Haki da Observação

Capítulo #933

Por COMENTÁRIOS

FALA PESSOAS!

De volta com mais um HDO. Que bom, né? HDO sempre é bom!

Essa semana o Artur caprichou e trouxe uma teoria de explodir cabeças no final do post, então corram pra ler que tá show!

Não vou nem enrolar muito não, vão logo ler!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio, Brazilian Cara e Pripa
Diagramação: Baruch e Mr. Caio

Créditos: The Library of Ohara


Enel está de volta finalmente!!! Viva!!! Em… Um pedido de capa. Bem, é melhor do que nada, acho. A capa mostra o Enel fazendo uma bola de chiclete junto com alguns sapos, provavelmente uma referência a como alguns sapos expandem suas papadas como uma bola de chiclete, o que faz algumas pessoas dizerem que parece que eles estão mascando chiclete. No caso do Enel, eu imagino que o Enel está tentando alcançar a Fairy Vearth dessa forma. Eu posso até achar isso meio idiota, o Spacey e seus amigos chegaram lá com balões, então talvez essa tentativa não seja tão errada assim. Aliás, prestem atenção no design do Enel, pois vamos retornar a esse tópico mais tarde.

A fruta do Orochi ganha um nome, sendo a Hebi Hebi no Mi Modelo Yamata no Orochi, uma Zoan Mitológica! Como mencionei da última vez, Orochi é considerado um Dragão, mas também é fortemente associado a cobras, então o nome até que faz sentido. Esse é o terceiro modelo da Hebi Hebi no Mi, tendo ainda os modelos das irmãs Boa, Anaconda e King Cobra, embora esta seja uma versão mitológica. A forma como o Orochi se move nesse capítulo dá a entender que esta é sua versão de transformação completa.

O painel seguinte nos dá uma boa visão de seu corpo. Embora o Yamata no Orochi seja dito como sendo tão largo quanto oito vales e oito montes, esse aqui é só um pouco maior que o próprio Orochi.

Esse capítulo mostra novamente como o Orochi falha em agir como um nobre samurai. Com sua honra em jogo, ele devia imediatamente fazer a Komurasaki pagar por isso, mas como ele acha ela bonita, ele procura desculpas para poupar sua vida e até mesmo alivia sua raiva atacando seus subordinados em vez dela.

Daikoku

Um dos ninjas, o grande e coberto por armaduras, ganha um nome! Seu nome pode vir da deidade japonesa de nome Daikokuten. Similar ao seu mestre, Fukurokuju, (assim como o Ebisu), Daikokuten é um dos Sete Deuses Japoneses da Sorte. Assim sendo, ele serve como um deus da fortuna e da sorte, sendo retratado como um homem sorridente com orelhas com grandes lóbulos. Dito isso, o Daikoku de One Piece não lembra muito o Daikokuten em aparência, mas sendo subordinado do Fukurokuju, eu acho que encaixa mesmo assim. Eu me pergunto se vamos ver os outros 4 deuses da sorte de alguma maneira.

Raijin

E mais um ninja é nomeado, esse sendo bem fácil de entender, sendo nomeado em homenagem ao Raijin (雷獣, literalmente “Deus do Trovão”), o deus dos trovões na cultura japonesa. Como mencionei da última vez, o Raijin é retratado com vários tambores tomoe nas suas costas (um design que também é mostrado no Enel, sendo esse o motivo dele carregar aqueles tambores, para lembrar o deus do trovão), sendo que em One Piece o Raijin carrega várias esferas de fogo. Como mencionado também no último HDO, ele está na posição do Raijin, uma posição que ele mantém até aqui, mesmo quando correndo atrás do Brook.

Fujin

Seu parceiro, o Fujin, também segue uma inspiração semelhante. Junto do Raijin, Fujin (風神, literalmente “Deus do Vento”), serve como um dos dois deuses do clima, sendo o deus dos ventos. Previamente eu mencionei sua semelhança aos Nio, mas também mencionei que ele mais parecia ser inspirado no Fujin, o que acabou sendo o caso. Fujin carrega um saco de vento nas suas costas, algo que vemos continuar na sua versão de One Piece, tendo uma nuvem que parece tecido em suas costas. Como o Raijin, ele usa a pose do Fujin, sendo exatamente igual porém no lado oposto.

O Raijin e o Fujin, deuses do clima, são famosos por estarem sempre brigando, sendo fortes ícones na cultura japonesa, sendo que provavelmente você já os viu em outro lugar. O Raijin e o Fujin do universo de One Piece usam roupas bem similares, embora nesse caso pareçam se dar meio que bem.

Também é mais claramente mostrado que o peixe-gato no qual estão montando são dois separados e não um grandão como achamos de início. Como mencionado anteriormente, é provável que sejam inspirados no Namazu – cheque o HDO do Capítulo 931 para saber mais sobre isso.

Fujin se refere ao Brook como Gashadokuro, outro ser lendário da mitologia japonesa. Eu estava esperando o dia no qual o Gashadokuro seria mostrado, então vamos focar novamente na parte cultural!

Folclore: Gashadokuro

O Gashadokuro (餓者髑髏 significa “esqueleto/s faminto/s”) se refere a um tipo de yokai da mitologia japonesa que consistia de grandes esqueletos, os quais assombravam as pessoas para devorar suas cabeças. É dito que vieram de uma coleção de restos não enterrados de soldados mortos em batalha (ou um grupo de pessoas que morreram de fome), sendo esses massivos esqueletos espectrais quinze vezes maiores que uma pessoa comum e impossíveis de serem derrotados, a não ser que amuletos xintoístas fossem usados contra eles. Perversos e aterrorizantes, dizem que quando se ouve um barulho alto e agudo, um desses seres está se aproximando lentamente para arrancar sua cabeça com uma mordida! Não é à toa que Raijin e Fujin estão tão assustados!

Na imagem acima vemos um gashadokuro da famosa lenda de Takiyasha, atravessando e destruindo as paredes de um palácio após ser invocado pela bruxa Takiyasha, parecido com o jeito que Robin “invoca” Brook para ajudá-la.

Dada sua aparência, isto parece ser a alma de Brook saindo de seu corpo, enquanto o real provavelmente está escondido em algum lugar. Tal fato também o permite parecer maior que o normal, como um Gashadokuro.

Com seus braços gigantes, Robin facilmente afasta vários ninjas, mas eles associam o golpe com uma arte demoníaca. Algo como braços crescendo do nada é mais associado com coisas anormais do que com o poder de uma Akuma no Mi, já que a maioria de Wano são do tipo Zoan.

Hanzo

E outro ninja recebe um nome, sendo esse Hanzo. Seu nome é, provavelmente, derivado de Hattori Hanzo (服部 半蔵), um samurai muito famoso que ajudou a fundar o shogunato Tokugawa. Ele é muito conhecido por defender a terra natal dos ninjas, Iga, tornando-se muito respeitado por eles e até conquistando alguns como subordinados. Hanzo era extremamente leal ao shogun e virou um ícone na cultura japonesa desde então, sendo representado pela mídia local inúmeras vezes.

Hanzo nos mostra a aparência que Shinobu tinha quando jovem, provando que, sim, ela era mesmo atraente, mas acho que sofreu do efeito-Kokoro e a idade acabou a pegando de jeito.

Contudo, ela ainda faz jus ao seu nome, usando um jutsu de paralisia que bloqueia seus oponentes ao… er… esmagar suas bolas. Hey, se funciona, está valendo.

Shinobu usa sua akuma no mi, a Juku Juku no Mi, para “apodrecer” o chão, fazendo com que todos caiam. Seu ataque se chama “Kare-San-Sui”, uma provável referência ao Karensansui, os jardins zen usados para meditação. Estes simbolizam a essência da vida, natureza e frescor (com os três kanjis de seco, montanha e água – ou “cenário seco”). Contudo, no ataque de Shinobu, o kanji foi alterado de 枯山水 para 枯散衰, com os três kanjis significando seco, espalhado e decadência, referindo-se aos poderes dela serem bem diferentes da vivacidade da natureza.

Brook provoca a Nami falando que vai “assombrá-la”, apesar de ela tê-lo dito para não ficar causando daquele jeito.

Numa reviravolta até surpreendente (ou não surpreendente, dependendo do seu ponto de vista), Kyoshiro abate Komurasaki, num corte preciso em toda extensão de seu torso, já que partes do seu obi se espalham pelo ar. É um pouco incomum que o Oda mostre uma ferida numa mulher desse tamanho, o que acrescenta impacto à cena. No entanto, parece claro que isso não irá matar Komurasaki e a própria ferida, por mais dramática que seja, não parece ser exatamente fatal. Ainda mais interessante é o diálogo entre os dois: Kyoshiro dizendo “Você está preparada?” e ela respondendo “Sim, de fato” parece ser relativamente direto, mas o modo no qual se olham e falam pode implicar que algo mais está por trás de tudo isso.

A possibilidade de que há algo estranho acontecendo é então provada no painel em que ele é visto segurando a mensagem do Kinemon. A mão é claramente dele (já que a Komurasaki tem dedos mais esbeltos), o balão de fala aponta para o rosto dele no painel ao lado e ele parece estar pegando o papel do chão, como indicado pelo tatame no fundo. Isso sugere que o papel estava com a Komurasaki (embora seja possível que ele tenha caído de outra pessoa), o que leva a uma de duas possibilidades: ou isso foi um mero acidente e o Kyoshiro simplesmente achou o papel e está descobrindo o plano, ou isso foi intencional e o Kyoshiro é secretamente leal ao Oden (e está forjando a morte da Komurasaki para salvá-la da ira do Orochi), sendo informado sobre o encontro no porto de Habu durante esta situação (mesmo que isso não tenha sido previsto). A primeira possibilidade ainda é totalmente razoável, mas a maneira como a cena ocorreu sugere muito mais a segunda possibilidade.

Isso também explicaria as expressões dos dois, com o Kyoshiro ficando com uma veia inflada de tensão (talvez relutante em atacar alguém que ele deveria servir) e a Komurasaki resignada ao ataque (mas com um mínimo de ansiedade demonstrado pelo suor na testa). Lembramos de novo que isso poderia ser interpretado de outra forma, mas a segunda possibilidade ainda faz mais sentido com a composição da cena.

Aqui surgem homens que parecem ser os guardas do palácio, vestidos com trajes bem mais clássicos. O guarda na frente lidera o avanço com um leque que, com sua vestimenta, dá a ele a aparência de um dançarino tradicional.

Usando o Zeus, a Nami detona a nova técnica Ninpou Raitei, que choca o salão inteiro. Embora seja impossível que o ataque remova o Orochi da história tão cedo, ainda é provável que ele fique incapacitado por algum tempo. Afinal, ele foi atingido por toda a força do Zeus, que já paralisou temporariamente uma Yonkou!

Falando dela, aqui a Linlin está comendo um oshiruko – um mingau de feijão-azuqui – oferecido pela O-Tsuru, o mesmo que ela deu para a O-Tama quando ela se recuperou da intoxicação (o HDO do capítulo 914 tem mais informações sobre o prato).

Ela também recebeu um nome “wanonizado”, sendo chamada de O-Lin.

O capítulo termina com uma atualização do prazo até a batalha final, restando agora nove dias. Já havíamos presumido isso anteriormente, mas quando o Orochi havia dito que a batalha aconteceria em uma semana, ele realmente estava generalizando o tempo a esperar (ou seja, não pulamos dois dias). Para ter uma perspectiva:

1º dia – Chapéus de Palha chegam e Kaidou derrota o Luffy; 2º dia – o Luffy é levado para a prisão; e então passamos para o 5º dia (Luffy dá uma surra no Dobon) e o (os eventos que acabaram de acontecer). Isso significa que a batalha final (quatorze dias depois do , no 15º dia) acontecerá em nove dias, e que o cálculo de matemática está correto.

Eita rapaz, aí vamos nós. A Mama com lavagem cerebral basicamente se tornou uma aliada, com o Chopperemon e os outros querendo soltar ela em Udon para que ela ajude a resgatar o Luffy. Independente de como você interpretar essa virada na história, eu gostaria de voltar as atenções a como exatamente isso aconteceu com a Big Mom. O mais interessante aqui é que nós vemos ela agindo de uma maneira que já presenciamos anteriormente, seja falando, agindo ou reagindo da mesma maneira que quando criança. Em outras palavras, a Big Mom reverteu completamente ao seu eu da infância, ignorando completamente a sua mudança para a pessoa muito mais violenta e egoísta que se tornou após comer a Madre Carmel, algo que parece bizarro até mesmo para um quadro de amnésia. De fato, vendo a forma como sua personalidade mudou após aquele incidente com a Carmel, isso me faz pensar… E se isso tudo estiver de certa forma interligado? Peguem seus chapéus de alumínio, porque temos a seguir uma teoria muito louca:

E se, ao comer a Carmel, ela não apenas herdou sua fruta, como também sua “alma” per si, graças à natureza da própria fruta, fazendo assim com que a Linlin herdasse boa parte das características da Carmel e mudando assim sua personalidade para a que conhecemos como “Big Mom“? (uma dica disso seria o fato do Oda estar chamando ela novamente de Linlin, como era chamada durante sua infância). Sua crueldade, egoísmo e sua falsa ambição de uma terra onde todos são iguais sendo que isso é por total interesse próprio; essas coisas nós só vimos depois da Linlin comer a Carmel, sendo que antes disso ela era dócil a não ser que estivesse em uma de suas crises.

E se, com a Big Mom caindo na água e tendo os poderes de sua fruta anulados, ela finalmente ficou livre dos efeitos da alma da Carmel? Isso também explicaria o Napoleon parecer dormindo/sem vida, já que apesar de manter seus poderes (sendo esse o motivo do Zeus ainda estar ativo, já que ele está longe), a “alma” da Carmel que estaria no Napoleon também caiu na água e acabou desaparecendo. Isso se aplicaria à própria Linlin também, que esqueceu de tudo e retornou ao seu “eu” normal de antes do incidente com a Carmel.

Eu sei que isso realmente parece viajado, e que tudo pode ser apenas uma simples amnésia, e que de fato provavelmente é só isso e eu estou completamente errado, mas cara, essa ideia fez tanto sentido que eu tive que mencioná-la. Quais são suas teorias sobre a atual amnésia da Mama? Seria apenas uma perda de memória comum ou temos algo maior acontecendo?


O que acharam da teoria final do Artur?

Ver Resultado

null

ACABOU O HDO!

Depois de uma teoria dessas dá nem pra falar muita coisa senão um VALEU ARTUR!

Mas falando sério, é claro que a enquete seria sobre essa teoria… Será que a Linlin realmente foi influenciada esse tempo todo pela alma da Carmel? Ou será que não tem nada a ver? Eu particularmente já tenho certeza que é isso, haha. Tô apostando todas minhas fichas que o Artur tá certo, mas por outro lado sei que posso perder tudo porque o Oda normalmente surpreende todo mundo.

E vocês, o que acharam dessa teoria? Faz sentido ou é só uma viagem louca? Deixem seus votos e justifiquem aí embaixo!

Ah, e se tiverem teorias (loucas ou não), COMENTEM AÍ TAMBÉM! Estamos aqui para conversar, afinal, o HDO é o melhor local da fanbase brasileira pra discutir as teorias do capítulo da semana! Concordam?!

Até a próxima e quero chuva de comentários aí embaixo! Não me decepcionem!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)