Fala galera!
Saindo mais um HDO quentinho do forno!
Bora nessa!
Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur
Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Dojak, Dylan, Caio, Du e André
Revisão: Dylan e Du
Diagramação: Dylan
Créditos: The Library of Ohara
Como nós esperávamos, Lola finalmente encontrou o seu par depois de centenas de rejeições, casando com Gotti e tomando-o como seu marido. Eu sinto que eles podem estar um pouco apressados considerando que… bem, eles se conheceram hoje, mas, quer saber, eu estou feliz que essa história de capa está encerrando de uma forma bastante saudável! A Ilha de Whole Cake teve tudo a ver com família e casamentos, então essa é uma forma bastante adequada de começarem a finalizar essa história de capa. Ironicamente, quando eu estava começando a ler a saga de Whole Cake pela primeira vez lá em 2016, eu presumi que Gotti era, provavelmente, o marido de Chiffon, assim como Pudding ia se casar com Sanji e Praline se casou com Aladine ao invés dos seus respectivos capitães, então o ciclo estranhamente se fechou. De qualquer forma, alguns pequenos detalhes: o chapéu que Lola está vestindo é similar ao que ela usou lá em Thriller Bark, só que agora mais branco para combinar com seu vestido de noiva. E enquanto todos estão celebrando, Pound parece ser o mais em êxtase entre todos, chorando de alegria por finalmente ser capaz de testemunhar o casamento de uma de suas filhas.
Como nós vimos mais cedo nesse arco, toda Wano está inteiramente em festa, porque essa noite é a única vez no ano em que lhes é permitido se livrar da opressão, comer e beber o quanto quiserem e festejar sem nenhum medo de serem controlados. Nos foi falado antes sobre como Kaido e Orochi eram mais flexíveis quanto às suas restrições em Wano, mas parece que essas restrições são totalmente removidas nesse dia, até mesmo com pessoas sendo autorizadas a venerar Oden abertamente sem serem executadas. Eu suponho que Kaido está disposto a fazer vista grossa nesse dia e dar a eles aquele pequeno vislumbre de esperança, apenas para lembrá-los do seu desespero logo depois.
Esse festival em Wano, como esperado, tem muitos dos elementos dos festivais japoneses da vida real, incluindo as lanternas de papel que adornam as ruas, as performances musicais e o pessoal dançando. Nós até podemos ver duas crianças correndo pela rua enquanto comem algodão doce e lula seca no palito, comidas tipicamente encontradas em festivais no Japão.
Entre essas festividades, podemos ver também uma dança do fogo. Há diversos tipos de danças do fogo nos festivais japoneses, mas acredito que esta em particular possa ser uma dança “namahage”, em que uma pessoa fantasiada de um Oni chamado “namahage” dança balançando uma tocha ardente.
O detalhe mais interessante, contudo, é esse gigantesco Oden de papel que vemos em um dos painéis. Para os que não os conhecem, isto é uma nebuta, uma gigantesca estátua de papel-machê levada em procissão durante os festivais japoneses. Elas são especialmente famosas por conta dos festivais nebuta Aomori. A estátua é composta por uma moldura interna de madeira e fios que mantém o papel unido, além de luzes internas que fazem a estátua brilhar, como se fosse uma lanterna de papel. Essas enormes estátuas são puxadas por grandes carros e flutuam através das ruas, sobrepondo-se às pessoas presentes no festival. Uma nebuta normalmente retrata uma famosa figura histórica ou mitológica, o que demonstra o quão importante Oden é para o povo de Wano, ao ponto de ser visto como uma figura chave na história do país.
Diversos rostos familiares aparecem nos próximos painéis: para começar, temos Minatomo, o carpinteiro que projetou a residência do Kaido; surpreendentemente temos também o homem que estava no comando das negociações de armas do Orochi no capítulo 926, mostrando que ele apenas servia à Orochi por não ter nenhuma outra opção. Depois, temos aqueles que estiveram presentes na missão procurar-a-planta-do-castelo do Franky: o mercador Rakuda, o parente distante de Mirio Tokijirou, a gueixa Kisegawa, o senhorio Koube e o comprador original da planta, Kumagoro. Eles estão até dispostos na mesma ordem com que Franky teve que falar com cada um. E, finalmente, vemos também algumas pessoas de Ebisu Town, incluindo a velha senhora que conversou com a Nami.
Nos fundos do maior painel, podemos ver duas lanternas com o kanji para 火 e 祭, ou 火祭り, “Festival do Fogo”. Do outro lado, vemos escrito 金魚す, que se refere à 金魚すくい, uma espécie de pesca do peixe-dourado bastante popular nos festivais japoneses.
Como imaginávamos, o ataque do Queen consiste de algum tipo de arma química, sendo parte das suas “balas excitantes”. Pra começar, essas “balas excitantes” são um trocadilho, porque o Kanji usado é o 疫災, que significa “praga” (o mesmo presente no epíteto do Queen, “a praga”), e em inglês a leitura seria de excitação/animação. Isso porque a pronuncia em japonês é de “ekisai”, que parece muito com a pronuncia de “excite” (excitar, em inglês). Isso também é uma referência à letra da música do Queen. Essas balas, em específico, são chamadas de balas excitantes dos “Demônios de Gelo”, fazendo com que as pessoas congelem e ajam como zombies, ganhando chifres como os de demônios e caçando aqueles ao seu redor. Isso também é uma piada do Oda, já que “demônio de gelo” ou “Koori Oni” (氷鬼) é uma brincadeira japonesa similar ao pega-pega, aonde você é pego pelo demônio (quem procura) e então fica parado em seu lugar, congelado sem poder se mover, mas podendo ser resgatado por outra pessoa caso ela toque em você, te permitindo assim correr novamente. Sendo assim, as balas do Queen tão forçando as pessoas a brincarem de pega-pega, embora nesse caso as regras são aplicadas meio que no literal, já que os participantes realmente se tornam demônios de gelo correndo atrás de vítimas.
Entre os que estão em desespero por conta dessas balas, Chopper parece o mais preocupado, algo que faz sentido dado o fato dele ser o médico do bando e que inclusive já tratou o Luffy quando ele estava com o vírus da múmia.
Depois de todo esse tempo, finalmente temos um mapa indicando os lugares do castelo do Kaidou! O mapa só mostra os andares, sem dar detalhes de cada lugar ou suas proporções, mas já nos mostra que o castelo do Kaidou é dividido em 5 grandes andares, assim como dois porões. O Luffy ainda está bem embaixo, mas lentamente está subindo.
Luffy e Sanji acabam frente a frente com outro Astro Principal chamado Briscola. Como podem imaginar, ele é baseado em mais um jogo de cartas, o italiano “Briscola”. Por coincidência, eu tenho um primo que sempre quis jogar isso comigo, então eu sei um pouco sobre: As regras são meio complicadas pra falar rapidamente, mas basicamente as cartas possuem valores e o objetivo é jogar as cartas certas para somar mais pontos.
Como referência ao seu nome, ele tem uma tatuagem escrito “Bris” em seu peito.
Briscola é claramente um Gifter que comeu a SMILE do gorila, com um enorme gorila saindo de seu braço. O ataque que ele lança no Sanji se chama literalmente “Soco do Gorila do Meu Punho”, já que seu soco se torna um gorila e o gorila soca também. Em inglês seria “Gorilla Punch in My Fist”, sendo que o “in” está escrito em inglês no original também.
Jinbe faz uma bem-vinda aparição para encontrar o Luffy e o Sanji, de forma a ajudá-los a chegar no topo. Sanji fica meio irritado, por quase sempre ser quem cuida das estratégias e é quem guia os outros, sendo o oposto do Zoro, então ele começa a discutir com o Jinbe exatamente como faria com o Zoro. O Jinbe responde de forma calma, mantendo sua natureza, e o Sanji acaba surpreso por não estar acostumado com respostas desse tipo.
Bao Huang menciona um lugar chamado torre “cérebro-direito”, como se fosse o lado direito do cérebro, provavelmente fazendo referência ao local em que estaria situado o lado direito na caveira gigante de Onigashima. O kanji para a localização é “右脳”, palavra japonesa para o lado direito do cérebro, mas que possui a pronúncia de “uno”. Posso estar indo longe aqui, mas estava pensando se isso poderia ser uma referência ao famoso jogo de cartas de mesmo nome, já que diversas coisas do bando dos Piratas das Feras possuem ligações com os jogos de cartas, como o Briscola.
Dito isso, vamos falar sobre os poderes de Boa Huang… O que raios são eles? Parece que ela consegue ver pelos olhos dos outros graças a esse véu com um olho, o mesmo padrão da tatuagem de Who’s Who’s. Nesse caso, um gato com exatamente o mesmo véu encontra Yamato e Momonosuke, permitindo que Boa Huang veja a mesma imagem. Isso não parece ser uma Akuma no Mi, pois sabemos que ela é uma usuária de SMILE, então o que exatamente é esse poder???
Neste pequeno painel, vemos alguns Gifters apresentado em alguns capítulos atrás, nós conseguimos ver um Den Den Mushi customizado com um fogo em sua parte de cima, exatamente igual ao que King tem em suas costas.
Sasaki da as caras ao lado da Divisão dos Blindados dos Piratas das Feras, um esquadrão formado por diversos Gifters poderosos. Entre eles, nós vemos uma variedade de lindos designs, incluindo um gifter inseto de quatro braços, o gifter do besouro Atlas que vimos lutando contra Zoro há alguns capítulos, um gifter na forma de um… tanque, com uma cabeça saindo junto com uma pelagem, um gifter de ouriço com agulhas afiadas em seu cabelo e barba, um gifter de caranguejo com duas enormes pinças, e um grande gifter de rinoceronte que é onde vemos Sasaki montado, sentado em um trono similar ao usado por Queen para chegar a Udon, tendo até mesmo o seu nome escrito no topo dele.
Yamato finalmente tem uma chance de proteger Momonosuke e defende ele e Shinobu dos ataques da Divisão dos Blindados. Aqui, nós também vemos Sasaki se referindo ao Yamato como “Yamato-bocchan”, com o bocchan sendo um termo masculino utilizado para se referir a um filho de uma figura importante, o que significa que Sasaki se refere a Yamato como um homem, assim como todos os membros do bando.
Os Bainhas conseguiram fazer com que Kaido caísse no chão, embora eles mencionem que enquanto seu pescoço não estiver cortado, ele não pode ser considerado morto. Embora sem surpresa alguma, os ferimentos que eles fizeram nele não são profundos, nem mesmo capazes de reabrir a ferida que Oden o deixou, deixando-o soltar um ataque devastador sobre os Bainhas, onde ele arremessa golpes de vento mortais com seu rugido (chamado “kamaitachi” na versão japonesa, se referindo ao mesmo fenômeno de cortar vento que eu mencionei na análise do capítulo anterior). A primeira vítima a cair no massacre do Kaido parece ser a O-kiku, que sofreu uma “Shankzação” tendo o seu braço arrancado e sua espada cortada. Isso não parece ser fatal no momento, e nem é a primeira amputação no mangá, mas isso provavelmente a deixará incapaz de lutar. E, devido a como as coisas estão, não duvido se os outros Bainhas caírem também depois… Kaido realmente é um monstro!
Final chocante esse, não é mesmo? O.O
Ficamos agora na espera pro próximo capítulo, vai ser demais!
Até mais gente! o/
POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!
Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!
Comentários
REGRAS DOS COMENTÁRIOS
ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!
Não é permitido e será punido com BAN:
- Flood/ Chat;
- Insultos a qualquer um;
- Discussões políticas locais;
- Comentários racistas;
- Comentários homofóbicos;
- Discurso de ódio ou bullying;
- Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
- Comentários ou respostas duplicados;
- Spoilers intencionais;
- Nicks impróprios;
- Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
- Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
- Linguajar impróprio
- Não postar links
- Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)