Haki das Rainhas - Capítulo 1049

Por COMENTÁRIOS

Olá, nakaaaamas! Como vocês estão nesta semana sem mangá de One Piece? Eu confesso que já estou sentindo a abstinência.

Para suprir a necessidade de One Piece, trouxemos a análise completa do capítulo 1049, um capítulo tão esperado ━ flashback do Kaidou e possível fim da batalha. Para falar a verdade, nem parece verdade que esses tempos chegaram em Wano. Enfim, sem mais delongas, bora para essa análise ⬇️

〽 Yonji & Niji libertos

Niji e Yonji, que estavam presos neste laboratório desde a capa do capítulo 1044 e atrelados ao livro desde a capa do capítulo 1038, finalmente foram libertos dos poderes da Buku Buku no Mi de Mont-d’Or. No capítulo 852, nós vimos que a única maneira até agora revelada de se libertar dos livros de Mont-d’Or é através do fogo.

Ao redor dos irmãos Vinsmoke, estão Charlotte Brownie, Kato e Anana, que joga a sua preciosa faca para o alto devido ao susto. Eles literalmente estavam prestes a dissecá-los a fim de descobrir os segredos da Germa 66. Não vemos sequer Oven ou Prim em meio ao fogo; lembrando que o Oven possui os poderes da Netsu Netsu no Mi, que promove um superaquecimento do corpo E DE elementos externos, então este é um cenário que não o ameaça.

Eu penso que o mais provável de ter acontecido é a Pudding ter mexido uns pauzinhos, ter os libertado por algum motivo ainda a ser esclarecido, mas influenciada por seu laço com o Sanji. Inclusive, é possível que ela tenha manipulado as memórias de Oven, com os poderes da Memo Memo no Mi, para libertá-los. Há poucas capas, ele estava nesta mesma sala de laboratório e agora não o vemos. E, como dito, o Oven possui um poder de aquecer; incendiar coisas. O que vocês acham? Não acho que é a dupla Ichiji & Reiju, já que ambos pareciam estar prestes a entrar num confronto com o Cracker (pelo menos era isto o que a capa do capítulo 1048 sugeria).

〽 O Começo do Fim

Neste primeiro painel, o mangá dá continuidade ao que vimos no capítulo 1048: o confronto direto do Gomu Gomu no Bajrang Gun de Luffy e o ‘Shoryu Kaen Hakke‘ de Kaido. No Haki das Rainhas desse capítulo, nós colocamos uma pesquisa muito especial para as possíveis inspirações de cada um desses golpes. Vale a pena conferir se vocês ainda não viram! 😉

O ‘Kaenryuu Daiko‘ de Kaido (Grande Dragão de Fogo Flamejante) é tão onipotente que a sua cauda já está incendiando um dos chifres de Onigashima.

Kaidou consegue morder o punho gigante do Luffy diretamente! Por curiosidade, a onomatopeia ‘WHACK’ (adaptada do Katakana ベシュ) indica um grande impacto. Isto é monstruoso, já que o Luffy está utilizando a força do Ryou, o Haki do Armamento Avançado ━ e é também este artifício que minimizou os danos recebidos por este contato, já que se o Luffy estivesse desprotegido neste momento o resultado seria claro: um punho gigante de borracha derretido.

Kaidou então parabeniza Luffy por estar lutando tanto tempo contra ele. De fato, esta luta começou no capítulo 1000 e já estamos na beira do capítulo 1050. O contraste da iluminação neste último painel da primeira página indica que o Luffy está sendo afetado pelo calor incandescente do Yonkou.

💡 Curiosidade: o capítulo 1050 será oficialmente liberado em 27/28 de maio de 2022. Exatamente 10 anos atrás, em 27/28 de maio de 2012, o capítulo 668 era liberado ━ o capítulo no qual a aliança pirata entre Law e Luffy para derrotar o Kaidou é formada.

Já tratamos da filosofia por trás do título do capítulo logo aqui, com esta fala do Kaidou:

Você nunca poderá mudar o mundo.

E o que seria mudar o mundo na visão do Luffy? Guardem esta pergunta, vamos descobrir a resposta dela daqui a pouco!

〽 Uma Outra Era: O Flashback do Kaidou

Nós saímos desta fala impactante do Kaidou e vamos direto para o tão esperado flashback desse grande vilão. Nós estamos esperando esse momento faz muito tempo e finalmente tivemos um gostinho da sua história ━ e coloca gostinho nisso!

Kaidou com apenas 10 anos estava lutando contra forças inimigas e saqueando-as em nome do Reino de Vodka. Ele já era descrito como o soldado mais forte. Agora… o Reino de Vodka acaba de se juntar a Whisky Peak, Tequila Wolf e Ilha Licor em Totto Land. O Oda adora um álcool, né? E este reino é muito a cara do Kaidou! Bem, não foi revelado se este é de fato o seu local de origem, mas conseguimos observar que ele parece ser o único Oni por ali ━ portanto, como ele foi parar nesta situação? É curioso.

Aliás, percebem como o Kaidou desde criança já possuía uma busca por alguém páreo a ele? E mesmo naquela época, NINGUÉM era páreo para ele. Desde criança o Kaidou também já tinha um kanabo em mãos. A arma favorita dele, sem dúvidas!

Estamos localizados há 46 anos atrás na linha temporal de One Piece. O Reino de Vodka estava avariado; em ruínas graças à miséria ━ a arquitetura do Reino de Vodka parece-me um pouco medieval, com fortalezas desgastadas feitas de pedra e tijolos ━ implantada acerca do Tributo Celestial, um tributo monetário que os países devem pagar para serem aliados do Governo Mundial. Como explicado por Marco no capítulo 909, nações que não são aliadas ao Governo Mundial, por não conseguir pagar o Tributo Celestial, tornam-se lugares sem leis, à mercê de piratas e traficantes ou são até mesmo atacadas pelo próprio Governo Mundial, como salientou a Moda, do Reino de Lulusia, no capítulo 904. Descontente com esta realidade, foi com 13 anos que o Kaidou começou a questionar o sistema do Governo Mundial.

🚨 Quando há um flashback, o Oda utiliza a cor preta como base das páginas. Repare como ele colocou um sombreamento sutil sobre a primeira fileira de painéis da página 3 para mostrar um flashback do flashback. Genial!

E finalmente encontramos algumas respostas sobre mistérios do Kaidou ━ a primeira referência que é conectada ao capítulo 795! Nele, o Oda introduz Kaidou formalmente e revela que ele já havia sido capturado pela Marinha 18 vezes, mas não sabíamos como e nem quando. Bem, esta foi a primeira vez.

O Rei do Reino de Vodka o entregou à Marinha para se aliar ao Governo Mundial e participar ativamente da próxima conferência do Levely. Deem uma conferida na bandeira do Reino de Vodka e também nas vestimentas dos oficiais: a bandeira é constituída por três figuras, sendo uma central e duas ao lado, enquanto os oficais estão vestidos com uma capa listrada e armados com uma lança. Uma caracterização meio sombria. Agora, será que veremos mais sobre o Reino de Vodka? No capítulo 908, tivemos a mais recente conferência do Reverie e não há resquícios deste reino. O Oda foi muito cauteloso ao indicar que eles poderiam participar da próxima conferência, mas não de todas.

No fim, ao justificar sua ação para Kaidou, o Rei alega que o jovem era incontrolável demais. Como Kaidou era o melhor soldado do Reino de Vodka e se envolveu em diversas guerras, é fato que ele se expôs. Além disso, ele é da raça Oni, uma raça quase extinta! É óbvio que o Governo Mundial iria atrás dele após saber sobre a sua existência.

🚨Esta página possui uma transição de épocas: a primeira fileira de painéis mostra o Kaidou de 10 anos, enquanto a partir da segunda fileira de painéis mostra o Kaidou com 13 anos, já que ele atualmente tem 59 anos, como dito no Vivre Card, e isto foi há 46 anos atrás). Olha o tamanho da criatura com apenas 13 anos!

Ao passarmos para a quarta página, vemos que o Kaidou fugiu do navio-prisão da Marinha ━ é possível observar ele destruiu quase toda a traseira do navio. Explosão e tudo! Imediatamente, Kaidou recebe sua primeira recompensa. Assim como Robin (79.000.000 de berries) e Big Mom (50.000.000 de berries), ele recebeu uma recompensa ainda criança, com 70.000.000 de berries.

O nome de Kaidou tem a sua romanização confirmada! A primeira vez que vimos seu nome romanizado foi no capítulo 957, portanto os sinais de exclamação cobriram totalmente o “u”. Desta vez está mais do que claro.

O terceiro painel nos mostra marinheiros aglomerados (a onomatopeia sequencial “do do do do” significa burburinho) que nos revela que Kaidou se permite ser preso de PROPÓSITO quando está com fome. E, pelo visto, ele conseguia escapar facilmente depois.

Isto pode até ter um tom cômico, mas, no fim, é apenas a injustiça do mundo de One Piece ━ e a do nosso mundo real também. O Sanji, o Zeff e o Gin quase morreram de fome. Doflamingo, Corazón comiam do lixo. Edward Newgate nasceu na Ilha Sphinx, alastrada pela pobreza. Temos todo o Terminal Cinza. E, por mais irônico que seja, Kaidou replicou o que uma vez foi a sua realidade em todo o povo de Wano. Então, este é mais um tema profundo abordado em One Piece: a fome.

Como o nosso querido Matheus (All Blue) falou no Pauta Secreta do capítulo 1049, descobrir isso sobre o Kaidou é muito significativo e nos faz lembrar do trabalho de Paulo Freire sobre a educação libertadora, que ele desenvolveu principalmente no livro “Pedagogia do Oprimido“. Nele, Paulo Freire coloca a sua tão conhecida frase: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. É exatamente isso que vemos acontecer com o Kaidou! Ele é um Oni que foi vendido pelo seu próprio reino, sofreu torturas e que passou fome, e acabou replicando esses mesmos sofrimentos. Nós também podemos lembrar do Arlong e suas ações em Cocoyashi nesta mesma lógica.

Nossa próxima parada é a famosa Ilha Hachinosu, a Ilha dos Piratas, de 44 anos atrás. Vocês devem lembrá-la do capítulo 925, onde o Moriah encontra o Barba Negra ━ já que Hachinosu é a base de operação do seu bando. A diferença na estrutura da Ilha Hachinosu é gigantesca (antigamente x atualmente)! Bem, 44 anos atrás significa dois anos depois dos eventos no Reino de Vodka, logo Kaidou está com exatamente 15 anos.

Kaidou é apresentado da mesma forma a qual foi introduzido no flashback: pós-combate, deixando todas as pessoas surpreendidas por tamanha força. Lembrando que ele ainda NÃO era o usuário da Uo Uo no Mi ━ ele era uma criatura extremamente poderosa até mesmo sem a fruta. Fiquei curiosa para saber como era o seu estilo de luta. Era só tacando o kanabo na cara dos outros? Enfim, tudo o que o Kaidou parece conhecer é a violência, este é o contexto no qual ele se desenvolveu e sobreviveu. Kaidou vivia em guerra, com os outros e consigo mesmo. Uma coisa engraçada é que o homem que foi nocauteado por Kaidou pertencia a um bando pirata que possuía quase a mesma Jolly Roger do Barba Branca, só que com o bigode apontado para baixo. Barba Branca se inspirou nele, certeza!

Quem recrutou o Kaidou para os Piratas Rocks, apesar de ser a mando do Xebec, foi o Barba Branca. Quem diria, ein? A Ilha Hachinosu realmente faz jus ao nome. Kaidou aceita rapidamente e aqueles que já eram invencíveis, tornam-se mais temidos ainda. Eles zarpam de Hachinosu ━ o Oda fez questão de NÃO mostrar a Jolly Roger dos Piratas Rocks ━ e o próximo destino é God Valley, o Vale de Deus. Apenas lugares misteriosos e célebres em One Piece. Quem o chama na urgência é a Charlotte Linlin em seus dias de juventude.

Gostei da forma como a Linlin descreveu o evento como sendo um “grande incidente”. No capítulo 957, Sengoku nos explica sobre a história de God Valley ━ ou melhor, o Incidente de God Valley, onde uma ilha inteira sumiu do mapa após o confronto dos Piratas Rocks contra Roger e Garp que, por alguma razão desconhecida, estavam lá para proteger os Tenryuubitos e os seus escravos.

Xebec era descrito como um homem que se corrompeu através dos tabus do mundo; ele perseguia os segredos mais obscuros dos mares. De fato, os Tenryuubitos e o grupo de escravos que estavam em God Valley detinham algo do seu interesse. E era algo que não podia cair nas mãos de Xebec de forma alguma, já que Roger e o Garp, duas figuras que REPUDIAVAM a supremacia Tenryuubita, se submeteram a esta situação. No fim, nos resta o mesmo pensamento de sempre: O que aconteceu em God Valley? O que vocês acham que aconteceu? Contem pra gente nos comentários!

Ao invés de “O que aconteceu em Vegas, fica em Vegas, os fãs de One Piece têm: “O que aconteceu em God Valley, fica em God Valley”.

A notícia de que os Rocks caíram espalha-se por Hachinosu. Vale ressaltar que o Incidente de God Valley ocorreu há exatos 38 anos atrás, então o momento em que Kaidou foi convocado pela Linlin indica que ele já estava na tripulação por 6 anos antes de God Valley. Quando o incidente ocorreu, ele tinha apenas 21 anos.

É nítido (e o Oda reforça) como ocultam os créditos do Roger nesta batalha. Seria inviável cair nos ouvidos do povo que o marinheiro Garp teria se aliado a um pirata para derrotar outros piratas. No entanto, os Piratas Rocks não acabaram por causa desta derrota! Bandos piratas experienciam vitórias, derrotas e perdas de tripulantes. Indo de encontro a este capítulo, como o Sengoku afirmou, novamente no capítulo 957, os Piratas Rocks acabaram porque se davam muito mal; o trabalho de equipe deles era zero. Isto também veio à tona no capítulo 964. Xebec formou um bando pirata claramente baseado no poder (é só analisar a forma como o Barba Branca recrutou o Kaidou), sem qualquer vínculo ou laço.

Outro painel interessante é o de quando a Linlin grita furiosa perguntando para onde o Kaidou havia idoele literalmente sumiu logo após ela ter lhe entregado a Uo Uo no Mi. Isto corresponde também ao que foi dito pela própria Big Mom no capítulo 999.

Entramos em uma nova era. Passaram 10 anos após o Incidente de God Valley, o que indica que Kaidou estava com 31 anos (28 anos atrás).

Quem aparece em primeiro plano é a Kurozumi Higurashi, a antiga usuária da Mane Mane no Mi, a fruta da imitação, que atualmente pertence ao Bon-Clay.

Kaidou já está formando os Piratas das Feras, também já possui a sua Jolly Roger e a tatuagem no braço. King está à sua direita, como um verdadeiro braço direito. Podemos entender que a linha do tempo é esta: em algum momento antes de 33 anos atrás, o Kaidou sofreu os experimentos em Punk Hazard ━ onde o Vegapunk coletou o seu Fator de Linhagem para produzir uma Akuma no Mi artificial ━ e então conheceu o King, como mostrado no capítulo 1035. Isso quer dizer que, como ele começou a formar o seu bando pirata há 33 anos atrás (referência do capítulo 962), neste flashback o King já estava com ele há 5 anos.

Higurashi discursa sobre o conceito de humanidade, falando de uma maneira bem profunda. “Humanos são como animais” (referência aos Piratas das Feras e às Zoan: Hito Hito no Mi), “as forças militares resolvem todos os problemas no mundo” (referência ao próprio Kaidou, a quem ela chama de “personificação das forças militares”). A Higurashi aparenta ser uma personagem muito importante para One Piece.

A Arte da Manipulação da Higurashi ⬇️

No capítulo 965, ela afirma para Orochi que havia saído do país de Wano e aguentado muitas coisas durante este tempo. Nesta viagem, ela comeu a Mane Mane no Mi ━ e teve contato com o Shiki, que pertencia aos Piratas Rocks, pois ela conseguiu imitá-lo neste mesmo capítulo ━ e encontrou a Hebi Hebi no Mi. Após revelar isto para Orochi, ela monta a conspiração do Clã Kurozumi e alimenta a faísca para ele começar os seus planos de dominação de Wano.

Mas gente, o que exatamente será que ela estava fazendo fora de Wano? Qual foi essa trajetória dela? Eu fiquei bastante curiosa.

Só sei que agora, no capítulo 1049, nós descobrimos que ela, durante a sua viagem para fora do país, acabou esbarrando com o Kaidou e literalmente o CONVIDOU para Wano. Ela que o levou até lá! É UM CÃO ARDILOSO DOS INFERNOS! De qualquer forma, posteriormente Kaidou a mataria por atrapalhar a sua luta contra Oden.

Meu palpite é que ela é bem maior do que pensamos. A Higurashi arquitetou um grande plano, manipulando diversas peças, para que tudo se encaixasse em Wano e levasse o país à ruína. No capítulo 965, ela se embola ao recitar a sua vontade para Orochi: “Ou talvez, meu… não, o Clã Kurozumi… Minha identidade não importa!”. É uma fala muito suspeita.

Quem é Higurashi? E por que ela levaria o país de Wano à ruína apenas por vingança? Será que ela é mesmo Kuzorumi? Será que era algo envolvendo a profecia do Joy Boy? Talvez teremos uma resposta; talvez não.

O discurso do Kaidou na página 6 reflete toda a sua visão de mundo e o seu objetivo em Wano: arrastar o país para uma guerra e tirar os privilegiados do poder ━ acabar com a paz de lá. Lutar é a igualdade e a liberdade para o Kaidou. Sabemos que a liberdade é um conceito muito explorado em One Piece, embora misterioso.

A liberdade para o Luffy com certeza é algo totalmente diferente. O mesmo serve para a liberdade do Oden. O arco de Wano conta a história da liberdade construída (Oden), da liberdade infiltrada (Kaidou) e da liberdade que prevalecerá no final (Luffy).

Somente a guerra pode determinar o valor de um homem” ━ O Kaidou finalmente está no caminho certo para encontrar o seu verdadeiro valor. O valor que apenas Joyboy pode determinar.

Passado algum tempo deste discurso, com Kaidou já estabelecido em Wano & após a morte de Oden, nós vemos uma singela conversa do Yonkou com o King. O assunto principal é Joyboy. Yamato já descobriu sobre o Joyboy pelo diário do Oden.

Calmo, o Kaidou ressalta que se Joyboy for o homem que King está esperando, aquele que mudará o mundo, ele já sabe quem é. Há muito tempo atrás, Kaidou havia dito que era o único que poderia mudar o mundo. Agora, no flashback do capítulo 1049, nós vemos que ele mudou completamente de pensamento. Ele também estava esperando por Joyboy em Wano. Isto se relaciona com a frase que ele diz para o Luffy no início do capítulo: “Você nunca mudará o mundo“. Ou seja, mais uma vez, você não é Joyboy. Só que o Luffy lhe provará o contrário. Afinal, o primeiro passo para mudar o mundo começará daí, derrotando o Kaidou.

〽 A Aurora Antes do Amanhecer

Aurora é uma claridade visível no céu antes do nascer do sol. Antes do amanhecer.

Após este flashback bem interessante, nós vamos direto para o céu, um pouco mais distante de Onigashima, e vemos o ‘Palhacito‘ (assim apelidado pelo Baruch), da CP-0. Quem somente vê o primeiro painel, em que o membro remanescente da CP-0 aparece, pode achar que ele está pensando em como vai cumprir a ordem do seu superior. Mas, ao ver o painel seguinte, notamos que ele está só sendo sensato mesmo e fugindo de Onigashima com o uso do Geppo. Com isso, muito provavelmente a participação da CP-0, e consequentemente do Governo Mundial, em Wano está finalizada.

A sua primeira aparição, no capítulo 929, revelou que o Governo Mundial sempre teve contato com o submundo para poder adquirir armas de forma ilícita. Wano é o berço das armas e isto também se conecta com o que foi abordado por Higurashi anteriormente.

Depois disso, ao longo do arco, a participação da CP-0 se resumiu em narrar a evolução da guerra em Wano e então, só mais perto do fim esta organização recebeu novas ordens: capturar Robin (capítulo 1028) e apagar Luffy (capítulo 1041). Depois de tudo, ficou claro que a CP-0 só teve êxito na sua atividade narrativa.

No entanto, a fuga do ‘Palhacito‘, que entrou e saiu sem nome, nos faz imaginar como ele espalhará as fofocas que ele tem na ponta da língua e qual será o efeito delas. Sairá dele a informação que Kaidou e Big Mom caíram? Isso será limitado ao Governo Mundial? São as perguntas que este membro nos deixa. Também não podemos esquecer do Apoo, que tem as suas próprias fofocas sobre a CP-0 e o Governo Mundial e provavelmente vai sair espalhando-as por aí. Ansiosos para o pós-arco?

Logo em seguida vemos Yamato desesperado gritando para o Momonosuke resolver logo a situação das nuvens flamejantes. O Luffy vai ganhar a qualquer instante e eles precisam se apressar! Vemos também o povo da Capital das Flores comemorando e festejando após enviarem os balões aos céus.

Indo direto para o palco principal, nós vemos a continuação do intensivão de natação oferecido pelo Raizo e pelo Jinbei. Continua gratuito e com aumento de novos interessados. Notamos que ambos os “professores” continuam bastante empenhados em manipular a água, com a qual foi possível controlar o incêndio. No entanto, no processo, vemos que a água é tamanha que ela tem varrido consigo todas as pessoas possíveis.

Temos mergulhados em infinitas onomatopeias aquáticas personagens como Brook, Robin, dois Minks (Blackback e Roddy), alguns dos Piratas Heart (Bepo, Shachi e Penguin), Apoo, Number 1, Usopp, O-Kiku e Kin’emon, além de usuários de Smiles e samurais aleatórios. Os que ainda estão prestes a mergulhar veem incrédulos uma inacreditável onda de água tomando todos os espaços possíveis. Não podemos esquecer também que todos os usuários de Smiles e Akuma no Mi foram enfraquecidos nesse processo.

Sanji, Franky e Zoro também aparecem enfrentando a enchente. Sanji, com seu modo apaixonado ativado e sua sobrancelha de volta ao normal, tenta simultaneamente se proteger e proteger os seus queridos O-Some e Chuji. Por sua vez, Zoro continua apagado, aproveitando o mundo de paz e descanso que tanto merece. Ele tá vivo, confia! E sim gente, ele está no quadro junto com o Franky. Eu demorei mUuUuUuUito pra perceber ele ali, mas ele está. Mas bem, esse descanso do Zoro não é necessariamente bom para o Franky, que se obriga a carregar o amigo espadachim enquanto a água toma conta do lugar. Se isso não bastasse, os antigos subordinados do Sasaki que o perseguiram e o atormentaram no capítulo 1046, foram pegos pela água, o que gerou estresse ao carpinteiro.

No meio desse panorama geral que o Oda nos ofereceu, temos um breve e lindo momento de Denjiro e Hiyori. No capítulo 919, Denjiro é apresentado como Kyoshiro e, no capítulo 928, Hiyori, como Komurasaki. Esses foram os nomes escolhidos às novas pessoas que eles seriam até Wano ser livre novamente. Essas pessoas se tornaram próximas aos líderes de Wano, sobretudo do Shogun Orochi, aquele quem queriam observar de perto. Desde o momento que Denjiro se curvou diante Hiyori e eles assumiram esse compromisso, momento lembrado em um painel dessa página, passaram-se 20 anos de muita bravura, em que o plano elaborado prevalecia diante o forte desejo de vingança e o sentimento nauseante que a presença e as ações do Shogun causava.

Komurasaki se tornou a mais célebre cortesã de Wano, desfilando incrível beleza e impactante arrogância. Seu personagem foi tão bem sucedido, que o detestável Orochi se apaixonou por ela, o que lhe permitiu estar sempre no encalço do malfeitor. Por sua vez, Kyoshiro se tornou um amedrontador chefe da Yakuza, pessoa de grande confiança de Orochi. Ambos estavam ao lado do líder do país, o que os permitia ter um total acesso de suas ações. Mas nem por isso seu plano parecia estar prestes a terminar. Eles precisavam ser fortes e resistir até que o momento certo chegasse. E chegou. Momonosuke e os demais voltaram para a ilha com aliados poderosos, capazes de aniquilar o poder do inimigo. Era o que eles precisavam. Hiyori, na oportunidade de revelar quem era seu pai, o fez. E honrou seu nome com um ataque que foi capaz de fazer Orochi ver a sua própria morte. Denjiro, cumprindo a sua palavra, desferiu o golpe fatal e fez a cabeça flamejante de Orochi girar, o que garantiu que sua promessa de protegê-la fosse cumprida. Wano está inundada em chamas, o perigo continua pairando no ar, a vida continua difícil para todos, mas o abraço que ambos trocam é o claro sinal de alívio, que a promessa foi cumprida, que o peso de 20 anos não os atormentam mais.

Entre lágrimas, esse era o final feliz que esperavam.
Com alguns poucos painéis, uma história que começou na morte do Oden e no pulo temporal do Momo e dos Bainhas Vermelha finalmente se encerra.

Agora que o fogo do castelo foi apagado, um problema ainda maior aparece, causado pela água: as nuvens flamejantes que sustentavam a ilha no ar são também são apagadas e tudo começa a cair em queda livre em direção ao país de Wano. As pessoas que estavam no castelo começam a gritar e, do lado de fora, Yamato e Momo se desesperam.

❓┃Dúvida: o fato das nuvens terem sido extinguidas foi consequência única e exclusivamente da água que foi invocada por Raizou e direcionada pelo Jinbei? Ou a concentração do Kaidou na luta e seu enfraquecimento fez com que ele perdesse o controle sobre essas nuvens? O que vocês acham? Eu diria que foram as duas coisas. Porque se água fosse suficiente para derrubar a ilha, o Kaidou teria que parar de ficar criando nuvens de chuva que nem ele faz quando se torna dragão. (HAHA)

Ainda nesta mesma página, Kaidou e Luffy continuam seu embate enquanto o Yonkou questiona as intenções de Luffy e a sua capacidade de mudar o mundo. Como sempre, o Kaidou não luta apenas com suas próprias forças ou se aproveita da interferência de terceiros, ele tenta quebrar o espírito de seus oponentes e fazê-los perder a vontade de lutar, algo que vimos muito bem nas lutas dos seus subordinados também. É, poderia ser isso… Mas, nas páginas seguintes, temos a continuação do discurso e isso nos faz pensar de outra forma.

Mas antes, vamos ao momento em que o Momo simplesmente tira uma força do c… coração para criar nuvens flamejantes o suficiente para contornar toda a ilha e puxar ela de uma vez para longe do golpe do Luffy. E ele conseguiu! Agora, imagina aí o desespero completo de quem tá dentro do castelo. Eles devem estar se sentindo umas peças de tetris, uma hora tá descendo e do lado é puxada de lado. Isso tudo depois de terem escapado de um incêndio generalizado e de uma enchente absurda. Eu acho que quem tava vivo, morreu depois de tanta emoção! Agora eu convoco o Chico para calcular quantas feijoadas são necessárias para criar tantas nuvens flamejantes assim como o Momo criou.

Então, chegamos ao momento tão esperado por todos. A derrota do Kaidou! Ok, ok…. ainda não temos o narrador declarando o fim da batalha, mas eu tenho alguns argumentos para afirmar isso.

No meio da página, vemos que o soco do Luffy conseguiu ultrapassar e desmanchar a barreira de fogo criada pelo Kaidou, inclusive com a marca do Haki do Rei ━ ou feijãozinho para os mais íntimos. Também vemos com mais clareza agora que o Kaidou realmente usava uma armadura de fogo bem maior que ele e não apenas um manto que o recobria. O Luffy então nos diz o que ele deseja: “Um mundo onde meus amigos possam comer o quanto quiserem”! Um pedido simples mas, ao mesmo tempo, extremamente complexo.

Desde quando o Luffy chegou em Wano e conheceu a O-Tama, o seu objetivo foi esse. Ele viu a situação das regiões periféricas do país de Wano e principalmente a situação dela e tomou a decisão de acabar com Kaidou. Ele já tinha um objetivo, na verdade, que era ajudar os seus amigos a recuperarem Wano das mãos do Yonkou e do Orochi, mas esse objetivo se tornou ainda mais substancial, mais primário: garantir comida pra quem está com fome, garantir que a Tama não precise ingerir comida envenenada ou nem mesmo isso, garantir que todos possam “comer a vontade todo dia“.

Parece até mesmo uma dica do seu sonho secreto, o qual ele compartilha com Roger. Há uma teoria que eu particularmente gosto muito: Luffy, assim como o antigo Rei dos Piratas também desejava, quer dar a maior festa do mundo. Este é o sonho partilhado deles! Vocês curtem esta teoria?

Capítulo 918
Capítulo 1049

Em meio à troca entre a luta e a cidade em festa, vemos os balões com os desejos subindo, somados ao Kaido e a Onigashima descendo… Nos balões vemos frases como “Eu quero sorrir” e “Acabe com o dragão assustador”, uma referência aa Kaidou. Graças ao Momo, a ilha parece ter alcançado o chão em segurança, mas antes do Kaidou efetivamente cair no chão, vemos o final do seu flashback, onde ele fala para o King que o Joyboy é aquele que pode derrotá-lo no futuro! Assim, vemos o Luffy caindo, aparentemente desmaiado e todo queimado, assim como o Kaidou inconsciente no chão enquanto a música do Festival de Fogo toca no fundo.

Este é o fim da luta!

  • O primeiro argumento para isso é o flashback onde o Kaidou fala sobre sua derrota e diz que o Joyboy será essa pessoa que o derrotará, ao mesmo tempo em que Zunesha nos disse que ouviu os tambores do Joyboy que vinham do Luffy.
  • O segundo argumento é também por conta do flashback, pois ele nos deu muito a sensação de que o Kaidou estava sentindo que poderia ser derrotado e talvez estivesse até mesmo aceitando e, por isso, perguntou quais eram as intenções daquele que “tomou” o seu poder de decidir o que acontecerá ao mundo.
  • O terceiro argumento é o discurso deles antes do golpe. O Oda deixou para o final a lembrança da promessa de Luffy à O-tama, lá no capítulo 918.

Por tudo isso, eu acredito fielmente que no capítulo que vem, teremos o narrador informando o fim da luta do Kaidou contra Luffy.

〽 Parabéns, você chegou ao fim!

Créditos: 

Malu → Autora principal do HDR

Nanax → Flashback do Kaidou

Chico & Durval → A Aurora Antes do Amanhecer

E aí, Kaidou foi derrotado ou não?

Ver Resultado

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)