Haki da Observação

Capítulo #917

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas! Tudo certo?

Ta aí, chegou o HDO da semana! Hora de se animar pro capítulo #918 relendo o #917 com a interpretação e as informações do nosso querido Artur, a mente por trás desse conteúdo!

Caso gostem do post, não se esqueçam de mandar aquele feedback!

Sem mais enrolações, vamos logo com isso! Bom HDO, pessoal!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: Baruch & Ferluriana

Créditos: The Library of Ohara


Como muitos suspeitaram, o objetivo do Bellamy ao vir para essa ilha é para poder desenhar uma bandeira para si mesmo. Isso se dá, provavelmente, por no passado ter uma forte afiliação com a marca do Doflamingo, trabalhando duro para honrar a bandeira de seu benfeitor. Porém, sabemos como tudo aquilo acabou, então é possível que o Bellamy esteja fazendo uma bandeira completamente nova para si mesmo: Seja uma que representa a si mesmo ou uma que representa o Luffy. Isso porque, se você olhar com atenção, dá pra ver que o Bellamy está desenhando um chapéu de palha com aquelas marcas!

Há muitos outros elementos que, assim como no capítulo passado, mostram que esse é um atelier de bandeiras. Ferramentas espalhas por todo lugar, livros de pintura juntos de manchas de tinta no chão, etc. O Bellamy está sentado em uma mesa de design, com uma lâmpada iluminando seu trabalho. O engraçado é que a cadeira é um pouco pequena demais para seu corpo enorme.

Há ainda uma lata de lixo no chão, também com a marca de uma bandeira de pirata. Provavelmente serve para descartar projetos que não deram certo. Curiosamente, a citação diz que os tecidos dessa cidade são impossíveis de rasgar, o que provavelmente é o motivo desta cidade ter se tornado um centro de produção de bandeiras para todo o mundo.

Nesta cena, como várias outras no arco de Wano, nós temos a visão do povo fazendo suas atividades: Alguém carregando água e vestindo um amigasa, um senhorzinho usando kimono e uma mulher lavando roupa.

Fazenda Paraíso

A fazenda paraíso! É em cada detalhe tão bonita quanto possível, brilhando com água pura e limpa, com largos pastos para os animais crescerem livremente, produzindo assim a melhor carne em termos de qualidade. Uma ponte tradicional pode ser vista ao fundo, fechando o vão deixado pelo grande cânion criado pelo rio. Curiosamente, assim como em Amigasa, todas as casas têm coques no alto de seus telhados.

Deliciosas e abundantes comidas surgem nos painéis. De peixes frescos pescados no rio, a largos barris do arroz de mais alta qualidade, frutas suculentas de qualquer tipo, incluindo maçãs, peras, cerejas, uvas, bagas, morangos, melões, abacaxis e muito, muito mais. Além disso, ovos frescos e todos os tipos de comida que puder imaginar. Realmente um paraíso.

Porém, o Oda é rápido em nos lembrar que o paraíso não é nada mais que uma ilusão. Toda a comida está presa nas mãos nos poderosos, forçando um regime em que apenas aqueles que são tidos como úteis e obedientes o suficiente têm a oportunidade de prová-la, e com todos os outros sendo atirados direto no lixo, como se fossem nada mais que sobras.

O nome da fazenda em japonês, chamada de “Tougen Farm” (桃源農園), tem o primeiro Kanji derivando de uma terra lendária de um antigo conto chinês. É, basicamente, o termo mais próximo em japonês para Éden. Ou seja, uma tradução mais interpretativa e liberal para esse nome seria “A Fazenda do Éden“. É dito que essa terra imaginária seria um campo belíssimo, lotado de cerejeiras que nunca deixam de florir, uma visão bela e perfeita. Isso pode soar similar, já que é uma referência ao passado do Hiluluk, já que ele diz que andou por um paraíso como este do conto chinês, um campo lotado de cerejeiras. Será que seria isso? Estaria ele em Wano, então?

Aliás, outro fato interessante: Esses barris que vemos aqui são tradicionais barris japoneses feitos de palha. Eram feitos normalmente para transportar arroz, já que arroz é há muito tempo um dos maiores cultivos do Japão e uma marca de sua culinária. Não devem ser confundidos com os famosos Kazaridaru dos templos xintoístas, que são pequenos barris de sakê que servem para um propósito religioso.

Entre as frutas é possível ver um tradicional melão japonês, que é um pouco diferente do nosso e normalmente é vendido com uma parte do galho ainda preso a ele (como algumas maçãs aqui do ocidente). Um desses melões, o Yubari King (夕張メロン), serviu de inspiração para o icônico design da Gomu Gomu no Mi.

Ah, e outro detalhe: O mendigo oferece prata. Anteriormente nós vimos ouro sendo usado como moeda, então prata (e talvez bronze) devem ser usados como moedas de menor valor.

Bem… Caramba! Eles não estavam brincando quando falaram que a montanha estava fechada, porque ela está presa atrás de um muro gigantesco! Olha pro tamanho desses portões, usando a Speed como referência, eles são realmente gigantes! Se assumirmos que ela, graças à suas pernas, tem pelo menos três metros (quando comparada aos outros ao seu redor), o portão ainda teria ao menos 50 metros!

ASTRO PRINCIPAL - SPEED

Somos apresentados a mais uma Astro Principal, o que aumenta o número ainda mais. Isso indica, junto com a fácil derrota do Holdem, que os Astros Principais são apenas membros quaisquer do bando do Kaidou, mas com um ranking um pouco mais elevado, estando abaixo das calamidades. Atualmente conhecemos o X Drake, Hawkins, Holdem, Sheepshead e agora a Speed (com o Apoo, possivelmente, também sendo um.) O nome da Speed pode parecer familiar, já que ela é a terceira Astro Principal que a O-Kiku disse morar em Bakura, junta do Hawkins e do Holdem.

O nome, mais uma vez, é uma referência a um jogo de cartas, sendo este, bem… Speed. É um jogo que envolve se livrar das cartas o mais rápido possível. Quando a última carta é descartada, o jogador vencedor tem que gritar “speed!” para que o jogo seja concluído. Nesse caso, o Oda também está fazendo um trocadilho com sua fruta, já que cavalos são conhecidos por serem rápidos.

Outra coisa, enquanto ela é a primeira usuária de Smile do tipo cavalo, obviamente, ela está longe de ser a primeira a usar uma fruta do cavalo. Nós já vimos a Uma Uma no Mi, a fruta do Pierre, o fiel pássaro do Gan Fall, assim como vimos o Minozebra de Impel Down.

Enfim, com toda essa informação, nós não falamos ainda do mais importante dela: Ela é um cavalo! Sim, ela tem um design bem interessante; assim como o Holdem, sua fruta se manifestou de forma meio errada, o que fez com que ela se parecesse um centauro.

Centauros são criaturas famosas da mitologia grega, ditos como tendo um torso saindo do corpo de um cavalo, mais ou menos do local onde sairia a cabeça. São consideradas criaturas selvagens, sendo racionais (graças ao seu lado humano), mas também selvagens devido à origem animal. É comum ver centauros sendo representados como arqueiros, o que é representado na Speed também, já que ela é uma arqueira.

Outra parte bacana do design dela é como parte do seu corpo é pintada de uma cor, enquanto a outra é pintada com uma cor diferente, contrastante, similar ao design do Inazuma. Esse design se estende também para seu cabelo e para seu rabo, que é pintado como o resto de seu corpo. Ela pode ter esse design para lembrar mais uma vaca, já que suas orelhas não são de cavalo, mas se parecem muito mais com as de uma vaca.

Também é possível ver isso em seu brinco, já que é normal as vacas terem alguma espécie de brinco nas orelhas. Isso é feito para que se possa pendurar marcações neles, para que então seja possível diferenciar as vacas em um rebanho, já que elas são muito parecidas.

Porém, suas luvas, óculos e manta são as únicas partes que não são simetricamente coloridas, assim como a sela em suas costas. A sela pode indicar que outros membros do bando podem cavalgar em suas costas, de forma a se locomoverem mais rápido. Falando dos óculos, talvez o uso seja por aí também, já que ao viajar em alta velocidade eles ajudariam a enxergar mais facilmente.

A Speed menciona que seu campo de visão é de 350 graus, o que é compatível com a incrível visão que os cavalos possuem.

Cavalos tem um dos maiores olhos do reino animal entre os mamíferos e, com eles sendo posicionados nas laterais da cabeça, eles são capazes de enxergar a frente, as laterais e até suas costas, exceto pela parte exatamente atrás de suas costas, sendo esse um ponto cego. Porém, isso faz com que eles tenham uma percepção pior, assim como torna eles daltônicos, tornando a visão deles dicromática (diferente dos humanos, que possuem visão tricromática, baseada em três cores em vez de duas). Será que isso inspirou o design de duas cores da Speed?

Para referência, o campo de visão de um humano gira em torno de 114º.

De toda forma, isso não deveria se aplicar à Speed, já que ela ainda tem uma cabeça humana. Ou seja, isso dela poder enxergar nas costas é apenas o Oda sendo palhaço, apenas pra dar um ar de humor, ou então ela está mentindo mesmo.

E, finalmente, Speed tem essa piadinha de que ela sorri como cavalos. Cavalos são conhecidos por ter sorrisos bem perturbadores, já que eles mostram todos seus dentes ao sorrir. No rosto de um humano, isso obviamente acabou parecendo meio bizarro.

As acrobacias que os bombeiros estão executando são baseadas em uma parada realizada pelos bombeiros japoneses, chamada de Dezomeshiki. Checa aí:




Um sino soa por conta do fogo causado pelo impacto do Urashima no último capítulo, com bombeiros correndo para o local. Bombeiros já existiam no Japão feudal e eram profundamente respeitados pelos seus serviços, similar a como vemos atualmente com os bombeiros modernos.

É possível ver algumas mulheres se derretendo pelos bombeiros, incentivando eles enquanto fazem seus trabalhos.

O leão de virilha tem seu nome revelado como “Kamijirou“, com “Kami” (噛) significando “morder”, normalmente se referindo a um animal mordiscando alguma coisa, semelhante à situação em que a O-Tama se encontra no momento.

Holdem chama o bando do Luffy de ladrões de “Atamayama”. É, provavelmente, uma referência à uma região de Wano, já que “yama” significa montanha e “atama” significa acima. Ou seja, poderia ser algo como “Monte Atama“, que seria o local aonde a rebelião se concentra, que o Kin’emon falou sobre.

Então, a região de Kuri em Wano é liderada pelo… Jack! Isso confirma, ainda mais, que Wano é dividida em regiões e que as calamidades governam sobre cada uma delas, com o Jack regendo Kuri e a Queen e o King provavelmente reinando sobre as outras. Não apenas isso, mas já foi confirmado que o Jack foi resgatado! Como meio-tritão, ele foi capaz de respirar debaixo d’água, o que significa que o navio do Apoo provavelmente resgatou ele do fundo do oceano, levando-o de volta para Wano enquanto o Luffy e os outros estavam ocupados em Whole Cake.

Alguns podem estar surpresos do Jack ser mencionado tão cedo no arco, mas é possível que tenhamos uma luta com ele logo no início do arco para que os Chapéus de Palha se livrem desse assunto de uma vez, sem ter que lutar com ele mais pra frente, similar a como foi com o Cracker em Whole Cake. Afinal, o Jack é a carta mais baixa depois da Queen e do King e, também, foi o primeiro a ser apresentado, então não seria nenhuma surpresa se ele fosse o primeiro a ser derrotado.

O navio da Speed carrega o kanji em sua bandeira. É o kanji para “takara“, ou tesouro. Isso se dá pelos subordinados chamarem o navio de “O Navio da Speed de tesouros das provisões“, já que comida em Wano é algo quase tão valioso quanto um tesouro. Assim como na fazenda paraíso e na terra do conto chinês, cerejeiras florescendo podem ser vistas também no navio, além das variadas comidas.

Aliás, a Speed está comendo maçã. Cavalos são conhecidos por gostarem de maçãs.

Aliás, apenas pra colocar sob perspectiva, esses painéis nos mostram quão maior é a O-Kiku em relação ao Luffy e ao Zoro.

Enquanto o Hawkins cavalga em direção à cidade, um dos homens do Kaidou aponta em direção ao fogo e à comoção.

Dá pra ver muitas plaquinhas indicando vários estabelecimentos da cidade: Incluindo かけそば (Kake Soba) e うどん (Udon).

Law para o Hawkins usando um amigasa no formato de sino, similar àqueles que serviram de referência para os telhados da Vila Amigasa. Nesse caso, Law está usando esse chapéu para esconder sua identidade. O Hawkins não reconhece sua voz porque, até onde sabemos, os dois nunca se encontraram pessoalmente. Será que ele conseguirá lutar livremente sem mostrar sua face?

Aliás, o Hawkins menciona que, embora não seja capaz de identificá-lo, ele pode sentir que se trata de alguém poderoso. Isso confirma que o Hawkins tem Haki da Observação! Não é lá uma grande surpresa, mas é bom ter mais uma confirmação.

O-Kiku é raptada, de novo (será que isso vai virar uma piadinha recorrente?) e o Luffy e o Zoro olham pra isso de forma curiosa, só dobrando levemente a cabeça. Depois disso eles imediatamente ligam o “modo batalha”.

Luffy acerta o Kamijirou em uma velocidade supersônica, ao mesmo tempo que pega a O-Tama de volta, quebrando um dos dentes do leão.

Também temos uma visão melhor da espada do Holdem, mostrando que sua guarda-mão é no formato de uma estrela com várias pontas.

O Zoro corta facilmente todos os subordinados da Speed, surpreendendo até mesmo a própria Speed (que mantém a piadinha por perceber algo que acontece atrás dela, graças ao seu campo de visão). Porém, essa surpresa pode mostrar que a Speed não é lá tão forte assim, semelhante ao Holdem.

Komacchiyo está carregando suprimentos com ele, que provavelmente acabarão nas mãos do povo de Okobore, finalmente saciando a fome deles… Ao menos por enquanto.

O Holdem parece capaz de cuspir fogo não apenas pelo Kamijirou, mas também pela própria boca, como vimos no momento em que ele é socado. Isso é provavelmente devido a uma criatura mitológica, a Quimera.

A Quimera é uma criatura no formato de um leão, com cabeças adicionais de uma cabra e uma cobra. A Quimera supostamente cospe fogo, sendo esse o motivo do Holdem ser capaz de fazer isso também. Porém, seria esse um “efeito colateral” da Smile ou ele teria esse poder de alguma outra fonte?

Ele também menciona ter uma “espada perseguidora”, a espada Karakuri. Acho que isso pode ser uma referência a um Karakuri Jitte, um tipo de arma que é basicamente uma espada com uma corda na ponta, que por sua vez tem uma lâmina presa no final dela. Vira mais ou menos um híbrido entre espada e chicote.

Bem, aconteceu muita coisa pra quem entrou nessa sem querer chamar atenção. Embora, a esse ponto, considerando o que já fizeram até aqui, não haveria lá muita opção, já que até mesmo o incidente com o Urashima poderia servir de estopim pra ira do Jack.

Agora só há uma opção: Lutar!


Qual sua expectativa para os Astros Principais?

Ver Resultado

RED HAAAAAAAWK!!!! Finalmente, finalmente vimos um Red Hawk realmente efetivo!

Falando na sinceridade, se teve algo que fez valer esse mangá, com certeza, foi ver o Holdem apanhando! E digo mais, devia ter apanhado mais, hein?

Mas enfim! Aqueles já tradicionais agradecimentos da OPEX ao Artur e, como sempre, fica aquela recomendação de mandarem um alô pro cara lá no twitter! =)

Dito isso, vamos à enquete! Essa semana a pergunta é bem fácil de se imaginar qual é… Afinal, qual a escala de poder dos tais Astros Principais? Eles são fortes mesmo ou vão ser tudo um bando de zé ruela igual o Holdem?

Falando minha opinião aqui, eu acho que o Holdem foi um caso atípico. Ainda teremos alguns Astros Principais aparecendo e eles serão mais fortes, eu acho. Acho inclusive que o Drake e o Hawkins tem potencial para serem as melhores lutas dessa temporada, dependendo de como for a luta contra o Kaidou (ou se ela ao menos existir, né? Nunca se sabe). Dito isso, eles podem realmente ser só uns fracotes que, por algum motivo, conseguiram influência dentro do bando e se destacaram minimamente a ponto de se tornarem líderes de parte dos subordinados, sendo que os únicos realmente fortes seriam as Calamidades… Mas né, isso só o Oda sabe. auheuahehuae

Então, deixem seus comentários aí sobre isso!

Abração e até o próximo HDO, pessoal \o/

 

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)