Reverie OPEX #17

Jinbe e a interação com o bando dos Chapéus de Palha

Por COMENTÁRIOS

Demorou mas chegou o Reverie OPEX sobre o Jinbe! Agora que ele voltou a aparecer no mangá e tem sido bem importante até aqui, nada mais justo do que falar a respeito. Jinbe é um personagem pouco aceito no bando dentro do fandom, mesmo que seja um personagem que as pessoas não desgostam na história. Enfim, vamos falar mais sobre tudo isso.

Jinbe foi um personagem que demorou um bocado para aparecer. Levando em consideração que ele foi citado ainda no East Blue, quando Luffy estava indo para Arlong Park, e só foi aparecer em Impel Down, é bastante tempo! De toda forma, o modo em que ele apareceu já é interessante. Depois que Ace foi pego, Jinbe desertou e decidiu não ser mais um Shichibukai. Por isso, acabou sendo preso em ID. Não sendo o bastante, ainda escapou com Luffy e esteve na guerra de Marineford, sendo figura de destaque para proteger Luffy e até mesmo salvá-lo das mãos de Akainu.

Jinbe chegou na guerra e foi um dos destaques, batendo em Moriah, estando ao lado de Luffy, apoiando o Branca, enfim, foi bem importante!

Depois da morte de Ace e Barba Branca, Luffy voltou para Amazon Lily, e ficou aos cuidados de Law. Depois da recuperação e do sentimento de perda por conta de Ace, Luffy ficou perdidaço, e novamente Jinbe que foi seu pilar para ressuscitar a vontade de navegar pelos mares e voltar para seus companheiros de bando. Essas participações demonstraram que Jinbe tem um forte senso de justiça e honestidade, ele não foi contra seus princípios por saber o que Barba Branca fez com a Ilha dos Tritões, protegendo-a num dos momentos mais difíceis do reino. E de ser honesto e mostrar a dura realidade para Luffy.

Bom, a outra importante aparição de Jinbe foi na Ilha dos Tritões. E o mais impressionante é que Jinbe e Luffy voltaram a se falar se enfrentando!! Haha e quem parou eles foi a Robin! Enfim, Jinbe se dispôs a conversar com todos os Mugiwaras presentes sobre a condição do Reino, da Otohime, Fisher Tiger e tal. E aí surgiu a explicação do porque Arlong foi solto e como Jinbe tinha responsabilidade nisso. O importante foi Jinbe entender caso Nami não o perdoasse por isso e tentou ser o mais justo possível diante de um problema tão complicado assim que envolvia o passado de uma importante personagem. Aqui até vale reler o Reverie #08 em que falei da Nami no Novo Mundo.

Porém, ali na Ilha dos Tritões comecei a ver uma linha de personalidade de Jinbe que é extremamente interessante e que ele também tem agora na saga da Big Mom. Ao contrário de todos do bando, Jinbe é sereno praticamente o tempo todo, é bem mais sério e trata todos com muita educação. Esse contraste talvez seja o mais determinante para que poucos vejam Jinbe sendo integrante do bando (estou um pouco inclusa nisso também). Mas essa personalidade o torna um grande conselheiro e estrategista.

Querendo ou não a maturidade de Jinbe pode ajudar todos os mugiwaras daqui em diante

Vendo o histórico de ações dele na Ilha dos Tritões é muito claro como ele pensou em todos os passos. Primeiro ele foi precavido quanto à desconfiança dos tritões com os humanos e por isso reuniu a maior quantidade de integrantes do bando do Luffy para conversar e explicar a delicada situação da ilha. Tudo isso para ele mostrar que simplesmente partir para a porrada contra Hody, sem que a população soubesse exatamente o motivo, seria um erro. Portanto, ele pensou numa resolução: utilizar a amizade dele com Luffy como uma forma de aliança.

Mesmo que não tenha sido totalmente do jeito esperado, ainda assim a população começou a gritar o nome do bando, pedindo ajuda, que podiam destruir a ilha, enfim! E o plano era que Luffy saísse do estômago do tubarão da Shirahoshi e demonstrasse ser uma espécie de Salvador. No fim a própria Shirahoshi foi pega e teve de pedir ajuda, mas os companheiros de Luffy também seguiram com o plano e tirou as algemas da família real. É isso, Jinbe pensou em como resolver a situação tornando Luffy um herói, mesmo que ele não quisesse ser. E olha que incrível, Luffy seguiu praticamente o planejado, talvez uma das únicas vezes em que isso ocorreu na história.

Spoiler alert: Agora em Whole Cake, depois de Jinbe ter recusado participar da roleta da Mama e manter a imagem preservada com ela até o momento certo, ele atualizou Luffy da situação de Pekoms e falou sobre o objetivo de Capone. Foi ele que deu a ideia de Luffy se aliar ao Capone para brigar com a Big Mom. Ele que deu todas as coordenadas para Luffy chegar  no local, ele que acalmou os ânimos dos interessados e impôs respeito naquilo que era o cerne da questão: derrotar Big Mom. Jinbe talvez seja um dos únicos personagens que consegue fazer isso com tanta maestria.

       O Jinbe fica numa linha tão neutra para mim, e talvez por isso seja tão difícil imaginá-lo no bando

E bem, não se pode esquecer que Jinbe já foi convidado para o bando. Lá no fim da Ilha dos Tritões, depois de toda confusão, Luffy perdeu muito sangue e teve que fazer uma transfusão de sangue. Apenas Jinbe tinha o mesmo tipo sanguíneo e se dispôs a dá-lo. Assim eles consumaram a amizade com o convite ao bando.

Vejo que essa característica tão singular pode ser justamente o triunfo de Jinbe para ser Mugiwara. Nenhum outro integrante consegue ter a calma e paciência de explicar e botar Luffy no lugar de “passividade”, ou seja, DE OUVINTE! A única pessoa que conseguiu esse feito foi Vivi, que baixou a bola de Luffy, que podia fazer besteira e colocar a vida de Nami em perigo, lá em Drum! Portanto, ao pensar em Jinbe no bando, penso que essa dinâmica com Luffy seja muito divertida.

Obs: Tem também a vez em que Zoro enfatizou sua opinião em Water Seven, sendo contra a volta de Usopp no bando, porém, ele não disse pro Luffy não permitir Usopp de volta, e sim que se ele aceitasse isso, Zoro não deixaria barato, por não achar essa decisão justa. O que Luffy fez foi pesar a decisão e concordar com o marimo. É uma situação parecida com a de Vivi, porém não era um momento de tensão como foi no caso de Drum, já que a Vivi tomou um tiro de raspão e deixou Luffy puto.

Além disso, o nível de estratégia de Jinbe é absurdamente grande, esse pé no chão e frieza talvez seja o que o bando precisa daqui pra frente. Todos são bobões e engraçados (tirando a Robin talvez) e Jinbe quebra bastante isso trazendo muito mais clareza para todos. Vejo ele como o grande conselheiro do bando, algo realmente próximo de um imediato (mas não é, porque o Oda nunca dirá, viu?), com conhecimentos gerais, bom senso e inteligência, para proteger todos e manter o melhor caminho para os objetivos darem certo durante a aventura. Resumindo, um articulador de planos impecáveis, que serão adicionados com a esperteza da Nami, com a força de Luffy, com a perspicácia de Sanji, com a sabedoria de Robin e assim por diante.

Agora em Whole Cake, Jinbe chegou a interagir com a Nami, mas não foi muito tempo

Mas é de se levantar a questão também que o Jinbe tem um apreço grande por Luffy, tudo gira basicamente neles dois, a interação e tudo. Até então não há muitos diálogos ou aproximação de Jinbe com outro mugiwara, no máximo com Sanji, que lutou junto com Jinbe contra o Wadatsumi na Ilha dos Tritões. É diferente, por exemplo, da Robin, que logo quando entrou, teve interação com todos do bando e principalmente com Chopper.

E convenhamos que a personalidade de Jinbe não ajuda muito a interagir tanto assim com os chapéus de palha, é algo que claramente o Oda precisa desenvolver. Porém, é preciso deixar claro que nenhum mugiwara foi contra o convite do Luffy, foi unânime que Jinbe entrasse no bando. Então, essa saga ainda pode mostrar interações interessantes entre ele e Nami, Sanji, Chopper e Brook. Sem contar, é claro, que o problema que ele tinha antes para entrar, se Big Mom for mesmo vencida, acabará.

Ps: e vai que de quebra a Carrot não entra também? xD

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)