Haki da Observação

Capítulo #966 - Roger vs Barba Branca

Por COMENTÁRIOS

Hey \o
O capítulo 966 rendeu, hein? Já passamos do natal e rumo ao ano novo e ainda assim estamos aqui falando dele, do capítulo 966!

Agradecimento ao Artur pelo incrível texto e pesquisa! Sigam esse cara, vale a pena =3

Vamos lá a mais um HDO!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Baruch, Mr. Caio, Dylan e Brazillian Cara
Diagramação: Baruch e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Enquanto Bege está ocupado silenciando os piratas dos germes, um grupo de marinheiros invade um salão onde Chiffon estava cortando o cabelo. É interessante já que Chiffon sempre está de tranças. Eles estão ali para prender Chiffon e adquirir informações sobre o Bege, já que eles devem ter descoberto que ela deixou a Yonkou para se juntar ao seu bando. Estava pensando que talvez eles pudessem tê-la confundido com a Lola, já que ela tem uma recompensa (24 milhões de acordo com o Vivre Card), mas esta parece ser uma coisa muito mais relacionada ao Bege. Estes marinheiros são muito estilosos, embora pareçam muito mais marinheiros comuns do que agentes secretos, devido a todas as referências à marinha em suas roupas (a garota no fundo até mesmo tem um enfeite de gaivota no chapéu).

Além disso, Chiffon está lendo uma revista de moda, Mon-mo. É legal saber de uma revista dessa dentro do mundo de One Piece, quem será que publica? Poderíamos ter uma fashionista a liderando, parecido com o Morgans…

Temos uma visão melhor da ilha, há muitas dessas árvores grandes (meio como se elas fossem obscuras), sendo gigantes se comparadas ao resto da vegetação, mesmo a ilha sendo pequena. Mais tarde no capítulo vemos Oden colidindo com uma dessas árvores, e as quebrando como um pilar de pedra. Talvez elas sejam na verdade algo como estruturas rochosas, mas os padrões que vemos sugerem que elas sejam algum tipo de vegetação.

Oden usa um ataque com ambas as mãos, chamada Nitoryuu Oden: Gan Modoki (銃・擬鬼). Enquanto o Kanji escrito aqui significa “imitação da arma de fogo do demônio” (como um demônio com o poder de uma arma de fogo), com gan sendo um trocadilho com gun (arma de fogo em inglês) devido às pronúncias similares, a pronúncia “ganmodoki” é, claro, um ingrediente usado em oden!

O fato de que ele anuncia o seu ataque com “nitoryuu Oden” me lembra da criança no capítulo 919 que disse “nitoryuu Orochi”, dando mais força à teoria de que o Orochi tomou para si muito do que o Oden era, porque ele é patético demais para se fazer popular por conta própria.

Um dos homens de roger tem uma tatuagem genérica de âncora no ombro.

Scopper e Rayleigh querem ir para a ação! Este é um grande momento, particularmente para Scopper, sempre foi especulado se ele era o segundo membro mais forte do bando, e com essa representação aqui certamente é verdade. Também há uma grande revelação aqui: a escolha de armas do Scopper, um mistério que durou 22 anos! Sim! é um mistério que permaneceu sem resposta desde o capítulo 19 em 1997!

No capítulo 19 nós o vimos lutar. Sua primeira arma era um machado, mas a segunda estava oculta. Por causa disso muitas pessoas começaram a acreditar que havia algum motivo para a arma estar escondida, ou que era alguma arma especial. Bem, acabou que era apenas outro machado! Uma resposta um pouco anti climática, mas ainda sim um mistério resolvido 20 anos depois!

Falando de armas, Rayleigh está usando uma espada diferente daquela que ele usou em Sabaody contra Kizaru, embora pareça que é a mesma que ele tinha no capítulo 0.

Contudo, apesar do Scopper estar de óculos no último capítulo, ele não os usa aqui, nos deixando finalmente ver os seus olhos! Não tenho certeza se foi um erro do Oda ou se foi intencional, mas é a primeira vez que vemos os seus olhos!

Roger corre na frente de Scopper e Rayleigh, dizendo que ele não quer que ambos se machuquem. Isso foi referenciado há muito tempo por Garp (588), quando ele disse que Roger era o tipo de pessoa que sempre protegia seus companheiros em uma luta, porque ele cresceu em condições péssimas e não queria perder alguém do seu bando. Ace adquiriu esse mesmo hábito (o que causou sua morte) e aqui Roger faz o mesmo.

Oden diz que Roger tem a aura de uma besta selvagem. Isso confirma que ele é um usuário do haki da observação, o que não sabíamos antes. Então ele tem os 3 tipos de haki!!!

Roger usa um ataque chamado “Kamusari”, composto pelo kanji de “Deus” e “rejeição”, o que pode ser traduzido meio que como “rejeição à Deus/aos deuses”. Provavelmente é uma referência aos Tenryuubitos, embora não tenha sido mostrado, é provável que o Roger tenha alguma repugnância à eles, especialmente por ser o D. O ataque forte o suficiente para mandar o Oden voando para longe! Esse é o verdadeiro poder de Roger!

Contudo, quanto Oden quer uma revanche, Barba Branca pula e ambos chocam suas lâminas! As duas lendas colocam seus hakis nelas, ao ponto de que a aura sai para fora. É fascinante que a onomatopéia usada aqui é バリバリ, que representa o som de rachaduras. O haki deles está fazendo o ar em volta deles rachar!!!

WOOOOOOOOOOOOOAAAAAAHHHH!!! Um choque entre os dois personagens mais fortes! Excluindo talvez os Rocks, é difícil negar que Roger e Barba branca são os dois personagens mais fortes que nós vimos nesse mangá e ao menos que argumentem que a doença do Roger o enfraqueceu (o que eu duvido que seja o caso), esse é provavelmente o confronto de nível mais alto que já vimos em todo o One Piece!

O que foi esse impacto? As lâminas nem mesmo se tocaram? Bem, parece muito com a onda de choque de haki que o Luffy estava tentando aprender em Wano, o que chamam de Haki Ryuuou (enquanto este seja apenas o nome de Wano para o haki, muitos o tem usado para se referir a esse efeito avançado. Vou falar só “onda de choque” mesmo), muito provavelmente a versão ainda mais forte que destinada a destruir o oponente fazendo o haki fluir dentro deles, sabendo a força desses dois monstros. Ambos usaram e as ondas de choque se colidiram no centro, repelindo as lâminas. As faíscas representam o choque de dos hakis do rei.

Desde que é sugerido que Roger era o mais forte, parece que o Barba Branca saltou ao ar e bateu com a força da gravidade, enquanto Roger recebeu tudo isso do chão e ainda permaneceu de igual para igual.

Essa é a primeira vez que vemos Roger usando haki do armamento de do rei! Se realmente for verdade que a voz de todas as coisas é haki da observação como parece que é, pode significar que ele também tem os 3 tipos de haki! Cara, quem poderia pensar…

Também haviam faíscas similares, mas mais fracas, quando Roger se chocou com Oden antes, então Oden também é usuário do haki do rei.

A onda de choque é tão poderosa que, diferente de outros confrontos entre haki do rei, uma bolha de choque gigante se forma, de onde as faíscas saem. Nunca vimos haki do rei nesse nível antes! As palmeiras gigantes se dobram, as plantas são arrancadas do chão, os piratas voam pelo ar e o Moby Dick quase se quebra. O mar se agita e as nuvens no ar se dobram pela rajada de vento! Esse é o poder dos mais fortes!

Mesmo após a onda de choque terminar, o efeito que sobra ainda cria algumas rajadas, com o cabelo de Roger e Barba Branca balançando pelo vento delas, com até mesmo os seus bigodes se curvando (é legal como ambos os bigodes são meio similares).

Os dois acabam exclamando a mesma coisa e acabam rindo. Atrás deles, vemos alguns efeitos sonoros, que são os sons da reunião de seus homens indo rumo à batalha.

Gostaria de falar um pouco sobre as lâminas do Roger e do Barba Branca. Barba Branca já está usando a sua famosa Murakumogiri, enquanto Roger ainda está usando sua própria espada. Julgando pelo punho, parece ser aquela que vimos no capítulo 0, indicando que essa é a famosa espada do Roger! Tem um padrão hamon igual às espadas do Zoro e a guarda cruzada é redonda com dois entalhes nela. Outro detalhe interessante é como ambos estão colocando haki apenas na ponta das lâminas, com Barba Branca fazendo isso com uma precisão incrível. Provavelmente pelo que disse Hyougogrou, que o haki deve ser focado e não desperdiçado em partes onde não é necessário, o que vemos aqui.

Entre os homens do Barba Branca, nós temos da direita para a esquerda: Vista, Atmos, Epoida, Marco (usando as chamas de sua fênix), Rakuyo (com sua corrente), Whitey Bay (Ela não tinha deixado o bando, apenas estava fora de cena!), Andre e agora podemos ver Islewan pela primeira vez também! Como vocês poderiam ter pensado, ele é outro subordinado do Barba Branca que deixou o bando e depois o ajudou em Marineford.

Entre os homens do Roger nós temos Rayleigh e Scooper (que apontam suas espadas e lideram o ataque juntos, embora Scopper seja aquele que está gritando) e alguns rostos interessantes. Para começar, Seagull no topo (um personagem que foi nomeado em um databook), que finalmente aparece nesse flashback.

Entre os novos rostos, podemos ver esses dois homens na parte de baixo à direita do quadro. Um deles carrega uma grande maça de batalha e um grande tufo de barba, usando um chapéu viking. O outro, usa luvas espinhosas.

Na esquerda está este homem que veste ao estilo do século 18. Ele até mesmo maneja um mosquete e se move de maneira refinada.

E próximo a ele está esse cara com um cabelo em forma de castanha. Ele parece um pouco com Douglas Bullet, mas já sabemos que o Bullet jovem parecia bem diferente, então não pode ser ele. Posso ver um pouquinho de semelhança com o Drake (ou pelo menos o seu pai), com as costeletas e tudo. Depois no capítulos vemos ele usando uma camisa com uma inscrição “TARO”.

Finalmente, o mais interessante de todos, tem esse cara com asas de morcego, que está voando sobre os outros. Há duas maneiras de explicar isso: Ou ele comeu algum tipo de akuma no mi do morcego, fazendo dele o primeiro membro do bando do Roger a comer uma delas nesse ponto (Buggy comerá a sua depois, parece que ele não tem poderes aqui ainda) ou ele poderia ser parte de alguma tipo de tribo demoníaca, mesma que Charllote Dacquoise e talvez Magellan (King não, já que a Big mom disse que a sua tribo estava extinta), talvez sendo de uma tribo que tem asas como os moradores de Skypeia, mas sendo asas demoníacas ao invés disso.

Assim que o conflito começa, uma das árvores gigantes desmorona em pedaços e cai. Ao mesmo tempo, o céu escurece, provavelmente um efeito similar aos céus se partindo como vimos entre Barba Branca vs Shanks e Kaido vs Big Mom.

Estão pequenos em borrados, mas tem alguns rostos interessantes aqui também.
Depois de 3 dias e 3 noites de batalha, eles simplesmente começaram uma troca de presentes. AHHHHHH, bem a tempo do Natal, que lindo =3 Nessa cena, vemos Vista, Epoida, Fossa e Blenheim, com um monte de outros piratas do Barba Branca e membros dos Piratas Roger, incluindo esse cara grande com chapéu de marinheiro.

Espera aí… OPA! Teach não dorme, jamais? Bem, pelo menos isso esclarece por que o vemos chorando durante uma noite com luar, provavelmente porque ele não conseguiu dormir durante o seu desenho criança (ou talvez ele esteja chorando por outro motivo, mas não consegue dormir, de qualquer forma). Marco já mencionou isso durante Marineford, de que o corpo de Teach não é normal, com esse algo estranho, estando ligado a tudo que ele pode fazer. Mas por que Teach tem esse corpo estranho? Certamente está além das Akuma no Mi, então o que exatamente lhe deu poderes esses inacreditáveis?

 

Mas espera aí, isso finalmente explica algo que tem sido um mistério por muitos anos! No capítulo 134, Luffy diz o seguinte:

Ele afirma ter ouvido falar de pessoas que não dormem, tendo ouvido de “um cara em um bar”. A maioria assumiu que isso se referia ao bar da Makino, já que, na verdade, Luffy não esteve em tantos bares assim. O que implicaria que foi um membro do bando do Shanks. Nesse caso, isso explicaria tudo: Shanks ouviu de Buggy, nessa batalha e provavelmente contou aos seus companheiros de bando, e um deles disse a Luffy (presumo que seja um do bando, já que caso o contrário, Luffy teria dito que foi o Shanks). É possível que isso tenha sido apenas uma piada na época e algo que o Oda decidiu desenvolver depois, mas, curiosamente, este foi literalmente o capítulo depois da revelação do Barba Negra! Seria uma simples coincidência? Ou um enredo preparado por 832 capítulos (mais de 19 anos!)?

Enquanto Teach olha para Buggy e Shanks, Shanks reage como uma pequena balão de silêncio. Afinal, essa é a primeira vez que eles se encontram, tendo seus destinos entrelaçados um dia no futuro, mas é interessante que Shanks já parece notar algo. Ainda assim, ele da uma resposta muito parecida com o Luffy, dizendo que ele está com inveja, já que teria muito mais tempo livre se não tivesse que dormir todas as noites.

Enquanto isso, o Roger, o Barba Branca e o Oden se reúnem em um lugar mais sossegado, onde o Roger revela… espera, o quê?! Finalmente, é revelado o nome da última ilha!!! Originalmente, Laugh Tale foi a ilha que acreditamos ser a última a ser indicada pela log pose, mas foi revelado durante o arco de Zou que Laugh Tale e a ilha final não são a mesma. A ilha no fim da Grand Line apenas mostra como é possível chegar a Laugh Tale. Mas agora, essa ilha tem um nome…

A ESTRELA NO FINAL DO CAMINHO: ROAD STAR

O nome em si é bastante interessante. No texto original em japonês, ele é escrito 水先星島 em kanji, mas a leitura é feita em katakana, sendo ロードスター. O kanji pode ser dividido em três partes: 水先 é “caminho” – ou mais especificamente o “curso” que um navio segue (ou a direção da correnteza), 星 significa “estrela” e 島 é “ilha”. Nesse sentido, o kanji pode ser lido como “ilha da estrela do curso”, enquanto em katakana, ロードスター é literalmente Road Star, ou “estrela do caminho” em inglês. Mas por que esse nome? Isso é fácil de explicar. Veja o quadro acima com o Roger: a forma como as ilhas estão dispostas pela Grand Line, ligadas umas às outras por linhas, dão o aspecto de um céu noturno – em que as ilhas representam estrelas e as linhas formam constelações. E com uma ilha no final em que todas essas linhas se convergem, é quase como se fosse um caminho de estrelas com seu destino final – o que faz sentido com a tradução do kanji. Mas por que foi usada a palavra “road” (mais usada para se referir a estradas) ao invés de “course” (mais associada a “curso”)? O provável é que seja uma associação com os Road Poneglyphs – Road Star é o lugar em que os viajantes (a princípio) aprendem a respeito da importância dessas pedras, sendo o início da estrada para localizá-las e enfim chegar a Laugh Tale.

Mas o fato de que Road Star é a última ilha é uma revelação ainda maior do que já parece ser à primeira vista. Vamos voltar um pouco: em Zou, o Inuarashi mencionou que aqueles que alcançam o destino final indicado pela log pose chegam a uma ilha (Road Star) onde podem aprender sobre a importância dos poneglyphs. Ele também afirma que, naquele lugar, são revelados detalhes sobre a civilização que gravou as mensagens nos poneglyphs (o clã Kouzuki) e pistas sobre como encontrar Laugh Tale com as quatro pedras. Neste capítulo, o Roger explica que foi lá que ele aprendeu sobre o envolvimento do clã Kouzuki (sendo a provável razão para ele querer que o Oden o acompanhasse), além de outras pistas.

Ainda não é claro como o Roger descobriu os detalhes a respeito da existência de Laugh Tale, o clã Kouzuki e todo o resto, especialmente considerando que tudo deveria estar escrito na linguagem dos poneglyphs e não no… idioma global do mundo de One Piece (não vamos entrar nesse assunto). Mas é provável que, sendo capaz de “ouvir a voz de todas as coisas”, o Roger pôde entender parcialmente essas pistas – e com isso, quis se encontrar com o Oden. Como explicado pelo Rayleigh e a Big Mom, ele podia compreender vagamente as pedras, mas não decifrar tudo o que elas informavam.

Mas algo realmente interessante sobre Road Star é a sua ligação com outra coisa que o Inuarashi disse, que também foi mencionada pelo Roger. Vamos por ordem: no capítulo 105, o Crocus revela a existência de Laugh Tale ao bando, sendo descrita como a ilha final para a qual a log pose iria eventualmente guiá-los. Durante as revelações em Zou, a Nami teve o bom senso de pedir ao Inuarashi que ele confirmasse se Laugh Tale era realmente a última ilha, e ele respondeu que o Crocus não teria nenhum motivo para mentir para eles a respeito disso. Isso porque o Inuarashi e o Nekomamushi nunca estiveram pessoalmente em Laugh Tale, já que eles saíram do bando antes que o Roger chegasse lá (mas já sabiam sobre os Road Poneglyphs graças ao conhecimento do Roger quando o conheceram) – então eles estão confiando na palavra do Crocus, que realmente esteve lá. E de fato, essa pode ser uma pista importantíssima para entender tudo. Há algo que eu não ouço quase ninguém falar a respeito e que me seguro para não falar desde que o capítulo saiu (já que nunca houve uma boa oportunidade), mas agora posso falar sobre isso. E se, no fim das contas…

…E se Laugh Tale e Road Star forem igualmente a última ilha?! Afinal, o Crocus disse que Laugh Tale é a última ilha, e o Inuarashi diz que ele não teria motivo para mentir. Então sempre achei o seguinte: e se Road Star é o destino indicado pelos quatro Road Poneglyphs, mas algo precisa ser feito para a verdadeira Laugh Tale aparecer – será que ela afundou, ou há outra forma de revelá-la em Road Star?  Deve haver alguma ligação depois de tudo o que já foi dito. Grand Line, Laugh Tale, Road Star, God Valley… tantos nomes tão simples, compostos por duas palavras pequenas… imagino se existe algum elo entre isso tudo.

O Roger também revela outro detalhe bem importante: ele afirma que existem lendas sobre um tesouro naquele lugar. Isso confirma, sem a menor dúvida, de que não foi ele quem deixou o One Piece nessa ilha; esse tesouro já existia muito antes dele. Tecnicamente, nós já sabíamos disso, sendo algo declarado de forma mais vaga em outras ocasiões, mas agora temos total certeza. O interessante é saber que não se trata de um tesouro desconhecido que o Roger acabou descobrindo, mas que é algo sobre o qual já haviam lendas, que provavelmente se originaram de testemunhos diretos da época do Século Vazio! Mas que tesouro é esse, afinal? Quem o deixou para trás? Qual é a razão da sua existência? O que é o One Piece?

Mas algo interessante já pode ser comentado sobre esse tesouro. Quando o Crocus introduziu Laugh Tale, o Usopp perguntou se o One Piece estava lá. O Crocus respondeu “Quem sabe? Essa é a teoria mais provável, mas ninguém esteve lá para confirmar.” Aqui ele poderia estar simplesmente incitando a curiosidade do bando, mas e se há alguma verdade maior nessa resposta? E se o Roger estava à beira de chegar a Laugh Tale, de encontrar o One Piece, mas acabou decidindo voltar atrás? Em uma cena do filme Stampede – que temos confirmação de que foi escrita pelo próprio Oda – o Roger afirma que ele e seu bando “chegaram cedo demais” depois que eles partem de Laugh Tale, algo que o Rayleigh também disse em Sabaody. Talvez, quando eles entenderam a Verdadeira História, eles perceberam que chegaram cedo demais para fazer o que precisava ser feito em Laugh Tale (indicado pela Verdadeira História) – e com isso, decidiram deixar que uma nova geração fizesse isso no lugar deles… hmmmm…

Mas opa, quando se trata dessa cena, temos um detalhe bem legal que tenho certeza que muitos fãs dedicados, além de mim, notaram imediatamente ao ler o capítulo:

A forma como Roger declara que quer se tornar o Rei dos Piratas é exatamente a mesma à de Luffy, na frente de Sabo e Ace, no capítulo 585. Porem, os detalhes vão muito além dos painéis e diálogos: Se você se olhar de pertinho, até os curativos no rosto são exatamente os mesmos.

Mas isso revela mais uma coisa. Roger já desejava se tornar o Rei dos Piratas e que era um titulo que ele mesmo escolheu e não um que recebeu depois. Da forma como Barba Branca reage, parece que o Roger inventou, como algo que já desejava ser e que mais tarde, se espalhou pelo mundo, inspirando muitos a procurar o One Piece e alcançar o título tão invejado que Roger havia dado a si mesmo!

Barba Branca fica puto da vida com Roger pedindo o Oden emprestado por 1 ano, fazendo com que os mares ao redor da ilha mudem, exatamente como ele fez em Marine Ford. Isso prova que ele já tinha seus poderes aqui e assumindo que Roger não comeu nenhuma akuma no mi, isso torna a luta contra o Barba Branca ainda mais impressionante (apesar do Barba Branca possa ter segurado seus poderes por conta da pequena ilha e de sua tripulação estar lá).

Oden considera a proposta de Roger, curioso se aquele encontro seria apenas mero acaso ou algum estranho trabalho do destino. Provavelmente isso está relacionado com a vontade dos D. e trazendo à tona a questão que se realmente Oden e Roger foram reunidos para fazer uma mudança na história.

Ainda que, é claro, Oda mostre o rosto enojado para mostrar como Barba Branca está se sentindo traído. Espero que esse rosto se torne recorrente na série!

Enfim, com o fim dessa cena, vamos falar sobre algumas coisas. Primeiramente, esse capítulo prova que essa não é a mesma cena do rápido flashback de pouco antes da morte do Barba Branca, onde vimos os dois bebendo sakê. Isso meio que faz sentido, já que o Roger provavelmente aprendeu sobre a Determinação dos D. apenas quando descobriu a História Verdadeira. Isso deve ter acontecido em uma última ocasião, talvez até depois do desmanche dos Piratas Roger, entre seus últimos meses de vida. É particularmente interessante de se pensar sobre isso, já que quando ele se encontra novamente com o Barba Branca, o Oden já deve ter partido do bando (provavelmente para voltar a Wano, possivelmente após ter ouvido alguns detalhes da História Verdadeira), o que tornaria a situação ainda mais estranha entre esses dois.

Em segundo lugar, eu acho interessante que o Barba Branca tenha uma pequena bandagem no lado esquerdo de seu peitoral. Está apenas em um só painel, então talvez seja um erro, mas é curioso que essa bandagem está quase na mesma posição e tem o mesmo formato de uma de suas poucas cicatrizes, então talvez ele tenha sofrido um pequeno machucado nesse encontro. Se esse for o caso, olha, o Roger é um monstro!

Capítulo 966 e Capítulo 104

E finalmente, podemos apreciar que o Oda manteve o formato da Red Line consistente mesmo após centenas de capítulos? Olha isso! É o mesmo!

Olha, o Vista está se curvando, embora pareça mais sua pose em T…

Os dois minks e o Izou parecem ter decidido esperar o retorno do Oden para o bando (um pouco forçado, mas isso explicaria porque as coisas são como são). Sabemos que o cão e o gato depois se enfiaram no navio do Roger (falo disso depois), mas ao menos agora entendemos porque o Izou ficou para trás: Como eu especulei, foi apenas um acidente. Ele apenas queria esperar o retorno do Oden, o que acabou não acontecendo, e o Oden nunca mais se encontrou novamente com o Bando do Barba Branca.

Aliás, o Oden está segurando três pedaços de papel enquanto fala sobre como eles se tornaram incríveis piratas. Provavelmente eles são seus cartazes de recompensa, já que os três devem ter conseguido recompensas também, afinal eles são do Bando do Barba Branca. Me pergunto quais seriam os valores deles, e o mesmo vale para o Oden…

É fascinante o quão longe o Barba Branca foi com o Oden. No começo ele não o queria de forma alguma, achando que seu desejo de liderar seria um problema. Porém, apesar disso, o Oden sacrificou seus sonhos pela Toki e até mostrou descontentamento com a ideia de liderar a Segunda Divisão, provando que o Barba Branca estava errado. Embora ele seja meio ranzinza quanto a isso, ele claramente se importa com o Oden e até força o bando a devolver os suprimentos dados pelo Roger como forma de agradecimento.

O Oro Jackson parte, com o Oden a bordo. Há alguns detalhes maneiros aqui: Embora já estivesse ali há dois capítulos, eu falhei em mencionar a presença do enorme ovo no navio, já que isso aconteceu após a batalha de Edd War contra o Shiki (afinal, ele já estava lá mesmo antes da batalha). Outra coisa, a vela da frente tem “GOL D ROGER” escrito nela, algo que nunca tínhamos visto no Oro Jackson (igual ao “BARBA BRANCA” no Moby Dick), o que parece então ter sido adicionado apenas recentemente. Nas últimas aparições também não vimos a Jolly Roger do Roger nas velas, algo que lembra os navios do Luffy.

Toki as duas crianças seguiram o Oden, o que faz bastante sentido. Os comentários do Roger falando de bebês são bem interessantes, embora eu me pergunte se ele estava apenas brincando e falando besteira ou tem algo a mais nisso tudo. Além disso, assim como eu suspeitava há bastante tempo e expliquei durante todo aquele lance de viagem no tempo, nós finalmente temos a cena do Momo conhecendo o Roger.

Quem será o Rei dos Piratas?! É o titio Roger!!!

Aliás, as roupas deles estão bem mais parecidas com as atuais!

O Inuarashi e o Nekomamushi entram a bordo, e como eu falei, isso explica porque o Izou foi o único a ficar para trás. Isso finalmente esclarece toda a timeline do que aconteceu durante suas vidas, então vamos fazer uma rápida recapitulação para então explicar tudo o que aconteceu ao gato e ao cão:

  • Primeiramente, aos 7 anos, eles deixaram Zou como crianças e foram para Wano. Eles se tornaram retentores do Oden.
  • 30 anos atrás, com 10 anos, eles foram para o Moby Dick e viajaram juntos do Oden e do Barba Branca.
  • Então, com 26 anos, tendo 14 anos cada, eles foram para o Oro Jackson e viajaram tanto com o Oden quanto com o Roger.

É após esse momento que as coisas ficam meio nebulosas, mas tudo finalmente começou a fazer sentido. Os dois mencionaram no Capítulo 920 que visitaram tanto a Ilha do Céu quanto a Ilha dos Tritões, a primeira aparecendo neste capítulo. Então, foi dito que em algum momento eles tiveram que deixar o bando devido a um acidente, de forma que nunca chegaram a Laugh Tale, aparecendo novamente já em Wano, onde presenciaram a morte do Oden. Porém, é claro que tudo se encaixa! Quando o Roger visitou Wano em busca do Road Poneglyph (Kin’emon já disse que viu o Roger), é possível que o cão e o gato foram deixados para trás por algum motivo, perdendo assim a viagem até Laugh Tale. Eles esperaram até o retorno do Oden e depois presenciaram sua morte, gerando assim a infinita rixa entre os dois, já que não foram capazes de salvá-lo, sendo forçados a retornar para Zou. É tão bom ter tudo isso agora de forma clara!

Quanto a idades, já que estamos 26 anos no passado, vamos listar o tempo de vida de quem conhecemos a idade:

Oden está com 31 anos, Toki está com 30, Momo tem 2, Hiyori está com 0, Barba Branca tem 48 e, como mencionado anteriormente, Roger está com 51, Rayleigh com 52, Crocus com 47 e Shanks e Buggy com 13.

Mais uma vez vemos vários dos membros do bando do Roger, do grande tritão, o cara com cabelo de noz, aquele com um elmo de gladiador, aquele com as asas de morcego, o cara com aparência do século 18, o cara que parece um marinheiro e, veja só, algumas moças também! (uma delas, curiosamente, tem chifres!

O bando do Roger chega a uma ilha próxima… E hey, claramente é Mock Town! Faz tempo que não víamos ela! Porém, isso significa que eles chegaram a Jaya, tornando o próximo destino… Skypiea!!!

Oden logo é aceito pelo bando e eles se juntam no navio para comer… Veja só, mais Oden! Dá até pra ver o Shanks e o Buggy se acabando em comida no canto!

Ei, e aí cara! Percebo que você gosta do Oden também!

Esse painel pode parecer meio confuso de começo, para aqueles que não estão acostumado com essa mídia, mas nessa cena temos o Oden imitando uma tradicional pose kabuki. Yo-yo!

Crocus traz o tópico de que o Roger só tem mais um ano de vida. Isso é muito estranho, já que esse flashback acontece dois anos antes do Roger ter morrido realmente (ficou claro que isso está se passando há 26 anos, sem termos qualquer timeskip acontecendo), então me pergunto se ele acabou sobrevivendo um a mais que a expectativa.

Aliás, como vimos algumas vezes antes na série (como no flashback do Chopper), a cruz medicinal em One Piece é feita com duas linhas se cruzando na diagonal, diferente do que vemos no mundo real onde o símbolo seria com uma linha na vertical e uma na horizontal.

A forma como os Piratas Roger chegam a Skypiea é absurdamente igual a como os Chapéus de Palha chegaram anos atrás, lá no capítulo 239. O Oda até desenhou muitas das nuvens estando na mesma posição do painel de antigamente! Que insano!

Todos olham assustados para Skypiea, com o Buggy agarrando o chapéu do Shanks em choque. Um detalhe curioso é que esses quatro dedos foram os mesmos que no futuro ele usaria para agarrar as facas que perfurariam esse mesmo chapéu, inclusive no mesmo lugar! Até a mão é a mesma! Quanto detalhe! O Oda é um Deus!

Assim como foi mostrado para nós lá em Skypiea, o Roger encontrou o Sino Dourado. Nesse caso, fica claro que ele encontrou por “ouvir a voz dele” (habilidade essa que, não se esqueçam, sabemos que o Oden também chegou a desenvolver pois ele conseguia entender a Zunisha).

Entre os outros membros do Roger temos alguns muito grandes. Porém, mesmo tendo esses como comparação, parece que havia um gigante no bando! Como ele entrava no navio? É a primeira vez que vemos ele!

E ali está o Oden!

E, claro, como nós havíamos especulado, foi o Oden quem deixou aquela icônica mensagem no sino, que vimos lá no arco de Skypiea sendo lida pela Robin! O Roger pegou todas as mensagens do Rio Poneglyph e as “entregou” em Laugh Tale, aonde ele finalmente completou tudo o que faltava e revelou a História Verdadeira. Dessa forma, faz todo sentido ele ter começado isso aqui, já que foi onde conseguiu o Oden!

Ufa, finalmente acabamos, né? Claro que não! Há mais uma coisa que eu gostaria de fazer antes de terminar o HDO da semana: Quero falar sobre uma cronologia não-oficial da vida do Roger, já que esse capítulo nos ajuda a entender mais ou menos como todos os eventos de sua vida se passaram.

  • Primeiramente, o Roger nasceu em Loguetown há 77 anos (tendo o presente como referência, no tempo do Luffy). O Garp já mencionou que o Roger teve uma infância difícil. Foi isso que ele sempre desejou proteger aqueles que ele amava. Não temos detalhes, mas sabemos que em determinada idade (provavelmente próxima à do Luffy) ele partiu como um pirata e encontrou primeiramente o Rayleigh.
  • Ele viajou pelos mares como um novato. O Brook diz ter lembranças de um novato chamado Roger há mais de 50 anos, antes de ter ficado preso no Florian Triangle, que foi quando o Roger tinha lá seus 20 e tantos anos, viajando pelos mares pela primeira vez.
  • Então, 13 anos antes do flashback atual, ou 39 anos antes do presente, um Roger de 38 anos conseguiu algo impossível. Ele conquistou a Grand Line chegando ao final do Pose, em Road Star. Porém, foi nesse momento que ele percebeu que sua jornada ainda não havia acabado.
  • Apenas um ano depois, há 38 anos, o Roger de 39 anos lutou na batalha contra os Rocks em God Valley, sendo uma parte chave da história do incidente, terminando a Era dos Rocks e começando a sua própria.
  • 30 anos atrás, com 47 anos de idade, o Roger descobre o Oden e deseja recrutá-lo (aquele momento que vimos há alguns capítulos).
  • 27 anos atrás, com 50 anos, o Roger participa da Batalha de Edd War, lutando contra o Shiki, um pirata lendário na época, sobrevivendo no fim.
  • 26 anos atrás, com 51 anos, no atual momento do flashback, o Roger consegue recrutar o Oden. Ele chega a Skypiea e começa a “entregar” os Rio Poneglyphs (ou seja, juntar todas as histórias deles) à Laugh Tale.
  • Como ele está na parte do Paraíso da Grand Line, e com o que eu já mencionei, eles provavelmente passaram pela Ilha dos Tritões, o que possivelmente será mencionado logo logo no flashback.

Sabemos que ele foi atrás dos Road Poneglyphs, o que significa que ele foi à Zou (provavelmente com a ajuda do Inuarashi e do Nekomamushi) e conheceu o jovem Pedro. Foi então a Wano (aonde conheceu o Kin’emon e os outros e onde provavelmente deixou o gato e o cão para trás). Foi também para Whole Cake, onde roubou o Road Poneglyph da Big Mom ao “ouvir” ele, como ela mencionou) e então achou o último Road Poneglyph, que segue desconhecido para nós.

  • Depois da incrível jornada de um ano, há 25 anos, com 52 anos de idade, ele finalmente chegou a Laugh Tale. Se ele de fato achou o One Piece ou não, se encontrou apenas lá ou não, não sabemos, mas ao menos temos a certeza de que ele passou a ser chamado de Rei dos Piratas, assim como ele desejava.
  • Durante o próximo ano o bando se desfez, com o Oden retornando a Wano. Roger encontrou o Barba Branca uma última vez e passou um certo tempo com a Rouge também. Após tudo isso, ele finalmente se entregou para a Marinha e foi executado em sua cidade natal, iniciando assim a Grande Era dos Piratas.

Ufa! Que grande aventura foi sua vida! E só estamos começando! Daqui em diante teremos muitas outras aventuras e buscas pelos Road Poneglyphs! Eu não fico tão empolgado com One Piece há muito tempo! Aqui começa nossa jornada com o Rei dos Piratas!


WOW! Que HDO… Artur pegou pesado nos detalhes essa semana!

Esse é possivelmente o último HDO de 2019 e gostaria muito de agradecer a todos que estiveram aqui semanalmente. É sensacional trazer esse tipo de conteúdo localizado, com links e organizado para os fãs brasileiros.

Tem toda uma equipe que se esforça pra trazer o HDO semanalmente e espero que vocês tenham curtido isso! Ano que vem, vamos continuar e tentar melhorar. Temos planos >=D Então, continuem com a gente!

Mas sobre o capítulo… Que monstro, hein? Cheio dos Foreshadowing. Essa dica sobre os poderes do Barba Negra é intrigante. Esse caminho das estrelas do Roger também me deixou bolado (me lembrei do caminho das estrelas do Super Mario de SNES =P). Roger cada vez mais lembra o Luffy. Barba Negra estava seguindo os passos de Roger, indo para Skypiea?

Como é o final do ano, vamos a uma enquete sobre One Piece em 2019?

HDO 966: O que achou de One Piece em 2019?

Ver Resultado

AH, gravamos um Pautinha de natal! Escuta lá, falamos de tudo um pouco sobre o capítulo 966! Escuta lá =D


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)