Bom diiiiia gente bonita maravilhosa dessa comunidade! Malu aqui! Como vocês estão? Vamos para a Parte 2 da análise do Capítulo 1043? Na primeira parte eu prometi pra vocês que voltaria, trazendo mais referências e teorias! Então cá estamos. Para quem ainda não viu a primeira parte, deixo aqui então a referência ao Haki das Rainhas do Capítulo 1043 – Parte 1!
No Haki das Rainhas passado eu comecei falando sobre algumas referências e teorias interessantes! Falei primeiro sobre a música Binks no Sake e os seus versos complexos, ainda colocando uma teoria lindíssima da Deusa Beca! Falei sobre a possível referência à Joy Boy, vinda de uma enciclopédia de mitos e lendas do mundo! E terminei falando sobre a Família D. e os sorrisos em One Piece!
Como bem comentou nosso nakama Hericles nos comentários do post, eu simplesmente ESQUECI de colocar Laugh Tale como mais uma referência à sorrisos! Eu estava com tudo em mente e esse simplesmente fugiu na hora ahhah então muito obrigada querido!
Além de Joy Boy que significa menino alegre, e Nika que é a onomatopeia de sorriso/risada, temos então Laugh Tale, que seria o conto do riso. Partindo desse tipo de pensamento, qual vocês acham que era o nome do Antigo Reino? Ou não teria nada a ver como isso? hahaha
Agora, a próxima referência/análise que eu vou trazer pra vocês aqui nesse espaço não foi escrita por mim. Vocês conhecem a Bruna lá do Twitter? Se vocês clicarem no nome dela aqui, tem um link direto para o perfil. No último HDR eu já havia citado uma das suas threads, quando ela comparou algumas situações de Alabasta com Wano.
E aí, na semana passada, ela fez uma outra thread falando sobre as diversas relações que existem entre os tambores da libertação que vimos nesse Capítulo 1043, com a libertação de Skypiea, com referências principalmente dos Capítulos 298, 299 e 300.
Eu AMO esse tema, porque Skypiea é meu arco preferido. Mas ao invés de escrever uma nova análise, que traria basicamente as mesmas referências, decidi trazer pra vocês o que a própria Bru escreveu, ela faz um excelente trabalho nas suas análises e merece DEMAIS que vocês vejam. Então eu vou trazer aqui pra vocês a thread dela, e também vão lá seguir essa mulher maravilhosa! Tô contando com vocês ein eheh Então vamos ver o que ela tem para nos contar, e depois eu faço meus comentários:
Os tambores da libertação de Skypiea - By Bruna
Os tambores da libertação tocam em Wano e seu significado pode ser a libertação do país. Essa, porém, não seria a primeira vez que este som vem acompanhado de liberdade em One Piece.
Há algum tempo, numa ilha cuja relação com a terra dos samurais é confirmada, tambores também tocaram trazendo o fim de um sofrimento secular.
O processo de libertação de Skypiea pode ser dividido em dois momentos principais, sendo o primeiro deles o soar do sino de Shandora, no Capítulo 298. O som do sino acompanha a queda de Enel que há anos aterrorizava o povo do céu, mas também anuncia o fim da espera e da angústia de uma promessa não cumprida há 400 anos; os descendentes e os protagonistas dessa promessa finalmente podiam descansar.
O mesmo som ainda tem um significado importante pros moradores da Ilha dos Anjos: ele é o som que segundo a lenda da terra cantante finalizaria a desavença com os Shandias.
Apesar de ser o pontapé inicial para o fim da guerra no céu, uma lenda e um som de forma isolada dificilmente seriam suficientes para que povos que sangraram por 400 anos deixassem suas diferenças de lado. No Capítulo 300, mesmo após a queda de Enel e o soar do sino, vemos guerreiros shandias ainda desejando lutar, como o Wyper.
É exatamente aqui que entra a segunda parte do processo de libertação. Ao acordar, Wyper reage negativamente à presença de habitantes da ilha dos anjos.
Lá fora, porém, uma festa puxada pelos chapéus de palha toma forma e nela shandias e “anjos” convivem em harmonia, comemorando como iguais a queda de Enel, o soar do sino e o entendimento de que a vearth acolhe, não segrega. A festa que arrebata o céu evidencia que nenhum dos dois lados quer ter mais sangue derramado e o grito de “NINGUÉM DESEJA LUTAR” é ecoado por TAMBORES! Este momento é a conclusão da libertação do povo do céu, é o rompimento definitivo das amarras de uma guerra e de uma dor de 400 anos.
Dentro de todo o significado que essa festa tinha para os moradores de Skypiea, é interessante reparar no cuidado que o Oda teve de escrever ao longo das páginas que o som que ecoava era o de tambores. Isso se torna ainda mais interessante quando reparamos no papel do Luffy em todo esse processo de libertação e identificamos a inspiração do Oda para a figura de Joy Boy.
“Joyboy (…) personifica a necessidade humana de dançar, cantar e se alegrar. Ele sorri perpetuamente para todas as fraquezas e problemas da humanidade e cura os problemas humanos tocando um ritmo irresistível em seu tambor. Quem ouve a música de Joyboy é compelido a dançar e cantar junto até sacudir o manto negro do desespero dos ombros.”
A parte final da resolução do conflito em Skypiea pode ser facilmente entendida como a última parte do trecho acima: pessoas festejando juntas até sacudirem o manto negro do desespero de seus ombros, se libertando da guerra, da dor e do ódio. Tudo isso ao som de tambores e desencadeado pela passagem de uma figura alegre, de espírito livre e que ama festejar. A passagem de Luffy pelo céu muito se assemelha à passagem do Joy Boy da lenda caribenha.
Se as referências até aqui não são suficientes, ainda temos uma última: é exatamente no capítulo da festa que temos a famosa silhueta de Luffy se assemelhando a de Nika! Nika, o deus do sol que através de risadas libertava pessoas, está presente justamente neste momento.
Coincidentemente (não mesmo), as pessoas na festa proposta por Luffy – que nesse post é considerada parte fundamental da libertação dos povos do céu – estão chorando de rir. Algo muito parecido com o que aconteceu com um certo bando pirata que alcançou o auge da liberdade conhecido até aqui ao chegar em uma certa ilha e encontrar o tesouro de um certo alguém. A liberdade de que estamos falando aqui tem significados muito mais profundos, tanto pros habitantes do céu quanto para os piratas Roger.
Por fim, a título de curiosidade, vários capítulos de Skypiea fazem referência à música, mostrando a enorme importância que os sons têm nesse arco. Os capítulos 298, 299 e 300 se chamam respectivamente: Canção de amor, Fantasia e Sinfonia.
No 298 ocorre a derrota de Enel e o soar do sino de Shandora que reverbera como uma canção de amor de uma promessa de 400 anos. No 299, vemos a repercussão deste som que atua como uma libertação para as pessoas que o ouvem. O nome “Fantasia” do capítulo de refere, na música, a composições cuja marca é a LIBERDADE em forma e inspiração. E no capítulo 300 – onde ocorre a festa defendida neste texto como determinante no processo de liberdade no céu – o título é Sinfonia, que significa de forma literal “todos os sons juntos”.
Assim sendo, podemos entender que a união do som do sino de Shandora (298 e 299) com o som dos tambores da festa (300) compõem uma sinfonia que, enfim, traz a libertação.
Ai gente, eu fiquei todinha arrepiada e emocionada editando o texto da Bruna para trazer pra vocês! Que espetáculo! E para enriquecer toda essa análise, eu queria trazer mais alguns pontos sobre Skypiea.
Esses capítulos que foram citados são o ápice, o momento da libertação e da festa. Entretanto, ao longo do arco nós temos mais alguns pontos importantes. Gostaria de agradecer o @Renan_crf1 lá do Twitter e meus amigos aqui da OPEX por ajudar a lembrar de um desses momentos!
Em mais dois momentos diferentes do arco nós vemos as onomatopeias dos tambores. Um deles para uma festa e outro para um ritual. Durante o flashback do Norland e do Calgara nós também temos o mesmo som de tambores quando Mousse, a filha do grande guerreiro, seria entregue ao Deus do Sol como sacrifício, para Kashigami. Isso no Capítulo 287.
Ainda falando sobre serpente, no flashback vemos uma ainda baby, a queridíssima Nola, que no tempo presente já é uma serpente adulta e gigante.
Durante alguns capítulos, o Luffy e a Aisa ficam presos dentro de Nola. No Capítulo 273 Nola vê as ruínas de Shandora, se emociona e fica muito agitada. Por conta disso, Enel joga um raio nela, que é imediatamente derrotada. E aí, no Capítulo 277 Luffy finalmente tem a oportunidade de sair de dentro dela. E é aí que entra a parte interessante…
Nós temos a sequência da onomatopeia do silêncio absoluto, aquele do Corazon e que vimos no Luffy falecido, seguido da onomatopeia de NIKA! SIM.
Eu sinceramente nem sei o que falar hahaha porque a situação é bem diferente. Para mim é estranho já que Nola está totalmente desmaiada e o “Nika” aparece quando o Luffy abre o olho dela.
Ao mesmo tempo, a serpente era uma das representações divinas dos Shandians… ela é filha de Kashigami, considerada representação do Deus do Sol no flashback. E quem está na cena e dentro dela é o Luffy… então assim. Nem vou falar mais nada, vou só deixar esse fato aqui mesmo pra vocês, e aí vocês me dizem o que acham nos comentários ahahhaha.
Ainda durante o flashback, no Capítulo 289, me chama a atenção um quadro em que vemos sombras dançando, após Norland e Calgara entrarem em paz. Não sei se isso é relevante, mas achei interessante colocar aqui.
Já no Capítulo 253, mais para o início do arco, os Chapéus de Palha descobrem que Vearth é na realidade um pedaço da ilha de Jaya que subiu aos céus com a Knock Up Stream. E antes de partirem para a luta contra Enel e irem em busca do grande tesouro escondido, eles decidem realizar uma grande festa! Uma grande festa aos sons de tambores! E com o Luffy dançando e sua silhueta parecendo Nika, o Deus do Sol.
Sobre Destino
Agora vamos falar um pouquinho sobre Destino e Determinação Herdada. Algo tão polêmico. hahahah
Além de ter pensado em alguns momentos, dois queridos lá do Twitter também compilaram momentos importantes com esse tema e me mandaram. O @jef_the_jef e o @Drakken_RHFG. O Jef foi impressionante porque ele realmente fez uma lista enoooorme de momentos em que se menciona a espera por alguém hahah Então eu vou colocar todos esses momentos aqui em ordem e depois comentamos.
Capítulo 96, Woop, o prefeito da cidade, questiona murmurando que para o Luffy, ser um pirata seria um sonho ou um destino?
Capítulo 100, o capítulo chama “O Começo de uma Lenda”. Dragon ajuda Luffy a fugir e o narrador fala que uma determinação herdada não pode ser impedida. Enquanto as pessoas almejarem liberdade, essas coisas existirão.
Capítulo 105, Crocus se pergunta se os Chapéus de Palha são os piratas que Roger esperava, e que o Luffy tem um ar misterioso.
Capítulo 223, Luffy come uma maçã de Doc Q, conhecido como “Deus da Morte”, e escolhe bem uma maçã boa.. algo raro. Doc responde que Luffy é um garoto de sorte. Isso acontece no mesmo capítulo em que Luffy e Barba Negra se encontram.
Capítulo 507, Rayleigh menciona que o povo de Ohara e o bando do Roger foram apressados.
Capítulo 538, Ivankov faz um tratamento com hormônios para salvar Luffy, porém é um tratamento muito custoso. Ivankov diz que só se pode salvar alguém trazendo de volta a sua vontade de viver. Milagres só podem acontecer para aqueles que tem vontade de continuar.
Capítulo 561, Mihawk fala do dom do Luffy em tornar as pessoas seu aliado, o poder mais perigoso de todo o oceano.
Capítulo 576, discurso do Barba Branca: ele diz que Teach não é o homem que Roger espera, e que um dia um homem desafiará o mundo carregando o peso de todas as gerações. Há um foco no rosto do Luffy.
Capítulo 581, Hawkins acha estranho que a probabilidade de sobrevivência do Luffy se recusa a dar zero, mesmo depois de tudo que aconteceu em Marineford.
Capítulo 603,: Rayleigh fala algumas coisas estranhas sobre destino, sobre o Luffy estar acima disso e se tornar um homem preparado para usar o chápeu de palha e que talvez vale a pena viver um pouco mais…
Capítulo 628, primeira menção a Joy Boy através do Poneglyph com o pedido de desculpas para a princesa sereia, que Robin lê.
Capítulo 648, os reis dos mares esperam consertar a arca até o dia prometido.
Capítulo 649, Neptune diz para Robin que algum dia alguém virá para cumprir a promessa de Joy Boy com a Ilha dos Tritões.
Capítulo 967, Roger queria viver no mesmo tempo de Joy Boy.
Capítulo 968, Roger e Oden escutam os reis dos mares dizerem que seu rei vai nascer em breve e o outro num mar distante (a princesa sereia e o novo joy boy?). Na página seguinte Roger diz que eles chegaram muito cedo. E depois Oden diz que as fronteiras de Wano tem que ser abertas antes do dia que Joy Boy aparecerá
Capítulo 972, novamente Oden diz que o mundo espera por um certo alguém há 800 anos e o país deve estar preparado para receber essa pessoa e trabalhar com ela.
Capítulo 1029, Hawkins tira a carta “Torre” e diz que o Homem de Palha não pode morrer, que ele voltará a vida como dizem as cartas. Nas cartas do Homem de Palha, a Torre significa o colapso do velho e ultrapassado. O seu significado oculto é “um novo caminho”.
UFA! Gente… eu achei que essa lista não ia acabar nunca mais hahaha
Eu nem sei se eu devo falar mais alguma coisa depois disso tudo. Essas são todas referências que podem nos ajudar a pensar em algumas coisas, ajudar a pensar em como o Oda trabalha a questão do destino, a questão da determinação herdada. Como ele trabalha as relações do Luffy com as pessoas e o que isso tudo significa. Eu não vou ser capaz de chegar em nenhuma conclusão agora, admito pra vocês, mas vou ficar extremamente feliz em conversar sobre isso nos comentários e no twitter e saber o que vocês pensam.
Logo teremos alguma resposta de alguma coisa com o Capítulo 1044 hehe. É muito tempo de história e só me parece que o Oda sabe muito bem o que ele ta fazendo e nós podemos confiar nele!
Entidades
Para finalizar, eu gostaria de colocar aqui um pensamento que o Toty compartilhou sobre a existência de pelo menos duas entidades/espíritos na obra, que a gente já conhece.
Em primeiro lugar, Klabautermann, o espírito de um navio que foi bem cuidado e aparece para alertar os marinheiros quando o navio está nas últimas ou em perigo.
Além disso, temos Poseidon, um poder que é despertado em princesas sereias e as possibilita controlar os reis dos mares, permite que a sereia se comunique com esses reis dos mares.
Eu colocaria aqui também a “Voz de Todas as Coisas”, presente principalmente em Momonosuke, que consegue se comunicar com os animais e os seres.
Pensando nisso e em tudo que vimos em Skypiea, seria Nika também uma manifestação de um poder ou um espírito? O que vocês acham?
Eu queria agradecer MUITO todos vocês que me ajudaram, conversaram comigo, deram ideias, referências. Esse espaço não existiria sem vocês. Como falou o poeta John Donne lá pra 1600, “nenhum homem é uma ilha”. hahaha Eu queria agradecer MUITO a Bru, pro todas as contribuições que ela dá para o fandom, que mulher extraordinária!
Queria agradecer ao @Drakken_RHFG, ao @jef_the_jef, @SosToty e ao @Renan_crf1, que contribuíram MUITO com tudo que enviaram de referências e que eu usei bastante nesse post.
E vamos lá, agora uma lista de pessoas queridas que tiraram um pouquinho do seu tempo para me mandar alguma coisinha e contribuir: @GrabisCanuto, @cleivermuc, @jpgpuera, @morgansdao, @RedGraves42, @SunriseNika, @ninhasw, @Defeituosonauj, @soluspedro, @_jonathanjmr, @dvfrayer, @EverS_Ar, @DarskiArthur, @superallejo, @sagazthiago, @RenanOitavo, @Alberto32706932, @VigilatoLucas! Perdão se esqueci de alguém gente! ahhahaha mas eu agradeço demais pra todo mundo que contribuiu de alguma maneira! Vocês são incríveis!
Também agradecer a Ana, essa querida, que teve várias conversas ótimas comigo e hoje me ajudou a encontrar algumas referências! O David e Renan também! Me ajudou muitíssimo!
E por último, mas não menos importante, agradecer aos meus nakamas do Pautaria mais uma vez por sempre me ajudarem e me incentivarem! Baruch, Chico, Nanax e Durval, amo vocês!! <3
É isso gente! Vamos conversar até esse capítulo sair! Amo vocês <3
Beijinhos,
Recomendamos
Mangá 1044 - Guerreiro da Libertação
Bem-vindos ao novo poder do Luffy!!! #ONEPIECE1044 E sigam o --> Instagram do Mister 27 para saberem a hora exata que saem os spoilers, mangás, episódios e notícias do mundo One Piece! Todos a bordo!!! Capítulo 1044: Guerreiro da...
Haki das Rainhas - As possíveis referências para Nika e Joyboy
Olá, camaradas! Elisa com vocês novamente! Apesar de ter prometido uma análise sobre os Revolucionários na próxima vez que viesse, o famigerado Capítulo 1044 me trouxe ide...
Série Kairoseki - Borracha (parte 2)
Olá, fãs de One Piece e admiradores de curiosidades científicas! A Série Kairoseki está de volta para a Parte 2 do ainda quente tema sobre BORRACHA! Sim, esse assunto, tal com...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)