Série Kairoseki

Fundamentos de Materiais

Por COMENTÁRIOS

Os 4 grandes poderes dos materiais

Uma das formas mais breves de apresentar One Piece para quem não conhece a obra é dizer: é a história de um pirata que estica. Sim, você já sabe que na obra, existe um tal de Monkey D. Luffy, o protagonista, que decide se tornaro do Rei dos Piratas. Quando ainda criança, Luffy comeu uma fruta diabólica, a qual modificou seu corpo e lhe deu as propriedades da borracha; em poucas palavras, Luffy é um homem-borracha. Com isso, ele é capaz de moldar seu corpo livremente, o que o possibilita se locomover rapidamente entre pontos (desde que não haja escadas) e desferir golpes contra os seus oponentes (afinal, One Piece, ENTRE TANTOS ASSUNTOS COMPLEXOS, é uma obra de lutinha). Esse é um exemplo de como um material é utilizado de forma fundamental na obra. Existem outros: o diamante que compõe o corpo de Jozu, o aço das espadas de Zoro, a palha do chapéu de Luffy, a cera do Mr.3 e por aí vai. Muitos desses exemplos, inclusive, já viraram textos aqui na OPEX.

Materiais estão profundamente presentes no nosso cotidiano, pois estão inseridos em todos os segmentos da nossa vida cotidiana: transporte, moradia, vestimentas, comunicação, recreação e produção de alimentos, por exemplo. A manipulação de materiais é tão importante para o desenvolvimento da história humana que, dentro de algumas classificações, o tempo é dividido em ‘Era da Pedra’, ‘Era do Bronze’ e ‘Era do Ferro’.

Durante todo esse período, a humanidade se desenvolveu conforme desenvolvia os materiais. A sua gama se tornou mais vasta e, por conseguinte, suas propriedades aprimoradas permitiram experiências mais elaboradas. Hoje é possível encontrar lã, material natural utilizado por milênios, desde antes da era comum, nas nossas roupas, e materiais semicondutores, algo contemporâneo, vagando em sondas pelo vazio do espaço.

Assim como em One Piece, em certo momento, foi revelado que o mundo estava em equílibrio graças a três grandes poderes, no estudo de matereriais também temos grandes poderes; a diferença é que são quatro e eles não são antagônicos (bem pelo contrário). Vamos discutir brevemente cada um deles:

Estrutura

Tópico nebuloso, pois envolve muita coisa que a gente não vê e muitos conceitos fortemente ligados à química e à física. De forma bem simplória, a estrutura de um material está ligada ao arranjo de seus componentes internos. Isso é, como os elétrons e núcleos atuam numa interação subatômica; como átomos e moléculas se comportam em nível atômico; como aglomerados de vários átomos e moléculas interagem em nível microscópico (que é possível observar através de um microscópio); por fim, como elementos estruturais interagem de forma macroscópica, ou seja, a olho nu;

Propriedades

Basicamente, é a resposta a um estímulo que um material sofre externamente. Quando você estica uma borracha, ela suporta uma deformação até seu limite elástico, onde pode voltar à sua forma original, após a interrupção da aplicação da força que está alongando o material. Continuando com a aplicação da força até certo limite, a borracha irá se romper. Esse limite é a propriedade de limite de resistência à tração. Essas propriedades podem ser medidas para diferentes tipos de materiais, como a borracha no exemplo ou mesmo aço, porém seus valores serão de ordem completamente diferentes. As propriedades podem ser divididas em seis categorias: mecânica (tal qual a do exemplo), elétrica, térmica, magnética, óptica e deteriorativas.

Processamento

Um importante meio para manipular a estrutura e as propriedades de um material. Por exemplo, para produzir uma katana, é necessário utilizar os processos de forja e tratamentos térmicos. Com processos diferentes, se teria um produto com características que não são típicas de uma katana.

Desempenho

É a capacidade que o material tem em entregar um resultado específico em alguma aplicação. Voltando ao exemplo da borracha: se o Luffy tivesse uma borracha que esticasse 50% a menos sem romper, a performance do soco contra o Doflamingo, um dos mais infames vilões de One Piece, teria sido pífia (naquele golpe em que ele estica o braço “para sempre”, correndo o risco de nem mesmo atingir o oponente).

Fica muito claro que é impossível separar essas 4 categorias. Alterar uma é alterar todas. Então, de nada adianta ter um aço feito com a matéria-prima mais nobre, ter uma resistência mecânica excelente para a produção de um carro, mas na primeira chuva, o material ter sofrido corrosão. Ou ter uma borracha processada de tal forma que apresente propriedades excelentes para a produção de um pneu, mas ser utilizada para a produção de uma bola de basquete, pois essa não terá o desempenho esperado, sendo muito pesada e não quicando o suficiente, por exemplo.. Os 4 pontos têm que ser pensados juntos.

Como os materiais são classificados

Obviamente, nenhum material é igual a outro. Também é óbvio que alguns materiais se parecem mais com uns do que com outros. Dentro de One Piece, temos o Franky Shogun, um robô gigante que é utilizado como arma pelo Chapéu de Palha Franky. Esse robô pode ser composto, por exemplo, por uma liga de titânio. Já as katanas do Zoro são produzidas por uma liga de aço. Notoriamente, são dois materiais diferentes, mas ambos são muito parecidos entre si quando comparados a outros, como a borracha e o diamante que compõem os corpos de Luffy e Jozu, por exemplo.

Os materiais sólidos são convencionalmente divididos em três categorias básicas: metais, cerâmicas e polímeros. A divisão é baseada, principalmente, pelos componentes da estrutura, como vimos anteriormente. Em outras palavras, pela composição química e estrutura atômica. Basicamente, todos os materiais caem dentro de um desses grupos.

Um exemplo muito clássico de um mesmo produto produzido por materiais de uma das três categorias é o recipiente de um refrigerante à base de Cola, a fonte de poder do Franky. Frequentemente, o vemos se reabastecendo por meio de garrafas de vidro com cola; vidro é um material pertencente à categoria das cerâmicas. Já no nosso mundo, encontramos também esses refrigerantes em garrafas de plástico, que é um polímero, e em latas de alumínio, que é metal. Obviamente, a escolha de um material ou outro pelo fabricante de refrigerante tem um importante componente econômico, mas a qualidade do produto que quer ser entregue ao consumidor também entra na conta; a seleção do material da embalagem é fundamental nesse processo.
Outras duas categorias também são possíveis: os compósitos e os materiais avançados. Nesse caso, além da estrutura, outros componentes também estão inclusos para a classificação, como propriedades e performance/desempenho. Vamos conhecer mais profundamente cada uma delas.

Metais

Em One Piece, temos alguns exemplos bem marcantes no uso de metais. Poderosas armas, como espadas, clavas e pistolas, capazes de cortarem até os céus; robôs, ciborgues e andróides que são ferramentas de luta, trabalho e transporte; objetos especiais que são só possíveis de serem produzidos por uma liga inovadora desenvolvida pelo Wapol; castelos, prédios, estradas e pontes também utilizam esse material em sua estrutura, assim como a utilizamos na infraestrutura de nossas cidades.

Os metais são compostos por pelo menos um elemento metálico, tal como ferro, alumínio, cobre, titânio, ouro e níquel, e, muito comumente, suas ligas contêm ao menos um elemento não metálico, como carbono, nitrogênio e oxigênio em quantidades muito pequenas. Esses átomos se dispõem de forma muito ordenada.
O maior exemplo de material metálico é o aço, que é composto por Ferro e Carbono, além de outros elementos de liga que dão diferentes propriedades ao produto final, como uma maior resistência à corrosão em aços inoxidáveis, por exemplo. Falar sobre aço por si só, daria um podcast só para ele, mas é possível ter uma maior noção sobre esse material ao ler os artigos sobre katanas tanto no Portal Deviante quanto no site da OPEX.

Com relação às propriedades, em termos mecânicos, esses materiais são rígidos, apresentam alta resistência mecânica e são dúcteis, o que significa que podem se deformar em alto grau sem fraturar. Essas propriedades são fundamentais para os diferentes tipos de processamento e posteriores aplicações. Uma espada, uma viga, um casco ou uma fuselagem são exemplos de estruturas que necessitam suportar altos esforços mecânicos.

Além dessas propriedades mecânicas, temos outras propriedades muito características dos metais. Essas se devem, principalmente, aos elétrons que não pertencem diretamente a um átomo específico, mas ficam livres por toda a estrutura. Com isso, os metais são bons condutores de eletricidade e de calor. Além disso, não são transparentes a luz visível, o que o faz ter uma aparência lustrosa, tal como um espelho, quando polidos. E, por fim, também devido a forma como os elétrons estão arranjados nos átomos, alguns metais, como ferro e cobalto, possuem propriedades magnéticas desejáveis (é por isso que o kid consegue dar a mãozada usando somente materiais metálicos, inclusive, somente de alguns metais).

Cerâmicas

Em One Piece, o exemplo mais proeminente de material cerâmico é o diamante, o qual compõe o corpo do Jozu. Um outro exemplo que possui várias características de cerâmica, embora seja complicado afirmar se de fato é, são as pedras denominadas Poneglyphs. Também podemos usar exemplos menores, que são também do nosso cotidiano, como o vidro do aquário do Sunny, o almofariz que o Chopper usa para moer ervas medicinais e as garrafas de cola do Franky.

As cerâmicas possuem na sua composição química compostos formados por elementos metálicos e não metálicos, mais frequentemente óxidos, nitretos e carbetos. O alumínio, um elemento metálico, quando ligado com oxigênio, nitrogênio ou carbono, forma as cerâmicas óxido de alumínio, conhecido como alumina (Al2O3), nitreto de alumínio (AlN) ou carbeto de alumínio (Al4C3), respectivamente.

O vidro e a alumina, embora sejam cerâmicas, pertencem a grupos diferentes. A alumina é pertencente às cerâmicas de engenharia, enquanto o vidro às cerâmicas tradicionais. Dentre as tradicionais, além do vidro, temos os argilominerais, como a porcelana e o cimento (em One Piece, existem inúmeras gigantes construções que provavelmente estão de pé graças ao uso de cimento).

Em termos de comportamento mecânico, as cerâmicas são rígidas e resistentes, com essas propriedades até mesmo comparáveis aos metais. São também muito duras e, consequentemente, frágeis, o que lhes fazem bastante suscetíveis à fratura. Além disso, no ponto de vista de propriedades térmicas e elétricas, as cerâmicas são isolantes de calor e de eletricidade. E, devido a sua estabilidade química, são bastante resistentes à temperatura e ambientes agressivos como em contatos tribológicos e meios corrosivos.

Polímeros

Provavelmente, o nome mais desconhecido entre as categorias de materiais. Isso porque, os polímeros são cotidianamente chamados de plásticos. Errado não está, mas também não está certo. Explico: A categoria polímeros inclui todos os materiais das famílias dos plásticos e das borrachas; ou seja, plástico é um tipo de polímero (e, ainda assim, existem diversos tipos diferentes de polímeros dentro do que chamamos comumente de plástico).

Em One Piece, o polímero mais famoso e importante para a obra é a borracha. Toda a liberdade de movimento e formas do Luffy se devem às propriedades desse material. Além da borracha, temos outros exemplos, como a parafina que compõe o corpo de cera de vela do Mr. 3.

Em termos de estrutura química, os polímeros são compostos orgânicos, ou seja, compostos quimicamente baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos, como oxigênio, nitrogênio e silício. São estruturas moleculares muito grandes, em que podem ser compostos por uma cadeia com milhares de átomos de carbono. Alguns exemplos de polímeros são o Polietileno, o policloreto de vinila e a borracha de silicone. Para saber um pouco mais sobre a estrutura de um polímero, com destaque a de uma borracha, recomendamos a leitura, tanto na OPEX quanto no Portal Deviante, dos artigos sobre borracha.

Suas propriedades mecânicas diferem dos metais e das cerâmicas. Possuem rigidez e resistência mecânica inferior a esses materiais, além de uma menor densidade. Além disso, são extremamente dúcteis e maleáveis, o que lhes tornam bastante úteis na obtenção de produtos de forma complexa, pois essas propriedades permitem diferentes tipos de processamento. Em termos de outras propriedades, são relativamente inertes a um grande número de ambientes, possuem baixa resistência térmica e condutividade elétrica ao mesmo tempo que não são magnéticos.

Outras classificações

Outras classificações: Saindo dos três grupos fundamentais de materiais, pode-se abordar sobre outros grupos, em que, de certa forma, são compostos por materiais metálicos, poliméricos e/ou cerâmicos. Aqui, o que muda, são as suas aplicações, métodos de processamento e performance/desempenho.

Compósitos

Se fosse para existir uma quarta classificação de materiais básicos seriam os compósitos.

Um material compósito é composto de dois ou mais materiais individuais que são originalmente pertencentes a uma das categorias discutidas anteriormente. Um exemplo de material compósito é a madeira. Em One Piece, esse material natural, ou seja, que não é sintético (ou feito pelas mãos humanas), é de suma importância para a construção de navios capazes de chegarem aos locais mais inóspitos do mundo de One Piece. Além disso, é por meio da madeira que árvores são capazes de levar luz aos mais profundos pontos do oceano.

A madeira é composta por celulose e lignina, dois materiais poliméricos naturais que separados não apresentaram boas propriedades para a estrutura de uma árvore, por exemplo. No entanto, quando combinados, formam um material em que a sinergia de propriedades forma um material resistente e de baixa densidade. No caso da árvore de Eva, em One Piece, além desses dois polímeros, ela deve conter um sua estrutura, um outro material, que permite que a luz seja absorvida na superfície e emitida nas raízes. Esse tipo de comportamento é o que faz os materiais compósitos tão interessantes.

O objetivo do projeto de um compósito é alcançar uma combinação de propriedades que não são exibidas por nenhum material individualmente e também incorporar as melhores características de cada um dos materiais componentes. Um grande número de tipos de compósitos é representado por diferentes combinações de metais, cerâmicas e polímeros.

Materiais avançados

Aqui, será feita somente uma pincelada em grupos de materiais que, para serem desenvolvidos ou aplicados, exigem alto nível tecnológico.

Semicondutores: Possuem propriedades elétricas intermediárias entre condutores elétricos (metais) e isolantes elétricos (polímeros e cerâmicos). São materiais extremamente organizados, em que pequenas quantidades de impurezas em posições específicas garantem as propriedades dos materiais. Esses materiais revolucionaram a indústria de eletrônicos e computadores. Em One Piece, certamente são muito usados em Egg Head.

Biomateriais: qualquer um dos materiais citados anteriormente que podem substituir tecidos ou partes de corpos humanos. Por isso, devem ser compatíveis com nosso corpo e se livres de qualquer toxicidade. Ciborgues, como o Franky, se utilizam bastante desses materiais.

Materiais inteligentes: materiais que respondem de maneira específica para cada ambiente e estímulo externo. Em One Piece, pelo incrível que pareça, temos exemplos desse material, como o Wapolmetal, uma liga metálica com memória de forma.

Nanomateriais: são metais, polímeros, cerâmicas ou compósitos produzidos em escala nanométrica. Ou seja, o que muda aqui são as suas dimensões e não suas composições químicas. Na escala nano, a estrutura dos materiais sofre vários efeitos que não são observados em escalas micro e macro (métricas), o que provém uma nova e vasta gama de propriedades para os materiais.

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)