Reverie OPEX #39

A redenção de Brook

Por COMENTÁRIOS

E acaba de chegar mais um Reverie OPEX aqui no site, como todo sábado! É bom lembrar que essa coluna tem o intuito de trazer todo tipo de discussão de One Piece. Então se você é leitor de primeira viagem, dá uma olhada em todos os outros 38 textos e verá de tudo, desde análises, teorias, questionamentos e até textos meio alternativos.

Enfim, nunca se esqueçam de acessar os links externos que deixo disponível durante o texto, eles complementam e relembram vocês dos acontecimentos do mangá! Sem mais delongas, bora falar dos avanços do Brook até aqui e destilar um pouco de veneno (hohoho).

Demorou para que eu conseguisse aturar e até gostar das atitudes do Brook, mas chegou a hora dele finalmente deslanchar. Antes de falar de todas as mitagens dele em Whole Cake, acho legal falar com vocês sobre minhas experiências anteriores com esse esqueleto safado.

Muito tempo atrás acredito eu acho até que fiz um vídeo dedicado ao Brook e de como eu detestava todo o desenvolvimento dele (para os que lembram do Nihil, ele odiava o Brook mais que eu hahahaha). Eu não tenho tantos problemas de falar das brechas e das partes que eu não gosto de One Piece, até porque acredito que qualquer história é passível de crítica.

A crítica em si não é algo negativo, ela pode ser, inclusive, positiva, mas o mais importante é que ela gera debates e reflexão. Então não entendo quando aparece gente pistola dizendo que não é para falar mal de One Piece e que tem que parar de ler se achar defeito. Eu sou mega fã de One Piece, mas nem por isso acho a história impassível de debates e questionamentos. Desde que a discussão seja rica em argumentação, que não seja levada para o pessoal e que não tenha xingamentos, pra mim é válida.

Enfim, voltando para o Brook! Antes mesmo dele entrar no bando eu sabia que um esqueleto viria a se tornar um chapéu de palha. Nessa época eu tinha dado uma parada em One Piece pois meu irmão não estava conseguindo comprar os volumes da Conrad e eu não conseguia ler na Internet ainda por falta de tempo (estudava o dia todo e eu sou a irmã mais nova, então meu irmão que ficava mais no PC da casa). Eu ficava sabendo por alto do que o meu irmão me contava e ficava na expectativa de voltar a ler.

No fim meu irmão voltou a comprar, eu comi a história e parei junto com as mensais da Conrad. Como ela entrou em hiato com a obra, não aguentei e fui ver o anime a partir do início de Water Seven. Portanto só fui ver o início de Thriller Bark um tempo depois de ela ter começado. Aí eu vi quem era o tal esqueleto que ia entrar no bando. E devo dizer que eu achei sensacional o surgimento do Brook. Não pela piadinha do “você caga”, mas em como ele tava sobrevivendo naquele fim de mundo, no Florian Triangle e ainda manter o humor.

Ele é simpático e agradável assim que aparece, e pensei que ele iria deslanchar logo ali. Bom, acontece que depois me decepcionei com ele na luta contra o Ryumma, por implorar para ele não cortar seu afro, assim como por ele ter corrido muito que nem barata tonta pela saga também.

Eu entendo a importância do cabelo, que se cortasse não nasceria mais, era algo sagrado também pro Brook, mas não vi a necessidade de ele implorar tanto, me chegou a dar pena pela cena patética que o Oda deixou o Brook ali, como se ele fosse totalmente indefeso e tal.

Depois de um tempo, as repetições das piadas “mas eu já estou morto” pareciam muito forçadas para mim, não conseguia mais me divertir como no início do aparecimento dele. Já pro fim de TB, acabei percebendo uma mistura de Usopp e Chopper nele, talvez com alguma pitada de Luffy e Sanji. Melhor explanar isso:

  • Fazendo um paralelo com Chopper e Usopp: mesmo o Brook sendo um esqueleto, ele tem medo de MUITA coisa (e isso é bem recente até, em Punk Hazard rolou isso).
  • Paralelo com Luffy: ele é todo aleatório com as piadinhas ruins dele de tiozão. Não acho mais necessário os piadistas, já basta o Luffy de bobo e idiota no bando xD!
  • Paralelo com Sanji: poxa, Brook fica pedindo para as mulheres mostrarem a calcinha para ele. Ele é idoso tarado, só não no nível do Sanji, mas vive surtando e vibrando com ele.

Observando isso ao fim de Thriller Bark eu fiquei bem chateada dele ser uma mistura de personagens que já tínhamos no bando, não tinha nada muito original ali. E eu fiquei mais bolada ainda depois do Oda mostrar o flashback dele, que É ESPETACULARRRR!!! De verdade, o passado do Brook pra mim é o mais triste e desolador de todos. Ele viu seus companheiros morrerem, ele enterrou todos e os viu se tornarem esqueletos! Teve de dar adeus para Labbon. E ainda ficou 50 anos sozinho!! Parando para pensar, faz sentido ele ser todo esquisito com as piadas e no jeito de falar, porque basicamente ele só podia falar com ele mesmo. Mas essa parte dele ser meio tantan da cabeça nunca foi explorado pelo Oda.

Aí com Brook já sendo de fato um membro do bando, mais um problema: ele teve pouquíssimo tempo para mostrar desenvolvimento de personalidade, e aí veio o Kuma mandando todos para puta que pariu. Isso só me deixou mais incomodada.

Pra piorar, Brook teve uma história de capa bem fajuta, pois ele era o único que não tínhamos PERSPECTIVA alguma de como iria evoluir. E até que acabou rolando isso, pois ele se tornou uma estrela da música, mas treinou sozinho esse tempo todo. Todos os outros tiveram oportunidades de aprender com nativos, comandantes, Shichibukai etc. A mini capa dele é tão esquecível que ninguém quer saber como ele treinou, tá muito bom só sabermos que ele evoluiu e está mostrando tudo isso agora.

Enfim, o que quero contextualizar para vocês de uma forma rápida e simples é que para mim Brook tinha se tornado um personagem esquecível, de difícil conexão com o restante dos mugis. Por mais que ele tivesse um flashback espetacular, o mesmo não acontecia no presente. Poucas aparições, poucas falas, poucas ações!

Por mais que eu quisesse, não encontrava motivos para ele estar no bando ainda, a não ser pelo Luffy gostar. Sabemos que todos os membros possuem sonhos que os fazem avançar junto com Luffy pela Grand Line. O Brook, o contrário, já que ele podia ter se despedido de Luffy e ter achado um jeito de voltar para o Cabo Gêmeos o mais rápido possível, sem ter que passar por tantas e tantas aventuras totalmente fora de focos do que ele quer.

Com todo esse contexto, vocês já devem pensar: caraca, ela realmente detestava o Brook. O que mudou agora?

Simples, eu fiz uma divisão de Brooks. O Brook do pré-time skip permanece nessa de eu ficar revoltada com o desenvolvimento dele (Pah pistola qqq). O retorno dele em Sabaody já me deixou atenta para observar o que o Oda faria com ele. Ele PRECISAVA aparecer mais, fazer mais coisas. E até agora o Oda tem feito bom uso dele, mas ainda assim, até Dressrosa, tudo estava envolvendo mais lutas do que exatamente personalidade, que continuou a me incomodar um bocadinho.

Lutas eu não posso reclamar de nada. Ilha dos Tritões foi Brook vs Neo. Em Punk Hazard o Brook salvou com estilo o Usopp, Zoro, Robin e Luffy no lago. Dressrosa, mesmo correndo para Zou rapidamente, deu tempo dele dar um safanão na Jora. E agora em Whole Cake, acabou com os homies da Big Mom e teve peito para encarar a Yonkou (claro que não ia ganhar, mas teve peito!)

A diferença é que agora em Whole Cake, Brook está maduro e lidando bem com o fato de estar no meio de uma batalha com uma Yonkou. Ele está mais sério, mostrando inteligência, e as piadas mudaram um pouco o tom. Tipo, ele dormiu com a Big Mom!!! HAHAHAHA sério, isso é genial.

E as conversas dele com o Pedro e com o restante do bando são mais animadoras. Ele mostra mais presença, ele está se impondo mais como um verdadeiro chapéu de palha. Ele entrou tanto no plano de destruir o quadro da Carmel, que foi genial se fantasiar de Luffy e confundir todos. Aliás, mais uma piada mega acertada do Oda, porque foi sensacional ler o pessoal gritando que o Brook tava arrancando a própria pele!

E não só por isso, mas ele cumpriu o prometido e pegou a cópia do Red Poneglyph e agora está lá lutando para permanecer no Sunny. Esse avanço em Whole Cake de fato fez muito bem ao Brook e suas atitudes fazem muito mais sentido hoje.

Para vocês terem uma noção da falta de dinâmica dele dentro do bando, tem um filler no animê que eu amo de paixão que poderia ser canônico, ou seja, o Oda poderia ter feito algo do tipo para integrar mais o Brook aos outros! No episódio 384, a equipe da Toei fez um filler do Brook tentando ajudar a todos os seus nakamas dentro do Sunny e acabou mais atrapalhando do que ajudando. Ele se cobrou o tempo todo e só quando Robin falou com ele, ele se sentiu mais parte daquilo e ficou feliz. O fim do episódio é ele tocando, fazendo o que ele faz de melhor. É um episódio random, mas que foi muito leve e dinâmico, pois mostra como o Brook interage com os seus companheiros. E foi logo depois de Thriller Bark!

00

A falta desse tipo de coisa fez com que a volta dele no timeskip não tivesse tanto impacto, porém, vendo esse Brook de Whole Cake, fica MUITO melhor. Por exemplo no último show dele em Sabaody. As palavras impactantes ali ficaram ainda mais fodas depois de ver o que ele fez em Whole Cake. Não eram só palavras vazias, não era só o Brook tentando fazer bonito. Com as atitudes recentes dele, essas palavras ganham mais força, são palavras das quais o Brook acredita piamente. E não só isso, ele sonha em seguir Luffy, em levar o peso de ser um membro de seu bando nas costas. BEM MAIS FODA.

É como se pra mim abrisse uma nova página para o Brook, tudo aquele desânimo pré-timeskip mudou para uma perspectiva bem mais positiva. Agora o vejo como mugiwara, agora eu entendo sua importância ali e como consegue aflorar os ânimos nos outros, porque ele acredita em tudo que está fazendo. A força de vontade dele está mais de oito mil!!!! Demorou, mas Brook está recebendo o destaque que merecia desde muito tempo!

Não, Pah não detesta mais Brook, essa também é uma nova página xD

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)