Hoje é sábado, dia de Reverie OPEX! Dessa vez o post é sobre as akuma no mi, ou em português, frutas do diabo. Na Panini o termo ficou fruto do diabo, por ser um termo mais abrangente, mas fruta também não é errado. Enfim, mas tá na hora de falar um pouco dos tipos, as características, o que temos de informação até aqui na história e esse tal de despertar da akuma no mi que tem muito chão também para entendermos o que é e como funciona!
Lembrando que eu sou uma pessoa só e talvez esqueça de um detalhe ou outro. Sabendo disso, todos têm a liberdade de comentar e complementar as informações! Mas sempre faço linkagem do que usei como referência, então, só acessarem também!
Finalmente um Reverie OPEX dedicado à elas!
A fruta do diabo desde o início da história se estabeleceu como o principal tipo de poder que uma pessoa pode adquirir. Mas, algo tão bom assim não poderia vir sem nenhuma consequência ou perda. Os usuários que comem uma fruta perdem a habilidade de nado, assim como ficam fracos quando expostos a uma certa quantidade de água (seja doce ou salgada). São alguns pontos que um usuário precisa abdicar para ter o poder diferenciado que essas frutas dão. No início da história, vários personagens consideravam a akuma no mi uma lenda, principalmente os habitantes do East Blue, que convivem menos com piratas e guerras. Na época, Oda disse na primeira SBS que existia cerca de 100 frutas, mas já passou de 100 usuários até o momento da história.
Assim como todos sabem, existem três tipos de frutas: zoan, paramecia e logia.
Zoan são as frutas que têm relação com animais, na Panini o termo ficou “zoon”. Chopper comeu a Hito Hito no mi, a fruta do homem, e por ser uma rena, se transformou em algo próximo de um ser humano e é capaz de se comunicar normalmente tanto com os humanos quanto com os animais. Oda até já respondeu em uma SBS que se um homem comesse a Hito Hito no mi, ele se tornaria um “homenzarão” xD.
Melhor exemplo de zoan é a do Chopper, que foi muito bem aproveitada na história
O maior uso das frutas zoan é no combate corpo a corpo. Normalmente a força física e a resistência são os diferenciais de quem é usuário desse tipo de fruta, justamente por carregar a força e as “características selvagens” do animal original. Temos os casos de Jabura, Lucci e Kaku, que em Enies Lobby deram trabalho para o trio monstro do bando dos Chapéus de Palha. E é um tipo de fruta que se diferencia das outras duas por ter uma relação com “vida”. Isso mesmo, as frutas de animais têm mais chance de ter consciência do que uma paramecia e logia, que mexem com poderes advindos de materiais inanimados.
Por conta dessa peculiaridade, Vegapunk conseguiu identificar que as frutas do tipo zoan podem ser “comidas” por objetos. O Funkfreed, espada de Spandam, comeu a fruta do elefante (Zou Zou no Mi), e foi justamente Vegapunk que fez isso ser possível, afinal, ele trabalha para o Governo Mundial e o Spandam é da Cipher Pol. Porém, aqui abre o primeiro questionamento. Antes do Funkfreed, o Oda apresentou outro objeto que tem o poder da akuma no mi, que foi o Lasso, a arma-cachorro do Mr.4. A arma comeu a Inu Inu no mi, modelo dachshund. Com isso, abre duas perguntas: será que o Vegapunk tem algo a ver com esse caso em específico? E se não for ele, quem mais saberia como fazer um objeto comer uma akuma no mi?
Lasso, o cachorro que tá sempre resfriado!
Além dessa particularidade, também temos o caso específico da Rumble Ball que Chopper fez especialmente para ele. A droga permite que Chopper faça outras transformações. Antes do timeskip ele podia comer apenas uma e ficar 3 minutos utilizando as outras formas, e hoje ele não precisa da Rumble para utilizar as transformações novas (Kung Fu Point, Horn Point aprimorado e o Guard Point também aprimorado). Ou seja, Chopper só come a rumble para se transformar no Monster Point. Algo que também costumo pensar é: será que a Rumble Ball permitiria outros usuários comerem e descobrirem outras transformações? Se sim, imaginem como seria legal imaginar outras formas no Lucci, Pekoms, Jabura, Tamago, entre outros!
Continuando sobre os tipos, há também a paramecia, que é o tipo de fruta mais flexível na história. Talvez seja o lugar que mais dá para criar poderes. Há poder desde a Supa Supa no Mi, fruta de Daz Bones, até da Tsuru, Woshu Woshu no Mi. Basicamente, os poderes mais inusitados são paramecias. E ao mesmo tempo são, às vezes, os poderes mais mal utilizados pelos personagens, tipo o Mr.5 da Baroque Works (Bomu Bomu no Mi) e o Foxy (Noro Noro no Mi). Aliás, Oda também cria umas frutas bem sem noção, tipo o poder da jaqueta (Jake Jake no Mi).
No caso das paramecias, são frutas que às vezes nos deixam confusos também! Por exemplo, o poder da Robin (Hana Hana no mi) leva em consideração a criação de membros do corpo através de uma superfície. Porém, depois do timeskip, ela consegue criar clones que aparentemente não ficam “fincados” no chão, ao mesmo tempo em que ela criou mãos em forma de borboleta NO AR, nos Campos Elíseos em Dressrosa. Sabemos que a hana hana é sim uma akuma no mi apelona, mas ainda acho que falta alguns apontamentos do próprio Oda para entender afinal o funcionamento do poder dela. Em Alabasta ela diz que cria através de superfícies, e agora ela nem disso precisa mais, o que também acaba destoando do que é uma flor, que nasce de uma superfície.
Outra akuma no mi que ainda não sabemos direito como ela funciona é a de Brook (Yomi Yomi no Mi). É o poder de ressurreição, portanto, é como se ele morresse uma vez e tivesse uma segunda chance. Mas, e aí? Brook já tem mais de 80 anos, não parece sofrer de nenhuma fadiga da idade e por ser um esqueleto, impede também de sabermos como seu corpo se comporta…o correto não é ele ser imortal, pois ele pode morrer e não voltar mais. Porém o Oda nunca deixou claro na história os limites dessa akuma no mi.
Mera Mera no mi e Gomu Gomu no mi
E finalmente as do tipo logia, que em geral são os poderes elementais e advindos da natureza. Tem a Moku Moku no mi do Smoker, a Mera Mera no mi que foi do Ace e hoje está com Sabo, entre tantas outras já apresentadas no mangá. Aqui, talvez haja a akuma no mi mais apelona: Yami Yami no mi, fruta do Barba Negra. Especificamente, o poder de Teach e a questão dele ter pego o poder do Barba Branca é um assunto para outro Reverie! Até porque, tem a ver com um dos maiores tabus dentro da história: um usuário comer duas frutas.
Na saga de Enies Lobby foi a primeira vez que isso foi abordado abertamente, antes, não havia nenhuma informação de que era impossível comer duas frutas, apenas foi um consenso geral que nenhum personagem ousou comer mais de uma fruta. Jabura sente medo ao ver as frutas que futuramente Kaku e Califa comeriam e se afasta, dizendo que é perigoso estar perto de uma fruta caso seja um usuário, pois os “demônios” se digladiariam entre si dentro do corpo e o usuário morreria. Mas, Lucci explica o perigo de comer duas frutas de forma muito mais racional!
A verdade é que o poder de uma fruta já é algo imenso no corpo do usuário. Peguemos de exemplo o próprio Luffy, corpo de borracha dele permitiu que ele pudesse criar os Gear Second, Gear Third e o Gear Fourth. E são gears que mexem com a saúde e o corpo dele! Agora, se o Luffy come uma fruta do tipo zoan, como controlar seu corpo e saber exatamente como se transformar em um híbrido sem que a borracha influencie nisso, por exemplo? É muito poder acumulado em um corpo só, o estresse para o corpo deve ser gigantesco. Houve o caso do Franky, que no corpo do Chopper ficou totalmente desorientado em como controlá-lo, e quando se transformou em Monster Point, perdeu a sanidade hahaha! É isso que o Lucci quis dizer, o corpo não suporta tanto poder acumulado e provavelmente vai explodir, vai morrer, vai surtar. Por isso talvez o corpo do Barba Negra se diferencie do resto.
Outra coisa bastante debatida é sobre o ciclo das frutas do diabo. Em Punk Hazard foi possível entender que um poder renasce assim que o usuário morre. Dessa forma o poder é “transportado” para a fruta mais próxima do mesmo tipo da akuma no mi. Por isso faz sentido atualmente o Burgess estar atrás de usuários e carregar um saco em suas costas, este pode ser onde as frutas estão. Mas, essa “tática” parece ser ainda um segredo. Poucas pessoas sabem que esse ciclo existe, e aparentemente o Barba Negra foi o primeiro a fazer esse tipo de coisa.
Apesar de eu não ir com a cara do Barba Negra, ele tem sido a principal figura quando o assunto é roubar akuma no mi
Esse ciclo de alguma forma, para o Barba Negra, faz sentido com a existência da Enciclopédia de Akuma no Mi. Ela cataloga os tipos já encontrados (há ainda poderes desconhecidos) e foi não só citada por Barba Negra, mas por Sanji, em Thriller Bark. Por essa enciclopédia ele descobre qual fruta que está relacionada com o poder da akuma no mi, o que facilita na hora de matar o usuário. É possível que ainda saibamos mais sobre essa enciclopédia.
No mesmo arco de Punk Hazard, Caesar Clown tinha o projeto da SAD em parceria com Doflamingo, que tinha um acordo com Kaidou. Essa SAD era um laboratório que fabricava as smiles, ou traduzindo, as akuma no mi artificiais. Apesar do Caesar Clown fazer desse projeto algo rentável, quem realmente criou foi Vegapunk, que abandonou o projeto por conta da akuma no mi ser “defeituosa”. Ainda veremos mais sobre elas, pois Kaidou utilizou as smiles para reforçar seu exército e essa força deve ser demonstrada em Wano. O que sabemos é que ela não é permanente como uma fruta original.
Já em Dressrosa, Doflamingo demonstrou seu Despertar da Akuma no mi. Porém, lá em Impel Down, Crocodile falou sobre esse despertar, e que os guardas animais da prisão na verdade eram zoans despertadas. Oda ainda não aprofundou esse poder, que no meu entender é o suprassumo da akuma no mi, é o ponto em que ela mais pode ficar apelona. Aparentemente o despertar de akuma no mi paramecia e logia precisam de alguma forma se relacionar com o ambiente. Como foi com o Doflamingo transformando tudo em fios, e o suposto despertar do Croco em Alabasta, que começou a transformar todo o castelo real em areia. Nesse caso acho muito cedo criar alguma teoria ou uma análise mais aprofundada de como funciona esse despertar, mas acredito que Luffy não chegou no 100% de seu poder. Portanto, é, ainda veremos o despertar dele. Eu só gostaria bastante que o Oda fundamentasse logo o poder da akuma no mi, o que é esse despertar, de onde ela surgiu, porque ela é rara…enfim!
Para quem quiser ouvir o OPEXcast dedicado ao Despertar da Akuma no Mi, só clicar na imagem!
E é por isso que tenho muito interesse na origem da akuma no mi. Até agora é impossível levantar uma teoria sobre e que seja bem argumentada com as informações passadas até então, a única que vejo que faz sentido é das frutas terem surgido primeiramente através do mar, e portanto, há a constatação da água ser um fator neutralizador dos usuários. Mas ainda assim é bastante vago, já que não sabemos se as frutas são de origem natural/mística/científica.
Acredito que a importância de saber a origem não é somente para explicar a fraqueza dos usuários de nadar na água doce ou salgada do mar, mas também para contextualizar uma história do passado, alguns personagens que podem ter valor fundamental para o surgimento dessas frutas, assim como dar um norte maior sobre o maior poder da história. Imagino até que as frutas do diabo podem ter relação com o Século Perdido, e no fim, não só os poneglyphs e as armas lendárias contam a história da Civilização Antiga. Se algumas pessoas do East Blue, dois anos atrás, desconheciam usuários de akuma no mi, imaginem na época do Roger? Imaginem então no Século Perdido? Pode até ser que mais de 800 atrás surgiu o primeiro usuário, ou a descoberta desse poder, e por isso começou um embate de grupos interessados nos poderes das frutas. Claro, tudo isso trabalhando no campo hipotético. Mas seria interessante saber que no fim tudo está relacionado com o século vazio.
O Minotaurus é um dos guardar de Impel Down e na verdade ele é uma zoan despertada!
E vocês, possuem alguma teoria sobre a origem, o despertar e como Barba Negra possui duas akuma no mi? Sobre o Barba Negra prefiro dedicar um texto geral sobre tudo que envolve o personagem, portanto falarei com mais profundidade ainda sobre esse fato dele ter dois poderes. De toda forma, fico no aguardo para saber ainda mais sobre um dos maiores mistérios da história!
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)