Entrevista

Shigefumi Shingaki, Diretor de Animação, fala dos bastidores de One Piece

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas!

Um dos grandes responsáveis pela qualidade visual de um anime é o diretor de animação. Recentemente um dos diretores da Toei Animationstaff do anime de One Piece, chamado Shigefumi Shingaki, participou da Sakura-Con 2018 e concedeu entrevista para o site Anime News Network.

Shigefumi Shingaki, para quem não o conhece, ainda não possui um currículo vasto como animador ou diretor de animação, mas já participou de algumas obras renomadas como Doraemon, Dragonball GT, Naruto, Toriko e – obviamente – One Piece.

No anime da obra do Mestre Oda, Shingaki começou como animador e logo ganhou destaque, ganhando posições e tornando-se diretor de animação, cargo que ocupa no momento.

Sem mais delongas, vamos à entrevista!

Shigefumi Shingaki, diretor de animação de One Piece

Anime News Network: Como foi se juntar a uma atração como One Piece? Qual foi sua impressão no começo? Você era um fã do mangá?

Shigefumi Shingaki: Eu tenho lido o mangá há bastante tempo e na realidade eu amo a revista Shonen Jump. Eu leio a revista há muitos anos, inclusive li a primeira edição em que One Piece foi lançado. Quando recebi a ligação avisando que eu trabalharia na série, eu fiquei realmente feliz já que eu amo o mangá há tanto tempo.

Gif com Luffy, Zoro, Sanji e Usopp assustados.

Atualmente, o anime de One Piece está adaptando um arco que ainda não foi finalizado no mangá. Para você, isso muda algo no processo de produção? O Oda compartilha detalhes da história com a staff de animação, para que eles possam levar eles em consideração na hora de animarem as cenas do episódio?

Quando se trata de detalhes de alto nível e de que forma a história irá se desenvolver, isso tudo na verdade é compartilhado com as pessoas acima de mim, como o diretor da série. Ele estará mais diretamente envolvido com isso do que os diretores de cada episódio individual. Nós realmente tentamos extrair o máximo possível de informações do Oda-sensei. Na parte de produção, onde eu estou, há casos em que a staff conversa entre si e dizem, “Não sabemos como isso vai acabar! O que fazemos com essa cena?” e você acaba tentando ser o mais neutro possível para que não se force demais um sentido ou outro quando não sabemos exatamente como as coisas vão acontecer. Mesmo quando fazemos isso, a história ainda pode acabar correndo pra uma direção completamente diferente e nós acabamos em um beco sem saída. Nós nos preocupamos bastante com isso, mas não há muito o que fazer.

Foi garantido mais liberdade para você trabalhar visuais novos em conteúdos originais do anime?

Vou falar do ponto de vista de um diretor de animação, e isso pode ser específico a One Piece, já que é uma obra absurdamente famosa tanto no anime quanto no mangá. Eu não acho que o nível de liberdade cresce muito, tratando-se de criação de conteúdo original do anime. Ainda precisa lembrar e obviamente SER One Piece. Não podemos fugir muito disso, então não temos tanta liberdade assim, infelizmente.

Encarte do Episódio 0, do filme Strong World de One Piece

Há algum momento específico ou uma sequência de animação que você gostaria que as pessoas reconhecessem como um trabalho seu? Algo que você esteja especialmente orgulhoso de ter feito?

Dos trabalhos que eu estive mais profundamente envolvido, eu diria que o OVA do Episódio 0 de One Piece: Strong World. Nesse OVA eu pude trabalhar como designer de personagens e também como diretor de animação. Trabalhar no design de personagens nesse episódio me impactou bastante, é uma boa memória. Eu não estava certo de mim mesmo ao trabalhar como designer de personagens, mas isso é algo que no final fez tudo valer muito a pena.

O trabalho em si foi na verdade uma campanha que fizemos com a House Foods. A companhia fez uma loteria e se você ganhasse, você receberia esse DVD. O OVA foi baseado num mangá de distribuição gratuita que foi entregue nos cinemas. Foi basicamente assim que esse projeto começou. Foram apenas 1000 cópias, então é algo meio raro que apenas os grandes fãs têm conhecimento.

Quais palavras você usaria para descrever sua abordagem quanto à animação? Você tem alguma filosofia pessoal sobre sua arte?

Eu realmente tenho uma abordagem filosófica do meu trabalho e eu acho que a coisa mais importante é gostar do que está fazendo. Quando você gosta do que você faz, quando você realmente está se divertindo, isso se torna evidente na sua arte e nas expressões de movimento do personagem. Eu acho que essa satisfação tem que ser a fundação do que você está fazendo.

https://youtu.be/hiMHXjonyNM

Propaganda do Filme Gold exibida no cinema TOHO, animada por Shingaki

Quais episódios você ficou mais empolgado em poder fazer “ganhar vida”?

Com One Piece, ou animes em geral na verdade, é sempre um trabalho em grupo. É impossível fazer um anime completamente sozinho, há trabalho demais para fazer. Envolve uma grande quantidade de pessoas e horas de trabalho para produzir um único episódio, imagine então uma série inteira. Sendo assim, nós temos um rodízio de staff. Eu não seria o diretor de animação por dez episódios seguidos, seria mais como um em cada dez episódios. Dito isso, se eu sei que uma cena que eu realmente gostei no mangá está vindo na história, não há garantias que eu trabalharia nesse episódio. É possível para mim olhar um episódio que outra pessoa está trabalhando e dizer, “Hey! Posso animar essa parte em particular?”, mas isso não é sempre.

Em vez disso, eu tenho que me manter focado no que eu estou trabalhando no momento, já que cada episódio sempre terá algo que eu posso me divertir fazendo.

Gif da Boa Hancock, de One Piece

Qual sua opinião quanto a melhor forma de lidar com o ritmo em um anime como One Piece?

Em se tratando de ritmo dentro do trabalho, eu sou o tipo de diretor de animação que está bem envolvido com a administração do cronograma. Eu me certifico de que todas as partes da animação estejam prontas a tempo. Eu sou do tipo que não pode relaxar e que foca no trabalho a não ser que eu saiba que as coisas estão progredindo. Normalmente quando você está trabalhando em um anime, esse trabalho é do produtor. A maioria dos diretores de animação podem só deixar o cronograma completamente para os produtores, permanecendo de cabeça baixa, focando em seu próprio trabalho. Já eu, não consigo relaxar a não ser que mantenha controle das coisas.

Poster One Piece, arco de Whole Cake

E aí, o que acharam da entrevista com o sr. Shingaki? Gostaram de saber como funciona os bastidores da animação do anime de One Piece?

Deixem suas opiniões nos comentários!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)