Reverie OPEX #25

Roronoa Zoro não é sinônimo de lutinhas

Por COMENTÁRIOS

Mais um sábado chegou e, como sempre, mais uma criação do Reverie OPEX também! Já estava querendo falar desse personagem que caiu nas graças do povo brasileiro e sempre fica em primeiro lugar em votações de popularidade aqui da OPEX.

Chegou a hora de falar de Roronoa Zoro, o personagem de altas polêmicas. O quanto o fandom já não viu discussões acaloradas sobre Sanji versus Zoro? Sobre ele ser o imediato do bando? Sobre o olho fechado dele ter algum poder oculto? Sem contar que, falar de Roronoa Zoro rende automaticamente discussões entre os que amam Zoro e os que detestam. Às vezes nem precisa detestar o personagem, mas o quanto ele é “endeusado”.

Mas hoje eu não quero falar de nada disso, pois são assuntos mais saturados que óleo curtido pra fritar pastel. Apesar do valor das discussões, ao meu ver esses são recortes que apenas superficializa o debate, além de manter estereótipos de uma personagem apenas forte, determinado e badass. A minha intenção na verdade é falar de como Zoro pode se desenvolver como personagem, sem a necessidade de ficar pensando somente em uma nova técnica a ser criada, entre outros assuntos já citados.

Zoro nunca mais usou a Asura, né?

Antes de iniciar, só quero deixar claro que não acho que discutir lutas e nível de força seja ruim, só quero salientar que por muitos e muitos anos se discute as mesmas coisas sobre o Zoro. Ao meu ver, o desenvolvimento do Zoro tem sim como base os combates em que ele ultrapassou limites, porém sempre tento ver detalhes a mais no personagem do que me focar em lutas e seu jeito fodão de ser.

Basicamente, construir um personagem como o Zoro não é difícil. Essas características primárias que citei até aqui (força, determinação etc) o tornam um personagem simples de se trabalhar. Não há o que falar, Zoro cumpre bem o papel dele na história. Ele é destemido, pé no chão, forte, orgulhoso e ao mesmo tempo tem a humildade de saber que precisa estar mais bem preparado conforme as dificuldades aumentam. Todo mundo quer ser o Zoro, pois ele não têm dúvidas, ele não têm medo de enfrentar situações delicadas. Mas isso também traz uma pequena problemática: entender os sentimentos, emoções e atitudes do Zoro é mais difícil.

E por que é mais difícil, Pah? Vejam, não acho que isso é um defeito. Eu sou uma leitora e fã que gosta de drama e gosta de entender as razões dos personagens fazerem e falarem algumas coisas. Portanto, algumas frases e atitudes do Zoro não surte muito efeito em mim. Ele falar algo sensacional quando está fatiando algo, por exemplo, só faz me perguntar o motivo dele estar falando aquilo. É para diminuir o adversário? Ou para desestabilizá-lo na luta? É para demonstrar uma presença imponente?

            A técnica Santoryuu também é original. Talvez seja um dos grandes diferenciais do Zoro com outros personagens fodões de outros mangás.

E muitas dessas perguntas que eu faço para mim mesma não possuem muito bem uma resposta. E acredito que isso é pela falta de aprofundamento do personagem. Para resumir: Zoro é o mugiwara com menos passado até aqui (talvez só Usopp fique próximo). Sabemos muito, mas muito pouco dele!

Hoje estamos vendo a história de Sanji e olha a diferença de tom. Já sabíamos da questão de gratidão dele com Zeff. Já víamos nele a preocupação de alimentar pessoas que estão passando fome, não importa qual seja. Sabemos que ele é mais sentimental que o Zoro, por exemplo. Agora, com o complemento de seu passado sabemos muito mais! Sabemos porque ele é gentil, afetuoso, preocupado. Sabemos porque ele não tem papas na língua e acaba se esquentando mais.

Não estou comparando Sanji com Zoro, mas o exemplo é perfeito. Oda deixou um gancho lá no arco de Jaya, deixando evidente de que uma parte da história do Sanji não estava contada. O gancho foi ele dizer que era do North Blue e conhecia a história de Montblanc Norland e depois de tantos capítulos, temos a resposta. Zoro, no entanto, desde o início não sabemos de onde ele veio, quem são seus familiares, como era seu relacionamento com Koshiro, seu mestre. Tudo que temos é um flashback de menos de um capítulo sobre a morte e a promessa com a Kuina. E uma referência minúscula no flashback do Luffy em Marineford, quando Dragon salva Sabo e ancora na ilha do Zoro.

       A cara do demo! Zoro é tão amedrontador que acho que não gostaria de enfrentá-lo nunca haha

Até hoje lembro de Zoro chorar apenas uma vez no mangá: quando foi derrotado por Mihawk pela primeira vez. Ele chorou de raiva, chorou por ter sido derrotado. Ele prometeu que se tornaria mais forte e não perderia. Mas será que teve algo a mais? Um sentimento de frustração por talvez não conseguir cumprir a promessa com a Kuina? O que exatamente ele sentiu?

Mas pois bem, onde quero chegar com isso? A construção do Zoro sempre foi muito bem definida pelo Oda, o papel dele é determinante para as sagas, mas ao mesmo tempo parece que falta um tempero especial para que Zoro tenha uma completude como outros chapéus de palha. Estou falando estritamente de personalidade e aprofundamento de sentimentos mesmo, de entendermos ainda mais as ações do Zoro, pois em relação às técnicas, força e imponência, ele já está mais que completo.

Se Nico Robin, minha personagem favorita da obra, não tivesse o passado que teve, eu não teria tanto afeto assim por ela como tenho hoje. Pois a maneira que me identifico e torço por ela, se tornaram mais fortes depois de saber pelo que ela passou e mesmo assim ser o que é hoje! Então fica a pergunta: nenhum de vocês se incomoda de ver o Zoro ter tão pouco destaque em relação a isso?

É aí que entra alguns detalhes que já são de conhecimento de todos, mas podem ser mais explorados pelo Oda na saga de Wano. Basicamente Zoro possui uma relação ainda fraca com o Japão antigo, mas algumas referências ao estilo samurai fazem parte do personagem. O haramaki é um exemplo. Desde o início do mangá Zoro usa essa pequena proteção na cintura. Outra característica é o quimono que o Zoro veste atualmente, que também remete à cultura japonesa. Alguns golpes também se relacionam com o Japão (mas aí já deixo a lista para uma outra vez haha).

   Aí, o haramaki! É um objeto sempre presente em qualquer roupa do personagem. É como o chapéu do Luffy, como os óculos do Franky etc.

Ainda dá pra relacionar Zoro com as espadas que possui, que são semelhantes às katanas japonesas (diferente, por exemplo, da espada de Mihawk). A Shusui, inclusive, é uma espada de Wano, pertencente a um samurai antigo.

A personalidade de Zoro pode lembrar a honra, frieza e o orgulho que samurais tinham na época do Japão também. Infelizmente gostaria de ter feito uma pesquisa mais aprofundada sobre a história e os períodos do Japão para escrever esse Reverie, mas fica aqui marcado que um dia farei isso.

Mas enfim, a questão é que a próxima saga será Wano. Vejam, talvez seja a única oportunidade do Oda de poder mostrar um pouco mais da cultura de seu próprio país. Não que One Piece não tenha outras referências ao Japão, porém, Wano é um local perfeito para usar como modelo momentos históricos nipônicos (como o período Edo). E qual é o mugiwara que possui mais referências japonesas? Sim, Zoro. Oda já respondeu em SBS que a nacionalidade do Zoro, caso ele existisse, seria japonesa! Oda já trabalhou como assistente do Watsuki, que tinha que pesquisar arduamente o passado de seu próprio país e encaixar figuras importantes em sua história!

Na saga de Wano só fico pensando se o Oda fará referência ao Musashi, se haverá um easter egg de Rurouni Kenshin, algo relacionado à Lobo Solitário…pois são obras que foram e são muito importantes no Japão.

Quando fiz o Reverie OPEX #21 sobre as divagações de Wano e disse que Zoro pode ter papel fundamental na chegada do grupo, não me referia à força e nem em relação à ele ser um espadachim/combatente. É preciso lembrar que os habitantes de Wano não são favoráveis à aliados de fora, muito menos se juntar à estranhos. Zoro, por talvez ser mais próximo deles em relação à crenças e atitudes, tem mais chance de conversar de igual pra igual e transmitir confiança.

         Olha como esse Zoro está se portando! Parece um japonês cagado e cuspido de cabelo verde xD

Essa relação do Zoro com Wano pode ser absolutamente positiva para o desenvolvimento da personalidade dele. Isso quer dizer que os pais do Zoro estão lá? Eu sinceramente não acredito muito nisso. Mesmo que os pais não sejam de Wano, não impede Zoro de relembrar algo do passado, seja com Koshiro, seja sobre sua origem ou até mesmo algo da própria Kuina. Esse complemento de passado pode funcionar, assim como está funcionando com Sanji atualmente.

Imaginem se Oda não conta ainda uma história completa do Ryumma, na qual também saibamos a origem da Shusui, que hoje está com Zoro? São detalhes que enriquecem o personagem de maneira fenomenal.

Zoro pode aprender mais algumas técnicas novas em Wano? Pode ficar mais forte? Sim. Isso também faz parte do personagem. O que eu não acho justo é o fandom só lembrar que o Zoro é forte e irá se desenvolver nesse aspecto. Realmente acredito que Zoro seja muito mais do que os mesmos assuntos que são discutidos há anos.

Ufa, e é isso. O recado é: em um mangá em que 80% é história e 20% é luta, também quero ver os 80% do Zoro. Se o Oda ainda fizer um 100% do 100% então, aí Zoro vira Toguro xD. Vlw, flw.

Ps: o título do Reverie foi uma homenagem à Ansem, que fala “One Piece não é só lutinhas” xD

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)