O Mangá e os Volumes Mais Vendidos do Ano de 2019 Segundo Oricon
Veja a polêmica e toda a análise
Por Mr27 COMENTÁRIOSA treta histórica foi formada nesta semana!!!
Na segunda-feira, fomos surpreendidos pela Shueisha nesta notícia aqui, que One Piece foi a série mais vendida de 2019. One Piece vendeu 12,7 milhões de cópias publicadas e Kimetsu no Yaiba vendeu 10,8 milhões de cópias. Lembrando que a Editora Shueisha é a Editora detentora dos dois mangás mais vendidos do ano.
E como prevíamos na segunda, a Oricon, uma empresa de holding, que fornece estatísticas e informações da indústria japonesa que retira seus dados de 39.700 pontos de venda, divulgou seu TOP 10 nesta semana. Lembrando que tanto a Oricon quando a Shueisha divulgaram seus dados de acordo com o ano fiscal do Japão, que foi de 19 de novembro de 2018 até 17 de novembro de 2019. E também tenha em mente que esses dados são de publicações em papel, não são contados as vendas digitais.
Vamos primeiro a notícia que beneficia nosso One Piecezinho:
Os 4 volumes mais vendidos do ano de 2019 foram os de One Piece:
1 – ONE PIECE 91 (2.388,243 cópias)
2 – ONE PIECE 93 (2.200,000 cópias)
3 – ONE PIECE 92 (2.112,734 cópias)
4 – ONE PIECE 94 (1.880,146 cópias)
5 – Shingeki no Kyojin 27 (1.344,500 cópias)
6 – Shingeki no Kyojin 28 (1.172,448 cópias)
7 – Shingeki no Kyojin 29 (955,124 cópias)
8 – Kimetsu no Yaiba 17 (926,446 cópias)
9 – Kimetsu no Yaiba 16 (877,366 cópias)
10 – Kingdom 53 (863,994 cópias)
.
.
Somando todos os outros Volumes de One Piece: 1.553,109 cópias – Eles juntos ficariam em 5º lugar.
Até aí, estava tudo normal no reino, mas quando a Oricon mostrou as vendas por série, aí o bicho pegou.
TOP 10 das Séries Mais Vendidas de 2019:
1 – Kimetsu no Yaiba (12.057,628 cópias)
2 – ONE PIECE (10.134,232 cópias)
3 – Kingdom (7.661,361 cópias)
4 – The Promised Neverland (7.454,745 cópias)
5 – A Quintessência das Quíntuplas (5.895,000 cópias)
6 – Boku no Hero (5.047,574 cópias)
7 – Shingeki no Kyojin (4.704,234 cópias)
8 – Haikyu!! (4.514,838 cópias)
9 – Kaguya-sama: Love is War (4.096,492 cópias)
10 – O Tal mangá do Slime rs (3.414,482 cópias)
Daí a confusão foi formada. Quem está certo? Shueisha ou Oricon?
Vamos aos fatos:
– Kimetsu no Yaiba é um mangá que foi lançado em 16 de fevereiro de 2016. Sim, ele é publicado há mais de 3 anos.
– No Top 50 da Oricon dos volumes mais vendidos de 2016, 2017, 2018, Kimetsu no Yaiba sequer apareceu na lista dos 50 mangás mais vendidos no Japão.
– Em 29 de Maio deste ano, quando a Oricon solta a lista dos mangás mais vendidos do 1º semestre, onde mostramos a notícia aqui, tanto o Top 10 de séries e Top 10 de Volumes, Kimetsu no Yaiba nem aparecia na lista.
Então a pergunta: O que aconteceu? Que boom foi esse?
A resposta é simples e muitas pessoas as tem: Foi o lançamento do anime do Kimetsu no Yaiba que aconteceu em 01 de Abril deste ano. E a escolha do Estúdio Ufotable para a animação foi excepcional.
Mas “por que” três dos maiores concorrentes de One Piece não conseguiram batê-lo em vendas nos seus lançamentos de anime nos últimos 13 anos? Estes três concorrentes vocês conhecem bem, foram Shingeki no Kyojin (Ataque de Titãs), Nanatsu no Taizai (Os Sete Pecados Capitais) e Boku no Hero (Meu Herói de Academia).
A resposta para esta pergunta talvez poucos perceberam: As 3 maiores séries concorrentes lançaram seus animes com 10 ou menos Volumes publicados em papel.
Quando Kimetsu no Yaiba lançou seu anime, existiam praticamente 15 Volumes lançados. Não se sabe se foi uma estratégia fantástica de Marketing da Shueisha por esperar 15 Volumes ou uma demora sem propósito por acreditar nesta obra para se tornar anime, ou acumular fundos para se produzir o máximo de animação que um estúdio pode oferecer, mas só sei que esta “espera” rendeu a 1º posição da série mais vendida do ano de 2019 pela estimativa de vendas analisada pela Oricon.
Soubemos por diversas mídias, que a galera japonesa comprava de uma só vez todos os volumes e limpavam as prateleiras, comprando os 17 volumes de uma só vez. Mesmo efeito que aconteceu em 2007 com One Piece, quando no anime estava se passando o final da saga de Enies Lobby. E isso foi o checkmate, a galera japonesa praticamente descobriu que existia um mangá novo a ser comprado, fazendo 17 Volumes de Kimetsu no Yaiba Vs os 4 Volumes inéditos de One Piece. Os outros 90 volumes de One Piece são também contados na análise da Oricon, mas eles já foram comprados pelos japoneses ao longo desses 22 anos de One Piece e daí parceiro, não teve como. Talvez, se Shingeki no Kyojin tivesse esperado 15 Volumes, teria superado One Piece também no passado.
E com este fenômeno se prova no Japão um fato que alguns negam: Quando uma mangá é lançado em anime, ele pode alavancar as vendas de uma série. Esta é a importância de ter uma animação de uma série. O anime é responsável por trazer novos fãs. O visual em animação sempre chama mais a atenção que obras publicadas em papel. É instintivo. O público em geral abraça mais séries visuais do que ter o hábito da leitura.
Mas chegamos ao ponto inédito nunca acontecido nestes 13 anos de análise da Oricon. A Shueisha se pronunciou e passou seus dados ao público na segunda. A Editora nunca fez isso antes e ainda colocou a foto do Editor do Oda feliz por One Piece ser a série mais vendida do ano. Por essa ação da Editora, deu a impressão que nem a própria Shueisha esperava o golpe de sorte do seu próprio produto Kimetsu no Yaiba e teria que explicar com seus dados que One Piece é o seu mangá mais vendido. No mínimo, entre nós, essa atitude da Shueisha foi estranha.
Outro ponto acontecido nesta semana, o próprio criador de One Piece, Eiichiro Oda, mandou uma mensagem de agradecimento ao autor de Kimetsu no Yaiba, Koyoharu Gotōge. Veja a mensagem abaixo onde ele se refere a Revista Jump que sai semanalmente pela Editora Shueisha tanto One Piece quanto Kimetsu no Yaiba juntos:
“Recentemente, muita gente está dizendo que a Jump está ficando mais interessante. E este momento está crescendo graças ao poder de Kimetsu no Yaiba, mas graças também a todos os mangakás jovens! E isso também me inclui!!!
Eu ficaria muito feliz se vocês seguissem a Jump, obrigado por fazerem eu chegar ao posto de número 1, me sinto muito honrado!”
Esse Oda é um safado, conseguiu elogiar seu “novo” rival e ser ambíguo, pois ele pode estar se referindo a só a venda inegável que seus 4 Volumes foram os mais vendidos do ano postado pela Oricon ou se referindo aos dados da Shueisha.
Uma coisa pode se apostar, essa novela com certeza terá mais um capítulo. Japoneses nunca mentem, e com certeza alguém tem que explicar esses dados divergentes, e para eles, se alguém foi o errado, ele vai se desculpar ou vai trazer outras fontes para se confirmarem seus dados. E estaremos de olho trazendo essa futura notícia aqui na Opex.
Vejam o vídeo de como foi esses anos as vendas:
Vamos relembrar as vitórias de One Piece nestes últimos 13 anos:
2007: 3.524,881
2008: 5.956,540
2009: 14.721,241
2010: 32.343,809
2011: 37.995,373
2012: 23.464,866
2013: 18.151,599
2014: 11.884,947
2015: 14.102,521
2016: 12.314,326
2017: 11.495,532
2018: 8.113,317
2019: 12.700,00 (Será???)
E agora, em quem confiar? Na Shueisha que é a Editora dona dos dois mangás, onde ela tem a exclusividade de falar seus próprios dados, ou a Oricon, que por 13 anos, sempre foi a fonte mais confiável de trazer esses dados? Será que temos um novo Pelé ou Maradona no mundo dos animes? Make your choice:
PS: Eu declaro os dois vencedores em nossos corações! ><
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)