Haki da Observação

Capítulo #959 - Samurai

Por COMENTÁRIOS

Wooot!
Vamos a mais um HDO! Dessa vez falando do capítulo 959.
Tivemos alguns pontos valiosos a destacar. Convido vocês a ler até o fim.

Fica, vai ter bolo =D

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio e Brazillian Cara
Diagramação: Baruch, Mr. Caio e Dylan

Créditos: The Library of Ohara


Bege e seu grupo entram em Dressrosa por trás dos muros de pedra, encontrando uma paisagem muito diferente do que esperavam. Embora o país esteja em recuperação (como mostrado pelas construções ao fundo, que já estão reconstruídas, com ainda mais prédio muito provavelmente sendo construídos), ainda assim ela não está completamente recuperada, com poucas casas presentes e podendo ver o chão ainda cortado pelos fios. O platô do Comandante Pica segue intacto ao fundo, já que não tem forma de mudar ele. Como vimos no capítulo 805, os espinhos criados pelo Charlestone do Pica foram cortados por serem considerados um perigo. Dada a aparência de guerra ainda presente na ilha, o Bege está preparado para lutar com uma arma em mãos, mas é capaz dele baixar a guarda e até simpatizar com os habitantes da ilha quando entender que não tem nada de ruim acontecendo.

A cena no começo desse capítulo é, na realidade, uma recriação perfeita da cena que aparece no capítulo 955, quando o Kin’emon se reuniou com todos e avisou para se encontrarem no porto. Nesse caso, porém, temos só um outro executivo que não aquele de Udon, sendo do Tsunagorou e o O-Cho.
Aliás, como indicado pelas folhas do outono, o grupo do Tsunagorou deve estar em Hakumai.

Mas calma aí… Nesse painel com o O-Chou, nós vemos um cara com um clássico chapéu japonês chamado Komuso, então será que esse é… o Law? Eu duvido, sendo que acho que é só algum cara aleatório (já que estamos em Wano e esses chapéus devem ser comuns), mas ainda assim achei justo ao menos mencioná-lo.

Dentre os Minks nós temos várias faces familiares, sendo possível reconhecer boa parte dos mosqueteiros que vimos em Zou.

Os Minks e os habitantes de Wano tem se dado bem, como visto por esses dois caras se abraçando.

O Usohachi finalmente está usando sua clássica munhequeira novamente! Yay! Ele também parece ter largado sua barba falsa, embora eu ache que ele provavelmente vai mudar de visual para batalha de Onigashima. O sapinho também parece bem empolgado!

Os prisioneiros tentam tirar o que conseguem da prisão para usar como arma. Como aqui era uma fábrica, muitos desses itens não foram feitos para serem usados como arma, como por exemplo essa serra. Como se trata de algo afiado, ainda dá pra ser usado como arma em batalha.

Finalmente vemos o Jibuemon novamente! Não houve lá uma grande revelação sobre ele como muitos esperavam, mas ao menos é bom vê-lo de volta. Dá até para ver ao lado dele o senhor de rosto alongado que sempre apoiou o Oden.

Nesse quadro podemos ver um pouco dos navios recuperados pelo Franosuke e seu time, com a proa desses navios sendo bonita e ornamentada como os reais Atakebune, os navios nos quais estes foram inspirados.

O Franosuke diz que fizeram navios para levar até 5 mil pessoas, 800 a mais do que as forças atuais. Parece que aquela promessa absurda de fazer navios para 100 mil pessoas não se concretizou.

Temos ainda mais rostos familiares nos Minks, incluindo o Ancião Yomo e a Milky, a rena pela qual o Chopperemon se apaixonou!

Hitetsu presenteia o grupo com armaduras. Parece que ele escondeu muitas coisas aqui, incluindo quatro Meito (a que está em sua cintura, a Nidai, a Enma e a Ame-no-habakiri), e ainda esse conjunto de armaduras Kabuto, escondidas em ricas caixas pretas.

Beben!!! Luffytarou sempre foi um fã de armaduras Kabuto e até falou para o Hitetsu, no começo do arco, que adoraria vestir uma armadura Kabuto, tornando assim uma armadura Kabuto a roupa oficial do ataque à Onigashima, uma combinação perfeita para a situação! Até o Honekichi e o Chopperemon ganharam armaduras próprias (não me pergunte porque diabos o Hitetsu teria uma armadura do tamanho do Chopper guardada lá, mas enfim), todas elas com espadas acompanhando o conjunto. Como vocês já devem saber, Kabuto é uma referência a um tipo específico de capacete japonês, que mais pra frente virou um símbolo da tradicional armadura usada no período feudal pelos samurais da época. O nome vem do besouro kabuto, também conhecido como “rinoceronte japonês”, que é conhecido por ter um chifre que se divide em dois, igual ao chifre central de um capacete kabuto. No caso do Honekichi é muito parecido com o de um kabuto real, embora no caso do Luffy pareça mais como um besouro kuwagata. Por outro lado, o chifre do Chopper lembra mais o de uma rena, o que é um toque muito legal.

Agora, o detalhe mais legal aqui é que, igual muitos como eu especulavam, a armadura do Luffy é baseada na capa que vimos lá atrás, no capítulo 310! Oda desenhou o Luffy com uma armadura samurai há incríveis 649 capítulos (em 2004, 15 anos atrás e 68% no passado se considerarmos o tempo de serialização da série). Se olhar para a calça, dá pra ver até mesmo um símbolo que, tirando algumas diferenças, é muito parecido com o da família Kouzuki! (que muitos, como eu, que até citei no HDO daquela época, notaram que parecia muito com o símbolo que o Kin’emon carrega desde Zou) É muito provável que o Oda não tinha nada dos Kouzuki pronto e escrito na pedra naquela época, sendo que Wano provavelmente era só uma ideia em sua cabeça até então, sendo que se trata apenas de algo mais simples do que um “foreshadow”. Provavelmente ele só baseou o símbolo dos Kouzuki e a armadura do Luffy no desenho antigo que tinha feito dele, sendo que o símbolo dos Kouzuki já é fortemente uma referência a um símbolo real no japão, então, até isso serve de prova que tudo não deve ter passado de uma simples técnica do Oda de aproveitar o que já foi desenhado no passado. Ainda assim, tirando alguns pequenos detalhes como a bandeira dos Chapéus de Palha no capacete, tudo está praticamente igual!

De fato, na Color Walk 4: Eagle, o Oda incluiu esse desenho com uma nota, dizendo que ele provavelmente botaria essa cena no mangá no futuro. Ele até mencionou que trocaria o “dodon” por algo mais apropriado em hiragana, o que ele fez aqui! Não dá pra não amar ele.

O-Robi comenta sobre as armaduras, falando que faz com que eles pareçam insetos. Novamente, uma clara referência ao besouro kabuto, que serve de inspiração para as armaduras.

O Honekichi (que, aliás, finalmente conseguiu um coque afro completo, já que seu cabelo não caberia no capacete) diz que suas chances cresceram bastante agora, uma piada com o fato de novas armaduras normalmente significarem um aumento de poder nos mangás.

E hey, a Carrot finalmente se reuniu novamente com seu ban… digo, com os Chapéus de Palha! Isso se dá porque os Minks se reuniram novamente com eles, como podemos assumir pela presença do Sicilian e os outros, mas eu espero que a Carrot tenha mais tempo presente de agora em diante.

Sangorou finalmente zoa o Zorojuurou por ter uma recompensa maior, fazendo o Zoro retaliar ao soltar todo o poder da Enma, cortando o já cortado morro (como podem ver, dá pra notar o pedaço já cortado pela Enma anteriormente).

Os três mosqueteiros do Inuarashi são reapresentados, com o Concelot e o Giovanni tendo seus nomes finalmente revelados no mangá (já sabíamos seus nomes graças aos Vivre Cards). O nome do Concelot é até romanizado, provando que não é Koncelot como muitos de nós achávamos (já que é uma referência a “kon”, a onomatopeia de uma raposa, e também ao Lancelot). No fim, é escrito com C.

Wanda também recebe um quadro de apresentação, apesar da Carrot não ter. PODERIA SER UMA DICA DA CARROT…BEIN-nah, a única razão para isso é porque esses são personagens que a muito tempo não são relevantes pra história, muito tempo mesmo. Então Oda simplesmente está mostrando novamente, enquanto Carrot continua fresca em nossa mente.

Aliás, enquanto a Nami elogia as habilidades da Carrot na forma sulong, ela e a Wanda apertam suas bochechas contra as da Nami em um enorme Garchuu. A onomatopeia abaixo desse quadro é “ガルチュー❤”, que seria “garchuu ❤”.

Luffytarou menciona o Jinbe novamente, mesmo tendo sido esquecido há um tempão. Ele até diz que, mesmo com a Big Mom chegando (o que confirma que ele de fato conversou sobre isso com seu bando em algum momento), o Jinbe não foi encontrado ainda, então ele está esperançoso que em algum momento o Jinbe volte. Esperem por uma entrada épica durante o assalto à Onigashima.

O Luffytarou fala isso olhando para o horizonte, como um sinal de que está esperando pelo Jinbe, e o Zorojuurou está de costas para ele, mas permanece em silêncio, apenas ouvindo seu capitão como fez em muitos outros momentos.

Também somos lembrados do Garoto da Hora das Bruxas, o que prova que ele ainda está por aí. Isso também confirma que o Yasuie não era o Garoto da Hora das Bruxas e que estava falando a verdade, o que significa que o Garoto segue com sua identidade em segredo. Os cidadãos, porém, mencionam que não houve mais roubos, então é curioso pensar em de onde veio o dinheiro.

Holdem tem o seu retorno, com menos bandagens do que tinha originalmente, o que significa que ele está lentamente se recuperando. Ele demanda saber de onde os ladrões vieram, já que acredita que os bandidos de Atamayama não teriam motivo para roubar depois de terem seu esconderijo destruído. Obviamente eles foram feitos pela Aliança, de forma a manter seus homens bem nutridos, mas os cidadãos estão tentando protegê-los, com a O-Tsuru tomando boa parte da culpa.

Ei, o personagem mais rápido da série, o poderoso Gazelleman, está de volta!

É confirmado que a O-Tsuru sabia sim que a O-Kiku é o Kikunojo, já que eu achei bem estranho ela não o reconhecer. Não fica claro se a O-Kiku sabia que foi reconhecida, mas pelo que é dito parece ser o caso. Enquanto a O-Tsuru tenta enganar eles, os cidadãos tentam protegê-la colocando-se em risco e dando um motivo real para roubarem a comida, mesmo que isso acabe fazendo com que Okobore seja destruída, como vimos mais pra frente.

Podemos ver um pelotão aéreo bem maneiro, baseado em usuários de SMILE, com um cara tendo uma fruta da águia, outro tendo a da pomba (baseado na sua asa) e uma garota tendo incríveis asas de borboleta. Espero ver ela mais pra frente de novo, já que essa é uma fruta muito, muito bacana.

Esses três são capazes de localizar o Thousand Sunny, mas como eles conseguiram enxergá-lo? Bem, até onde eu sei, apenas o Luffytarou e a O-Tama sabiam dele. Porém, é possível que os Chapéus de Palha contaram aos aliados sobre ele, mesmo que fora de cena, sendo assim que o traidor conseguiu vazar essa informação. Pode ser também devido ao relatório dado pelos membros do Hawkins na praia de Kuri, mas dado o comentário anterior de que os Chapéus de Palha partiriam da praia de Kuri e os Gifters dizendo aqui que “realmente está aqui”, faz sentido para mim que o traidor tenha vazado essa informação.

Ah não!!! O Sunny foi destruído!!! Não posso acreditar!!! Essa morte é ainda mais trágica que aquela do Going Merry, não posso acreditar que o Oda matou o Thousand Sunny!!! Sim, obviamente é claro como o dia que o Sunny está bem. Quer dizer, afinal, o Sunny foi feito com mandeira de Árvore Adam, de modo que até mesmo a loucura da Big Mom só causou alguns danos menores, então eu duvido bastante que essas explosões causem algum problema. Mas ei, quem sabe né, vai que o Wadatsumi saiu do mar e trocou o navio (de novo)?

Dá até para ver um dos gifters carregando um cilindro que provavelmente continha explosivos que foram usados contra o Sunny. A garota inclusive está equipada com uma mini bazuca.

Embora a maior parte do país seja obrigada a usar os pequenos tanishis (provavelmente para evitar qualquer tentativa de comunicação com o exterior), o Orochi obviamente possui um den den mushi bem mais potente para falar com forças externas quando preciso.

É mostrado aqui que há um total de nove grandes pontes em Wano, cada uma ligada à ilha adjacente.

Podemos ver que, mesmo se as pontes não são imensas, ainda há uma diferença de distância significativa entre as duas costas. Isso é mais uma prova de que, como sugerido, o país é composto por um conjunto de ilhas bem próximas umas das outras.

A derrubada das pontes é um problema relativamente menor que certamente poderia ser contornado de alguma forma, mas a destruição dos navios é algo bem mais grave, já que limita completamente o número de pessoas que podem invadir a ilha. E ao contrário do Sunny, os navios que vemos aqui foram claramente destruídos, o que significa que o grupo vai precisar arranjar outra frota para chegar a Onigashima. Mas onde eles vão conseguir navios para quase cinco mil pessoas?

É um detalhe meio aleatório, mas aquilo ali perto da ponte é um poste de luz, ou uma placa?

Já vimos vários mapas de Wano que incluem uma interpretação estilizada de Onigashima, mas foi inesperado ver esta versão bonitinha da ilha usada até no próprio mapa oficial do Orochi! Parece que os cartógrafos do país não resistem mesmo à tentação. :3

O riso maquiavélico do Orochi (“muhahahahahaha”) paira sobre a capital.

Como foi indicado no capítulo anterior, parece que os Bainhas Vermelhas decidiram partir para a ilha, mesmo na situação atual. Mas parece que a Shinobu vai ficar para trás para proteger o Momonosuke, e aparece segurando ele enquanto o resto do grupo parte; tendo em conta o poder de combate dela em relação aos demais, a ausência dela não vai fazer uma grande diferença.

E então temos uma transição para… um flashback do Oden! Finalmente, chegou a hora do flashback que estávamos esperando! Ele é ambientado 39 anos atrás(!), cerca de 17 anos antes da execução do Roger, e mostra um Kouzuki Oden ainda bem jovem. Esse período foi muito antes de o Oden ter se estabelecido (de fato, parece que o flashback se passa bem no começo, antes mesmo do seu exílio).

Para dar uma perspectiva, o Inuarashi e o Nekomamushi mal tinham um ano de idade na época! Estamos realmente voltando no tempo! E por extensão, são 19 anos antes da morte do Oden, mas sem uma referência exata, fica difícil calcular a idade dele.

Um detalhe interessante é o fato de que a capital parece não ter mudado nada durante esse tempo, então esse pode ter sido um dos poucos lugares que o Orochi mal alterou ou influenciou depois da sua insurreição.

O Oden chega, e um homem urge a todos para esconderem suas esposas e filhas. Não podemos discernir um motivo exato para isso por conta da aparição encoberta do Oden, mas da forma como ele foi desenhado e com as pernas totalmente expostas, será possível que os habitantes estão com toda essa aversão por ele estar andando com os… “kibi dangos” de fora? Essa seria uma forma de ele expressar como se sente apertado e sufocado em Wano, e deixa tudo à mostra para sentir maior liberdade. É o tipo de figura bizarra que poderíamos esperar do Oda.

Os moradores também se apressam para esconder seus animais – que pelo suor visível, parecem estar assustados com a presença do Oden. Será que eles sentem o Haki do Rei?

O capítulo termina com uma visão um pouco melhor do Oden pelas costas, e podemos ver que ele usa uma corda tsuna, a mesma usada por lutadores de sumô como o Sentomaru (será que ele também luta sumô?). Ele também usa um chapéu achatado icônico, e tem tanto a Enma quanto a Ame-no-habakiri na cintura – o que é surpreendente, considerando a idade dele. Tendo em conta o que ouvimos em relação à dificuldade de dominar a Enma, isso diz muito sobre a força que ele tinha na época. E ao contrário de certos personagens (especialmente o Kaido), as pernas do Oden são bem musculosas; treinar as pernas pode ter ajudado ele a criar força.

E como mostrado neste painel, o Oden parece ter lábios mais grossos, mas a parte de cima pode ser o bigode que vimos na silhueta. Com esse novo flashback, nós vamos não só aprender mais sobre o Oden, como também finalmente ver como ele se parece! Mal posso esperar!


Voltamos da pausa e já chegamos com um chute na cara e o inicio do flashback do Oden. Antes disso, vale um complemento aqui. Saiu uma nota oficial da Staff da Shonen Jump, falando que eles erraram na data do flashback do Oden. Na edição saiu 39 anos e na real é 41. Eles vão corrigir no volume, mas devemos levar isso em conta.

Quando o Artur escreveu, a nota ainda não tinha saído, então temos que levar isso em consideração e quando ele adicionar algo, eu edito o post com as informações.

Sobre nossa opinião e ideias sobre este capítulo… deixei tudo naquele lugar! No Pauta Secreta 78!. Vem ouvir \o

HDO: Quantos capítulos teremos de flashback do Oden?

Ver Resultado


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)