Reverie OPEX #14

As ligações e semelhanças entre Luffy e Roger

Por COMENTÁRIOS

E chegou o Reverie OPEX da semana e nada mais justo do que falar do nosso protagonista e suas ligações e semelhanças com Roger, o precursor da Era dos Piratas! Essas semelhanças não são físicas e nem em campos hipotéticos, como Roger ter comido a Gomu Gomu no mi também. A ideia mesmo é levantar tudo que foi mostrado na história que relaciona Roger e Luffy, seja com bando, aventuras e outras coisinhas!

Eu fiz uma lista bem grandinha de tudo que é possível pensar que há ligação com os dois personagens, mas todos vocês, caso lembrem de algo a mais, fiquem à vontade para comentar no post! Enfim, bora!

Acho que um dos itens mais essenciais que faz todo fã se arrepiar todinho ao lembrar é o Chapéu de Palha. No início não há nada tão especial assim a não ser a promessa entre Shanks e Luffy, mas ao saber que o detentor original do chapéu foi Roger, tudo fica mais espetacular! O tesouro de Luffy que foi protegido de diversas formas no decorrer da história esteve na cabeça do Rei dos Piratas no início de sua jornada também. E não dá pra esquecer que, da mesma forma que Shanks passou o chapéu para Luffy, Roger tomou a mesma decisão de deixá-lo com Shanks. Para terem uma noção da semelhança, Shanks tinha apenas 15 anos quando Roger morreu, ou seja, provavelmente o ruivo entrou muito novo no bando, numa idade próxima de Luffy. Portanto, o significado desse chapéu e todas as aventuras que ele já passou rende uma história muito rica!

      O legado do Chapéu de Palha, talvez um objeto que foi um tesouro para os três personagens!

Seguindo a cronologia, uma parte importante da história acontece em Loguetown, e é na cidade em que Roger nasceu e morreu (cidade do começo e do fim) que Luffy foi quase degolado por Buggy na plataforma em que Roger foi executado. O que é um tanto curioso, porque anos antes, Buggy viu seu próprio capitão morrer ali. Enfim, a semelhança não se deu apenas pela plataforma, mas pelo sorriso que Luffy deu instantes antes de morrer, que, segundo Smoker, foi o mesmo que Roger deu antes de bater as botas. Para a sorte do protagonista, um raio caiu na plataforma na hora em que ele ia ser executado.

Outra característica dos dois personagens é ter o famigerado D. no nome. No início sabemos que apenas Luffy tem esse D., mas logo depois de Drum, Kureha diz o verdadeiro nome de Roger, Gol D. Roger, e não Gold Roger como o Governo Mundial e Marinha queriam que fosse. Apesar de ambos possuírem o sobrenome, não dá para deixar de falar de Garp e Dragon, que também possuem o D. Ainda não sabemos muito a respeito, mas Corazon disse, no passado de Law, que os D. já foram denominados “inimigos naturais de Deus”.  Mesmo que Luffy tenha várias semelhanças com Roger, seu temperamento e personalidade já lembrou atitudes de Dragon, como Ivankov relatou em Impel Down. Vale também lembrar que Kuma “testou” a lealdade do bando do Luffy e acabou citando Dragon logo em seguida, lá em Thriller Bark!

         Rayleigh, conversando com os mugiwaras, disse que o Roger fazia o máximo para se divertir e se aventurar. E não é que parece com Luffy?

Certo, mas voltando ao assunto proposto! Uma das relações mais legais entre os dois personagens é em como inspiram confiança. Os personagens que conheceram Roger se sentiram à vontade com Luffy, como se todos eles acreditassem nele para levar o legado de Roger! Hora de relembrar alguns pontos:

– Só pegar de exemplo Crocus, depois de conhecer Luffy e seus companheiros, ele diz algo como “será que são esses que estávamos esperando, Roger?”;

Kureha, depois de falar o nome verdadeiro de Roger, ela diz que a determinação dos D. não morreu ainda, acreditando em como o nome do Luffy pode ser um ícone no futuro;

Ray, em Sabaody, fala que encontrou com Shanks e conversaram sobre um jovem que tinha herdado o chapéu de palha, e a partir daí, Rayleigh teve muito mais confiança em falar com Luffy, em contar histórias do Roger para todo o bando, se preocupar com Luffy e entre tantas coisas. Aliás, a Shakky também simpatizou com Luffy enquanto conversavam ali no bar dela. Bem, não é à toa que Rayleigh se emocionou de ver Luffy partir de Sabaody depois dos dois anos de treinamento;

– Na guerra de Marineford, Barba Branca fala sobre Roger estar procurando um D. que fosse digno, e Teach não era esse cara. Logo em seguida, o quadro que o Oda desenha é Luffy, e Barba Branca diz que tem gente que herdará a vontade do Roger. Foda, né não? Essa parte levanta meu pelinho do dedão do pé até, minha parte preferida de Marineford, com toda certeza (como esquecer o grito: “O ONE PIECE EXISTE!!”?)

Inuarashi e Nekomamushi, confiando em Luffy e seu bando (que os salvaram da morte, é bom lembrar), os levaram para um dos lugares mais preciosos de Zou, dentro da Baleia! E contaram sobre a Road Poneglyph, os passos de Roger e que o bando dos Chapéus de Palha estão indo no caminho certo.

             É como se agora Ray deixasse suas esperanças nas mãos de Luffy, que pode modificar os mecanismos do mundo!

Ufa, e ainda tem mais!!!!! Indo para outro contexto de relação entre os dois personagens, há dois lugares muitos específicos que é quase certo que somente Luffy e Roger pisaram: Skypiea e Zou. Gan Fall diz que teve um amigo no passado com um bando extraordinário. Pois então, esse cara foi o Roger, que ainda conseguiu chegar até o sino e deixar aquela mensagem marota para Robin ler anos depois xD. E Roger se tornou amigo de Gan Fall, assim como o bando do Luffy! Já em Zou, só o fato de existir uma tribo isolada que não se dá bem com nenhuma raça e mesmo assim o bando do Luffy conseguir a simpatia de todos os Minks, já torna tudo mais especial. Apenas Roger tem um histórico parecido, em que conseguiu ter em seu bando, além de Oden, Inuarashi e Nekomamushi!

E as coincidências não param por aí. Em Water Seven foi contada a história de Tom-san, um marceneiro que revolucionou a cidade depois de criar o trem marítimo! Apesar do projeto ambicioso, ele estava sendo acusado por ter projetado o Oro Jackson, navio de Gol D. Roger e por injustiças claramente cometidas por Spandam, Tom acabou sendo sentenciado à prisão e foi levado para Enies Lobby. Enfim, passado vários anos, Franky acabou por comprar a madeira da árvore Adam, usada no Oro Jackson, no mercado negro. Depois de tudo que houve em Enies Lobby, Franky utilizou a madeira para construir o Sunny-Go. O homem-peixe que criou Franky tinha relação direta com Roger, e Franky agora tem relação direta com Luffy.

Vale a pena escrever mais sobre o Roger, tem muita informação indireta no mangá sobre ele!

Em Sabaody também foi possível ver que Brook já tinha ouvido falar de Roger na época em que ele estava na tripulação dos piratas Rumba, ou seja, 52 anos atrás, Roger deu seus primeiros passos como pirata. É uma ligação remota, porém, ainda é uma ligação!

Ray já apareceu aqui no texto, mas não dá pra esquecer a importância dele para o treinamento de Luffy. Tudo que ele sabe de haki hoje, é devido ao Ray, que judiou do nosso querido capitão por um bom tempo. Sem contar no peso que há em ver que o imediato de Roger, ou seja, um dos cabeças do bando do Rei dos Piratas, teve uma influência tão forte no Luffy.

Não o bastante, depois do timeskip,  Luffy ainda começou a adquirir aos poucos o poder de “ouvir todas as coisas” que Roger também tinha. A começar pelos reis dos mares na Ilha dos Tritões, que carregaram Noah, e depois em Zou, com Luffy ouvindo Zunisha, que diga-se de passagem, também é importante, pois Luffy ouviu, mas Momonosuke teve mais capacidade que ele, pois ouviu e conseguiu responder à Zunisha. O que traz mais uma ligação, pois Momonosuke é filho de Oden, que também conseguia ouvir todas as coisas e sabia ler os poneglyphs (mesmo sem o conhecimento de um arqueólogo de Ohara). E em que bando Oden fez parte? Tcharam, sim, do bando do Roger!

Luffy treinou tanto com o Rayleigh e seu nível de combate está sensacional agora!! Protagonista lindão!

Spoiler Alert: Agora em Whole Cake, há uma pequena relação entre os personagens, pois a Big Mom disse que Roger foi o único pirata a conseguir ler a Road Poneglyph dela, mas agora ela jamais deixaria alguém conseguir essa façanha novamente. Mas como o universo é conspiratório (Brook rainha, Big Mom nadinha), Brook conseguiu tirar a cópia do Road Poneglyph e o bando do Luffy vai sair com a porra toda copiada, e não só da Road, mas dos outros dois poneglyphs normais que a Yonkou tem!!! Vai ser um prato cheio para a Robin hahahaha!!

Todas essas relações, sejam elas muito claras ou não, diretas ou indiretas, são muito importantes para acreditar que Luffy tem tudo para ir além de Roger. Ray, conversando com a Robin em Sabaody, disse que ela poderia chegar à uma conclusão diferente deles no fim de tudo, assim como Inuarashi disse em Zou que o bando estava já estava no caminho certo para chegar a Laftel, coisa que Roger demorou MUITO mais tempo para realizar.

  Shanks ainda nem participou muito do mangá, mas já dá para esperar muita coisa do quanto esse cara sabe!!! VEM, SHANKS!!

Ainda teremos mais ligações, principalmente com mais detalhes sobre Shanks, mas mesmo assim acho que já é perceptível que o destino do Luffy está fadado a dar muito mais certo que o de Roger. Ainda tem as hipóteses de que Luffy possa morrer no fim, assim como Roger, ou que ele vá a ter a mesma doença do que o Rei dos Piratas, mas mesmo assim, acho que esses tipos de semelhanças já são mais “maléficas” do que benéficas para história, pois é preciso ter em mente que Luffy é filho de Dragon, que também deve ter coisas para mostrar e provar que é realmente parecido com seu filho em alguns aspectos. Assim como falta aparecer a mãe de Luffy

Ps: Não, gente, não há ligação entre Zoro e Ray, porque não há nenhuma prova oficial de que o Zoro é imediato do Luffy haha, até hoje o Oda não disse quem é o imediato do bando dos Chapéus de Palha, e provavelmente, nunca dirá. As traduções de scan acabaram errando na parte em que Urouge diz que Zoro é o imediato. Nesse caso basta ver a tradução oficial da Panini que não possui o termo. E nem no Yellow Databook também há a menção da Nami como imediato, isso também foi um erro dos japas de terem escolhido a palavra “mate” na função da Nami, por isso, aqui no Brasil, a tradução é navegadora. Acho que por essas e outras que é uma discussão sem fim.

Ps²: Shiki não é um personagem de possível relação também, pois, mesmo que tenha sua história contada no capítulo 0, o desenrolar do filme Strong World é pararela à história canônica, portanto, somente o passado de Shiki conta, como se no mangá ele estivesse desaparecido ainda. Então, não houve encontro entre Luffy e Shiki no mangá.

Para não deixar dúvidas, tirei foto dos meus mangás! Olha lá ein, nada de dar rage nos comentários!! hahaha!

Enfim, acho que é isso!!! Espero que tenham gostado, comentem, não esqueçam de acessar os links externos para os capítulos e de avaliar os textos do Reverie, comentando, ou dando o joinha! Até!

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)