Reverie OPEX #45

Figures de One Piece: sonho de consumo, mas pra quem?

Por COMENTÁRIOS

Senhoras e senhores, finalmente mais um Reverie OPEX aqui no site, depois de eras de ausência! Preparem os seus lugares, ponham o cinto e vamos nessa para mais um longo texto.

Vocês tão mais acostumados com Reveries que eu falo mais da história, das teorias, discussões no fandom, mas dessa vez eu resolvi falar de um universo que é mega interessante e que deixa fãs bem felizes: figures.

Eu comprei minha primeira figure em um evento de anime/mangá em São Paulo. Acho que foi um Anime Dreams ou Anime Friends/Ressaca Friends da vida, não lembro mais. Foi uma figure mais simples da Robin, de 12 cm. É uma versão da Robin da capa do Databook Yellow e no dia que eu comprei eu nem me liguei nisso, eu só queria uma Robin porque eu estava fissurada nela na época (ainda sou na verdade). Eu já estagiava, tinha meus 17 anos e só gastava meu dinheiro com mangá, figure, livro e nerdices em geral.

Esta é minha modesta coleção de figures de One Piece

 

Na minha cabeça de fã de One Piece, sempre achei o máximo ter figures que representam os personagens que gosto de verdade, você ter isso na estante, deixar a mostra. Mas meu conhecimento no meio se resume aos figures que comprei aqui no Brasil mesmo e dos que ganhei, no máximo algumas linhas que meu irmão também possui. Então, para escrever esse Reverie com mais esmero e informação, conversei com 4 pessoas (2 homens e 2 mulheres) sobre a motivação de cada um para comprar figures e colecionar. Isso me ajudou a ter uma dimensão bacana do mercado e descobrir que o público alvo das empresas que produzem figures são os homens. A ideia desse Reverie então é falar um pouco das linhas de figures de One Piece e desse mercado. E claro, como vocês estão acostumados comigo, haverá os questionamentos, com links de apoio e tudo o mais.

Atualmente, existem três grandes empresas que produzem figures de One Piece: MegaHouse, Bandai e Banpresto. A MegaHouse sempre teve mais detalhes, as linhas mais caras e maiores, e olha, tem umas figures excelentes sim, com muita qualidade. Eu particularmente adoro a Banpresto, tenho algumas figures em casa deles e eu adoro a qualidade da figure. É simples, mas muito bem feita. A Bandai também manda bem, meu irmão tem várias figures de outros mangás e são da Bandai. Englobando essas três empresas e conversando um pouco com as pessoas que bati um papo, chegamos em um acordo: a MegaHouse hoje tá muito esquisita.

Já vamos chegar no porquê dela estar desse jeito. Existem MUITAS figures de One Piece no mercado, para vocês só terem uma noção, a Solaris Japan (empresa que exporta os bonecos aqui pro Brasil) tem uma área somente para os figures de One Piece no site. Meu irmão compra os figures dessa loja e atualmente ele tá tentando completar a linha de figures articulados dos Chapéus de Palha. Essa linha de articulados é incrível, e sinceramente acredito que agrada todos os públicos, sendo uma boa escolha para a mulherada que quer colecionar também (e é da MegaHouse). Nessa discussão toda de público-alvo, é interessante levantar algumas motivações dos fãs para colecionar.

Essa é a coleção do meu irmão, ele deixa na caixa porque não tem espaço suficiente ainda para deixar no quarto dele. Meu sonho é ver a Robin dessa linha, mas vai demorar um teco até isso acontecer.

 

Assim como eu, todos os 4 entrevistados falaram que o mais importante é ver o personagem que você gosta bem representado, com fidelidade de traço e com uma pose que faça sentido para ele. Esses figures articulados do meu irmão, por exemplo, são bacanas exatamente porque você faz a pose que achar mais adequada para cada personagem, dando uma liberdade criativa positiva. A linha de nendoroids também são mais articulados, com possibilidade de criação bem interessante. Mas, pelo que vi até hoje, não achei uma linha de nendoroids de One Piece (mas tem uns muito lindos de Haikyuu, FMA, Umaru-chan, Vocaloid e mais uma penca de anime haha). Eu sei que tem algumas linhas dos personagens chibis, mas não são exatamente tão detalhados como os nendoroids.

Porém, boa parte dos figures japoneses atualmente não são articulados. Desde as miniaturas, figures de 12 a 15 cm, e os imensos de 20 a 25 cm, são com poses pré-concebidas. Muitas vezes se utiliza a própria história para seguir a pose, tentando ser o mais fiel possível. Acontece que de uns tempos pra cá, a principal linha da MegaHouse para as personagens femininas têm se perdido e muito nas poses. E bem…isso não acontece somente com One Piece, as personagens femininas de muitas histórias são descaracterizadas para agradar um público em específico…e sabemos quem são: homens japoneses.

Ai Paloma, você vai falar de machismo justo nesse Reverie? Olha, muita coisa tem a ver sim com o machismo, mas o principal foco é mostrar como essa descaracterização dos personagens é ruim e afasta também muitas mulheres do mercado. Isso não é muito inteligente por alguns fatores. Como já falei no Reverie #40, cada dia mais as mulheres têm lido histórias da Shonen Jump no Japão, assim como o crescimento das mulheres mangakás (fazendo shonens também) e leitoras de shonen é perceptível. Em obras como Kuroko no Basket, Free, Haikyuu, Black Butler etc, a presença de fãs mulheres é imensa. E não é somente no shonen em que há um grupo de meninos como protagonistas. One Piece mesmo tem a presença de muitas fãs mulheres. E elas também acabam formando o mercado. Outra parada que influencia é sim as lutas feministas, que chegaram no Japão desde 1980. Apesar da cultura diferente, mulheres de vários mercados de trabalho tem lutado para ter mais espaço, tirando a mentalidade de que o papel dela é ser dona de casa e cuidar dos filhos somente. Não podemos ser ingênuos e achar que a opinião delas não importa. Dificilmente uma mangaká mulher retrata suas personagens femininas com objetificação, é só pegar de exemplo o que a Rumiko Takahashi faz, assim como a Hiromi Arakawa, Hoshino Katsura, Kazue Kato, Shinobu Ohtaka. Existe sensualidade, mas na mão delas existe limites. 

Acontece que boa parte dos figures não são feitos para o público feminino. Mesmo os personagens homens. Convenhamos que um personagem com peitoral de fora não significa necessariamente que ele está sendo objetificado, quando na maior parte das vezes o peitoral de fora significa demonstração de força, poder, imponência e habilidade. A sexualização do corpo masculino é mínima (existe e tem aparecido mais) e muitas vezes não descaracteriza o personagem. Como grande exemplo, posso citar o Victor/Viktor de Yuri on Ice. No anime ele exala sensualidade, tanto nas suas performances quanto na sua personalidade (quem não lembra dele aparecendo no banho nas termas?) Essa sedução da performance e do corpo foram transmitidos em uma das suas figures. E tá bom, faz sentido, assim como faria no caso da Sadi-chan em One Piece.

Yuri On Ice é um anime curtinho de patinação. Eu gostei muito da animação, ele representa bastante no Japão com um público-alvo principal para as mulheres, mas também é ótimo para homens gays.

 

Mas o engraçado é que não existem figures da Sadi-chan nos termos mais sensuais, em poses de maior provocação e sedução. E é a personagem para esse tipo de situações. Mas, principalmente a MegaHouse prefere fazer isso com a Nami, Vivi, Boa Hancock, Nico Robin, Tashigi, Kalifa. A gente sabe que no início da história, a Nami não era sensual, o corpo dela era bem e boas e o Oda não exagerava nas proporções dela. Depois do timeskip a coisa mudou de figura, a Nami tá bem mais peituda e ficou um bom tempo só andando de biquíni pra lá e pra cá. Agora na saga da Big Mom que ela colocou algo mais confortável pra lutar. A MegaHouse se aproveitou deste pequeno detalhe e só cria figures um tanto esquisitas, sexualizando a personagem para fins comerciais. Uma das entrevistadas mulher inclusive comentou comigo que tem o sonho de consumo de ter uma linha completa de todos os mugiwaras, mas que não consegue achar uma Nami e uma Robin em termos aceitáveis. Eles até existem sim, como disse lá em cima, tem linhas excelentes, mas são mais antigas. Hoje, as mulheres precisam recorrer à Bandai e à Banpresto para ter uma figure minimamente aceitável, que mesmo com os peitões, o personagem ainda está sendo representado, seja pela fidelidade de traço, seja para as poses.

Essa é a Sadi-chan da MegaHouse e ao contrário das outras personagens, ela tá igualzinha à história.

 

Todos os fãs se importam com a pose. A pose é fundamental para trazer a essência do personagem. Pensem no Sanji, tenho certeza que você pensou numa pose dele se preparando pra chutar, com coraçãozinho nos olhos ou dele fumando um cigarro todo badass. Esse é o Sanji. O mesmo seria pensar na Robin lendo um livro ou se preparando para usar um de seus golpes, fazendo a pose de mãos cruzadas. O máximo que o Oda faz para mostrar o corpo das meninas é quando elas tão no banho, e até acho que ele é bem respeitoso se comparado com outros autores. Mesmo nessas cenas, a MegaHouse tá ignorando tudo que a história dá e partindo para uma linha muito sem noção, quase pornô.

Desde quando o Oda desenha a Hancock desse jeito?

 

Os 4 entrevistados, assim que eu mostrei a nova Reiju que a MegaHouse vai lançar, ficaram: “?????? essa é a Reiju? Nem parece a Reiju!” E não é só a Reiju que foi colocada em uma pose dessa, a Nami, Vivi, Boa Hancock, Robin, todas elas seguem esse padrão, deixando de lado qualquer fio de ligação com o que elas fazem na história. A MegaHouse chegou a fazer uma Boa Hancock maravilhosa tempos atrás (está na galeria no fim do texto, junto com o Luffy), mas a última versão dela é simplesmente ela com biquíni e numa pose TOTALMENTE sexualizada. Assim, sinceramente, até o rosto dela parece de um mangá ecchi genérico, nem aproximação com a Boa tem.

Meu alerta apitou quando vi essa Reiju, porque diabos vou querer uma figure dessa na minha estante? No fim do post vai ter uma galeria com outras Reijus aceitáveis.

 

E sabe o que mais achei esquisito? A cena no mangá que a Reiju está com essa roupa da figure, ela está se recuperando do tiro que a Pudding deu! Tipo, gente, ela estava na enfermaria, e só estava sem calça porque o tiro foi na perna. O Oda nem denota nada sensual na cena, ela só conversa com o Luffy e está com as pernas de fora por causa da faixa de ataduras na perna. Ou seja, primeiro que nem tão peituda assim como na figure ela é, segundo que ela nem conseguiria fazer essa pose porque ela estava machucada e terceiro que ela não faria essa pose mas nunca porque não faz sentido com ela! A figure é toda errada. Mas para que tipo de público ela é? Bingo. Para as mulheres que não é. E tem homens que também não vão gostar dessa figure justamente por estar longe da fidelidade. Então só agrada quem? Pra mim é só gente que quer objetificar as personagens mesmo.

Conversando com uma das entrevistadas, pude ver que não é só com One Piece que acontece esse tipo de coisa, mas pelo menos os exemplos que ela me mostrou não são tão absurdos que nem esses de One Piece. A Rin Tohsaka de Fate Stay Night é uma tsundere assumida, mas ela não é uma personagem para estar numa pose de impotência e tal, na verdade ela é bem badass na história. E aí temos aí o exemplo de como acertar na pose de um lado, sendo fiel ao que a história prega e do outro temos uma que não é bem adequada assim.

Infelizmente esses tipos de situações acontecem e não pensem exatamente que a cultura japonesa é permissível. Em se tratamento da cultura pop, acho que é um tanto nocivo mesmo, mas aí acredito que seja para todos os lados, não é apenas colocando a personagem feminina em situações mais tensas. Muitas comikets também trazem as fantasias das mulheres em relação ao yaoi, e tem situações também um tanto complicadas, com personagens vivendo um relacionamento abusivo, entre outras problemáticas. Mas a gente precisa pensar que não é legal generalizar, existem doujinshis interessantes de diversos autores e para diversas histórias (eu mesma já li alguns de Haikyuu e foram aceitáveis até). O mesmo ocorre com o mercado de figures. Tem artistas que criam bonecos fiéis à história e outros chutam o balde e exageram. Eu não me sinto confortável de ver essas figures das meninas de One Piece a venda, assim como eu ficaria com pé atrás se eu visse isso na estante de um garoto, eu acho que não é preciso descambar para esse lado para mostrar que é fã de uma personagem, que claramente não é retratada dessa forma na história.

É diferente, por exemplo, quando a personagem na história original já usa pouca roupa, ou tem momentos mais sensuais (que também são questionáveis, mas a gente releva né). De exemplo fica aqui o anime de Kill la Kill, as figures são fiéis à história, estão em poses que façam sentido para as personagens.

Eu, como fã, quero ver minha personagem favorita (Robin) em poses badass também, que estão de acordo com o que ela mostra na história. E mesmo que seja sensual, que seja fiel à história, como quando ela está de toalha segurando o Momonosuke depois do banho. Assim como teria de ter com o Zoro com a toalhinha nas partes íntimas como foi em Alabasta. Uai, que agrade os dois lados, porque existem fãs de ambos os sexos!  

Obs: A título de curiosidade, vou deixar linkado figures em que os homens são um pouco sexualizados, ou colocados numa situação de mais fofice e tal. Primeiro tem o Shirotani Tadaomi de 10 Count, tem também o Seragaki Aoba, de Dramatical Murder, o Ciel de Black Butler, Ren de Dramatical Murder também, e por fim o Tachibana Makoto, de Free.

Me sigam no Twitter se quiserem: Pah~

GALERIA DE IMAGENS

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)