Vamos lá para o HDO do capítulo 960. Já temos spoilers do 961, porem, temos algumas informações interessantes aqui que valem demais a leitura!
Como diria o Kawamatsu… Que homem, esse tal de Oden =3
Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur
Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Baruch, Dylan, Mr. Caio e Brazillian Cara
Diagramação: Baruch, Mr. Caio e Dylan
Créditos: The Library of Ohara
Bege e seu bando passam “discretamente” pelas ruas de Dressrosa na esperança de achar Lola, e ele confunde duas mulheres com Chiffon e Lola por causa do estilo do cabelo. Ele usa óculos de sol para tentar evitar chamar atenção (nós os vimos antes no arco de Zou), ele também está com um bigode falso que lembra um pouco o do Barba Branca. Atrás dele podemos ver Gotti (estranhamente romanizado como “Gotty” em sua roupa) também tentando obter informações usando um chapéu para esconder sua identidade. Atrás deles podemos ver as estátuas de Kyros, Usopp e Lucy (com Norland escondido atrás deles), é estranho que não vimos a reação de Bege a isso, mesmo que ele não tenha reconhecido Luffy por causa do elmo e da barba.
O que é curioso de se pensar é que Bege possui uma foto atual da Lola, como ele conseguiu? Quando Lola deixou Totto Land ela parecia um pouco diferente, então essa tem que ser uma foto recente. Será que ele a ganhou do músico que encontraram na entrada de Dressrosa?
O narrador fala sobre quão diferente Wano do passado costumava ser, com grandes vegetações e uma vasta fauna e nenhuma poluição. Oda ilustra isso mostrando diferentes animais, todos parecendo bem felizes mostrando que não havia problemas ali.
Nos é apresentada a Tsurujou, que, confirmado brevemente, é na verdade a O-Tsuru jovem! Este é o seu verdadeiro nome, igual O-kiku sendo Kikunojou. O motivo disso é que muitos nomes femininos no Japão eram abreviados e o honorífico “O” era adicionado a eles. Parece que naquela época ela era uma garota da casa de chá igual a O-kiku se tornaria anos depois.
Sabíamos que sua idade era próxima à de Kin’emon (adicionando os 20 anos do salto temporal), podemos ver que há 41 anos ela tinha por volta dos 20 anos. Isso significa que atualmente ela tem mais ou menos sessenta anos, juntando ao grupo que “envelheceu bem” junto com a Shakky.
Vocês conseguem reconhecer esses caras? Sim, eles pareciam bem diferentes antes, mas estes são Bingou, Bongou e Bungou, os três criminosos que foram enganados pela Komurasaki e exilados na cidade Ebisu! Antes eles pareciam ser bem mais honestos, mas já andavam por aí fazendo trabalhos juntos.
Também podemos ver o Kin’emon, O-Tsuru o repreende por roubar seu dinheiro. Ele não era mais do que um baderneiro, andando por aí com um kimono rasgado e com seu cabelo tingido. Ele revela que é amigo de O-Tsuru desde a infância. Nós vemos ela sendo bastante agressiva com ele, igual ela foi com a O-Tama quando ela recusou o o-shiruko.
A propósito, a abertura deste capítulo me lembra muito uma peça kabuki que assisti quando estava no Japão. O jeito que começa, a cena na casa de chá, é tudo muito similar. Todas as partes do capítulo têm muito essa vibe kabuki.
As inscrições sobre a loja de O-Tsuru são “あまざけ” (amazake, uma bebida à base de saquê), “おだんご” (o-dango) e “おにぎり” (onigiri, bolinho de arroz).
Já que a O-Tsuru pegou as roupas de Kin’emon, ele sai apenas com sua tanga. Nela está o kanji “錦”, que usualmente representa uma roupa de alta qualidade. Talvez isso foi feito para ser sarcástico, já que uma tanga não é algo de tanta qualidade assim. Contudo isso pode ter outro significado, já que a primeira parte do kanji (sendo o kanji para ouro), pode ser lido como “kin”, assim como o nome de Kin’emon. Também podemos pensar que kin seja parte da palavra “kintama”, que significa “bolas”, exatamente aquilo que a tanga está tampando!
Apesar de ter conseguido pegar o precioso javali, Kin’emon começa a espirrar, já que acabou sem praticamente nada, exceto sua roupa de baixo, obrigando-o a roubar até mesmo as roupas dos outros.
Finalmente somos apresentados ao ex-Shogun de Wano, Kouzuki Sukiyaki! Como falamos antes, o Sukiyaki parece ter sido um rei justo e gentil, que queria muito cuidar do Oden, mas acabou se dando um pouco mal por conta das atitudes ruins do pirralho. Tirando as pétalas de cerejeiras em seu quimono e as flores na sua capa, não há muito mais o que comentar sobre ele. Há, porém, algo a mais a se falar, sendo que o rosto do Sukiyaki é incrivelmente familiar. Depois de pensar um pouco eu acabei percebendo que o rosto dele é muito parecido com o rosto dos personagens de fillers que vimos há algum tempo, o Compacino e o Brindo. Isso, obviamente, deve ser apenas uma coincidência, mas ainda assim é algo curioso de apontar.
Temos ainda esse conselheiro do Sukiyaki, que tem uma aparência bem americanizada. Ele deve agir mais ou menos como o Fukurokuju age em relação ao Orochi. A aparência de norte-americano é ainda mais enfatizada pelo seu cabelo bagunçado, os óculos escuros, o bigodinho e o brinco em uma das orelhas. É curioso ver como, apesar de Wano não ter tanta tecnologia naquela época, ainda era possível fazer algo tão delicado quanto um óculos de sol, sendo inclusive um que parece bem moderno (também vemos óculos de sol mais para frente com o Hyougorou e o Denjirou, mas não tão modernos quanto esse.
O conselheiro começa a enumerar os feitos do jovem Oden:
- Com apenas alguns meses, ele foi capaz de atirar uma das amas pro outro lado da sala, mostrando uma força sobre-humana desde cedo.
- Com dois anos, ele era rápido o suficiente para pegar dois coelhos ao mesmo tempo.
- Com quatro anos, ele podia levantar uma rocha grande o suficiente para esmagar um urso. Considerando a força de um urso, essa rocha deve ter sido enorme. Isso me lembra muito da Linlin matando um urso com um soco. Apesar do feito do Oden não ser tão incrível quanto o dela, ainda assim não fica muito atrás.
- Com seis anos ele já frequentava bordéis. Cacete, bicho…
- Com oito anos ele já bebia o suficiente para ficar bêbado, a ponto da Yakuza banir ele no ano seguinte.
- Com dez, ele foi preso por quase ter matado alguém e foi condenado a trabalhar em uma pedreira (provavelmente a que no futuro se tornaria Udon)
- Ele se tornou o líder da pedreira unicamente por ganhar promoção após promoção.
- Com 14 anos, ele desviou um rio para ajudar a capital, mas acabou inundando-a por acidente. Ele tentou escapar, mas falhou.
- Com 15 anos, escondido nas montanhas, ele tomou um templo e transformou ele em uma mansão harém, começando uma revolta hárem. Meu deus.
- E o Oden agora tem 18 anos, ainda tentando fugir e causando trabalho.
Além disso, como veremos mais pra frente no capítulo, o Oden conheceu primeiro o Kin’emon e o Denjirou, os primeiros do grupo de leais servos que ele teria mais pra frente. Parece também que, por essa época, ele também derrotou um gigantesco javali da montanha na capital. Depois disso ele começou a lutar contra os vândalos de Kuri, aonde ele derrotou e recrutou o Ashura Douji e transformou Kuri em uma região próspera.
Aliás, percebam o símbolo dos Kouzuki na roupa do conselheiro.
Outra coisa, percebam que ele já está usando a Enma nesse quadro, sem nenhuma dificuldade. Com dez anos! Caramba, ele era um monstro!
Também podemos ver naquele painel e neste que ele já dominava seu estilo nitouryuu (duas espadas), desde pelo menos os 10 anos de idade, provavelmente usando a Ame-no-habakiri também.
Somos informados de como o Hyougorou tentou evitar qualquer conflito, o que combina com sua fama de mantenedor da paz na Capital. Ainda assim, as loucuras do Oden eram tão fortes que até ele entrou na luta.
Sendo assim, o Sukiyaki entrega para seu conselheiro uma carta que diz que o Oden foi deserdado. Esse é um evento que foi referenciado lá no capítulo 942, quando foi dito que o Oden tinha sido deserdado, o que significa que aquilo aconteceu depois do flashback inicial.
Podemos ver o Hyougorou mais jovem, em pessoa, em toda a glória do seu cabelo em chamas. Na sua capa ele tem uma marca similar a dos Kouzuki, igual à que o Luffytarou tem em sua armadura Kabuto. Ainda podemos ver sua icônica lâmina, tendo uma guarda em formato de flor, combinando com seu epíteto.
Aliás, falando da Yakuza, Kin’emon e a gangue Bingou mencionaram a “família Kurokoma”, sendo liderada pelo que parece ser um Yakuza de nome Kurokoma (que tecnicamente seria traduzido para “pedaço negro”). Parece ser um outro yakuza da capital que tentava competir com o Hyougorou.
Somos finalmente apresentados da maneira correta ao Denjirou. Ao menos oficialmente, e não de forma misteriosa como com o Kyoushirou. Nesse caso, ele ainda está muito jovem, sendo um astuto órfão que usa sua esperteza para enganar comerciantes. O interessante desse Denjirou é que ele parece muito diferente do Kyoushirou (assumindo que a abertura não está incorreta, o que eu duvido estar), mas ele parece muito com o rabisco do “Denjirou velho” que o Oda já fez, que por sua vez lembra bastante o Kyoushirou. Aqui, seu rabo de cavalo ainda estava bem pequeno, diferente do que vemos no flashback que mostra todos os Bainhas-Vermelhas mais novos, o que faz sentido aqui já que o Oden não havia recrutado eles ainda.
Enfim… Podemos falar um pouco da aparência dele? Sim, é muito claro pelo seu rosto que o Denjirou lembra muito… o Koushiro, o mestre do dojo do Zoro. Os dois são muito, muito parecidos, então será que seriam a mesma pessoa? Bem, eu não sei. De certa forma é possível, mas como o Oda sempre fala do grupo do Koushiro deixando Wano e indo para o East Blue “há algumas décadas”, então é difícil assumir que isso aconteceu há só 20 anos, já que sabemos que o Denjirou estava presente em Wano pelo menos até esse período. De toda forma, é mais provável que o Koushiro e o Denjirou tenham alguma relação, possivelmente sendo parentes em algum nível.
Tem algo que promove a possibilidade de ele ser o Koushirou: o fato de que a espada nas costas dele é parecida – muito parecida – com a Wado Ichimonji (embora bem menor). Porém, é dito que aquele que a forjou, Kouzaburou (que supostamente é o pai do Koushirou, já que os nomes deles formam um trocadilho em japonês com “terceiro” e “quarto”), deixou o país 50 anos atrás. Então acho mais provável que o Denjirou seja o Kyoushirou (como sugerido pela introdução), enquanto o Koushirou pode ser um irmão ou algo parecido, sendo o Kouzaburou um elo entre os dois e suas similaridades (apesar de o Kyoushirou ter mudado bem mais com a idade, o esboço do Oda em que ele aparece sem o traje o torna bem mais parecido com essa aparição do Denjirou). Isso sem mencionar como os nomes são quase iguais!
Seguimos então para outra cena no crematório da capital, onde finalmente encontramos...
Kouzuki Oden! Finalmente podemos esquecer a silhueta e ver como ele realmente se parece! Ele está com 18 anos, então ainda não tem o bigode sugerido em outras ocasiões, mas pelo menos temos uma imagem discernível. Descobrimos aqui que o chapéu achatado que ele está usando… é o próprio cabelo. E é impressão minha, ou as feições dele são parecidas com as do Raizou? Em todo caso, aqui vemos ele cozinhando e comendo oden sobre um cadáver recém-cremado, um ato tão sacrílego e absurdo que chega a ser ridículo. Mas então é revelado a todos que o falecido – Katsuzou – era um velho conhecido do Oden, que fez questão de ter uma última refeição com o amigo. A sua camaradagem e disposição durona deixam as mulheres no local apaixonadas.
Ele até segura diretamente a panela fervente de oden para beber o caldo, queimando a mão e a garganta, e sai andando como se nada tivesse acontecido. Dizem que certas pessoas têm coragem e resistência suficiente para engolir pratos ainda quentes de ramen e oden, mas tomar o caldo direto da panela no fogo? Que homem!
Como mencionei, a macheza do Oden é suficiente para encantar as mulheres no funeral, incluindo a neta desconsolada do Katsuzou.
Então vemos este homem, que parece ser um subordinado do Sukiyaki, que provavelmente veio entregar a mensagem de que ele foi deserdado. Considerando que o Oden tem seu primeiro encontro com o Kinemon e o Denjirou no final do capítulo, podemos dizer que ele ainda não tem nenhum vassalo dedicado.
O sino de incêndio começa a ser tocado; isso é algo que vimos antes em Bakura, no capítulo 917, quando o golpe final do Luffytarou contra o Urashima causou um incêndio.
O Denjirou menciona uma lenda sobre javalis grandes como montanhas, e é aqui que lembramos que a gangue do Bingou havia falado sobre uma montanha que parecia se mover e grunhir, e que a O-Tsuru afirmou que era um deus da montanha. É evidente que a captura do filhote de javali invocou a ira de seu pai/mãe, que o seguiu até a capital.
Há vários mitos sobre grandes javalis, mas aquele que me vem em mente no momento é o conto do Javali de Erimanto, um dos doze trabalhos que o Hércules precisou desafiar para pagar pelos seus crimes. Isso porque muitas das façanhas sobre-humanas do Hércules são absurdamente parecidas com as do Oden; um exemplo foi quando ele, ainda bebê, estrangulou duas cobras levadas ao seu berço e as atirou para o outro lado do quarto (essa última parte não é familiar?).
E similarmente, o herói grego enfrentou e capturou o enorme e violento javali em seu quarto trabalho, então imagino se o Oda foi parcialmente inspirado por essas lendas ao elaborar os feitos exagerados do Oden – mas obviamente, dando o seu próprio toque; o Javali de Erimanto era um pouco maior do que uma pessoa, mas a criatura em Wano é do tamanho de uma montanha! Será que o Oden vai ser capaz de vencê-lo? (Mas que pergunta é essa, é claro que vai.)
Fomos apresentados ao incrível Kouzuki Oden com estilo! O cara tem uma grandiosa lista de feitos e eu gostaria de complementa-la aqui! NO FINAL DO POST!
Sobre a semelhança de Oden com Hércules, vale o comentário do tradutor Brazillian Cara: outro exemplo foi quando o Hércules desviou dois rios para lavar os estábulos do rei Aúgias.
Gostei de ver o resultado da enquete do HDO 959. Pessoalmente, acho que esse flashback vai durar mais que 5 capítulos, mas logo vamos descobrir. Esse passado de Wano ta ficando cada vez mais interessante e vai ser legal ver o encontro de Oden e Roger. Esperando pacientemente por isso =3
*No gif de hoje, temos Oden e Kin’emon =D
Feitos de Kouzuki Oden
- Uma vez Oden encontrou um jovem chorando. Preocupado, perguntou ao jovem o motivo de seu choro. Ele disse: “Eu não tenho uma família” e Oden respondeu: “Se você não tem uma família, você pode construir a sua você mesmo.” O menino não era ninguém menos que Edward Newgate (Barba Branca).
- Os professores precisavam levantar a mão para falar com Oden.
- Diz a lenda que Oden chutou a terra e ela gira até hoje.
- Oden ajudou as enfermeiras no seu parto.
- Oden é tão talentoso que consegue iniciar um incêndio esfregando dois gelos.
- Certa vez Oden levou uma facada nos olhos. A faca ficou cega.
- Quando Oden nasceu, quem levou tapa na bunda foi o médico.
- Quando Oden era criança, os pais dele iam dormir em sua cama quando estavam com medo.
- Uma vez Oden pintou uma tela de azul, hoje ela é conhecida como o céu
- Quando Oden vai em sua casa, você é o convidado.
- Uma vez Oden acendeu uma fogueira, hoje em dia conhecida como sol.
- Uma vez Oden cortou uma cebola. A cebola chorou tanto que as lágrimas se acumularam no solo, surgindo assim os rios de Wano.
- Uma vez Oden ensinou um jovem a usar Haki do Armamento, esse jovem era Silver Rayleigh.
- Certa vez Oden foi interrogado. O interrogador confessou tudo.
- Oden ficou muito doente na infância e acabou perdendo dois dias de aula, dando início ao sábado e domingo.
- Uma vez Oden apostou uma queda de braço com o Barba Branca, quem perdesse usava a um bigode estranho e raspava a barba.
- Quando criança, Oden decidiu construir umas armas para brincar. Hoje são conhecidas como Pluton, Poseidon e Uranus.
UFA… Acho que são esses. Se tiverem mais feitos do Oden, postem nos comentários. Vamos contribuir com essa lenda!
*Kibei a lista da interwebs e algumas foram adaptadas, como podem perceber =P
POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!
Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!
Recomendamos
Pauta Secreta #079 - O passado de Kouzuki Oden! - Capítulo 960
HEYA!!! Hoje vamos falar do nosso querido Kouzuki Oden. O Chuck Norris de One Piece! Fiquem atentos ao Haki da Observação de amanhã que vai ser legal =333 Ahhhh, estamos curiosos pra saber o que acharam sobre algumas ideias jogadas durante...
Mangá 960 - Kouzuki Oden Aparece
Que Homão da Porra É Esse Oden!!! Spoilers Capítulo 960: Kouzuki Oden Aparece - Este flashback conta principalmente sobre a história do período próspero do pa�...
Mangá 961 - O Incidente do Deus da Montanha
O Mangá do Zoro 2.0!!! Divirtam-se!!! Spoilers Capítulo 961: O Incidente do Deus da Montanha - O ataque do javali Deus da Montanha continuou e houve muito caos. To...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)