Torneios bizarros, incidentes históricos, novas raças e figuras marcantes: o capítulo 1095 veio carregado de informações! Bora analisar cada uma delas cuidadosamente? ?
O CLÍMAX DE EGGHEAD!
Em Egghead, o poderoso Haki do Rei de Saturn pode ser visto à distância. O ancião deixa claro que o ataque de Bonney não era uma ameaça real, motivo pelo qual sequer se esquivou. Enquanto fala com claro tom de desprezo com o grupo em sua frente, o gorosei usa a mesma habilidade vista no capítulo passado: um forte impacto direcionado ao alvo que ele encara. Será que esta habilidade inspirou a criação dos Impact Dials de Skypiea séculos antes?
Após o gorosei retirar a espada com que Bonney o atacou, podemos ver que a ferida resultante rapidamente some. É válido observar que o ferimento não foi apenas curado, ele parece nunca ter existido, já que até o sangue que manchava a barba de Saturn desapareceu. No Pauta Secreta, uma teoria para explicar estes painéis foi levantada: é possível que o nome do gorosei tenha sido inspirado em Saturno, versão romana do Titã Cronos, o deus do tempo. Neste caso, a “cura” exibida por Saturn seria na verdade uma habilidade de voltar alguns instantes no tempo e desfazer acontecimentos!
Na página seguinte, temos a tão esperada conclusão do embate Luffy x Kizaru. O almirante, caído, declara não ser capaz de se mover e Luffy pode ser visto na mesma situação. Enquanto Borsalino está atordoado devido a um ataque direto, contudo, o capitão dos Chapéus de Palha veio ao chão por uso prolongado do Gear 5. Vocês consideram o resultado um empate ou vitória do nosso protagonista? Me contem nos comentários!
O estado vulnerável de Luffy é visto como uma oportunidade por Saturn, que o ataca. Porém, Franky, que estava por perto, rapidamente salva seu capitão. A atitude do pirata chama a atenção do inimigo, que ressalta o fato de a tripulação ser cooperativa. Esse comentário se torna interessante quando levamos em conta que o gorosei provavelmente teve contato com a tripulação dos Rocks em God Valley, a qual era sabidamente desarmoniosa. Este detalhe pode ter sido decisivo na derrota de Xebec.
Após algumas palavras de agradecimento a Vegapunk, Saturn começa a esmagar Bonney com a mão. Onomatopeias indicativas de fraturas ósseas rodeiam a garota. Sanji, Franky e Vegapunk avançam em uma tentativa de resgatá-la mas são detidos por uma força desconhecida. A aura exalada por São Jaygarcia possui desenhos de ondas/espirais e impede a aproximação de terceiros.
Três possibilidades podem ser consideradas para explicar este poder: haki, akuma no mi e habilidade inata. Caso seja haki, esta é provavelmente uma variação do Haki do Rei, onde a força do espírito do gorosei gera uma espécie de campo de força.
É possível também que a aura seja uma habilidade oriunda da fonte mais comum de poderes especiais em One Piece, a akuma no mi. Esta hipótese é reforçada pela presença dos desenhos de espirais, característicos das frutas, e pela própria fala do Vegapunk.
Por fim, uma terceira alternativa também deve ser considerada: Saturn ser de fato um Youkai com habilidades próprias! Se retomarmos a teoria sobre Cronos mencionada anteriormente, podemos supor que o gorosei esteja utilizando seu controle sobre o tempo para lentificar ao extremo os adversários. A onomatopeia de lentidão no quadro é um reforço para a ideia.
O BUCANEIRO BARTHOLOMEW KUMA
A confirmação de que Saturn era o dono das falas lembradas por Bonney no capítulo anterior é seguida por uma revelação importante: Kuma é sobrevivente de uma raça extinta, os Bucaneiros. Por conta de sua linhagem, o ex-Shichibukai foi escravizado desde criança.
Mais fortes, altos, robustos e resistentes do que humanos comuns, os Bucaneiros são uma das três raças mencionadas por Big Mom no capítulo 951! Assim como Lunarianos e Gigantes, não há Bucaneiros em Totto Land.
A O R I G E M D O T E R M O “B U C A N E I R O”
O termo escolhido para nomear a nova raça de One Piece existe no mundo real e está ligado a piratas! Os Bucaneiros foram piratas franceses que aportaram na região de Hispaniola, o atual Haiti, por volta de 1600. Eles tomaram posse da então colônia espanhola e desenvolveram seu próprio código de regras e leis.
O nome remete a uma palavra nativa do idioma Arawak, “Buccan”, que era uma estrutura de madeira usada na fogueira para assar carnes. Os franceses adaptaram o termo para Boucanier, utilizando-o para se referirem a caçadores e marinheiros que praticavam suas atividades nas ilhas caribenhas. Por fim, os ingleses transformaram o termo em “Buccaneer”.
Os Bucaneiros estiveram em evidência nos séculos XVI e XVII, quando consistiam de uma união de diversos grupos, sendo eles colonos ingleses, holandeses, franceses, escravizados, indígenas, soldados, marinheiros, desempregados, criminosos e foragidos religiosos. Eles exerciam suas atividades negociando com navegadores da região e sonhavam com uma utopia pirata, um paraíso para aqueles que praticavam a pirataria na região.
A L I G A Ç Ã O E N T R E O S B U C A N E I R O S E J O Y B O Y
De volta ao capítulo, Saturn continua sua fala sobre Kuma e revela que a raça à qual o ex-Shichibukai pertencia cometeu um crime sério no passado. Centenas de capítulos atrás, conhecemos outro personagem que dizia ter cometido um crime grave há 800 anos: Zunesha! Tal paralelo nos leva a pensar que o dito crime dos Bucaneiros também aconteceu durante o Século Perdido e provavelmente estava relacionado a Joy Boy. Na página seguinte, esta ligação se torna mais evidente. Em uma lembrança de Bonney, Kuma fala de Nika como seu herói pessoal e reproduz o ritmo dos tambores da libertação!
Sabemos que Joy Boy possuía um elo forte com as minorias de One Piece e um demonstrativo importante deste elo é a distribuição dos poneglyphs: homens-peixe, minks e povos alados receberam uma pedra para protegerem. Nas histórias de capa de Jinbe, ruínas submersas de uma civilização antiga guardavam um poneglyph, o qual mais tarde seria levado pelo tritão para Big Mom. Nessas ruínas, um desenho familiar pode ser visto: três círculos pequenos acima de um círculo maior, o mesmo presente nas roupas de Kuma. Apesar de à primeira vista parecer uma simples patinha, este pode ser, na verdade, o símbolo dos Bucaneiros! A raça apresentada no capítulo seria, portanto, aliada do guerreiro da libertação séculos atrás e por este motivo teria recebido um poneglyph. Tal aliança pode ter sido o grande crime citado por Saturn e também o motivo dos Bucaneiros terem sido escravizados e exterminados.
(Via: @newworldartur)
O P A S S A D O D E K U M A
O tão aguardado flashback de Bartholomew Kuma tem início! Filho de um Bucaneiro e uma humana, Kuma nasceu no Reino Sorbet e herdou as características da raça de seu pai. Apesar da tentativa de se manter escondida, a família foi descoberta pelo Governo Mundial e escravizada por Dragões Celestiais.
A infância de Kuma em Mary Geoise foi marcada por tragédias. Oda mostra para os leitores que o sofrimento intenso e os abusos sofridos por ele e seu pai eram suportáveis apenas porque ambos se agarravam à lenda do guerreiro da libertação com uma esperança inabalável. A perspectiva de serem livres no mar sob o sol se assemelha bastante ao sonho dos Homens-Peixe e era o motivo dos sorrisos, danças e otimismo exibidos por Klap e seu filho. Os dois certamente levaram a ligação preexistente entre Bucaneiros e Nika a um novo nível.
De volta às lembranças de Bonney na página 9, Kuma pode ser visto rindo e dançando em uma “imitação” de Nika que obriga a dor e o desespero a darem lugar à esperança. A atitude do ex-Shichibukai ganha um peso extra após descobrirmos que ela foi herdada de seu pai. A ligação profunda entre os Bucaneiros e o Guerreiro da Libertação e a espera secular pela liberdade podem ser fatores importantes para o momento atual em Egghead. O som dos tambores foi o responsável por ativar o robô gigante ancestral mas também pode ter sido um gatilho para Kuma despertar e ir até a ilha! Será que Bonney e seu pai serão, enfim, salvos por Luffy ao som dos tambores que esperaram ouvir a vida inteira?
O Incidente de God Valley
? O Nome “God Valley” provavelmente foi escolhido para a ilha porque suas formações rochosas se assemelham a duas mãos unidas em oração.
A continuação do flashback de Kuma nos leva para God Valley, 38 anos atrás. Uma caixa de texto no canto da página informa que a ilha estava localizada no West Blue. Conforme revelado no volume 4 Billion, God Valley é a terra natal de Shanks e a caixa de texto desse capítulo une a informação do 4 Billion com outra apresentada pelo Ruivo no capítulo 434: o sakê que ele havia levado para Barba Branca era do West Blue, o mar em que havia nascido.
No flashback, God Valley, que não era afiliada ao Governo Mundial, seria palco de um evento brutal de Dragões Celestiais: o Torneio de Erradicação dos Nativos. Neste torneio, uma caçada humana era promovida e o assassinato de escravos e nativos rendia pontos aos competidores.
Os prováveis prêmios para os vencedores da competição podem ser vistos atrás do Dragão Celestial que apresenta o evento: seis baús muito parecidos com o que guardava a Gomu Gomu no Mi no capítulo 1. A semelhança entre os baús e o fato de Big Mom ter conseguido a Uo Uo no Mi de Kaido em God Valley são indícios de que a premiação do torneio era akuma no mis! Cabe recordar que, conforme o caso de Boa Hancock e as irmãs, é uma prática comum entre Tenryuubitos obrigar seus escravos a comerem frutas por entretenimento. Quais akuma no mis estariam dentro desses baús?
Entre os competidores do Torneio de Erradicação dos Nativos está Figarland Garling. O cavaleiro sagrado iniciou a competição com um déficit de 10.000 pontos por matar o rei da ilha. Conforme vimos no capítulo 1086, Garling leva o título de “Campeão de God Valley”, o que significa que ele foi o autor de um verdadeiro massacre, já que saiu vitorioso mesmo tendo começado em desvantagem.
Neste capítulo, a ligação entre Shanks e Garling se estende para além do sobrenome: o cavaleiro sagrado em sua juventude era muito parecido com o Yonkou. A semelhança entre os dois reforça a teoria levantada pela comunidade sobre a cicatriz de Newgate ter sido causada por Garling em God Valley e não por Roger como pensávamos inicialmente!
Em um quadro no final da página 14, Saturn é informado que Kuma, que havia fugido, foi capturado. Dois detalhes sobre este pequeno painel devem ser comentados. O primeiro diz respeito a Kuma: o garoto era importante o suficiente para que sua fuga e captura fossem reportadas diretamente a um gorosei. Ele provavelmente era observado de perto devido à sua linhagem.
O segundo ponto relaciona-se a São Jaygarcia Saturn. O ancião exibia, 38 anos atrás, a exata mesma aparência dos dias atuais! É muito provável que ele e os demais gorosei tenham sido submetidos à cirurgia da juventude perene da Ope Ope no Mi e estejam vivos desde o Século Perdido!
Na última página do capítulo, Oda surpreende os leitores mais uma vez: Emporio Ivankov, na época um escravo, surge diante de Kuma. Junto dele está Ginny, também escrava. O nome “Ginny” em japonês tem escrita similar a “Bonney” e pode ser traduzido também como “Jinney”. A semelhança entre os nomes e o fato de a menina ter sido apresentada comendo levaram alguns leitores a especular que ela seja a mãe de Bonney! O que vocês acham?
A chegada de Ivan-chan é um conforto para os leitores após tantos acontecimentos pesados no capítulo! Ela também levanta a possibilidade dos três membros fundadores do Exército Revolucionário terem se conhecido em God Valley. Talvez Dragon, na época um marinheiro, tenha presenciado o horror do evento promovido pelos Dragões Celestiais e decidido ajudar na fuga de nativos e escravos, entre eles Kuma, Ivankov e Ginny.
Apesar das várias revelações do 1095, muitas peças ainda precisam ser encaixadas no Incidente de God Valley! Qual era o objetivo dos Rocks? Por que Roger e Garp interferiram? Como Shanks foi parar no baú de tesouro que Roger levou da ilha? Me contem suas apostas! Beijinhos e até a próxima! ?
Recomendamos
Pauta Secreta #214 - O Passado de Bartholomew Kuma!!! - Capítulo 1095
Um dos flashbacks mais tristes de One Piece. O passado do o Passado de Bartholomew Kuma passou como um trator! Você sabe o que significa bucaneiro? Pois vamos discutir tudo por aqui... Jolly Roger, a hamburgueria temática para fã...
Série Kairoseki - Espelhos
...
HAKI DAS RAINHAS ESPECIAL - CAPÍTULOS 1093 E 1094
OLÁ, LINDEZAS! Como vocês estão? Depois de um capítulo de explodir cabeças, trago um Haki das Rainhas preparado com muito carinho para vocês! Este será um especial analisa...
Mangá 1095 - Um Mundo no Qual é Melhor Morrer
Mais um passado triste na conta dos fãs de One Piece!!! #ONEPIECE1095 E para quem quer ser informado, sigam o Instagram do Mister 27, o spoilador favorito da Opex, para serem a...
AS REFERÊNCIAS POR TRÁS DOS PODERES DAQUELES NO TOPO DO GOVERNO MUNDIAL
Pentagramas, octagramas e youkais: o penúltimo capítulo de One Piece trouxe novos elementos para a história e evocou antigos. A análise desses elementos pode dar dicas do futur...
OPEXCast #210 - A Questão da Comida!
Comida! Essencial para celebração da vida, para a sobrivência humana e para dominação de sociedades! Duvida?! Pois bem, esse OPEXCAST, produzido e gravado em parceria com...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)