–
Hoje no Reverie OPEX abordarei toda a história de Sabo, levantando questões de personalidade, importância na história e como ele pode ser decisivo para o futuro de One Piece. Dessa vez fiquem tranquilos, pois não haverá spoilers.
Ao menos Sabo ainda usa um cano como arma para lutar haha!!
Sabo não está nem no meu top 5 de personagens favoritos (e arrisco a dizer que nem em um top 10 ele apareceria), mas mesmo assim é um personagem que considero muito interessante de discutir. Então, começarei do começo. Desde o passado de Luffy, o fandom começou a discussão se ele estaria vivo ou não, e se estivesse, por que não foi mencionado e nem apareceu na história? Se via de tudo, quem defendia ele estar morto e quem acreditava claramente que ele estava vivo. Pois bem, a larga maioria acertou, pois as evidências de que ele estava vivo estavam claras no flashback de Luffy. Não apareceu corpo nenhum, Luffy foi avisado de que Sabo foi alvo de uma bomba de canhão e naufragou…e é, sabemos onde essa história chegou: Sabo sobreviveu.
Na época, cheguei também a falar a respeito disso em vídeo, (muitos anos atrás quando fazia vlog), e vou resumir os pensamentos: mesmo que as evidências estivessem claras sobre ele não ter morrido e ter sido resgatado por Dragon, o grande problema estaria nos furos que esse resgate poderia trazer para a época em que Luffy está crescido e é capitão de uma tripulação. A relação de irmandade entre Ace, Sabo e Luffy era muito forte para simplesmente Sabo ter sumido do mapa e nunca ter falado com Ace e Luffy sobre estar vivo, seja por uma carta ou por qualquer outra forma. Mesmo que os três desejassem navegar por conta e deixar o destino guiá-los, ainda assim eles se importavam muito um com o outro. Não é à toa que Ace estava a procura de Luffy quando estava em missão para encontrar Barba Negra.
Sabo era o que mais entendia a situação em que Goa se encontrava, por isso mesmo tentou avisar seus irmãos do perigo e depois de muito pensar, escolheu navegar para realizar seus sonhos
Eis que na época pensei que a única coisa que faria sentido seria fazer Sabo perder a memória, senão seria melhor ele continuar morto. Dito e feito. Por mais clichê e simples que seja, é uma explicação que fecha praticamente todos os possíveis furos que desencadearia na história com ele vivo. Sua memória ter despertado depois da morte do Ace faz sentido pelo nível dramático do momento, do quão marcante era aquela situação. Ouvir o nome do Ace nos jornais era algo comum, mas vê-lo morto e com Luffy lá também, pra salvá-lo, era uma situação inusitada. Há também uma análise bacana sobre Sabo ter identificado na notícia do jornal o nome do Sakazuki como “copos de saquê”, o que faz todo sentido, pois Sabo foi ao túmulo de Ace e deixou os copos de saquê como uma “oferenda”, o que gerou ainda mais evidências de que estava vivo. O único “furo” que permanece é que o Sabo é o segundo comandante dos Revolucionários, uma função muito importante. Vimos em Dressrosa que Diamante reconheceu na hora quem era o Sabo. Tudo bem que se passaram dois anos e a organização dos Revolucionários consegue guardar informações secretas, mas mesmo assim não descarto a ideia de que Ace podia ter descoberto que Sabo era um líderes de um grupo tão importante como os rebeldes.
Pois bem, depois de toda essa discussão ter um fim, com uma boa explicação do Oda para encaixar Sabo na história, eis que agora Sabo se tornou um dos queridinhos da fanbase e tem sido bastante utilizado pelo Oda. Acho importante dizer que não vejo Sabo como um personagem fanservice, e sim um personagem que irá enriquecer ainda mais a história de One Piece. Vamos por partes, como sempre.
Primeiramente Sabo não está na história para substituir Ace. A personalidade do Sabo, desde Goa, não tem nada a ver com a do Ace. É perceptível que Sabo observava as desigualdades imensas entre ricos e pobres, ele sentiu na pele a diferença de tratamento, como os nobres e Tenryuubitos eram nojentos, egocêntricos, conservadores e com sentimento de superioridade. Por mais que ele tenha perdido a memória e alguns traços de personalidade tenham sido esquecidos (como ele querer ser um pirata e ter sua aventura), esse viés rebelde, questionador e de querer mudar as coisas, diferem de tudo que Ace construiu, por exemplo. Desde pequeno, Sabo tinha alma rebelde, mostrando que fazer parte dos Revolucionários era o que mais combinava com seus objetivos.
No fim, Dragon foi o pai de Sabo, e nunca foi pai de Luffy. Que inversão de papéis não é mesmo?
Segundo ponto é que hoje Sabo não é só um líder de uma organização que ainda vai sacudir o mundo, ele é um personagem perspicaz, ou seja, ele é coerente, sabe conversar e tem bom senso. Quando ele surgiu em Dressrosa, houve aquela conversa com Koala, de que ele se sentia culpado por não fazer parte da vida de Luffy, de achar que ele tinha todo o direito de ter rancor e se afastar dele. E não só isso, mas como se arrependia de não ter feito parte da Guerra de Marineford para salvar Ace. Ele ter essa sensibilidade mesmo sabendo de sua condição (que perdeu a memória e por isso nunca mais apareceu na vida de seus irmãos) mostra que ele tem total capacidade de ouvir o outro lado. Isso é muito importante para quem quer trazer mais igualdade e liberdade para as pessoas do mundo. E quem ensinou isso tudo a ele? Dragon. Por essas e outras que não consigo ver no Dragon uma pessoa extremista e com ódio.
Voltando ao Sabo, não é como se ele fosse um extremista que chegasse na Marinha e matasse todo mundo como o Akainu faria se visse os Revolucionários. Sabo mostrar tudo que mostrou em Dressrosa me faz pensar que ele seria um líder que tentaria coexistir com o que restasse da Marinha depois da guerra final, encontrando bons soldados em meio a tantas maçãs podres. Quanto aos Tenryuubitos, rever todas as regalias já seria um ótimo início.
Essa foi a dupla mais eficaz dos Revolucionários, e que provavelmente veremos mais ações dos dois <3
O terceiro ponto sobre o Sabo é que ao mesmo tempo que ele demonstra ser um ótimo Revolucionário, ele demonstra ser um bom irmão. Por isso, apesar de ele ter uma função importante como rebelde e ter o objetivo de criar estratégias e trazer mais liberdade, “justiça” e “paz” para as pessoas, ele também tem objetivos individuais como irmão, de ajudar e proteger Luffy quando precisar e quando der. Em Dressrosa mesmo, se formos pensar, Koala e Hack fizeram o trabalho inteiro pelo Sabo. Encontraram as armas que eram vendidas no Submundo para diversos países/reinos e uma lista (provavelmente de clientes do Doflamingo), impedindo a negociação delas. Sem contar que ajudaram a desmascarar Doflamingo, que passou de Shichibukai a bandido. Sabo longe de Luffy, será um Revolucionário impecável, mas perto de seu irmão, vai protegê-lo até o fim. Isso indica que Sabo estará ao lado de Luffy quando estourar uma guerra contra o Governo Mundial, e mesmo com a alma rebelde, vai estar lá mais como irmão. Por um lado pode atrapalhar, não é à toa que Sabo acabou deslizando um pouco e permitindo que Burgess encontrasse Baltigo (mas sim, Koala e Hack também dormiram no ponto). Inclusive, tem um Reverie especial sobre isso! Entrem lá para ler também xD.
Um outro ponto interessante que acho que merece uma menção aqui é sobre ele ter comido o fruto do Ace. A questão dele controlar rapidamente e se adaptar tão fácil ao poder não me incomodou tanto, mas entendo que podia ter dificultado mais para o menino. De toda forma acho que o significado de ele carregar com ele o poder que o Ace tinha é muito mais forte. É como carregar o legado de seu irmão, de mantê-lo ao menos na memória das pessoas que viram seu poder quando estava vivo. Sabo vai manter a chama acesa da existência de Ace. Creio eu que não haveria usuário melhor do que o próprio irmão.
Sabo só de ter aparecido em uma saga já conquistou milhares de fãs no Japão e no mundo!
Concluindo, não vejo o Sabo como um personagem superficial e de rostinho bonito que só serve para deixar Luffy feliz por ter um irmão. Ele está entre os 10 de personagens favoritos dos japoneses, com o quinto lugar, e que pra mim está super merecido por tudo que está mostrando na história. Bom, tudo bem que botaram ele no filme Gold do nada, achei que não era muito necessário, mas tá bom, ele também não fez nada muito significativo a ponto de modificar a aventura dos Mugiwaras. Enfim, que Sabo tenha ainda mais aparições e que seja um grande diferencial no decorrer da história!
Obs: aliás, né, para um personagem que teve a amizade de Nico Robin por dois anos, não tem como não merecer!! Imagina conversar, treinar e aprender com a Robin todos os dias durante dois anos?? (Olha eu querendo falar da Robin de algum jeito aqui hahaha).
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)