HAKI DAS RAINHAS ESPECIAL

CAPÍTULOS 1089 E 1090

Por COMENTÁRIOS

Dizem que a falta de capítulo na semana deixa um buraco no coração do fã quase tão grande quanto o deixado pelo Século Perdido na história de One Piece. Para amenizar essa falta, preparamos um Haki das Rainhas especial cobrindo os detalhes dos capítulos 1089 e 1090! Esperamos que gostem 💜

Capítulo 1089 – O incidente do cerco

AO    R E D O R    D O    M U N D O

Rostos familiares são mostrados para os leitores na primeira página do capítulo. Na vila Foosha, vemos o prefeito, Dadan e Makino, esta última com seu filho nos braços. É dito que a criança – que aparece rindo para uma foto de Luffy no jornal – tem se familiarizado com o rosto do pirata. Será que Luffy se tornará para ela uma inspiração como Shanks?

Nas páginas seguintes descobrimos o verdadeiro motivo pelo qual a Vila Foosha foi mostrada: reflexos do apagamento de Lulusia foram observados em todo o mundo, inclusive no país natal de Luffy. Vemos várias ilhas de vários mares sentindo os efeitos.

A S    R E P E R C U S S Õ E S    D A    O B L I T E R A Ç Ã O    D E    L U L U S I A

“Nenhum terremoto registrado na história se compara com o que foi sentido naquele dia. Causou uma destruição incalculável em todo o mundo. O epicentro não pôde ser determinado, então a importância desse evento geológico foi ignorada. Talvez não haja relação, mas um reino conhecido como Lulusia foi apagado do mapa somente seis dias antes. Os terremotos resultantes aumentaram o nível do mar em aproximadamente 1 metro. Ao redor do mundo, muitos litorais e ilhas desapareceram!”

A fala do narrador sobre o Incidente de Lulusia deixa claro o poder tremendo que o Governo Mundial tem nas mãos. Além dela, a enorme cratera vista no oceano é absolutamente intimidadora. Enviados do governo no local reportam que nenhuma porção de terra de Lulusia pode ser vista. No lugar do país, encontra-se uma cachoeira circular.

Dois pontos importantes podem ser discutidos a partir deste painel. O primeiro relaciona-se ao tempo: o mar está revolto, chuva e ventos fortes são observados no céu acima da cachoeira recém-formada. Se esta alteração for resultado direto do apagamento de Lulusia, a possibilidade de Uranus ter sido a responsável se torna ainda mais alta. Afinal, Uranus – uma arma ancestral – leva o nome do deus grego do céu.

O segundo ponto diz respeito à enorme cachoeira circular no mar. 700 capítulos atrás vimos uma idêntica em um dos arcos mais marcantes da obra: Enies Lobby. A semelhança dificilmente será mera coincidência e, somada à fala do narrador citada anteriormente, ela nos dá informações importantes do passado do mundo de One Piece.

A Ilha Judiciária do governo, Enies Lobby, está localizada acima de uma grande cratera similar à mostrada neste capítulo. Em outras palavras, outrora existiu um país neste local que foi apagado pela mesma arma usada em Lulusia e a cachoeira é o resultado da obliteração.

No capítulo atual é dito que os terremotos resultantes do uso da Mother Flame causaram grande destruição ao redor do mundo. Litorais e ilhas desapareceram e o nível do mar aumentou 1 metro. Ainda no pré-timeskip, conhecemos duas ilhas que também sofriam com fenômenos naturais similares e ameaçadores.

Water 7 é ameaçada pela Aqua Laguna, uma tempestade anual acompanhada de maré alta e formação de ondas violentas. A Cidade das Águas, que já teve a parte mais baixa tomada pelo mar, enfrenta o risco de afundar completamente como consequência dos fenômenos naturais que a assolam. Long Ring Long Land é outro local afetado pela alta e baixa das marés. Considerando que as duas ilhas estão próximas uma da outra e de Enies Lobby, esses eventos podem ser um efeito residual da obliteração do país que ocupava o lugar da Ilha Judiciária no passado!

Apesar de poder explicar os fenômenos de Water 7 e Long Ring Long Land, o capítulo também trouxe uma nova pergunta: que ilha foi obliterada no lugar onde hoje está Enies Lobby? Ao longo da obra, soubemos de alguns locais que foram apagados da história. Entre eles estão Ohara, God Valley e o próprio Grande Reino.

God Valley foi apagada há apenas 38 anos e, portanto, não pode ter sido a ilha que anteriormente ocupava o lugar de Enies Lobby. Vale lembrar que no capítulo 426 é dito que a Ilha Judiciária é protegida pelo governo há 800 anos. No capítulo 384, também descobrimos que Oimo e Kashii guardam o local há 50 anos, ou seja, as datas não batem.

Além disso, neste capítulo é dito pelo narrador que não existem registros de eventos geológicos como os provocados pela obliteração de Lulusia. Isso quer dizer que o apagamento do país que gerou a cachoeira abaixo de Enies Lobby ocorreu durante o Século Perdido, ou seja, quaisquer documentos sobre o evento foram destruídos!

M O T H E R F L A M E

No capítulo 1089, há um pequeno diálogo acerca da “Motherflame”, mas alguns detalhes do idioma original foram perdidos na tradução. A versão Japonesa diz que Imu “deseja usar a Motherflame feita por Vegapunk” e essa alegação pode ter sido confusa para os leitores.

A frase passa a fazer sentido, contudo, quando constatamos que a linguagem usada neste capítulo implica que a Motherflame provavelmente é a fonte de energia por trás da arma, e não a arma em si! Os Gorosei falam da Motherflame como um recurso limitado, algo que eles precisam que York faça mais. A própria satélite menciona o contrabando de uma “Motherflame” para os Gorosei, a qual foi usada em Lulusia. Ela também diz que precisaria da “Power Plant” localizada em Egghead para fazer mais.

No Japão, a palavra “Power Plant” tem a leitura kanji de “Fusion Furnace“, ou seja, um reator nuclear que gera energia através da fusão nuclear — algo que também é chamado de “sol artificial“. Isso se encaixa com o desejo de Vegapunk de criar o seu próprio sol.

O cientista gênio descreveu essa energia literalmente como o poder da “chama eterna“, então faz sentido que a “Motherflame” ou “Chama Mãe” seja uma fonte primordial. E é provável que o Reino Antigo também usasse essa fonte de energia para alimentar sua tecnologia, embora de uma forma mais avançada que o Vegapunk ainda não aperfeiçoou.

Assim, faz sentido que o Reino que aguardava o Amanhecer do Mundo e que adorava o Deus Sol Nika fosse capaz de criar seu próprio “sol artificial” – também conhecido como reator nuclear – para alimentar sua tecnologia. A Motherflame produzida por Vegapunk teria sido resultado de uma engenharia reversa, já que Vegapunk sabidamente estudava a energia e tecnologia do Reino Antigo.

Colocando as coisas em perspectiva, Imu provavelmente é aquele que comanda a arma ancestral, como Ivankov especulou. Ele não conseguiu usar seu poder por bastante tempo devido à falta de energia para alimentá-la, até que conseguiu as Motherflames de York!

(Via: @newworldartur)

O    I N C I D E N T E    D O    C E R C O

De volta a Egghead, vemos numerosos navios da Marinha cercando a ilha e os principais nomes no comando. O plano dos marinheiros é estabelecer um cerco, porém a Ilha do Futuro tem recursos que podem comprometê-lo.

O primeiro que vale ser mencionado é a comida. Em um cerco, se esperaria que o local eventualmente esgotasse suas reservas. Vegapunk, contudo, tem uma máquina que produz comida à vontade! Outro recurso que normalmente seria prejudicado por um cerco é a comunicação, à qual também já vimos que Vegapunk e os demais ainda tem acesso.

Na página 9 temos a confirmação de uma hipótese levantada por Drake em Sabaody no capítulo 509: Vegapunk criou os lasers dos pacifistas estudando os poderes de Kizaru. O laço entre o almirante, o cientista e Sentomaru, porém, não será suficiente para impedir que eles se enfrentem.

Saturn, que aparece logo em seguida, explica que a porcentagem vista no Frontier Dome reflete o nível de carregamento das defesas do Lab Phase. Considerando que o número já estava em 100% no momento que o navio do Barba Negra chegou em Egghead, podemos assumir que Devon e Laffitte não conseguiram adentrar o domo.

O gorosei também menciona Bonney, dando a entender que a garota já havia sido útil para eles mas que não era mais necessária. Será que ela era usada como refém contra Kuma? Outra possibilidade da ligação de Bonney com o Governo Mundial foi levantada no Haki das Rainhas do capítulo 1074 e você pode conferí-la aqui!

Haki das Rainhas – Capítulo 1074

O capítulo termina com uma ligação de York para os Gorosei. Através dela, a satélite garante que sua vida e o laboratório de Egghead serão preservados, visto que Imu quer mais Motherflame e Vegapunk é o único capaz de produzí-la. Os Chapéus de Palha são vistos próximos a uma York neutralizada e descobrimos que a ligação foi comandada por eles. Com as informações obtidas, os piratas têm vantagem: eles podem usar York como escudo!

Capítulo 1090 – Almirante Kizaru

Luffy inicia o capítulo declarando para os Gorosei que será o Rei dos Piratas! Esta não é a primeira vez que o capitão dos Chapéus de Palha desafia uma figura imponente ao falar por den den mushi.
Na mesma página, vemos Morgans interceptando a ligação e Vivi reagindo ao que ouve. Será que a princesa se reunirá com seus companheiros em breve?

Saturn aparece em seguida ressaltando as prioridades do governo: York, o Punk Records e a Power Plant – elementos necessários para a produção da Motherflame que Imu deseja. O ancião, que estuda as circunstâncias em que se encontram, demonstra sua frieza ao se referir a pessoas como insetos descartáveis.

A forma de Saturn falar sobre humanos infere que ele não se vê como tal. Sabemos que Dragões Celestiais se consideram deuses e a declaração do gorosei pode ser um demonstrativo dessa crença, mas também existe a abertura para pensarmos que os cinco anciãos não sejam de fato humanos!

Ainda na página 3, Robin – que esteve ausente no capítulo passado – finalmente aparece! Ela está machucada e Chopper cuida dos seus ferimentos. A última aparição da arqueóloga foi no capítulo 1078, quando ela, Chopper e Atlas se dirigiam ao laboratório abandonado onde estavam Vegapunk, York e Shaka. Nenhum deles estava ferido até aquele momento, tornando possível que a pirata tenha se machucado ao deter York. Próxima a Robin, Lilith lamenta a morte de Pythagoras e Shaka. Vale recordar que no capítulo 1064 Shaka fez uma ligação para Dragon dizendo que morreria.

Na mesma sala que os Chapéus de Palha e os Punks, vemos Kaku – que está ferido – e Lucci, que recebe uma ligação e repassa informações aos marinheiros que cercam Egghead. Ele está visivelmente incomodado no local, especialmente com Stussy.

S – S N A K E     E    O    F A T O R    D E    L I N H A G E M

Na página 4, os Seraphins estão contidos pelas bolhas especiais criadas por Vegapunk. Vimos a mesma invenção no capítulo 1077, quando Lilith e Franky a usam contra S-Snake.

Em um flashback, descobrimos que a Seraphim de Boa Hancock desfez a petrificação de Usopp, Franky e Lilith a pedido de Luffy! A garota herdou da Imperatriz Pirata a paixonite pelo capitão dos Chapéus de Palha.

A princípio, o clone de alguém não deveria herdar emoções e sentimentos, mas no capítulo 1065 vimos que o fator de linhagem (material usado para a clonagem) armazena experiências pessoais! O fato da S-Snake gostar do Luffy significa que o fator de linhagem da Hancock foi obtido depois que ela se apaixonou em Amazon Lily! Será que foi em Impel Down/Marineford?

Outro detalhe relevante é que, por conta desse sentimento, a S-Snake seguiu uma ordem do Luffy – que não faz parte da hierarquia de comando dos Seraphins. Isso está ligado a algo que Vegapunk diz no capítulo 1061: ele tem dificuldade de fazer com que a programação sobreponha instintos/desejos primitivos em suas criações, citando o tubarão como exemplo. O caso de S-Snake é mais um deles e pode ser indicativo do futuro dos Seraphins na história, afinal eles foram criados a partir de piratas com personalidades e espíritos fortes!

P R Ó X I M A    P A R A D A :    E L B A F !

Os Chapéus de Palha, Stella e os Punks estudam uma forma de fugir de Egghead. Para deixarem a ilha, precisam desativar o Frontier Dome, protegido por uma senha criada por York.

No planejamento da fuga, o próximo destino é definido: Elbaf! Sabemos que Luffy e Usopp aguardam uma aventura na terra dos gigantes desde Little Garden. Os dois são vistos animados cantando abraçados a mesma música que cantaram no capítulo 129!

Tendo definido o destino e o plano para fugirem de Egghead, Chapéus de Palha e Vegapunk começam a agir. O Vega Force e o Sunny serão necessários para que o grupo consiga escapar pelos céus. Luffy, Lilith, Bonney e Franky, portanto, ficam encarregados de mover o navio para o outro lado de Lab Phase enquanto Vegapunk tenta hackear o sistema do Frontier Dome.

A L M I R A N T E    K I Z A R U

Em uma conversa com Saturn, é determinado que Borsalino invada Lab Phase, já que ele provavelmente é capaz de manipular os lasers do Frontier Dome devido aos poderes de sua Akuma no Mi. O almirante se mostra fiel aos seus ideais e ao mesmo tempo pouco comovido pelo seu laço com Sentomaru, já que está decidido a enfrentá-lo.

Seguindo o que foi planejado com o gorosei, Borsalino adentra Egghead e logo entra em batalha com Sentomaru. Luffy, que está em um local mais alto, é capaz de sentir a presença poderosa do almirante com o Haki da Observação.

A atuação de Kizaru neste capítulo segue uma ordem estabelecida por Oda na movimentação dos três almirantes: o primeiro é sempre Aokiji, seguido por Kizaru e Akainu. A apresentação dos três na história seguiu esta ordem, assim como a entrada na batalha de Marineford.

Até o presente momento, tivemos os capítulos protagonizados pelos dois primeiros nomes da ordem, chamados “O Capitão do 10° Navio dos Piratas do Barba Negra, Kuzan” e “Almirante Kizaru”. Será que em breve veremos Akainu se movendo em um capítulo chamado “O Almirante de Frota Akainu”?

Os capítulos 1089 e 1090 foram indiscutivelmente intensos! Será que os Chapéus de Palha conseguirão escapar em segurança? Me contem nos comentários o que esperam do 1091! Um beijinho e até o próximo Haki das Rainhas 💜

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)