Haki da Observação

Capítulo #968 - O Retorno de Oden

Por COMENTÁRIOS

Hey!

Vamos para mais um Haki da Observação, desvendando os mistérios do capítulo 968!
Mas antes disso…

A partir de agora, o Artur postará o Chapter Secrets apenas após os domingos, junto com o lançamento oficial dos capítulos. A analise é feita usando ao capítulo em japonês, mas ele também confere as outras traduções e versões oficiais. Enfim…

Para nós aqui, não muita coisa deve mudar. Levamos um tempo para traduzir e diagramar todo o post, então continua saindo às quartas-feiras (e em casos especiais, como hoje… às quintas-feiras). Pode não parecer, mas a tradução e diagramação da postagem leva um tempo bem grande. No anterior, foram 25 páginas traduzidas, revisadas e diagramadas.

Então, vamos lá! Agora sim, começar mais um Haki da Observação \o\

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Baruch, Dylan, Mr. Caio e Brazillian Cara
Diagramação: Baruch e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Voltamos de onde tínhamos parado na última página, Chiffon está sendo presa por alguns marinheiros. Gotti vê e corre até ela. Tem muitos pequenos detalhes aqui: para começar, na esquerda, tem um cara derrotado no chão. Julgando pela roupa, parece que é um dos homens do Bege que a estava escoltando, igual ao outro que vimos derrotado na última capa, que falhou em proteger a Chiffon, que grita “Ajuda!” (o Oda escreveu “Help”, em inglês). Podemos notar que ela ainda está com a capa da barbearia, eles a capturaram e nem mesmo a tiraram! Próximo a ela está uma pessoa contaminada com o germe “kiss-kiss”, prestes a beijar uma pessoa que está fugindo.

E finalmente, notem que os prédios estão sendo reconstruídos, com andaimes para os trabalhadores. Dressrosa ainda está em recuperação, mas eles estão conseguindo! E ainda dá pra ver a marca dos fios da gaiola do Doflamingo nas montanhas!

E se eles falaram sobre Laugh Tale? Afinal, foi logo após Roger chegar de lá, e se fosse…?

O capítulo começa com Shanks perguntando algo a Roger. Embora não sabemos o que eles falam, é provável que seja relacionado ao Roger morrer (ex: “Capitão… você realmente vai morrer?”, embora acho que seja algo mais profundo que isso). O legal é que essa cena é muito parecida com a do Luffy chorando ao lado do Shanks no capítulo 1, sendo um paralelo óbvio entre os dois. Da mesma forma que o ídolo do Shanks orgulhosamente colocou sua vida em risco, ele fez o mesmo muitos anos depois!

Isso é também um paralelo/referência à cena da morte do Roger no capítulo 0, onde Shanks pode ser visto chorando, mostrando que ele foi muito afetado pela morte do Roger. Já que, assumindo que Roger passou o seu chapéu para o Shanks, faz sentido que eles tenham uma forte ligação. Roger era para Shanks o que Shanks é para o Luffy agora. A propósito, o fato de Shanks estar com o Roger novamente confirma o que pensei sobre o bando se reunir antes da partida do Roger.

O balão no começo do capítulo diz “O que é o tesouro que eles deixaram para trás…?”, usando o termo “deixaram para trás”. Isso indica que Roger deixou para trás o tesouro, mas não que ele mesmo deixou lá, como se ele não tivesse pego e o deixou como estava.

A “Catedral de Cristo Salvador” tem uma semelhança impressionante.

Vemos outra cidade aleatória, com uma arquitetura única. O estilo parece ser meio Russo, com um grande castelo no centro bem parecido com a catedral de Moscou. Podemos ver também o mesmo estilo em algumas das casas e na grande ponte do lado esquerdo entrando em uma torre. É realmente legal ver como o Oda separa muito bem cada local do mangá, não importa o quão importante seja!

Rayleigh lê para Roger uma frase no jornal “Riqueza, fama e poder. Existe um homem que atingiu isso tudo: O Rei dos Piratas, Gold Roger.” As primeiras frases do mangá eram na verdade o título de uma matéria… na verdade não, eram um clickbait! Eita… dito isso, parece que o título de Rei dos Piratas não foi o que o Roger sugeriu, como pensei originalmente. Parece que minha suposição no capítulo 966 de que ele tinha dito “Eu quero ser o Rei dos Piratas” estava errada. Será que ele disse algo simples como “Eu quero ser o homem mais livre”? Ou será que é uma revelação ainda mais importante?

Rayleigh sugere que a razão para encobrirem o nome do Roger como “Gold” seja porque o Governo não quer que ele seja conhecido como um D., provavelmente por causa do Grande Reino. Se o mundo descobrir que um D. chegou à ilha final, problemas poderiam surgir. O que isso implica? Vamos ver algum dia…

A propósito, Roger ri com わはははは!!, ou seu icônico “Wahahahaha!!”, como uma onomatopeia em vez de uma balão.

Nós vemos Scooper e o bando rindo no fundo. Eles podem apenas estar felizes pelo título que o Roger ganhou, mas talvez ainda estejam rindo por causa do One Piece.

Também, Buggy agachado.

Através desses quadros podemos ver que o Ovo ainda está no navio, até o Roger sair.

Entre aqueles que queriam caçar Roger, nós vemos piratas, marinheiros e também pessoas vestindo roupas distintas, de diferentes países, sugerindo que todo o tipo de gente do mundo foi atrás de Roger.

Rayleigh diz que Roger está sendo procurado por pessoas do mundo todo por causa de sua fama. Aquela “fama” é a mesma de “riqueza, fama, poder”.

Foi revelado que o tesouro que Roger deixou para trás veio a ser conhecido como One Piece! A razão que deram esse nome pode ser porque acharam que ele deixou todos os seus tesouros juntos em um só lugar.

O jeito que está escrito aqui é o mesmo de algumas vezes do passado sendo “-ひとつなきの大秘宝” (com a leitura do furigana sendo One Piece, como outros termos tendo duplo significado). A tradução desse termo pode ser um pouco ambígua, mas tecnicamente significa “O grande tesouro desconhecido em one piece” em um nível literal, com “ひとつなぎ” (hitotsunagi) usualmente se referindo a algo estando junto em um mesmo lugar, consequentemente o uso da palavra em inglês para o furigana (enquanto o “大秘宝” significa apenas “grande tesouro desconhecido/ escondido/ secreto”). Dito isso, as pessoas trouxeram diferentes interpretações, como se ler como 人っなぎ (hito tsunagi) significando conectar pessoas, e talvez implicando que o tesouro conecte pessoas (Joy Boy e a geração atual, ou o mundo inteiro?). Por causa da ambiguidade disso tudo, há muitas teorias que poderiam juntar isso tudo, mas ainda não dá pra dizer nada específico.

Os companheiros de Roger ficam embaraçados quando ele os agradece, o chamando de “bastardo”, possivelmente uma referência à fala do Chopper dizendo o mesmo (“seus malditos”) quando se sentia perturbado.

Olhem o Buggy! Seu corpo está separado das pernas! Então ele já tinha comido a fruta nesse ponto, faz sentido já que sabíamos que ele estava no navio do Roger.Ainda existe a história de ele ter a fruta durante a Guerra de Edd, mas independentemente, pelo menos aqui, está claro que ele já a comeu.

Finalmente, nós podemos ver (aparentemente), a integrante feminina do bando que parece com uma garotinha de frente mesmo seu rosto estando parcialmente coberto pela transição dos quadros.

A propósito, ambos os painéis são muito similares: Rayleigh troca de lugar com Roger e Scooper e o tritão ainda podem ser vistos no mesmo lugar, apenas reagindo de maneiras diferentes. Considerando como estes quadros aparecem em dois finais de uma página, provavelmente isso é um paralelo visual intencional.

O Roger desfaz o bando oficialmente, assim como o Rayleigh havia mencionado em Sabaody. Acho interessante o fato desse momento se passar durante um pôr do sol, especialmente tendo em conta os temas gerais da série: a noite (Nox) vem seguida, antes de outro amanhecer…

Vemos um flashback da cena em que o Roger e o Oden escutam os Reis do Mares falando, em que mencionam que o “rei” deles nasceria em dez anos. De fato, já tínhamos pistas disso no capítulo 648; os Reis dos Mares mencionam que, embora eles não saibam a razão, esse rei reencarna a cada século como uma sereia, sendo neste caso a Shirahoshi. E é por isso que eles seguem o seu rei, e o dever de carregar a arca Noah. Dizem que as Armas Antigas receberam os nomes de deuses, então acredito que o deus Poseidon, ou pelo menos a sua vontade ou poderes, deve se manifestar na Shirahoshi.

Mas o que acho mais interessante, e que pode ser nossa maior pista no capítulo inteiro… é o fato de que os Reis dos Mares sabiam quando o seu rei (sob a forma da Shirahoshi) iria nascer. E embora a Shyarly tenha o poder da clarividência (possivelmente um haki especial), os Reis dos Mares não tinham nenhuma bola de cristal. Então ou eles possuem algum tipo de haki que permite a eles ver o futuro, ou eles sabiam de fato quando ela nasceria (lembrando que essa cena se passa antes da Shyarley fazer sua previsão, então eles não teriam como ouvi-la); ou seja, o nascimento dela é parte de uma profecia legítima!

Os Reis dos Mares também mencionam que outro rei, distinto do outro, nasceria em um mar distante (provavelmente o East Blue). E esse rei é… vamos voltar para o que a Otohime disse em outra ocasião – que segundo a lenda da princesa sereia, há muitos e muitos anos, Joy Boy ajudou a guiar a princesa, mas não pôde cumprir uma promessa. E é por isso que, algum dia, aparecerá alguém que guiará os poderes da princesa… Da forma como isso é falado, é provável que o rei seja…!!!

Interessantemente, essa informação é reforçada ainda neste capítulo pelo Oden, que afirma que o País de Wano deverá abrir as portas para o dia em que Joy Boy aparecer… Isso pode significar duas coisas: ou “Joy Boy” é um título que se refere àquele que se torna conhecido como o “rapaz que traz alegria”, ou Joy Boy reencarna (seja pessoalmente ou apenas sua vontade) em outra pessoa, da mesma forma que Poseidon… Como disseram os Reis dos Mares, desta vez deve dar tudo certo e seguir como deveria… a promessa será finalmente cumprida, o dia prometido chegará, e isso vai…

Ah, mas é claro!

Antes de seguirmos em frente, há um ponto muito interessante que eu gostaria de mencionar, sendo os reis do mares dizendo que as baleias ficarão felizes… O QUÊ? Sim, as baleias (クシラ, literalmente o animal), implicando que, como os reis do mares, as baleias são sensíveis e altamente inteligentes. Isso realmente explicaria por que Laboon podia entender perfeitamente os Piratas Rumbar e ter emoções tão humanas… espere… não me diga… a razão pela qual Laboon e outras baleias estavam tentando destruir a Grand Line batendo com a cabeça contra ela… Sem chance!!!

Nós então vemos uma cena que alguns podem considerar familiar; o pós-créditos de Stampede, os quais na verdade foram escritos pelo próprio Oda (apesar de que aqui é um pouco diferente, então pode ser considerando uma cena que segue a mesma ideia). Roger então diz que eles chegaram cedo demais e Rayleigh se pergunta quem iria achar o One Piece. Roger então diz que seu filho o acharia, seguido por Rayleigh apontando que Roger não tem um filho, e então ele disse, como piada, que faria um. Novamente, o mesmo que a cena em Stampede. Enquanto Rayleigh acha que Roger está brincando, ele acabou realmente tendo um filho mesmo!

O interessante nessa cena na verdade, assim como eu disse quando Stampede saiu, é que quando Roger fala sobre seu filho achando o One Piece, isso se junta ao que o Barba branca disse sobre a vontade herdada. Ele diz que assim como a vontade de Roger foi herdada por alguns, outra pessoa teria herdado a vontade do Ace (implicado ser o Luffy)… Uma vontade passada desde tempos ancestrais. E Barba branca fez isso claro… o homem que Roger esperou… aquele que Joy Boy esperava… não é Teach… é… !!! Eu tenho insistido que as ultimas palavras do Barba Branca são chave em entender os segredos do One Piece… e lentamente, isso está acontecendo… tudo que eu disse… está começando a ser revelado na história!

Por sinal, essa cena acontece na luz de uma lua cheia… novamente apontando para “Kouzuki”/ Lua cheia dos minks…

Roger diz a Oden que ele vai se encontrar com Barba branca mais uma ultima vez. Isso quase definitivamente se refere a cena do último encontro deles, em uma chuva de pétalas de sakura, finalmente explicando quando isso aconteceu. Isso também deixa claro porque o Roger tinha um chapéu diferente na cena, já que ele tinha dado seu chapéu para o Rayleigh nesse ponto. Acho que ele só ficou sem graça sem um chapéu, então pegou outro.

Roger pergunta sobre Izou, mas Oden diz que Izou se acostumou a estar no navio do Barba Branca e decidiu ficar lá… pois é, claro, especialmente com ele sendo um dos mais devotos bainhas vermelhas e prometendo se reunir com Oden novamente… bom, esse seria o único jeito de explicar o que de outra forma seria um furo na trama, já que Izou tinha que ficar pra trás. E como é que o Oden sabia que o Izou estava bem ficando pra trás?! Izou simplesmente disse que ele iria esperar, não?! Por acaso o Oden pensou que seria melhor desse jeito?!

Roger se despede de Rayleigh e o diz uma ultima mensagem. Ele também o deixa com seu icônico chapéu, o que pode ser um símbolo como quando ele deu o seu chapéu de palha para o Shanks ou como Luffy deu o seu chapéu para Nami para a consolar. Quanto a mensagem, nós na verdade já sabemos dela, já que Rayleigh mencionou isso em Sabaody: as ultimas palavras de Roger para ele, antes deles se separarem foram… “Eu não vou morrer, parceiro”. O significado seria que a vontade de Roger seria passada na nova era dos piratas e particularmente no futuro, pelo Luffy, permitindo que seus ideais continuarem vivos.

A tripulação do Roger acena e se despede enquanto ele vai embora, com sorrisos nos rostos e animação. Na hora que ele se vira e vai embora porem, eles todos começam a chorar, depressivos por essa ser a ultima vez que eles veriam o seu capitão… E como Oden disse: “Quando homens se despendem, lagrimas não devem ser derramadas”…. oh!!!

Oden em particular levanta o seu punho para o ar assim como Roger.

Além disso, Buggy chora de forma muito semelhante ao dia da execução do Roger.

Enquanto todos choram, Rayleigh pode ser visto dando as costas, talvez não querendo mostrar suas lagrimas.

Ah, e um ultimo detalhe. Seagull tem “Nododon” na sua camisa… talvez seja algo como “No, do-don’t[go]”, ou será outra coisa?

Nós cortamos para Wano, onde o cara com cabelo de castanha percebe que tem muitos navios quebrados nas rochas. Oden responde que aqueles que não são da ilha não podem se aproximar (pelo menos sem a assistência de alguém da ilha, como o Kin’emon), por que não saber as correntes certas pode ser letal e inavegável.

Oden diz que quer abrir Wano para quando Joy Boy for aparecer… woah!!! Isso se junto com o que nós dissemos antes, mas isso também implicaria que as razões do Oden para querer abrir Wano eram para o dia em que Joy Boy voltasse (Apesar de que parte disso também era por ele mesmo querer fazer isso). Isso sugere uma implicação que eu trouxe antes, que Wano fechar suas fronteiras foi para se proteger do Governo mundial e guardar o poneglyph lá… assim como muitos países tem criado ideologias para nações e religiões sobre a importância de proteger um poneglyph.

Oden diz adeus a seus companheiros com um sorriso, porque ele sabe que eles vão se encontrar novamente… yikes. Mas o dizer adeus com um sorriso se liga a muitas coisas, especialmente com o D. todos se despedindo (ou em outras palavras, morrendo) com um sorriso no rosto, também visto em outros personagens como Yasuie, então mesmo não sendo membros dos clãs D., nós vimos outros saírem de cena similarmente.

A propósito, temos outro paralelo visual aqui na parte inferior das duas páginas desta cena, com Oden no lado interno e o bando reagindo no lado oposto.

E depois dessa aventura… estamos de volta a Wano. Abrindo com uma cena muito tocante, onde os Kouzuki se reúnem, com Toki e Momonosuke abraçando Oden e Hiyori abraçando o joelho dele. Wahh… Porem, já é obvio que algo está errado, já que todas as suas roupas estão em farrapos.

Momo começa a falar muito educadamente, da mesma forma que vimos ele falar em Punk Hazard (quando se referindo a Kin’Emon, que estava se passando por seu pai). Parece que os homens o ensinaram boas maneiras, assim como Yasuie disse para eles serem educados.

Os residentes dos Kuri recebem Oden, incluindo… veja só, olá!

Oden mostra ainda outra fantástica reação, uma de completa surpresa, já que ele esperava que depois de voltar, as pessoas o receberiam com desgosto por ele as ter abandonado. Porem, graças aos esforços de Toki, todos tem fé em Oden novamente. Isso confirma que Oden realmente não visitou Wano no ultimo capitulo (diferente de como foi dito pela tradução da Viz) e que essa é a vez que ele realmente volta (assim como algumas pessoas dizem depois, que Oden finalmente voltou para tomar sua posição de Shogun e suceder Sukiyaki, com todos em Wano felizes em vê-lo).

Toki diz que fez isso porque eles amam Oden (novamente uma referencia a “Eu amo Oden”) e pede para Momo confirmar abraçando seu pai. Awww…..

Raizou chora de inveja, porque queria ter para si alguém tão cuidadoso quanto a Toki, o que encaixa em uma piada dizendo que as mulheres não gostam dele por conta da forma de seu corpo, algo que já vimos algumas várias vezes.

E atrás dele podemos ver o Kanjurou, ficando corado e cobrindo suas bochechas graças a essa demonstração de amor acontecendo bem na frente dele.

Aliás, percebam isso… É um detalhe bem sutil, mas vemos que o Inuarashi está usando óculos agora (igual a como usa atualmente), algo que não vimos acontecendo durante esse flashback.

Nekomamushi lambe sua pata, assim como faz ao longo da série (e como gatos de verdade fazem também), enquanto conta que o Denjirou e o Ashura Douji voltaram aos seus velhos hábitos, de forma a manter as coisas em ordem, o que, embora não fique claro, provavelmente é para o bem do Oden. De toda forma, é curioso ver que os dois retentores que mais pra frente seriam os mais difíceis de recrutar (Douji se sentindo traído e o Denjirou não dando nem sinal) estão sumidos nesse momento. Hmmm…

Ao longo do tempo, o Nekomamushi fica maior e maior. O gato e o cachorro eram pequenos quando crianças, mas quanto mais velhos, maior foram ficando! Atualmente o Nekomamushi tem 3.18 metros de altura, sendo que ele não é só alto como também largo!

Os retentores do Oden atualizam ele das informações, deixando claro que, embora o país não estivesse em uma situação tão ruim quanto a dos tempos atuais, Wano já estava sobre grande opressão. As pessoas são obrigadas a fazer trabalhos escravos sob a ameaça do Kaidou, que aceitou ajudar o Orochi em troca das armas que seriam produzidas nas fábricas (que descobrimos que ele revendia no mercado negro, em troca de todos os tipos de produtos como SMILES e outras armas). Isso nos ajuda a perceber como começou a relação entre o Kaidou e o Orochi, o que aconteceu pouco mais de 20 anos atrás.

Aliás, vamos falar da linha do tempo um pouco. Sabemos que o Oden foi morto há 20 anos, no ano de 1504, que também foi quando o castelo foi incendiado e a Toku supostamente morreu depois de enviar o grupo para o futuro. Isso ainda seria 5 anos a frente dessa época, já que o bando do Roger se separou há 25 anos, então o que teria acontecido nesses 5 anos? Como que o Orochi ainda pôde reinar com o Oden na ilha, sem fazer nada? Será que a Toki pulou no tempo para salvar suas vidas, de alguma forma? Afinal, aqui o Momonosuke só tem 3 anos de idade (podemos comprovar isso até visualmente), sendo que ele ainda precisa envelhecer esses 5 anos, então o que teria acontecido? Especialmente levando em consideração a forma como esse capítulo terminou.

Todos os retentores se curvam ao Oden, de forma a pedir perdão por terem posto sua criança em perigo. Sendo retentores do Oden, deixar que seu filho corra perigo é uma das maiores humilhações que eles poderiam sofrer.

É mostrado que a Toki teve uma ferida bem grave em sua perna, ao tentar defender o Momonosuke. Lembra daquela teoria mó louca que eu tenho da Hiyori atual (Komurasaki) ser na realidade, o tempo todo, a Toki (com ajuda do Kawamatsu? Sim, aquela teoria não faz nenhum sentido mas eu não consigo afastar ela da minha mente… E se essa cicatriz for uma forma de dar essa dica? Quer dizer, nunca vimos a coxa da Komurasaki, né? Não é?! COINCIDÊNCIA?! ACHO QUE NÃO!!!

Eu sei que essa cena deveria ser muito emocional, mas que droga, não consigo não notar a diferença de tamanho entre os dois. O pé do Oden é maior que a cabeça da Toki! Enfim, o amor não conhece tamanho, especialmente no mundo de One Piece!

Vimos o Oden partindo do castelo em completa fúria. Porém, em uma rápida olhada, é capaz de alguns não notarem, mas dá pra ver o Oden pulando da janela do castelo em direção à floresta, muitos metros abaixo! Ele ficou tão puto que nem usou a porta!!!

Em vez de pegar as pontes entre as regiões, o Oden só deu um dash, saltando pelos rios, ignorando as pontes. Novamente, ele não tá nem aí!!! Dito isso, notem também que novamente temos uma lua cheia. Esse simbolismo está presente mais uma vez!

Até os cidadãos de diferentes localidades podem ser vistos com roupas rasgadas, o que mostra como o país está passando por um período de opressão.

O Oden diz que o Orochi está tentando transformar o país em um inferno. Esse é um paralelo com o Orochi dizendo para “não confundirem Wano com o paraíso”, mesmo com o país tendo se tornado um verdadeiro inferno.

Os guardas avisam o Orochi que o Oden está chegando, mas o Orochi não parece responder. Acaba que, na realidade, ele só tava se divertindo com umas cortesãs e ignorou todos os avisos.

O Orochi tenta barganhar com o Oden, chamando-o inicialmente de Oden-sama mas logo mudando para um Oden direto e mais casualmente amigável. Porém, o Oden, coberto de sangue e sem qualquer intenção de permitir que seu país siga oprimido, levanta sua espada e… Ah cara, qual é, sério? Um cliffhanger logo agora?! Me pergunto realmente o que vai acontecer. Não apenas sabemos que o Orochi não morre (sendo que essa pessoa ou é a velhinha ou alguém bloqueou o ataque), mas sabemos também que o Oden não morre por mais 5 anos, então me pergunto como tudo vai se encaixar!


AAAAAAAAHHH! Cada vez mais meu ódio pelo Orochi vai crescendo. Ainda mais sabendo como a história termina pro Oden =/ Compreendo perfeitamente os sentimentos o Oden e a forma como ele agiu. Não tem como não esquentar a cabeça ò.Ó

A forma como esse flashback está sendo conduzido é realmente impressionante. Sabemos o final, mas conhecer e viver a história assim é completamente INSANO!

E como sempre, gravamos um Pauta Secreta de 1 hora e 26 minutos sobre o capítulo 968! Dessa vez tivemos a presença do Matheus Mendonça, então escutae! Nunca te pedi nada (essa semana =D).

Muitas ideias e teorias foram discutidas neste episódio. Vale cada minuto e eu posso provar! Basta dar o play =3

Sobre o Joyboy e toda a discussão sobre o assunto. Nesses últimos capítulos da a ideia de que o Luffy seria o Joyboy dessa geração e que seu destino já estava meio traçado. O que acham disso? Preciso saber! Complementem nos comentários que vai ser divertido.

*Falamos disso no Pauta Secreta!

HDO 968: Luffy carrega o destino de JoyBoy?

Ver Resultado



POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)