Haki das Rainhas

Capítulo 1095 - UM MUNDO NO QUAL É MELHOR MORRER

Por COMENTÁRIOS

Torneios bizarros, incidentes históricos, novas raças e figuras marcantes: o capítulo 1095 veio carregado de informações! Bora analisar cada uma delas cuidadosamente? 😼

O CLÍMAX DE EGGHEAD!

Em Egghead, o poderoso Haki do Rei de Saturn pode ser visto à distância. O ancião deixa claro que o ataque de Bonney não era uma ameaça real, motivo pelo qual sequer se esquivou. Enquanto fala com claro tom de desprezo com o grupo em sua frente, o gorosei usa a mesma habilidade vista no capítulo passado: um forte impacto direcionado ao alvo que ele encara. Será que esta habilidade inspirou a criação dos Impact Dials de Skypiea séculos antes?

Após o gorosei retirar a espada com que Bonney o atacou, podemos ver que a ferida resultante rapidamente some. É válido observar que o ferimento não foi apenas curado, ele parece nunca ter existido, já que até o sangue que manchava a barba de Saturn desapareceu. No Pauta Secreta, uma teoria para explicar estes painéis foi levantada: é possível que o nome do gorosei tenha sido inspirado em Saturno, versão romana do Titã Cronos, o deus do tempo. Neste caso, a “cura” exibida por Saturn seria na verdade uma habilidade de voltar alguns instantes no tempo e desfazer acontecimentos!

Na página seguinte, temos a tão esperada conclusão do embate Luffy x Kizaru. O almirante, caído, declara não ser capaz de se mover e Luffy pode ser visto na mesma situação. Enquanto Borsalino está atordoado devido a um ataque direto, contudo, o capitão dos Chapéus de Palha veio ao chão por uso prolongado do Gear 5. Vocês consideram o resultado um empate ou vitória do nosso protagonista? Me contem nos comentários!

O estado vulnerável de Luffy é visto como uma oportunidade por Saturn, que o ataca. Porém, Franky, que estava por perto, rapidamente salva seu capitão. A atitude do pirata chama a atenção do inimigo, que ressalta o fato de a tripulação ser cooperativa. Esse comentário se torna interessante quando levamos em conta que o gorosei provavelmente teve contato com a tripulação dos Rocks em God Valley, a qual era sabidamente desarmoniosa. Este detalhe pode ter sido decisivo na derrota de Xebec.

Após algumas palavras de agradecimento a Vegapunk, Saturn começa a esmagar Bonney com a mão. Onomatopeias indicativas de fraturas ósseas rodeiam a garota. Sanji, Franky e Vegapunk avançam em uma tentativa de resgatá-la mas são detidos por uma força desconhecida. A aura exalada por São Jaygarcia possui desenhos de ondas/espirais e impede a aproximação de terceiros.

Três possibilidades podem ser consideradas para explicar este poder: haki, akuma no mi e habilidade inata. Caso seja haki, esta é provavelmente uma variação do Haki do Rei, onde a força do espírito do gorosei gera uma espécie de campo de força.

É possível também que a aura seja uma habilidade oriunda da fonte mais comum de poderes especiais em One Piece, a akuma no mi. Esta hipótese é reforçada pela presença dos desenhos de espirais, característicos das frutas, e pela própria fala do Vegapunk.

Por fim, uma terceira alternativa também deve ser considerada: Saturn ser de fato um Youkai com habilidades próprias! Se retomarmos a teoria sobre Cronos mencionada anteriormente, podemos supor que o gorosei esteja utilizando seu controle sobre o tempo para lentificar ao extremo os adversários. A onomatopeia de lentidão no quadro é um reforço para a ideia.

O BUCANEIRO BARTHOLOMEW KUMA

A confirmação de que Saturn era o dono das falas lembradas por Bonney no capítulo anterior é seguida por uma revelação importante: Kuma é sobrevivente de uma raça extinta, os Bucaneiros. Por conta de sua linhagem, o ex-Shichibukai foi escravizado desde criança.

Mais fortes, altos, robustos e resistentes do que humanos comuns, os Bucaneiros são uma das três raças mencionadas por Big Mom no capítulo 951! Assim como Lunarianos e Gigantes, não há Bucaneiros em Totto Land.

A    O R I G E M    D O    T E R M O    “B U C A N E I R O”

O termo escolhido para nomear a nova raça de One Piece existe no mundo real e está ligado a piratas! Os Bucaneiros foram piratas franceses que aportaram na região de Hispaniola, o atual Haiti, por volta de 1600. Eles tomaram posse da então colônia espanhola e desenvolveram seu próprio código de regras e leis.

O nome remete a uma palavra nativa do idioma Arawak, “Buccan”, que era uma estrutura de madeira usada na fogueira para assar carnes. Os franceses adaptaram o termo para Boucanier, utilizando-o para se referirem a caçadores e marinheiros que praticavam suas atividades nas ilhas caribenhas. Por fim, os ingleses transformaram o termo em “Buccaneer”.

Os Bucaneiros estiveram em evidência nos séculos XVI e XVII, quando consistiam de uma união de diversos grupos, sendo eles colonos ingleses, holandeses, franceses, escravizados, indígenas, soldados, marinheiros, desempregados, criminosos e foragidos religiosos. Eles exerciam suas atividades negociando com navegadores da região e sonhavam com uma utopia pirata, um paraíso para aqueles que praticavam a pirataria na região.

A    L I G A Ç Ã O    E N T R E    O S    B U C A N E I R O S    E    J O Y    B O Y

De volta ao capítulo, Saturn continua sua fala sobre Kuma e revela que a raça à qual o ex-Shichibukai pertencia cometeu um crime sério no passado. Centenas de capítulos atrás, conhecemos outro personagem que dizia ter cometido um crime grave há 800 anos: Zunesha! Tal paralelo nos leva a pensar que o dito crime dos Bucaneiros também aconteceu durante o Século Perdido e provavelmente estava relacionado a Joy Boy. Na página seguinte, esta ligação se torna mais evidente. Em uma lembrança de Bonney, Kuma fala de Nika como seu herói pessoal e reproduz o ritmo dos tambores da libertação!

Sabemos que Joy Boy possuía um elo forte com as minorias de One Piece e um demonstrativo importante deste elo é a distribuição dos poneglyphs: homens-peixe, minks e povos alados receberam uma pedra para protegerem. Nas histórias de capa de Jinbe, ruínas submersas de uma civilização antiga guardavam um poneglyph, o qual mais tarde seria levado pelo tritão para Big Mom. Nessas ruínas, um desenho familiar pode ser visto: três círculos pequenos acima de um círculo maior, o mesmo presente nas roupas de Kuma. Apesar de à primeira vista parecer uma simples patinha, este pode ser, na verdade, o símbolo dos Bucaneiros! A raça apresentada no capítulo seria, portanto, aliada do guerreiro da libertação séculos atrás e por este motivo teria recebido um poneglyph. Tal aliança pode ter sido o grande crime citado por Saturn e também o motivo dos Bucaneiros terem sido escravizados e exterminados.

O    P A S S A D O    D E    K U M A

O tão aguardado flashback de Bartholomew Kuma tem início! Filho de um Bucaneiro e uma humana, Kuma nasceu no Reino Sorbet e herdou as características da raça de seu pai. Apesar da tentativa de se manter escondida, a família foi descoberta pelo Governo Mundial e escravizada por Dragões Celestiais.

A infância de Kuma em Mary Geoise foi marcada por tragédias. Oda mostra para os leitores que o sofrimento intenso e os abusos sofridos por ele e seu pai eram suportáveis apenas porque ambos se agarravam à lenda do guerreiro da libertação com uma esperança inabalável. A perspectiva de serem livres no mar sob o sol se assemelha bastante ao sonho dos Homens-Peixe e era o motivo dos sorrisos, danças e otimismo exibidos por Klap e seu filho. Os dois certamente levaram a ligação preexistente entre Bucaneiros e Nika a um novo nível.

De volta às lembranças de Bonney na página 9, Kuma pode ser visto rindo e dançando em uma “imitação” de Nika que obriga a dor e o desespero a darem lugar à esperança. A atitude do ex-Shichibukai ganha um peso extra após descobrirmos que ela foi herdada de seu pai. A ligação profunda entre os Bucaneiros e o Guerreiro da Libertação e a espera secular pela liberdade podem ser fatores importantes para o momento atual em Egghead. O som dos tambores foi o responsável por ativar o robô gigante ancestral mas também pode ter sido um gatilho para Kuma despertar e ir até a ilha! Será que Bonney e seu pai serão, enfim, salvos por Luffy ao som dos tambores que esperaram ouvir a vida inteira?

O Incidente de God Valley

💡 O Nome “God Valley” provavelmente foi escolhido para a ilha porque suas formações rochosas se assemelham a duas mãos unidas em oração.

A continuação do flashback de Kuma nos leva para God Valley, 38 anos atrás. Uma caixa de texto no canto da página informa que a ilha estava localizada no West Blue. Conforme revelado no volume 4 Billion, God Valley é a terra natal de Shanks e a caixa de texto desse capítulo une a informação do 4 Billion com outra apresentada pelo Ruivo no capítulo 434: o sakê que ele havia levado para Barba Branca era do West Blue, o mar em que havia nascido.

No flashback, God Valley, que não era afiliada ao Governo Mundial, seria palco de um evento brutal de Dragões Celestiais: o Torneio de Erradicação dos Nativos. Neste torneio, uma caçada humana era promovida e o assassinato de escravos e nativos rendia pontos aos competidores.

Os prováveis prêmios para os vencedores da competição podem ser vistos atrás do Dragão Celestial que apresenta o evento: seis baús muito parecidos com o que guardava a Gomu Gomu no Mi no capítulo 1. A semelhança entre os baús e o fato de Big Mom ter conseguido a Uo Uo no Mi de Kaido em God Valley são indícios de que a premiação do torneio era akuma no mis! Cabe recordar que, conforme o caso de Boa Hancock e as irmãs, é uma prática comum entre Tenryuubitos obrigar seus escravos a comerem frutas por entretenimento. Quais akuma no mis estariam dentro desses baús?

Entre os competidores do Torneio de Erradicação dos Nativos está Figarland Garling. O cavaleiro sagrado iniciou a competição com um déficit de 10.000 pontos por matar o rei da ilha. Conforme vimos no capítulo 1086, Garling leva o título de “Campeão de God Valley”, o que significa que ele foi o autor de um verdadeiro massacre, já que saiu vitorioso mesmo tendo começado em desvantagem.

Neste capítulo, a ligação entre Shanks e Garling se estende para além do sobrenome: o cavaleiro sagrado em sua juventude era muito parecido com o Yonkou. A semelhança entre os dois reforça a teoria levantada pela comunidade sobre a cicatriz de Newgate ter sido causada por Garling em God Valley e não por Roger como pensávamos inicialmente!

Em um quadro no final da página 14, Saturn é informado que Kuma, que havia fugido, foi capturado. Dois detalhes sobre este pequeno painel devem ser comentados. O primeiro diz respeito a Kuma: o garoto era importante o suficiente para que sua fuga e captura fossem reportadas diretamente a um gorosei. Ele provavelmente era observado de perto devido à sua linhagem.

O segundo ponto relaciona-se a São Jaygarcia Saturn. O ancião exibia, 38 anos atrás, a exata mesma aparência dos dias atuais! É muito provável que ele e os demais gorosei tenham sido submetidos à cirurgia da juventude perene da Ope Ope no Mi e estejam vivos desde o Século Perdido!

Na última página do capítulo, Oda surpreende os leitores mais uma vez: Emporio Ivankov, na época um escravo, surge diante de Kuma. Junto dele está Ginny, também escrava. O nome “Ginny” em japonês tem escrita similar a “Bonney” e pode ser traduzido também como “Jinney”. A semelhança entre os nomes e o fato de a menina ter sido apresentada comendo levaram alguns leitores a especular que ela seja a mãe de Bonney! O que vocês acham?

A chegada de Ivan-chan é um conforto para os leitores após tantos acontecimentos pesados no capítulo! Ela também levanta a possibilidade dos três membros fundadores do Exército Revolucionário terem se conhecido em God Valley. Talvez Dragon, na época um marinheiro, tenha presenciado o horror do evento promovido pelos Dragões Celestiais e decidido ajudar na fuga de nativos e escravos, entre eles Kuma, Ivankov e Ginny.

Apesar das várias revelações do 1095, muitas peças ainda precisam ser encaixadas no Incidente de God Valley! Qual era o objetivo dos Rocks? Por que Roger e Garp interferiram? Como Shanks foi parar no baú de tesouro que Roger levou da ilha? Me contem suas apostas! Beijinhos e até a próxima! 💜

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)