E aí, pessoas do meu coração, tudo de boas? Hoje é sábado e como de costume, tem Reverie OPEX no site! Dessa vez vai ser algo mais questionador, hora de dar umas pontadas no fígado do senhor Oda e tentar entender: por que ele insiste em falar e valorizar as recompensas se elas nunca foram de fato usadas como uma cultura da caçada pirata?
Com essa simples pergunta abre-se um Reverie cheio de questões sobre as wanteds que tanto gostamos!! Não sei se haverá tantos links externos nesse Reverie, mas, sempre que tiver, acessem, pois complementam a informação aqui passada! Bora começar esse texto maravilindo!
Katakuri atualmente tem a wanted mais alta dentre as que foram reveladas até aqui.
As recompensas estão presentes desde o início da história, e sempre foi um fator que o Oda destaca nos personagens. As apresentações dos Shichibukais sempre vêm com “recompensa da época da pirataria XXX Berries” e outros piratas na mesma situação. Buggy, Alvida, Krieg, Arlong, todos os Supernovas. Com o tempo passou a existir mais mistérios nas recompensas dos piratas mais conhecidos, gerando sempre uma discussão “qual será a recompensa de Shanks, Roger, Rayleigh?” entre os fãs. Mas, afinal, qual é o valor de uma recompensa? O que ela quer dizer? Essa é a ideia desse Reverie, bora questionar tuto!
Atualmente temos uma lista das 20 maiores recompensas até agora reveladas, com a presença de nomes bem fortes (obrigada, Mr.27!). Certo, vou pegar dois exemplos dessa lista para iniciar a discussão, mas ela continua válida para praticamente qualquer personagem com cabeça premiada dessa mesma lista. O Katakuri tem uma recompensa de 1 bilhão e 57 milhões de berries. Capone, um dos últimos da lista, tem uma recompensa de 300 milhões de berries. A primeira questão é: por que uma diferença tão grande?
A resposta pra isso depende de diversos fatores. Nenhuma recompensa deve ser entendida como real periculosidade no que se refere à força/habilidade. Existem “n” fatores que ditam o número da recompensa. Tempo de atuação, feitos, perigo (tanto força quanto espionagem/informação), o quão pedra no sapato é para a Marinha. Porém, o que se sabe de Katakuri para ele ter uma recompensa tão alta? Ser do alto escalão da tripulação de Yonkou não deve ser o único ponto, pois essa discussão não é para decidir que ele absurdamente forte, pois já sabemos que sim. O que resta é saber qual seu histórico para ter essa recompensa! E há?
O Capone, por outro lado, sabemos que destruiu seus inimigos mafiosos do South Blue, que tem ganância e quer derrotar quem é “maior” que ele, tem grandes planos para arruinar seus adversários e, de certa forma, é forte e inteligente também. Ao contrário de Katakuri, temos um contexto maior que dá valor para sua recompensa. É possível hipotetizar sobre Katakuri, mas o que nos foi mostrado a não ser sua apelação?
Isso não ocorre só com Katakuri, diversos personagens que possuem recompensas reveladas não possuem contexto também, são histórias que ficam apenas no imaginário. Será que o tempo é curto demais para contextualizar ou é simplesmente “cool” saber que um cara vale mais de 1 bilhão de berries? Essa aqui é só a primeira questão e já dá uma bela discussão, mas se eu me estender mais, todo o Reverie vai ficar imenso, até porque tem muitos casos que se enquadram nessa pergunta.
Mas um caso interessante é o da própria Robin. O Governo Mundial e Marinha estão sempre caçando a Robin. Quase a prendeu para utilizá-la como arma para decifrar os poneglyphs que quisessem. Sabem que é extremamente perigoso deixá-la à solta. Isso é inegável. Mas sua recompensa não passa atualmente de 130 milhões de berries. Uai, não é interessante para a Marinha/GM que tenha caçadores à sua espreita sempre, que facilite o trabalho deles? Mas não, a Robin não é interessante para nenhum caçador, pois sua recompensa não é absurda, não é lá muito alta. Sem contar que a chance de conhecerem também diminui. Ou seja, mesmo uma personagem de extrema relevância não tem uma recompensa que faz jus à sua periculosidade.
A segunda questão da recompensa em One Piece é: por que ela é importante?
A recompensa serve como um chamariz e um atestado de que as pessoas comuns podem chamar os piratas e Revolucionários de “bandidos”. Além disso, os procurados são tachados de “perigosos”, podem ser pegos, mortos e caçados. Se é isso, cadê o outro lado da moeda na história? Cadê os caçadores de recompensa que dão real significado para as recompensas?
Praticamente não existe. Isso morreu após Zoro (o caça piratas) se tornar um pirata e ter recompensa. Acabou lá atrás, com Yosaku e Jhonny. Talvez dá para considerar o Sentomaru, que tem o prazer de caçar piratas dos quais precisa. Mas não há ninguém mais intitulado CAÇADOR DE PIRATAS que consegue ganhar a vida assim. Nem mercenários têm.
Resumi as informações do Barba Negra porque já fiz dois Reveries dele. Para quem quiser, só procurar na aba do Reverie!
Aconteceu apenas dois casos, e bem questionáveis, em que caçar uma cabeça a prêmio de alto valor financeiro se tornou interessante. Um caso foi o de Barba Negra, que sem recompensa e sem feitos, precisou fazer seu nome no mar e abocanhar um cargo de Shichibukai. Para isso, passou a procurar um pirata com recompensa de 100 milhões de berries ou acima. Acabou que conseguiu derrotar Ace, de 500 milhões. Saiu no lucro e se tornou Shichibukai, tocou o terror e hoje é um Yonkou.
Basicamente Barba Negra resolveu se tornar um “caçador de recompensas” por um tempo para conseguir fama COMO PIRATA, e aí fazer o que fosse conveniente a ele. Mas em momento algum ele se considerou um caçador e seu objetivo não era prender o Ace, e sim entregá-lo vivo para a Marinha fazer o que quisesse com ele. Podia tanto ser o Ace, quanto qualquer outro. Não tinha um objetivo para ganhar dinheiro e nem prender um “bandido”.
Do próprio Ace não ficamos sabendo de seus feitos para condizer com a recompensa
O outro caso é o de Law, que fez algo próximo de Barba Negra, entregando 100 corações para a Marinha para então se tornar um Shichibukai. A diferença é que não sabemos os valores das recompensas e nem se Law recebeu esse dinheiro. Porém, nada de caçador aqui, ele sempre foi um pirata e fez o que fez como pirata, porque era conveniente a ele. Ser Shichibukai daria poderes extras a ele, ele poderia andar livremente pelos mares sem ser caçado pela Marinha.
Há outro caso, mas que também nem entra na situação de caçador de recompensa, que é o da Robin, na época em que valia 79 milhões. Ao ver uma criança indefesa, muitos quiseram entregá-la para a Marinha para ter a recompensa, e por isso mesmo que a Robin teve que aprender a não confiar em ninguém desde cedo. No caso, não havia caçadores, só gente mal intencionada mesmo.
Então a mesma pergunta deve ser feita: qual a importância da recompensa? O quanto ela é valorosa? Não digo valiosa, e sim, o que há na recompensa que pode ser considerado uma valorização como cabeça a prêmio?
Quem na história, além da Marinha, caça piratas? A Marinha é que deve pagar em berries a quem levar um pirata até seu QG, mas se ela mesmo está caçando, ela não está fazendo nada mais que sua obrigação! Ou seja, se não há ninguém caçando, para que vale a recompensa?
É só um atestado de periculosidade? Enganam-se quem acha que é! A Marinha não consegue mensurar o que as cabeças de fato valem. Querem DOIS exemplos? Sanji e Chopper. A Marinha não sabe o que o Sanji fez em Alabasta (Bonclay saiu de cena depois da luta e só foi preso depois pela Hina), ao contrário do Zoro. A Marinha não sabe que Sanji treinou com Zeff. A Marinha quase não soube o que o Sanji fez em Enies Lobby a não ser dar uma causada em randoms em EL e ser o articulador da fuga dos mugiwaras (e olhe lá se sabe que ele derrotou Jyabura). Até hoje a Marinha não sabe o quanto o Chopper é perigoso. Ainda acham que ele é um mascote!!!
Então, de verdade eu não sei de que vale as recompensas na história. Quem vai caçar um Katakuri, quem vai atrás de algum Yonkou? Só existe piratas contra piratas e piratas contra a Marinha/GM! No máximo há Revolucionários contra Marinha e Revolucionários contra piratas.
O cara mais liso e que a Marinha não consegue identificar seus feitos.
O Oda criou o Submundo, criou uma articulação contra a Marinha (Revolucionários) mas deixou de criar um grupo base para que o perigo contra os piratas fosse mais real. As recompensas só ficam em discussões dentro de QG’s da Marinha: “esse cara vai ser perigoso no futuro, temos que ficar de olho”.
E todos esses questionamentos não são pra dizer que o Oda é ruim, que ele pecou, mas são questionamentos reais e que faltam na história. Falta um caçador de recompensas de responsa que mete medo nos piratas. Falta contextualização de personagem para estar de acordo com a recompensa. Pode ser que o Oda crie um caçador, pode ser que ele esteja aguardando, pode ser que ele tenha escorregado, pode ser muitas coisas!
Mas quero que entendam, se não há caçadores, por que seria importante modificar a recompensa do Sanji para apenas “alive”? Ninguém caça nada!
O fato é que eu ainda não sei para que serve as recompensas se elas são imprecisas, se elas não são usadas como forma de caçada real, se elas só ficam no”Dead or Alive” do papel. No fim, tenho mais a certeza que é só “cool” saber quantos milhões de berries um pirata vale do que ter um significado real.
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)