Haki da Observação

Capítulo #985 - O Projeto da Nova Onigashima

Por COMENTÁRIOS

Fala galera, tudo tranquilo? Um capítulo muito impressionante e inesperado saiu… Mas sempre rola aquele detalhe ou outro que ainda não vimos né?

Então vamos de HDO!

Versão Original: The Library of Ohara
Autor: Artur

Versão Brasileira: One Piece Ex
Localização: Mr. Caio, Dojak, Du e André
Revisão: Dylan e Du
Diagramação: Dylan

Créditos: The Library of Ohara


A capa colorida dessa semana é relativamente simples, com Luffy, Law e Kid almoçando montados em dois papagaios gigantes. Ambos, Luffy e Kid, estão lutando por um onigiri (típico bolinho de arroz japonês) gigante, enquanto Law está compartilhando o seu com outros papagaios. Isso é bastante apropriado, já que a comida favorita do Law é onigiri. Além disso, o bentô (típica marmita japonesa) de Kid tem rolinhos de repolho, que é a sua comida favorita. Kid tem vários broches em sua gravata e em suas calças vemos algumas coisas escritas, mas que são difíceis de ler por conta da maior parte estar coberta. Por outro lado, na camisa do Luffy, temos os números 5 e 6 (que em japonês são lidos como “go” e “mu”), assim como temos um desenho de Luffy capturando um besouro Atlas e a palavra “lucky” (algo como “sortudo” no português), referência ao arco de Jaya (Capítulo 230, página 16), bem como ao amor de Luffy por besouros em geral.

Kanjuro desenha dois cavaleiros samurais sem cabeça para ajudá-lo na luta contra os Bainhas e que parecem ser incrivelmente altos em comparação com ele. Mas, enquanto cavaleiros sem cabeça são algo forte em mitologias de outros países, não há um yokai/criatura no folclore japonês que se assemelhe a um cavaleiro sem cabeça, até onde eu sei. O mais próximo disso seria o cavalo sem cabeça do yokai Yagyo-san. Dado o que acontece depois, isso é estranhamente apropriado.

Izou comenta que os cavaleiros sem cabeça fazem sentido, já que essa é a primeira vez que ele vê o Kanjuro desenhar bem. Além disso, olhando melhor a capa do Izou, vemos que nela há o emblema dos Kozuki.

Kanjuro os provoca dizendo que os cavaleiros estarem sem cabeça é para lembrá-los de seus destinos inevitáveis, ou seja, serem executados e decapitados. Isso é particularmente irônico, já que esse destino de ser decapitado recaiu sobre o homem ao qual o Kanjuro serve.

Como esperado, nós vemos alguns Gifters ajudando Kanjuro entre outros soldados genéricos, sendo eles um usuário da fruta do rato e um usuário inseto.

Enquanto O-Kiku se prepara para enfrentar Kanjuro, ela diz pra ele: “Cale sua boca nesse instante, Kanjuro-san. As feridas marcadas por esta lâmina não desaparecem no além… Como flocos de neve que persistem até chegar a primavera, elas atormentarão sua alma até a eternidade!!!” Esse discurso é incrivelmente bem encaixado, já que a alcunha de O-Kiku é “da Neve Persistente”, então, comparar as feridas que ela deixará em Kanjuro que persistem mesmo após a morte com a neve que perdura até depois do fim do inverno é muito poético. Isso fica ainda melhor pelo fato de estar nevando ao redor deles.

Ademais, O-Kiku chama Kanjuro de “Kanjuro-san” que, nesse caso, é usado para criar distanciamento entre eles, tratando-o como um estranho. Os Bainhas não são do tipo que usam partículas de tratamento respeitosos entre eles já que são tão próximos, então O-Kiku usar “-san” é o seu jeito de mostrar que ele não é mais um dos Bainhas. Todavia, Kanjuro a provoca chamando ela de “Kiku”, uma forma bem casual de tratamento já que nem a partícula de tratamento “O-” ele usa.

 

Ao se preparar para a batalha, Nekomamushi carrega seu braço-arma. Da mesma forma, Izou também pode ser visto sacando sua arma, o que nos mostra que ele ainda luta, na maioria das vezes, usando arma de fogo.

Nos é revelado que Inuarashi teve sua perna substituída por uma espada, meio parecido com Shiki, a qual ele utiliza para lutar usando o estilo nitoryu (duas espadas), que é provavelmente uma referência ao estilo nitoryu de Oden. Contudo, isso é um pouco esquisito, pois essa espada não estava presente quando nós vimos sua perna cortada há alguns capítulos. Será que de alguma forma ele remove a espada ou foi apenas um deslize por parte do Oda?

A princípio, a fala de Yamato é um pouco confusa até mesmo no japonês, ele basicamente diz: “Falando como ‘Kouzuki Oden’… conclui que, como irmão do ace, você me permitiria que eu embarcasse no seu navio” (Note que “Kouzuki Oden” está entre aspas). As implicações disso são GRANDES, já que foi o Yamato quem pediu para se juntar ao bando do Luffy. Com isso dito, Yamato simplesmente fala para “me deixar entrar” no navio, então poderia ser algo momentâneo exatamente como Oden. Também é possível que isso não seja nada de mais do que o Oda brincando com a gente.

A conversa segue dessa forma: “Mas espera aí! Todo mundo adora o Kouzuki Oden! É impossível você ser ele!” (pelo que entendo, Luffy está bravo com Yamato por conta dele tentar se passar por alguém que é respeitado profundamente por todo mundo, Luffy acha que esse ato chega até a ser insensível). Yamato responde que “Entendo! Talvez você seja mais Oden do que eu!” (Essa sugestão pode ser pelo fato do Luffy ser tão amado por seus aliados, assim como Oden era, ou o mais provável é que isso tem relação com o que ele fala a seguir. Yamato seria diferente de Oden por não ser livre e por isso que Luffy se pareceria mais com o Oden, o que se encaixa bem, já que o Mugiwara vem agindo como um novo representante de Oden para vários samurais. Em relação a isso, toda essa coisa de ser Oden soa mais como o que significaria ser alguém como Oden (no sentido de ser livre) do que Yamato acreditando ser a encarnação do Oden ou algo similar).

Isso revela para nós que as algemas que ele utiliza são na verdade explosivas, iguais as que Sanji tinha em Whole Cake e que serviam como ameaça para ele não fugisse da ilha. Elas foram feitas do mesmo modo que as algemas de Oden, já que Kaido o ridiculariza essa admiração (algo como “Você gosta tanto assim do Oden? Então fique preso como ele!”. No entanto, Luffy simplesmente fala que pode remover para Yamato, já que nós vimos que ele aprendeu em Udon o jeito para tirar rápido do mesmo modo que Rayleigh. Isso surpreende Yamato, ele nem imagina (e parece não acreditar) que elas possam ser removidas facilmente.

Yamato também menciona que Kaido colocou essas algemas nele há 20 anos, quanto ele tinha apenas oito, revelando que Yamato tem 28 anos! Nós também temos alguns painéis que nos dão a perspectiva da altura do Yamato em relação a do Luffy. Se incluirmos os chifres, ele deve ter provavelmente perto de três metros de altura.

Yamato ter 28 anos também nos faz pensar na idade de Kaido, isso significa que o Yonkou deve estar com pelo menos uns 50 anos, isso se não estiver perto da Big Mom, que já está na casa dos 60.

 

Yamato menciona que Kaido costumava bater nele quando criança, o que faz bastante sentido. Mas eu ainda acho que o ele sente algum tipo de amor pelo seu filho e esse foi o modo que ele encontrou para o criar. Como exemplo, uma das OP Magazines fala como Kaido e os Supremos Astros Principais possuem uma relação de amor violento e que, mesmo assim, eles parecem legitimamente se preocupar uns com os outros, só que sempre com atitudes agressivas e violentas. Parece que Kaido cuida de Yamato de forma similar, se dispondo a respeitar seus pronomes e o apontando como shogun da Nova Onigashima, mas sempre demonstrando isso por meio de surras e abusos.

No entanto, a conversa dos dois é interrompida pelo discurso grandioso de Kaido. Existem diversos pontos em sua fala, mas vamos resumir os principais:
– De acordo com Kaido, o fato do Governo Mundial estar disposto a abolir o sistema dos Shichibukai indica que eles possuem um poder capaz de os substituir, ou até mesmo os superar. Essa é a invenção de Vegapunk, que Fujitora mencionou pela primeira vez no capítulo 905, e que estaria sendo desenvolvidos pelo grupo especial de ciências do Vegapunk, o Time SSG. Kaido indica que isso teria força suficiente para impedir até mesmo os Yonkous, mas isso é obviamente apenas uma suposição dele.
– A aliança dele com Big Mom é para juntar forças e criar um exército capaz de rivalizar com o Governo Mundial e a Marinha. Nós vimos a escala do que aconteceu em Marineford com o bando de apenas um Yonkou, imagine dois deles de uma vez só! Não é surpresa que vários marinheiros estão apavorados com isso.
– Kaido também diz que um dos objetivos é de capturar a(s) arma(s) ancestral(is) (devido a natureza do japonês, é difícil discernir se ele fala no singular ou no plural, então pode ser de pegar uma arma específica ou pegar as armas em geral para causar destruição). Isso indica que eles pretendem tacar o terror e ver o parquinho pegar fogo, enquanto eles vivem em suas próprias utopias. Será que Caribou, com seu conhecimento sobre Poseidon, estaria envolvido nisso?

– Big Mom fala que se seguissem brigando e lutando continuariam fora do alcance, mas que juntos eles têm chances reais de conseguir isso. Kaido, então, diz que essa coisa que ela está se referindo não é nada menos de que o grande tesouro que unirá todos, o One Piece! Em suas palavras, “Iremos nos concentrar na pirataria! Finalmente iremos conquistar o One Piece!!!”. Isso é meio questionável, eles até conseguem trocar as informações de seus dois Roads Poneglyphs, mas eles têm ideia de onde estão os outros dois? Acredito que isso é apenas eles se vangloriando de um modo para que o leitor entenda o quanto eles são perigosos juntos, já que isso provavelmente nunca deve acontecer (principalmente pelo fato da história já ter dado a entender que os dois vão cair nesse arco).
– Curiosamente, Kaido menciona, logo depois da possibilidade de eles obterem o One Piece, que a existência das armas ancestrais vão trazer medo e guerra, indicando que os dois estão relacionados de alguma forma, o que não é exatamente uma surpresa já que sabemos da proximidade entre Joy Boy e o Reino Ancestral.

Nós vemos mais uma vez um bando de Gifters, incluindo os usuários de coelho, hipopótamo, raposa e outro similar a uma cobra estilo rokurokubi.

Entre os subordinados de Orochi, temos alguns rostos familiares, incluindo o que se parece com um gênio e tocou shamisen na festa do Orochi.

Big Mom, ou melhor, a cortesã O-Lin entra na sala tendo recuperado Zeus da Nami, além de ter capturado ela e Carrot. Nós também podemos ver que as duas perderam suas vestimentas de Piratas das Feras e estão com suas roupas originais, como Kin’emon mencionou de que elas sumiriam se tomassem dano. Em outra nota, um dos subordinados se refere a Big Mom como “a bruxa mais forte do mundo”, título do mesmo nível que o de Kaido.

Zeus foi recuperado pela Big Mom, mas parece que ele está inconsciente (Nami deve ter tentado o utilizar, mas a Big Mom simplesmente o nocauteou). Entretanto, nós podemos ver que ele logo recuperou sua consciência.

 

De qualquer forma, há um grande número de yokais nesse painel, então vamos tentar identificar cada um deles!

KARAKASA O-BAKE: Guarda-Chuva de Papel Fantasma.

CHOUCHIN O-BAKE: Lanterna de Papel Fantasma.

BAKE FURU-GETA: Velha Sandália Geta Fantasma.

BIWA BOKUBOKU: Bokuboku Biwa (nome dado).

SHAMI-CHOUROU: Shami-Ancião.

TOUDAIKI: Castiçal Fantasma.

HINNAGAMI: Boneca Fantasma.

FUTAKUCHI ONNA: Mulher de Duas Bocas.

ITTAN MOMEN: Um tan (unidade de medida) de algodão.

NURIKABE: Parede Pintada.

FUTAME KASA: Chapéu Perigoso.

 

 

Dentre os novos, temos a sandália geta possuída, a Bake Furu-Geta; os instrumentos musicais animados Biwa e Shamisen (Biwa Bokuboku e Shami-Chourou); o demônio castiçal Toudaiki (embora ele seja normalmente encontrado no topo de um corpo humanoide); a boneca amaldiçoada Hinnagami; um cabelo com vivo com boca de uma Futakuchi Onna; o Pano vivo Ittan Momen; a parede de três olhos que se move para bloquear o caminho das pessoas, o Nurikabe, e o chapéu possuído, o Fukame Kasa

Kaido abandona qualquer fachada e fala em escravizar Wano completamente, transformando até a Capital das Flores em uma fábrica de armas.
Orochi é claramente contra, mas, sem qualquer hesitação, Kaido corta sua cabeça, graças a espada de King que lhe é entregue, mostrando que Orochi nada mais era que um peão nos seus esquemas.
Esta é uma morte bastante súbita para o Orochi, mas, como fãs de One Piece, já estamos acostumados a personagens não morrerem mesmo quando isso parece ser bastante óbvio, então, embora não seja possível confirmar, há uma grande probabilidade de Orochi não ter realmente morrido (o que, narrativamente, faz sentido, já que ainda há inúmeras pontas soltas envolvendo o Orochi na história).
A comunidade já começou a especular em como ele vai voltar, então me permitam dar os meus pitacos: a resposta mais provável é que, como usuário da Yamata no Orochi, ele não pode simplesmente ser decapitado e apenas pode morrer se todas as suas oito cabeças forem cortadas. Embora isso seja provável, estou surpreso que o Kaido não tenha percebido essa força óbvia da fruta do Orochi.

Ainda que o Orochi possa estar vivo, não creio que essa tenha sido a intenção do Kaido, então, se o Orochi sobreviveu, deve ter sido por conta de algo negligenciado por Kaido, já que, com sua força, matá-lo seria algo fácil demais para se errar.
Outra possibilidade é que esse era na verdade um clone de tinta feito pelo Kanjuro, embora ele devesse ter se dissolvido em tinta depois de cortado – como aconteceu com o Kanjuro. No mínimo, penso que o Orochi tomou algumas precauções que podem ter salvado a sua vida aqui, já que alguns capítulos atrás ele estava aterrorizado com o fato de que os vassalos de Oden não haviam morrido no mar, ao ponto que não seria uma surpresa se ele tivesse tomado uma dose extra de cuidado e pedido para fazer um clone seu ou algo do tipo.

Uma coisa muito interessante mencionada pelo Kaido é que “Para nos preparar para a próxima ‘Guerra Mundial’, nós transformaremos este país em um Império Pirata!!”. Essa é mais uma indicação que uma guerra imensa irá acontecer num futuro próximo, a mesma que Oden profetizou e parece estar relacionada com Joy Boy e as pessoas do Grande Reino, e que provavelmente vai ser a Grande Guerra do final da série.
Kaido estar ciente disso significa que ou ele aprendeu algumas coisas do Século Perdido ou então que ele simplesmente sabe que o Governo está estocando armas (já que a CP0 teve de vir até Wano implorar por mais armas ao Orochi) e que um grande conflito está a caminho.
Em suma, nesse capítulo Oda estabeleceu como Kaido está tentando se preparar para ser o vitorioso na guerra vindoura, sendo aquele que conquistará, com a ajuda da Big Mom, o One Piece e as Armas Ancestrais, levando o mundo inteiro à guerra e ao caos e triunfando sobre os demais.
Embora isso provavelmente não irá acontecer se Luffy e os outros despontarem como vitoriosos…

Porém, o mais interessante aqui é que o Kaido diz “Hoje, essa mesma ‘Onigashima’… se transfere para a ‘Capital das Flores’!!!”. O termo usado aqui é 移し, que significa transferir, trocar de lugar, o que me leva à questão: Seria esse um termo apenas metafórico, que significa que o Kaido irá mover sua base de operações para a ilha principal, abandonando a ilha e tornando Wano a “Nova Onigashima”, aonde ele reinaria? Provavelmente é o caso, mas… e se… o significado for mais literal, indicando que ele de fato transferirá Onigashima para a Capital das Flores? E se a caveira ganhar vida ou, de alguma maneira, ele conseguir levá-la com seus poderes (ou sei lá) até a ilha principal?! Provavelmente não é o caso, mas é interessante de se considerar, ao menos.

Há uma breve cena focando novamente na O-Kiku, que está parada com sua espada coberta de sangue, enquanto chora copiosamente a ponto de lágrimas saírem de sua máscara. A simples presença disso já nos faz imaginar que ela conseguiu golpear o Kanjurou e está chorando, por ter sido forçada a matar alguém que um dia ela considerou um querido companheiro. Dito isso, é difícil afirmar e essa cena pode significar algo completamente diferente. Algo que vale ser mencionado é que a espada que ela está segurando não é dela. Sua espada, como visto nos arcos anteriores, tem uma lâmina reta, sem padrões hamon. A espada aqui mostrada possui um padrão, bem similar à espada do Kawamatsu, então ou o Oda errou aqui e deu um padrão pra espada dela ou algo aconteceu fora de cena que forçou a O-Kiku a acabar com a espada do Kawamatsu em mãos. O que diabos aconteceu??

E como muitas pessoas esperavam, o Kaido quer que seu filho Yamato seja o novo shogun da Nova Onigashima, algo que até combina bastante já que o Yamato quer ser como o Oden, então o Kaido está ajudando ele a completar esse desejo até certo ponto, sem saber que o que o Yamato deseja realmente é ser tão livre quanto o Oden era, já que o Oden nunca quis realmente governar, mas sim ser livre. Porém, o Yamato responde gritando “Não tem jeito de eu ser!!! Seu pai de merda!!!” (Kuso oyai, literalmente “pai de merda”, dito em um tom rude e ofensivo). Isso parece indicar que o Kaido não consultou seu filho quanto a isso e está basicamente forçando-o a tomar essa posição, algo que provavelmente vai forçar o Yamato a ir atrás de seu pai, junto com o Luffy. Já posso afirmar que esses dois se tornarão uma dupla bem interessante!


Foi um capítulo de perder a cabeça ein?!

O Orochi foi um personagem construído com tanto tempo que duvido que ele tenha morrido, ainda tem muita coisa para vermos… além de o Momonosuke ter a obrigação de dar um soco na cara dele @.@

E Yamato no bando 100% confirmado? Eu espero que sim!

O Oda safadinho nos dá um capítulo incrível como esse logo antes de uma pausa da Jump T_T Que passe logo a semana para vermos a continuação disso! Próximo HDO estaremos aqui de novo! Até a próxima!


O que aconteceu com o Orochi?

Ver Resultado


POR FAVOR, discutam sobre as ideias e RESPEITEM as opiniões dos outros. Isso é muito importante.
VOTEM NA ENQUETE!

Como sempre, qualquer erro, por favor, informem por e-mail em [email protected] ou pelo fale conosco (é mais fácil de filtrar)! A ideia é que fique tudo o mais correto possível!

Recomendamos

Comentários

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

ATENÇÃO!
O objetivo do site é unir os fãs de One Piece do Brasil e para manter um ambiente saudável, atente-se às regras!

Não é permitido e será punido com BAN:

  • Flood/ Chat;
  • Insultos a qualquer um;
  • Discussões políticas locais;
  • Comentários racistas;
  • Comentários homofóbicos;
  • Discurso de ódio ou bullying;
  • Bait ou que não tenham objetivo de gerar discussões saudáveis;
  • Comentários ou respostas duplicados;
  • Spoilers intencionais;
  • Nicks impróprios;
  • Reclamar de One Piece incansavelmente; (Você tá no lugar errado)
  • Divulgar grupos de qualquer tipo (Whatsapp, Discord e etc)
  • Linguajar impróprio
  • Não postar links
  • Seja gentil com todas as pessoas, e ADM são pessoas também =)
Nos ajude a manter a comunidade mais saudável. =)


- A OPEX NÃO TEM INSTAGRAM, SÓ O MR. 27. SEGUE LÁ =D
- TEMOS TWITCH =)