Reverie OPEX #08

Evolução e expectativa da Nami no Novo Mundo

Por COMENTÁRIOS

E aí, pessoal, hoje é sábado e como de costume é dia de Reverie OPEX! Espero que estejam gostando do novo quadro! Não esqueçam de opinar e também acessar os trechos do texto que estão linkados, eles servem para ir direto ao capítulo do mangá e contextualizar o que está sendo dito!

Pois bem, faz tempo que quero falar sobre a Nami com maior profundidade, e agora que há uma saga em que ela está tendo uma boa participação, acho propício falar exclusivamente de uma personagem feminina.

A ideia é mesmo relembrar as ações da personagem pós-timeskip de dois anos. Para que ninguém se esqueça, Nami ficou na ilha do céu chamada Weatheria, lugar que estuda profundamente as condições climáticas de diversos locais. Com isso, a experiência e o conhecimento da Nami avançaram muito em relação à navegação e ao mesmo tempo também a deixou mais expert na hora de usar seu Clima Tact.

Depois de dois anos, Nami voltou com conhecimentos sensacionais do Novo Mundo, o que ajudou inclusive o bando a descer para Ilha dos Tritões!

Enfim! Nami surge pela primeira vez depois do timeskip em um bar em Sabaody. No balcão, ela acaba arranjando confusão com os fakes mugiwaras e diz estar esperando uma pessoa, que depois descobrimos ser Usopp. Pois bem, logo quando ela sai do bar, ela faz uma demonstração básica da evolução de seus poderes. De verdade, preciso dizer que quando li esse capítulo pela primeira vez, criei uma expectativa muito grande em cima da Nami. E aqui começa toda a análise em relação à evolução da personagem, tanto em personalidade quanto em habilidade/técnica.

Após dois anos de treinamento e aventura, tivemos a primeira saga pós-timeskip, que foi a Ilha dos Tritões. Apesar de na época eu manter uma expectativa muito alta com a saga, ela se mostrou bastante introdutória, com batalhas mais simples e rápidas, que acabaram não dando muitas informações sobre a evolução de cada mugiwara. Não foi diferente com a Nami. Em relação à batalha, acredito nem ser muito necessário dizer algo. O que acho bacana de citar é a relação do passado da Nami com a situação em que a Ilha dos Tritões se encontrava. Hody Jones tinha o desejo de se tornar uma espécie de braço-direito de Arlong. E claro que isso de alguma forma iria balançar emocionalmente nossa navegadora! Nami percebeu a tatuagem no braço de Hody e depois soube toda a história por trás com Jinbe.

Como confundiram esses fakes mugiwaras com os reais? Sério mesmo!!!

Basicamente, o mais interessante foi que Nami conseguiu compreender a situação pela qual passou na infância e o quanto os homens-peixes também haviam sofrido na mão de humanos. Portanto, saber tudo da boca de Jinbe ajudou muito a Nami não ter mais rancor dos homens-peixes e só mesmo atribuir a culpa na maldade de Arlong, algo que vimos inclusive no flashback de Tiger. Koala foi a prova de que uma boa conversa e convívio saudável fariam as duas raças se entenderem aos poucos. Enfim, essas conexões que o Oda faz sempre me surpreendem, ele não deixa a história se perder, o mesmo acontece agora com o Sanji!

Ps: legal que na saga a Nami fez a comparação de Arlong Park com Sabaody Park, opostos que acabaram servindo para a mesma coisa: mostrar a violência e a tortura que uma raça fez com a outra.

E agora chegamos em Punk Hazard. Esse arco também acabou me decepcionando em relação à batalhas com a personagem, e mais uma vez não obtivemos quase nada a mais do seu poderio, no máximo, no final, quando Franky já havia derrotado Buffalo e Baby 5 praticamente sozinho. A própria Nami admite que correu a saga inteira! HAHAHA!!

O que novamente foi legal na saga foi uma pitada a mais em como a personalidade da Nami está. Ela parece mais compreensiva, mais sensibilizada. Claro que ainda é louca por dinheiro e é medrosa (nesse caso até estranhei, pois depois do timeskip queria ver ela mais corajosa xD), mas a atitude que ela teve em salvar as crianças em Punk Hazard me deixou de coração amolecido. Foi algo bem lindo da parte dela, e ao mesmo tempo ela foi ouvida pelo Luffy, Sanji, e teve o apoio do Chopper, que também aceitou salvar as crianças. Mas mesmo assim teria sido sensacional ver Nami e Robin enfrentando a Monet ao invés de Zoro e metade da Tashigi haha. Mesmo que a batalha tenha sido épica também, Zoro teve sua luta na Ilha dos Tritões, e depois teve também em Dressrosa, porém da Nami e da Robin não obtivemos quase nada. Só que não adianta mais chorar o leite derramado, não houve luta.

Nami era uma das minhas personagens favoritas antes da Robin entrar na tripulação, mas depois de Enies Lobby, senti a personagem bastante apagada na história.

E depois de Punk Hazard veio Dressrosa, saga em que não tivemos nada da Nami, mas mesmo assim tem um detalhe que eu achei super interessante compartilhar. Antes do timeskip, Nami chegou a usar biquíni como uma das roupas na saga em Skypiea, mas porque lá havia praia. Mesmo ela sendo uma personagem que utiliza roupas mais curtas, também não é uma unanimidade, vejo Robin como sendo a personagem mais ousada em relação à roupas. Mas após o timeskip, magicamente o Oda decidiu fazer do biquíni uma roupa casual e para todas as sagas. Reparem na saga da Ilha dos Tritões, em Punk Hazard (mesmo que um tempo da saga ela tenha usado sobretudo), e depois quando chega em Dressrosa. Não entendi a relevância dela usar biquíni com tanta frequência assim, sem contar que não protege absolutamente de nada, e deve ser um tanto desconfortável para lutar…Ainda bem que isso mudou na saga da Big Mom. Apenas uma observação básica.

Com essa constatação acima eu estava com medo do Oda acabar fazendo da Nami uma personagem puro fanservice (exagero em atribuições físicas, vulgo sensuais, no caso) que seria definida até o fim da história por peitos, sendo que ela possui um background muito legal. O potencial da Nami é enorme!! Ela possui uma arma que os inimigos não entendem, e adiciona isso com esperteza e inteligência além do que se vê por aí no universo. Apesar da falta de força e agilidade, ela tem uma forma peculiar de lutar que traz batalhas diferenciadas. Com isso, está mais que na hora de dar espaço para ela, que está desde o início da história com Luffy.

Aviso de spoiler!

Na saga de Totland tivemos um vislumbre do que a Nami é capaz, finalmente!! Além dela ter ajudado Luffy na luta com o Cracker (que foi bem providencial), um general de uma Yonkou que deu um trabalhão pra derrotar, Nami usou a seu favor o vivrecard que a Lola lhe deu. Após isso, enfrentou o exército Xadrez Bárbaro e deu trabalho, mostrando que conseguia manipular as tempestades da Big Mom! Isso é só uma amostra de que na briga direta contra a Yonkou, Nami pode ajudar e muito nesse quesito, neutralizando Prometheus e Zeus! É como tirar um poder imenso da Big Mom!

Com isso, minhas esperanças são maiores de que a Nami terá uma luta individual, e talvez essa luta seja com a Purin, uma conversa e um embate de mulher pra mulher. Nami tem todos os motivos para estar putíssima com a Purin e ajudar a salvar seu companheiro de bando. Luffy terá de enfrentar ou resolver questões mais complicadas talvez e dê o gatilho para a própria Nami se oferecer para barrar as intenções de Purin e dar uma lição total nessa manipuladora mentirosa! E aí, jovens, na minha cabeça essa luta seria épica, com a Nami colocando os pontos nos i’s e dizendo quem manda na bodega toda! Também pela Lola, que a Purin pode muito bem desmoralizar no decorrer da saga. Isso daria um suspiro a mais para a Nami mostrar a que veio no mangá, aparecendo também em lutas importantes.

E faz tanto tempo que o Oda não nos dá uma luta sensacional de uma mulher do bando, que se não acontecer nessa saga, vou achar que ele tem alguma coisa contra isso haha, não é possível colocá-las de suporte o tempo inteiro ou fazendo-as correr a saga toda e não ter um oponente do começo ao fim. Portanto, Nami é minha esperança para que isso mude.

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)