Haki das Rainhas

Capítulo 1048

Por COMENTÁRIOS

Bom dia, meus queridos! Malu aqui ?

Como vocês estão? Já quero saber tudo que vocês sentiram com esse capítulo ━ sei que o final dele divide muito as opiniões dentro do fandom, então quero saber o que vocês acharam, me contem tudo nos comentários! Bora lá para essa análise então:

REIJU & ICHIJI EM CHOCOLAT TOWN

Vamos começar pela análise da capa! Quem escreveu sobre ela para nós foi o Baruch. E antes de vermos o que ele escreveu, queria dizer que fiquei extremamente feliz com essa capa porque eu era do time que ficou indignada com a teoria dos Piratas do Barba Negra em Whole Cake (HEHEHEHE). Por ser uma história de capa da Germa, eu pensava que só poderia ser eles:

Seguindo os “Insensíveis da Germa“, Charlotte Brûlée abre um caminho pelo mundo dos espelhos, graças aos poderes da Mira Mira no Mi, e pede ajuda ao Cracker que está todo enfaixado e se recuperando. Esses são os possíveis resultados da luta dele contra o Luffy e Nami, que começou lá no capítulo 837.

E para a “não” surpresa de todos, os invasores são Ichiji e Reiju. Os irmãos mais velhos sempre salvando os mais novos, né? Veremos essa batalha entre os Germa, que derrotam exércitos, e o Cracker, do Exército de Soldados de Biscoito?

Fico aliviado em saber que não é o Barba Negra nem nada do tipo… Ufa!

DRAGÃO DE FOGO VS HANUMAN

O capítulo começa exatamente onde terminou o anterior. Luffy com seu punho gigante no céu de Wano, pronto para atacar o Kaido, que está na sua Forma Dragão. A gente consegue ver que nesse ângulo que o Kaido na Forma Dragão é muitíssimo menor que a mão do Luffy prestes a atacar.

Menor ainda é o Momo, que precisa dar um jeito de tirar Onigashima do caminho. Como sempre, para fugir dos pensamentos de que alguma tarefa é impossível, ele pensa na sua família e na promessa que fez para eles. Pensando neles, Momo empurra a ilha com a cabeça mesmo.

E é aquilo né, quando achamos que o Kaido já está no seu limite, ele tira mais uma carta da manga. Sem se sentir intimidado pelo punho gigante do Luffy, ele fala que vai encará-lo de frente e vemos que ondas de fogo, diferente do Boro Breath, começam a sair da sua boca. Esse fogo toma conta de todo o corpo do dragão e temos um Kaido brilhante, reluzindo, praticamente um Kaido Shenlong, pronto para realizar um desejo. É possível ver um mini-Kaido dentro do Kaido gigante, ou seja, essa forma é de fato como se fosse uma armadura. Ele fica realmente gigantesco, parece até maior que o punho do Luffy!

Kaenryuu Daiko, Grande Dragão de Fogo Flamejante

O novo ataque de Kaido, Kaen Daiko, possui um conceito profundo por trás. Em primeiro lugar, Kaen Daiko (火焔太鼓) é uma das peças clássicas e mais famosas do Rakugo, entretenimento japonês baseado em monólogos humorísticos.

Esta peça conta a história de Jinbei, um simples e inexperiente dono de uma loja de antiguidades, que compra um tambor velho, barato e sujo na esperança de vendê-lo. Sua esposa, uma mulher experiente em negócios, afirma que ele dificilmente venderá algo do tipo.

Um dia, Jinbei pede ao seu aprendiz, Sadakichi, para limpar o pó na frente da loja, só que ao invés de fazer o que seu mestre lhe pediu, Sadakichi toca o velho tambor. O som é extremamente poderoso. Por coincidência, um homem que servia a Akai Gomonnokami, um grande samurai, estava passando na rua em frente à loja e, apaixonado pelo som, pediu a Jinbei que levasse o tambor à mansão de Gomonnokami. Jinbe enfim leva o tambor para a tal mansão, mesmo com muito medo, e acaba descobrindo que o instrumento era, na verdade, um tesouro nacional do país chamado “Tambor Flamejante”. Jinbei o vendeu por centenas de taéis ━ moedas; unidade monetária ━, trazendo felicidade para si e para sua esposa.

O Tambor Flamejante japonês sempre possui dragões em sua integração.

Kaen Daiko foi interpretada por Kokontei Shincho III, um dos artistas de Rakugo mais renomados do Japão. Você pode assistir a uma de suas apresentações aqui.

O Oda é muito fã de Rakugo! No capítulo 1037 de One Piece, um personagem que apareceu bêbado no mangá para xingar Orochi e esbanjar seu descontentamento é possivelmente baseado em Kosanji Yanagiya, um famoso artista de Rakugo que o Oda mencionou admirar muito.

Perceba que o rosto deste personagem mudando de calmo para irritado é uma referência ao próprio Rakugo, visto que mudar as emoções faciais muito rapidamente é uma das marcas registradas da performance:

Abaixo, a mensagem que o Oda deixou para os fãs de One Piece a respeito de Kosanji Yanagiya na Shonen Jump de 2018. Há uma entrevista da One Piece Magazine 2 na qual Oda falou bastante sobre o seu gosto por Rakugo, citando também Kosanji Yanagiya ━ você pode checá-la aqui.

Kosanji morreu em 7 de outubro de 2021 e Kokontei Shincho III morreu em 1 de outubro de 2001.

 

Texto por: Nanax

Ao mesmo tempo em que os dois estão nessa preparação para o grande embate, o Kaido está falando algumas coisas ━ ele pergunta ao Luffy se ele sabe que o herói deste país, Oden, foi queimado até a morte 20 anos atrás (FAKE NEWSO Oden morreu com um tiro HAHA). Ele diz que desde então, Wano tem sido uma terra sem lei que espera por um salvador. Enquanto se transforma, a mão do Luffy que estava segurando ele durante todos esses capítulos dá uma queimadinha e solta. Kaido bota fogo no chifre esquerdo da caveira e diz que vai derreter a mão do Luffy.

Sem titubear, Kaido sobe em espiral (talvez para amortecer o impacto) rumo ao punho gigante. O confronto começa e tem Haki do Rei pra todo lado. Eles nem se tocam! Isso porque o Luffy lembra daquilo que o Hyogoro lhe ensinou sobre o Ryou de Wano, o Haki, e a possibilidade de bater no adversário sem tocar nele, e é por isso que o Luffy fala que não vai deixar o Kaido queimá-lo.

Essa página 5 é bem interessante e na gravação do Pauta Secreta nós falamos um pouco mais sobre essa expressão que o Luffy usa, de mandar o Kaido para o quinto dos infernos. Em japonês, a expressão utilizada foi “Naraku”, que coincidentemente é a mesma usada no título do capítulo 1009: Naraku ━ Profundezas do Inferno. O Ansem e o Ricardo Cruz comentaram algo bem impressionante sobre o contraste entre o Luffy e o Kaido, que é possível ver não só no desenho como também na linguagem utilizada pelo Oda.

Naraku, utilizado pelo Luffy, tem o kanji de ‘cair‘ e nele há o sentido de ‘inferno‘ também, provavelmente associado ao Xintoísmo. O Luffy vai realizar um ataque descendente para derrubar o Kaido com o seu golpe após falar uma frase que carrega um significado de “cair nas profundezas do inferno”, ou, como na tradução, “mandar direto para o quinto dos infernos”. No contraponto, o Kaido está usando o ataque Shoryu, que é ascendente, e que no desenho vemos de fato o Kaido subindo. O Luffy quer mandar o Kaido para baixo e ele, se recusando, vai empurrar tudo para cima. Como o Baruch falou: “Hoje não, vamos subir”.

O Oda coloca várias brincadeiras de linguagem o tempo todo, e é muito interessante quando a gente consegue entender um pouquinho melhor isso.
Uma outra questão que gostaria de colocar aqui para vocês é: essa forma do Kaido é o despertar da fruta dele? Essa armadura de fogo que ele cria…. aliás, o Baruch também falou uma coisa interessante de que provavelmente o Kaido conseguiria criar mais dois tipos de armaduras como essa de fogo, uma elétrica e outra de vento, já que ele domina esses elementos também. Porém, um dragão de raio não teria efeito no Luffy e o próprio Kaido sabe disso, já que nos capítulos passados o nosso menino segurou mais de um raio na mão (HAHAHA).

Além disso, no capítulo 1002 o Kaido viu a Big Mom usando um golpe de raio no Luffy que não teve efeito. Portanto, o Kaido deve ter pensado que um dragão de fogo teria mais efeito, e ainda é um grande paralelo com o Oden que morreu fervendo, como ele fala no começo do capítulo.

Bem, pelo menos conseguimos ver que esse embate todo é realmente muito forte e o Luffy está sentindo o efeito dele.

Gomu Gomu no Bajrang Gun

Hanuman é uma divindade do Hinduísmo que apareceu pela primeira vez no Ramayana (Rāmāyaṇa of Vālmīki), escrito entre VII e IV AC, como um dos personagens principais. O Ramayana é uma coleção de textos da Índia antiga e contém uma série de histórias religiosas. No Ramayana, Hanuman é amigo e companheiro do deus Rama e o acompanha em suas jornadas. Hanuman é associado à força, coragem, devoção e autocontrole. Apesar do Luffy agir de forma oposta ao que eu chamaria de “controlada“, o auto-controle atribuído ao Hanuman na literatura é aquele relacionado aos bens materiais e desejos de ganância (algo que lembra o jeito simples de viver do Luffy). Para além do autocontrole, Hanuman também é visto como um removedor de obstáculos e dificuldades, e pode mudar de forma (em um dos contos do Ramayana, Hanuman fica gigante e carrega a cadeia de montanhas do Himalaia nas costas, e ele pode também diminuir de tamanho). Ele é associado à inovação e criatividade (que o Luffy tem de sobra), e é descrito como alguém que acha formas diferentes e criativas para lidar com as dificuldades.

Outro texto em que o Hanuman é o personagem principal é o Parasara Samhita, escrito em 1908, e que conta a história de origem do Hanuman: quando criança, Hanuman, filho do deus do vento Vayu, comeu o Sol pensando ser uma fruta (SIM). Não só o Luffy comeu a fruta do Deus do Sol Nika pensando ser uma simples fruta, como o pai do Luffy é sempre associado à mudanças climáticas e vendavais.

Na história do Hanuman (que varia de tradução para tradução), ele é punido pelo deus Indra, e Vayu enraivecido remove todo o ar da Terra. Como vida não existe sem ar, outros deuses intervém e Indra, como forma de se desculpar com Vayu e seu filho, concede a Hanuman um corpo tão forte quanto diamante. Em sânscrito, a principal forma de escrita na Índia antiga, Vajrang/Bajrang significa “membros/corpo (anga) de diamante (vajra)“. Daí vem o nome pelo qual Hanuman também é conhecido: Bajrang Bali. E chegamos ao ataque do Luffy, o Bajrang Gun. Ou seja, o Luffy está atacando o Kaido com um punho tão forte quanto um diamante.

Texto por: Carol

Antes de mergulharmos no grande flashback dos 20 anos, temos um breve momento para vermos a situação do Kin’emon e da Kiku, que estão completamente desmaiados. O Usopp está bem desesperado já que ele e o Hamlet deixaram os dois caírem após a enxurrada de água. Lembrando, o Kin’emon além de estar muito fragilizado, ele tem uma Akuma no Mi, o que só piora a situação já que ele caiu na aguaceira toda. O Usopp só quer que os dois estejam bem. Podemos ver um Hamlet bem acabadinho também, afinal a água também afeta usuários de smile.

Também vemos o alguns samurais e o Kawamatsu torcendo pelo Luffy derrotar o Kaido, já que o pesadelo só acaba quando o Kaido for tirado desse país. Mas então, entramos no flashback, que ao contrário dessa fala do Kawamatsu, vai terminar em uma outra figura importante dessa equação.

O flashback é sobre o país de Wano e tudo que aconteceu nos 20 anos de inferno completo. Ele começa exatamente no momento em que tudo mudou, na morte de Kozuki Oden dentro do caldeirão. Os Nove Bainhas Vermelhas, seus retentores, saem correndo em prantos, mas determinados. O ‘bang’ do tiro que o Kaido dá para matar Oden ressoa por todos os cantos. A barata do Orochi sabe que havia apenas um lugar que eles iriam, para Kuri, já que eles precisavam proteger os herdeiros de Oden. Sabendo disso, Kaido decide ele mesmo colocar um fim nessa história e colocar um fim definitivo no clã Kozuki.

A continuação dessa parte do flashback é aquela que vemos nos capítulos 972 e 973, quando o Kaido voa para o castelo e segura o Momonosuke pelo pescoço no precipício. Ele acha o Momo digno de pena e não digno de gastar o seu tempo, ele desiste de matá-lo ali e larga para morrer no fogo do castelo. O Kaido não fez o curso completo de vilão, se não ele saberia que esse tipo de coisa não pode fazer, porque os mocinhos sempre sobrevivem HEHEHEHE.

A situação piora ainda mais para a população de Wano, com Orochi mandando matar qualquer um que desafie o seu poder, e o Kaido fazendo exatamente isso e não tendo nenhuma piedade. Com a confirmação da morte de Toki, eles declaram o fim definitivo do Clã Kozuki. Eu achei interessante que além da Toki ter de fato ficado pra morrer para acompanhar o seu amado Oden, acredito que também pode ter sido uma estratégia, pois se encontrassem o seu corpo, a possibilidade de criarem teorias da conspiração sobre a não morte do clã, com morte dela essa possibilidade diminuiria. Seria então mais um sacrifício para benefício do plano, que estaria a cargo da próxima geração. Pensei nisso, fiquei emocionada e achei que faz sentido. O que vocês acham?

Com o fim do clã e a dissolução dos seguidores, restava saber se os Daimyos escolheriam a guerra ou a parceria. Essa cena aconteceu antes do que vimos no capítulo 1024, em que vemos três desses homens presos na caverna junto do Yamato. É claro que para eles a resposta dessa pergunta é óbvia, eles não vão se entregar para o novo governo de Orochi e Kaido.

O quadro final da página 9 lembra muito um quadro dos 9 Bainhas Vermelhas contra o Kaido, no capítulo 992 em que eles preparam o Nitoryuu Oden! Saca só:

No capítulo 1024 nós conseguimos ver que os três Daimyos estão bem machucados dessa luta que estamos vendo agora, afinal o Kaido foi bem determinado para acabar com aquela luta. Dentro da caverna, Ushimaru ainda diz que um samurai derrotado como ele não precisa de um nome. Durante dez dias eles ficaram dentro daquela caverna, e no fim, saíram para sua morte, lutaram novamente com Kaido, se sacrificando para proteger Yamato, para ele sobreviver e manter a determinação nos próximos 20 anos.

Assim, mais um elemento de Wano do passado era derrotado. Sem Oden, sem a Toki, sem os seus retentores, sem os Daimyos, os líderes e as tradicionais famílias de Wano, a população perece. Orochi e Kaido infiltram a sua podridão em todos os cantos do país. 

As fábricas de armas crescem, os homens das famílias são capturados para virarem escravos dessas fábricas. Os rios são completamente poluídos, não tendo mais água potável para qualquer consumo. O que era uma terra rica vira uma terra infértil, e a fome assola todos os cantos, exceto no castelo do novo falso imperador.

Na página 12 vemos todo tipo de sofrimento que aquelas pessoas passaram. As fronteiras do país continuariam fechadas, portanto sempre diziam para não contarem com nenhum milagre. Por conta da fome, as pessoas passaram a comer as Smiles defeituosas que eram produzidas, e se toda desgraça não é o bastante, agora estavam fadados a rir e não poderiam mais demonstrar a sua tristeza.

Essas páginas, essas cenas, são extremamente pesadas, foram desenhadas com o maior cuidado e sensibilidade pelo Oda. O nosso coração aperta só de ver cada um desses momentos. Em mais de um painel, o Oda desenhou uma corda de enforcamento, sendo que no primeiro deles também vemos uma caixa tombada embaixo da corda, dando a entender que nesse período muitas pessoas se suicidaram, por não aguentar resistir a dura realidade em que estavam vivendo.

A cena de uma mãe com seu filho chorando por não conseguirem água potável, nos lembra a cena do capítulo 918, em que uma mãe está com uma faca, prestes a matar o seu filho bebê por conta da fome.

É uma situação muito pesada, muito triste, muito, muito. Foram 20 anos de inferno, de tristeza, de miséria, 20 anos nas mãos de Kaido e do Orochi, movido pela sua vingança. Não à toa, o fim do flashback é justamente essa barata ambulante, o Orochi rindo da população e de toda tortura que estão passando. Ele ainda diz: “É o destino perfeito para as pestes deste país”.

E um parênteses antes de continuar, nessa última página do flashback nós vemos um leve raio de sol. Alguns trabalhadores da fábrica, trabalhando sem parar, dizem que eles devem ser pacientes e acreditar nas palavras de Toki, de que um dia o amanhecer viria. No HDR do capítulo passado, o Durval escreveu sobre essa esperança do povo de Wano, que é anualmente renovada com a festa da Capital das Flores. Então é bonito de ver que de fato a esperança permanece, mesmo que com dificuldade.

Orochi, Denjiro & Hiyori ━ Um conto de VINTE ANOS

O flashback mal termina e já temos outro dragão em chamas. Dessa vez, o Orochi com a “ajuda” do Kanjuro. No capítulo passado, ele consegue se livrar do prego de Kairoseki e usar sua forma Hidra boba do Hércules, mesmo em chamas. É engraçado esse paralelo entre a técnica do Kaido no início do capítulo e esse momento do Orochi. Veja a semelhança dessas duas criaturas incrivelmente fortes ? (contém ironia).

Hiyori se mantém plena, mesmo com as baboseiras ditas pela Minhoca No Orochi e temos um quadrinho que me deixou feliz e triste ━ é a espada do Denjirou.

Parece que finalmente ele acordou do seu cochilo! Depois de quase 40 capítulos DESAPARECIDO, já que sua última aparição foi no capítulo 1009, ele finalmente despertou para a ação, cortando fora mais uma cabeça do Orochi.

Meus amigos… que cena linda!

Vezes que o Orochi perdeu a cabeça (literalmente)

P.s.: A Hebi Hebi no Mi proporciona ao usuário oito cabeças em sua forma completa. É como oito vidas.

  • A primeira cabeça foi cortada no capítulo 985 & quem a cortou foi Kaido.
  • Seis cabeças foram cortadas no capítulo 1009 pelos Bainhas Vermelhas.
  • A última cabeça foi cortada no capítulo 1049 & quem a cortou foi Denjiro.

Em meio a tantos acontecimentos gigantescos, o céu explodindo em Haki do Rei, as lanternas com os pedidos subindo aos céus, vemos uma em especial que diz “Que Orochi desapareça”. Será que finalmente é o fim desse verme maldito? (leia com a voz do Vegeta)? Acho que não, mas queria…

Oden deixou 2 espadas: Enma, que ficou para a Hiyori e que está com o Zoro e Ame no Habakiri que foi deixada para o Momo e SUMIU. E digo isso porque esperava que o fim do Orochi, fosse por uma dessas espadas. No caso, a Ame no Habakiri. Pode ainda acontecer? Pode… afinal, o Orochi já escapou da morte tantas vezes que podemos ter mais uma chance de ver outro fim dele.

Bem, essa última parte foi escrita pelo Baruch, e agora eu, Malu, volto para dar a minha opinião sobre esse final. Pessoalmente, fiquei muito emocionada com essa cena do Denjiro e da Hyori. Eu não acho que o Orochi vai voltar, eu acho que agora ele morreu mesmo, afinal todas as cabeças foram cortadas. Depois de um flashback intenso e profundo dos últimos 20 anos ━ 20 anos que o Denjiro e a Hiyori viveram tendo que se esconder e esconder a sua dor ━ os dois são responsáveis pela morte dessa maldição do Orochi. E ainda mais significativo com os balões subindo. Os dois viveram o inferno, juntos.

Sei que muitas pessoas ficaram frustradas com o fato de que não foi a Hiyori que matou o Orochi e que o fim dele do último capítulo era o perfeito. Eu também achava que era, mas esse capítulo aqui é o fim de um ciclo. Parece que o Oda queria que o Orochi pegasse fogo, para compor um capítulo simbólico aqui. Acredito também que esse foi um plano da Hiyori com o Denjiro, ela distrair o Orochi para depois o samurai cortar a sua cabeça.

Vi que bastante gente também ficou incomodada por parecer que a Hiyori foi uma princesa indefesa sendo salva, e eu discordo disso. Se tem uma coisa que a Hiyori não é, é uma princesa indefesa. Não acho que ela tem a personalidade de uma personagem que faria isso com as próprias mãos, seria um final muito pesado pra ela, que provavelmente não quebraria com o pensamento de vingança. Ela não é combatente, mas ela é inteligente e teatral, e essa foi a parte dela no plano, para então permitir que o Denjiro, aí sim um samurai e seu protetor, pudesse fazer o papel dele.

No capítulo 950, nós vemos ela falando para o Zoro que tinha vontade de matar o Orochi com as próprias mãos, e imagino que isso pode ser uma fatia do que levou a frustração do pessoal, mas eu acho que é a expressão de uma mágoa e de um desejo que não deixou de ser cumprido, caso ela tenha sido parte do plano para isso acontecer. Continuo achando que ela não tem essa personalidade, e tá tudo bem, isso não faz dela indefesa. Quem fingiu ser uma gueixa do Orochi, o homem resposável pela ruína de sua vida, tá muito longe de ser indefesa. 

Realmente a única coisa que me deixou incomodada foi o fato do Denjiro ter ficado sumido por taaaanto tempo. Eu não acho que o Orochi deveria ter uma outra maneira mais lenta e violenta de morrer, a gente não pode esquecer que isso é um Shounen! Se ele fosse executado em praça pública ou qualquer coisa do gênero, não combinaria com One Piece. Só quem usa desse tipo de técnica são os vilões, não os heróis. O Orochi merecia morrer rápido, para acabar logo com todo o sofrimento que causou. Depois de um flashback tão poderoso e emocionante, uma cena teatral de Hiyori e Denjiro foi o final perfeito.

Afinal de contas, foi assim que esse ciclo começou, com os dois de maneira teatral planejando a saída deles dos mandos de Orochi, com Kiyoshiro matando Komurasaki.

Sobre a Ame no Habakiri, como ela é uma espada do Momonosuke, acredito que ainda vai ressurgir até o final do arco, quando ele finalmente se colocar no posto de Shogun, adulto, e essa se tornar a sua espada de verdade. Sem ter essa relação com a Hiyori.

E terminamos o capítulo com o Kaido e o Luffy e os efeitos do seu choque sem se tocar. O que será que vem a seguir? Espero que finalmente a derrota do Kaido HAHAHAHA

O Orochi morreu ou não morreu?

Ver Resultado

Então é isso meus queridos! Muitíssimo obrigada por chegarem até aqui! Me contem o que vocês acharam desse capítulo e toda a polêmica da cena final, quero saber a opinião de vocês!

Queria agradecer imensamente o Baruch e a Carol, que escreveram algumas partes desse HDR, deixando ele ainda mais especial! A parte da Carol, com o conhecimento que ela tem, ficou maravilhoso! Queria agradecer ainda MUITO MUITO MUITO a Nanax, que também escreveu bastante para esse HDR, como montou todo o post pra mim! Esse trabalho é muito dela também. Nesse período que estou cheia de coisas pra resolver, a ajuda de cada um deles é mais que especial.

É isso, obrigada gente! Vamos conversando e ansiosa para o próximo capítulo!!

Beijinhos,

Malu <3

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)