Bom dia, meu povo bonito! Malu aqui! E aí, vocês já superaram esse capítulo? Não, né? HAHAHAH só no fim da semana que vem, isso se vier alguma resposta! Vocês já sabem que eu quero saber tudo que vocês acharam desse capítulo, né??? Então vamos conversar nos comentários! Bora lá!
Como sempre, começamos com a capa!
O Oven passa pelo mundo dos espelhos junto com o livro e sua irmã Brûlée, e chega finalmente na Ilha Whole Cake, que está aquela bagunça: prédio de bolo desmoronado e tudo. Ao contrário do que eu tinha imaginado… quer dizer… sonhado ahahahha, o Katakuri não foi visto no mundo dos espelhos.
Essa capa é meio tanto faz, mas dá para imaginar alguma coisa. Quem vocês acham que é aquele povo todo ao fundo da capa? Muito provavelmente a próxima capa vai ser o encontro com esse amontoado de gente que está ali. Além disso, como será que a dupla parada dura dos Vinsmoke, que estão dentro do livro, vai fugir dali?
Não podemos esquecer que essa capa é sobre eles e não sobre os filhos da Mama, ao contrário do que está parecendo ahahah
Vencedor: Kaido das Feras
A primeira página mostra basicamente outro ângulo da continuação da porretada do Kaido no Luffy. E ficou direitinho, como se fossem milésimos de segundos após o que aconteceu na última página do capítulo passado, mesmo. Vou até colocar as comparações aqui, porque eu acho bem legal fazer essa leitura de como o Oda mostra a continuidade dos movimentos, ainda mais querendo dar uma noção de gravidade na cena. Não sei se vocês vão gostar, mas acho bem interessante hehe. Ele coloca direitinho em praticamente todos os quadros.
A porrada.
A reação do Kaido.
O sofrimento do Luffy.
O Chapéu de Coco indo de 100 a 0 em segundos.
Eu acho bem interessante ver isso, porque dá para observar certinho a reação dos personagens. No Pauta Secreta, comentei que o Kaido desceu cego de raiva e eu realmente acredito nisso. Ele não está acreditando no que os olhos dele estão vendo, DE NOVO. O último modo bêbado dele foi o modo assassino, e dá para ver ao longo de todo o capítulo esse olho dele em espiral. Ele está desolado [eu não to defendendo ele não, ein, Ansem, só falando a realidade ehuehuehuehue].
Outra reação interessante de observar é a do Chapéu de Coco da CP-0. No capítulo passado, pareceu que ele deu um sorriso de missão cumprida, de que seu plano impossível deu certo, e agora ele já voltou a ficar sério. Enquanto a reação do Kaido, em segundos, apenas intensificou o sentimento, a do Chapéu de Coco mudou muito bruscamente. Pensando agora, até me lembrou o chapéu do Ace hahaha.
Bem, a gente percebeu que a porrada foi muito forte e que fez um barulho muito alto. O Luffy ficou enterrado no chão e o palhacito da CP-0, como nomeou o Baruch, conseguiu perceber o que tinha acontecido.
Vocês acham que ele ouviu o que aconteceu ou vocês acham que ele sentiu com o Haki da Observação? O que importa é que ele captou a mensagem.
O Luffy foi enterrado no chão ainda com o Gear 4 ativado, portanto, agora que ele não tinha mais nenhum controle sob seu corpo; todo o ar saiu de uma maneira tão intensa que ele saiu voando com isso. Que nem quando a gente estoura uma bexiga…
O Kaido simplesmente assiste isso acontecer, ainda com uma expressão de não acreditando que aquilo está acontecendo.
O Momonosuke, que ainda estava puxando Onigashima pelos céus, diz que não consegue mais ouvir a voz do Luffy. Ele então percebe que o Luffy foi derrotado e esse é o argumento número 1 de porque achamos que o Luffy de fato morreu: porque o Momo não estava mais ouvindo a sua voz.
Claro, se o Luffy tivesse apenas desmaiado, talvez a voz teria sumido também, mas, como disse, esse é o argumento número 1. Além disso… e aí, gente? Foi a voz de todas as coisas ou foi Haki da Observação? Considerando que quando falamos sobre o Momo sempre nos referimos à voz de todas as coisas e não a Haki, eu diria que é o primeiro. Mas podem me corrigir se eu estiver errada.
O Luffy cai de volta no chão após todo o ar sair dele. O Kaido só vai intensificando a sua raiva e sua expressão fica cada vez mais ameaçadora. É interessante ele assistir toda a cena em silêncio, o que pra mim é mega impactante. Desde que o Luffy foi afundado no chão o Kaido está imóvel só olhando, até o Luffy de fato parar de se mexer e ficar em silêncio completo.
[Tô toda arrepiada escrevendo tá? Não é fácil não.]
E aí… vemos o Luffy em silêncio. Acho que uma imagem diz mais que mil palavras, né. Eu acho que os olhos fundos e cinzentos… eu não me lembro de ter visto anteriormente o Luffy com tão cara de morto como aqui. Nas outras vezes que ele perdeu para o Kaido, o seu olho ficou branco.
Eu não me lembro, mas vocês se lembram alguma situação parecida? Se sim, me contem aí nos comentários pra enriquecer a análise!
Mas, bem, a onomatopeia de silêncio que o Oda colocou nesse momento é o de silêncio absoluto, ensurdecedor. O mesmo que foi usado para o Corazon, da sua fruta do silêncio, apresentada no Capítulo 764, que tem exatamente esse objetivo: causar um silêncio absoluto. Ele também usa esse silêncio quando vai proteger o Law, no seu momento final.
Esse poder também foi usado pelo Law quando calou a Big Mom no Capítulo 1040.
Esse é o argumento número 2 de que o Luffy realmente morreu.
E aí finalmente vemos o narrador explicitando que o vencedor dessa luta realmente foi o Kaido. Ao contrário do que acontece nos capítulos anteriores que ele derrota o Luffy, ele não sente mais nada do Luffy. Kaido percebe que ele morreu.
Ele está de frente para o Chapéu de Coco e, com olhos de ira, fala que o cp-0 já sabe as consequências.
A frustração de Kaido
Eu queria falar um pouquinho mais sobre isso aqui, porque a frustração do Kaido é proporcional à expectativa que ele tinha em relação a essa luta, mesmo tendo derrotado o Luffy anteriormente. Ele foi construindo essa expectativa ao longo de todo o arco.
No Capítulo 924, depois de eles lutarem pela primeira vez lá no começo do arco, antes mesmo do Luffy ir preso e aprender com o vovô Hyo a usar o seu Haki do Rei nas lutas, o Kaido simplesmente derrota o Luffy com tudo e muito rapidamente. O Luffy fica inconsciente, mas mesmo assim continuou exalando a sua determinação, o Haki do Rei, que foi percebido pelo Kaido.
Ele comenta: “Eu não consigo dizer se isso é por conta de seu inflexível espírito de luta ou se é apenas uma fanfarrice fútil. Ele não tira os olhos de mim.”
Ali ele aprende que o Luffy tem a determinação de um rei, assim como o Kid. E isso é algo impactante para o Kaido aprender sobre o Luffy naquele momento. Interessante que o Oda colocou o Ashura Doji naquela cena, comparando o Luffy com o Oden, falando que eles têm o mesmo poder. Se o Ashura pensou isso, nada me tira da cabeça que o próprio Kaido pensou… mas para diminuir a importância desse fato, ele compara com o Kid, dizendo que não precisamos de tantos reis assim.
Depois disso, no Capítulo 1003, o Luffy usa o Gear 4 e dá a maior porrada do mundo no Kaido, que sente demais o impacto. O Law, o Zoro e o Kid ficam chocados com aquele golpe. Claro, o Luffy depois disso perde o Gear 4 e tem que ficar 10 minutos fora da luta, mas mesmo assim… o Kaido teve a oportunidade de sentir a força do Luffy em um golpe que seria similar àquele último que o Chapéu de Coco bloqueou.
Já no Capítulo 1013, ele derrota o Luffy e o joga para fora da ilha. Falando sozinho, ele comenta que o Luffy se empolgou demais por conta de uma nova artimanha de luta e fala que o problema dos humanos é a esperança.
Ele chora ao dizer que fazia tempo que não se empolgava daquela maneira, mas ao mesmo tempo diz que devia ter cortado logo a cabeça do Luffy, já que agora todos vão continuar acreditando que ele vai vencer. Já no capítulo seguinte, ele comenta a famosa frase de que aparentemente o Luffy também não poderia ser Joy Boy.
É um misto de sentimentos, afinal! Dá pra ver que ele se empolgou e acreditou no Luffy, mas que essa derrota do rival o decepcionou. Portanto, imagine a empolgação do Kaido depois que o Luffy volta no Capítulo 1025… e mais do que isso… quando ele volta, no 1026, eles tem o clash de cortar o céu.
É muita expectativa em cima de uma rivalidade que não acontecia desde Oden. Lá atrás não terminou bem… e nem agora.
A sua ira é digna do monstro mais forte do mundo de One Piece.
Bem, a frustração e a ira de Kaido resultam no esmagamento completo do Chapéu de Coco. Ele com certeza já sabia das consequências. Possivelmente, o agente também inveja o Drake, a sua liberdade, justamente porque ele já sabia qual seria o seu fim. Provavelmente, ele não achava a tarefa impossível em si, mas sim impossível de realizá-la e sair vivo dela. Portanto, ele já sabia muito bem o resultado.
A morte nas mãos do Kaido.
Vemos que os dois agentes da CP-0 fazem o mesmo gesto, segurando a ponta de seus chapéus em um movimento para baixo. Seria esse o gesto para indicar trabalho concluído, realizado? O que vocês acham?
A reação do povo!
Logo após o Kaido descer o kanabo no agente da CP-0, o teto da caveira começa a desmoronar, deixando um ambiente de ainda mais caos na ilha. Está tudo desmoronando e pegando fogo ao mesmo tempo, uma verdadeira cena infernal e de guerra.
Kawamatsu, que está com o olho ferido, diz que não há honra em morrer queimado e grita para todos fugirem! Mas, coitados… não dá tempo, porque simplesmente o Kaido aparece cuspindo fogo em geral!
Ele chega monstruoso e já perguntando pelo Momonosuke para ele se render e acabar logo com isso. Avisa que Luffy está morto e que se houver qualquer um que deseje ir contra ele, que se manifeste logo.
(Gente, um parênteses… vocês já tiveram a oportunidade de ver a live de react do capítulo do Matheus do All Blue? Cara, ele faz a dramatização dos personagens, e quando ele leu essa página foi MUITO impactante, com a voz do Kaido. Assistam, e, mais do que isso, tentem vocês aí na casa de vocês dramatizar as cenas… é uma coisa de louco de forte e dramático! O Kaido é um personagem muito monstruoso mesmo!)
Nessa mega página dupla, nós temos a reação de algumas pessoas com a chegada do Kaido. O Kid e o Law estão decepcionados e muito frustrados. O Chopper, tadinho… ele que acredita em tudo, já está em prantos pensando no Luffy morto. Enquanto isso, os random do bando do Kaido gritam felizes. Mas o que interessa mesmo nessa página são dois momentos.
O primeiro momento é o Law ter falado sobre a “voz” do Chapéu de Palha ter desaparecido. Isso aqui, meus amigos, geral discutindo no twitter ahhahahaha E aí, de que lado vocês estão? Haki da Observação ou Voz de Todas as Coisas? Quero argumentos na minha mesa.
Bem, eu sei que eu sou meio tendenciosa por gostar tanto do Law, mas eu acho que não seria algo totalmente impossível ele ter a Voz de Todas as Coisas, mas tudo bem ahhaha Eu aceito ser o Haki da Observação mais bem desenvolvido.
Eu digo que não acho impossível por ele ser um D. Nós sabemos que os D., os Kozuki, os Shandians, os Tritões, esses povos tem uma relação ainda muito misteriosa com esse tipo de poder “”””sobrenatural”””” e estão todos relacionados ao que aconteceu no Século Perdido, são todos excluídos e/ou subjugados pelo Governo Mundial. Não tem como a gente saber muito mais, mas não acho que é algo totalmente impossível. Os personagens, pelo que me recordo, que falaram sobre a “voz” foram o Momo, o Luffy e a Aisa. Se souberem mais, por favor, me lembrem ai!
Mas acho que, pra mim, o principal ponto dessa discussão foi talvez a gente começar a pensar mais profundamente no que é essa Voz. Não seria ela um desenvolvimento do Haki da Observação?
O HDO é algo bem complexo, pois tem duas maneiras diferentes de se expressar: a escuta, ou a voz, e a previsão de movimentos que leva a ter um vislumbre do futuro. Esse último é extremamente raro e vem de um Haki da Observação avançado, despertado. O que nos garante que a “Voz de Todas as Coisas” também não é um Haki da Observação despertado? Bem, esse meu questionamento é mais pra causar ahahhah quero saber o que vocês acham disso tudo!
Uma coisa que o Kirigawa comentou é que ao contrário do vislumbre do futuro, que se treina pra adquirir esse poder, a Voz de Todas as Coisas não funcionaria assim! O que é um argumento muito importante. O que diferencia o Haki da Observação extremamente avançado do Enel e a Voz de Todas as Coisas do Momonosuke? Fica aí a questão para nós pensarmos.
O outro momento impactante dessa página foi a nossa maravilhosa Nami defendendo o seu capitão pela segunda vez nesse arco. Não só defendendo como encarando de frente o Kaido. Chamou ele de piadista, de cobra, de mentiroso! Com os olhos marejados, ela diz que o Luffy jamais vai perder ou morrer! Cara, que aperto no coração.
A Nami se arriscou muito nisso e pela segunda vez. Na primeira, a Ulti estava obrigando ela a dizer que o Luffy nunca iria se tornar o Rei dos Piratas ou então ela iria levar a cabeçada mortal. E MESMO ASSIM ela diz que o Luffy nunca vai descansar até se tornar o Rei dos Piratas.
Outro momento que a querida Bru, lá do Twitter, lembrou muito bem foi em relação ao Usopp em Alabasta. Lá a Miss Merry Christmas fala para o Usopp e para o Chopper que o Luffy havia morrido. Assim como a Nami, o Usopp se recusa a acreditar, diz que conhece o Luffy, que ele não perderia para aquele lagarto do deserto.
A Bru pensa alguns paralelos entre Alabasta e Wano… e eu também gosto de trazer esse tipo de comparação nas análises, porque o Oda está sempre reciclando narrativas, comportamentos, ações de uma maneira muito inteligente, dando uma sensação de ciclo, de relação muito muito interessante e que pode despertar muitas ideias em nós!
Após escutar o grito de Kaido, ele reconhece que pelo menos há uma pessoa com coragem ainda nessa guerra. NAMI REPRESENTANDO hehe. Porém, ele abre a boca para atacá-la.
Assim como Marco fez em Marineford, no Capítulo 575, protegendo o Luffy do ataque de Akainu, ele defende a Nami da baforada do Kaido, dando um toque para ela não se deixar queimar, para conseguir lutar até o final! Marco desde sempre ajudando.
O Kaido então começa um longo discurso, tomado pela raiva que ele está sentindo. Diz que vai, sim, derrubar Onigashima na Capital das Flores, chama o Orochi de frouxo, deixa claro que não se importa nem um pouco com ninguém, sejam mulheres, sejam crianças. Fala que escravos são isso mesmo, são vidas facilmente substituíveis, e que esse é o verdadeiro significado da DERROTA, que o preço que se paga são os seus direitos e as suas esperanças. Ele conclui chamando o Momonosuke para acabar logo com isso. E assim… eu gostaria de parar um pouco nesse discurso porque eu o acho muito interessante:
Em primeiro lugar, o que ele quis dizer falando isso sobre o Orochi… aqui eu não peguei a referência, vocês conseguiriam me dizer?
Segundo, como bem pontuou o Kirigawa no Pauta, o Kaido tá tão raivoso que ele não conseguiu nem perceber onde está o Momo. Será que em um estado normal ele não conseguiria perceber que o Momonosuke está puxando a ilha de Onigashima? Que ela está se movimentando? Sendo que ela só está flutuando por conta das nuvens que ele mesmo criou.
E por último, eu também achei que o discurso dele é muito específico. Não parece ser simplesmente um discurso de “eu sou assim mesmo”, parece um discurso rancoroso, de vingança. Essa parte específica sobre o significado da derrota, que é pagar com os seus direitos e esperanças, me pegou muito. O Kaido já foi derrotado muitas vezes, ele já foi pego para fazerem experimentos nele, teve seus direitos tirados, e fez parte de um bando que foi derrotado também, os Rocks. Ele era alguém que se mostrou até que esperançoso e animado no flashback do King, e que hoje não sei se é tão certo dizer que ele é alguém tão esperançoso. No Capítulo 1035, no flashback, ele diz que é o único que pode mudar o mundo. Então assim…
Ele tinha expectativas em relação à luta com o Luffy ao se lembrar de Oden, mas sua esperança de uma luta empolgante e justa foi pelo ralo. Será que ele também se sente derrotado nisso tudo? Não sei não… isso me cheira a discurso do coração, da ira. ahahah
Vocês acham que eu tô maluca ou que tem sentido?
Antes de ir para a página do Momonosuke com o Yamato, nós temos uma mostrando como o bando do Kaido quis se aproveitar da situação de vulnerabilidade para atacar o Kid e o Law que estavam mortinhos. É nesse momento que nós somos lembrados que eles tem seus próprios bandos.
O subordinado do Law e do Kid se prontificam para defendê-los, e o mais fofo disso é que o carinha do bando do Law protege o Kid e o do Kid protege o Law. Fofos.
Carrot e Neko também se prontificam e correm em direção a confusão para verem se conseguem fazer alguma coisa! Palpites?
E aí vemos um Kid e um Law acabados, decidindo partir para a luta. O Kid está tendo muita dificuldade em fazer uma nova mão com o seu poder, mas fala que rendição não faz o seu estilo, que ele vai, sim, basicamente vai ser um lutar ou morrer. Percebemos que o Law concorda com isso e está se preparando também para lutar, e fala “maldito Chapéu de Palha”. Não tá sendo fácil para ninguém.
Eu gosto de pensar nas escolhas que o Oda faz na hora de colocar alguns personagens e não colocar outros nesse tipo de capítulo. Por exemplo, temos o Neko, mas não o Inu, temos o Kawamatsu, mas não temos os outros samurais, temos a Nami e o Chopper, mas não temos mais nenhum outro nakama. Isso quer dizer alguma coisa ou simplesmente esse é o povo que está sabendo da notícia até agora?
Todos os personagens que aparecem escutam o que o Kaido falou diretamente, MENOS o Law, o Kid, o Neko, a Carrot, o Momo e o Yamato. O Momo e Law sabem que o Luffy perdeu justamente porque não estão mais escutando a voz dele. Não fica claro se o Neko e a Carrot sabem o que aconteceu. Então será que o resto também já sabe ou não?
Enfim… muitas perguntas, como sempre hahahaha
Momonosuke e Yamato
E agora nós vamos para a cena da discussão entre o Yamato e o Momonosuke. Foi aqui que eu chorei todas as vezes que eu li hhahah.
Percebemos que o Momo está muito angustiado e resistente a fazer alguma coisa. Se nem o Luffy conseguiu fazer nada, então é impossível encarar o Kaido. O Yamato, que está em cima do Momo, não aceita esse discurso! O jeito de um samurai é lutar até o último suspiro. Se eles não lutarem, ninguém o fará! E ele pontua que todos já estão esgotados e isso inclui o Kaido, ele também deve estar no limite.
O Momonosuke está muito angustiado com essa situação, ele não consegue ver como a continuação dessa guerra pode levar a algo bom, apenas a mortes sem sentido. Sei que algumas pessoas ficaram muito revoltadas com ele, desgostosas com o personagem e seu constante medo, mas, gente, ele é uma criança. Eu já falei isso aqui antes, mas o Momo não teve tempo de respirar desde que seu pai morreu e ele foi enviado para o futuro. Não só isso, o pai dele morreu e antes de crescer ele VIU o segundo pai dele, o Kinemon, ser esfaqueado, praticamente morrer na sua frente!
Ao contrário do Yamato, o Momonosuke não viveu os 20 anos infernais em Wano. O Yamato tem idade e tem experiência o suficiente pra saber que agora não é a hora de recuar, que se render não significa acabar com o sofrimentos de todos, porque ele vai continuar existindo. Ninguém pode lutar essa luta se o líder dela não se posicionar!
O Momo argumenta de volta que lutar significa que haverá mais mortes, portanto, a melhor opção é se render. Yamato rebate de maneira incisiva que nunca vai o perdoar se ele fizer isso! E o Yamato até questiona o Momo: ele vai fazer o quê? Ser um escravo e esperar a morte? A rendição nem sempre salva vidas.
Por sua inexperiência e pelo seu medo, Momo acredita que ao se render ele vai poupar a vida das pessoas, e isso é uma falsa impressão. É exatamente isso que o Yamato explica. E eu acho interessante, porque o pensamento do Momo segue um pouco da linha de decisão que o Oden tomou sozinho lá atrás. O Oden acreditou que ao se render e fazer o papel de bobo que pediram, estaria salvando muitas vidas do povo de Wano, estaria fazendo o bem. Durante muito tempo, ele fez esse papel, até chegar ao final e perceber que foi enganado, que aquilo não pouparia a vida da população, nem o seu sofrimento. Ele foi enganado pelo Kaido e pelo Orochi. E o Momo agora se encontra na mesma posição.
Capítulo 969 e Capítulo 970
Lá atrás, o Kaido estava com menos poder e enganou o Oden, que sozinho quis carregar o fardo nas costas ao se render, e confiou na palavra de piratas que não eram honrados como aqueles que ele havia conhecido. Agora, como disse o Yamato, o Kaido também está com menos poder, mas o Momo não está sozinho para tomar essa decisão, e o Yamato está afirmando com todas as palavras que uma rendição é uma falsa impressão de liberdade. Eles precisam LUTAR pela liberdade.
Ele ainda diz que esse foi exatamente o arrependimento dos Daimyos que se renderam, que essa batalha carrega uma carga de 20 anos de sofrimento do país de Wano. Estava tudo lá no diário que o Momo leu, esse era o momento crucial, o momento da guerra. Mas saber e entender isso para tomar uma decisão tão grave são coisas diferentes.
Yamato ainda afirma que se o Momo decidir desistir depois de tudo isso, então eles vão morrer juntos.
Cara… eu tô todinha arrepiada. QUE RELAÇÃO FODA! Eles se complementam. O Momonosuke tem potencial, mas tem muito medo e pouca experiência, tendo que aprender tudo AGORA, no meio de uma guerra em que ele é o líder. Teve que crescer o seu corpo para virar um dragão. Perdeu seus pais, viu muito sofrimento, mordeu o Kaido. Teve o Luffy como um grande mentor e companheiro, e agora perdeu ele também.
Mas o Yamato está ali ao lado dele! Carregando o nome do seu pai, decidido em lutar junto ao Momo até o fim, estar junto, morrer junto! O Momo NÃO está sozinho, não tem que tomar nenhuma decisão sozinho!
aaaaaaaaaaa podem me chamar de sensível, tudo bem. É sobre isso. hahahahah
OS TAMBORES DA LIBERTAÇÃO
Agora nós entramos na parte louca do capítulo. Temos uma imagem ampliada de Onigashima e depois vamos direto para o Luffy estirado no chão. Seus olhos estão completamente pretos, o que é mais um argumento para dizer que ele esteve realmente morto. Quando o personagem é derrotado apenas, normalmente, o Oda desenha os seus olhos brancos.
Começamos a ouvir uns tambores, um turutum. Seria o batimento do coração do Luffy voltando?
Zunesha, que também tem os olhos totalmente pretos e profundos, percebe o que está acontecendo e chama o Momonosuke para falar algumas coisas interessantes. Ele diz que pode ouvir algo… que é nostálgico. As mãos do Luffy começam a se mexer.
Zunesha diz que está ouvindo os tambores da libertação pela primeira vez em 800 anos:
“Sem dúvidas, ele está aqui… Joy Boy está de volta!!!”
Nós encerramos com uma imagem do Luffy vivo, sorrindo, com uma fumaça saindo de sua boca e seu cabelo meio que derretendo. Mais do que isso, o seu sorriso está escrito com a onomatopeia de NIKA, que significa sorriso/risada. AIAIAIAI!
Bom, gente, desde já quero pedir pra vocês comentarem tudo! As suas teorias, os seus palpites, as suas análises! Me contem tudo. Na sexta feira, quando o capítulo saiu, eu pedi no Twitter pro pessoal compartilhar as suas referências e teorias! Então agora vamos conversar um pouquinho sobre esse acontecimento louco.
Nós também falamos muito bem sobre as teorias e referências lá no Pauta Secreta gente! Então, corram lá ouvir hehe aqui vou tentar desenvolver alguma coisa que foi dito lá também!
Binks no Sake
Eu quero começar com essa primeira referência e/ou foreshadowing, e esse foi o que mais me mandaram lá no Twitter. Imagino que a maioria de vocês já tenha visto, mas a letra de Binks no Sake, que é apresentada no Capítulo 488, fala sobre algo muito similar que está acontecendo nesse capítulo:
Em uma das partes da letra eles falam:
“Agora vem uma tempestade através do céu distante,
as ondas dançam,
a batida nos tambores.
Se você perder a calma,
essa pode ser a última vez que irá respirar,
Mas se você aguentar,
o amanhecer virá.”
Bem, é bem interessante justamente por falar da batida nos tambores, sobre respirar uma última vez e sobre o amanhecer. Eu sei que comentei sobre os argumentos do Luffy ter de fato morrido, mas o que vocês acham? Ele morreu mesmo? A letra dessa música é um pouco ambígua pra mim. Por um lado você pode interpretar como ter que aguentar, sem morrer, que o amanhecer virá. Ou então fala sobre um ressuscitar mesmo. Pode ser as duas coisas.
Quero colocar aqui uma análise e interpretação que a querida Beca fez a partir dessa referência.
Essa música é uma antiga canção de piratas que até hoje ninguém disse a origem e que também não pensamos tanto sobre ela. Quem sabe, ela pode ser uma canção do Século Perdido, de Nika, de Joy Boy, uma canção que atravessou o tempo e que seu significado original se perdeu no tempo. Pode ser uma música criada pelos próprios D. Será que eles foram os primeiros piratas desse mundo?
Depois que a grande guerra acabou com aquele grande Reino, quando entraram no século perdido, ou antes, os Kozukis gravaram a história nos Poneglyphs, e os D. saíram para o mar espalhar as pedras pelos lugares estratégicos do mundo. Eles também devem ter saído como fugitivos, já que provavelmente estavam sendo caçados. Pensando assim, eles poderiam cantar Binks no Sake como um hino da viagem. Esperando que no futuro encontrassem os Poneglyphs e libertassem a verdade.
A música fala sobre continuar navegando mesmo no meio da tempestade, porque se você conseguir resistir, você conseguirá ver o sol nascer. Na letra original no mangá, drum é escrito como “doramu”, então não foi por acaso, talvez eles cantassem como uma forma de manter viva a missão deles. A música sobreviveu aos anos, mas ninguém mais sabe sobre o seu significado, porém, de qualquer maneira, a sua memória foi guardada através da oralidade pelos piratas, e sobreviveu até o dia de hoje.
Não necessariamente essa canção é um foreshadowing do que iria acontecer, mas, sim, conta sobre uma situação, uma esperança que foi vivida e descrita lá no passado e que continua, até que esse amanhecer chegue e traga a revolução que eles tanto queriam. Uma coisa muito mais simbólica e cíclica, até como colocamos lá em cima na análise, do que uma descrição do que iria acontecer nesse capítulo.
Joy Boy - uma possível referência
Ainda falando sobre música e batida do tambor, queria deixar aqui registrado uma possível referência que o Oda colocou para Joy Boy. Essa referência está descrita no livro “Encyclopedia of Things That Never Were: Creatures, Places, and People”. Em uma tradução livre, seria: “Enciclopédia das coisas que nunca existiram: Criaturas, Lugares e Pessoas”.
Esse livro é uma enciclopédia com a descrição de algumas lendas e mitos ao redor do mundo. Nele há um verbete sobre a figura de Joy Boy, que nós aqui percebemos que o nome foi uma tradução realizada pelo próprio autor do livro, de uma lenda da região do Caribe. Infelizmente o autor não coloca a referência correta, o nome correto dessa figura. Eu, a Josie do Vertente Geek e a Bru falamos sobre a possibilidade do Oda ter exatamente esse livro e ter se inspirado nessa descrição para criar o Joy Boy da história de One Piece. Infelizmente, até a data que escrevi esse HDR, nós não encontramos a real referência dessa lenda em outras fontes. Se vocês souberem, por favor me manda! hehe
A Bru ainda falou que talvez exista uma outra inspiração nesse livro, mas para a Nami. Eu também vi um verbete de um lugar que também foi uma inspiração que o Oda usou. Em breve vai sair um conteúdo sobre isso, aguardem ehehhe
Mas vamos lá, para o Joy Boy:
A queridíssima Deusa Elisa, uma das nossas tradutoras, fez a tradução do verbete para nós:
Personagem do Caribe (“Índias Ocidentais”) que personifica a necessidade humana de dançar, cantar e exultar. Ele se relaciona com o Lorde dos Dançarinos que inspira festivais em países mais frios e provavelmente viajou para o Caribe em uma embarcação de escravos do oeste da África. Joyboy sorri constantemente para todas as fraquezas e problemas da humanidade e cura os infortúnios dos humanos tocando um ritmo irresistível em seu tambor. Qualquer um que ouve a música de Joyboy é compelido a dançar e cantar junto até ele ou ela ter chacoalhado o desespero de seus ombros. Alguns músicos de jazz alegam ter conseguido os ritmos de Joyboy, mas seus esforços são uma fraca imitação da dança frenética que consegue fazer os humanos dançarem até cair.
E aí, gente, o que vocês acham sobre essa descrição? Eu acredito que nós não precisamos levar todas as possíveis inspirações ao pé da letra, como o Oda querendo repetir as lendas e as histórias na sua narrativa. Mas podemos pegar dicas de certas coisas. Essa referência só coloca mais uma pulga atrás da orelha sobre a importância dos sorrisos na história de One Piece, que ultrapassa o Luffy, que tem a ver com o D. principalmente.
Sobre a música, a dança e o tambor, que tira o desespero de seus ombros e inspira liberdade, mais do que pensar sobre o agora da obra, nos faz lembrar intensamente da saga de Skypiea, que abriga a mesma onomatopeia do barulho dos tambores nesse capítulo. Em Skypiea, no momento da festa e da libertação da ilha e da guerra entre povos que estava instaurada há 400 anos.
Esse novo tambor vai vir de que maneira? Para libertar o mundo de uma opressão de 800 anos?
No Capítulo 1018, o fofoqueiro do Who’s Who fala sobre um mito, da figura de um guerreiro lendário, Nika, o Deus do Sol, que as pessoas pensavam que suas risadas os tirariam de todos os sofrimentos, que ele libertaria os escravos. Essa descrição do Who’s Who é muito parecida com a descrição do verbete de Joy Boy, vocês não acham?
Nika, que estava na onomatopeia da risada do Luffy e que lembra a figura do Joy Boy, que foi identificado por Zunesha na figura do Luffy também. Será que o Joy Boy não recebeu o nome de Nika justamente por sua risada característica? E será que a alcunha de Deus do Sol não veio do povo de Shandia, do passado? Ou mesmo dos próprios Tritões, já que eles sempre esperaram pelo caminho do sol?
São muitas perguntas. O que vocês acham?
A Família D. e os Sorrisos em One Piece
Como falamos sobre a referência de Joy Boy, do Caribe, ele se relaciona muito com o sorriso, uma figura que sorri constantemente. Não é de agora que nós prestamos atenção na importância dos sorrisos na obra de One Piece. Então vamos lembrar de algumas delas aqui agora.
De maneira geral isso está associado com os D. Aqueles que sorriem antes da morte, como o Roger em sua execução, o Ace ao proteger o Luffy, a Rouge muito provavelmente após dar a luz ao Ace. Essas pessoas também tem uma forte característica de cativar as pessoas, imagino que isso é visto muito forte no Luffy, no Dragon (sendo o líder do Exército Revolucionário), no Garp, no próprio Ace, obviamente no Roger, e, inclusive, no Barba Negra, que também já vimos sorrindo bastante. Gostaria de dizer que o Law também cativa, tá? hihi
E há ainda uma pessoa muito importante e que fez um discurso que achei muito significativo sobre o sorriso e o riso. O Jaguar D. Saul:
Sabemos que o Saul era um marinheiro fugitivo quando conheceu a Robin. E no Capítulo 392, eles estavam conversando sobre a Robin ser muito séria, e Saul fala que ela precisava rir mais. Quando uma pessoa ri, significa que ela está feliz! Quando está se divertindo, também ri. Ele diz para a Robin que ela é muito séria e que deveria rir até quando se machucasse.
Essa fala também me lembra muitíssimo a ideia passada por Nika e Joy Boy da história! Como o Saul aprendeu a pensar dessa maneira? Foi algo espontâneo ou foi a partir das histórias que ele ouviu? Acho muito interessante esse discurso e pode muito bem ter passado despercebido.
O Toty, lá no twitter, também postou uma coisa que achei muito interessante. Existem alguns momentos específicos em que risadas remetem muito a energia dessa dada pelo Luffy nesse capítulo! São três delas que chamam mais atenção.
O Usopp tocando tambor no Capítulo 253, em Skypiea; o Roger sendo executado no Capítulo 1, e também a sua reprodução no anime no Episódio 970, e o Oden em sua morte, fervendo em óleo quente no Capítulo 971.
Aqui foi mais uma provocação!
Bem, gente, eu ainda teria MUITAS coisas para fazer referência e comentar nesse Haki das Rainhas, entretanto, acredito que para apenas uma postagem isso ficaria inviável, tanto para vocês lerem, quanto para eu escrever em apenas alguns dias. hahahah Sendo assim, esse não é o fim!
Como essa semana não temos mangá, na segunda-feira vou trazer mais sobre essa análise! Vou falar sobre a relação com Skypiea, que tenho certeza que vocês sentiram falta, mas é extremamente especial pra mim! Vou falar sobre a questão do Destino e trazer mais do que vocês compartilharam comigo no Twitter! Além, é claro, das famigeradas teorias! Eu espero vocês lá!
Antes de ir embora, gostaria de dizer a minha opinião sobre isso tudo! Acredito que o Luffy permanece um usuário da Gomu Gomu no Mi e que veremos o despertar dela agora! Eu já não tenho tanta certeza se o Luffy realmente morreu, mas acredito que o Zunesha o chamou de Joy Boy por conta dos tambores que talvez despertaram por conta do despertar da fruta! Ou mesmo do ritmo do seu coração ehuueuhehuehu a aura do Luffy que lembra o antigo Joy Boy e companheiro do Zunesha!
Eu já acho que não estou falando nada com nada aqui auhahuhuauha pelo cansaço!
Queria agradecer a cada um de vocês que interagiu comigo no Twitter, que fez esse dia ser tão especial! Que isso ainda aconteça muitas vezes! Já estou ansiosa para os spoilers e o capítulo!
Um beijinho, meus queridos! Até segunda!
Malu <3
Recomendamos
Pauta Secreta #162 - Nika, TumTum e Don - Capítulo 1043
O LUFFY MORREU! É isso e nada mais @.@ Nika... tambores... Luffy derretendo... que loucura foi essa? Vamos falar de tudo isso e muito mais na presença do Kirigawa do Cast D. Palha. Se você não conhecem o Kiri e a galera do Cast D. Palha, fa...
Mangá 1043 - Vamos Morrer Juntos!!!
Será esse o mangá que dividirá o fandom?!! Confiram!!! #Onepiece1043 . E sigam o --> Instagram do Mister 27 para serem avisados de todos os spoilers, mangás, episódio e notí...
Haki das Rainhas - Capítulo 1042
Bom dia, meus queridooos! Malu aqui! Como vocês estão?? Difícil responder essa pergunta, né… depois desse capítulo em específico! hahahaha Eu estou até agora tentando proc...
Haki das Rainhas - As possíveis referências para Nika e Joyboy
Olá, camaradas! Elisa com vocês novamente! Apesar de ter prometido uma análise sobre os Revolucionários na próxima vez que viesse, o famigerado Capítulo 1044 me trouxe ide...
Série Kairoseki - Borracha (parte 2)
Olá, fãs de One Piece e admiradores de curiosidades científicas! A Série Kairoseki está de volta para a Parte 2 do ainda quente tema sobre BORRACHA! Sim, esse assunto, tal com...
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)