Haki das Rainhas – Capítulos 1051 e 1052

Por COMENTÁRIOS

Bom dia, meus queridos! Malu aqui ❤️ Como se sentem após tantas reviravoltas em Wano? Momo adulto, a revelação do Yamato, recompensas, Imperadores do Mar, Almirantes… Bem, hoje estamos entregando um MEGA-COMBO de One Piece: as análises dos capítulos 1051 e 1052 juntas. Preparados? Bora lá ⬇️

᠈ Capítulo 1051 ⛭ O Shogun do País de Wano, Kozuki Momonosuke

No capítulo passado, após a erupção do vulcão submarino, vimos o ressurgimento dos bainhas junto da Hiyori e do Momonosuke na Capital das Flores. Aliás… eu estava pensando como eles subiram lá tão rápido? Fui ver no capítulo passado e percebi que o Momo levou todo mundo na garupa até lá hahaha eu não tinha reparado, nem tinha pensado nisso pra falar a verdade, vocês já tinham?

O que interessa é que eles chegaram e todo mundo ficou muito assustado, vendo um dragão que parece o Kaidou, o ex vassalo de Orochi, Kyoshiro, e a Komurasaki, que estava morta até ontem. Todos eles andando acompanhados de outras sombras, estava tudo muito confuso. Enquanto todos correm do dragão ameaçador, começam a gritar que não precisava disso, já que aquele não era o Kaidou.

O segundo painel da primeira página eu achei muito bonito, uma visão de lado, dando para ver apenas a Hiyori e o Denjiro, com o povo confuso em frente deles, e o resto das sombras como borrões dentro da fumaça. E a arquitetura da Capital das Flores de fundo, muito muito linda.

Uma das silhuetas começa a andar para a frente, dizendo que claro, o Denjiro e a Hiyori são famosos de alguma maneira e todos reconhecem, mas talvez não os outros que os acompanham. Já na silhueta a gente consegue saber quem é e já começa a bater um misto de emoções né hahahaha No capítulo passado inclusive eu chutei que essa pessoa seria o Izou, e bem… eu errei feio. ahahha

O Kinemon aparece, fazendo a pose do Oden, um detalhe muito lindo pra cena, ainda mais interessante (pelo menos pra mim haha) o fato de que o Oden faz essa pose logo antes de morrer. Não tem especificamente nada a ver mas fiquei pensando nisso. O comentário das pessoas reflete muito do que nós mesmo ficamos pensando: “mas como?! eu pensei que ele havia sido morto….” hahaha Então temos a confirmação de que Kinemon já está bem, ou pelo menos está fingindo muito bem estar bem para ficar ao lado de Momonosuke nesse momento tão grave e importante. Eu achava que o Kinemon estaria um pouco mais debilitado depois de tanta coisa que ele passou, mas conversando com o Capeleto, consegui ver um pouco mais de teatralidade nisso tudo. Ele pode muito bem estar fingindo estar bem justamente para ser forte pelo menos agora.

Não vou falar novamente sobre a questão de mortes, porque no Haki das Rainhas passado falei um pouco mais sobre a minha opinião. Se quiserem deem uma olhada e também podem dar a opinião de vocês aqui.

Haki das Rainhas - Capítulo 1050

O povo fica em choque, já que acreditavam que Kinemon havia morrido no castelo em chamas há 20 anos. Uma coisa é certa, as pessoas sabem sim quem ele é. As pessoas acham que estão sonhando ou que também morreram, é tudo muito confuso. Enquanto isso as outras silhuetas vão se revelando, primeiro Kawamatsu, Inuarashi…

O povo, mesmo confuso, sabe que vai presenciar uma cena importante e monumental, e se prepara para fazer uma transmissão nacional daquilo.

Raizou, Shinobu, Nekomamushi carregando O-Kiku, que também está muito debilitada. Fica anotada a ausência de Ashura Doji e de Izou.

Com a revelação de todos os rostos que estavam escondidos na fumaça, o povo não tem mais dúvidas de que aqueles são os nove bainhas vermelhas, tornando a profecia de Toki realidade. Assim como no capítulo passado indiquei para vocês lerem novamente os capítulos do Yasuie, mesmo que fosse tão sofrido, indico outro sofrimento dessa vez, mas que vale a pena. Reler os capítulos que seguem da morte de Oden até a profecia gritada por Toki. Isso é um complemento muito sensível e bonito para esse capítulo e como preparação para o próximo.

“Você é a lua que não conhece o amanhecer. Que seu propósito seja cumprido. Projete nove sombras na noite estrelada de 20 anos e você conhecerá o brilho do amanhecer!”

Interessante que nessa imagem que todos viram, tirando o Momonosuke que surgiu muito visível em forma de dragão, haviam de fato 9 sombras, mas duas delas não são bainhas: a Hiyori e a Shinobu, as duas substituindo Ashura e Kanjuro. Lembrando que o Izou não é considerado um dos 9 bainhas por conta de não ter voltado pra Wano no momento da morte do Oden. Sem julgamentos hahahahaha

No mesmo capítulo, 973, em que Toki fala a sua profecia, nós vemos Hiyori e Denjiro juntos e a transformação deles em Kyoshiro e Komurasaki. Também vemos que Denjiro é o garoto da hora das bruxas, aquele que o Yasuie fingiu ser quando foi capturado e o levou a morte. Também vemos Orochi em um banho extremamente quente, pelando, mas com frio. Ele não conseguia parar de tremer, no pesadelo de imaginar esse momento dando errado: “me tragam os ossos dos samurais Kouzuki!! Por que não os encontram??”. Orochi, porque a profecia de Toki estava certa, 20 anos no futuro você está morto, tendo suas cabeças de hidra cortadas exatamente pelos samurais que você não encontrou os ossos.

Começamos a ver os telões transmitindo a cena na capital para as outras regiões de Wano, a pintura luminosa. Ringo, Hakumai, Kibi, Kuri, Udon e Ebisu, a maioria pensando que iriam falar sobre o terremoto que acabou de acontecer. Toda vez que vejo o povo de Ebisu rindo me dá um aperto no coração.
Antes de vermos o que será transmitido nas pinturas luminosas, passamos para uma cena lindinha que muitos de nós esperávamos faz tempo: Yamato interagindo com o bandoooo!!! Fica todo mundo chocado com o filho do Kaidou, achando que ainda vão ter que lutar com ele e que tem algo estranho!

E nãaaao, pelo contrário! Yamato fala que é um aliado e, mais ainda, é um fã dos Chapéus de Palha, que acompanha a jornada deles pelo jornal e que parecem mais normais do que imaginava, não sabia quantos eram humanos de verdade ahahahha esse comentário foi muito bom.

Depois dessa interação inicial, Yamato fala pra eles que a partir de agora vai entrar no bando e partir pro mar. Que ele é Kozuki Oden, mas podem o chamar de Yamato. As reações são diversas. Enquanto Nami e Usopp ficam chocados, Franky fica confuso, Brook e Sanji com suas reações de praxe com mulheres… aiaiai tô preocupada com essas interações viu. Robin gostou bastante, quem sabe inclusive lembrando do momento em que ela mesma entrou para o bando se convidando ahahaha

A voz da razão veio do Jinbe, dizendo que não é assim que a coisa funciona, que ainda precisam da confirmação do Luffy, o capitão do bando, para confirmar essa entrada.

A minha reação é a da própria O-Tama ali no cantinho ahahahha eu amo o fato que o Yamato vai entrar para o bando, não vejo a hora do Luffy confirmar de fato isso, fazer o convite formal e todos festejarem. PORÉM, apesar de eu amar todos os momentos de interação do Yamato, achei essa cena um pouco deslocada do capítulo. Um momento que a gente tanto aguardava, colocado em um capítulo emocionante focado no Momonosuke e nos bainhas, em Wano… e aí isso, sendo que realmente o Luffy não tá nem ali pra ouvir o Yamato se convidando ahhahaha mas enfim. O que vocês acharam desse momento? Quero comentários hehe.

Falando em Luffy, vemos ele e o Zoro sendo tratados pelo Chopper. Ele está com uma carinha de preocupado e dedicado.

Finalmente descobrimos quanto tempo dura o efeito do poder da O-Tama, já que parecia eterno hahahaa Dura um mês, o tempo em que a lua volta a sua forma que estava quando ela usou o seu poder. Ela ainda diz que, passado o efeito, alguns dos animais podem permanecer domados, dando a entender que isso é uma escolha deles, ou ir embora ou ficar.

Nesse gancho, a Speed muito fofa diz que fica feliz em permanecer ao lado da O-Tama. OH coisa fofa, e a Tama responde com alegria que além de ficar feliz pelo seu companheirismo, a vê como uma mãe. Ai gente. A Speed passou mal ali de fofura. Bellemére

Após esse momento de fofura, os Mugiwaras também veem, pela pintura luminosa, os bainhas e uma figura misteriosa que começa a falar em alto e bom som.

Que arrepio que me deu ver esse painel com o castelo do shogun no fundo, os bainhas curvados nas laterais e o Momo adulto ainda atrás da fumaça falando sobre os 20 anos que se passaram desde que seu pai morreu, sendo que pra ele isso foi ontem.

Na frente de todo o povo de Wano, o menino de 8 anos que representa agora um adulto que está acabando com a guerra agradece por todos terem sobrevivido por esse longo e sofrido período. Se o festival do fogo representa esperança por dias melhores e um fôlego para sobreviver, agora o festival não precisa acabar. Todas as esperanças de uma vida melhor, que tanto desejavam, se tornou realidade, todos podem viver como bem desejarem. Ele fala sobre coisas muito importantes como, não precisarem mais pagar pela água potável, com isso tendo a possibilidade de ter água potável, as fábricas tóxicas não vão mais existir e a escravidão acaba agora.

No Capítulo 1048, logo antes de Orochi morrer, nós ficamos tocados e impactados com o flashback dos 20 anos, vendo tudo que o povo teve que passar, todos os sofrimentos, as pessoas que tiraram sua vida por não aguentarem mais e um pequeno traço de esperança que vinha das palavras de Toki que ressoavam em seus corações. Agora o Momonosuke estava na frente deles falando tudo que eles queriam ouvir durante todo esse tempo.

O foco de Oda agora vai para nossa pequenina, e muito guerreira, O-Tama. Uma criança que acompanhamos desde o começo do arco quando apareceu pela primeira vez no Capítulo 911. Logo na sua introdução nós descobrimos que ela é uma criança que passa fome e que, para suprimir essa fome, ela bebeu água contaminada, e apesar dessa imensa dificuldade ela é uma criança muito agradecida, que como agradecimento por ter salvado sua vida, entregou ao Luffy a única porção de arroz que tinha para comer, no seu aniversário.

Ali pelo Capítulo 928 ela começa a criar uma relação com o Momonosuke, inclusive chamando-o de Momo. Já no Capítulo 1004, após a sua nova mãe de criação, Speed, ajudá-la a ir para Onigashima, Tama fica determinada em tirar o máximo de dangos que ela conseguir para usá-los na guerra, tentar acolher o máximo de soldados para o lado dos aliados que conseguir. Ela estava se machucando para isso. Determinada ela diz:

“Eu quero ver Wano diferente, com Momo como o Shogun. Eu estou cansada de estar com fome!!! Eu quero comer tudo o que eu puder!!!”

E agora o Oda nos faz resgatar essa cena, tão linda de determinação da Tama, e vemos ela acompanhando a transformação do Momo de fato para o Shogun, para transformar a vida de todos eles. E mergulhamos em seu flashback.

Os pais da Tama trabalhavam nas fábricas de armas de Orochi. Todos os dias pessoas morriam nessas fábricas e um dia foram seus pais. Os dois faleceram. É uma cena de cortar demais o coração, uma pequenininha O-Tama em frente ao túmulo dos seus pais, acompanhada já de Komachiyo e dizendo que vai ficar bem…

Ela passou a vender chapéus de bambu para sobreviver, mas como essa é uma terra de miséria, é claro que era muito difícil vender chapéus e conseguir algum dinheiro para comer. Na sua introdução no Capítulo 911 vemos isso, ela dizendo ao Tengu que pode tecer mais chapéus de bambu, mas que precisava pagar o Luffy corretamente por ter salvo sua vida.

Vemos o momento em que Tengu acolhe O-Tama, oferecendo um trocado pelo chapéu. Além disso, ele dá algumas palavras de consolo a ela, para ela não desistir e que dali alguns anos os poderosos do Clã Kozuki vão retornar e a terra de Wano vai se livrar de todo esse veneno.

Aquelas palavras fazem a pequena O-Tama chorar e se encher de esperança. Ao lembrar desse momento da sua vida, ela desaba em prantos, abraçando o mais forte que consegue a Nami. Ela abraça a Nami ao lembrar da promessa que o Luffy lhe fez, garantindo que todos vão poder comer à vontade. É muita emoção, gente. Sério, eu chorei nessa parte, vocês choraram??

Momonosuke continua passando a sua mensagem para as pessoas, ele conta sobre a aliança Ninja-Pirata-Mink-Samurai, que se iniciou 10 anos atrás (pra nós no caso he), no Capítulo 668, e conta tudo que aconteceu, a invasão de Onigashima, a criação de laços de amizade. Os monstros que atormentaram o país foram devidamente punidos.

Gente… vocês tem noção de quanto tempo faz que nós estamos esperando a resolução disso, que nós estamos segurando a emoção pra ver tudo se resolver. Não é só desde que conhecemos essa história e todos os bainhas, estamos nessa desde que conhecemos o Kinemon e o Momonosuke em Punk Hazard. São anos e uma longa história acompanhando esses dois. Vocês me perdoem, eu entendo que o Kinemon estar vivo é totalmente loucura, mas não tinha como ser diferente, ele precisava estar vivo para ver o Momonosuke shogun, determinado, seguindo os passos de Oden. Ele precisava estar lá.

Detalhe pro Kid que ficou ???? se perguntando que aliança é essa que eles estão falando. Se sentiu excluído coitado.

O Momo reconhece o importante papel que todos tiveram nessa guerra, os benfeitores como ele diz, que se juntaram para ajudá-los e libertar o país. Vemos a carinha do Law com o Bepo e também vemos a Carrot. Todos ajudaram *-*

Na próxima página, 13, que até me dá um nó na garganta para escrever sobre ela, pra mim foi a mais linda desse capítulo. O-Toko feliz ouvindo tudo que está sendo dito. Momonosuke após falar tantas coisas está sem ideia de como continuar e vira para Kinemon, seu segundo pai, para lhe ajudar. Ele está tremendo, é muita emoção, responsabilidade, muito tudo nesse momento.

Kinemon responde para Momo disfarçar com toda a sua força, disfarçar o nervosismo? hahaha.

O adulto de 8 anos que é o Momo, faz uma carinha de choro e lembra do que o Luffy lhe disse, não há mais nada para ele temer nesse mundo. Nada. Ainda mais depois de morder um Yonkou.

No Capítulo 986, que chama “Meu Nome”, Momo é preso por Kaidou, e este diz para a criança dizer logo o seu nome, se é de fato o filho de Oden. Inicialmente ele pensa em falar outro nome, para não revelar sua identidade e morrer no processo, ele estava morrendo de medo. Entretanto, ali toma coragem, ao pensar no Luffy dizendo que vai ser o Rei dos Piratas e no seu pai lhe explicando o significado do seu nome e diz:

“O nome Momo significa incomparável! O meu nome é Kouzuki Momonosuke! Aquele que será o Shogun de Wano!”

E é assim que começa a batalha em Onigashima, no Volume 98, com o Momonosuke gritando o seu nome, gritando que vai ser o Shogun de Wano e os bainhas iniciando a guerra ao atacar o Kaidou para salvar o seu soberano.

Agora, no Capítulo 1051, Momo volta a repetir que seu nome foi dado pois significa “Incomparável”. E ele jura honrar o seu nome, a sua família, o seu título, restaurando as terras de Wano e transformando no paraíso que já foram no passado. Ele pede ao povo que empreste sua força para que juntos consigam transformar o país.

Na página dupla seguinte ele finalmente diz: “Eu, Kouzuki Momonosuke, governarei o país de Wano!”
Finalmente vemos a sua forma adulta, com um longo cabelo ao vento, um homem enorme. Com uma cara de determinação que nunca vimos antes no rosto de Momo. Uma cara de governante mesmo. Ele é parecido com Oden, ao mesmo tempo que conseguimos ver uma boa diferença. Não sei como o Oda conseguir fazer isso… essa mistura perfeita. Ele é lindíssimo, eu fiquei muito emocionada e impactada assim como ficou o Nekomamushi, a Kiku, o Kawamatsu, o Denjiro, o Kinemon, a Hiyori, o povo… todo mundo em prantos e eu também ahahhaha.

Vemos que em seus pensamentos ele lembra da mãe e do pai, dizendo que vai manter a promessa e seguir os passos de Oden. Lembrando que ele ainda tem 8 anos. Que confusão né. Vemos também os chapéus de palha reagindo a isso. O povo todo em festa, chorando, alegre pelo retorno do verdadeiro Shogun, o INCOMPARÁVEL KOUZUKI MOMONOSUKE. E ele, que sempre chorou em várias situações, ficou firme ali, mostrando sua determinação enquanto todas as outras pessoas choravam.

Ele tá claramente segurando o choro hehe

E aqui eu vou transcrever mesmo o que foi falado pelo narrador, porque merece. Se eu pudesse colocava um áudio meu narrando:

“Pétalas de cerejeira dançam em um céu futuro, no qual os guerreiros finalmente podem embainhar suas lâminas. Um homem com 8 anos de idade observa seu progresso enquanto sente o ar noturno das cerejeiras do renomado “país dos samurais”. Ele pode não ter muita força física, mas compensa com sua devoção ao dever e sua compaixão ilimitada. Aqui nasce Kouzuki Momonosuke, aquele que mais tarde será conhecido pelo mundo inteiro como o grande Shogun do País de Wano!!!”.

E assim ele vai em direção ao castelo.

Eu terminaria minha análise aqui, nessa poesia e arte pura, com o cabelo de Momo ao vento, inspirando para iniciar os seus trabalhos como Shogun. Mas antes de ir embora queria dizer duas coisas.

A primeira é finalmente o reencontro de Momo com sua irmã Hiyori, que após a vermos com uma pose de mulher forte, adulta e determinada, está com carinha de criança chorona se jogando nos braços do irmão. Ela, que era enorme, agora é pequena perto dele. Eu queria uma cena maior e mais emocionante desse reencontro admito, mas espero o anime pra chorar mais hehe.

E outro comentário é a respeito do capítulo passado, quando ficamos confusos de porque o Momo não vai abrir ainda o país. Fiquei pensando muito nisso, mas acho que faz sentido. Mesmo com essa pose toda que vimos agora, ele ainda tem 8 anos de idade, ainda é fraco e inexperiente. O país acabou de sair de 20 anos de miséria, com fábricas e poluição, saíram de uma guerra devastadora com muitas baixas. Como ele mesmo falou, agora estão todos livres, mas vai precisar de ajuda para reconstruir o país.

Seria de fato imprudente abrir as fronteiras de um país tão cobiçado e famoso agora. Ainda mais depois que o resto da aliança for embora. O país iria ficar vulnerável demais para invasões de piratas ou mesmo da marinha, sem conseguir se defender ainda. O Momo precisa de tempo para reconstruir o país e aprender a ser um Shogun, um guerreiro, um líder, depois desse tempo ele pode abrir as fronteiras de Wano. Quem sabe essa abertura pode vir depois da grande guerra contra o Governo Mundial? Vamos ver. O que vocês acham?

Enfim… é isso gente. Eu to com os olhos inchados aqui de chorar. Esse capítulo apesar do começo ter sido um pouco estranho pra mim, foi muito emocionante. Que lindo ver o Momo brilhar dessa maneira. Eu to feliz demais, como foi essa leitura pra vocês?!

᠈ CAPÍTULO 1052 ⛮ Uma Nova Manhã

 Diário de Bordo Insensível da Germa 66, vol. 14: “O cientista que não conseguiu escapar.

Para contexto, com a queda do Chateau Whole Cake no capítulo 872, Caesar Clown recuperou o seu coração das mãos de Capone Bege e despediu-se, com muito amargor, da aliança ali formada: Mugiwaras, Piratas Fire Tank, Pedro e Carrot. No Vivre Card (abril de 2019), foi revelado que o Caesar havia fugido de Whole Cake ━ mais um errinho aí para a conta dos Vivre Cards, que não são de total responsabilidade do Oda. De qualquer forma, vemos que o cientista, ou melhor, o Gângster Gastino não conseguiu escapar de Whole Cake e provavelmente ficou perambulando escondido pela ilha.

Este laboratório, que nas capas anteriores serviu como uma prisão para Niji e Yonji, foi construído a mando da Big Mom especialmente para o Caesar concluir suas pesquisas de gigantificação, como mostrado no capítulo 834. Esta conexão, portanto, torna a presença de Caesar muito válida neste local.

Agora, Caesar Clown encontrará Reiju, Ichiji, Niji e Yonji, mais especificamente, a Germa 66. Dá até para ver o Niji saindo do laboratório em chamas. Achei intrigante o fato das velas aindas estarem acesas nos candelabros, mesmo o cenário estando completamente destruído. Cientistas malvados encontrando cientistas malvados ━ será que vai rolar um encontro aí da antiga MADS? Judge, Caesar e o Queen, que foi jogado no ar pelo Sanji no capítulo 1035. Vai que ele parou em Whole Cake, nunca se sabe…

᠈ As Cinco Estrelas Anciãs

A última vez que vimos a Terra Sagrada de Mary Geosie foi no capítulo 1044, com os Gorousei discutindo sobre Nika. Estamos de volta à discussão. Enquanto os políticos contam que é impossível encobrir a queda de dois Imperadores do Mar. O que aconteceu com Kaidou e Big Mom ainda é um mistério: eles ainda estão no magma de Wano? Morreram, escaparam? Bem, a última vez que vimos os Piratas da Big Mom foi no capítulo 997, que, de acordo com meus cálculos estranhos, é o navio caindo de Onigashima. Não me surpreenderia se pelo menos ela escapasse desta situação. Ah, reparem só no Prometheus olhando para o Kaidou e o tanto que o símbolo dos Gorousei foi simplificado (antigamente x atualmente)⬇️

A frota do Governo Mundial ainda está no mar dos arredores de Wano. Zunesha desapareceu na névoa. O que ele quis dizer com “se sacrificar” no capítulo 1050? Ele literalmente não teve um grande papel em Wano como esperávamos: apenas surgiu para confirmar quem era Joy Boy.

Anteriormente, eu pensei que talvez ele teria um confronto direto com a frota do Governo Mundial, afinal era a única forma de abrir as fronteiras com segurança. Lembrando que esta frota estava pronta para tomar todo o território de Wano caso o Luffy acabasse com o Kaidou e, portanto, fosse “apagado” logo em seguida pelos agentes da CP-0. Desta forma, Wano, uma nação que não é afiliada ao Governo Mundial, ficaria sob controle direto do mesmo. No entanto, como tudo deu errado (as ordens dos Gorousei acabaram impulsionando o despertar de Nika, as fronteiras ainda continuam fechadas e o país impenetrável), não há mais o porquê de tentar algo agora em Wano.

Esta conversa entre os Gorousei nos revelou uma coisa interessante: eles sabiam que para as fronteiras serem abertas o Zunesha deveria estar envolvido. Mas como? Nós ainda não sabemos, mas as Cinco Estrelas Anciãs sim. Isto só reforça o profundo conhecimento deles na história verdadeira do mundo de One Piece.

Outro fato que deve ser ressaltado é o reconhecimento da inteligência do Momonosuke ao tomar a decisão das fronteiras continuarem fechadas. Uma decisão que foi muito julgada pelos leitores, mas que agora faz total sentido. O País de Wano, tanto internamente quanto externamente, ainda não está pronto para ter o contato com o mundo afora. No capítulo 1041, Momonosuke também conclui que se o povo de Wano estiver em risco, ele não poderia de forma alguma abrir as fronteiras! Ele até mesmo se pergunta: “Se ele (Oden) ainda estivesse vivo, continuaria insistindo em abrir a fronteiras deste país?”. Momonosuke reforça que ele era um covarde e que não era inteligente o suficiente para entender as palavras de seu pai. Agora, é perceptível o quão inteligente é este menino-homem de 8 anos e o quão precisa foi a sua decisão: com as fronteiras ainda fechadas, o Governo Mundial não pode mais enviar um exército para tomar o país. Ele ganhou muitos pontos comigo e, neste momento, ainda arrisco em dizer que ele é um dos maiores exemplos de vontade herdada em One Piece para mim. Toda a sua trajetória, sendo honrosa ou medrosa, desde Punk Hazard foi o suficiente para convencer-me que a vontade do Oden viveu dentro do Momonosuke e influenciou muito nas decisões dele.

OPEXCast #169 ━ Tudo sobre os Gorousei! O que eles planejam?

Na página 3, o Governo Mundial ainda quer capturar Nico Robin e, para preocupá-los ainda mais, ela está sumida faz dois capítulos. Será que nossa arqueóloga já foi em busca do Road Poneglyph? Digamos, os capítulos 616 e 301 nos prova que ela ocasionalmente descobre e lê Poneglyphs sozinha, longe dos outros Mugiwaras.

Ainda há uma interrupção na ligação do Governo Mundial com os agentes da CP-0. Há duas possibilidades:

  • Ele. O tal. O Almirante Ryokugyu, que aparece bem no final do capítulo.
  • Caribou. Existe uma teoria que ele consegue interceptar sinais de Den Den Mushi, por causa da sua ação no capítulo 600. Caribou está desaparecido desde o capítulo 1023 e, pelo o que sabemos, ele ainda deve estar em Wano. Não podemos esquecer de que estamos falando de um personagem que tem informações muito importantes que despertariam o interesse do Governo Mundial, como Shirahoshi ser Poseidon. Outra coisa é que o Den Den Mushi em questão possui os mesmos olhos de Caribou e ele está suando frio, com uma expressão um pouco apreensiva; ansiosa. Por fim, esta ligação ocorreu antes do salto no tempo de 7 dias que acontece neste capítulo. O timing e o pedido para que a frota fique onde está não parece encaixar com a narrativa do Ryokugyu.

᠈ O CAMPO DE MIL POSSIBILIDADES

Pós-batalha: vemos Hawkins, derrotado por Killer no capítulo 1029, e Drake, que foi detonado pelo Shigan do agente da CP-0 no capítulo 1042, conversando entre si. Drake deve ter finalizado seu objetivo agindo como capitão da SWORD em Wano, já que o Kaidou foi completamente derrotado e quase todos os agentes da CP-0 ativos no país também foram aniquilados. Presumo isto porque desde o capítulo 990 sabemos que os objetivos do X-Drake estavam alinhados com os de Luffy.

O homem do 1%, um mistério que perdurou desde o capítulo 990, foi finalmente revelado: é o próprio Hawkins. Sinto que ele estava referindo-se ao Kid quando falou “mesmo se eu tivesse previsto a vitória deles (Kid, Law e Luffy), você acha que eu voltaria me arrastando pra ele (Kid)?“. Bem, o Drake até o incitou a trair os Piratas das Feras anteriormente! O que o Oda demonstrou aqui foi o orgulho do Hawkins. Desde o início da Guerra, mesmo tendo respostas ao longo dela, Hawkins permaneceu e defendeu o que ele uma vez apostou em. Com poucas falas, juro que ele se elevou no meu conceito.

Hawkins viu o 1%, mas depois viu como todos os outros estavam colocando suas vidas em risco por algo em que acreditavam (uma coisa que ele nunca fez, já que sempre se limita a seguir as cartas). Então, desta vez, ele queria manter o que acreditava, não importava o que as cartas diziam.

Toda a situação de Hawkins e suas cartas também me fez pensar no campo das mil possibilidades. Vocês acham que se o Hawkins tivesse seguido o mesmo caminho do Kid, ele teria chances? Ele viu a morte sendo a maior probabilidade, mas tenho certeza que havia chances de escape. Eu achei bem irônico que as probabilidades dos seus adversários foram confrontadas, como no caso do Luffy e do Zoro (capítulo 913, 19% de sobrevivência) e do Killer (capítulo 1011, 92% de morte), enquanto a probabilidade do próprio Hawkins concretizou-se (99% de morte). Como o próprio Killer diz no capítulo 1029: “Você temia morrer nesse futuro e aqui estamos nós, ainda de pé!”

Talvez esta tenha sido a sentença do Hawkins.

᠈ 7 DIAS

? GOOD NEWS: Teremos a grande festa de Wano SIM!

Passados 7 dias desde o final da Guerra de Wano, nós começamos com a pós-verdade política da história do país já sendo trabalhada na escola. No capítulo 919, nós vimos como a professora Sarahebi distorcia a verdade sobre o Clã Kouzuki e a história do país para as crianças.

O homem que está feliz em descobrir sobre a Komurasaki é o mesmo personagem reclamão, inspirado no artista de Rakugo Kosanji Yanagiya, do capítulo 1037. É bom vê-lo sorrindo. A história verdadeira continua percorrendo todos os lugares de Wano. Vemos os cidadãos de Ebisu, provavelmente ainda sob o efeito das SMILES, bebendo água deliberadamente. É nítido que os sorrisos em seus rostos não são mais falsos. Um final feliz.

Na Fazenda Paraíso, enquanto os cidadãos teorizam sobre Joy Boy, alimentos em enormes quantidades são distribuídos livremente. Tudo está mais vívido. E é assim que lendas são feitas ━ da mesma forma que Vivi, em Alabasta, deixa subentendido pro povo sobre quem havia lhe ajudado a salvar o reino e todos no fim pensaram que foi a Marinha. Dificilmente a verdade virá à tona, mas também é isso que torna tudo mais legal, não acham?

Agora, vamos para Ringo! Aqui é onde residem as Sepulturas Eternas ━ pelo frio, corpos podem ser preservados por centenas de anos. E aqui,  descobrimos que Ashura Doji e Izou morreram. Ashura Doji se foi com uma explosão no capítulo 1008 e Izou se foi ao matar Maha no capítulo 1041. Marco perdeu novamente mais um importante companheiro. Estas são minhas opiniões sobre a morte de ambos:

Após a morte do Oden, Ashura tornou-se Shutenmaru. Apesar de ser leal ao Oden (e somente a ele), Ashura voltou à sua vida antiga como um bandido por baixo dos panos do Shogunato de Orochi. Durante todo esse período de espera pelo amanhecer, vivenciando a morte de inúmeros companheiros, ele perdeu completamente sua esperança. Ele poderia ter feito muito mais do que saquear e bandear nesses 20 anos. Então, Ashura entregou-se à Guerra de Wano. Ele se sacrificou pela causa, pelo amanhecer, pelos seus companheiros e pelo Clã Kouzuki. A morte dele é como o final de uma história de redenção.

Izou, para mim, foi capaz de viver uma vida feliz por 20 anos como membro e comandante dos Piratas do Barba Branca. Eu enxergo seu sacrifício como um ato de permissão; permissão para os seus amigos viverem uma vida a qual ele já experimentou. E, desde o início da guerra, ele já estava preparado para morrer. 

᠈ A Reunião

Tivemos páginas muito divertidas neste capítulo! Zoro e Luffy finalmente acordaram, Yamato pôde voltar a comer pela recuperação de ambos, um banquete incrível foi servido e vemos interações das quais estavámos sentindo falta. No entanto, a que mais me chamou atenção foi a de Zoro e Sanji na página 12. Além do teor cômico, Zoro se lembra do pedido do Sanji, mostrado no capítulo 1031. Ele então salienta que havia voltado do inferno apenas para matá-lo. O que Zoro viu nestes 7 dias desacordados? Ele ficou este tempo inteiro em contato com aquela figura parecida com a ‘morte‘? Torcendo para termos uma resposta logo.

Agora, podemos bater um papinho sobre respeitoMuitos comentários negativos e tóxicos foram feitos quando este capítulo foi lançado por causa da cena dos banhos, na página 13. Queria tanto que entendessem que não tem mistério; é só respeitar!

Desabafo ❤️│ Se a personagem Kiku se identifica como uma mulher, ela é uma mulher. Se o personagem Yamato se identifica como homem, como Kouzuki Oden ou como qualquer outra coisa e quer ser referido com pronomes masculinos, assim será. Como eu falei, não tem mistério. Isso é uma questão básica de respeito. O Oda faz piadinha com o pronome masculino do Yamato? Com a questão do gênero do Yamato? Os personagens da obra desrespeitam os pronomes do Yamato, quando até o próprio Kaidou (um cara tão babaca e mesquinho) respeita? O próprio Yamato se questiona sequer uma vez sobre isso? Bom, o Oda tá querendo passar uma mensagem aí, e tem gente que não está captando. Me surpreende que, em pleno 2022, ainda há quem discuta de forma negativa sobre algo que é normal. Existe uma expressão que fala que a arte é um reflexo da sociedade. Aplique o respeito com os personagens de uma obra, aplique respeito com as pessoas da nossa sociedade. 

Apenas para encerrar aqui, Vivre Card não é seguro de nada. Não é de autoria do Oda, ele só revisa e por isso, de vez em quando, há erros. Um tempinho atrás, no final de 2019, o Vivre Card do Shanks teve que ser corrigido porque dizia que ele tinha se tornado um Yonkou antes de conhecer o Luffy. Há poucas semanas, houve todo um rebuliço sobre o Vivre Card do Yasuie ter dito que ele não havia comido uma SMILE. O Vivre Card de julho de 2019 já disse que o Nekomamushi não tinha nenhum haki. Vocês acreditam que, de acordo com o Vivre Card, o Vista tem habilidade suficiente para competir com o Mihawk? Um espadachim que todo mundo julga ser forte como um Yonkou? Será que o Oda realmente mostraria isso no mangá? Enfim, se quiserem levar os Vivre Cards 100% a sério podem levar, mas eu acho que isso é meio opcional. Porque 100% correto não é. Então, utilizar isso como argumento para atacar a representatividade do Yamato em One Piece é inválido.

᠈ MUDANÇAS: Imperadores & Almirante Ryokugyu

No Porto Tokage, em Udon, vemos o Sunny Go, o Victoria Punk e o Polar Tang juntos ━ são os navios do trio monstro da Pior Geração. Estão prontos para zarpar! 

Bepo, Killer e Bubble Gum ━ membro dos Piratas do Kid ━ se apaixonaram pelo Franky Shogun. Quem não, né? Exceto a Robin. Minamoto-san, o carpinteiro a quem Franky serviu durante o seu disfarce no início do arco, provavelmente ajudou a consertar o poderoso robô que foi quase completamente destruído na luta contra o Sasaki

Kid está bastante alerto, porque, apesar de amigáveis, aqueles são também seus adversários mortais na busca pelo One Piece. Gostei que o Oda empenhou-se para demonstrar mais membros dos Piratas do Kid! 

Da direita para esquerda: Killer, Hip, Wire, Heat, Pump e Gig.

No final da página 14, temos uma aliança decretada realmente! Inbi e Apoo, quem diria. Pela última vez que os vimos, pensei que não rolaria esta aliança por causa do embate dos dois no capítulo 1046. O importante é que o Apoo realmente vazou informações de Wano (ele tinha até tirado fotos para prová-las, como mostrado no capítulo 1032) e, graças a isso, as recompensas de Kid, Luffy e Law foram atualizadas. Palpites? Devemos descobrí-las já no próximo capítulo.

Novos Imperadores do Mar também foram definidos. O equílibrio do mundo está enfrentando desafios. Por mais que seja impossível não relacionar Kid e Law a essa posição, devemos esperar por um plot twist. Kid e Law não possuem demasiada influência no mundo, como territórios ou uma grande frota. Logo, é compreensível se nenhum dos dois se tornar um Yonkou.

Por fim, fomos agraciados com uma ótima surpresa de final de arco: a aparição do Ryokugyu, o Almirante misterioso da Marinha que possuía como única aparição o capítulo 905. Nesta aparição, descobrimos que ele não comia por opção há três anos. Há uma teoria muito popular na comunidade de One Piece de que ele não comia graças à fotossíntese. Isto mesmo que você leu. Aquele processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Bem, parece que ela se concretizou: nas costas de Ryokugyu, vemos uma flor gigante que ele inclusive usa para voar. Aposto em uma Akuma no Mi do tipo Paramecia, e vocês?

? Curiosidade: Todos os almirantes são inspirados em atores antigos e famosos japoneses. Akainu é o Sugawara Bunta, Kizaru é o Kunie Tanaka, Aokiji é o Yusaku Matsuda e Fujitora é o Shintaro Katsu. Agora, o Ryokugyu parece ser inspirado em Yoshio Harada, um ator inclusive que já contracenou com o Shintaro Katsu.

Fica aí o questionamento: qual o objetivo do Ryokugyu em Wano? Observar e notificar? Capturar a Robin? Capturar Big Mom e Kaidou? Capturar Queen e King? É o que ainda vamos descobrir, junto com “qual é a sua justiça?“. Sabe, todos os Almirantes possuem um tipo de justiça. A do Akainu, por exemplo, é extrema e covarde.

No SBS 76, o Oda respondeu a pergunta de um fã sobre a teoria de que tanto o Fujitora quanto o Ryokugyu iriam se rebelar contra o sistema da Marinha e do Governo Mundial. Pela resposta do autor, parece uma teoria plausível.

Desta forma, terminamos o Haki das Rainhas dos capítulos 1052 e 1053. Interajam conosco!

Os devidos créditos a: 

Durval, Nanax, Capeleto e Malu.

Estamos ansiosos pelo #ONEPIECE1053 :)

Para o que vocês estão mais ansiosos?

Ver Resultado

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)