O mangá de Wanted já foi lançado há um tempo no Brasil, mas vale a pena fazer uma resenha completa do que é esse material! Antes de falar da história, é importante relembrar algumas informações sobre o mangá! Wanted é um encadernado de histórias curtas do Oda, que as criou antes de serializar One Piece.
A coletânea de histórias foi lançada apenas em 1998, um ano depois de One Piece. Isso ocorre porque as histórias curtas foram feitas de forma individual antes do Oda fazer de One Piece um mangá da Jump. Assim que One Piece surgiu, tempos depois a Jump também topou juntar essas histórias individuais em um encadernado.
Capa brasileira do mangá! É perceptível ver que as letras usadas são as mesmas de One Piece, respeitando um padrão de publicação! Bem legal!
Um detalhe interessante é que título do mangá se tornou Wanted, pois foi a primeira história que o Oda ganhou um prêmio, o conhecido Osamu Tezuka. Ele tinha apenas 19 anos. Justamente, a história que inicia o mangá se chama Wanted. No encadernado é importante ressalvar que todo fim de história há uma página com algumas opiniões e comentários do Oda, que são muito bem-vindos, por sinal.
Aqui no Brasil o mangá foi lançado entre os meses de março e abril e ainda é possível adquiri-los em diversas livrarias e lojas online. Sem mais delongas, o mangá possui 5 histórias que não possuem relação entre si (apesar de ser possível encontrar algumas referências). São elas:
- Wanted;
- Um Inevitável Presente de Deus;
- A Noite do Demônio;
- Monsters;
- Romance Dawn.
Farei um resumo de cada uma delas e tentarei não dar muitos spoilers. Bora!
Wanted
A primeira história é bastante descontraída e conta a jornada de Gill Bastar, o pistoleiro mais procurado do velho oeste, se tornando uma cabeça a prêmio valiosa. A história começa justamente com ele no meio do tiroteio e tentando se salvar, dando tiro em três pistoleiros.
Sua fama já foi espalhada por toda a redondeza e ele precisa sempre se disfarçar. Ao chegar na cidade mais próxima, se vê na encruzilhada de entrar em duas batalhas, matando seus adversários. A diferença aqui é que um deles não admitiu a derrota e acabou se tornando um espírito. Aparentemente o Wild, assim como ele é chamado, precisava cumprir um objetivo antes de sua alma se tornar livre, e passou a seguir Gill.
Diversos momentos a história parte para um humor nonsense e despreocupado, porém é bastante divertido do início ao fim. Não tem o papel de seguir uma lógica perfeita, porém a simplicidade de Wanted que faz a história ser bacana. Por exemplo, Gill pode conversar com Wild naturalmente mesmo ele sendo um espírito, e isso em momento algum tem uma explicação lógica, Gill simplesmente tem uma percepção espiritual ativa.
Mas enfim, a história segue com Gill arranjando confusão e tentando sair vivo das enrascadas em que se mete. No fim tudo continua não fazendo sentido, mas é possível dar algumas risadas e gargalhadas de tão bobo que é.
Um Inevitável Presente de Deus
A história começa com um batedor de carteiras chamado Bran tentando mudar o rumo da sua vida, mas o mau hábito permanece, pois ele tem uma habilidade incrível para roubar as carteiras dos outros. Todia, isso não é muito bem visto por Deus, que decide matá-lo por mau comportamento, utilizando assim seu livro e caneta do destino.
Acontece que Deus também erra. E a trama começa bobinha desse jeito, o que traz momentos extremamente engraçados! Deus escreveu Branchi ou invés de Bran, e para o azar dele, Branchi é um centro comercial bastante frequentado. E esse grande empreendimento será alvo de um meteoro! Daí em diante Deus precisa dar seus pulos para ensinar Bran a ser um cidadão honesto e ainda por cima pensar em como salvar o tanto de gente que será afetado pelo meteoro.
A parte mais engraçada da história é quando Deus diz: “nada pode apagar o que foi escrito pela caneta do destino, a não ser a borracha do destino. Só que eu perdi a borracha e não tem como desfazer esse erro.” A história é bem leve e divertida, vale para dar umas risadas!
A Noite do Demônio
Um monge andarilho acaba entrando numa enrascada ao pedir abrigo a um um morador de uma vila. O morador diz que há um demônio nas redondezas que não deixa a vila em paz e todos estavam a procura de um monge que pudesse exterminá-lo.
O protagonista da história é justamente o Monge, porém ele morre de medo de fantasmas e demônios. Ao entrar em uma encruzilhada, acaba que não tem coragem de recusar o pedido do morador, que aceitou dar todo o suporte de hospedagem ao Monge. Pra piorar, toda a vila viu o Monge depois de algum tempo e todos imploraram para que ele ajudasse.
Sendo assim, o Monge se vê obrigado a passar a noite em um templo da região, mas completamente isolado de tudo, o que dá ainda mais medo. A partir de então começa a jornada do Monge para derrotar o demônio e de quebra conhecer o Deus que habita o templo em que ficou.
Diferente das duas histórias anteriores, A Noite do Demônio é uma história mais densa e com um pouco mais de desenvolvimento de personalidade de personagem e atitudes que levam o personagem a um outro patamar de coragem e força. O início é bem simples, mas quando o Monge parte para o templo, a história toma um outro eixo e fica bem mais interessante.
Monsters
Acredito que é a história com mais reviravoltas e mais elementos de roteiro que o Oda fez antes de iniciar One Piece. Monsters é a história de um samurai que carrega sua honra e não recusa uma boa luta de espadas. Sim, o protagonista dessa história nada mais é que Ryumma.
Ryumma mais jovem lembra um pouco os traços do Luffy no início do mangá também!
Apenas por curiosidade, no início de Monsters tem um easter egg. No meio da avenida da cidade, aparece o Monge da história anterior (A Noite do Demônio). Impossível saber se as histórias passam no mesmo universo, mas ainda assim é uma referência.
Sobre tudo que envolve o Ryumma de Monsters e o Ryumma de One Piece, recomendo lerem o Reverie sobre a existência de dragões em One Piece, pois tem todos os detalhes possíveis sobre as relações entre os dois e até mesmo o universo das duas histórias.
Enfim, basicamente Ryumma chega em uma cidade relativamente grande e que possui um herói a ser ovacionado. Cyrano é considerado o salvador de todos, pois 10 anos atrás ele derrotou um dragão e conseguiu salvar uma única pessoa do ataque. Essa pessoa pode ser considerada a heroína da história e se chama Freya. A partir de então ele é considerado um espadachim de primeira classe, ganhando uma grana imensurável. É interessante comparar os trajes de Cyrano com os de Mihawk. Pra mim, parece um protótipo haha!
Ryumma é só um pobretão que precisa implorar para que estabelecimentos o alimentem e fica boa parte da história sendo criticado e mal visto. Porém, há toda uma trama relacionada à garota em que ele conhece, ao Cyrano, à dragões e à própria cidade que foi atacada 10 anos atrás. Não vou me alongar muito mais que isso por conta dos spoilers, mas realmente é a história mais desenvolvida do mangá.
Romance Dawn
A última história de Wanted tem o objetivo de mostrar o entusiasmo de Eiichiro Oda com o tema piratas. Não é exatamente um protótipo de One Piece, porém tem algumas referências e ideias primárias do que foi feito no início de One Piece.
O nome do protagonista é Monkey D. Luffy, e da mesma forma que em One Piece, Luffy comeu a gomu gomu no mi e está viajando em busca de companheiros. Ao contrário do termo “One Piece”, a Romance Dawn de Wanted não tem a ver com o tesouro do Rei dos Piratas e sim com o sonho de Luffy de se tornar um “Piece Main”. Ele explica que há dois tipos de piratas e o Piece Main é um deles.
A trama toda acontece no barco de um pirata chamado Spiel, que na verdade é um feiticeiro. Luffy acaba trombando com ele no meio do mar, perdendo assim seu barquinho. Ele é trancafiado por Spiel e conhece assim Ann, a dona do pássaro Roca que foi capturado por Spiel.
Pelo menos o Luffy já existia muito antes do primeiro volume de One Piece
Ao decorrer da história é desenvolvido a importância do pássaro Balloon, a relação dele com Ann, o sonho de Luffy, como adquiriu seus poderes, entre outros. Apesar de não ser um protótipo para One Piece, há sim situações em que fica claro que o Oda utilizou, mas deu uma lapidada para a outra Romance Dawn. A 2.0 foi publicada no Red Databook, e contém mais elementos de One Piece!
É importante ressaltar que após Oda fazer as duas histórias de piratas, ele deixou de ser assistente de Nobuhiro Watsuki para então se dedicar a uma história serializada na Jump! Ao fim da história de Romance Dawn, Oda explica que gostava muito da temática piratas, mas não queria fazer algo curto. Então fez todo um planejamento para mostrar uma história com fôlego e que fosse mais séria.
—
Bem, é isso, gente. Wanted não é um suprassumo dos mangás, mas mostra a evolução do Oda para contar histórias, e também sua evolução artística, cada vez melhorando mais seu traço.
As histórias são na maioria descontraídas e com muita pitada de humor, mas ainda assim há bons momentos de seriedade. Entre elas estão a luta do Monge com o demônio, a luta de Ryumma com o dragão, Luffy contra Spiel. Há ainda alguns momentos dramáticos interessantes, como o choro da Freya na história de Monsters.
Para quem se interessa pela evolução do Oda e de seus comentários finais para cada história, recomendo lerem Wanted. É um outro Oda, mas que continua criando histórias chamativas e criativas!
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)