isso, estamos linkando aqui também o vídeo original, em inglês para quem quiser assisti-lo, e recomendando que vocês assinem o canal do TLO! Afinal, o trabalho do Artur é fantástico e merece todo e qualquer reconhecimento.

Enfim, sem mais delongas, fiquem com o vídeo do The Library of Ohara e abaixo com a tradução do mesmo, naquele estilo já consagrado do Haki da Observação!

Ah, e não se esqueçam de deixar suas opiniões e teorias sobre o Dr. Vegapunk aí nos comentários! É o feedback de vocês que nos move, e ler as teorias e conversar sobre elas com vocês também sempre nos empolga!




Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch

Créditos: The Library of Ohara

Perfil

Nome: Vegapunk
Cargo: Líder da Divisão Científica da Marinha
Cargo anterior: Cientista independente
Raça: Humano
Gênero: Masculino
Nascimento: 9 de Agosto, ano indefinido
Local de Nascimento: Ilha Karakuri, País Baldimore, Grand Line
Afiliações: Caesar Clown (ex-assistente), Vinsmoke Judge (ex-colega de trabalho), Bartholomew Kuma (ex-cobaia), Sentoumaru (guarda-costas)

QUEM É ELE?

A mente mais genial do mundo, um cientista e inventor de intelecto brilhante, suas invenções são ditas como sendo 500 anos a frente de seu tempo, algumas vezes sendo impossíveis de serem feitas pois não há meios para isso com a tecnologia atual. Ele fez incontáveis descobertas, de geração de vida artificial ao segredo da criação das Akuma no Mi.

APARÊNCIA

Vimos apenas uma imagem escurecida de seu torço. Não é nem mesmo algo certo, pois pode ser apenas uma representação.

Porém, dessa imagem podemos ver que:

  • Ele é alto e magro
  • Veste um jaleco
  • Veste uma camisa longa e listrada
  • Veste luvas médicas douradas

Além disso, no capítulo #903 vimos uma pequena imagem de seu rosto no jornal. Será que é assim que ele se parece realmente?

Voz

No episódio 610, equivalente ao capítulo #684 do mangá, podemos ouvir a voz do Vegapunk em um diálogo com o Caesar Clown.

Vegapunk foi, na época, interpretado por Yasuhara Yoshito, um seiyuu japonês conhecido por ser a voz de Kevin Bacon, Mel Gibson, Gary Oldman, Bill Murray e muitos outros atores em filmes dublados em japonês.

Além disso, Yasuhara Yoshito também teve participação em muitos animes, incluindo alguns de títulos de peso como Rurouni Kenshin (Samurai X, como conhecemos aqui) e Saint Seiya Omega.

PASSADO - A HISTÓRIA DO VEGAPUNK

Gênio desde criança

Vegapunk nasceu no país tecnologicamente evoluído de Baldimore, na Ilha Karakuri. Desde criança, sua inteligência e conhecimento de mecânica eram indiscutíveis.

Por Baldimore ser uma ilha de inverno, Vegapunk queria achar uma forma de levar calor para as pessoas de sua ilha. Quando ainda era criança, ele transformou os animais em ciborgues para que o ajudassem a criar um enorme sistema de aquecimento.

Infelizmente, Vegapunk não tinha apoio financeiro e nem material suficiente para completar o sistema, por isso o mesmo acabou inacabado, incapaz de levar calor para a ilha. Isso entristeceu o Vegapunk, mas a população ainda assim reconhece seu ato de generosidade, a ponto de tratarem ele como um herói nacional em reconhecimento de sua ajuda.

Ele continuou a desenvolver muitas criações durante sua infância e adolescência, embora a maioria tenha ficado parada devido a incapacidade tecnológica de se realizar as criações dele na época, já que eram avançadas demais para seu tempo.

A descoberta de uma vida

Quando jovem, há mais de 20 anos, Vegapunk se juntou a um grupo de pesquisa do submundo que estudava armas e outras pesquisas perigosas. Foi ali que ele conheceu os cientistas Vinsmoke JudgeCaesar Clown; este último se tornaria seu aprendiz no futuro. Foi lá que ele fez uma descoberta pioneira: Os Elementos de Linhagem (também conhecidos como Fator de Linhagem).

Os Elementos de Linhagem são basicamente a planta-baixa da vida, uma forma de manipular a vida com total liberdade. Eles permitem enormes alterações biológicas do corpo humano, da maneira que desejarem, e é dito que são a base dos poderes das Akuma no Mi.

Para referência, isso foi mencionado pelo Yonji no capítulo #840 assim como pelo Law no capítulo #698.

O Fator de Linhagem, ou Elementos de Linhagem, são os fatores que determinam como somos feitos como humanos. Ser capaz de entendê-los significa ser capaz de controlá-los e modificá-los, podendo manipular o DNA humano para alterar e melhorar uma pessoa a um nível muito mais avançado do que o atual.

Vegapunk acredita que há uma ligação entre o Fator de Linhagem e as Akuma no Mi. Da mesma forma que um cientista poderia alterar o Fator de Linhagem ao manipulá-lo com substâncias, ele especulou que substâncias encontradas dentro das Akuma no Mi poderiam modificar o corpo de alguém para que este possa atingir feitos miraculosos como manipular elementos, transmutar-se em animais ou alterar sua estrutura biológica.

O Governo Mundial determinou que a descoberta do Fator de Linhagem era perigosa demais, então enviou uma ordem de captura para Vegapunk, Caesar e Judge, forçando-os a fugir e cessar a pesquisa.

Judge conseguiu escapar, continuando assim a pesquisa em seu próprio reino, a Germa. Ele conseguiu manipular os Elementos de Linhagem a ponto de criar soldados perfeitos que obedeceriam seus comandos sem questionar, com o DNA alterado para que seguissem suas ordens. Ele também fez uso das tecnologias de clonagem criadas pelo Vegapunk para então criar vários destes soldados.

Judge também aplicou os Elementos de Linhagem em seus próprios filhos, modificando-os para que se tornassem os soldados perfeitos com corpos fortes como aço e livres de qualquer emoção, eliminando assim uma possível fraqueza criada pelos sentimentos.

O experimento teve êxito, embora o jovem Sanji tenha se mantido livre das substâncias graças aos esforços de sua mãe, que tentou agir contra os experimentos de Judge.

A CHAVE PARA AS AKUMA NO MI

Por outro lado, Vegapunk e Caesar foram presos, sendo convencidos pelo governo para que trabalhassem como cientistas chefes no desenvolvimento de armas. Uma ilha foi dada a eles, nomeada em homenagem a Vegapunk, a “Punk Hazard“. Lá, Vegapunk e Caesar foram ordenados a estudarem uma forma de transformar humanos em gigantes, assim a força da Marinha poderia rivalizar com a dos Gigantes de Elbaf.

Porém, Vegapunk seguiu com sua pesquisa nos Elementos de Linhagem, finalmente chegando à chave de como as Akuma no Mi são criadas, a ponto de tentar recriá-las com os Elementos de Linhagem. Ele foi capaz de injetar substâncias, em frutas comuns, que alterariam o DNA de humanos, garantindo super poderes e alterações corporais ou, em outras palavras, poderes de Akuma no Mi reais.


Isso foi obtido graças à uma solução chamada “S.A.D.” que, quando aplicada à árvores por meio de irrigação, podia alterar seus frutos para que modificassem o corpo de quem os comesse. Porém, pelo resultado ser falho e inconstante, com as Akuma no Mi artificiais funcionando de forma incorreta, Vegapunk aparentemente cessou os estudos neste assunto.

Uma das Akuma no Mi experimentais foi, mais tarde, comida pelo Kozuki Momonosuke.

Sua pesquisa foi continuada anos depois pelo Caesar que, após destruir Punk Hazard e transformar a ilha em seu esconderijo secreto, produziu S.A.D. em grande escala, de modo a criar várias Akuma no Mi artificiais que seriam vendidas pelo Joker, o apelido do Doflamingo como negociador do submundo, que vendia elas principalmente para o Yonkou Kaidou. Porém, essas Akuma no Mi também eram defeituosas, gerando mudanças apenas parciais em quem as comessem. Partes do corpo eram alteradas, mas nunca havia uma metamorfose completa.

Estas Akuma no Mi em questão também eram unicamente do tipo Zoan, já que o Caesar (e provavelmente o próprio Vegapunk) só conseguiram descobrir como alterar o corpo humano de forma a adquirir a forma animal, incapazes de descobrir a maneira como as frutas Paramecia e Logia alteravam o corpo humano.

Há uma citação muito interessante do Oda, lá do SBS do Volume 48. Um fã pergunta como a Gomu Gomu no Mi estava no Livro das Akuma no Mi se ela foi comida pelo Luffy, já que duas Akuma no Mi iguais não poderiam existir. Oda respondeu:

“Bem observado por você. Mas eu estou tranquilo. Eu não cometi erro nenhum aí. Como uma dica, deixe-me esclarecer o que o Usopp falou: “Não existem dois poderes iguais de Akuma no Mi AO MESMO TEMPO.” Como assim? Para mais detalhes, você vai ter que esperar que um certo professor apareça na história e explique exatamente o que as Akuma no Mi REALMENTE são… Eventualmente.”

Isso também implica que quando o Vegapunk for revelado, nós finalmente teremos uma explicação completa sobre os Elementos de Linhagem e as Akuma no Mi.

OUTRAS DESCOBERTAS

Os Elementos de Linhagem estão longe de ser o único descobrimento inovador do Dr. Vegapunk. Por exemplo, o fato dele ter descoberto como aplicar Akuma no Mi em objetos. De alguma forma, ele conseguiu fazer com que objetos “comessem” Akuma no Mi, transferindo seus poderes a eles e fazendo-os até ganhar vida.

Isso, até hoje, só foi conseguido com Akuma no Mi do tipo Zoan, o que significa que todas essas criações são, possivelmente, oriundas de refinadas Akuma no Mi artificiais (diferente dos SMILEs do Caesar), o que indica que o Vegapunk pode ter descoberto uma forma de simplesmente aplicar os Elementos de Linhagem em objetos.

Vegapunk também tem sido capaz de replicar os poderes de Akuma no Mi. O ex-marinheiro X-Drake mencionou que os lasers que os Pacifistas usam são uma reprodução da Pika Pika no Mi do Kizaru, sendo então uma recriação mecânica dos poderes daquela fruta.

Falando dos Pacifistas, eles também são uma grande conquista, já que parecem ter sido criados da mesma forma que o exército do Judge, ao usar tecnologias de clonagem no corpo do Bartholomew Kuma. Porém, ao invés de modificá-los pelos Elementos de Linhagem, Vegapunk modificou Kuma ao lentamente transformá-lo em um robô (essencialmente matando o Kuma), permitindo-o ser clonado em outras cópias como uma máquina de guerra e não como um soldado humano.

Entre outras invenções notáveis, há ainda a criação de navios capazes de cruzar o Calm Belt. Ao envolver o fundo dos navios em uma camada de Kairouseki, Vegapunk foi capaz de criar navios que os Reis dos Mares não conseguem detectar, permitindo assim uma viagem relativamente segura através do Calm Belt.

Vegapunk também conseguiu criar vida artificial graças aos Elementos de Linhagem, chegando a ponto de dar vida a espécies completamente novas. Exemplo disso são os Dragões, que até então existiam apenas na mitologia.

Um último ponto válido de se lembrar vem da história de capa do Enel, o Dr. Tsukimi. Esse cientista, que veio da mesma terra que Vegapunk, a Ilha de Karakuri, tinha em posse a planta-baixa da lua, detalhando como construir Automatas.

Com a antiga raça lunar sendo originalmente bastante avançada tecnologicamente, poderia ser que o Vegapunk descobriu essas plantas-baixas, sendo que foram elas que ajudaram ele a inventar todas as suas criações? Acho que teremos que ver mais sobre lua pra saber isso com alguma certeza.

Por que o Vegapunk é tão importante?

Há dois fatores principais quanto ao porquê do Vegapunk ser um personagem tão importante no universo de One Piece. Primeiramente, ele é o personagem a mais tempo não revelado na série. Ele foi mencionado primeiramente no capítulo #433, ou seja, 12 anos atrás, em 2006. O dono anterior deste record é o Jinbe, que foi mencionado no capítulo #69, mas só foi revelado realmente 459 capítulos depois. Quanto ao Vegapunk, já são mais de 470 capítulos na espera, o que significa que ele pegou o record para si e segue nos deixando sem ver seu rosto até hoje.

Por outro lado, o principal interesse sobre ele é em seu conhecimento sobre as Akuma no Mi. Sabemos que, pelos Elementos de Linhagem, ele descobriu o que as Akuma no Mi são realmente e como elas são criadas, o que indica que, levando em consideração a declaração do Oda de que quando apresentado o Vegapunk revelaria todos os segredos das origens das Akuma no Mi, finalmente teremos nossas respostas sobre as Akuma no Mi depois de tantos anos na expectativa.

Essa aura de mistério e desconhecido é o que torna o Vegapunk tão interessante. Ele é alguém que claramente sabe muito mais do que nós, alguém que conhece segredos que ninguém mais conhece.

Então, quanto falta pra ele aparecer? Bem, ninguém sabe. Talvez nesse Reverie ou talvez depois de Wano. É difícil imaginar que ele apareceria durante o Reverie por conta de toda a explicação sobre as Akuma no Mi que precisa vir junto com a apresentação do Vegapunk, mas, um dia conheceremos ele. E, só então, nós descobriremos todos os segredos que ele esconde.

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)