TEORIAS DO SUBMUNDO #2

TEORIA - O QUE REALMENTE SIGNIFICA ABRIR AS FRONTEIRAS DE WANO

Por COMENTÁRIOS

Yo, nakamas! Como estão hoje ━ mais para Franky Shogun ou Franky sem cola?

A série “Teorias do Submundo” finalmente voltou, só que dessa vez um pouco diferente. Ao invés de nos limitarmos apenas às postagens sobre o que é falso ou não, iremos explorar o incrível e fantástico, às vezes utópico, mundo das teorias de One Piece, onde tudo é possível até que se prove ao contrário.

Para começarmos essa nova etapa com chave de ouro, nada melhor do que uma teoria que parece até spoiler de tão cirúrgica e completa. Ela foi desenvolvida pelo u/UniversalNexus e postada no Reddit. Todos os devidos créditos a esse Vegapunk da vida real!

Agora, segurem seus chapéus de palha e preparem-se, pois apresentamos a vocês a grande teoria:

Wano é o Reino Antigo, ou pelo menos o que restou dele.
traduzido por One Piece Ex

Sim, você leu certo. Segure as pontas e dê um tempinho para isso ser explicado.

A primeira parte dessa teoria é uma aposta um tanto quanto arriscada: Wano ficou responsável por ser a última fortaleza de esperança para a civilização do Reino Antigo. Desta forma, após o Reino Antigo perder e ser destruído, Wano tornou-se a terra que é, literalmente, o legado dele. Por hora parece algo genérico, mas a teoria precisa ser explicada assim, pouco a pouco. Temos certeza de que, se ficar até o final, a sua mente irá explodir!

Pequeno spoiler: envolve os Puxadores de Continente (Oars mandou um oi!)

Vamos começar pelo início, o que é o Reino Antigo?

O Professor Clover, diretor da Biblioteca de Ohara, nos introduz a ideia do Reino Antigo no capítulo 395:

Ele então explica que durante os 100 anos do Século Perdido existiu um reino muito poderoso que foi derrotado pela aliança dos reis de vinte reinos. Esta aliança formou o que conhecemos hoje como o Governo Mundial. Mais tarde, este reino derrotado foi apagado da história.

A razão pela qual o Governo Mundial apagou todas as informações sobre o Reino Antigo e existe um buraco na história é porque os ideais deste reino eram prejudiciais para o Governo Mundial.

O Professor Clover presume que, uma vez que o povo do Reino Antigo sabia que seria derrotado, eles construíram pedras indestrutíveis, os Poneglyphs, por três razões: para guardar a sua história, dar pistas sobre onde encontrar as três Armas Ancestrais e, o mais importante, proteger sua ideologia ━ garantindo assim que as futuras gerações soubessem da sua existência e o que eles representavam.

O nome do Reino Antigo engloba os mesmos ideais que o Governo Mundial está tentando esconder. Segundos antes de falar o nome deste reino, o Professor Clover foi baleado pelos agentes do Governo Mundial. Lembre-se disso para mais tarde!

Por incrível que pareça, quem nos dá a primeira dica é o Kaido. No capítulo 1016, antes de enfrentar Yamato, Kaido deixa a entender que não se contentaria com nenhum outro lugar fora do país dos samurais e que ele está lá justamente porque Wano é especial. Este painel em específico agitou o fandom de One Piece:

Perceba como Kaido menciona esta condição 2 capítulos após ter falado sobre Joy Boy ━ até então, a figura mais importante do Século Perdido que já nos foi introduzida.

Agora observe que, em One Piece, há um padrão que o Oda constantemente utiliza: ele introduz uma ideia ou um mistério ao leitor no final de um arco, que, por sua vez, é resolvida ou explicada no arco seguinte, mesmo que nós não percebamos no mesmo instante:

  1. No capítulo 154, no final do arco da Ilha de Drum, um aldeão conta ao Dalton que um misterioso viajante chamado Ace estava procurando por Luffy e, estranhamente, não nevou naquele dia. O arco seguinte é Alabasta e, no capítulo 159, descobrimos que Ace é o irmão de Luffy. A razão pela qual não nevou enquanto ele estava na Ilha de Drum é porque o cara é simplesmente feito de fogo. É por esta mesma razão que Ace estava tendo dificuldade em fazer um chapéu de palha para Oars Jr, como mostrado no capítulo 555.
  2. Durante a luta final de Thriller Bark, no capítulo 481, Gecko Moriah persistiu em falar sobre como os Chapéus de Palha não estavam preparados para o que os esperava no Novo Mundo e que eles seriam destruídos assim como ele foi em seus primeiros anos de pirata. Pulando para Sabaody, o arco seguinte, nós vemos os Chapéus de Palha encararem a sua primeira e única derrota completa, um fato mencionado até mesmo pelo próprio narrador, prestes a entrarem no Novo Mundo. Como Moriah disse: eles não estavam prontos.
  3. No final do arco da Ilha dos Tritões, mais especificamente no capítulo 650, Jinbe explica que Aokiji e Akainu travaram uma batalha em uma certa ilha. No arco seguinte, Punk Hazard, nós descobrimos que a ilha na qual os Chapéus de Palha estavam tendo uma aventura era, na realidade, o misterioso campo de batalha onde Aokiji e Akainu lutaram.

Há outros exemplos como esses ao longo da história.

Agora, a primeira alegação: a mesma coisa aconteceu com o Reino Antigo.

Durante o final do arco de Enies Lobby, no flashback da Robin, fomos introduzidos à ideia de um Reino Antigo ━ esse mistério veio à tona pela primeira vez neste arco, o flashback termina e nós ainda não temos a resposta.
Pulando para o próximo arco, Thriller Bark, Hogback menciona no capítulo 450 uma misteriosa terra no Novo Mundo, Wano, que deu à luz ao lendário conto de Ryuma, o grande samurai que matou um dragão.
Assim como na primeira parte do arco de Punk Hazard, quando não sabíamos que aquela era na verdade a ilha a qual Jinbe havia mencionado antes; assim como no arco Ilha de Drum que ninguém nos avisou “É por isso que não nevou! O Ace é feito de fogo!”; e assim como em Thriller Bark não vimos um “O Moriah falou que os Chapéus de Palha seriam esmagados e eles realmente serão!”, nós estamos naquela parte da história onde temos a resposta bem na nossa cara, ela só não foi revelada aos leitores ainda.

Além disso, também recebemos menções ao Kaido no capítulo 456 e ao Puxador de Continentes no capítulo 470. Lembre-se disso mais tarde.

"Caramba, isso soa como um Gomu Gomu no Stretch (em outras palavras, Gomu Gomu no Forçação de Barra)."

Você pode até pensar isso. Como confirmar que essa situação de Reino Perdido e Wano está de fato seguindo esse padrão, sem ter nenhuma prova real e concreta de que é realmente o caso?

Porque é canônico. Na verdade, já foi explicado para nós.

O Reino Antigo é aquele que construiu os Poneglyphs para preservar a sua história e ideologia, como afirmado pelo Professor Clover. Logo, nós descobrimos no capítulo 818 que o Clã Kozuki de Wano, há 800 anos, foi o responsável ​​por criar os Poneglyphs espalhados ao redor do mundo. Não pode haver mal-entendido.

Então, sim: Wano era um dos mais importantes, senão o principal constituinte do Reino Antigo, e isso foi confirmado há mais de 200 capítulos.

E sim, os Kozuki eram na verdade a facção mais importante sob o Reino Antigo: lembre-se de que eles não foram responsáveis apenas pela criação dos poneglyphs, como também foram os ÚNICOS entre todas as civilizações aliadas ao Reino Antigo (os Minks, Tritões e Shandians) que se encarregaram de transmitir às gerações futuras o conhecimento de como ler os antigos textos dos Poneglyphs. Afinal, Momonosuke deveria aprender os caracteres antigos a partir do seu pai, mas Oden morreu antes que pudesse sequer ensinar ao filho.

Painel retirado do capítulo 818 ━ Kin’emon e Momonosuke relembram de Kozuki Oden

Ler os antigos textos escritos nos Poneglyphs é a última esperança do Reino Antigo; é a única maneira de descobrir a sua história e de decifrar as suas mensagens de 800 anos atrás, portanto, é a única maneira do seu propósito ser cumprido. Pessoas aleatórias não teriam esse papel, na verdade, como já dito, nem mesmo os aliados do Reino Antigo poderiam cumprir este grande dever. Se nem mesmo aos aliados foi confiada essa tarefa, é porque o Reino Antigo está cumprindo-a por si mesmo (ou melhor, o que resta do Reino Antigo. Você descobrirá o que isso realmente significa daqui a pouco!).

Os estudiosos de Ohara conseguiram, através de seus estudos, decifrar os textos, mas essa é uma história totalmente diferente. Para a civilização do Reino Antigo, não seria provável que alguém fosse tão bom para descobrir o significado dos antigos textos por conta própria.

Além disso, no capítulo 967, Oden sugere que Wano é o Reino Antigo. Vamos entender:

Quais são os TRÊS GRANDES mistérios que andam de mãos dadas quando falamos sobre o Século Perdido? A vontade de D., as Armas Ancestrais e o Reino Antigo. No final de sua aventura com Roger, Oden fez uma lista literal no seu diário de bordo dos grandes mistérios que foram revelados em Laugh Tale e ele convenientemente se esqueceu de mencionar o Reino Antigo.

Preste atenção, no meio de uma lista dos grandes mistérios do mundo, Oden convenientemente não menciona o Reino Antigo (lembre-se de que este reino é a razão pela qual eles estão lendo Poneglyphs e descobrindo todas essas coisas em primeiro lugar) e fala de Wano quase que aleatoriamente. O que? Mas Wano não tem nada a ver com o que ele estava falando! Exceto que, se a teoria estiver correta, Oden menciona DE FATO o Reino Antigo. Desta forma, a lista está completa e a menção aleatória a Wano realmente se encaixa. Só não foi diretamente explicado ao leitor.

E tem mais. Com esse contexto, esta fala de Sengoku no capítulo 957 finalmente faz sentido:

Sengoku refere-se a Roger, Oden e Barba Branca

Essa fala é muito estranha, repentinamente colocada, e nos fez pensar durante muito tempo em como diabos a própria terra pode ser a razão pela qual as pessoas convergem para ela de uma forma ou de outra?

Se Wano realmente é o eco, o núcleo do maior inimigo do Governo Mundial e pessoas como Roger estão tentando descobrir sobre essa entidade decifrando Poneglyphs e procurando pelo One Piece, é óbvio que eles tropeçariam em Wano e teriam conexões estreitas com esta terra de uma forma ou de outra.

O que realmente significa Wano ser o que restou do Reino Antigo?

“Tá bem, isso tudo parece muito convincente, mas não pode estar certo porque temos um mapa do Reino Antigo e ele não se parece em N-A-D-A com Wano.”

SIM.

Sim, Wano não se parece em nada com o Reino Antigo. Esse é exatamente o ponto. Observe como o território de Wano é composto por pedaços de terra separados mas que parecem estar juntos e são, na verdade, ilhas totalmente diferentes, já que têm até climas diferentes. É aqui que reside o verdadeiro cerne da teoria.

No passado, o Reino Antigo tinha muitos aliados, entre os quais estão os Minks de Zou, os Tritões da Ilha dos Tritões e os Shandians de Shandora (A Família Nefertari de Alabasta apoiou o Reino Antigo apenas quando perceberam que vacilaram. Lembre-se de que, no início, eles faziam parte dos 20 reinos que estavam tentando derrubar o Reino Antigo.

Vamos nos concentrar na tribo dos Shandians: durante o arco de Skypiea, vemos como Shandora, a Cidade de Ouro, foi destruída na tentativa de defender o Poneglyph que foi enviado para lá pelo Reino Antigo ━ Clã Kozuki. Como mostrado no capítulo 272, a Cidade de Ouro caiu em ruínas ao lutar contra um grande inimigo, mas o Poneglyph foi completamente protegido; ele sobreviveu. Era de tal importância que, mesmo 400 anos depois, Calgara o reconhece: “Mas o que é fato é que Shandora encontrou sua ruína defendendo esse monolito.”

Painel retirado do capítulo 290 ━ Calgara apresenta Shandora ao seu querido amigo, Mont Blanc Noland

Ademais, Robin obviamente também reconhece a importância daquele Poneglyph. Ela também acrescenta, no capítulo 272, que todos os livros de Shandora foram queimados na tentativa de apagar a história da Cidade de Ouro. Vocês sabem como o Governo Mundial opera, certo?

Os Shandians orgulhavam-se, com razão, de serem os habitantes da bela CIDADE de Ouro, mas a terra de Wano era chamada de PAÍS do Ouro no passado.

Painel retirado do capítulo 937 ━ breve diálogo entre Zoro e Onimaru

Wano já enviou algo para os Shandians: um Poneglyph. Os Kozuki de Wano são os construtores dele. Portanto, há um precedente para Wano enviar algo para os Shandians.

É aqui que a teoria começa: Wano, como o País do Ouro, também enviou o ouro que cobria completamente Shandora.

Entre a cidade e o país do ouro, de onde você acha que vem o ouro? Para finalmente conectar tudo, eis o que aconteceu: a razão pela qual o Reino Antigo também enviou todo aquele ouro junto com o Poneglyph é porque eles estão pedindo um favor. Você pode ver nos painéis acima que eles receberam a pedra para protegê-la e assim foi feito, os Shandians arriscaram suas vidas para protegê-la.

Wano (Reino Antigo) pediu aos queridos aliados que protegessem os Poneglyph enviados a eles e, por sua vez, o Reino Antigo faria um grande favor para cada um.

Isso realmente aconteceu com cada um de seus aliados:

  1. A Ilha dos Tritões era detentora de um Road Poneglyph (que está desaparecido atualmente, como mostrado no capítulo 967) e enquanto mantivessem a grandiosa Arca Noah protegida, Joy Boy usaria Noah para cumprir sua grande promessa (como revelado no capítulo 649), a qual implica-se fortemente ser a libertação dos Tritões de sua bolha; prisão submarina: uma terra sob o sol;
  2. Zou recebeu um Road Poneglyph e o Clã Kozuki de Wano fez um pacto de sangue com os Minks, tornando ambos “irmãos” jurados que contariam com o auxílio uns dos outros quando a ajuda se mostrasse necessária ━ este detalhe foi mostrado no capítulo 963;
  3. Os Shandians receberam um Poneglyph, guardaram-o no Grande Campanário, e, por sua vez, Wano os presenteou com o ouro que se tornaria o orgulho da antiga cidade de Shandora.

Além disso, como os Shandians conseguiram arranjar o ouro? Como foi o processo de fazer um gigante sino puramente de ouro? Como esculpiram uma quantidade imensurável de ouro tão finalmente de tal forma que pudesse cobrir a sua cidade inteira com esse material? Eles fizeram tudo isso sozinhos ou tiverem ajuda, talvez dos maiores escultores do mundo?

Bem, que tal se aqueles que foram os responsáveis por essas obras fossem literalmente os melhores pedreiros de toda a humanidade (Nekomamushi afirmou isso também no capítulo 818), os mesmos que se originam do País do Ouro e os mesmos que já mandaram-lhes um Poneglyph?

Novamente, entre a cidade e o país do ouro, de onde você acha que vem o ouro?

Porém, não superestime o significado dos favores. Todos os aliados acreditavam nos ideais do Reino Antigo. Os Shandians quase foram completamente destruídos não apenas por causa do ouro.

Agora, para a peça final do quebra-cabeça que nos leva à resposta desta teoria: o que realmente quer dizer Wano sendo os remanescentes do Reino Antigo e como isso vincula-se à abertura das fronteiras do país.

Vamos dar uma olhada rápida na política de isolamento de Wano: não foi o Kaido e muito menos o Orochi quem instituiu a política isolacionista de Wano, como podemos perceber ao ler o capítulo 919. Inclusive, vemos durante o flashback de Oden, mais precisamente no capítulo 964, que mesmo antes do shogunato de Orochi e o controle de Kaido, Wano já era um país fechado.

Oden tentou muitas vezes escapar ilegalmente de Wano.

Então, quem é o responsável por Wano ser um país fechado? Oden, após ter aprendido os segredos do mundo, revela que o próprio Clã Kozuki foi o responsável por fechar Wano para o resto do mundo no final do Século Perdido, há 800 anos!

Painel retirado do capítulo 972 ━ Oden revela o que descobriu mundo afora durante a sua execução pública

E a razão pela qual o Clã Kozuki fechou as fronteiras de Wano é porque eles queriam proteger o território de um grande poder externo, o Governo Mundial, para que ainda pudessem ser livres ━ Barba Branca deixa a entender isso no capítulo 965.

Finalmente, é isso.

A maior parte do fandom de One Piece nunca se perguntou isso, mas como a interrupção de todas as comunicações e negócios com o mundo exterior protegeria Wano do Governo Mundial? Seguindo o raciocínio, como a rejeição de qualquer contato com o mundo exterior realmente pode fazer diferença na sobrevivência contra o Governo Mundial?

Como uma cena clichê do Momonosuke sentando em paz logo após o fim da guerra para declarar que Wano agora está politicamente livre em relação ao mundo exterior, poderia, possivelmente, ser o clímax de toda a trama do Novo Mundo, que temos seguido desde Punk Hazard; que temos seguido desde 2012? O que realmente significa o fechamento das fronteiras de Wano?

Obviamente, se Wano isolar-se significa que o país simplesmente cortou qualquer interação com o mundo exterior em um sentido tradicional, então isso não ajudaria em nada contra o Governo Mundial, certo?
As fronteiras de Wano foram fechadas e, para que isso tenha sido o que realmente os protegeu da grande ameaça externa do Governo Mundial como Oden explicitamente afirmou, deve ser porque fechá-las era a ação de elevar artificialmente o país de Wano a um nível anormal ━ o que isso quer dizer é que, para que as fronteiras de Wano fossem fechadas e para que esta ação mantivesse o território a salvo do Governo Mundial, a solução foi literalmente fechar as fronteiras, cortando qualquer entrada ou saída do país, não apenas por meio de um comunicado político (que com certeza não pararia o Governo Mundial de atacá-los), mas por meio de um ato físico tangível.

A elevação de Wano é o que os salvou e o que impede as pessoas de invadir o território a qualquer momento. Big Mom tentou entrar e olha só! Tudo o que foi preciso para derrubar a Yonkou foi um dos personagens mais fortes deste arco, King, mas usando um leve empurrão. Wano é uma fortaleza impenetrável, especialmente se você quiser invadir com uma maldita frota.

Agora, o VERDADEIRO cerne da teoria: Depois que o povo do Reino Antigo entendeu que eles seriam derrotados, tentaram recuar enquanto salvavam o máximo possível de sua cultura.

Depois que o Reino Antigo foi derrotado e destruído, os remanescentes deste reino reuniram-se em Wano com a ajuda do, agora morto, Puxador de Continentes que vemos em Onigashima, e resgatou pedaços das terras dos reinos que eram os aliados do Reino Antigo (ou até mesmo os pedaços principais do próprio Reino Antigo) para criar o último reduto de esperança e liberdade em todo o mundo, com fronteiras fechadas para mantê-los seguros.

A geografia de Wano é uma representação visual dos ideais do Reino Antigo: diferentes povos de diferentes terras se unindo sob os mesmos ideais genuínos de paz, união e liberdade, para resistir à opressão, manipulação e racismo.

E eis que o nome “Wano” significa: a Terra da Harmonia. Um nome digno de englobar os ideais do Reino Antigo como o seu sucessor.

A razão pela qual Wano é uma aglomeração anormal de terras separadas com climas totalmente diferentes que não têm nada a ver entre si é porque essas terras foram reunidas e a razão pela qual há um crânio gigante antigo, do tamanho de uma ilha em Onigashima, é porque este gigante antigo é quem deixou Wano da maneira que conhecemos hoje, unindo essas terras.

Wano é o legado do Reino Antigo. Wano é o que resta do Reino Antigo.

E a parte mais louca disso é que temos evidências para confirmar esta teoria.

Lembra das quatro coisas que foram introduzidas em Thriller Bark e, como dito, que essas coisas sutilmente nos dizem a resposta ao mistério apresentado no arco anterior (o Reino Antigo, que foi introduzido em Enies Lobby), assim como aconteceu em muitas outras ocasiões? No arco de Thriller Bark, somos apresentados a estes quatro mistérios em particular:

  1. A misteriosa terra de Wano;
  2. O lendário samurai Ryuma;
  3. O pirata Kaido;
  4. A raça dos Gigantes Ancestrais (Oars), conhecidos como os Puxadores de Continentes.

Lembre-se de que não sabíamos na época que os fatores acima estavam conectados. Logo, vemos todas essas coisas, que foram introduzidas pela primeira vez em Thriller Bark, aqui em Wano:

  1. Estamos vendo o país de Wano porque estamos no arco de Wano;
  2. Tivemos um foco em Ryuma, pois ele era o ponto principal de todo o enredo do Zoro no segundo ato do arco de Wano; está implícito que Ryuma é o ancestral do Zoro, sendo revelado que ele também é um espadachim de um olho só;
  3. Kaido é o principal vilão do arco;
  4. Os Gigantes Ancestrais são trazidos à tona novamente: os Numbers são, literalmente, experimentos fracassados da tentativa de recriação dos Gigantes Ancestrais, com Thriller Bark sendo mencionado explicitamente (como visto no capítulo 989); Oars, o Puxador de Continentes, também é mencionado no capítulo 990; Kaido e Yamato são revelados como Onis (conforme o capítulo 1025); e, bem… Onigashima é basicamente um crânio gigante e antigo do tamanho de uma ilha.

Se Oars foi chamado de Puxador de Continentes e ele tinha o tamanho de prédios (67m / 219’10”), então aquele filho de uma égua em Onigashima poderia realmente puxar ilhas de verdade… sua cabeça por si só é tão grande quanto uma.

Mas como te convencer do fato de que os pedaços de terra separados que constituem a estranha geografia de Wano são contribuições de diferentes lugares que eram aliados do Reino Antigo ou parte dele? Simples, Onigashima é a contribuição de Shandia para a última fortaleza pela liberdade contra o Governo Mundial. Em outras palavras, Onigashima fazia parte de Shandia. Isso mesmo.

No arco de Skypiea, a localização da lendária Cidade de Ouro, Shandora, é um dos principais focos do arco; os Chapéus de Palha perceberam que a razão pela qual havia tanto foco na frase “o olho direito da caveira” (recitada por Cricket no capítulo 229) é porque Jaya e Skypiea já foram uma única ilha que parecia uma caveira (como revelado no capítulo 253) e a Cidade de Ouro pode ser encontrada no olho direito do referido crânio. Oda fez um ponto da trama com o olho direito.

Mas se é legítimo ter dúvidas sobre o olho direito, uma vez que foi configurado por Oda para ser um verdadeiro mistério do arco de Skypiea, então o que dizer sobre o olho esquerdo? O olho esquerdo do crânio está totalmente ausente da ilha.

Vamos parar e dar uma outra olhada no mapa:

Espere, o que é isso perto de onde deveria estar o olho esquerdo? Vamos dar um zoom:

É um maldito Oni.

Agora, olhe para isto: vemos um mapa da ilha real, durante o flashback de Mont Blanc Noland, antes de ser separada há 400 anos pela Knock Up Stream e o olho esquerdo da caveira já está faltando. Caramba, Onigashima é mesmo o olho esquerdo da caveira? A forma é, com certeza, quase a mesma: ambas são circulares. Além disso, o Marco mencionou que, no passado, as pessoas chamavam Onigashima por um nome diferente! Isto significa que Onigashima estava lá antes de Kaido chegar.

Painel retirado do capítulo 982 ━ Marco conversa com as Forças de Nekomamushi

Mas espere. Na cena seguinte do mesmo capítulo (estamos falando do capítulo 982) Kyoshiro amarra Sasaki, um dos Tobiroppos, a uma árvore.

No capítulo 990, descobrimos que essa árvore é considerada uma árvore sagrada.

Alguns fãs de One Piece têm se perguntado qual é a daquela árvore sagrada desde então.

Como dizer isso? Bem, os Shandians costumavam adorar árvores sagradas.

Eles literalmente as chamam desta forma ━ árvores sagradas, puras. Aqui está a evidência, no capítulo 291:

O que realmente significa a abertura das fronteiras de Wano?

Então, basicamente, Wano e Shandia trocaram de olhos: Wano os presenteou com o ouro que cobria Shandora e tornou famoso o olho direito do crânio, enquanto eles eventualmente pegavam o esquerdo. Nem pense que aqui será abordado sobre o simbolismo dos olhos em One Piece, caso contrário, este post seria como o “O sonho de um homem” :’)

Tudo isso teria acontecido há mais de 800 anos, antes que metade de Jaya fosse lançada ao céu, então sim, o Puxador de Continentes poderia realmente ter movido o olho esquerdo do crânio para Wano, assim como faria com as outras terras.

Recentemente, em Onigashima, também recebemos menções da figura de Nika, o Deus Sol, que se parece com um Shandian (sem as asas pois isso ficaria muito óbvio; capítulo 1018).

Por conseguinte, eis que Calgara diz, no capítulo 290, que os Shandians reverenciam os seus ancestrais como aos deuses deles, e descobrimos, no capítulo 287, que esta tribo ora a um certo Deus Sol.

Nota não relacionada: Os Shandians também oram, ou pelo menos oravam, ao Deus da Chuva, Deus da Floresta e ao Deus da Terra. Tendo considerado que, para eles, seus ancestrais são como seus deuses, poderiam essas figuras serem os principais representantes do Reino Antigo e de seus aliados durante o Século Perdido? Sol ━ Nika; Chuva ━ Rei da Ilha dos Tritões; Floresta ━ Rei Mink; Terra ━ Joyboy; Wano ━ Rei do Reino Antigo.

Foi mencionado nesta teoria que o ato de fechar as fronteiras de Wano é o ato de não apenas cortar todo o contato com o mundo exterior, mas o também separar conscientemente Wano do resto do mundo, jogando-o no topo desta montanha anormalmente alta (isso se nós pudermos chamá-la assim), porque o significado tradicional da frase “fechar as fronteiras” definitivamente não ajudaria Wano a sobreviver contra o Governo Mundial. Mas como isso funciona?

Você não irá perder muito tempo com isso e nem mesmo acreditar 100% nessas duas previsões, mas um dos dois casos pode ter acontecido: ou este ponto alto seguro (que foi chamado no parágrafo anterior de montanha anormalmente alta) já existia e o Puxador de Continentes apenas moveu todas aquelas ilhas e as colocou em cima deste ponto ou pode ser o resultado do sumiço de uma das Armas Ancestrais, a Uranus.

Semelhante à ideia apresentada em um mangá muito popular que recentemente terminou, a Arma Ancestral poderia ser uma criatura responsável pela criação do dito lugar alto, rochoso e seguro que está adormecido sob Wano desde então. A razão pela qual ninguém menciona Uranus em toda a história, exceto Robin e só porque ela leu sobre em um Poneglyph, seria porque, acrescentando ao fato de que a criatura estaria adormecida e escondida sob Wano, a maioria das pessoas nem mesmo sabe que o país de Wano existe, como vimos no capítulo 655; O isolacionismo ataca novamente.

Isso está sendo mencionado porque, de uma forma ou de outra, os personagens de One Piece ficaram sabendo da existência das Armas Ancestrais sem serem capazes de ler os Poneglyphs. Por exemplo, Crocodile sabia sobre Pluton antes de contatar Robin; Vander Decken IX soube quando Shirahoshi despertou seus poderes; no entanto, ninguém NUNCA soube sobre Uranus sem ler os Poneglyphs. Ninguém, exceto Robin uma única vez em toda a obra, menciona ou sequer reconhece a existência de Uranus em toda a obra. Será porque a informação não sai de Wano?

Abrir as fronteiras de Wano significa, na verdade, destruir esta barreira de rocha que separa Wano do resto do mundo: os viajantes poderiam realmente visitar o país, os comerciantes poderiam importar e exportar livremente seus produtos e, de um modo geral, Wano seria um país aberto ━ que é o resultado no qual você não poderia alcançar mesmo se vencesse a Guerra de Wano e proclamasse Wano como uma nação aberta, exatamente por causa da geografia e elevação do lugar.

Portanto, este resultado, de acordo com as duas suposições anteriores, poderia ser alcançado de tais formas:

  1. No primeiro caso, apenas destruindo o que deixa Wano elevado ou simplesmente movendo todo o país para baixo ━ olha só, Zunisha poderia ajudar em ambos os casos.

  2. No segundo caso, bastaria apenas o despertar de Uranus.

Há muitos motivos por aí que seriam capazes de justificar o porquê Uranus pode fazer sua aparição até o final do arco atual, mas este post já está extenso demais. Apenas saiba que os dois métodos acima para a abertura das fronteiras de Wano, especialmente o de Uranus, não são realmente confiáveis ou 100% verdadeiros. Oda poderia simplesmente inventar qualquer coisa bem mais surpreendente, como sempre. Tenha em mente que essas possibilidades só foram lançadas.

Você pode criar suas próprias respostas na seção de comentários, se quiser.

Tudo finalmente se encaixa

Se o que foi dito aqui for verdade, a abertura das fronteiras de Wano pode ser traduzida para “deixar Wano ao nível do mar e o ressurgimento do maior inimigo do Governo Mundial, o Reino Antigo renascido”. Assim, tudo finalmente começa a se encaixar:

  1. O Reino Antigo esperava 800 anos no futuro pela chegada de alguém (como mostrado no capítulo 972) que consertaria tudo e levaria este mundo para o tão esperado novo amanhecer (Pedro diz isso no capítulo 877); até mesmo Toki, remanescente dos anos finais do Século Perdido veio de 800 anos atrás em busca do dia no qual o mundo viraria de pernas pro ar, como afirma o capítulo 973;
  1. A mesma história repete-se em Wano, com as pessoas esperando 20 anos no futuro (capítulo 920) pela chegada de alguém que consertaria as coisas em Wano e traria o dia (capítulo 987) depois da noite que durou 20 anos (capítulo 1022). Temos até personagens mencionando que o amanhecer destinado a Wano é o mesmo que chegará ao mundo (capítulo 1023);
  1. Aliados do Reino Antigo esperando o momento certo com o coração puro e verdadeiro, como dado a entender na citação do capítulo 272. Os Aliados do Clã Kozuki secretamente esperando pelo momento certo da mesma forma, em silêncio e com esperança (capítulo 920);
  2. No final de Dressrosa, a revelação da formação da Grande Frota contextualizou novamente todo o arco, tornando óbvio porque Oda introduziu esses lutadores do Coliseu e deu a eles muitas caracterizações, peculiaridades, piadas e COMBINAÇÕES INDIVIDUAIS. Seguindo esta mesma linha de construção narrativa, o mesmo acontecerá com o arco de Wano: teríamos passado por mais de 400 capítulos da configuração Momo-Kin’emon-Wano porque o arco de Wano é o arco será o arco em que configuraremos a peça final no tabuleiro para a Guerra Final da obra;

  3. Também é óbvio que o Oda iria querer dar ao Momonosuke um arco tão bem construído, como ele queria te mostrar, querido leitor, todos os relatos e dificuldades do homem que carregará um fardo tão grande, e por consequência se apegar lentamente a ele que se tornará o líder de uma das principais facções na Guerra Final. Da mesma maneira que o Oda fez com os comandantes da Grande Frota, essas figuras não são simplesmente personagens aleatórios. E essa é simplesmente a maneira a qual o Oda escreve e nos conta a história: ele nos dá mais de 100 capítulos de razões para todos esses personagens existirem. Vale lembrar que o Oda é o mesmo cara que passou por Punk Hazard, Dressrosa e Zou para provar o quão terrível e poderoso é o domínio de um Yonkou e seu controle no Novo Mundo;
  1. Isso tudo também explica o que Yamato quis dizer quando mencionou que o Momonosuke é “Você é quem deve guiar o mundo ao amanhecer!” (capítulo 996), com até mesmo Momonosuke reconhecendo isso mais tarde no capítulo 1014: “Parece que eu realmente não devo morrer!”. Se a teoria estiver correta, então é óbvio: Kozuki Momonosuke, como o líder de Wano, seria então o líder do Reino Antigo renascido, portanto, o líder de uma das principais facções da Guerra Final e aquele que guiará o mundo ao amanhecer (nada menos que uma revolução generalizada contra o Governo Mundial). E é por isso que este menino deve sobreviver.
  1. Constata-se que Kaido se interessa pelos segredos do mundo que Oden descobriu em Laugh Tale e, por isso, vem caçando os Bainhas Vermelhas no Novo Mundo, no caso deles saberem algo sobre a verdadeira história (como mostrado também no capítulo 818) ━ que eles não sabem, pois Oden nunca disse a eles. Kaido também mostra sinais de ter um conhecimento mais profundo sobre esses tópicos, por exemplo, quando mencionou explicitamente Joy Boy (capítulo 1014) ou as Armas Ancestrais (capítulo 985). Todos esses fatos são coisas que Kaido provavelmente descobriu durante o seu tempo com Xebec D. Rocks, já que seu capitão tentou se tornar o Rei do Mundo e “quebrou muitos tabus”.

  2. Se esta teoria estiver correta, novamente, tudo faz sentido: Kaido, que confirmamos com painéis canônicos, ao interessar-se pelos grandes mistérios do mundo, veio ao país de Wano em primeiro lugar, caso pudesse aprender mais sobre o Século Perdido (com Wano sendo remanescente do Reino Antigo original) e, como um Oni, estaria interessado em saber mais sobre sua raça e é por isso que ele se estabeleceu em Onigashima, onde você pode encontrar um antigo crânio gigante colossal;

  3. Também, se esta teoria estiver correta ━ o amanhecer chegando a Wano significar que o país será rebaixado ao nível do mar (abertura das fronteiras) e isso se traduzir no renascimento do legado vivo do Reino Antigo ━, faria sentido, após o fim do arco de Wano, o mundo mergulhar na maior guerra da história de One Piece, como o próprio Eiichiro Oda declarou.

  4. Você notou como o povo de Wano (isto é, a população não identificada) obteve uma quantidade incomum de foco neste arco, em comparação com outros? Eles até passam por um arco de personagem!

No início, eles confiam no Clã Kozuki como os seus líderes. Então, eles ficam ressentidos com os Kozuki por não agir contra Kaido e Orochi. Posteriormente, o mal-entendido é esclarecido e eles torcem por Oden. Logo, aceitam os seus erros e começam a se preparar para a longa noite que vem ao país de Wano, a qual eles dizem que merecem porque não confiaram em Oden. Esperam fielmente 20 anos enquanto ainda mantêm vivo o fogo da rebelião. Finalmente, eles lutam ao lado da Aliança pelo dia que esperavam. Durante o ataque à Onigashima, o foco muda muitas e muitas vezes para vermos como essas pobres pessoas estão se divertindo celebrando o Festival do Fogo, sem saber do desastre que se aproxima (a colisão entre a Capital das Flores e Onigashima). Oden menciona que “este país deve estar preparado para recebê-lo e trabalhar com ele” (referiu-se à figura que inevitavelmente chegará no país para trazer o amanhecer).

Se o povo de Wano, mesmo que inconsciente, são os remanescentes do Reino Antigo, depois de tudo o que dissemos… Bem, dê uma olhada na profecia de Toki:

Depois de ter corrido do Castelo de Oden para ficar à frente do povo de Wano, Toki diz a eles: “Você(s) é(são) a lua que não conhece o amanhecer… Que o seu propósito seja cumprido e projete nove sombras na noite estrelada de 20 anos e você conhecerá o brilho da Amanhecer”.

  1. Luffy é o Amanhecer e os outros nove Chapéus de Palha são as nove sombras;
  2. A própria Toki chama o povo de Wano de lua que desconhece o Amanhecer, assim como dissemos antes; Toki diz que o seu propósito será cumprido quando o Amanhecer finalmente chegar ao país de Wano: bem, claro, o próprio Oden disse que Wano terá que trabalhar com Joy Boy no futuro e o seu propósito será cumprido porque é isso que eles esperam, há 800 anos;
  3. No capítulo 992, Black Maria canta uma canção ━ “Em uma noite de neve… Dois, que desejavam se unir, nunca poderiam ficar juntos… No fim, sob a luz da lua, irão se encontrar! Suas paixões se elevam!” ━ que faz a transição para a luta dos Bainhas contra o Kaido. Desta forma, quando vista superficialmente, parece que fala realmente sobre esta luta. No entanto, olhando mais de perto, a forma como está organizada não tem nada a ver com aquela luta, mas se assemelha com a profecia de Toki: de acordo com a previsão desta teoria, os dois que desejaram estar reunidos, mas nunca poderiam estar juntos são Joy Boy, assim como Luffy, e o povo de Wano (remanescentes do Reino Antigo). Mas eles finalmente se encontrarão após 800 anos sob a luz da lua.

Além disso, adivinhe como este mesmo capítulo é chamado? Pois é, “Remanescentes”.

Depois de tudo o que foi abordado, que tal ouvir do próprio Eiichiro Oda? “Ele [Editor Takuma Naito] afirma que há uma razão pela qual Oda está colocando certo foco no passado de Roger durante Wano, com a revelação de sua recompensa e sua história com Oden, alegando que, nas palavras de Oda, o arco de Wano se entrelaçará profundamente com o arco final da série”.

Ufa, nakamas! A teoria finalmente chegou ao fim. Quantos detalhes interessantes, né?

Bem, é uma narrativa bem arriscada e conectada. Nexus criou uma teoria na qual você pode escolher tanto acreditar 100% nela quanto fisgar apenas algumas ideias e adotá-las. Comentem abaixo o que vocês acharam ━ críticas, observações e impressões em geral. Esperamos que tenham gostado do conteúdo! É muito provável que postaremos novas teorias, com certa frequência, daqui em diante.

Até a próxima Teoria do Submundo, pirata.

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)