Haki das Rainhas: Capítulo 1080

"O Herói Lendário"

Por COMENTÁRIOS

Estamos em Hachinosu, o Paraíso Pirata. Uma multidão de eufóricos por recompensa, Koby sequestrado, mais uma divisão dos Piratas do Barba Negra (desta vez, com Akuma no Mis nomeadas), chegada da SWORD e, de maneira triunfal, a força de Garp culminando o poder da Antiga Geração.

Tudo isto em só um capítulo! Bora para a análise do #ONEPIECE1080 ⬇️

PIRATAS DO BARBA NEGRA

©newworldartur

Somos transportados para Hachinosu, o Paraíso dos Piratas. Com este capítulo, conseguimos estabelecer uma ordem na divisão dos Piratas do Barba Negra — que estão espalhados pelo mapa de One Piece realizando diversas missões simultaneamente.

  • Equipe 1: Barba Negra, Jesus Burgess, Van Augur, Doc Q. e Stronger → Localização Ilha Winner (VS Piratas Heart)
  • Equipe 2: Shiryu, Alvaro Pizarro, Vasco Shot e Sanjuan Wolf → Localização Hachinosu (VS SWORD)
  • Equipe 3 (não-confirmada): Aokiji, Catarina Devon e Laffite → Localização Egg Head 

No #ONEPIECE1079, uma bandeira dos Piratas do Barba Negra pairou no horizonte de Egg Head. Pressupondo que os infames “visitantes” sejam Aokiji, Devon e Laffite, podemos imaginar a bagunça generalizada que eles causarão. O poder da Catarina Devon, da Kyuubi no Kitsune, a permite assumir a aparência de qualquer um. Laffite, por outro lado, é um hipnotizador. Ambos formam uma equipe de infiltração perfeita.

Novas Akuma no Mis nomeadas dos Piratas do Barba Negra foram reveladas. Vamos investigá-las:

ALVARO PIZARRO, O REI CORRUPTO

Shima Shima no Mi (Homem Ilha)

Lembra a Ishi Ishi no Mi de Pica — do tipo Paramecia. É um poder no qual ele parece ser capaz de fundir-se com qualquer ilha, bem como controlá-la. É interessante pensar, metaforicamente, que o “Rei Corrupto” agora detém poder novamente sobre certos territórios.

VASCO SHOT, O BEBERRÃO

Gabu Gabu no Mi (Homem Bebida Alcoólica)

A principal suposição de como a Gabu Gabu no Mi funciona é que ela transforma seu usuário em uma bebida ambulante — seja Paramecia ou Logia. Vasco sugeriu incendiar a cidade e os escravos fugitivos, o que ele faria muito provavelmente espalhando o álcool de seu corpo e incendiando-a.

 

SAN JUAN WOLF, O NAVIO DE GUERRA COLOSSAL

Deka Deka no Mi (Homem Gigantesco)

Com 99 anos de idade, Wolf é da raça de Gigantes. Em algum momento de sua vida, ele comeu a Deka Deka no Mi e tornou-se capaz de aumentar ainda mais de tamanho — cerca de 180m. Isto foi explicado em seu Vivre Card.

🚨 Atentem-se ao seu tamanho comparado a outros gigantes:

TEACH & XEBEC

Rocky Port é citado neste capítulo como reconstruído após a batalha de Teach contra Ochoku, ex-membro dos Piratas Rocks (capítulo 957), pelo controle de Hachinosu. Por algum motivo em especial, um navio pertencente aos Piratas do Barba Negra chama-se “Saber of Xebec” (confirmado pelo Vivre Card). Até onde este tipo de conexão irá nos levar?

Boa parte deste capítulo é um flashback de quando Koby havia acabado de ser sequestrado e levado à força para Hachinosu, logo após a invasão de Barba Negra à Amazon Lilycapítulo 1059.

Agora entendemos o porquê do sequestro de Koby ser explicitado no jornal daquela forma por Morgans, também mostrado no capítulo 1059. Tornar este tipo de informação pública era um plano do Barba Negra para garantir o reconhecimento de Hachinosu como um país (um país de piratas) afiliado ao Governo Mundial. Teach queria tornar-se rei.

Ele só não contava com o fato de que atrair a Marinha, ou melhor Garp, até lá talvez não fosse uma das melhores ideias.

Sua fala na página 07 , “Ei, não acabe com os sonhos das pessoas!”, é uma brincadeira ligeira com a sua tão icônica frase “O sonho das pessoas não têm fim”.

S W O R D

Finalmente, tivemos a estrutura da SWORD explicada: basicamente, são marinheiros com liberdade. É essencialmente uma unidade não registrada de marinheiros que são considerados dispensáveis.

Considerando que SWORD (sign. espada) é essencialmente o oposto de AEGIS (sign. escudo; Cipher Pol), para que isso seja possível, eles devem ter algum benfeitor entre os altos escalões da Marinha. Minha aposta é Sengoku, pois desde a missão de Corazón, ele mostrou que possui habilidades para liderar uma equipe de infiltração. E, favorecendo ainda mais este argumento, Sengoku está “desligado” por hora…

  • Aokiji parece não jogar para nenhum lado — nem da Marinha (SWORD), nem dos Piratas (Barba Negra).
  • Embora Akainu possua a tatuagem de uma pequena espada em seu braço, conforme mostrado num pedido de capa, toda a essência do personagem não entra em acordo com os princípios da SWORD. Afinal, ele não é do tipo que ignora as ordens do Governo Mundial.
  • Garp até poderíamos considerar, mas não parece muito a cara dele. Creio que Sengoku seria a escolha mais favorável para o Oda. 

A recompensa de Koby definida pela Cross Guild é notável, visto que até os piratas ficaram surpresos pelas 5 estrelas dadas a um capitão ao invés de um vice-comandante. Esta recompensa alta deve-se ao fato de que Koby, pelo Incidente de Rocky Port, é considerado um dos heróis da Marinha. Koby tornou-se famoso por suas incríveis proezas táticas e habilidades de liderança, bem como sua bondade em sempre tentar proteger as pessoas, o que vemos neste capítulo enquanto ele tenta libertar os escravos que o Barba Negra capturou. Todo tipo de minoria e maioria estão inclusos nesta massa de capturados: humanos, Minks e até braços longos. 

Diferente das “WANTED” (sign. procurado) definidas pela Marinha, a Cross Guild intitula os cartazes de seus alvos como “Reward” (sign. recompensa). Os valores são estabelecidos através de estrelas. Portanto, se Koby recebeu 5 estrelas (equivalentes a 500.000.000 de berries), quanto um Almirante receberia?

Através destes cartazes mostrados no capítulo 1056, podemos supor que uma quantidade maior de estrelas transforma-se em uma coroa. Um Almirante, por sua vez, representaria algo como 4 coroas.

Koby foi libertado por Perona, que apareceu em One Piece pela última vez há mais de 100 capítulos atrás, no 925 (2018). Ela partiu da Ilha Kuraigana pois tinha descoberto que Moriah ainda estava vivo e tinha sido preso em Hachinosu. Como Perona o considera praticamente um pai, ela não hesitou em ir até a base dos Piratas do Barba Negra para resgatá-lo.

Há apenas um ponto de interrogação nesta situação toda: por que Moriah ainda está vivo? Por que Teach simplesmente não o matou para tomar posse da Kage Kage no Mi, assim como fez com Absalom — roubando a Suke Suke no Mi e transferindo-a para Shiryu?

MEMBROS DA SWORD APRESENTADOS

Também fomos apropriadamente apresentados a alguns membros da SWORD que já tinham aparecido em One Piece. No capítulo 1061, fomos levados a uma ilha próxima de Egg Head, onde estava localizada a base da Marinha sede G-14. Lá, vimos Tashigi e Helmeppo, assim como conhecemos Hibari (que deve muito ao Koby, por isto vemos tamanho afeto no 1080), e Prince Gus. Kujaku também estava lá, apesar de só ter sido apresentada neste capítulo.

💡 Gus e Kujaku já tinham aparecido na história de capa do Capone Bege, (capítulo 966).

A SWORD mostrou-se extremamente ágil e habilidosa, com uma comunicação de batalha diferenciada e sicronizada. Em poucos minutos, conseguiram cercar os piratas — manejando os prédios e cercando os alvos — dentro do alcance do golpe de Garp.

Agora, vamos investigar um pouco sobre as habilidades de cada membro apresentado:

PRINCE GUS

Gunyo Gunyo no Mi (Homem Argila)

Ele comeu a Gunyo Gunyo no Mi, uma fruta que o permite criar golems vivos de argila e manipulá-los como bem entender. Ainda não se sabe se é Paramecia ou Logia.

KUJAKU

Muchi Muchi no Mi (Humana Adestradora)

Kujaku significa ‘Pavão’ em japonês. Ela comeu a Muchi Muchi no Mi que a permite adestrar coisas (ex. prédios) ou pessoas (ex. piratas) com seu chicote. Ela é neta de Tsuru — imagino o quanto Tsuru deve ter zoado Garp por sua neta ter escolhido o caminho da Marinha.

HIBARI (SNIPER)

Hibari refere-se à ave cotovia, novamente em japonês. Esta referência alimenta a ideia de que quase todas as marinheiras possuem nomes de pássaros. Hibari fala com o dialeto de Hiorishima, o que a liga diretamente a Akainu. Ela não parece ser usuária de Akuma no Mi, visto que usa as armas GP Flowers desenvolvidas por Vegapunk (capítulo 1073).

MONKEY D. GARP

Incrível como Garp invadiu Hachinosu da mesma forma que Luffy na Guerra dos Melhores. Como Sengoku diria: “É sempre sua família, Garp!”

Galaxy Impact mostra-se um dos ataques mais violentos e intensos de One Piece. Neste caso, o punho de Garp é comparado ao impacto de galáxia inteira, o que liga-se diretamente a toda a cosmologia de Garp ser um D. e ser capaz de se posicionar contra os Deuses Celestiais (Tenryuubitos).

Por mais que seja incerto afirmarmos que ele utilizou Haki do Rei no Galaxy Impact (a onomatopeia “Bari Bari” é utilizada TANTO para Haki do Rei QUANTO para Haki do Armamento), é fato que Garp POSSUI Haki do Rei. Se Sengoku era capaz de utilizar Haki do Rei, por que há tanta dúvida para cima do Garp? A personalidade, o pavimento, a essência do Garp é de conquistador. Ele finalmente está mostrando porque era o rival da Marinha de Roger.

Ao longo de One Piece, recebemos diversas pistas bem claras de que Garp é um dos mais fortes marinheiros: no capítulo 957, é revelado que Garp inúmeras vezes recusou o posto de Almirante para não ter que servir diretamente ao Tenryuubitos, já que ia contra o seu senso de moralidade. No capítulo 651, Luffy se apresenta à Big Mom pelo Den Den Mushi na Ilha dos Tritões e ela associa rapidamente o “Monkey D.” a Garp.

Ademais, o peso da morte de Ace ficou mais árduo após vermos um pouco da força de Garp. A fúria de Dadan sempre foi compreensível, agora é ainda mais. 

O que teria acontecido se Sengoku não tivesse segurado Garp em Marineford?

Por fim, resta-nos especular o destino de Garp. Ele irá morrer e perder? Ele irá vencer e viver? Morrer e vencer? Contem-nos o que vocês acham!

Seja vivendo ou morrendo, duas opções válidas considerando a gravidade do risco que ele corre em território inimigo, o Herói da Marinha tem um grande paralelo para nos entregar:

Estamos em Hachinosu, onde haverá um grande combate entre Garp e os Piratas do Barba Negra.

Em algum ponto no passado, nesta mesma ilha, os Piratas Rocks eram formados.

38 anos, Garp recebeu o título de “Herói da Marinha” pois derrotou — junto a Roger — os Piratas Rocks em God Valley.

Agora, Garp está prestes a prevalecer novamente ou perecer de vez. Sua vitória será como uma reafirmação de seu poder sobre os Rocks. Por outro lado, sua derrota pelos Piratas do Barba Negra será como a resposta dos Rocks a ele. Se Garp perder ou até mesmo morrer, ele irá assistir sua própria ruína no local onde quem ele arruinou surgiu.

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)