Haki da Observação

Capítulo #999 - O Saquê que Preparei Para Beber com Você

Por COMENTÁRIOS

Yoooo guys!
ESTAMOS NO CAPÍTULO 999!!!
Falta muuuuito pouco para o mil.
Esse foi um capítulo incrível porque nos trouxe tantas possibilidades… Vimos o Ace após tanto tempo!
Mas com certeza algum detalhe passou em branco não é? É por isso que estamos aqui!
Bora pro Haki da Observação!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Dojak, Du, Mr. Caio, e André
Revisão: Dylan e Du
Diagramação: Dylan

Créditos: The Library of Ohara

O Capítulo 999 finalmente chegou! Dá pra acreditar? E com ele, temos a metade do que será uma ENORME capa dupla colorida quando combinarmos ela com a capa do Capítulo 1000! Ela está sendo lançada como um pôster colecionável na Shonen Jump, por isso eles estão fazendo essa divisão esquisita. Enquanto ainda temos apenas a primeira metade do pôster, nós podemos ver que ele é um redesenho da icônica capa do Capítulo 100! Não tem muito o que apontar aqui além do óbvio, mas alguns detalhes me vêm à mente: a camisa do Chopper tem um “1000” escrito nela e à caveira no topo, adicionou-se o bigode do Gol D. Roger! Combinou bem! Além disso, se olharmos com atenção, veremos que Brook parece estar segurando as espadas, o que faz sentido já que ele também é um esqueleto.

A combinação das capas dos Capítulos 999 + 1000 é um claro remake da capa colorida do Capítulo 100: “O Começo de Uma Lenda”. Ao lado dessa nova capa colorida temos escrito “A Lenda Nunca Termina”, uma referência ao título do Capítulo 100 e uma homenagem à incrível extensão de One Piece.

Nós finalmente vemos o choque entre Ace e Yamato, que foi citado quando Yamato mencionou sua batalha contra Ace e quando Luffy o relembrou dessa luta. Na verdade, essa luta também é bem similar visualmente, com Yamato usando sua clava para evitar os ataques.

Miharl, um membro da tripulação do Ace, reage a Yamato chamando Kaido de pai e assume que ele é a filha do Yonkou. Essa é a primeira vez na série que um personagem se refere a Yamato como uma mulher, entretanto, Miharl não sabe quem Yamato é (ele nem mesmo disse seu nome), então ele não sabe como Yamato se identifica. Isso é diferente de Kaido, dos Piratas das Feras, dos Tobiroppo e de Luffy, a quem foi dito por Yamato que ele é um homem e que passaram a tratá-lo como tal a partir daí (Kaido o chama de “filho”, os subordinados o chamam de “senhor” e Luffy, de “Yamao” (apelido que se dá a homens)). Ademais, após Miharl o chamar de “filha”, Yamato o encara com raiva (o quadro seguinte nos indica que ele deixa de olhar para Ace e foca no Miharl, mostrando que essa é a sua reação à afirmação dele e não à destruição de forma geral ou algo assim), enquanto range os dentes furioso, o que é denotado pelo efeito sonoro キツ e que nos mostra uma encarada intensa e cheia de raiva, deixando claro seu descontentamento com essa fala.

Yamato olha para trás e vê Miharl à direita.

Ah, e sim, vemos muitos dos membros do bando do Ace que já apareceram no passado! A maioria deles teve seus nomes revelados durante a Novel do Ace, então vamos identificá-los!

  • Miharl

  • Ganryu

  • Cornelia

  • Hublot

  • Kotatsu

  • Skull

  • Leonero

  • Aggie 68

O Ace diz para o Yamato que não se pode escolher quem é o próprio pai, encorajando ele a se livrar de suas algemas e ser quem ele quer ser. Isso é um paralelo com o fato do Ace ser filho do Roger e se sentir frustrado sobre isso, já que o Roger é muito infame (provavelmente graças a mentiras espalhadas pelo Governo, como tática para desencorajar as pessoas a seguir seu exemplo)

Yamato destrói a estátua do dragão e três membros dos Piratas Feras são vistos reagindo a isso. No caso, eles são o Babanuki (o carcereiro de Udon), Poker (o Astro Principal com a fruta da cascavel) e o ainda-não-nomeado Astro Principal com quatro braços e pinças de besouro saindo de suas costas, que vimos em alguns painéis atrás, embora aqui seja obviamente antes mesmo de qualquer um deles ter comido uma SMILE, como evidente pela falta de chifres.

Yamato e Ace relaxam e brindam depois de lutar. O interessante aqui é o nome da bebida, como indicado pelos escritos na lateral da garrafa, sendo “不知夜月”, que pode ser traduzido como “Desconhecia Lua da Noite”. Embora a frase seja diferente, é uma referência à fala da Toki, que dizia: “Ah, você, lua que desconhece a manhã, se seu desejo há de se realizar, então lance nove sombras na noite de luar, construída por 20 anos, para assim conhecer o brilho do amanhecer”. Posso estar forçando a barra aqui, mas será que seria um trocadilho do Oda aqui?

De fato, o título desse capítulo, “O saquê que eu preparei enquanto espero você”, é uma referência a um poema sobre uma pessoa que prepara um saquê para alguém, sendo que essa pessoa nunca retorna, sendo assim “O saquê que eu preparei enquanto espero você, nos campos de Anno, sozinho e bebendo, sem ninguém com quem dividir”. No mundo de One Piece, o ato de compartilhar o saquê é um símbolo de amizade e irmandade. Embora o Ace não esteja reconhecendo o Yamato oficialmente como o quarto membro do trio ASL, é apenas uma forma de indicar que eles se tornaram amigos. O título do capítulo também dá a entender que o Yamato estaria esperando pelo Luffy para dividir com ele o saquê, ou a amizade, assim como fez com o Ace. Afinal, o Yamato disse estar esperando pelo Luffy há bastante tempo, assim como o título do capítulo diz, como no poema original. Case isso com a referência à fala da profecia da Toki e claramente temos algo acontecendo aqui. Afinal, o Oda desenha esse brinde de saquê acontecendo bem de frente à lua. Pode não parecer, mas acredite em mim, isso será muito relevante no futuro, quando tudo ganhar contexto.

O Ace menciona outros novatos que estão surgindo, como o tal do “Caven-alguma-coisa” (Cavennantoka, em japonês), uma óbvia referência ao Cavendish, que de fato estava ativo como um super novato naquela época, assim como o Kid, o Law e o Bege. Curiosamente ele só menciona aqueles que, de uma forma ou de outra, acabaram se aliando ao Luffy em algum momento (sem contar o Drake, mas ele provavelmente ainda era da Marinha naquela época)

Aliás, o Yamato parece ter um padrão diferente na sua roupa naquela época. Aqui parece ser um quadrado, um círculo e um triângulo. Será que significa algo?

Robin e Brook partem em direção aos andares superiores do castelo, provavelmente para encontrar seus parceiros de luta, já Chopper fica no térreo para ajudar a criar um antídoto. Enquanto isso, Zoro está sendo carregado para o topo de Onigashima por Marco. Será que ele vai conseguir? Quem sabe ele e Luffy consigam chegar ao mesmo tempo, e assim teríamos um grande paralelo com o início do arco!

Nós vemos um flashback pela visão Marco que explica as razões de Barba Branca para não ir em direção a Wano, apesar dos desejos de Ace. Durante o flashback, Marco é visto comendo um abacaxi já que, como expliquei na última vez, abacaxi são chamados de “seixo de peras” no Japão.

Barba Negra faz uma pequena aparição neste capítulo e diz que Ace apenas quer ir atrás de alguém com uma grande recompensa (literalmente “caras grandes’”, que na língua japonesa, particularmente em One Piece, significa ir atrás da vida/recompensa de alguém). Essa é exatamente a mesma coisa que Barba Negra faria posteriormente, querendo ir atrás de uma grande recompensa. A princípio seria o Luffy e depois, ironicamente, Ace para seguir no caminho de seus planos.

Rakuyo e Jozu também aparecem brevemente durante as memórias de Marco.

Queen abre a sua boca e de lá sai um canhão que começa a atirar. Mas como ele conseguiu fazer isso? Ele estava apenas escondendo um canhão na boca? Ou ele montou um canhão dentro dela assim como um cyborg, e que pode ter sido a mesma forma com que ele fez o seu braço ser totalmente mecanizado?

VAMOS CONVERSAR SOBRE A DETERMINAÇÃO DOS D.

· Yamato menciona como Luffy, irmão de Ace, ter vindo para libertar Wano deve ser obra do destino, especialmente conectando isso com o fato de Luffy ter o D. em seu nome. Afinal, não é uma grande coincidência que Momonosuke tenha conhecido Luffy, entre todas as pessoas possíveis, em Punk Hazard por puro acaso? Quer dizer, não era nem para o Chapéu de Palha ir para lá, mas o Sunny coincidentemente seguiu uma corrente marítima e chegou à ilha. Enfim, Yamato puxa o Diário de Oden, e já disse que as pessoas estão o subestimando, já que lá pode conter diversos segredos de Laugh Tale e… Se for o caso, isso será grandioso!!! Será que a grande revelação do capítulo 1000 será a explicação sobre o que significa os D? Isso teria sentido, já que Ace ter chegado em Wano, assim como Roger ido para Laugh Tale, pode ser o caso de ele ter chegado, assim como Roger disse, “muito cedo” e é algo que Yamato entende, já que Luffy é o único capaz de ter chegado em Wano para derrotar o Kaido e, assim, trazer o Dawn (alvorecer) ao País de Wano.

Então, se tivermos a revelação da Determinação dos D. no próximo capítulo, o que será? Bom, acredito firmemente que o D. está conectado de uma forma ou de outra com o “destino” que Yamato comentou. Isso não significa necessariamente que Luffy é o escolhido ou que Oda seguirá esse caminho. Assim como Rayleigh afirmou, creio que Luffy será alguém que irá além de seu destino. Entretanto, ainda acredito que o destino é algo que está interligado com a inicial D. e que talvez entenderemos mais no próximo capítulo. Mesmo recentemente, Law se referiu aos D. tendo um “destino fatídico”, termo que Sengoku também utilizou para se referir a Determinação dos D…. Toki também acreditava que esse intervalo de 20 anos estava destinado a acontecer, algo que Oden entendeu com os Reis dos Mares. Não importa como vejamos isso, um tipo de força está em jogo aqui de uma forma ou de outra, talvez não seja necessariamente o destino, mas algum tipo de escolhas ou casualidade. Caso isso realmente aconteça e o significado dos D. seja revelado na próxima semana, então posso dizer o meu palpite. Eu gostaria de falar sobre a Determinação dos D. com bastante profundidade e acredito que isso será em algum ponto no futuro, espero que o próximo ano. Mas para deixar essa análise resumida, acredito que o D. significa… Dawn (Amanhecer)

Isso não é algo necessariamente novo, já que mencionei isso no passado e, na verdade, fui uma das primeiras pessoas a mencionar a teoria. Sei que hoje em dia ela é bem popular, mas mencionei pela primeira vez lá atrás, na época em que o Pedro nos introduziu o conceito no capítulo 850 (você pode até relembrar que falei um pouco disso em minha análise semanal). Desde então, venho considerando que o D. significa potencialmente “Dawn”, e é por isso que sempre escrevo a letra D em caixa alta. Até mesmo Yamato recentemente mencionou que Momonosuke é fundamental para trazer o Amanhecer. É preciso considerar que One Piece é um mangá japonês, e enquanto D. provavelmente irá se referir a alguma palavra em inglês, é preciso que seja uma que todos os leitores compreendam. E enquanto “Dawn” em japonês é escrito como “yoake”, a palavra também está romanizada para o inglês na capa do primeiro capítulo e também do volume. O que acredito é que os D. simbolizam verdadeiramente o Dawn. Especificamente… A Romance Dawn. E não faria sentido que o primeiro capítulo de One Piece, que é chamado de “Romance Dawn”, e que o capítulo 1000 tivessem títulos similares? Também devo mencionar que introduzi no “Return to the Reverie” o conceito de “Will of Dreams” (Determinação dos Sonhos). Essa é uma visão mais alternativa, mas ainda que pense que “dreams” está fundamentalmente ligado a Determinação dos D. e é algo que realmente os guia, a inicial D. provavelmente está relacionada mais para “Dawn” do que para “Dreams”. Dreams provavelmente terão alguma parte nisso, mas acredito que “Dawn” encaixa muito melhor já que está sendo escrito em inglês no próprio lançamento japonês, algo que Dreams não tem a seu favor. Apenas fui com essa teoria pelo fato de que se encaixa um pouco melhor no tema da série, e ainda pode ser esse o caso.

Então esse é o meu palpite final! Ou acertei fantasticamente ou estou me fazendo de palhaço aqui. Independentemente do que seja, espero que possamos descobrir no próximo capítulo!

No topo da caveira, Prometeus se alimenta das chamas e Zeus das nuvens para recuperarem suas energias, o que significa que Big Mom está novamente no nível máximo de seu poder. Kaido está um pouco ferido devido à batalha, já que o ferimento na sua cicatriz ainda é visível, mas é pouco provável que seja um dano significativo no grande esquema das coisas.

Interessantemente, Big Mom fala em deixar a Nico Robin viva, demonstrando que está ciente do potencial que ela possui por conta de sua habilidade de ler Poneglyphs. Isso é uma referência direta ao que foi dito em Zou, quando afirmaram que diversas pessoas poderosas iriam atrás de Robin devido ao seu conhecimento.

Kaido confirma que pretende soltar a ilha bem no meio da Capital das Flores, matando uma boa parte da população. Isso significa que Oda está introduzindo a ideia de que a queda de Onigashima deve ser impedida, ou ao menos que a cidade seja evacuada antes que todos morram, mais ou menos da mesma forma como ocorreu com o Navio Noah na Ilha dos Tritões.

Oda também parece sugerir que o Road Poneglyph está na ilha principal de Wano, e não em Onigashima. Por quê? E por que será que o Kaido não levou ele consigo? E onde exatamente ele está escondido? No topo do Monte Fuji?

A Akuma no Mi do Kaido é finalmente revelada, sendo a Zoan Mitológica Uo Uo no Mi, ou a Fruta do Peixe. Mas… pera aí, o quê? Como pode ser um peixe? Não é um dragão? Bem, como você pode imaginar, isso é algo que faz referência à mitologia japonesa (importada da mitologia chinesa, para ser mais preciso): é a história mítica da carpa que se transforma num dragão. Existem algumas variações, mas a história conta que um cardume de carpas nadava contra a correnteza do Rio Amarelo, mas se deparava com uma gigantesca cachoeira. Muitas desistiram do desafio logo de cara, enquanto as outras tentaram subir a cachoeira. Depois de muito esforço – e até da sabotagem de demônios locais – uma carpa consegue chegar ao topo depois de 100 anos de tentativas. Impressionados por esse feito, os deuses concederam a ela a habilidade de se transformar num majestoso dragão. Por isso, carpas são associadas à dragões, e como essa é uma Akuma no Mi mítica, faz sentido que Kaido se transforme num dragão voador, provavelmente depois de cumprir algum requisito (talvez relacionado à cachoeira em que as carpas são vistas na entrada de Wano?)

“Uorororo…”

O mais legal é que o Oda simplesmente prenunciou tudo isso na risada do Kaido, “Uorororo”. Embora seja frequentemente traduzida como “Worororo” devido a forma como é escrita, ela também pode ser lida como “Uo”, da mesma forma como se lê Uo Uo no Mi. Além disso, as escamas na tatuagem do Kaido são muito parecidas com as escamas de uma carpa, até mesmo na escolha das cores vermelho e dourado que estão presentes no peixe das lendas.

Outra coisa interessante é que isso pode sugerir que o Kaido pode nadar na água, ou ao menos respirar embaixo dela, o que é impressionante, já que potencialmente quebra todas as regras de qualquer Akuma no Mi que vimos até aqui. Isso, contudo, pode explicar também por que Kaido não consegue se matar por afogamento e também por que ele é conhecido como a criatura mais forte na “terra, mar ou ar”.

E isso conclui o capítulo! Na próxima semana… finalmente chegou a hora, não é mesmo?? Capítulo 1000! Foi um longo caminho até esse ponto, tanto como um fã de One Piece quanto como um criador de conteúdo. Também será a marca de 200 e tantos HDOs que fiz durante os últimos anos! Pode parecer bastante, mas ainda há muitos outros por vir! Muito obrigado por me acompanhar durante todo esse tempo e eu vejo você daqui algumas semanas!


Quem diria que o Oda seria CARPAz de fazer uma surpresa dessas com a fruta do kaido não é mesmo?
Agora é só esperar o capítulo 1000 que já tá brotando aí!
Até semana que vem nakamas o/

Amanhã teremos um certo podcast aí… o.o


Qual o significado dos D.?

Ver Resultado


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!


Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)