Mais um sábado chegando e com ele mais um Reverie OPEX! Dessa vez voltarei a falar do Barba Negra! Para quem leu o Reverie que falei sobre o personagem ter dois poderes de akuma no mi, comentei que dedicaria outro Reverie só sobre o que eu acho dele em relação à personalidade, força e também de seu bando.
Chegou a hora de falar sobre tudo isso e ainda levantar uma questão bastante discutida no fandom: Barba Negra é considerado um dos personagens que mais parece um pirata que viveu em nosso mundo. Mas será mesmo?
É muito lindjo!
Vamos por partes nesse Reverie, que pode ser um dos mais longos até aqui haha! Vou tentar escrever de forma sucinta e clara e deixarei os comentários para complementos necessários. Então bora!
Personalidade
No início de Jaya, quando Oda faz uma introdução de todos os integrantes do bando do Barba Negra, Teach tem um espaço cativo na história, o que o tornou bem marcante! “O sonho dos homens nunca tem fim”. Ali não era possível saber que ele era o tal Barba Negra, mas a aparição dele foi tão marcante que até então é o trecho que eu mais gosto.
Mas, depois que o Oda deixou claro que ele era o Barba Negra, outras situações vieram à tona. Ele podia ter falado de forma maravilhosa com Luffy, mas depois de saber que ele valia 100 milhões de berries, foi atrás de sua cabeça. Tudo bem até aí, Luffy derrotou o Caeser e o usou de refém para os planos da aliança formada com Law. Mas a situação do Barba Negra era um pouco mais delicada. Não era só por ele correr atrás da cabeça de Luffy que comecei a ter uma certa antipatia por ele. Foi possível lembrar que Ace estava querendo derrotá-lo pois ele matou um companheiro de bando arbitrariamente.
A luta entre esses dois foi bem maneira!!
Voltando na história, é possível ainda lembrar que foi o bando do Teach que também destruiu Drum sem motivo algum, talvez tentando chamar atenção do Governo Mundial e Marinha para se tornar Shichibukai, mas ainda assim, vimos a situação que ficou aquele lugar…
Me arrepiar com as palavras de Teach então parou de significar algo, pois não parecia mais algo tão positivo assim, e sim algo deturpado. “O sonho não tem fim” dá brecha para que tudo seja feito para conquistar seu objetivo, típico do que foi justamente abordado na personalidade de Teach. Ao contrário de um D. como o Luffy, que pensa mais em liberdade e amizade, Teach pensa em poder e conquista. O sonho dos dois pode ser parecido, mas o caminho que acreditam são bem diferentes.
Apenas para ressaltar, nada disso quer dizer que o Luffy é bonzinho e mocinho e o Teach o vilão e o malvado. A questão maior é sobre soberba e a vontade de ser o Rei dos Piratas. Enquanto Luffy segue um raciocínio que vai de encontro com o que Roger acreditava ser o sonho herdado dos D., Barba Negra simplesmente pisa em cima de tudo isso, mal parecendo ser um D.
Luffy puto por saber que foi Barba Negra que entregou Ace! Teach ainda vai apanhar muito no futuro haha!
Além dessa personalidade, Teach parece ser extremamente imprudente. Tomar o ONE HIT K.O do Magellan foi por pura imprudência, por confiar demais em sua akuma no mi, e achar que nada mais pode ser páreo para ele. O que reforça isso é a sua própria aparição na guerra de Marineford, que apanhou feio do Newgate, que já estava bastante ferido. E pra piorar, pediu a seus companheiros finalizarem o serviço, com tiros de arma de fogo. Se safou das duas vezes, mas sua atitude não foi nada honrosa perto de todos os outros D.
Basicamente, até aqui, toda sua personalidade girou em torno disso. O único ponto mais interessante pra mim é sua insistência em ter a yami yami no mi. O fato de esperar no bando do Barba Branca e ter toda a segurança ali foi de fato interessante. Assim que seu sonho surgiu, ele pensou no grupo que mais teria chance de obter a yami yami no mi e ao mesmo tempo permanecer vivo sem muitos problemas.
O fandom no geral (e até os trechos dos Databooks) considera toda a construção do plano algo genial e estratégico, porém para mim é muito mais simples que isso. Ele é extremamente esperto e tem experiência de sobra para saber como o mundo funciona. Teach parece ser o personagem mais nerd e louco por akuma no mi. Ele deve ser o estudioso mais fervoroso disso, não à toa, está caçando akumados ao redor do mundo, coisa que NENHUM pirata fez.
ZEHAHAHAHAHAHA! Uma das melhores risadas!
Certo, essa experiência é importante pois ele descobriu como adquirir influência e como conquistar territórios. Por isso seu crescimento é assustador. Ter renome e crescer como pirata foi algo tardio, mas no momento em que ele conseguiu o que queria, já sabia os passos seguintes para crescer. Não é nada tão mirabolante, ele realmente foi esperto o bastante para entender como giram os mecanismos do mundo, mas não é como se ele fosse o cara mais inteligente de One Piece. Nem faz muito sentido ele ser por conta da personalidade imprudente que tem.
Força
Esse é o quesito mais misterioso e ao mesmo tempo divertido. Barba Negra é um monstro. Ele é sim extremamente forte. Isso não significa que ele não se fere ou que jamais será derrotado. Muito pelo contrário. O poder da yami yami no mi é apelão, mas também o deixa mais exposto que o normal. Ele sente mais dor. Por isso mesmo o jeito imprudente dele é extremamente perigoso.
Luffy é imprudente, mas seu poder o protegeu diversas vezes, pois a borracha é uma armadura bem resistente pra ele. Por isso a imprudência de Teach me irrita um pouco. Ele mostrou ser esperto e ter todos as peças de xadrez em seu controle, mas vive peidando na farofa quando precisa pensar para lutar. Agora que ele é Yonkou essa história pode ser diferente, e espero que ele esteja mais ligado nas coisas também, porque parece que ele até gosta de apanhar (haha).
Imagina Shanks dando trabalho pra cacete para Teach? Outra luta épica!
Como a yami yami no mi é o grande ponto fraco dos akumados (vide a luta com Ace), se Teach for humilde e saber lidar melhor com akumados nas suas lutas, o maior problema mesmo pode ser justamente personagens que não tem akuma no mi. Não que um não-akumado vencerá com toda certeza o Teach, mas pode dar mais trabalho a ele. Talvez por isso a teoria de que o Shanks lutará com ele pode até fazer sentido.
Seu bando
Sempre tive dúvidas quanto ao poderio do bando de Teach pré-Impel Down, e parece fazer mais sentido em Dressrosa, em que vimos Burgess tomar uma surra de Sabo. Os primeiros integrantes do bando – Doc Q e seu cavalo Stronger, Van Augur, Laffitte e Burgess – não são totalmente fracotes, mas parecem não ter o nível de grandes potências como o bando da Big Mom e Kaidou. No caso, Teach foi salvo pelo gongo pelos outros integrantes, que vieram do nível 6 de ID. Claro, ainda falta ver o potencial do Van Augur e do Laffitte, que pra mim, são os que têm mais potencial.
Um bando de esquisitões! haha
Ainda tenho curiosidade de saber porque os integrantes de ID – Sanjuan Wolf, Vasco Shot, Catarina Devon, Avalo Pizarro e Shilliew – aceitaram seguir Teach, talvez cada um tenha um motivo específico e seria bacana demais termos um background (como um flashback mesmo) disso tudo.
Teach é uma analogia a um verdadeiro pirata?
Lembro que praticamente todas as discussões que entrei sobre o Teach essa frase foi dita: “é que eu gosto muito do Teach porque ele representa um verdadeiro pirata!”
Eu adoro essa frase por dois motivos: ela é verdadeira e ao mesmo tempo alienante. De fato, se formos levantar as informações de Edward Teach e toda sua representação para a pirataria, o Marshall D. Teach tem semelhanças. Porém, Teach não é exatamente o único pirata que se porta como pirata.
Até as vestimentas chegam próxima do que a era da pirataria usava!
Primeiramente que a própria pirataria não é toda essa ideia de bandos que só destroem e saqueiam. Eu gostaria bastante de ler diversos livros sobre a pirataria, mas já dá para ter uma noção da vida pirata ouvindo os casts de Verdadeiros Piratas de One Piece e também vendo o vídeo do Nerdologia sobre pirataria. Diversos piratas faziam parcerias com o Governo Inglês ou Francês para que os Reis/Rainhas perdoassem seus crimes. Assim, diversos piratas trabalhavam para Imperadores e diversas vezes faziam o trabalho de explorar terras e encontrar tesouros.
Não é muito diferente do que os Shichibukai fazem no mundo de One Piece. Law mesmo pegou 100 corações e os deu à Marinha/GM para que perdoassem seus crimes como pirata, e assim se tornou Shichibukai.
Law acabou fazendo um acordo com a Marinha/Governo Mundial para que seus objetivos fossem alcançados.
Kidd também pode ser considerado um verdadeiro pirata só pelo fato de ter uma recompensa baseada em tocar o terror e o caos contra civis. Buggy também fazia jus a um pirata, preocupado sempre com grandes riquezas e saqueios.
Não é somente Barba Negra que pode representar atitudes de um verdadeiro pirata e não só ele fez coisas hediondas e imperdoáveis. De fato, Luffy e seu bando estão longe de serem piratas de verdade, eles são basicamente um grupo de amigos que estão viajando por aí. Mas isso não faz do Teach o único pirata que possivelmente existiria na realidade.
Só acho que não é bem um argumento justo falar “eu gosto dele porque ele parece um pirata de verdade”. Se parar para dar uma atenção na história, diversos personagens seriam legais por terem essa características de lembrar um pirata de verdade.
É isso, até a próxima semana!
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)