Primeira Entrevista do Oda
Os comentários a seguir são da primeira entrevista de Eiichiro Oda, aos 17 anos, em um artigo que foi publicado no jornal Kumamoto Nichi Nichi Shimbun, em 27 de janeiro de 1993.
Se falarmos sobre um mangá bem conhecido como Slam Dunk, provavelmente muita gente sabe que Takehiko Inoue é seu autor. Mas mesmo Inoue teve seu começo com o Prêmio Tezuka (que é realizado por Shueisha), uma competição que é o primeiro degrau de uma escada para novatos na arte dos mangás. Recentemente, um aluno chamado Eiichiro Oda da Kumamoto City High School ganhou o prêmio de vice-campeão.
“Eu gostaria de me tornar um escritor profissional de mangá depois de me mudar para Tóquio”, diz um jovem Oda sobre seus planos futuros.
O Prêmio Tezuka, cujo nome se dá por Osamu Tezuka, criador de personagens memoráveis como Astro Boy, enfatiza aspectos da história de um mangá e é realizado junto com o Prêmio Akazuka (conhecidos como “Os Dois Grandes Prêmios”). São competições realizadas duas vezes por ano, abertas ao público, onde os participantes são submetidos a duros processos de classificação. 480 inscrições de todo o Japão foram mandadas para o Prêmio Tezuka, onde Oda ficou em segundo lugar. Naquele ano não houve nenhum vencedor, mas três pessoas ficaram em segundo lugar.
“Depois de assistir o filme Young Guns, comecei a gostar de faroeste”, disse Oda, que escreveu o mangá Wanted, um “faroeste cômico”. Wanted conta a história de um homem que se torna um criminoso procurado e assassino contratado pelas autoridades para matá-lo. Eu não li, mas imagino que seja uma confusão! Ele inclui cenas de “bang-bang” e muitas trapalhadas. Oda passou 4 meses na produção desse mangá, e lembra que “achei que não conseguiria entregar a tempo, então desenhei o final correndo”. Mesmo assim, um certo artista que estava no juri o elogiou dizendo que “essa é uma história que tem o poder de fazer você querer ler. Há muito potencial aqui”.
Oda adora desenhar desde criança, “nem me lembro há quanto tempo. Já na escola eu copiava mangás populares constantemente”. Ele diz que mesmo hoje, se ele não está desenhando alguma coisa, não consegue se acalmar. Ou seja, a arte de desenhar tem grande importância na sua vida.
Um autor que ele admira é Akira Toriyama. Dragon Ball é um mangá que teve influência no seu estilo de desenhar. “A arte dele é muito boa. Mesmo quando animais falam, eles parecem humanos e isso não fica nem um pouco estranho, pois ele consegue fazer funcionar”.
Oda se considera “um aluno de colegial totalmente, totalmente normal”, e mesmo tendo ganhado um prêmio, ele tomou bastante cuidado para não se empolgar demais. Na verdade, “até eu me tornar mais famoso, eu não quero que meu rosto seja público“, ele disse. O repórter do jornal pediu para que Oda se desenhasse e esse foi o resultado:
Você pode perceber nesta entrevista que Oda era estudante do ensino médio anquele momento, e é lhe perguntando porque ele usou o pseudônimo Tsukihimizu Kikondo:
Eu só não queria usar o meu nome real. Quando estava logo chegando ao prazo final, eu estava pensando em um nome e foi quando eu bati o olho no calendário que me chamou a atenção. Embora muitos não entenderam e nem acharam engraçado, foi engraçado eu bater e o olho e brincar com as palavras.”
Nota: Se separar Tsukihimizu Kikondo, temos em japonês “Lua Fogo Água Madeira Ouro Terra”, que em japonês, os dias da semana são elementos, e temos em português “Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado”. Por isso ele teve a ideia quando olhou o calendário.
Oda ganhou um prêmio de ¥500.000. Quando questionado sobre o que ele faria com esse dinheiro, ele respondeu “Darei um pouco para os meus pais, e vou guardar o resto de ¥300.000 “.
Depois que essa notícia foi publicada, Oda foi mencionado novamente em um artigo do mesmo jornal, revelando que ele aceitou o Programa de Planejamento Arquitetônico da Universidade Kyushu Tokai, começando em abril de 1993. Ele, porém, não ficaria lá por muito tempo, e acabou saindo da faculdade para trabalhar para alguns autores famosos de mangá. Posteriormente, ele se tornou o profissional cuja série todos acompanhamos.
Fonte: Onepiecepodcast
Agradecimentos: Jasmine