Haki da Observação

Capítulo #967 - A Aventura de Roger

Por COMENTÁRIOS

Gente do céu! Temos muita coisa para falar do capítulo 967.

O Artur sempre fez um trabalho incrível, mas hoje ele se superou. Temos informações pra todo lado e certamente está a altura do capítulo 967.

Não vou me prolongar muito aqui, mas gostaria de pedir desculpas pela demora. Essa semana foi cheia aqui na OpEx (na minha vida também) e esse HDO foi gigante (possivelmente o maior já feito… Ta parecendo aquelas provas do MasterChef, que toda temporada surge “a maior prova já vista”) e é isso. Boa leitura e ESCUTEM O PAUTA SECRETA!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Baruch, Mr. Caio, Dylan e Brazillian Cara
Diagramação: Baruch e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Nessa semana nós temos um tipo de capa muito diferente… uma capa promocional?! Sim, na verdade uma capa patrocinada para One Piece, mal posso acreditar… de toda forma, é uma colaboração com uma boy band japonesa famosa chamada Arashi, com o Oda representando os membros ao lado dos Chapéus de Palha, com um navio que tem a logo da banda junto do Sunny e do Merry (a logo da banda também está representada no cabelo do Franky). Mas espera aí… aquele é o JINBE??? NUMA CAPA COM OS CHAPÉUS DE PALHA? O QUÊEE?!

Infelizmente não vimos o Gan Fall em pessoa, mas, pelo menos, ele é citado no diário do Oden. Gan Fall mencionou que ele conheceu o Roger lá no capítulo 301, então é legal ver que o Oda teve que abreviar a jornada de Skypeia neste flashback, ele ainda reconhece esse pequeno evento que ele trouxe após duas décadas.

Depois de deixar Skypeia, o bando de Roger chega em Water 7, exatamente como os Chapéus de Palha fizeram. Será que eles passaram por Long Ring Long Land? Isso me faz pensar em qual rota eles utilizaram. Como eles foram daquela ilha de palmeiras onde acharam o Barba Branca até Skypeia? A Knock-up stream foi um acidente ou eles se planejaram para ela? (acho que o exemplo anterior responderia isso) mas em fato, como o Barba Branca viajou para trás na Grand Line de Wano para perto de Jaya? Espero que o Oda esclareça isso…

Vamos começar com o primeiro de muitos paralelos deste capítulo: A discussão de Shanks e Buggy sobre os Polos. Isso foi mostrado no capítulo 19, onde o flashback do Buggy começou com uma discussão entre ele e o Shanks sobre qual deles era o mais frio. Um fã até mesmo trouxe isso em um SBS e o Oda explicou que, igual no mundo real, o Polo Sul é mais frio. A razão científica para isso é que no nosso mundo, o Polo Sul está em um nível elevado, então igual uma montanha é mais fria que o chão, a elevação da Antártida a torna mais gelada, junto com outros motivos. Então de acordo com o Oda o Shanks é quem está certo.

Durante essa cena, nós tivemos uma apresentação antecipada não oficial do Rayleigh! Isso foi há quase 500 capítulos de distância da sua revelação oficial, mesmo assim Oda já o tinha feito há tanto tempo (ou talvez, tenha baseado o design de Rayleigh nesse pirata genérico que ele desenhou lá atrás). Esse capítulo até mesmo usa novamente a mesma expressão do Rayleigh e os mesmos efeitos sonoros, um toque perfeito de continuidade precisa!

A cena original apresenta algumas inconsistências, como o fato de que o navio era totalmente diferente, mas é fácil de perdoar já que é algo muito antigo. Essa cena é seguida de uma completamente diferente onde eles lutam com um navio inimigo, mas pode ser que tenha havido uma pequena passagem de tempo entre as cenas. Quem poderia pensar que essa cena estava acontecendo em Water 7, tudo enquanto Roger estava falando com Oden, Inuarashi e Nekomamushi do outro lado do navio!

Roger descobre que tanto o Oden quanto os minks tem um Red Poneglyph em seus respectivos lares (Roger nunca especificou que estava procurando pelos vermelhos, mas ainda sim eles sabiam sobre as pedras, consequentemente a piada). Ainda por cima, Roger já tinha obtido a informação do poneglyph que a Big Mom possuía, embora ele simplesmente afirme que “roubou”, e não que pegou uma cópia, o que é consistente com o que a Big Mom disse que Roger “ouviu” o poneglyph (o último capítulo mostrou que ele podia ouvir vagamente as pedras, mas não obter uma tradução perfeita, consequentemente ele precisa da ajuda do Oden) e conseguiu as coordenadas desse jeito. Isso também significa que ele conseguiu esse poneglyph antes de se encontrar com o Oden, embora provavelmente não tenha sido muito antes daquele ponto. É uma pena que não tenhamos visto a aventura do Roger em Totto Land, seria fascinante ver como ele parecia há duas décadas e meia atrás!

A propósito, Roger chama Big mom de “Aquela Linlin”. Os dois tinham, pelo menos, uma história juntos, já que ela lutou junto com os Rocks contra o Roger há 1 década antes (que além disso, foi apenas um ano após Roger chegar ao fim da Grand Line! Coincidência?). Big Mom aqui tinha 42 anos de idade, embora como Roger diz, parece que foi quando ele se infiltrou em Totto Land pela primeira vez e conseguiu a informação sobre a pedra, alguns anos antes desse ponto.

O jeito que a Big Mom foi desenhada nesse quadro é muito similar ao desenho do sonho do Sanji durante o arco da Ilha dos Tritões, quando ele acreditava que a Big Mom era uma jovem atraente. Até a pose e a fonte são as mesmas em ambos os desenhos, então deve ser muito bem um paralelo intencional.

Roger se pergunta que tipo de força poderia estar guiando eles, o que poderia ser uma referência à determinação dos D. novamente, guiando Roger através de eventos afortunados para ir à ilha final. Um toque divertido é que, um dos companheiros do Roger diz “Yahoo, capitão?” e o Roger responde “Yahoo de fato!” (embora pareça uma frase estranha, ela soa bem natural em japonês).

O bando chega na ilha de sucatas próxima a Water 7, onde eles se encontram com o Tom de novo. Nós sabemos que o Roger teve o seu Oro Jackson construído (e também conhecido o Tom) mais ou menos 4 anos antes (quando nós vimos o navio do Roger no começo do flashback). Provavelmente é por isso que o Shanks e o Buggy o conhecem (um deles inclusive o chama de “Tom-san”, Shanks se eu tivesse que chutar), já que eles provavelmente eram criancinhas, algo como 8 ou 9 anos, quando o navio foi construído. Me pergunto qual navio o Roger usava antes, o seu “Going Merry”!

Aqui o Tom tem 49 anos, enquanto Iceburg tem 14. Kokoro tem 46 e Franky 10. Isso é 2 anos antes do início do flashback do Franky, embora nesse ponto ele já seja um órfão há 6 anos.

Falando no diabo, Franky não apenas conheceu Roger como também o Oden, que quase o recrutou para o bando do Rei dos Piratas! (embora agora ele esteja no navio do próximo Rei dos Piratas). É até possível que ele tenha conhecido o Roger antes, se ele tiver conseguido o Oro Jackson dentro de 6 anos passados.

Esse evento finalmente confirma uma teoria que tive por muito tempo. Durante o arco de Sabaody, quando é revelado que o Rayleigh era imediato do Roger, todos ficam chocados, mas Franky reage de maneira estranha. Ele não o reconhece de primeira na casa de leilões (provavelmente porque a idade o mudou muito), mas quando a sua identidade é revelada ele tem um olhar de quem se lembrou de algo. Eu especulei por muito tempo de que isso era porque ele tinha conhecido o Rayleigh, já que a Linha do tempo se alinhava. Feliz que essa teoria tenha se confirmado!

A propósito, vamos falar sobre alguns pequenos detalhes: Enquanto Shanks e Buggy abraçam o Tom (com o último subindo nas suas costas), Roger o cumprimenta com um “toca aqui”. Além disso, se olharmos atrás deles, vemos a entrada da oficina do Tom, em baixo da ponte.

Mas aí… uma música familiar começa a tocar…

Yohohoho, yohohoho ♪
Yohohoho, yohohoho ♪
Yohohoho, yohohoho ♪
Yohohoho, yohohoho ♪

Então nós vemos várias imagens dos Piratas Roger viajando pelo mar enquanto cantam Binks no Sake! Essa é uma música icônica entre os piratas, então não é de admirar que eles também a cantem! A primeira cena acontece no meio de uma tempestade, onde eles ainda cantam apesar do tempo ruim. Na segunda a Toki está segurando a Hiyori, pela direção do balão parece que é ela que está cantando isso como uma canção de ninar para fazê-la dormir! Quem imaginaria que a Komurasaki que conhecemos há um ano ouvia Binks no Sake como uma canção de ninar no navio do Roger! É por isso que eu amo o Oda!

Indo entregar o sakê do bink ♪
Seguindo a brisa do mar, andando pelas ondas ♪
Bem longe das fossas salinas, o belo sol da tarde ♪
Pintando círculos no céu, conforme os pássaros cantam ♪

A cena seguinte acontece em uma ilha pré-histórica onde Oden, Nekomamushi, Buggy e Rayleigh estão fugindo de um mamute bravo (com Monosuke montado em seu cabelo plano). Oden e Rayleigh parecem estar mastigando alguma coisa, pode ser que estejam comendo um mamute assado, talvez relacionado ao grandão, consequentemente sendo caçados por ele. A propósito, é a primeira vez que vemos esse animal no mangá (o animal pelo menos). Eu sei que ilhas pré-históricas tendem a ser raras, mas a fruta do Jack é de uma “Zoan Ancestral” então o animal necessariamente precisa ser ancestral, não é?

Além disso, essa cena lembra muito a capa do capítulo 401, onde Luffy e os outros estão sendo caçados por um mamute gigante muito parecido (embora o daquela capa seja muito maior do que o desse flashback, esse tem um tamanho mais realista). É apenas uma coincidência ou o Oda realmente se inspirou nessa capa antiga ao desenhar esse capítulo?

Adeus para o porto, para minha antiga casa ♪
Vamos todos cantar um don, conforme o navio parte ♪
Ondas de ouro e prata se dissolvem em spray de sal ♪
Enquanto nos encaminhamos para o mar ♪

A cena seguinte mostra o que parece ser Tequila Wolf. Para aqueles que não se lembram, Tequila Wolf foi onde Robin foi mandada durante o timeskip, uma ponte gigante que conecta ilhas, cuja construção foi ordenada pelos Tenryubittos há seculos. O problema é que Tequila Wolf é localizada no East Blue significando que:

  1. É apenas um deslize do Oda,
  2. O bando do Roger saiu da Grand Line nesse ponto e entrou de novo depois,
  3. Existem muitas pontes como essa pelo mundo.

Poderia ser algum tipo de plano dos Tenryubittos construir todas essas pontes? Se sim, por quê? Mas de novo, apenas Tequila Wolf tinha aquele clima gelado de inverno, então poderia ser o mesmo lugar? O Roger em algum momento deixou o Paraíso de Water 7 (o Log pose após Water 7 aponta para a Ilha dos tritões), e então teve algumas aventuras como a do mamute que vimos, e então entrou de novo na Grand Line e foi para a Ilha dos tritões?

Em seguida, passamos para o arquipélago de Sabaody, onde Oden diz que já esteve na Ilha dos Tritões com Barba Branca, ou me desculpe, com o Branquinho-chan. Isso faz sentido, já que para ir para o Novo Mundo onde Wano estava no Paraíso, onde conheceram Roger, eles tiveram que passar pela Ilha dos Tritões. Isso faz ainda mais sentido já que foi dito que o Barba Branca era amigo de Neptune, então ele já tinha visitado a ilha pelo menos uma ou duas vezes. Além disso, a partir desta imagem, podemos ver a montanha-russa e a roda gigante de Sabaody Park!

Alguém da tripulação, afirma que mesmo ele já tendo ido lá antes, ele ainda correm o mesmo risco por navegar ali. Uma referência sobre o quão perigoso é viajar para a Ilha dos Tritões, algo que foi levado à tona varias vezes durante o arco original. Isso é relevante por que a bolha parece estourar, deixando o oxigênio sair, talvez causado por alguém descuidado da tripulação, como perfurar a bolha, assim como Luffy e os outros foram instruídos a não fazer.

Opa, nessa cena tem um detalhe inacreditável que apenas os fãs mais dedicados de One Piece vão ver! Se você olhar de perto, os peixes que cercam o Oro Jackson são… exatamente as mesmas espécies de peixes que cercam o Thousand Sunny no capítulo 603! Que consistente!

Temos ainda outra recriação de cena na forma em que Roger ouviu as vozes dos Reis dos Mares. Algo que já havia sido mencionado na Ilha dos Tritões, como Roger as ouviu da mesma forma que Luffy.

Que belo toque de detalhes consistentes. Os dois Reis dos Mares que são vistos nessa cena são os 2 exatos que parecem ter ouvido Roger o tempo todo e que também foram os que ouviram Luffy e trouxe à tona tal fato.

Entretanto, nessa cena, Oden também é adicionado, já que ele também possui a Voz de Todas as Coisas e dessa forma, era esperado que ele também ouvisse o Rei dos Mares (mesmo que ele não tenha sido reconhecido na cena original, o que faz sentido já que foi antes mesmo de Kin’emon aparecer na história).

A Voz de Todas as Coisas

Sobre a Voz de Todas as Coisas, gostaria de aproveitar a oportunidade para falar um pouco mais sobre isso, já que isso foi um destaque neste capítulo, como uma atualização geral.

A voz de Todas as Coisas é uma habilidade possuída por alguns indivíduos, os únicos conhecidos até agora são Roger, Luffy, Oden, Momonosuke e Shirahoshi. Dizia-se também que a tribo dos 3 olhos era capaz de perceber a voz pelo seu terceiro olho. Isso permite ao usuário, que se comunique com outras espécies que, mesmo que seja inteligente, não falem a língua dos humanos, como os Reis dos Mares ou Zunisha. A possível primeira aparição deste poder é quando Luffy conversou com ShouShou no arco de Orange Town, mas isso é discutível, afinal pode ser apenas o Luffy se dando bem com o cachorro, assim como nós mesmo, tecnicamente, entendemos os cachorros. Mas é o Oda, né? Então eu não deixaria isso passar.

Entretanto, o mais interessante é que dá a entender fortemente que Voz de Todas as Coisas é uma versão avançada do Haki da Observação. Para citar alguns exemplos, confirmou-se que Shirahoshi e Momonosuke são usuários apenas do Haki da Observação, apesar de nunca terem treinado isso durante suas vidas ou mostrado algo assim. Outro exemplo é o efeito sonoro usado pelo anime para a Voz de Todas as Coisas, que é o mesmo que eles usam na visão de futuro (usado pelo Katakuri e Luffy em Whole Cake)! Ambos os usos de Haki de Observação avançados.

Então, embora pareça fortemente ser uma forma de Haki, por que é exclusiva dessas pessoas? Roger e Luffy, Oden e Momo e Shirahoshi tem esse haki e os outros não? Por que indivíduos tão específicos possuem esse haki? E o mais importante, de onde vem e por quê?

A Tripulação chega à Ilha dos Tritões, mas os portões estão sendo fortemente vigiados pelos guardas reais, inclusive pelo Neptune com sua armadura completa. Roger reconhece Neptune, o que faz sentido, já que ele já tinha passado pela Ilha dos Tritões (provavelmente ele teve um palpite sobre o Road Poneglyph estar lá), e assim como Neptune se tornou amigo do Barba Branca, não estou chocado dele também se tornar amigo do Roger. Sabendo que ele conhece a Big Mom e o Luffy, ele realmente conhece uma porrada de piratas lendários, hein?

Neptune mantém Roger e sua tripulação sob custódia por conta da profecia da Shyarly, que afirma que “alguém quebrará os portões Da Ilha dos Tritões”. Isso explica por que eles estavam guardando os portões e por que estavam preocupados de que Roger seria aquele que causaria danos aos portões numa de suas bravatas acidentais. Entretanto, naquele momento, um Rei do Mar acaba sendo o responsável, fazendo com que a profecia se torne real.

Me pergunto, então, uma vez que as profecias da Shyarly às vezes podem não representar o tempo exato em que vão ocorrer, e se isso for um prenúncio de que Luffy um dia libertará os portões da Ilha dos Tritões, que se liga à profecia de que um dia ele destruirá a ilha e tudo junto?

Aproveitando que estamos no assunto, o bando do Roger está detido pela previsão da Shyarly, é um paralelo óbviu de quando o bando do Luffy foi preso pela previsão de Shyarly de que Luffy iria destruir a Ilha dos Tritões, com o bando do Roger essencialmente sofrendo o mesmo destino. Mesmo mais de 20 anos depois, parece que o povo da Ilha dos Tritões continua confiando nas previsões da Shyarly! Esse capítulo ajuda a provar por que suas previsões são confiáveis.

Shyarly faz sua própria apresentação, dizendo que a razão pela qual os Rei do Mares estão agitados é porque estão aguardando o nascimento da princesa sereia (ou, em outras palavras, o retorno de Poseidon). Mas carambolas, Shyarly tem apenas 3 anos aqui! Eu mal conseguia falar nessa idade, mas essa garota já estava fazendo previsões. Suponho que seja inevitável, já que ela ainda é uma jovem de 29 anos. Apesar de não ser dito aqui, Oda declarou em uma SBS que apenas um ano após os eventos deste capítulo, Shyarly previu que a Grande Era dos Piratas iria começar.

A propósito, já falei sobre isso antes, mas gostaria de falar sobre isso novamente: e se as “previsões” de Shyarly forem apenas uma forma muito específica de Haki da Observação avançada, como na “visão do futuro”, só que numa extensão de tempo muito maior? Vimos pessoas como Aisa sendo dotadas desde o nascimento com Haki avançado anormal, então isso certamente faria sentido. Seu Vivre Card não fala sobre ela ter Haki de Observação, infelizmente, mas certamente não pode ser mágico, né?

Os guardas mencionam como Shyarly previu com precisão a morte do antigo rei. Como ela nasceu há apenas 3 anos, isso deve ter acontecido muito recentemente e o mais provável é que Neptune só tenha subido ao trono recentemente, devido a morte do seu pai. Por falar nisso, aqui o Neptune tem 44 anos, então ele não era exatamente jovem quando se tornou rei.

Também vemos um pouquinho da vida da Otohime antes de se tornar rainha e aparentemente ela era uma ativista política antes mesmo de se casar e entrar na família real, com os dois se apaixonando depois.

Como já vimos antes, a fauna da Floresta do Mar de agora é a mesma que vimos muitos anos atrás, na história/ tempo atual! Não tem como não amar a consistência desse trabalho!

Os Poneglyphs

Chegando na Floresta do Mar, o bando de Roger encontra o poneglyph com o pedido de desculpas que Robin também encontrou (que falaremos depois) e… o último Road Poneglyph!!! Meu deus! Sim, é muito evidente que é o último que faltava há muito tempo! Mas… ele não estava aqui quando Robin veio visitar, o que significa que nos últimos 26 anos, alguém ou alguma coisa deve ter levado esse poneglyph para outro lugar…, mas quem? E para onde?

Bom, vamos então passo a passo e rever os 4 atuais Road Poneglyphs:

Dado originalmente à raça Mink, onde eles o mantiveram dentro de toda a árvore, tornando-se um lugar sagrado.

Foi mantido pela raça dos Minks todo esse tempo sem que ninguém fosse rouba-lo.

Provavelmente foi dado ao povo de uma certa ilha desconhecida.

Big Mom provavelmente encontrou por acaso durante seus dias de pirataria cerca de 3 décadas atrás e levou para Tottoland.

Provavelmente foi dado ao clã Kouzuki para ser protegido em Wano.

Quando Kaidou tomou Wano 20 anos atrás, ele o tomou pra si. Está implícito que ele se mudou para Onigashima por esse motivo.

Foi originalmente dado ao povo da Ilha dos Tritões, juntamente com o pedido de desculpas do Joyboy.

Foi tirada por alguém ou algo, sua localização atual é desconhecida. Onde poderia estar?

Aproveitando que estamos falando disso, vamos listar todos os outros poneglyphs. Lembre-se, como disse Tamago, acredita-se que existam 30 poneglyphs por aí, 4 deles são Road Poneglyphs e outros 9 são Rio Poneglyphs:

Poneglyph de Alabasta

Conta a localização de Pluton.

Poneglyph do Sino Dourado

Conta a localização de Poseidon.

Poneglpy de ???

Pura especulação, mas grande chance de falar sobre Uranus.

Poneglyph da Ilha dos Tritões

A carta de desculpas do Joyboy para Poseidon

Poneglyph de Ohara

Implícito que faz parte dos Rio Poneglyphs, contém o nome do Grande Reino.

Poneglyph de Shandora

Fala sobre o segredo da verdadeira história, assim como o Sino Dourado.

Poneglyph das Ruínas do mar

Foi deixado nas ruínas de uma civilização antiga. Jinbe deu a Big Mom e Brook depois fez uma cópia dele.

Poneglyph ????

Um poneglyph que Big Mom conseguiu em algum momento e mantém ele em Totto Land. Brook fez uma cópia desse também.

Poneglyph de Wano

Um poneglyph que fica no porão do Castelo do Orochi, adornado com bonecas kokeshi. Não foi visto, mas é azul.

Poneglyph ?????

Um poneglyph que Robin encontrou em algum momento do seu passado. Conteúdo desconhecido.

Poneglyph ??????

Um poneglyph que Roger encontrou no novo mundo. Conteúdo igualmente desconhecido.

Poneglyph de Laugh Tale

Pelo menos mais uma pedra está implícito que está lá, para completar o Rio.

O Rio Poneglyph

Existem 14 pedras confirmadas (16 se você incluir as duas especuladas) de todos os 30 poneglyphs, dos quais temos 4 Road Poneglyphs confirmados e somente 1 podemos assumir como sendo Rio Poneglyph (a não ser que o Roger diga que o Sino dourado faz parte do Rio), sendo o de Ohara, pelo simples fato de conter informações importantes sobre o Grande Reino, incluindo seu nome verdadeiro (Rayleigh mencionou conhecer Clover, então Roger deve ter visitado Ohara).

Falando de Rio Poneglyph, apenas para esclarecer novamente, é essencialmente um conjunto de 9 pedras que, quando lidas uma após a outra, até o fim, vão contar a Verdadeira História. Os detalhes ainda estão um pouco confusos, já que Oda estava sendo vago quanto a isso, mas Robin afirmou que ela acreditava que Roger conseguiu fazer isso e deixou seu progresso registrado em Laugh Tale, provavelmente escrito pelo Oden ou algo assim. Pelo menos era o que estava implícito naquele tempo. A palavra “Rio” provavelmente se refere a palavra rio em várias línguas do mundo, sendo o rio mesmo, aqui no português brasileiro. Essencialmente sendo um rio de poneglyphs que fluem juntos, tipo seguindo o fluxo do rio, o que de certa forma faz um paralelo com o kanji de “Road Star” (Estrada das Estrelas/ Caminho das Estrelas) que é o caminho que o rio segue. Tantas conexões…

O Pedido de Desculpas de Joy Boy

Certo, agora vamos falar do Poneglyph do Joy Boy: Não se tem muito conhecimento aqui, mas o que é dito pode ser de importância crítica. Essa pedra guarda um pedido de desculpas por ninguém menos que o Joy Boy… mas o que seria esse pedido de desculpas? E quem é Joy Boy? Bem, na verdade, nós já sabemos boa parte disso:

(Isso também parece mostrar que o Joy Boy era um homem gentil, não um conquistador)

De acordo com o Neptune, ele deixa implícito que Noah serviu para cumprir o sonho da Otohime, que na realidade era o sonho dos ancestrais da Ilha dos Tritões: Ir para a superfície. Dessa forma, Noah é, na realidade, uma arca para levar todos os habitantes da Ilha dos Tritões para a superfície, deixando a ilha para trás. É essa a promessa que o Joy Boy queria cumprir, desejando levar os tritões para a superfície, para que pudessem viver em um mundo em que todos podem ver o mesmo sol. Fica implícito que essa seria a promessa que o Joy Boy falhou em manter, provavelmente por conta de algum evento no Século Perdido que acabou acarretando na queda do Grande Reino e na eventual impossibilidade da realização da promessa.

Aliás, os próprios Reis dos Mares deixam meio que na cara que o navio foi feito pelo clã dos D… Sendo o Joy Boy quem fez a promessa, é possível presumir que ele tinha fortes ligações com o clã dos D., talvez até sendo um deles (embora Joy D. Boy fique parecendo só um nome bem ruim de um rapper). Essa é um dos pilares das teorias que ligam o Grande Reino com os D.’s, com o D. significando… bem, não vamos sair do foco aqui.

Mas o que fica bem claro é que o Joy Boy prometeu à princesa sereia, também conhecida como Poseidon, que levaria a Ilha dos Tritões para a superfície. Pode ser esse também o motivo do Luffy um dia destruir a ilha dos tritões, o que bateria com a previsão da Shyarly, afinal nenhum tritão estaria vivendo mais lá (claro que teremos um bom motivo para isso acontecer, como na famosa teoria da “destruição da red line”, sendo apenas um efeito colateral), sendo que a Shirahoshi seria quem levaria o navio à superfície, pois os Reis dos Mares dizem que o navio foi feito para que eles pudessem puxá-lo.

Mas, mais interessante ainda, há uma cena em que a Otohime diz que, apesar do Joy Boy e da Poseidon terem falhado em cumprir a promessa, um novo homem apareceria e, junto com a nova Poseidon, mudaria o mundo para o melhor, incluindo a vida dos tritões, o que deixa implícito que a promessa um dia seria cumprida.

Deixando em palavras mais simples, a Otohime fala de um certo dia em que, segundo as lendas, a princesa sereia ajudará um certo homem a mudar o mundo e, com isso, a promessa de levar os tritões para a superfície será cumprida, usando o Noah para ajudar na migração. Esse dia definitivamente chegará, como foi previsto, mas levando em consideração como o Roger perguntou à Shyarly, levaria pelo menos mais 10 anos para esse momento chegar, o que significa que o Roger não é essa pessoa.

É por isso que nesse capítulo temos uma ênfase em como o Roger chegou cedo demais, pois, querendo ou não, a princesa sereia só nasceria depois de 10 anos (o que bate, já que a Shirahoshi tem 16 anos), o que seria depois da morte do Roger. Isso meio que explica o que o Rayleigh quis dizer com “chegamos cedo demais”… Como os Reis dos Mares mencionaram, depois do Luffy destruir parcialmente o Noah, era absolutamente necessário que o navio fosse reparado, a tempo do “momento prometido”. Talvez seja esse o motivo do Roger ter “chegado cedo demais”… O homem que o Joy Boy esperava não era ele, mas sim aquele que ele próprio esperava e, por extensão, assim como disse o Barba Branca, o homem que o Roger esperava aparecer era ninguém menos que… Ah!!! Claro! No fim, a Determinação dos D. segue firme e forte!

Então, o Rayleigh nos dá a confirmação que, ao menos para ele (provavelmente tendo sabido dessa informação pelos Poneglyphs), as pessoas que nomearam as armas foram as mesmas que deixaram o Grande Tesouro para trás!!! Isso é enorme!!! Isso significa que… bem, quer saber, vou deixar isso para o final da análise, vamos focar no capítulo per si por enquanto senão essa análise não termina nunca.

O Roger diz que não virá tomar a filha do Neptune, embora chame ela de “desgrenhada”, ou モシャモシャ (mosha mosha), que em japonês significa despenteada/desgrenhada.

Yohohoho, yohohoho ♪
Yohohoho, yohohoho ♪
Yohohoho, yohohoho ♪
Yohohoho, yohohoho ♪

Então, vamos novamente para uma montagem, aonde o Roger e seu bando estão navegando alegremente enquanto cantam por sobre correntes que mais parecem serpentes. Já vimos elas antes, logo antes dos Chapéus de Palha chegarem à Red Line (afinal, o Roger acabou de sair da Ilha dos Tritões). O curioso é que, nessa cena, os Chapéus de Palha começaram a cantar com o Brook, que é um claro paralelo com o bando do Roger cantando também, sendo ainda o Sakê do Binks.

Indo entregar o Sakê do Binks ♪
Somos piratas, cortando pelo mar ♪
As ondas são nossos travesseiros, o mar é nossa cama ♪
Nossa bandeira e nossas velas mostram com orgulho a caveira ♪

A próxima cena mostra os Piratas Roger correndo de uma chuva de raios, com o pobre Oden e mais alguém sendo pego por eles. Essa provavelmente é a Ilha Raijin, uma das três primeiras ilhas que podem ser escolhidas pelo Log Pose após sair da Ilha dos Tritões, aonde raios cairiam como gotas de chuva. A parte genial aqui é que o Smoker estava esperando a chegada dos Chapéus de Palha nessa ilha, alegando que tinha certeza que o Luffy escolheria essa ilha por ser a que parece mais perigosa e, dessa forma, a mais divertida (mantenha em mente que normalmente o perigo de uma ilha é indicado pelo quanto a agulha do Log Pose treme ao pontar pra ela). No fim, o Luffy foi empurrado para Punk Hazard, aonde outra aventura começou. O que quero dizer aqui é que, como o Luffy, o Roger também escolheu a ilha Raijin por ser a que parecia a mais divertida das três, tendo os mesmos pensamentos que vimos do Luffy há tantos anos. Eles realmente se parecem demais!

Falando dela, a Ilha Raijin também é baseada em algo real, sendo o Lago Maracaibo (na Venezuela), aonde, assim como em One Piece, raios caem com uma frequência assustadora, em um fenômeno chamado de “Raios Catatumbo”! Sim, é verdade!!! Por incrível que pareça, tal fenômeno meteorológico miraculoso realmente acontece no planeta. Se quer provas, pode procurar por vídeos disso!

Uma tempestade se aproxima, de longe dá para ver ♪
Com as ondas dançando, deixe nossos tambores serem ouvidos ♪
Se um pingo de medo vocês sentir, pode ser seu último momento ♪
Mas não tem jeito do amanhecer de amanhã não chegar! ♪

A cena seguinte mostra o bando achando outro Poneglyph, talvez pertencente ao Rio, já que o Roger teria achado todos eles. Oden está olhando para ele com atenção, enquanto o Shanks brinca com o Momonosuke. A Hiyori está (aparentemente) nos ombros do Scopper. Toki está só olhando de longe, enquanto o Seagull, dado o seu tamanho gigante, bota sua mão no Poneglyph. Essa pedra é bem semelhante à que a Robin achou em seu próprio flashback, embora aquela estaria no West Blue. Sendo assim, provavelmente não é a mesma pedra e essa deve estar no Novo Mundo.

Indo entregar o Sakê do Binks ♪
Seja hoje ou no sonho de amanhã à noite ♪
Nas sombras uma mão acena, mas eu não posso mais vê-la♪
Mas não se abale, a lua irá brilhar novamente amanhã

Na nossa última montagem vemos todos os homens se divertindo em uma fonte termal. Não há mulheres aqui, o que indica que provavelmente as poucas mulheres do bando, incluindo a Toki e a Hiyori, estão tomando banho do outro lado da ilha. Há um certo membro que parece um pouco com uma mulher, mas uma cena que mostra seu tórax, mais pra frente, parece indicar que ele é um homem mesmo, embora tenha uma aparência meio andrógena.

Falando de alguns outros detalhes, o Roger e o Rayleigh (que já tem sua cicatriz) estão dividindo bebidas no meio da cena, enquanto outra pessoa está pulando/mergulhando (dado o tamanho da pessoa, eu diria que é o Buggy). Enquanto isso, o Oden está atirando um outro membro do bando para praticamente o outro lado das fontes!

As nuvens ao longe tem formas que lembram bastante as que vimos em Wano, provavelmente uma dica de que eles logo chegariam lá.

E, realmente, o bando chega à Wano, assim como os Chapéus de Palha fizeram. Isso fica até marcado pelo clássico “DON!!” do Oda, que é substituído pelo “BEN!!”

O stress da Toki de ter navegado por quatro anos seguidos finalmente aparece (afinal, navegar por tanto tempo seguido para alguém que não tem um corpo forte seria realmente um desafio), o que força ela a continuar em Wano. Isso é importante, porque então nem a Toki nem as crianças fizeram a última viagem. Me pergunto porque o Oda iria tão longe, já que ela morreria com o Oden de toda maneira. Talvez isso signifique que a Toki reconheceria o lugar de alguma maneira (será que ela realmente é a Komurasaki?)

Tanto o Momo quanto a Hiyori estão chorando ao lado da mãe, enquanto o Oden segura a mão dela.

Inuarashi e Nekomamushi se voluntariam a ficar para trás e proteger a Toki, já que nenhum dos outros retentores conhecem ela (eles ainda respeitam ela por ser a esposa do Oden, mas não tem tanta intimidade). Isso explica sobre o que falei da última vez, do gato e do cão ficarem para trás, exceto que não foi um incidente mas sim uma escolha consciente que fizeram pela Toki. O Oden insiste em ficar, mas a Toki ameaça ele de divórcio se não seguisse seus sonhos. Eita!

Os retentores do Oden, agora mais velhos e próximos de sua aparência atual (exceto o Kawamatsu, não esqueçam do salto no tempo de 20 anos), dão as boas vindas ao Oden, mas tentam alertar ele de algo, embora sejam interrompidos pela Toki. Embora o Oden não vire de costas para ver, fica bem claro que algo de ruim já aconteceu. Se olhar de perto, a roupa dos retentores está meio gasta, com seus corpos cobertos de arranhões, o que indica que eles protegeram Kuri e que algo está ameaçando o país como um todo. Mais estranho ainda, o Denjirou e o Ashura Douji estão desaparecidos, e temos ainda a aparição de enormes fábricas ao longe. Não vamos enganar ninguém aqui, fica claro que o Orochi começou a abusar de seu cargo para fabricar armas em massa nessas fábricas, causando um tumulto em todo o país. Fica implícito que isso aconteceu antes da chegada do Kaidou, então os planos do Orochi já estavam em ação bem antes disso.

O Oden, porém, se recusa a olhar para o país com seus próprios olhos, já que ele sabe que, caso visse a situação em que o país se encontra, ele se sentiria obrigado a intervir e ajustar as coisas novamente, provavelmente se tornando o novo shogun, o que basicamente forçaria ele a nunca mais voltar (quer dizer, ele tinha literalmente o homem mais forte do mundo ao seu lado, ele poderia ter resolvido toda essa situação bem rapidinho, mas né). Sua única escolha é a negação, se recusando a ver Wano, já que ele fez uma escolha entre seu sonho, a verdade e seu povo. Ele sabe que claramente escolheria seu povo, e é por isso que se recusa a olhar, de forma a não cair em tentação e seguindo de forma egoísta seus sonhos, deixando Wano de lado.

Vimos que essa escolha pesou bastante para o Oden, já que ele passa o resto do capítulo bem menos festivo do que no começo.

Isso causa alguns vários sentimentos negativos em seus retentores, algo que foi mencionado lá no capítulo 820, quando disseram que apesar de respeitarem o Barba Branca e o Roger, o fato do Oden ter viajado com eles causou muitos problemas. Me pergunto se esses sentimentos tiveram algo a ver com o tal traidor.

Aliás, embora seja sua esposa, a Toki respeitosamente chama o Oden de “Oden-san”.

Os retentores do Oden chamam ele de babaca, com o Roger apoiando e xingando ele também, o que mostra o quanto eles são amigos, já que o Roger pode xingá-lo mesmo em um momento tão difícil.

O porto do qual eles saem parece ser o mesmo que foi usado pelo Barba Branca em sua saída, o Porto Itachi, que é na margem superior de Kuri. Enquanto eles partem, os retentores podem ser ouvidos gritando da costa.

O bando do Roger então rapidamente segue em direção a Zou, com um Vivre Card dado pelo Inuarashi e pelo Nekomamushi. Esse é, provavelmente, o mesmo Card que eles levaram consigo quando saíram da ilha, para que usassem quando quisessem voltar.

Detalhe muito sutil, mas entre as onomatopeias podemos ouvir o som do sino do Bariete, o que sinaliza a chegada de visitantes ao país.

E hey, aliás, entre os minks temos os já familiares javali e panda. Será que são os mesmos que vemos mais pra frente entre os mosqueteiros, só que mais velhos? A continuidade do Oda, nossa! Que cara insano!

A tripulação do Roger apresenta uma carta do cão e do gato; uma boa ideia, já que os dois – herdeiros reais do país – ingenuamente partiram sem avisar e deixaram o duque atual em pânico. Essa carta provavelmente foi o que convenceu o duque a permitir que o grupo entrasse na árvore da baleia. A propósito, o nome do duque – Hitsugisukan – é um trocadilho com o prato japonês jingisukan.

FOCO GASTRONÔMICO: JINGISUKAN

Demorou para esta seção voltar, mas chegou a hora de outro Foco Gastronômico! O jingisukan é um prato popular feito com carne de carneiro, adorado especialmente na região de Hokkaido. O nome é baseado no famoso conquistador mongol Gengis Khan (sendo literalmente o nome pronunciado em japonês), já que se acreditava que os mongóis comiam muito carneiro. A piada óbvia é o fato do Hitsugisukan ser um carneiro, então as três primeiras letras em hatakana (ji-n-gi) são substituídas por hitsuji, ou “carneiro” em japonês (o gi e o ji são escritos de forma bem similar e são facilmente permutáveis, simplificando a transição do trocadilho).

É fácil de notar, mas para quem não percebeu: o Roger e o Rayleigh estão na frente do Hitsugisukan.

Como os Chapéus de Palha, o bando é emboscado pelo carinho do garchu.

O Oden e o Roger se sentem inquietos na ilha, provavelmente por ouvirem a voz de todas as coisas. Assim como o Momonosuke, que ficou desconfortável o tempo inteiro em que esteve em Zou, apenas se sentindo melhor quando estava mais afastado da cabeça do elefante. O fato de que os dois tiveram essa sensação também foi mencionado na época, criando assim outro paralelo neste capítulo. O que estavam ouvindo não foi esclarecido, mas certamente era o Zunesha – e quanto mais eles se aproximaram de sua cabeça (e sua boca, a não ser que o elefante use telepatia), mais forte a enorme voz ficava. Quando o Zunesha começou a falar, tanto o Momo quanto o Luffy chegaram a tampar os olhos de tão forte que a voz era.

Porém, o Roger diz que está sendo “observado”. Ele disse isso metaforicamente, ou há algum sentido maior? Como o Zunesha conseguiria “observá-los”?…

Tendo coletado as escrituras dos Road Poneglyphs da Big Mom, da Ilha dos Tritões e de Wano, o Roger chega à última pedra. Ironicamente, o último Road Poneglyph encontrado pelo Roger foi o primeiro que o Luffy achou!

E no último paralelo deste capítulo, vemos o momento do capítulo 878 em que o Pedro pede para se juntar aos Piratas Roger, mas o capitão diz para ele esperar. É possível que o Roger já tivesse começado a perceber que não era ele que a ilha final aguardava, e já foi preparando as sementes para o futuro…

É dito que o Roger encontrou vários Rio Poneglyphs, e isso sugere que ele não encontrou todos. Será mesmo isso, o que significaria que, ao contrário do que foi antes especulado pela Robin, ele não completou o Rio Poneglyph principal? E será que vai caber a ela encontrar os Rio Poneglyphs que faltaram e unir toda a informação?

E então paramos em uma ilha desconhecida. Não sei se a intenção era mostrar uma cidade portuária genérica ou um lugar mais específico, já que o que vemos – com árvores no topo de estruturas – é bem único. A arquitetura quase me faz lembrar do que vimos de Laugh Tale, então imagino se existe alguma ligação ou se é apenas coincidência.

O ano é 1499, 25 anos atrás. A saúde do Roger está piorando, mas o bando finalmente está pronto para partir para a última ilha. Um pequeno detalhe: o Scopper parece estar traçando o local no mapa náutico. Isso sugere que ele é o navegador do bando, o que faria perfeito sentido. Se o Luffy tem a posição do Roger e o Zoro a do Rayleigh, então o Scopper deve ter similaridades com a Nami, sendo o navegador e “número três” da tripulação e integrante do trio original. Não ficaria surpreso em saber que ele entrou logo depois do Rayleigh.

Porém, o coitado do Buggy é afligido com uma febre alta, o que finalmente esclarece um antigo mistério – se ele esteve ou não em Laugh Tale. O Oden imagina se isso pode ter sido um golpe de sorte, fazendo outra alusão à Vontade de D., mas dito isso, por que o Buggy teria que ficar impossibilitado de ir para lá? Em todo o caso, o Shanks decide ficar para trás também e cuidar do amigo, aceitando que ele ainda vai fazer a jornada por conta própria algum dia. Com isso provando que ele também não foi a Laugh Tale, os únicos personagens conhecidos e relevantes que estiveram lá foram o Roger, Rayleigh, Scopper e Oden (mais os demais tripulantes, como o Seagull). Considerando que os dois aparentemente nunca receberam as coordenadas, nenhum deles conseguiu fazer a viagem até hoje, especialmente tendo em conta o desaparecimento do Road Poneglyph da Ilha dos Tritões e outras complicações.

Isso também encerra outra teoria notória e bem popular: se o Shanks ficou para trás, então o chapéu de palha do Luffy não é o One Piece, sendo algo totalmente diferente. O chapéu ainda pode ter ou não alguma ligação com o One Piece (talvez sendo necessário para algo, o que levou o destino a fazer com que o Shanks e o Buggy não fossem para Laugh Tale nessa ocasião). Mas o One Piece em si? É quase certo que não.

No capítulo 958, os dois aparecem a bordo do Oro Jackson. Como foi dito que essa cena se passa antes da Grande Era dos Piratas, isso implica que estamos vendo algo que se passou depois do bando ter passado por Laugh Tale, então será que eles buscaram os dois quando o Buggy melhorou? Mas também faria mais sentido a cena se passar durante a jornada.

Mais um detalhe! Essa cidade portuária aleatória é o último ponto em que vemos o Oro Jackson, mas o ovo continua lá e intocado! Será que chocou depois de Laugh Tale? Ou ainda nem chocou?!

A cena muda para outra cidade com torres e uma grande catedral no fundo. Está se espalhando a notícia sobre o Roger ter feito o impossível: conquistar a Grand Line.

Ele é apresentado no jornal como Gold Roger, como a maior parte do mundo o conhecia, e a foto usada é a mesma do seu cartaz de procurado.

O GRANDE REINO

Certo, hora de falar disso. Então o Roger conseguiu o impossível, reuniu as escrituras dos quatro Road Poneglyphs e alcançou a última ilha. Lá, ele desvendou o segredo dos Poneglyphs e aprendeu a Verdadeira História… de Joy Boy, do Grande Reino, do clã de D., das Armas Antigas… Mas o mais importante é que ele descobriu que Joy Boy deixou um grande tesouro ali. Então, o que podemos supor com isso? Tudo.

Para começar, o “Grande Reino” (escrito 巨大な王国 em kanji – é apenas uma forma de se referir ao lugar, mas pode ser relevante) foi onde, segundo o professor Clover, as Armas Antigas se originaram, e é também o local apagado pelo Governo Mundial durante o Século Perdido, sobre o qual a Robin quer descobrir a verdade. E a respeito disso, há algo que ando falando desde Zou, algo do qual aqueles que leram minha antiga análise devem se lembrar: o fato de que Laugh Tale é o Grande Reino. Este capítulo confirma que o nome “Laugh Tale” foi inventado pelo Roger, o que traz implicações interessantes. Aqueles que já assistiram o Stampede sabem que o filme revelou a romanização oficial de Laftel como Laugh Tale (inclusive aparecendo escrito em inglês), e este capítulo confirma isso sem sombra de dúvidas. Mas esse reino – e supostamente a ilha – ainda tem um nome especifico e original, algo também afirmado pelo Clover… mas qual é o nome? Inclusive, ele chega ao ponto de dizer que o verdadeiro nome do reino é a chave de tudo! Repito, a chave de tudo!!! Então o quê…?!

Bom, em todo o caso, um fato continua o mesmo: seja qual for o seu nome original, o Grande Reino está localizado na última ilha, e há muitos e muitos detalhes que podem provar isso:

Primeiro de tudo, os dois lugares são incrivelmente parecidos; o estilo arquitetônico, o formato das estruturas, até a cor das pedras – em si uma grande pista. E além disso tudo, parem para pensar: os poneglyphs foram criados para preservar o conhecimento do Grande Reino… e para onde os quatro Road Poneglyphs apontam? Faz sentido que eles indicariam a localização desse reino perdido. Mas este capítulo traz ainda mais evidências que dão suporte a essa teoria. Por exemplo, o Rayleigh afirma que aqueles que deram os nomes de deuses às armas são os mesmos que deixaram o tesouro para trás. Já sabemos que o Grande Reino é responsável pelos nomes das armas, então isso sugere automaticamente que foi o Grande Reino que deixou o tesouro em Laugh Tale, e por extensão… Joy Boy!

Mas quem é Joy Boy para o Grande Reino? Bom, isso está ligado a uma grande teoria que tenho há muito (e muito) tempo, sobre a qual já falei algumas vezes, mas vamos dar uma atualização para os leitores mais recentes. Eu sei que não sou o primeiro a falar dessa teoria (muitos outros tiveram as mesmas deduções antes e depois de mim) mas vale a pena falar mesmo assim da teoria do Joy Boy.

Ela gira em torno da história de Ratu Joyoboyo, um famoso rei da cultura javanesa do século XII. Além da óbvia similaridade do nome, Joyoboyo era considerado uma espécie de oráculo por suas lendárias profecias. Ele afirmou que o seu reino seria controlado e oprimido por uma potência maior por 300 anos, mas que então o país seria libertado dessa opressão e se tornaria verdadeiramente livre. Curiosamente, isso aconteceu de verdade: os holandeses vieram e colonizaram Java por três séculos, mas eles finalmente conseguiram sua independência no século XX; com quase um milênio de diferença, a profecia de Joyoboyo se concretizou.

Então foi nisso que o Oda se inspirou? Não podemos dizer com certeza, mas a semelhança quase idêntica dos nomes, além da arquitetura parecida entre os dois reinos, o fato de que o país de Joy Boy também foi oprimido e desapareceu por séculos, e que esse mesmo reino está profetizado a retornar muitos anos depois certamente dá alguma base para isso. Eu sei que essa é basicamente uma típica teoria de paralelos históricos (sendo que existem muitos exemplos bestas), mas eu sinto que pode ter alguma validez nisso tudo. Não existem muitas figuras com um nome como o do Joyoboyo, e ainda menos que também possuam uma história parecida.

Enfim, apesar de eu saber que isso é tecnicamente pura especulação, vamos seguir na crença de que isso é tudo verdade, apenas para entender melhor. Nesse caso, podemos então fazer o seguinte resumo: existia um Grande Reino, provavelmente governado pelo clã de D.; esse reino entrou em guerra com 20 países, durante a qual foram criadas as Armas Antigas, mas os países inimigos venceram e apagaram esse reino da história, deixando para trás o Século Perdido e estabelecendo o Governo Mundial. Porém, o reino havia se preparado para retornar algum dia, sendo que aliados – o clã Kozuki – talharam pedras indicando a sua localização e relatando a Verdadeira História. Digo, pensem nisso… os Road Poneglyphs estavam todos sob a posse de países aliados ou associados ao Grande Reino: os minks, o clã Kozuki, a princesa sereia… até Alabasta (quando decidiu mudar de rumo) e Shandora podem ter tido alguma ligação com o Grande Reino. Tudo como parte dos grandes preparativos para a chegada da Aurora do Mundo no Dia da Promessa… ah!

E o mais importante de tudo é que Joy Boy deixou um tesouro em seu reino. Um tesouro que, quando encontrado, mudaria o mundo para sempre, levando-o à sua “aurora”… ou talvez ao seu “crepúsculo”, caso caia nas mãos erradas… hmmm… Mas o que ligaria isso tudo? Este capítulo fala do grande tesouro (莫大な第, quase sinônimo com 巨大) encontrado pelo Roger em Laugh Tale, o One Piece. Mas qual é a chave que esse “grande tesouro” contém que une todas essas coisas?… Ah… AH! Então quer dizer que…

Hahahaha! HAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Bom, acho que vou falar mais sobre isso futuramente, e não devo demorar. Quem sabe, posso até falar a respeito no meu projeto supersecreto que está chegando… fiquem ligados!

Fortuna. Fama. Poder. Houve um homem que conseguiu conquistar tudo neste mundo: o Rei dos Piratas, Gold Roger.
Suas últimas palavras antes de ser executado lançaram pessoas de todo o mundo para os mares.

“O meu tesouro? Se quiserem, é todo de vocês… podem procurar! Deixei naquele lugar tudo que podem imaginar neste mundo…”

Quando essas palavras foram proferidas em 1997, ninguém, absolutamente ninguém fazia ideia do peso que elas teriam. Seja lá como cada um de nós começou a jornada com este mangá, todos ouvimos essas palavras no começo. Elas estiveram lá desde o início. Esperamos por mais de 22 anos para saber o sentido por trás delas, viajando por tantos arcos, histórias e aventuras até o dia em que veríamos com os próprios olhos. Aguardamos pelo dia em que iríamos testemunhar como Gol D. Roger encontrou aquele tesouro lendário e passou a ser chamado de Rei dos Piratas.

Parando para pensar, tudo faz sentido… o motivo para ele ter se entregado doente para a Marinha, a razão para ter dado início à Grande Era dos Piratas – para incitar a pessoa pela qual Joy Boy está esperando… o tesouro que o Roger “deixou para trás” não por tê-lo criado, mas porque ele não o tomou para si e o deixou intocado onde estava… o fato de ele ter deixado “tudo que podem imaginar neste mundo”, tendo desvendado toda a sua história no fim dos mares… tudo faz sentido, mas mesmo assim… nunca chegamos a ver o momento em que ele chegou àquela ilha e encontrou o tesouro.

Ao longo da série, fomos informados sobre diversas peças e detalhes da história do Roger. Sua passagem em Skypiea, em Water Seven, na Ilha dos Tritões, Wano, Zou… e finalmente, neste capítulo, vemos todos esses pequenos momentos, cenas e pedaços da grande aventura do Roger, um a um, finalmente se unindo para nos mostrar o que esperamos por todo esse tempo… “aquele lugar” que antecipamos desde a primeira página, todos esses anos atrás… tudo culminando na última jornada do Roger… quando ele finalmente alcançou o ponto derradeiro da Grand Line e encontrou o tesouro lendário deixado em seu fim.

22 anos e 967 capítulos depois, chegamos a um momento preparado por mais de duas décadas, que todos antecipamos desde o início da série e o virar daquela página… o momento imenso que todos aguardamos… finalmente aconteceu. E quando chegamos lá, quando vimos pessoalmente o par de páginas em que o momento aconteceu, o que fizemos? Sorrimos satisfeitos? Gritamos empolgados? Não…

Todos nós rimos. Até que lágrimas começassem a escorrer de nossos olhos. Não esperávamos menos do Oda. Algo que, ao mesmo tempo que não faz sentido algum, faz total sentido para todos nós. Todos entendemos o que essa cena significa, mesmo que não tenhamos entendido tudo. Qualquer um que leu One Piece sabe a importância disso, sem mais palavras necessárias. Apenas risadas já dizem tudo que precisamos saber, porque é isso que esse grande tesouro é para nós. É uma preciosa aventura sobre contos de risos, alegrias, tristezas, descobertas e diversões, uma aventura que moldou e mudou nossas vidas em diferentes formas. Esse, para nós… é o tesouro que buscamos há tanto tempo, que esperamos por tantos anos… ver o grande tesouro que é…

O mangá de One Piece é uma história sem fim, uma aventura que nunca decepciona e nos faz chorar, comemorar e rir. Um conto, uma história de risadas. Obviamente não estou sugerindo que o tesouro é o mangá, estou certo de que é algo específico dentro da história, mas o que estou dizendo é que isso é um belo paralelo simbólico. Que em certo sentido representa a jornada emocional que tivemos até chegar aqui e tudo o que podemos fazer neste ponto é rir. Depois de todos os incontáveis anos, dias e horas que nós gastamos lendo o mangá, finalmente vê-lo chegar neste ponto que todos queríamos mas temíamos, ver tudo finalmente se juntar… depois de tudo, tudo o que podemos fazer… é rir.

Antes de terminarmos, gostaria de fechar com o verso final de Binks no Sakê, o qual eu sinto que incorpora o que eu disse sobre o significado de One Piece:

Indo entregar o sakê do bink ♪
Vamos todos cantar um DON, uma música das ondas ♪
Não importa quem você é, algum dia vai ser apenas ossos ♪
Um conto de riso interminável e que nunca desaponta ♪


CALMA! Não vou falar muito aqui por que sei que a leitura foi longa @.@
ENTRETANTO, gostaria mais uma vez de convidar você para ouvir o Pauta Secreta sobre esse capítulo!

Nesse Pauta, falamos tudo sobre o capítulo e também um pouco sobre o que ainda falta ser revelado em One Piece e por que a história certamente continua por muitos anos!

*Qualquer erro, por favor, AVISEM… Esse ficou gigante e deslizes podem acontecer @.@

HDO 967: Nesse capítulo você:

Ver Resultado


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)