Boku no Hero e One Piece: Super entrevista com Oda e Kouhei!

"Eu vou dar o meu melhor pra superar até mesmo One Piece!!!"

Por COMENTÁRIOS

Fala pessoas, tudo bom?

Então, lembram daqueles desenhos trocados entre o mestre Oda e o Horikoshi Kouhei, autor de Boku no Hero Academia, que noticiamos semana passada? Pois é, ali o tema da brincadeira era o filme de BNHA, lançado ainda este mês. Porém, ao que tudo indica, os dois não pararam por ali não.

O filme de BNHA veio acompanhado de um mangá especial, o Volume 0 (ou Volume Origin), que teve uma tiragem limitada e foi distribuído para os primeiros fãs que assistiram ao filme nos cinemas. Entre informações dos personagens de Boku no Hero e, obviamente, do filme que gerou esse volume especial, tivemos uma ENORME entrevista envolvendo tanto o Horikoshi Kouhei como o mestre Oda!

Não vou me alongar muito mais porque a entrevista é gigantesca, então curtam o conteúdo na íntegra porque valeu MUITO a pena.


Boku no Hero Academia é a nova cara da Jump!

O homem que o Horikoshi tanto admirou – Eiichiro Oda. Depois de 16 anos, o garoto agora anda lado a lado com seu herói, como um “artista serializado”. Que tipo de conversa eles teriam agora?

UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE

No cantinho de ilustrações do volume vinte e três de One Piece, a Galeria Pirata do Usopp, foi onde os dois tiveram o primeiro contato. Horikoshi-sensei, como você se sentiu ao ter um trabalho seu publicado pela primeira vez?

ODA: Aquele volume foi ótimo. Foi o último de Alabasta, com a famosa cena da “marca da amizade”.

HORIKOSHI: Eu fiquei tremendo.

Tremendo?!

HORIKOSHI: Sim. Eu acho que foi durante meu ensino médio, e aí eu descobri que um dos meus desenhos estava lá, impresso na página, me fez tremer. Eu ainda estava tremendo quando mostrei o desenho pra minha mãe.

ODA: É bom saber que você é próximo de sua família. (Risos)

Quantos desenhos você enviou?

HORIKOSHI: Apenas um.

Incrível! O que te motivou a enviar ele?

(Texto na lateral da página: Garoto Horikoshi se encontra com seu herói.)

HORIKOSHI: Meu amigo e eu amamos One Piece, então ambos decidimos enviar alguns desenhos. Ambos desenhamos coisas incríveis, mas apenas o meu passou pra galeria.

ODA: Parece até que você foi o único a receber a luz verde em um programa de talentos. (Risos)

HORIKOSHI: É você quem faz os comentários, Oda-sensei?

(Texto na lateral da página: Meu nome foi posto em One Piece pela eternidade!)

ODA: Yep, sou eu sim. Mas eu escrevo como o Usopp.

HORIKOSHI: Estou tão grato… Digo, tão feliz.

Eu acho incrível que você tenha conseguido passar com apenas um desenho submetido. Essa experiência afetou sua vida como um mangaka?

HORIKOSHI: Pra ser honesto, eu fiquei bem satisfeito comigo mesmo… (Risos)

ODA: Ah, de um jeito meio “minha arte foi boa o suficiente pra ser publicada”?

HORIKOSHI: Não, mais como “Uou, foi publicado! Agora o meu nome foi posto em One Piece pela eternidade!”, ou algo assim. Eu já fiquei satisfeito só com isso.

(Todos riram)

ODA: Eu me pergunto se teria sido melhor se você tivesse se frustrado mais. (Risos)

Você teria se inspirado mais caso fosse rejeitado?

HORIKOSHI: Não, não. Levou mais algum tempo, mas eu já achava que tinha que levar os mangás mais a sério.

Você quer dizer entre a experiência de sucesso e o sentimento real de ter conseguido?

HORIKOSHI: Isso aí.

ODA: Naquela época as redes sociais não eram como são hoje, então não havia muitas oportunidades de dar a alguém um espaço para mostrar sua arte. É por isso que ter algo publicado me dá uma estranha sensação de felicidade. Até eu gosto de dar o máximo de oportunidades possíveis para que as pessoas mostrem suas artes naquela página que criei.

O (às vezes bizarro!) Horikoshi Kouhei!

APÓS CINCO ANOS DE SERIALIZAÇÃO, UMA CONFISSÃO

Horikoshi-sensei, você conseguiu falar com o Oda-sensei sobre a sua arte só em 2015, certo? Depois de algum tempo já ter se passado, certo?

ODA: Mesmo antes de “HeroAca” ser serializado nós já tínhamos nos encontrado em algumas festas de ano novo, certo? Embora você não tivesse nenhum “hit” ainda, não é?

Oda-sensei, naquela época One Piece estava no volume 77… E você disse “você devia ter me falado disso antes!” (Risos)

ODA: Isso mesmo! Você não tinha que ser tão reservado!

HORIKOSHI: Eu só estava envergonhado. Para mim, falar de algo como aquilo com o meu mangá estando no fim da revista… Mesmo que eu tivesse a oportunidade, simplesmente não parecia certo.

ODA: Eu entendo, talvez tenha sido a decisão certa. Seria mais fácil pra mim te elogiar se você tivesse um mangá sendo serializado. (Risos). Então, você decidiu falar porque tinha um mangá que já era serializado e popular?

HORIKOSHI: Hmmmm…

Você não deveria ter mais orgulho de sua conquista? (Risos.)

HORIKOSHI: Você diz orgulho e eu fico mais é embaraçado.

(Texto na lateral da página: Então, você decidiu falar porque tinha um mangá que já era serializado e popular?)

Luffy “fazendo cosplay” de Deku na capa da Jump!

AS INSPIRAÇÕES TIRADAS DAS “ODAGENS”

Horikoshi-sensei, One Piece influenciou você de alguma forma?

HORIKOSHI: Como posso dizer… Eu acho que ter personagens falando coisas naturais é uma influência que tive de One Piece.

ODA: Bem, quando eu comecei a serializar, as coisas eram diferentes – um personagem falar as coisas que o Luffy fala era visto como vergonhoso.

HORIKOSHI: Ohh? Mas parece que todo mundo que tinha mais ou menos a minha idade escrevia dessa forma.

ODA: Isso me deixa feliz. Naquela época eu era bem novo e parecia que eu estava me rebelando contra a moda do momento. Naquela época era bem popular as garotas terem tranças pra dentro, então eu fui lá e desenhei o oposto.

Então você seguiu fazendo sempre o oposto do oposto?

ODA: Pra mim, só parecia certo se se destacasse. Na época, várias pessoas me disseram que minha arte era estranha, então eu nem ousava imaginar que alguém um dia seria inspirado pela minha arte no futuro.

HORIKOSHI: Eu tirei muito de seus personagens que tem olhos bem pequenos. Porém, eu não conseguia desenhar direito assim e tive bastante problemas com isso… Por isso que ultimamente eu tenho desenhado eles um pouco maiores do que antes (risos).

ODA: Eu tenho feito a mesma coisa (risos).

Horikoshi-sensei, One Piece te influenciou de alguma outra forma – tirando na arte?

HORIKOSHI: Eu amo o Arco do Arlong. Especialmente a cena (entre o Luffy e a Nami) de “Me ajude…” e “Mas é claro!” Eu achei aquela parte especialmente maneira, e queria desenhar o Luffy como um protagonista. Ah, e o capítulo de One Piece dessa semana foi muito louco também. (A Jump teve uma enorme revira-volta)

Muitos personagens antigos apareceram durante o Reverie, né?

ODA: Foi bem impressionante, né? (Risos) A serialização já dura bastante tempo, então eu posso me dar ao luxo de ter personagens bem antigos aparecendo de novo agora, mas provavelmente há muitos leitores da Jump que simplesmente não fazem ideia do que está acontecendo. Talvez as pessoas que leram por volume não tenham problemas e estejam bem familiarizadas com o que está acontecendo, mas aqueles que só leem a Jump provavelmente não leram tudo… Daí eu tive que incluir os acontecimentos passados para que eles não perdessem nada.

HORIKOSHI: Hein? Isso acontece mesmo?

ODA: É bem comum, em um nível surpreendente até. Quando eles fazem as pesquisas eu fica tipo “Nossa, estou tão feliz que esse personagem é popular!”, daí eu faço um desenho e falam “Errr… Eu não sei quem é esse/essa.” (Risos)

HORIKOSHI: Huh!!!~

ODA: Quando a serialização é longa esse tipo de coisa acontece mesmo.

Midoriya Izuku, ou simplesmente “Deku”, o protagonista de BNHA!

HORIKOSHI E BOKU NO HERO ACADEMIA

Oda-sensei, quais as suas impressões do Horikoshi-sensei?

ODA: Ele é a face da nova geração de grandes sucessos de artistas de heróis.

HORIKOSHI: Eu não acredito nisso.

ODA: Minha filha fica cantando as músicas de “HeroAca” nas viagens de ônibus, e isso deixa todo mundo empolgado. Em casa ela pergunta “Pai, seu mangá vai continuar bem mesmo?” porque ela realmente tá preocupada com One Piece.

HORIKOSHI: Eu fico realmente grato de ouvir isso, mas é meio… (Risos)

(Texto na lateral da página: Minha filha fica cantando as músicas de “HeroAca” nas viagens de ônibus, e isso deixa todo mundo empolgado.)

ODA: Eu estou meio preocupado já que o mangá tem muitos personagens.

Por que isso?

ODA: Quando se tem muitos personagens para desenhar fica difícil unificar seu trabalho como um todo, e principalmente de forma correta. Mas, se você conseguir, da forma certa, estabelecer e entender os personagens, então seu trabalho será um sucesso. Essa situação pode ser a fonte de bastante stress desnecessário. Eu vou dizer, porém, que sempre fiquei impressionado com as capas do Horikoshi-sensei. Elas parecem fantásticas, e o senso de estilo está sempre perfeito – você conseguiu bolar umas muito boas.

HORIKOSHI: Muito obrigado, isso me deixa ridiculamente feliz!

ODA: O que você usa para colorir elas?

HORIKOSHI: Photoshop.

ODA: Ah, então você usa computadores?

HORIKOSHI: Sim. Eu meio que cansei de usar eles então na capa do Vol. 18 eu voltei “à forma manual” (pintura à mão) e foi muito divertido.

ODA: Você gosta de quadrinhos americanos, certo? O seu estilo de arte claramente foi influenciado por eles.

HORIKOSHI: Sim. Eu li tudo do Homem-Aranha e do Deadpool.

E quanto à personalidade dos personagens?

HORIKOSHI: Ah, nisso aí o Oda-sensei é uma enorme influência. Eu pensei comigo mesmo “eu realmente quero desenhar um personagem tão vivo quanto o Luffy!!”, mas no final eu acabei desenhando um personagem que nada se parece com ele mas se parece muito comigo mesmo – um otaku com uma mania de analisar demais as coisas.

(Texto em cima da página: um cartão que o Oda-sensei desenhou previamente. Para não bagunçar o Luffy, Horikoshi cuidadosamente desenha ao lado dele)

HORIKOSHI: E no final, só um pouco mais de brilho adicionado para harmonizar com o Deku, o protagonista.

O “Volume 0”, mangá especial do filme de Boku no Hero!

LIDANDO COM UM MANGÁ SEMANAL E UM FILME

Como você se envolveu com esse filme?

HORIKOSHI: Eu me envolvi e contribui com o script e fiz o design de personagens. Se tivesse mais tempo, teria feito mais coisas.

ODA: Se eu dissesse algo assim (rindo), acabaria não tendo mais volta. Desde o começo eu disse que a serialização semanal era o que tinha de mais importante para mim, e que eu não queria que nada perturbasse isso.

HORIKOSHI: O-O que que eu fiz… Eu falei “eu quero fazer mais” sem pensar antes…

Esse é o primeiro filme de HeroAca. Na hora que foi confirmado, como você se sentiu?

HORIKOSHI: Eu fiquei realmente feliz. Eu achei que ter um anime confirmado seria o meu momento mais feliz – meu sonho se tornando realidade. Eu não achei que teria algo além disso, então quando eles falaram que a série ganharia um filme, eu fiquei tipo “Sério?! Não pode ser!!!”

ODA: Eu fui na premiere e fiquei muito feliz de ver tantas pessoas em fila pra assistir o filme.

HORIKOSHI: Você estava no meio do público…

ODA: Mas eu não consegui falar com nenhum dos meus leitores ali.

(Texto na lateral da página: Eu fiquei realmente feliz. Eu achei que ter um anime confirmado seria o meu momento mais feliz – meu sonho se tornando realidade. Eu não achei que teria algo além disso.)

HORIKOSHI: Eu tenho que fazer esse tipo de coisa.

Plus Ultra!

UM RECADO PARA OS FÃS

Por fim, mandem uma mensagem para quem for ver o filme.

HORIKOSHI: Vai ser bem divertido pra quem não lê o mangá, e ainda mais divertido pra quem acompanha. É o tipo de trabalho que qualquer um pode ver e gostar. O filme é a única forma de verem o All Might e o Deku lutando lado a lado! Então, de qualquer maneira, venha ver o filme e se divertir!

E agora uma mensagem de vocês dois.

ODA: E vamos continuar lutando pela popularidade na Jump!

HORIKOSHI: Claro… Digo, não…

ODA: Quantos volumes você acha que a série vai ter?

HORIKOSHI: Olha, sinceramente eu achei que ia ter uns 30, mas eu não tenho contado realmente…

ODA: Então se prepare pra ter uns 50.

HORIKOSHI: Será que eu realmente consigo fazer isso por 10 anos…? (Risos)

ODA: Em vez de “será que eu consigo”, é mais uma questão de você acabar fazendo isso.

HORIKOSHI: Então você já sabia quantos volumes teria One Piece desde o começo?

ODA: Mas é claro que sabia. Mas né, já tem o triplo do que eu havia calculado originalmente.

HORIKOSHI: Isso se deu porque, enquanto você desenhava, o número de coisas que você queria mostrar se multiplicou?

ODA: Multiplicou e ampliou.

HORIKOSHI: Sim, até o meu arco do Festival Esportivo teve mais ou menos o dobro do tamanho que eu esperava ter.

ODA: Isso é o que acontece quando muitos personagens se encontram e agem em conjunto… Fica realmente difícil imaginar o que vai acontecer. Mas, eu te desejo sorte no campo de batalhas que é a Jump.

HORIKOSHI: Ah, sim…

ODA: Que tal uma resposta mais animada, com firmeza?

HORIKOSHI: Eu vou dar o meu melhor pra superar até mesmo One Piece!!!

ODA: Eu não vou perder, sabe.

HORIKOSHI: Ah, eu falei isso mesmo! (Risos) Muito obrigado, mesmo.

[FIM]


Acreditando na próxima geração!

Eu nem sei o que dizer sobre essa entrevista… É muito, muito bacana ver meus dois mangakás favoritos se dando tão bem! O Oda, com essa simplicidade e esse companheirismo mesmo estando num ponto que o Kouhei dificilmente alcançará (porque dificilmente qualquer um alcançará), enquanto o Kouhei claramente enxerga essa oportunidade como um grande privilégio. Senti um clima de Deku x All Might (ou Luffy x Shanks) a entrevista inteira!

E vocês, o que acharam? Já acompanham Boku no Hero?!
Deixem suas opiniões nos comentários!

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)