Lenda de Norland
A história conta que Montblanc Norland era um mentiroso que um dia disse que havia descoberto uma ilha aonde havia uma cidade de Ouro repleta de tesouros. O rei de seu país ficou sabendo deste local e mandou uma expedição para encontrar os tesouros. Mas chegando à ilha indicada não havia nada, com isso foi decretado que Norland fosse preso e executado, e assim foi feito.
Mas Norland era realmente um mentiroso ou talvez ele contasse a verdade? Abaixo irá conhecer parte da verdadeira história.
SALVOS PELO SINO
Há 400 anos atrás, após massacrar todos os barcos que chegaram à Jaya a fim de proteger os segredos desta ilha Karugara tornou-se o maior guerreiro que Shandora já teve.

Há algumas milhas deste local um navio pirata comandado por Montblanc Norland estava a dois anos navegando pela Grand Line juntamente com sua tripulação, que após tempestades, furacões e falta de alimentos havia quase sido dizimada.

Durante uma noite tempestuosa Norland ouviu um som, redirecionou seu navio naquela direção e acabou encontrando Jaya. Desembarcando no local descobriu que toda a ilha estava infestada por uma epidemia chamada "A Febre da Floresta" que ataca tanto as plantas quanto as pessoas.
Os habitantes desta ilha, sofrendo com a epidemia e longe do progresso das grandes cidades, as pessoas restantes resolveram sacrificar uma moça com a esperança de acalmar o Deus Kashigami para que ele acabe com as mortes. Mas logo no momento do sacrifício Norland pára e acaba matando Kashigami, um dos deuses que estava na forma de uma gigantesca serpente.


FÉ NA CIÊNCIA

Karugara tenta matar Norland em nome do deus morto, mas Norland promete para o povo da aldeia que no prazo de dois dias a população da vila iria ser curada da doença, caso contrário poderiam entregar sua tripulação inteira como sacrifício. Portanto sua tripulação foi presa e ele entra na floresta, a fim de encontrar o necessário para fazer um antídoto.
Em quanto isso na aldeia a situação se complicava, pois todos queriam que Karugara matasse Norland, mas o chefe da aldeia confiando em Norland os obrigou esperar o fim do prazo. Na manhã seguinte, em Jaya, houve um enorme terremoto, e todos pensavam que era causado pela ira de Kashigami que se vingava pela morte da cobra que o representava. Neste momento Karugara entra na floresta com a intenção de encontrar e matar Norland, na esperança de acalmar o tal deus. Encontrou-o e ao ver que estava preso e muito ferido, achou que seu deus já estava se vingando.


Na aldeia, o prazo que Norland tinha estava se acabado, com isso começaram os preparativos para o sacrifício de sua tripulação. Na floresta, uma cobra menor surge e Karugara deduz que é o filho de Kashigami que veio matar Norland, mas contradizendo seus próprios ideais protege Norland e mata a cobra. Assim Norland volta à aldeia com a ajuda de Karugara e salva a população com sua ciência.
A GRATIDÃO DE UMA ALDEIA
Após 10 dias, Norland e Karugara se tornaram grandes amigos. Karugara decide mostrar o instrumento da aldeia, um sino dourado situado em Shandora que é conhecida como a Cidade de Ouro. Karugara diz a Norland que a sua tripulação pode pegar todo ouro que desejar, porque agora o povo de Jaya esta em dívida com eles.


Todo o ouro com exceção do campanário aonde havia um sino magnífico, pois os seus antepassados morreram protegendo aquilo. Mas a relação dos habitantes de Jaya e da tripulação de Norland mudou radicalmente de hospitalidade para indiferença, agora os habitantes da ilha desejam que eles a deixem o mais rápido possível. O motivo desta mudança foi o corte de algumas árvores que para os Shandians era aonde as almas dos seus ancestrais residiam.
Na manhã seguinte, chega o momento da partida da tripulação, Norland ordena aos seus homens que saiam da ilha e deixem todo o ouro que obtiveram, porque o que eles tinham feito foi imperdoável.
Mas um médico botânico da tripulação explica a uma moça da aldeia que eles cortaram as árvores porque a febre da floresta é uma doença muito contagiosa, que pode ser transmitida através das plantas para os homens e vice-versa, e todas as plantas que Norland havia cortado eram a causa da epidemia.
A moça correu para a aldeia e tentou convencer Karugara, que era seu pai, para que não deixasse escapar o melhor amigo que já conheceu.
O navio de Norland já havia partido quando ao fundo ele escuta Karugara gritando que tinha cometido o seu maior erro, e que apartir dali o sino dourado iria tocar todo dia para levar os agradecimentos dos habitantes de Shandia a Norland aonde ele estivesse e para que ele pudesse encontrar novamente o caminho para Jaya.


MARCADO COMO MENTIROSO
Depois de 5 anos Norland retornou a Jaya com o rei do seu país para mostrar a cidade de Ouro que havia descoberto, porém quando chegaram não acharam nada. Metade da ilha tinha desaparecido misteriosamente, assim Norland foi chamado de mentiroso e acabou sendo condenado a morte por ter feito seu rei perder tempo.

E assim Norland acabou perdendo sua vida, e seus descendentes foram descriminados por 400 anos. Agora, depois de todo este tempo, Luffy e seu bando estão em busca desta verdade e pretendem limpar o nome da Família Montblanc perante seu último descendente Montblanc Cricket.