Haki da Observação

Capítulo #910

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas, tudo bom?

Temos mais um Haki da Observação fresquinho pra vocês, esse com bastante referências a cultura e a mitologia japonesa! Tá show de bola!

Como sempre, sigam o Artur e dêem aquele apoio, pois assim ele se empolga e faz posts cada vez melhores!

Ah, e essa semana o HDO chegou cedinho muito pela ajuda do Dylan, nossa arma secreta aqui da OPEX, que mesmo na correria pra uma viagem acabou arranjando um tempinho pra ajudar, e também preciso agrader à minha Mellorine, a Ferluriana! Sim, ela viu eu sofrendo aqui em casa pra preparar o post e resolveu ajudar, haha!

E, obviamente, obrigado a vocês, lindos e lindas desse Brasilzão penta-campeão(ainda tê em negação), que leem e comentam o HDO toda semana!

Sem mais delongas, curtam o HDO da semana, falando do Capítulo #910!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio
Diagramação: BaruchFerlurianaDylan

Créditos: The Library of Ohara


As Crônicas Inúteis do Orlumbus continuam mais uma vez e ainda não acabaram! Esta já é a oitava e aparentemente não é a última. Será que há realmente um motivo para o Oda se estender tanto especificamente nessa parte da história de capa?

Parece que, ao tentar ser um pirata, o Orlumbus acabou pilhando uma cidade pobre por acidente. Por isso, ele acabou decidindo dar comida pra eles em vez de pilhá-los. Espero que isso sirva de lição para ele. Já dava pra saber que era uma cidade pobre no último capítulo, já que vimos os prédios todos remendados, iguais os que vemos aqui. Em termos de arquitetura essa não é uma boa ideia, mas passa realmente a sensação de uma cidade pobre.

Um dos homens do Orlumbus pode ser visto ao fundo, pondo a mão na cabeça de um dos cidadãos enquanto dá pães para ele.

Essa é, provavelmente, uma das nações miseráveis que não conseguem se juntar ao Governo Mundial, por não pagarem o Tributo Celestial, igual a cidade do Barba Branca. Esse parece ser um tema recorrente nos últimos capítulos.

Quando começa o capítulo, já há algumas dicas de que eles estão próximos de Wano: Primeiramente, uma das enormes rochas já pode ser vista em um dos cantos, como que abrindo a página. Por outro lado, as ondas já estão relativamente fortes, enquanto as nuvens já parecem querer formar um redemoinho.

O News Coo que acaba de deixar o jornal pode ser visto voando para longe no canto esquerdo da página.

Ah sim, Oda, pode jogar na nossa cara, nos lembre de quão louco está o Reverie nesse momento.

O capítulo começa jogando referências japonesas antes mesmo de você perceber. O que o Luffy está comendo é um onigiri (mais corretamente escrito como “o-nigiri”, おにぎり), que é essencialmente uma bolinha de arroz condensado, mantido junto graças a um pedaço de nori (alga). É uma forma fácil de comer arroz sem precisar de um prato.

Julgando pelo seu visual, parece que o Luffy já se recuperou de todos seus ferimentos. Ele nem mesmo tem uma cicatriz onde o Katakuri teria feito aquela tal “ferida mortal”. Ajuda aí, Oda.

Ah, que emoção! Eles crescem tão rápido! Se olhar com atenção, perceba que tem um “Don!!!” escrito nas laterais da caixa de apresentação, que serve para chamar a atenção do leitor para a nova recompensa do Luffy.

Olha isso, o den den mushi não só tem um mini-chapéu de palha ao redor dele, como também tem “mugiwara” escrito nas costas!

O Chopper está arrumando parte do corrimão do Sunny, que foi a parte destruída pela Big Mom no capítulo #890. Também dá pra ver um pedaço de remendo de metal atrás dele, do lado direito, mas parece que o Oda simplesmente apagou do Sunny muito do dano causado pela Big Mom. Oda sendo o Oda, como sempre.

Aliás, o Chopper também tá usando uma Hachimaki (a bandana), o que já combina com o tema de Wano.

Um dano muito maneiro que ele manteve foi a chaminé destruída. É a mesma que o Luffy destruiu ao tentar cozinhar lááá no capítulo #824! Todo esse tempo depois e ela ainda está em condições horríveis!

Dá pra ver a Big Mom e o Kaidou na capa do jornal, mas teremos imagens melhores dos dois mais pra frente, não se preocupe.

Se você olhar para o Sanji, já da pra notar que ele viu a Vivi lá de longe, conseguindo reconhecer ela mesmo assim.

Pra olhar a beleza da Vivi, o Sanji se mete entre a Nami e o jornal sem sequer perguntar, o que faz com que ela o soque em algum momento entre os paineis, como indicado pelo inchaço que aparece no Sanji na próxima imagem.

E ei, consegue ver melhor aqui? Esse é o Kaidou!

Enquanto o Sanji procura pela Viola, ele levanta a bunda em uma dancinha.

O Chopper também se estica pra ler o artigo.

Luffy chama alguém aqui de “Cara de Bolota“. Pode parecer meio confuso no começo, mas eu imagino que ele esteja se referindo ao Dalton, já que o pequeno tufo no cabelo dele parece a ponta de uma bolota.

Você pode não ter percebido logo de cara, mas olhe como essa cena indica que quando um repórter tentou tirar uma foto da Kureha, ela tentou fazer uma pose como se fosse uma jovenzinha, o que combina com a personalidade dela.

A Carrot continua chamando o Chopper de Choniki, mostrando um certo respeito.

O Chopper tá usando uma camisa escrito “wata ame”, que é o japonês para “algodão doce”!

O Chopper fica tão corado que começa a pingar pelo nariz!

Aqui dá pra ver tanto a Big Mom quanto o Kaidou!

O formato que o Chopper cortou do papel é o mesmo da foto da Kureha na imagem anterior, o que significa que ele cortou ao redor dela e não a imagem toda.

O maior é provavelmente a Shirahoshi, com os outros dois pedaços sendo a Vivi e a Viola (o Sanji não conhece a Rebecca).

Okay, me desculpem, mas eu preciso citar o quão ridícula é essa cena. O Oda tá me dizendo que com “Big Mom e Kaidou se aliam para derruba o Chapéu de Palha” na frente e nas costas do jornal a Nami não leu a manchete nem viu as fotos? Sério mesmo?! Ela nem mesmo tá tentando realmente retomar os pedaços cortados? E de alguma forma, com notícias tão importantes como essa, a parte da primeira página do jornal já é dedicada aos que compareceram ao Reverie. Sim, com certeza.

Agora, para nos orientar, isso tudo acontece supostamente no dia em que o Reverie se iniciou, ou seja, o dia após a aliança entre a Big Mom e o Kaidou. Como dito anteriormente, isso é apenas três dias depois dos Chapéus de Palha terem deixado a Ilha de Whole Cake, o que significa que Totto Land e Wano não são muito distantes. Isso também significa que não levaria muito tempo para a Big Mom ir até Wano, caso ela realmente faça isso.

DIA 4 DO ARCO DE WHOLE CAKE

  • Incidente na Festa do Chá, Chapéus de Palha escapam da Big Mom

DIA 5 DO ARCO DE WHOLE CAKE

  • Manhã: Chapéus de Palha escapam de Totto Land
  • Mais tarde: As notícias se espalham da fuga dos Chapéus de Palha

DIA 6:

  • Shirahoshi e companhia chegam ao Reverie
  • Big Mom e Kaidou conversam pelo den den mushi

DIA 7:

  • Começa o Reverie
  • As notícias sobre a Big Mom e o Kaidou se espalham
  • Esse capítulo

As velas do Sunny foram remendadas, já que o Prometheus queimou elas anteriormente

Ei, uma criatura enorme tá saindo do mar.

Ah cara, esse sorriso é precioso demais.

Ei, tem um polvo se aproximando…

A roupa da Nami é, de certa forma, inspirada em Wano. Porém, eu diria que ela se parece mais com um vestido chinês, levando em conta que é vermelho e tem esses padrões florais. Tenho certeza que veremos ela com uma roupa mais japonesa quando chegarmos em Wano.

Ela ainda está vestindo suas tradicionais sandálias.

Hm… Sim, isso é mesmo um polvo gigante.

Por outro lado, o Brook está vestindo algo mais tradicional, bem semelhante ao que vestia em sua primeira aparição, embora dessa vez seja algo muito mais casual, já que não é tão rico em detalhes.

Enquanto boa parte do Sunny realmente foi magicamente restaurada, Oda ainda mantém a constância em alguns detalhes. Por exemplo, a bandeira do navio se perdeu, o que aconteceu quando o Wadatsumi agarrou o navio.

Hora de entrar no clima de Wano… Vamos?




Ah, os mares de Wano! O “clima bizarro” que a Nami descreve é assim porque o local é inspirado em antigas artes japonesas. As nuvens em redemoinho (que vimos no último capítulo) são similares àquelas presentes em antigas pinturas japonesas e chinesas.

Curiosamente, a Nami as reconhece como um fenômeno próprio, o que significa que elas estão assim por alguma razão meteorológica. As ondas em redemoinho também são baseadas em pinturas similares (falo mais disso depois), e as montanhas também são retiradas da tradicional arte japonesa.

E, como no capítulo anterior, a onomatopeia do shamisen, “beben” (ベべん), é usada em vez do tradicional “dodon“.

Sim, sim. Esse é, definitivamente, um polvo gigante.

E olha só, mas quando a Nami diz “Mas ei”, não apenas o Brook reage como o polvo também reage. Ele presta atenção no que a Nami fala!

A Carrot parece estar vestindo uma camisa com a estampa de uma cenoura. O texto abaixo é pequeno demais para ser lido, mas eu acho seguro assumir que provavelmente é algo como “Carrot” ou “Ninjin” (a palavra japonesa para cenoura)

Wano é constantemente cercada por tempestades, o que torna muito difícil o acesso à ilha e destrói os navios de muitos daqueles que tentam chegar até lá. Isso também é, acredite ou não, uma referência ao Japão! Eu acredito que esta deve ser uma referência ao Kamikaze (não confundir com outros sentidos da palavra), ventos absurdamente fortes que atingiram o Japão em uma certa lenda.

Vamos voltar ao século 13, quando os mongóis tentavam invadir o Japão. O império mongol se tornaria um dos maiores impérios de todos os tempos, com um poderio inigualável. Eles enviaram sua frota para o Japão, acabando com as primeiras ilhas que encontraram pelo caminho, mas quando finamente chegaram à costa de Kyushu, eles enfrentaram uma forte resistência das forças japonesas. Então, um forte tufão (ou “kamikaze”, literalmente “vento divino“) os atingiu subitamente, afundando a maior parte da força mongol e afogando milhares de invasores.

O tufão teria vindo do nada, em um período do ano onde tufões não eram vistos, o que levou muito a acreditarem que houve uma intervenção divina em proteção ao Japão. Os mitos e lendas dizem que foi trabalho de deuses como o Ratijin.

Sete anos depois os mongóis tentaram novamente uma conquista, mas foram novamente atingidos por um enorme tufão, o que tornou a chegada na ilha praticamente impossível.

Desta forma, os mongóis desistiram de invadir o Japão. Essa imagem do Japão ser praticamente impenetrável graças às tempestades é, provavelmente, o que inspirou o clima de Wano, tornando a ilha praticamente impenetrável.

Ah sim, eles finalmente notaram o polvo. O “YOOOOOH” que ele grita é tirado de peças kabuki, um som que muitos de vocês já devem conhecer. Visto que trata-se de um som que normalmente abre as peças kabuki, é possível teorizar que essa cena simboliza a chegada deles em Wano. O polvo então bate com seu tentáculo na cabeça para fazer o som de “pon”, exatamente como os tambores tsuzumi soam nas peças kabuki após o “YOOOOOOH” inicial, para atrair a atenção dos expectadores. Nesse caso, o polvo usa esse som para atrair as carpas.

Falando de polvos, assim como o Chopper, ele está vestindo uma bandana hachimaki. Essa imagem de um polvo vestindo uma hachimaki é bem comum em vendas de takoyaki, sendo algo considerado icônico e bastante associado à bancas e lojas que vendem esse prato.

O Sanji aponta algo interessante aqui. Um peixe de água doce não deveria sobreviver no oceano, já que a salinidade da água deveria rapidamente ser fatal para eles. Porém, como é mostrado mais a frente, essa água vem de um rio, e é por isso que elas sobrevivem aqui.

Ele também diz que pode fazer as carpas tanto como sashimi, que é a carne do peixe cortada em fatias finas, quanto como uma sopa.

Essa imagem aí do lado é um sashimi de carpa!

Luffy montado numa carpa também pode ser baseado em antigas pinturas japonesas, já que lembra as retratações do folclórico herói Kintarô, em uma luta contra uma carpa gigante.

Kintarô (mais pra frente conhecido também como Sakata no Kintoki) era uma criança superhumana que lutava contra muitas criaturas da montanha em que havia crescido, incluindo uma carpa gigante, batalha esta que foi imortalizada em muitas pinturas.

A inspiração para essa cena não precisa de introduções, já que este painel é baseado na famosa pintura 神奈川沖浪裏 (kanagawa-oki nami ura), também conhecida como “A Grande Onda de Kanagawa“, uma das mais icônicas pinturas japonesas do mundo, criada pelo artista Katsushika Hokusai. Embora acreditem que a pintura é bem antiga, ela possui menos de dois séculos de idade, sendo datada no final da período Edo.

Ela mostra uma enorme onda caindo em dois barcos, de forma bem estilizada, o que o Oda conseguiu replicar aqui de forma muito bonita, já que as ondas de Wano também são estilizadas no estilo da arte do Hokusai. A onda pode parecer colossal se comparada ao Sunny, mas o navio na verdade está bem distante, o que mostra que essa onda não é tão mais larga que a da pintura original.

E, novamente, “beben” (ベべん) é utilizado.

Como sugerido anteriormente, essa água realmente vem de um rio, fluindo diretamente de Wano. As carpas estão levando eles pela corrente!

A Carrot está incrivelmente excitada ao ver a cachoeira, enquanto o Chopper tá morrendo de medo.

Novamente, as carpas nadando para cima da cachoeira é algo que vem da mitologia oriental, mais precisamente de um mito chinês que faz parte da cultura japonesa. É dito que, acima de uma montanha lendária, encontra-se o “Portão do Dragão“; muitas carpas tentam subir a cachoeira, mas apenas aquelas que conseguem, contra todas as possibilidades, subir até o mais alto ponto, conseguem chegar ao “Portão do Dragão“, que as transforma em dragões quando as mesmas o atravessam. O mito vem de um antigo provérbio chinês e simboliza o trabalho duro e a perseverança. Desde então, o conceito de uma carpa subindo uma cachoeira foi imortalizado no folclore oriental, sendo representado de muitas formas.

Se você estiver familiarizado com Pokémon, então talvez saiba que esse mito também inspirou o Magikarp que, assim como as carpas subindo a cachoeira, também evolui para o Gyarados, cujo design é igual ao de um dragão. Sendo assim, é bastante icônico ver como o Oda fez os Chapéus de Palha chegarem à Wano, subindo a cachoeira carregados por carpas gigantes. É realmente um jeito único de se chegar a uma ilha.

Neste painel cada um dos chapéus de palha está agindo de maneira diferente: Carrot está empolgada, Chopper tá segurado nela de tanto medo, Brook e Nami estão agarrados no mastro e o Sanji tá olhando pro polvo que segue batendo na própria cabeça

Aaaaaah, Wano. Como é bonita! Essa paisagem estonteante nos mostra algumas coisas. Primeiramente, as árvores bonsai, que já foram mostradas anteriormente no capítulo.

Essas são mais parecidas com a forma como as bonsai são retratadas nas pinturas japonesas tradicionais, sendo menos parecidas com as bonsai reais.

O mesmo vale para as nuvens que, apesar de não mais formarem uma tempestade (já que, agora, estão sobre a ilha), ainda são desenhadas de forma artística.

Garças podem ser vistas voando ao longe, também sendo elementos comuns nas pinturas japonesas.

Também há um grande indicador geográfico aqui, sendo a enorme montanha no fundo. Ela parece ser a mesma que podia ser vista da cidade, no capítulo anterior, o que pode significar que o Luffy não está muuuuito distante do grupo do Zoro (embora a montanha esteja bem ao fundo, o que pode indicar uma certa distância entre os dois).

E note como, novamente, o Oda usa “beben” (ベべん) nessa imagem.

Luffy parece estar abandonado na margem do lago, ao lado do Sunny, sendo que o navio está deserto e sem ninguém dentro dele. O que houve com eles? A conclusão mais lógica é que eles acabaram separados pela corrente, com apenas o Luffy e o Sunny caindo desse lado. Talvez tenham sido pegos por alguém, já que eles não abandonariam o Luffy.

Do nada, um animal é visto se chocando com o Sunny, sendo que o Luffy chama ele de “cachorro enorme”. Na realidade, trata-se de um “Komainu”(狛犬), uma criatura japonesa mitológico com o corpo de um cão e um leão, muitas vezes encontrada na entrada de santuários xintoístas. Essas criaturas só existem como estátuas, mas o Oda deu vida a elas, tornando-as um animal nativo de Wano.

Quanto ao babuíno, aí é um pouco mais difícil. Bem, babuínos, ou, mais especificamente macacos japoneses, são criaturas nativas do Japão, mas quando se trata de mitologia é um pouco difícil de apontar de onde estes são realmente.

É mais provável que estes são baseados em Hihi Yokai, uma criatura mitológica que tem a forma de um babuíno gigante e um comportamento bem agressivo, tendo características humanoides em alguns relatos, o que explicaria o Oda ter dado uma espada a ele.

A caixa de apresentação do babuíno tem o mesmo estilo daquela do Zoro e dos outros no último capítulo. Será que esse será o padrão do Arco de Wano?

Na lógica infalível do Luffy, a espada automaticamente indica que ele está em Wano. Essa é uma piada com absolutamente tudo que vimos até aqui (as carpas, o clima, a cachoeira, as árvores e toda a geografia, sem contar o Komainu), já que tudo serve como uma dica, para o leitor, de que estamos em Wano, mas para o Luffy essa conclusão só chega porque ele viu a espada.

E com isso, vamos ter um minuto de silêncio em nome do Reverie. Quem sabe, talvez ainda haja esperança de que veremos mais dele depois de alguns capítulos de Wano… Veremos. De toda forma, avante para o país de Wano!


A Big Mom vai ou não vai para Wano?

Ver Resultado

É isso, pessoal! Chegamos ao fim de mais um HDO!

Gostei muito das informações que o Artur colocou sobre as pinturas. É bacana ver esse tipo de conteúdo porque é uma forma de entendermos um pouco mais da cultura japonesa e, claro, nos tornarmos mais cultos também!

Quanto a enquete dessa semana, resolvi trazer uma dúvida que tá pegando na fanbase. Afinal, a Big Mom vai pra Wano? E se for, ela vai chegar a tempo de enfrentar os Chapéus de Palha? Hm… Eu acho que não só ela está a caminho como vai chegar depois do Luffy derrotar o Kaidou, forçando o bando a enfrentá-la logo em seguida, porque senão ela destruiria o país que eles acabaram de “salvar”. Enfim… Votem e justifiquem seus votos, queremos muito saber o que vocês estão esperando de One Piece! Aceitamos teorias nos comentários! hehe

Mas e aí, gostaram do HDO dessa semana? Obrigado de coração pra todo mundo que comenta aqui toda semana, vocês nos motivam demais!

E é isso! Até semana que vem e vamos papear aí embaixo, porque falar de One Piece é bão demais!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)