Haki das Rainhas 1088

A Última Lição

Por COMENTÁRIOS

Alô, Nakamas! Como vocês estão? ??‍☠️

O capítulo 1088 chegou carregado de emoção! Os acontecimentos que presenciamos certamente terão grandes repercussões no mundo de One Piece. Para cobrir esse capítulo incrível preparamos mais uma análise cuidadosa. Esperamos que gostem!

OUÇA AO PAUTA SECRETA DO #ONEPIECE1088

A Primeira Lição

Um flashback inicia o capítulo 1088. Nele vemos Garp, como instrutor, apresentando um dilema aos alunos: “Há um homem velho e um bebê e você está conduzindo um barco que só comporta duas pessoas. O que você faz?”

A resposta de Koby, que está na classe acompanhado de Helmeppo e Prince Grus, é que ele se sacrificaria para salvar o homem velho e o bebê. Ao ouvir a réplica do seu aluno, Garp o repreende alegando que o homem velho deveria ser deixado para trás, já que ele teria pouco tempo de vida restando. Essas crenças opostas serão vistas na prática mais adiante no capítulo!

Será que o ocorrido em Ohara, no qual Aokiji escolheu permitir que a “sementinha de Saul” (Robin) fugisse e vivesse ao invés de todas as outras pessoas, foi um reflexo desta lição de Garp? Lembre-se que Kuzan foi um dos primeiros discípulos notáveis do Vice-Almirante. 

Para Garp, um marinheiro deve salvar o futuro das pessoas.

No capítulo 1080, antes de atacar com o ‘Galaxy Impact’, Garp afirma que Koby é o futuro da marinha. Ou seja, para Garp, salvar Koby não significa salvar um pupilo com extremo potencial de representar a Marinha, mas sim proteger o futuro das pessoas. 

A alegação de Garp em resposta a Koby é revelada como a primeira lição passada pelo velho marinheiro a seu aluno, vemos inclusive que Koby ainda tinha seu visual antigo no flashback. Ao longo do 1088, veremos outras lições do herói lendário, inclusive a que nomeia o capítulo: a última.

O Incidente do Capitão Koby

Na segunda página, outro flashback mostra os acontecimentos que sucederam o capítulo 1059 “O Incidente do Capitão Koby”. Na ocasião, 800 marinheiros tiveram suas vidas salvas por Koby, que se ofereceu para ser levado por Teach no lugar deles.

Alguns pontos devem ser destacados neste flashback. O primeiro é a impotência da Marinha quando o assunto envolve um Yonkou. No capítulo 1069, vemos a necessidade de obtenção de uma autorização de superiores para que marinheiros entrem em combate com um Imperador. No incidente de Amazon Lily, a Marinha estava prestes a perder um navio de batalha e 800 homens sem tomar qualquer atitude.

O segundo ponto que merece ser comentado é a prontidão de Koby para oferecer a própria vida em troca da vida de companheiros. A disposição de se sacrificar por outros estava presente no flashback da página anterior e, apesar das lições de Garp, Koby parece tê-la mantido. A empatia e o autossacrifício são características marcantes do personagem! Além delas, a coragem de ficar frente à frente com um Yonkou é um indicativo forte da determinação de um conquistador!

Por fim, nesse mesmo flashback vemos em prática um dos “benefícios” de fazer parte da Sword. Conforme dito por Aokiji no capítulo 1080, os membros da Sword já enviaram suas cartas de demissão e por esse motivo têm liberdade para agir sem precisar de autorização de superiores. Koby fez uso dessa autonomia ao negociar com um Yonkou.

A Batalha em Hachinosu

De volta ao presente, vemos a impotência dos marinheiros no navio na costa de Hachinosu frente ao enorme poder da Ishi Ishi no Mi. Vemos também a experiência de Garp em batalha ao liderar e definir a estratégia de reação do grupo de marinheiros.

Koby fica responsável pelo ataque-direto. Encarregado da defesa fica Prince Grus e seu poder da Gunyo Gunyo no Mi, já que a argila é capaz de manipular e amortecer os destroços que se desprenderão do braço da ilha. Helmeppo cuidará da retaguarda. Garp, por fim, será o responsável por criar uma abertura.

O plano traçado em segundos e imediatamente posto em ação é uma demonstração da segunda lição passada por Garp a seus discípulos no capítulo:

“Durante uma batalha, as decisões devem ser tomadas em um piscar de olhos.” ━ Monkey D. Garp

Capitão Koby, o Herói da Marinha

A movimentação do grupo da SWORD gera comentários debochados por parte dos piratas na ilha. O principal alvo desses comentários é Koby — em toda a sua vida o subestimaram. Na história de capa do capítulo 84, vemos que até mesmo colegas debochavam de seus esforços.

Além do desdém dos piratas, Koby precisa lidar com sua própria insegurança. Este é um ponto importante no desenvolvimento do personagem e, apesar de uma evolução já ser visível, Koby muitas vezes ainda subestima suas próprias habilidades.

Quando a autoconfiança surge e se une à determinação do marinheiro, porém, ele é capaz de feitos extraordinários como o visto no final do capítulo! O golpe usado por Koby é fruto de seu duro treinamento com os sacos de navio de batalha e da sua perseverança.

O efeito do golpe e o nome “Honesty Impact” sugerem que Koby desenvolveu uma técnica como a de Garp. Além disso, o “Honesty” pode dar dicas do futuro tipo de justiça de Koby! Será que o lema do garoto será “Justiça Honesta”?

No fim das contas, uma certeza podemos ter: em um universo onde determinação, ambição (覇気 = Haki) e espírito se traduzem em força, Koby tem um potencial gigantesco. Garp, que deu as ordens confiando plenamente no sucesso de seu discípulo, com certeza enxerga isso!

A Última Lição

Na página 9, Garp se levanta cambaleando e tentando conter – sem sucesso – o sangramento da ferida causada por Shiryu. Aokiji ressurge apontando a gravidade dos ferimentos de seu antigo mentor.

Para a surpresa de Kuzan, porém, o estado delicado de Garp não o impede de se mover em uma velocidade impressionante. O marinheiro derruba seu antigo discípulo sem que ele tenha qualquer chance de reagir e ruma para a caveira de Hachinosu, onde está Pizarro.

Tendo se aproximado de Avalo o suficiente, Garp desfere um golpe devastador que racha a gigantesca caveira no meio. O corpo de Pizarro sente o dano (rosto por Garp e braço por Koby), confirmando a hipótese que levantamos na análise do capítulo 1087.

O “Galaxy Divide”, variação do “Galaxy Impact”, cria a abertura para Koby agir. Em queda livre após o golpe, Garp relembra uma conversa antiga com Helmeppo. Nela, o marinheiro descobre que Koby se esforçava 200x mais que qualquer um e treinava socando os sacos de navio de batalha escondido talvez, almejando chegar no nível de seu mestre um dia.

O sorriso de Garp e o fato de ele sequer ter olhado o que Koby faria para impedir Pizarro deixam clara a confiança inabalável que o herói da marinha tem em seu discípulo.

Garp tinha certeza de que Koby conseguiria.

? Foi usado Haki do Rei no“Galaxy Divide” de Garp. Lembrem do que sempre reforçamos: Haki do Rei são raios negros + a onomatopeia bari bari (バリバリ), a qual traduzimos para ‘Haki‘.

Enquanto Garp é tomado por risadas que o levam às lágrimas, Prince Grus usa seus poderes para impedir que os destroços caiam no navio. Toda a ação da SWORD transcorre exatamente como o planejado pelo velho marinheiro. A conclusão dela, inclusive, também já tinha sido planejada, mas ocultada dos demais.

Quando os outros marinheiros alcançam o navio, Garp anuncia que ficará na ilha. Ele está caído no chão e uma estaca de gelo atravessa seu peito. Piratas do Barba Negra o cercam, incluindo Sanjuan Wolf – que foi resgatado do mar – e Kuzan. Em um quadro do rosto do ex-Almirante, seus olhos estão ocultados e lágrimas parecem estar congeladas em seu rosto.

A última lição de Garp se liga à primeira quando o Vice-Almirante ordena que os marinheiros sigam em frente e o deixem na ilha. Garp põe em prática sua crença de que, em situações críticas, a velha geração deve abrir espaço e proteger a nova geração. Para Garp, ele estava se sacrificando para proteger o futuro dos jovens marinheiros e consequentemente o futuro das pessoas que esses jovens protegerão!

“Todos vocês são o futuro da Marinha!” — Monkey D. Garp

A crença de Garp flerta com um sentimento de não pertencimento que vimos com Barba Branca em Marineford. Os dois se sentem velhos demais para serem os protagonistas dessa era e depositam grandes expectativas na nova geração, se dispondo até a sacrificar suas próprias vidas para garantir o futuro dela. Garp confia que a nova geração mudará a Marinha, o que ele e seus colegas não foram capazes de fazer. A esperança nos jovens marinheiros se torna ainda mais interessante quando reparamos que cada grande membro da antiga geração tem um representante na nova!

O futuro de Garp ainda é incerto. Por mais que exista a possibilidade do Vice-Almirante morrer, o narrador tê-lo declarado apenas como desaparecido fala a favor do contrário. O fato de Aokiji, um suposto aliado infiltrado, ter sido o responsável pelo “golpe final” também reforça a hipótese da sobrevivência de Garp.

Garp vai morrer?

Ver Resultado

Vale lembrar que, mesmo se Aokiji não for um aliado, Garp ainda tem mais valor para Teach vivo do que morto! Ele pode ser usado para barganhar a filiação de Hachinosu ao Governo Mundial e também pode ser uma fonte valiosa de informações sobre o Incidente de God Valley. Vocês podem conferir detalhes dessa teoria aqui ⬇️

Barba Negra, Garp & o Incidente de God Valley (TEORIA)

O capítulo termina narrando as notícias do jornal do dia seguinte. Além do desaparecimento de Garp em Hachinosu e do sucesso no resgate de Koby, o jornal noticia o Incidente de Egghead, no qual o Yonkou Luffy do Chapéu de Palha enfrentou um cerco na Ilha do Futuro.

Aparentemente, no próximo capítulo retornaremos a Egghead após 4 meses sem vermos nosso protagonista! Contem nos comentários o que acharam do capítulo 1088 e o que esperam do 1089!

GALERIA DE IMAGENS

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)